Pular para o conteúdo principal

Preto no branco

Vc é do tipo de pessoa que deixa de ver um filme só pq ele é em preto e branco? Certa vez estava numa maratona do Estação e, quando chegou a hora do filme surpresa (que foi "Rumble fish"), os camaradas que tavam na minha frente, mal o filme começou, comentaram: "ih, é em p-b". Dito isso, foram embora. Deixaram de ver um dos maiores pequenos filmes de Coppola. Por puro preconceito. Nunca esqueci isso, pq fiquei muito revoltado com essa atitude imbecil.

Digo isso pq, num espaço de poucas semanas, vi dois filmes em pb, lançados na safra 1950/51, que são dos melhores que já vi na vida: "A streetcar named desire/Uma rua chamada pecado" (o filme que fez a fama de Marlon Brando) e "All about eve/A malvada". Ambos os filmes são bons em todos os aspectos: roteiros soberbos, atuações incriveis, direção impecável, e tudo sem cor. "A malvada" até passa na TV a cabo colorizado, mas eu prefiro ver na fotografia original. Tbm vale destacar que, no caso do primeiro, não há atriz que pudesse fazer a protagonista Blanche, só a Cate Blanchett. Pro papel de Brando, não haveria ninguém. Salta aos olhos a diferença de atuação de então com as carinhas bonitas de hoje. Não há nem comparação. É incrível.

Da mesma safra tbm faz parte um de meus cult movies, "Sunset boulevard/Crepúsculo dos deuses". Este, mesmo q feito hj, tinha q ser em p-b. É lúgubre, dark, meio expressionista, e isso ajuda bastante o tom do filme. Mas, por não ter cor, mal passa na TV, os DVDs estão nas bancas de promoção das lojas a 10 contos. Sinceramente, acho um preconceito pra lá de estupido não ver um filme só pq ele não tem cor, independentemente de sua qualidades (e alguns nem são tão antigos assim, pq tem gente que associa: filme p-b = velharia). Nem se trata de cada um vê o que quer, já que "Psicose" de Hitchock também é monocromático, e é um filmaço, bem como o "Dr strangelove", do Kubrick. Imagine se a música tivesse cor, o que seria dos Beatles?! ?

Comentários

  1. O esquema PB, para algumas pessoas, também se aplica à música. Eu conheço um cara que não ouve Hendrix ou Beatles e diz que isso é som de coroa. Prefere ouvir Pitty.

    Pitty on him.

    ResponderExcluir
  2. Meu filme favorito é "it´s a wonderful life", sem cor...

    O que o atlantic falou é verdade, para muitos esse esquema também se aplica à música. Geralmente as pessoas que não vêem filme em preto e branco acham que músicas de 2004 são velhas, não prestam mais. Sim, 2004.

    Eu conheço uma pessoa que não gosta de ver filme em preto e branco porque dá nervoso nela, ela fica imaginando que todas as pessoas estão mortas... aí já faz algum sentido não querer ver!

    ResponderExcluir
  3. rarara, muito boa essa explicação. mas do elenco de rumble fish, todo mundo ta vivo e bem (nicolas cage, matt dillon, diane lane etc), ja os outros citados por mim, all about eve etc, me levaram a procurar o destino do elenco no imdb... todos mortos! tirando uma coadjuvante do eve, geral ja bateu as botas, pq os filmes tem mais de 50 anos, ou seja, pra alguem ali estar vivo tem que estar na casa dos 80, 90 anos, ja que na epoca dos filmes muitos ja estavam na casa dos 30 e 40

    ResponderExcluir
  4. Fala Tom,

    Realmente existe esse preconceito idiota... mas falando de PB lembrei de dois filmes não tão antigos assim, mas em PB e bons filmes: O Balconista ( o Primeiro e clássico de Kevin Smith ) e a Lista de Schindler.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Tom, a gente falou de Speed Racer e além do filme vai rolar uma série de desenhos nova http://www.lionsgate.com/speedracer

    Também no mesmo site dá para ver que eles vão vender DVDs da série antiga. Pra quem com o eu curtia o Go Team vai ficar feliz.

    ResponderExcluir
  6. nesse sentido sou meio careta... p&b pra mim, só o fake do sin city...rs

    ResponderExcluir
  7. e tem tbm o good night, good luck do george clooney, do ano passado. mas, em geral, ate na capa dos dvds/vhs o fato do filme ser p-b era escondido com capas multicoloridas. dai, veio a colorização do acervo da metro pelo turner. alguns ate dao pro gasto, mas outros soam falsos e ate estragam o clima do filme. acho que,se é um filme whatever, tanto faz, mas se é uma obra pensada e fotografada para ser p-b, tem que se respeitar

    ResponderExcluir
  8. poize, carlos. li na revista ew da semana que o cartoon estreou la fora uma nova serie animada do speed. sera que vai prestar? vamos conferir... bobeda, entao vc jamais podera desfrutar dos filmes expressionistas alemaes, como nosferatu e metropolis, e nunca tera o sabor de ver a obra prima que é sunset blvd, um dos melhores filmes ja feitos sobre a decadencia e os bastidores do star system da velha hollywood

    ResponderExcluir
  9. Putz, preconceito boçal.
    "A malvada" é sensacional, vi no telecine cult ano passado naquele especial de oscars. Adoro reproduzir aquela maquiagem da Betty Daves, rsrsrs.
    O meu filme favorito é uma parte P&B, a outra colorida, "Asas do desejo" do Wim Wenders.

    ResponderExcluir
  10. em relação a "rumble fish", os caras do cinema, além de babacas, são burros. se esperassem um pouco veriam que o peixe betta (rumble fish) e a sirene do carro da polícia são exibidos nas cores originais...

    ResponderExcluir
  11. lembrei de outro filme p-b muito bom, strangers than paradise, de jim jarmusch, q tbm fez downbylaw em p-b, sem contar o ja citado clerks de kevin smith e o que é, para mim, a quintessencia dos filmes de tim burton, ed wood, seu filme menos visto e que deu mais prejuizo, provavelmente por ser em p-b

    ResponderExcluir
  12. ah, outro bom filme atual em p-b, e que, ainda por cima, é uma animação: persepolis, baseado em quadrinhos.

    ResponderExcluir
  13. Amo "a malvada" e vivo emprestando para os amigos, nao vi "persepolis" mas tenho o livro q eh muito bom. Acho q vc ia gostar de "whatever happened to baby jane" q eh PB e tambem eh com a Bette Davis (fantastica), diversao garantida ou seu dinheiro de volta.

    ResponderExcluir
  14. mandy, vi ha uns dois meses naquele canal tcm, de filmes antigos e classicos, o baby jane. que filme mais bizarro! mais um da lista que nao pode ser refilmado. tbm vi, pela primeira vez, outro filme peso pesado da epoca dos p-b, quem tem medo de virgina wolf, tbm no tcm. a malvada ja descolei o dvd, muito bacana. e, como acho q cito no post, a streetcar named desire tbm é espetacular. do tempo em que atuar nao era so posar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA



FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…