Pages

Sunday, February 23, 2014

ELECTRIC HEAD: 20 ANOS



ELECTRIC HEAD É O NOME DE UMA GIG DE MUSICA ELETRONICA QUE MANTIVE POR 8 ANOS, TODAS AS SEXTAS-FEIRAS, NA SALA 2 DA EXTINTA BUNKER, EM COPACABANA, A PARTIR DE 1997. MAS A IDEIA VEIO ANTES. POR VOLTA DE 1994, CRIEI UM SITE, ELECTRIC HEAD, PARA FALAR DA NOVA CENA ELETRONICA QUE SURGIA NO RIO, E JA FAZIA VERSOES MENORES E ITINERANTES DA FESTA EM LUGARES COMO UMA CASA NA RUA BAMBINA (COM WILSON E AMANDIO) OU NAQUELE CASARAO ONDE HJ É UMA CASA SHOW, PERTO DO LGO. DOS LEÕES/HUMAITÁ.

  NAQUELE TEMPO, A INTERNET ERA BEM 'MENOR', ENTAO, TODO SITE COM ALGO ESPECIFICO CIRCULAVA DIRETAMENTE ENTRE OS INTERESSADOS (LEMBREM-SE: NAO HAVIA NENHUMA REDE SOCIAL ENTÃO, NEM ICQ). POR ISSO, MAIS DA METADE DOS FREQUENTADOIRES DO SITE ERAM ESTRANGEIROS, PRINCIPALMENTE EUROPEUS. POR ISSO, TBM, AO LONGO DA EXISTENCIA DA EHEAD NA BUNKER, RECEBI DJS QUE VIERAM DA DINAMARCA, ALEMANHA, INGLATERRA, E TBM DO CANADÁ E NOVA YORK, SÓ POR CONTA DESSE INTERCAMBIO VIA SITE. ELES ME CONTACTAVAM, DIZIAM QUE ESTAVAM VINDO PRO RIO E QUERIAM TOCAR EM ALGUM LUGAR. AI, EU PEDIA UM CACHE LA NA BUNKER E ELES VINHAM. UM DESTES, FOI A DUPLA ISRAELENSE ANALOG PUSSY, QUE FEZ SUA PRIMEIRA GIG EVER NO BRASIL NA EHEAD (DEPOIS, VOLTARAM EM VARIOS FESTIVAIS DE PSY TRANCE). EU PAGAVA CERCA DE $300 DOLARES SEMESTRALMENTE PARA MANTER O SITE (DOMÍNIO + MANUTENÇÃO), JÁ QUE NAO HAVIA NADA PARECIDO COM BLOGS AINDA, E FORMATAR UM SITE REQUERIA CONHECIMENTOS DE HTML, QUE EU NAO TINHA. MAS, VALIA À PENA, PELO RETORNO QUE DAVA.




  E ASSIM, A E-HEAD (NOME QUE TIREI DE UMA MÚSICA DO WHITE ZOMBIE) SEGUIU CÉLERE, LOTANDO A PISTA 2 DA BUNKER POR ANOS SEGUIDOS (SÓ DECAIU NO ULTIMO ANO DA CASA), APESAR DE TER UMA FESTA DE ROCK ROLANDO NA PISTA AO LADO, A ALIEN NATION, ERA UMA DOBRADINHA SENSACIONAL. PQ, OS GRINGOS IAM MAIS NA PISTA 2 (JÁ RECEBI ATE A BROOKE BURKE, DO CANAL E!), JÁ QUE, NAQUELE MOMENTO, A MUSICA DE PISTA INTERNACIONAL ERA A ELETRONICA. E, TODOS, TINHAM A OPÇÃO DE VARIAR. ATE PQ, O PRODIGY QUE NASCIA NA PISTA 2, DOIS ANOS DEPOIS, ESTAVA NA PISTA 1, JUNTO COM OS CHEMICAL BROTHERS. ALEM DISSO, TBM SERVIU PARA LANÇAR NOVOS DJS DA CENA LOCAL. COMO A HJ INTERNACIONAL KAMMY, A RAVEGIRL (HJ, ESTILISTA) E ALEXEY, ALÉM DE ABRIR UM ESPAÇO MENSAL PARA DJS DO COLETIVO B.U.M, DA BAIXADA FLUMINENSE (COMO HALEY SEIDEL, JJ JONAS, DD CHIP E O FALECIDO PÉRICLES). TODOS LANÇADOS NA E-HEAD. E RECEBEMOS TBM O ALEMÃO PACOU, DA TRESOR; RAY VELAZQUEZ (BROOKLYN, NYC), E TANTOS OUTROS, QUE A MEMÓRIA AGORA NAO CONSEGUE LEMBRAR.

  MEU CODINOME COMO DJ, NESTA FASE ELETRONICA, FOI/É ZIGGY, INSPIRADO NO ALIENIGENA CRIADO POR DAVID BOWIE. PQ, NAS PRIMEIRAS NOITES, EU TOCAVA UM TIPO DE SOM EXTREMAMENTE CLIMÁTICO E ESPACIAL, QUE ERA A RAIZ DO QUE DEPOIS VIROU TRANCE. MAS ERA BEM DIFERENTE. ERAM MUSICAS VINDAS DE UM CD DUPLO, 'THE POSITIVA AMBIENT COLLECTION', PRIMEIROS TRABALHOS DO MOBY, THE ORB, ORBITAL, FUTURE SOUND OF LONDON, E UMA LINHA EUROPEIA, SOBRETUDO DE SONS DA GRAVADORA BELGA BONZAI, DO YVES DERUYTER. NUMA DE SUAS VINDAS AO RIO, CONHECI YVES E ELE PASSOU A ME MANDAR, SEMANALMENTE, DISCOS-TESTE DE SUA GRAVADORA, A MAIORIA WHITE LABELS (ALGUNS CHEGAVAM EMPENADOS). ENTAO, TODA NOITE DE SEXTA, PELO MENOS CINCO MUSICAS NOVAS JAMAIS OUVIDAS EM PARTE ALGUMA DO BR, TOCAVAM NA PISTA DA E-HEAD. E, DE ACORDO COM A RESPOSTA NA PISTA, EU MANDAVA, POR FAX, UM RELATORIO PARA A BONZAI.

  NOS 8 ANOS EM QUE DUROU A NOITE NA BUNKER, A E-HEAD NUNCA SE PRENDEU A UM SÓ TIPO DE ELECTRONICA. COMEÇOU NESSA ONDA AMBIENT, QUE DEPOIS VIROU O TRANCE, AI, VEIO O PSY, O PROGRESSIVE, O HARD HOUSE, O BIG BEAT, MAS O TECHNO ORIGINAL, NUNCA DEIXOU DE SER TOCADO (LAURENT GARNIER, P EX), NEM OS CROSSOVERS DE ROCK E TECHNO. NO FINAL DA BUNKER, O PUBLICO MUDOU E QUERIA UMA MUSICA MAIS POP/LIXO, COMO SE HABITUOU A ROLAR HJ NAS CASAS NOTURNAS CARIOCAS. NAO TOCO ISSO. AINDA RESISTI ALGUMAS NOITES COM JAY B E ROGER LYRA DE CO-PILOTOS. MAS O PUBLICO MUDOU (NINGUEM QUERIA MAIS VER DJS VIRANDO AO VIVO, MAS SONS RUINS GRAVADOS EM CDS TOSCOS DE MP3). ALIEN NATION ACABOU. A BUNKER MURCHOU. E EU PASSEI A FAZER GIGS EVENTUAIS, EM LUGARES COMO A PISTA 2 DA CASA DA MATRIZ, NUMA PARCERIA COM A FESTA PARADISO, DE TITO E EDINHO (ONDE PREDOMINAVAM OS SONS DFA, DISCO-PUNK); OU NA FOSFOBOX, EM DATAS ALEATORIAS. MAS FAZ DOIS ANOS QUE NAO TOCO COM FREQUENCIA, QUE NAO FAÇO DISCOS DE VINIL GIRAREM NUMA PICKUP MKII.

   ENTAO, ESTA NOITE BUNKER, NA CASA DA MATRIZ, NESTE SÁBADO, PRIMEIRO DE MARÇO, VAI SER UM REENCONTRO COM O PUBLICO E COM ALGUNS DOS HITS DO PASSADO. MAS NAO SERÁ UMA NOITE TOTALMENTE REVIVAL. LEVAREI SONS ATUAIS PARA A PISTA, TBM, COMO SE A ELECTRIC HEAD NUNCA TIVESSE DEIXADO DE ROLAR...

*COMO DJ ZIGGY, TIVE TRES MUSICAS LANÇADAS EM COLETANEAS DIVERSAS (UMA DA BITSMAG, OUTRA DO BUM E UMA TERCEIRA, DO ROCKINRIO), TOQUEI EM TODAS AS BUNKER RAVES E FUI CO-CRIADOR E CURADOR DA TENDA ELETRO, DO ROCKINRIO.
Sunday, February 16, 2014

SONZÃO EM QUALQUER LUGAR



 OS IPODS FICARAM OBSOLETOS MAIS RÁPIDO DO QUE OS WALKMEN DA SONY (HJ, USO MEU IPOD MINI, QUE NUNCA FOI GRANDE COISA -- ODEIO ITUNES! --, COMO PESO DE PAPEL). PRIMEIRO, POR CONTA DOS CADA VEZ MAIS SOFISTICADOS SMARTPHONES. EU MESMO, USO UM CARTÃO MINI-SD COM 8 GIGA SÓ PRA MUSICA. AGORA, O GOLPE FINAL NOS TOCA-MP3 PORTATEIS VEIO COM AS MARAVILHOSAS BOOM BOXES WIRELESS (VIA BLUETOOTH). COMPREI MINHA PRIMEIRA HA DOIS ANOS, UMA I-HOME, COM SOM BEM DECENTE PRO TAMANHO. AGORA, A SONY LANÇOU UMA CONCORRENTE PARA AQUELAS DA BOSE, SÓ QUE PELA METADE DO PREÇO, E COM MAIS RECURSOS. ALÉM DO SOM POTENTE, QUE CONECTA EM QQ DEVICE BLUETOOTH, ELA TBM ATENDE AS LIGAÇÕES DO SEU CELULAR (VIRA UM MEGA SPEAKERPHONE!)



SÃO DOIS OS MODELOS DA SONY: BTX-300 E BTX-500. A DIFERENÇA ENTE OS DOIS É QUE A 500 É MAIOR (CONTUDO, SUA BATERIA DURA APENAS 6HRS, CONTRA 8HRS DA MENOR). OPTEI PELA MENOR, QUE, MESMO ASSIM, É BEM ROBUSTA E PESADINHA -- MAS CUSTA 100 DÓLARES MENOS --, PQ É MELHOR PRA CARREGAR (CABE EM QQ MOCHILA) E CUMPRE BEM O SEU PAPEL: O DE SER A CAIXA DE SOM TANTO PARA SEU SMART OU APARELHO BLUETOOTH, COMO TBM PARA SERVIR DE CAIXA DE SOM PRA SUA TV TELA FINA COM ÁUDIO DE MERDA (COMO QUASE TODAS). E SONORIZA MUITO BEM UMA REUNIÃOZINHA CASEIRA. OU TE FAZ COMPANHIA. HJ MESMO, EU TAVA ARRUMANDO MEU QUARTO COM ELA CONECTADA NO MEU SMART. SONZÃO! (SE CONECTADA NA TOMADA, A POTENCIA FICA MELHOR DO QUE NA BATERIA, SÃO 20 WATTS RMS NA TOMADA, CONTRA 8 NA BATERIA). E, O FATO DE SER PESADINHA EVITA QUE ELA 'ANDE', QNDO TA ROLANDO UM SOM COM MAIS GRAVES, P EX, COISA QUE ACONTECIA DIRETO COM A MINHA CAIXA ANTERIOR DA I-HOME.



TIRANDO A DURAÇÃO DA BATERIA (E UM DETALHE NO STAND QUE A MANTEM DE PÉ), AS DUAS SÃO IDENTICAS EM RECURSOS. ALÉM DO BLUETOOTH, HÁ O RECURSO NFC (BASTA VC ENCOSTAR O DEVICE NFC NA CAIXA Q ELA O RECONHECE, SÓ BAIXAR APP PRA QUEM NAO TEM CELULAR X-PERIA OU PRODUTOS SONY), E, SE VC QUISER, ELA PODE SER O SPEAKERPHONE DO SEU SMART, BASTA APERTAR A TECLA COM O SIMBOLO TELEFONE, E PRONTO! A CLAREZA E O VOLUME SÃO MUITO MELHORES DO QUE O DO CELL. ALÉM DISSO, ELA VEM COM UMA SAÍDA USB, QUE PERMITE Q VC CARREGUE SEU FONE DIRETAMENTE NELA, ENQUANTO OUVE MUSICA. AS OUTRAS SAIDAS SÃO AUXILIAR (PARA LIGAR QQ APARELHO NELA POR UM CABO P2) E VEM COM UMA BELA CAPA EM NEOPRENE, PARA GUARDA-LA E TRANSPORTA-LA COM CUIDADO. MAS BEM PODERIA TER VINDO COM UM CABINHO P2 OU ESPAÇO NO CASE PRA GUARDAR A FONTE, TIPO UMA BOLSA LATERAL. ELA NÃO CABE LÁ;



EXISTEM MUITAS OUTRAS CAIXAS DO GENERO NO MERCADO (ALGUMAS ATE MAIS POTENTES, COMO UMA DA LOGITECH). MAS O QUE ME IMPRESSIONOU NESSA DA SONY FOI A SUA ROBUSTEZ. ELA É MUITO BEM ACABADA, EM ALUMINIO ESCOVADO, COM BOTOES E ENTRADAS FIRMES E BEM CONSTRUIDOS, NADA COM CARA DE XING-LING OU VAGABUNDO, O QUE FAZ COM QUE FIQUE BEM EM QUALQUER AMBIENTE. E TEM UM VÃO NA PARTE TRASEIRA QUE ENCAIXA DIREITINHO NOSSOS DEDOS, PARA O FIRME TRANSPORTE. LÁ FORA, CUSTA US$200 (COMPREI POR $170 NUM FREE SHOP USA), MAS AQUI , O SITE DA SONY ESTÁ VENDENDO NUMA PROMOÇÃO POR R$400, QUANDO O NORMAL É $700. NA AMAZON.COM, TEVE UM PRICE DROP DE $50. RECOMEINDO =)


Friday, February 14, 2014

ROBOCOP? QUASE...



ANTES DE MAIS NADA, TENHO DE DIZER QUE O 'ROBOCOP' ORIGINAL É, PRA MIM, UM DOS MELHORES SCI-FI JA FEITOS (E TBM UM DOS TOP 100 MOVIES EVER). PERFEITO EM SEU MISTO DE CONSTRUÇÃO DO MITO (CRISTO?), CRONICA SOCIAL, ULTRA-VIOLENCIA, HUMOR NEGRO, COM UMA CERTA LINGUAGEM APROPRIADA DOS QUADRINHOS (BOA CRUZA ENTRE JUDGE DREDD E BATMAN, THE DARK KNIGHT). E COM A VISÃO DE UM ESTRANGEIRO EM HOLLYWOOD, O POLEMICO DIRETOR HOLANDÊS PAUL VERHOEVEN (DE STARSHIP TROOPERS E BASICO INSTINTO) (QUE TEVE DE EDITAR BASTANTE O FILME, PARA NÃO GANHAR UM CERTIFICADO X NOS EUA).


O REMAKE, DO TBM ESTRANGEIRO EM HOLLYWOODLAND, JOSÉ PADILHA, PROPOE MAIS UMA REVISÃO DO QUE UMA COPIA AO PÉ DA LETRA, AINDA QUE USE O MESMO PERSONAGEM, MURPHY. PODERIA TER SIDO INTERESSANTE. MAS PADECE DE SER UM FILME PG-13 (ISTO É, PERMITIDO PARA MENORES E CRIANÇAS ACOMPANHADAS DOS PAIS, O ORIGINAL ERA R, RESTRITO PARA MENORES DE 17 ANOS). SÓ COM ISSO, PRATICAMENTE TUDO O Q FEZ DO ORIGINAL SER O QUE É, ESVAI-SE. O QUE TEMOS? APENAS MAIS UM FILME PADRÃO, CHEIO DE TIROTEIOS, SEM SANGUE, SEM UM BOM VILÃO (NAO HÁ NADA PARECIDO COM UM BODICKER), SEM NENHUMA CENA REALMENTE MARCANTE (BOM, EU SÓ ACHEI BACANA O USO DE 'HOCUS POCUS', DO FOCUS, NUMA CENA DE TREINAMENTO). E QUE LEVA MUITO TEMPO PARA COMEÇAR DE FATO. TENTOU-SE HUMANIZAR O ROBOCOP, AGORA, ELE TEM MULHER E FILHO PRESENTES (E ISSO É O QUE MOTIVA MURPHY). MAS NEM ISSO O TORNA UM PERSONAGEM SIMPÁTICO PRA GENTE, APESAR DOS ESFORÇOS DO ATOR.


SOBROU PARA SAMUEL L. JACKSON, QUE FAZ UM APRESENTADOR DE TV ESTILO FOX NEWS, AS MELHORES FALAS. ELE É A CONSCIÊNCIA SATIRO-POLITICA DO FILME (O MÁXIMO EM QUE PADILHA PODE TENTAR PASSAR ALGUMA MENSAGEM). É QUEM FAZ A ATUALIZAÇÃO DA AMÉRICA DOS ANOS 80 (ERA REAGAN) PARA A DE UM FUTURO PRÓXIMO PROVÁVEL, COM DRONES E ROBOS PATRULHANDO O MUNDO (QUE SERIA UMA BOA PREMISSA PRO FILME, MSS FICOU SÓ NA ABERTURA). O PUNCHLINE FINAL DE SAM ARRANCA APLAUSOS DA PLATÉIA. MAS, DE RESTO, ROBOCOP É APENAS OK, UM FILME DE AÇÃO GENÉRICO, QUE TENTA MOLDAR UM NOVO HERÓI PARA PLATEIAS ACOSTUMADAS COM FILMES DA MARVEL, MAS SEM O MESMO ESTOFO DE UM IRON MAN, P EX. A SENSAÇÃO É DE QUE, SE ERA PRA REFAZER, QUE FOSSE UM PASSO ALÉM DO ORIGINAL. DO JEITO QUE FICOU, É SÓ UM DECALQUE PÁLIDO. MAS MUITO BEM REALIZADO, ARTESANALMENTE (AFINAL, CUSTOU CERCA DE US$140MI). PADILHA SAIU-SE LEVEMENTE MELHOR DO QUE O SULAFRICANO NEIL BLOMKAMP (DISTRITO 9), QUE METEU OS PÉS PELAS MÃOS NA ESTREIA NO CINEMÃO AMERICANO, COM O SEU SOFRÍVEL SCI-FI  'ELYSIUM'. E MUITO MEKLHOIR DO QUE AS INCURSÕES DE OUTROS BRASILEIROS NO CINEMA USA, COMO HEITOR DHALIA E WALTER SALLES JR.



PODE SER QUE AS PLATEIAS DE HJ, ACOSTUMADAS A UM NIVEL BAIXO (E ALGO INFANTILIZADO) DE CINEMA DE AÇÃO, COMPREM ESSE NOVO ROBOCOP PG-13 -- MAS, PELO VISTO, NÃO COMPRARAM. PELO MENOS NOS EUA. A BILHETERIA INICIAL LÁ FOI FRAQUÍSSIMA. MAS ESTÁ INDO BEM NO MERCADO INTERNACIONAL. DEVE SE PAGAR (BOM, PQ MANTERÁ PORTAS ABERTAS PRO PADILHA). MAS, RECOMENDO A QUEM NUNCA VIU O ORIGINAL, QUE O FAÇA CORRENDO (ESTÁ SAINDO UMA EDIÇÃO BACANÉRRIMA EM BLU-RAY). E, SE DER, CONFIRA 'DREDD 3D', QUE É TUDO O QUE O NOVO ROBOCOP NÃO É (O NOVO ROBO SEQUER MOSTRA A CIDADE DE DETROIT EM CONVULSÃO SOCIAL, QUE É UM DE SEUS MOTIVOS DE EXISTIR). E, TBM, VER A PARODIA 'OUR ROBOCOP REMAKE', DISPONIVEL NO YOUTUBE. ESTA, SAIU-SE BEM MELHOR.

PRÓS: NÃO É EM 3D. OS ATORES SE ESFORÇAM. MICHAEL KEATON E GARY OLDMAN SÃO SEMPRE CONFIÁVEIS, O NOVO MURPHY (JOEL KINNAMAN), É OK, ABBIE CORNISH ESTÁ TOTALMENTE DESPERDIÇADA. SÓ ESTÁ LÁ PARA CHORAR.

CONTRAS: É PG-13 (O QUE JÁ MATA O FILME NA LARGADA), NAO VAI ADIANTE NO QUE JÁ VIMOS ANTES. NÃO TEM NENHUMA CENA REALMENTE MEMORÁVEL (OU TEM, NEGATIVAMENTE: MURPHY CORRENDO PELA PRIMEIRA VEZ COMO ROBOCOP, É UMA VERSAO RUIM DE PETER PARKER DESCOBRINDO SEUS PODERES DE ARANHA), DEMORA MUITO PRA COMEÇAR. E O PIOR DE TUDO: ROBOCOP DÁ AQUELE PULO, QUE BATE O PUNHO NO CHÃO, A LA IRON MAN! DEVE TER SIDO IMPOSIÇÃO DO ESTUDIO.

ROBOCOP ORIGINAL: *****

ROBOCOP REMAKE **


TRAILER DOS DOIS:



EM DEFESA DO PADILHA (DO QUAL APRECIO OS TROPA DE ELITE, EXECRADOS POR MUITOS, QUE O CHAMAM DE EXPLOITATION), TEM ISSO AQUI, DO IMDB:
During production of the film, director José Padilha phoned friend and fellow Brazilian director Fernando Meirelles to confide in him his frustration in the lack of creative control he was allowed by the studio for the project. Padilha estimated that for every ten ideas he brought to the project, the studio refused nine, and went on to the describe the making of the film as "The worst experience of [his] life". When word of this conversation became public, in an effort to appease the studio Padilha released counter statements expressing satisfaction with the film.
Sunday, February 09, 2014

WALL OF VOODOO: UMA BANDA UNICA


JA ME PEDIRAM, ALGUMAS VZS, LISTAS DE MELHORES DISCOS DA VIDA. AS VZS, ME DEIXO LEVAR PELO SENTIMENTALISMO OU PELO QUE MARCOU EM DETERMINADOS MOMENTOS, ESQUECENDO DE CERTOS TITULOS. MAS UM DOS ÁLBUNS QUE ME PEGARAM DE VEZ, DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE OUVI (E QUE NEM SEMPRE LEMBRO DE LISTAR), FOI 'DARK CONTINENT' (1981), DO WALL OF VOODOO, QUE ME CHEGOU PELAS MÃOS DO AMIGO SKATISTA CESINHA CHAVES. EU JA HAVIA VISTO UMA PERFORMANCE DO WOV NAQUELE FILME-CONCERTO, 'URGH!' (UMA FAIXA DESTE DISCO, 'BACK IN FLESH'). MAS FOI QUANDO OUVI O DISCO TODO QUE ELES ME FISGARAM. DESDE A MISTERIOSA CAPA (COM AQUELA ROCHA QUE APARECE NUM EP DE STAR TREK CLASSICA), ÀS LETRAS SENSACIONAIS E AO JEITO DE CANTAR DE STAN RIDGWAY (UM GENIO NUNCA RECONHECIDO), E PELOS ARRANJOS TOSCOS DE BATERIAS ELETRONICAS PRIMITIVAS ALIADAS AOS ARRANJOS 'ENNIO MORRICONESCOS' NAS GUITARRAS E TUDO O MAIS. ERA UM SOM TOTALMENTE NOVOE  ATÍPICO;


*ouça aqui o dark continent na integra:


O WALL OF VOODOO FOI UMA BANDA DO EXTINTO SELO IRS (QUE PERTENCIA AO IRMAO DO STEWART COPELAND, DO POLICE, O MILES) QUE SURGIU NO AUGE DA NEW WAVE AMERICANA, NA CALIFÓRNIA, NA VIRADA DOS 70S PROS 80S. DERIVADA DE UM PROJETO DE TRILHAS SONORAS PARA FILMES CRIADO POR STAN RIDGWAY, O ACME SOUNDTRACKS (DAI O CLIMA WESTERN SPAGHETTI DE SEU SOM E OS EFEITINHOS ESPECIAIS). ELES NUNCA CONSEGUIRAM UM GRANDE SUCESSO DE FATO. A NAO SER COM O CLIPE E O SINGLE PARA 'MEXICAN RADIO' (1982, DO ÁLBUM SEGUINTE, 'CALL OF THE WEST'), QUE TEVE BOA ROTAÇÃO NA MTV E NAS PISTAS DAS DANCETERIAS. FICARAM NA HISTÓRIA COMO UMA BANDA CULT; COLABOROU PARA A FALTA DE SUCESSO DA BANDA A CERTA DESORGANIZAÇÃO ENTRE ELES. ROLARAM VARIAS BRIGAS INTERNAS, SEM CONTAR QUE STAN ERA CHEGADO NA COCAINA E ALGUNS DOS OUTROS EM DROGAS MAIS PESADAS, O QUE TUMULTUAVA TUDO. RESULTADO: A PRIMEIRA ENCARNAÇÃO DA BANDA DUROU DE 1979 A 1989. MAS, NO MEIO DISSO, STAN SAIU EM CARREIRA SOLO (LANÇOU ALGUNS ÓTIMOS DISCOS E COLABOROU NA TRILHA DE 'RUMBLE FISH'), COM A BANDA CONTINUANDO A USAR O NOME WALL OF VOODOO, APESAR DE STAN TER BRIGADO COM ELES CONTRA ISSO.


DESDE ENTÃO, DOIS INTEGRANTES ORIGINAIS, JOE NANINI E MARC MORELAND, MORERRAM (O PRIMEIRO, DE ANEURISMA , O OUTRO DE CÂNCER, ENTRE 2000 E 2002). O QUE PORIA FIM A QUALQUER TENTATIVA DE REVIVAL. MAS A  BANDA ACABOU VOLTANDO EM 2006 (COM STAN E SEM NENHUM OUTRO MEMBRO ORIGINAL, QUE SERIA O UNICO SOBREVIVENTE, MARC MORELAND), QUE, HJ EM DIA, FAZ SHOWS EVENTUALMENTE EM FESTIVAIS. É DELES, A MELHOR VERSÃO PARA 'RING OF FIRE', DE JOHNNY CASH (COM DIREITO A GUITARRINHA INSPIRADA NO TEMA DO FILME 'OUR MAN FLINT'), LANÇADA NUM EP HOMONIMO EM 1980, QUE DEPOIS, LANÇADO EM CD, VEIO COM VARIAS FAIXAS-EXTRA AO VIVO. PROCUREM CONHECER.

*CLIPE DO UNICO HIT DA BANDA, MEXICAN RADIO:

Saturday, February 01, 2014

MEXICO LINDO...



...É O QUE VEM ESCRITO NA BORDA DA MAIORIA DAS CAMISETAS TURÍSTICAS. O QUE CRIA UM CACÓFATO BIZARRO PRA GENTE. MAS, O FATO É QUE O MÉXICO PODE SER LINDO EM OUTRAS PARTES (SOBRETUDO EM SUAS PRAIAS). MAS, NA CIUDAD DE MEXICO, NÃO. COMO JÁ HAVIAM ME DITO, A CIDADE DO MÉXICO É TIPO SÃO PAULO: GRANDE, FEIA, ÁRIDA E POLUÍDA. E DIGO MAIS: CERTAS PARTES ME LEMBRARAM TBM BENFICA, NA ZONA NORTE CARIOCA (É TUDO CINZENTO E SUJO DE FULIGEM). MAS, TBM, EXISTEM AREAS BONITS, RICAS, COM RUAS IGUAIS AS DOS JARDINS/SP. OU COMO A GARCIA D´ÁVILA/RJ, COM UMA LOJA DE NESPRESSO AO LADO DE UMA MAC STORE (Ó, CLICHÊ!). ELA GANHA DE SP, PQ NAO É CERCADA POR DOIS RIOS FÉTIDOS (E TEM RUíNAS AZTECAS HA MENOS DE UMA HORA DE DISTÂNCIA). E NEM TEM OS ENGARRAFAMENTOS GIGANTESCOS. MAS ACHO QUE SP TEM MAIS PARTES BACANAS, NO TODO. MAS NAO POSSO AFIRMAR COM CERTEZA, DEVIDO AO POUCO TEMPO.


ESTIVE LÁ A TRABALHO (VIDE FOTO ACIMA, FUI ENTREVISTAR WILL FARREL E DAVID KOECHNER POR CONTA DO FILME 'ANCHORMAN 2', DEPOIS CONTO EM OUTRO POST), POR POUCOS DIAS, E CARIMBEI MAIS UMA NOVA CIDADE/PAÍS NO PASSAPORTE. PELO LADO DOS ESTEREÓTIPOS: SIM, COMO NÓS, ELES GOSTAM DE FUTEBOL, TELENOVELAS, SÃO MUUUUITO RELIGIOSOS (CATÓLICOS) E SÃO QUASE TODOS GORDINHOS E COM CARA DE PANCHO. MAS, POR OUTRO LADO, É UMA CIDADE COM MUITAS AMENIDADES E SERVIÇOS HERDADOS/COPIADOS DOS AMERICANOS DO NORTE (INCLUSIVE NA PARTE DO TRATO PÚBLICO, ALGO QUE É NOSSO FRACO), MAIS LIMPA E ORDENADA QUE O CENTRO DO RIO (FIQUEI NA REFORMA, NO CENTRÃO, LUGAR BEM HABITAVEL). E A MAIORIA DAS TURNÊS DAS GRANDES BANDAS, PASSAM POR LÁ (KRAFTWERK, P EX, FARÁ CINCO SHOWS EM FEVEREIRO|), PQ FICA MAIS PERTO DOS EUA E TALZ.

 UMA CURIOSIDADE: NAO HÁ SALEIROS NOS RESTAURANTES. SE VC QUISER SAL, PRECISA PEDIR. AMIGO MEXICANO ME CONTOU QUE FOI UMA NORMA QUE O GOVERNO BAIXOU PARA COMBATER PRESSAO ALTA. TBM NAO SE VE TANTAS COISAS DA TURMA DO CHESPERITO (CHAVES/CHAPOLIM) E DOS LUTADORES PELAS RUAS. VC SÓ ACHA UM POUCO DISSO NAS FEIRINHAS TURISTICAS. RALEI PRA ACHAR. UMA COISA BOA PRA NOSOTROS DO BRASIL É O CÂMBIO. COM US$100, VC COMPRA MAIS DE MIL PESOS. SENDO QUE UMA PASSAGEM DE BUS OU METRO, P EX, CUSTA $5 (OU, MENOS DE 1 REAL!). DÁ PRA ANDAR DE TAXI, COMER E COMPRAR UNS BAGULHOS COM MENOS DE 100 CONTOS NO BOLSO. E SOBRA TROCO! MAS, ALGUMAS COISAS SAÕ BEM CARAS. UM CD, POR EXEMPLO, PODE CUSTAR 500, 600 PESOS, O QUE NAO É VANTAJOSO.


PESSOALMENTE CURTI AS RÁDIOS (O MODELO ACIMA, ESTÁ NO QUARTO DE LAZER DE FRIDA KHALO E DIEGO RIVER, LEIA ABAIXO). SEMPRE LEVO MEU RADINHO GLOBAL TRAVELLER PARA CONHECER AS ESTAÇÕES LOCAIS (E, DEPOIS, PRESETAR NO MEU WEBRADIO). LÁ ROLA MUITO POP, ROCK E OLDIES (MAS NAO AQUELAS MESMAS VELHAS CANÇOES DE SEMPRE QUE TOCAM NOS PGMS DAQUI). FIQUEI FÃ DAS CUMBIAS E RANCHERAS QUE ROLAM NA RADIO EL PATRÓN. OUTRA CURIOSIDADE: ELES ANUNCIAM TODOS OS NOMES DAS MUSICAS GRINGAS EM ESPANHOL. EXEMPLO: TAVA NO BANHO OUVINDO A FM POP ROCK UNIVERSAL, E TOCOU 'PLAY THE GAME', DO QUEEN. O LOCUTOR ANUNCIOU: ESCUCHAMOS 'JOGA EL JUEGO', DE LOS QUEEN (TBM TRADUZEM OS NOMES DOS TIMES DE BASQUETE, FUTEBOL ETC, AMERICANOS. SAN ANTONIO SPURS, P EX, VIRAM 'LAS ESPORAS DE SANTO ANTONIO' (RS). ELES NAO USAM TANTAS PALAVRAS EM INGLES OU DERIVADAS, COMO NÓS. SÓ AS PALAVRAS QUE NAO TEM SIMILAR OU QUE NÃO FICAM ACURADAS. SÃO MEIO NACIONALISTAS.



CONTUDO, CINCO DIAS (TRES E MEIO, NA REAL, FORA OS AEROPORTOS E TALZ) É MUITO POUCO PARA TENTAR DEFINIR O MÉXICO, QUE É IMENSO E CULTURALMENTE MUITO RICO. NAO TENHO MUITO MAIS A DIZER. FORA O TRABALHO, SÓ TIVE DUAS METADES DE DIAS PARA EXPLORAR. SÓ QUE A CIDADE NÃO ME SEDUZIU. AS MAZELAS E CENÁRIOS SAO MUITO PARECIDOS COM OS NOSSOS. (E ELES DERAM MOLE EM DEIXAR O CHOCOLATE SER ROUBADO E DESENVOLVIDO PELOS EUROPEUS, MAS FICARAM COM A TEQUILA E O MEZCAL, AO MENOS). DE RESTO, O PAÍS PASSA POR UMA ONDA DE VIOLENCIA (MUITOS SEQUESTROS, POR CONTA DO NARCOTRÁFICO, COMO ROLOU CERTA ÉPOCA NO RIO E SP) E ATÉ O ESCRITÓRIO DE EL CHAVO (ROBERTO BOLAÑOS) FOI ASSALTADO. E O FILHO DO SANTO, O LENDÁRIO LUTADOR DA MÁSCARA DE PRATA, ESTÁ ENSINANDO GOLPES DE LUCHA LIBRE À POLICIA LOCAL! (VI TUDO ISOS NO JORNAL)SE UM DIA LÁ VOLTAR (NO DIA DE LOS MUERTOS SERIA SHOW), TENTAREI CAPTAR MAIS ALGUMA VIBE QUE NÃO TIVE. OU VER UMA LUTA, QUE, INFELIZMENTE, SÓ ROLAM NOS FINAIS DE SEMANA, QUE NÃO PEGUEI.


>> O MELHOR DA VIAGEM: VISITEI A BELA CASA AZUL DE FRIDA KHALO E DIEGO RIVERA (QUE FICA NUM BAIRRO ONDE AS RUAS TEM NOMES DE CIDADES EUROPEIAS, A DELES, É A LONDRES!). O LUGAR É LINDO. A CASA ESTÁ INTACTA, COMO SE ELES FOSSEM APARECER A QUALQUER MOMENTO. NAO TEM TANTO MATERIAL DELES, JÁ QUE A IDEIA É MOSTRAR MAIS A CASA. OUTRO MUSEU LOCAL TEM MAIS MATERIAL. E, NO ANEXO, ROLAM EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS (NO MOMENTO, TEM UMA BANCADA PELA 'VOGUE', COM OS VESTIDOS E ACESSORIOS USADOS POR FRIDA, QUE ESTAVAM HA 50 ANOS GUARDADOS, A PEDIDO DO DIEGO ); INCLUSIVE OS ORTOPÉDICOS, QUE ELA TEVE DE USAR APÓS O ACIDENTE QUE A DEIXOU QUASE INVÁLIDA, QUE PARECEM MAIS PEÇAS DE TORTURA). FRIDA É TIPO UMA SANTA PARA OS MEXICANOS, QUASE COMO A PROTETORA DELES, N. S, DE GUADALUPE. SEU ROSTO ESTAMPA BOLSAS E TODO TIPO DE BADULAQUES. ESTANDO LÁ NA CASA, FICOU MAIS CLARO O QUANTO ELA ESTEVE À FRENTE DE SEU TEMPO. FOI A MODERNEX ORIGINAL. A 'VOGUE' DE PARIS É QUE FOI ATÉ ELA, NOS ANOS 30, PARA CAPTAR A ESSÊNCIA, O ESTILO. QUE, ALIÁS, CONTINUAM ATUALÍSSIMOS, COMO SE VÊ PELAS RUAS DAQUI. QUE VIVA FRIDA!

*além de ter reencontrado o bróder edu graça (que mora em nyc), e conhecido a espevitada cleide klock (do hawaii) e os queridos fernanda brambilla e salvador...


http://www.museofridakahlo.org.mx/

NA CIDADE

MAIO-NESE:

CASAS E SHOWS: Circo Voador 18 - Sonata Arctica (FIN) 19 – Ira! Folk 20 – Mano Brown  26 - Amon Amarth (SUE) / Abbath (NOR) 27 – Lô Borges: Disco do Tênis (1972) / Dônica

Fundição Progresso 20 - Mic Master Brasil: Marcelo D2 / Haikaiss / Classe A / Casa Onze DJs

Teatro Rival 17 – Rival Rebolado 18 – Dream Team do Passinho Canta e Dança Jackson 5 20 – Festa Los Britânicos 25 – Jay Vaquer  26 – Mulheres de Chico 27 – Festa Baby Boom 31 – Martha Moreno

Teatro Odisseia 21 - Garage Fuzz (SP) / Diabo Verde / Plastic Fire / Reckoning Hours / Cannon of Hate / NDR

Vivo Rio 19 – Mariza (POR) 20 – Diogo Nogueira 26 – Renaissance: Songs For All Times 27 – Roberta Miranda

Theatro Net Rio 17 – Chiara Civello 24 – Gottsha – Participação: Marya Bravo 31 – Edson Cordeiro

Beco das Garrafas 17 – Bottle´s Bar: Laura Finocchiaro

Audio Rebel (Botafogo) 18 - Quintavant: Ricardo Pereira  19 – Anjos de Vidro / Chico Brown 20 - Boobarellas / Korja / Os Carburadores / Gambrinus 74  25 - Quintavant: Chelpa Ferro 28 - Phone Trio / Coffeemakers / The Last Whale

Espaço Sérgio Porto (Humaitá) 18 – Posada / Mantuano Trio 19 – Ventre / Mahmed 25 – CEP 20.000 26 – Sinara 

Rio Arena 25 - Ed Sheeran (ING) Teatro Bradesco 25 – João Bosco

Metropolitan 20 – Capital Inicial Acústico 24 – Jose Carreras 27 – Maiara & Maraísa

Imperator 17 – Quartas Brasileiras – Homenagem a Dick Farney: Zé Luiz Mazziotti & Itamar Assiere – Participação: Áurea Martins 18 – Scalene / Alarmes 24 – Goldherança: Golden Boys / Trio Esperança / Evinha Planet Music (Cascadura) 27 – Esteban Tavares / Amplifica / Plano B

Lona Jacob do Bandolim (Jacarepaguá) 19 - Danilo Caymmi 20 – Menores Atos / La Ville / Na Panela / Roterdan Lona Carlos Zéfiro (Vista Alegre) 27 – Banheiro Azul Lona Gilberto Gil (Realengo) 19 - Eliana Printes

Casa Levi´s (Botafogo) grátis 19 – 19h: Concurso de Bandas 20 – 20h30: Erasmo Carlos

Pub Panqs (Tijuca) 20 - Márvio Ciribelli - Participação: Mylena Ciribelli (21h - R$ 20) Ruínas (Praça Tiradentes) Quintall Rock (22h20 – grátis até 23:30, 10 após) 18 - Facção Caipira 25 - Os Vulcânicos

Teatro Eva Herz / Livraria Cultura 27 - Carol Naine (19h - R$ 30) Casa do Choro (Centro) 17 e 18 - João Cavalcanti & Marcelo Caldi (19h - R$ 40) 24 - Aurélie & Verioca (19h - R$ 40) Museu de Arte do Rio 18h – R$ 6 26 - MAR de Música: Boogarins (GO) / Festa Manie Dansante

Caixa Cultural 25 a 27 – Tom Zé (19h – R$ 20) Circuito SESI 26 - Duque de Caxias: Clarice Falcão (20h - R$ 34) 26 - Jacarepaguá: Mulheres em Pixinguinha (21h - R$ 12) 27 - Jacarepaguá: Clarice Falcão (20h - R$ 34) 27 - Duque de Caxias: Mulheres em Pixinguinha (20h - R$ 12)

MIXX: 20 - Qinho Canta Marina Lima – Soma Hub / Duque de Caxias (18h – R$ ) 20 - Baile Charme de Madureira: 27 Anos – Viaduto de Madureira (22h – R$ 10 1º lote, 15 2º lote) 20 - Paranoia Musique: Cubüs / Poëtika – Espaço Multifoco / Lapa (23h – R$ 20) 20 - Cacife Clandestino – Boiler Rio / Centro (23h – R$ 40 1º lote, 50 2º lote) 20 - 20 Anos do Heavy Duty: Unnature / Evil Inside / Último Sopro / Ambstract – Praça da Bandeira (23h – R$ 10) 21 - Canto Cego – Centro Cultural Laurinda Santos / Santa Teresa (13h – R$ 20) 21 - Contando Bicicletas / Chico de Barro / Relva – Santê Hostel / Santa Teresa (13h – R$ 15) 21 - Lithos Rock Fest: Pumpkinhead / Mavericks / Purano – Calabouço / Vila Isabel (19h – R$ 10) 21 - Hip Hop Lapa – Rua Joaquim Silva (16h – grátis) 21 - Qinho Canta Marina Lima – Mormaço / Nova Iguaçu (18h – grátis) 21 - Rock Fest: Golpe Certo / Old Kitchen / The Queen And The Jacks – Espaço Bel Maciel / Maria da Graça (18h – R$ 10) 24 - Luciana Mello – FM Hall / Centro (19h – grátis) 24 - Renaissance: Songs For All Times – Teatro Municipal de Niterói (20h – R$ ) 27 - Esteban Tavares / Amplifica / Plano B – Planet Music / Cascadura (17h – R$ 25 1° lote, 35 2° lote, 45 na hora) 27 - Festa Demons Over Gotham – Porto Pirata / Praça da Bandeira (22h – grátis) 

 VEM AI: Festival Varilux de Cinema Francês 2017 De 7 a 21 de junho em mais de 55 cidades brasileiras (informações sujeitas a alteração): Águas Claras (DF), Aracaju (SE), Barretos (SP), Barueri (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG),Blumenau (SC), Buzios (RJ), Brasilia (DF), Campinas (SP), Caxambu (MG), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS),Caxambu(MG), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE),Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Mossoró (RN), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rio Verde (GO),Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santos (SP), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Luiz (MA), São Paulo (SP), Theresina (PI), Vitória (ES), Volta Redonda (RJ)

RENAISSANCE VEM AO BRASIL EM 2017   Com quase 50 anos de estrada, o grupo que foi pioneiro do rock progressivo britânico vem ao Brasil em maio de 2017. Curitiba (Teatro Guaíra), dia 24, São Paulo (Espaço das Américas) no dia 25, Rio de Janeiro (Vivo Rio) no dia 26, Porto Alegre (Auditório Araújo Vianna), dia 27, e Belo Horizonte (Palácio das Artes), dia 28

ULTRA BRASIL ANUNCIA A PHASE 1 DE SEU LINEUP PARA A EDIÇÃO 2017 ADAM BEYER, ALESSO, ARMIN VAN BUUREN, DAVID GUETTA, JAMIE JONES, JOSEPH CAPRIATI, SASHA & JOHN DIGWEED e THE MARTINEZ BROTHERS SERÃO HEADLINERS FESTIVAL ACONTECE NOS DIAS 12, 13 E 14 DE OUTUBRO NO SAMBÓDROMO DO RIO

_______________________________________________________ O Cine Joia Copacabana, em parceria com o Instituto Goethe/rj, começa a exibir a partir do dia 18 de maio, indo até o dia 31 de maio, sete filmes alemães inéditos em mais uma edição da Mostra Joias do Cinema Alemão. Nessa 4a edição, novamente com curadoria da equipe de Programação do Cine Joia, o projeto volta a trazer filmes alemães inéditos no circuito carioca e que nunca chegaram ao circuito exibidor brasileiro.



Circuito Estação NET de Cinema e Cinemateca do MAM apresentam: Exposição CINEMA EM CASA: Equipamentos do acervo da Cinemateca do MAM. A partir de 23 de fevereiro, no Estação NET Botafogo de 23 de fevereiro a 23 de agosto 2017 Horário de visitação: 14h às 22h Entrada franca

UMMAGUMA THE BRAZILIAN PINK FLOYD VOLTA AO PALCO DO METROPOLITAN   Considerada pela crítica como o melhor cover do Pink Floyd no Brasil, a banda faz show no dia 19 de maio com a turnê You Gotta Be Crazy.

Mostra 'As marionetes de Jirí Trnka': Caixa Cultural RJ exibe filmes do "Walt Disney do Leste Europeu", inéditos no Brasil, a partir de 16 de maio



Aventura Antonioni   Retrospectiva completa do cineasta italiano Michelangelo Antonioni com  curtas e longas-metragens, documentários e ficções, além de aula magna e debate                     CCBB Rio de Janeiro – 26 de abril a 22 de maio                    CCBB São Paulo – 26 de abril a 22 de maio | CineSesc (SP) – 11 a 17 de maio                   CCBB Brasília – 3 a 29 de maio  
(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers