Pages

Sunday, June 29, 2014

O FANTÁSTICO MR. ANDERSON

 
   DESDE QUE VI UM FILME DO WES ANDERSON PELA PRIMEIRA VEZ, 'THE ROYAL TENEMBAUMS' (QUE NAO ERA O SEU PRIMEIRO, SÓ FUI VER 'RUSHMORE' DEPOIS EM VIDEO, E 'BOTTLE ROCKET', NA TV PAGA), FIQUEI FASCINANDO COM O CARA, QUE, DE CARA, APRESENTAVA UM ESTILO TODO PROPRIO DE FILMAR E DE IMAGINAR AS COISAS. QUE ELE SÓ FOI APERFEIÇOANDO A CADA TRABALHO. ATÉ CHEGAR NO SENSIVELMENTE ROMANTICO 'MOONRISE KINGDOM' (2012).



  RECENTEMENTE, ASSISTI A 'THE GRAND BUDAPEST HOTEL' (EM CARTAZ). E CHAPEI DE NOVO. NESTE, WES PARECE QUE JUNTOU TODAS AS SUAS MANIAS E OBSESSÕES NUM FILME SÓ, COMO SE ESTIVESSE BRINCANDO COM UMA ENORME CASA DE BONECAS (USA MUITAS MAQUETES PARA IMAGINAR SEUS MUNDOS, COMO STORYBOARDS), DISPONDO DOS PERSONAGENS DE MODO CRIATIVO E FASCINANTE, E ENROLANDO O TODO NUM EMBRULHO MUITO BEM FEITO, COMO AQUELES DOS REFINADOS DOCES EUROPEUS.



  OS FILMES DO CAMARADA SÃO DIFÍCEIS DE EXPLICAR, PQ SÃO MAIS PARA SEREM  VISTOS, ABSORVIDOS, SORVIDOS. E NO CINEMA. POR ISSO, MESMO JA TENDO SAIDO O BDRIP, ESPEREI PELA CABINE. PQ A FOTOGRAFIA SEMPRE É UM SHOW À PARTE. EM BUDAPEST, COMO NUNCA ANTES, ELE JUNTOU UMA TAL QUANTIDADE DE (BONS) ATORES -- ALGUNS PARA APENAS UMA OU DUAS CENAS --, QUE, FICA CLARO QUE, ESTES DEVEM SE OFERECER PRO CARA. ALÉM DOS CONTUMAZES OWEN WILSON, BILL MURRAY E JASON SCHWARTZMAN, TEMOS AGORA MATTHIEU ALMARIC, LEA SEYDOUX, WILLEM DAFOE, ADRIEN BRODY, TILDA SWINTON (BIS), HARVEY KEITEL, JUDE LAW, F. MURRAY ABRAHAM, JEFF GOLDBLUM, EDWARD NORTON, TOM WILKINSON, SAOIRSE RONAN ETC ETC ETC. MAS, O FOCO ESTÁ NOS PERSONAGENS DE RALPH FIENNES (SEN-SA-CIO-NAL!) E DO DESCONHECIDO GAROTO TONY REVOLORI.



  INSPIRADO EM ESCRITOS DE STEPHEN ZWEIG (E, POR ISSO, A TRAMA É NARRADA COMO SE FOSSE A LEITURA DE UM LIVRO ANTIGO, COMEÇA NOS ANOS 80, REGRIDE PARA OS 60S E, DEPOIS, PULA PARA OS 30S, ONDE TRANSCORRE), ANDERSON NOS APRESENTA UMA HISTÓRIA DE CRIME E PERSEGUIÇÃO, COM MUITO BOM HUMOR, PASSADA NUMA EUROPA QUE NAO EXISTE MAIS. AQUELA, QUE ESTAVA SITUADA, SOBRETUDO, ENTRE AS DUAS GRANDES GUERRAS, REPLETA DE PAÍSES EXTINTOS (TCHECOESLOVAQUIA, IUGOSLAVIA ETC), ATRAVES DE UM LUGAR FICTÍCIO E UM HOTEL IDEM. E NOS DÁ CENAS QUE ATÉ ME LEMBRARAM POLANSKI EM 'A DANÇA DOS VAMPIROS' (UMA ABSURDA PERSEGUIÇÃO DE TRENÓ, P EX). SÓ SEI QUE, NO FIM, DEU VONTADE DE SAIR DANÇANDO A BALALAIKA QUE TOCA NOS CRÉDITOS DE ENCERRAMENTO =)



VOU REVER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL...

Wednesday, June 18, 2014

B-TREIZE VS B-THIRTEEN



   ESTREOU NO BRASIL, O ULTIMO FILME QUE PAUL WALKER DEIXOU COMPLETO (ELE MORREU NO MEIO DAS FILMAGENS DE FAST&FURIOUS 7), 'BRICK MANSION' (13* DISTRITO), VERSÃO AMERICANA DO JÁ CLÁSSICO 'B-13' (BANLIEUE 13, 2004), QUE, COM ROTEIRO DE LUC BESSON, APRESENTOU PARA O MUNDO AS INCRIVEIS ROTINAS DO LE PARKOUR, INVENTADO POR UM DOS ATORES DO FILME ORIGINAL, E TBM DE SEU REMAKE, O STUNTMAN DAVID BELLE. AQUI, B-13 SAIU DIRETO EM VIDEO, BEM COMO SUAS CONTINUAÇÕES, 'ULTIMATUM' E 'B-14' (ESTE, AINDA NÃO LANÇADO). UMA PENA. O PRIMEIRO MERECIA TER FEITO SUCESSO NOS CINEMAS, PQ, ALÉM DE ELETRIZANTE, TRAZ CENAS JAMAIS VISTAS ANTES NA TELA. INCRÍVEIS, PQ FORAM REALMENTE FEITAS PELO BELLE, SEM EDIÇÕES OU TRUQUES. O QUE O LEVOU A FAZER A ABERTURA DE UM JAMES BOND.



  COMO O ROTEIRO DA VERSÃO É O MESMO DO LUC BESSON (QUE, AQUI, NÃO DIRIGE, SÓ ROTEIRIZA, COMO TBM FAZ NOS FILMES DA SERIE 'TRANSPORTER'), ELE APENAS ADAPTOU A TRAMA PARA TERRITÓRIO AMERICANO (SAIU DOS SUBURBIOS DE PARIS PARA OS GUETOS DE DETROIT). ENTAO, QUEM CONHECE O ORIGINAL SABE QUE A TRAMA ENVOLVE UM POLICIAL INFILTRADO NO GUETO (PAUL WALKER), AJUDADO POR UM LOCAL (DAVID BELLE) QUE PRECISA ACHAR E DESARMAR UMA OGIVA NUCLEAR QUE ESTA EM POSSE DO REI DO CRIME DO B-13 (AGORA, O RAPPER RZA), E QUE ACABAM DESCOBRINDO UMA TRAMA MUITO MAIOR POR TRAS DA MISSAO A QUAL FORAM INCUMBIDOS. A DIFERENÇA É QUE O FILME AMERICANO É PG-13, ENTAO, PEGAM MAIS LEVE NA VIOLENCIA E NO PALAVREADO. E, COMO WALKER NAO ERA PARKOURISTA, USOU DUBLÊS E LUTA MAIS DO QUE PULA, O QUE DÁ AO FILME UMA EDIÇÃO MAIS PICOTADA DO QUE O ORIGINAL, O QUE TIRA UM POUCO DA DINAMICA E DA EMOÇÃO.



  COMO O FILME SE PASSA EM DETROIT, NUM FUTURO PROXIMO E NO GUETO, ACABA SENDO MAIS EFICAZ DO QUE O REMAKE DE ROBOCOP, P EX, QUE ACABOU INDO APENAS PARA O LADO EMOCIONAL, ESQUECENDO DA REALIDADE EM VOLTA. MAS, COMO APENAS BELLE É PARKOURISTA (NO FRANCES, O STUNTMAN CYRILL RAFFAELLI FAZIA O PAPEL DO POLICIAL), O FILME É MUITO EDITADO, A CENSURA É QUASE LIVRE E O FINAL TEM AQUELAS MORAIS AMERICANAS, ELE FRACASSA EM LEVAR PARA PLATEIAS MUNDIAIS (ATRAVES DA PRESENÇA DE WALKER E DA DISTRIBUIÇÃO DE UM ESTUDIO AMERICANO) UMA BOA IDEIA ORIGINAL. É MELHOR FICAR COM A MATRIZ FRANCESA, QUE SE ACHA COM FACILIDADE EM BANCAS DE DVDS POR $10 (É O TITULO MAIS VENDIDO DA CALIFORNIA FILMES NO BR, ME INFORMARAM). ATE HJ, AINDA MANDA BEM...

TRAILER DO REMAKE:



E A SENSACIONAL CENA DE ABERTURA DO ORIGINAL:






Thursday, June 05, 2014

ADEUS (OU ATÉ BREVE)?




  QUEM É DA GERAÇÃO SHOPPING CENTER NEM TEM IDEIA DO QUE VOU CONTAR. MAS, ATE OS ANOS 80, OS CINEMAS ERAM, BASICAMENTE, DE RUA. OCUPAVAM, GERALMENTE, O SEU PRÓPRIO PREDIO E, INVARIAVELMENTE, ERAM IMENSOS. QUANDO COMECEI A IR AO CINEMA SOZINHO FOI A EPOCA EM QUE ELES COMEÇARAM A SUMIR, FECHAR, VIRAR OUTRA COISA. A MAIORIA DELES, NO RIO, FICAVAM NA CINELANDIA (O NOME JA DIZ), TIJUCA (PRAÇA SAENZ-PEÑA E ARREDORES) E COPACABANA (MAS, NO MÉIER, HAVIA O IMENSO IMPERATOR, HOJE, UM CENTRO CULTURAL). NAO CHEGUEI A IR NOS METRO DE COPACABANA E TIJUCA (QUE FORAM OS PRIMEIROS DA CIDADE A TER AR CONDICIONADO, ERAM REPLICAS DE CINES METRO AMERICANOS, HOJE, OS DOIS SÃO LOJAS DA C&A), MAS O METRO PASSEIO (QUE DEPOIS, VIROU METRO BOAVISTA, MUDARAM A FACHADA E O MODERNIZARAM) ERA O MEU FAVORITO. A MAIOR TELA (150 GRAUS DE CURVATURA, MAIOR DO QUE A DO IMAX DO UCI), SALA ESTILO STADIUM, SOM SENSURROUND (O PRIMEIRO A TER, JUNTO COM O ROXY) E UMA PIPOCA AMANTEIGADA ESPETACULAR, FEITA NUMA MAQUINA AMERICANA, QUE, DEPOIS, FOI PRO CONDOR DO LARGO DO MACHADO, DA MESMA EMPRESA. ALIAS, O CONDOR, QUE TBM TINHA TELA 70MM, VIROU IGREJA EVANGELICA. E O METRO PASSEIO, TÁ LÁ, FECHADO E APODRECENDO.



  OS CINEMAS DE RUA, ALEM DE IMENSOS, NAO TINHAM LUGAR MARCADO, NEM ERA PRECISO SAIR APOS ACABAR A SESSAO. VC PODIA FICAR LA O DIA INTEIRO. ERA BOM PRA QUEM ESTAVA MATANDO AULA,  VAGABUNDEANDO. FIZ MUITO ISSO. JA FIQUEI HORAS NO PAISSANDU (QUE ESTÁ LÁ, FECHADO), DURANTE UM FESTIVAL DE SCI-FI, JA QUE CADA SESSAO EXIBIA UM FILME DIFERENTE (VI 'ALPHAVILLE' E 'IDAHO TRANSFER') E NUMA MOSTRA DOS IRMÃOS MARX. MAS, NOS CINEMAS DO CENTRO, ERA RUIM, PQ LEVAVA UM BANDO DE DESOCUPADOS E PRATICAMENTE MORAREM LA DENTRO. E ISSO IMPLICAVA EM MUITA GENTE ESTRANHA TE ASSEDIANDO OU TE SEGUINDO ATE O BANHEIRO. ISSO, MESMO ANTES DE ALGUNS PASSAREM A EXIBIR FILMES PORNOS (CASO DO VITÓRIA E DO ODEON). ERAM SALAS DE PEGAÇÃO. JA FUI INCOMODANDO ENQUANTO TENTAVA VER 'VESTIDA PARA MATAR', NO CINE VITORIA (ATUAL LIVRARIA CULTURA) OU NUMA SESSÃO DE 'MAD MAX 2', NO ODEON. ATE PQ, O CINEMA ERA BARATO. COM QUALQUER TROCADO, VOCE ENTRAVA NUMA SESSÃO. ACHO QUE, EM PREÇOS ATUAIS, COM QUALQUER CINCO CONTOS, VOCE ENTRAVA NUM. EU SEMPRE TINHA O SUFICIENTE NO BOLSO. E AINDA SOBRAVA PRA COMPRAR BALA.



  NAO LEMBRO EXATAMENTE QUAL FOI O MEU PRIMEIRO GRANDE CINEMA, PROVAVELMENTE, UM QUE TINHA NA PRAIA DO FLAMENGO, ONDE HJ É UMA IGREJA EVANGELICA, JA QUE FICAVA EMBAIXO DE MEU PRÉDIO (ONDE VI 'THE LAST WALTZ'). COMEÇOU COMO BRUNI FLAMENGO E DEPOIS, DIVIDIDO, VIROU LIDO 1 E 2. MAS, PREFERIA IR SEMPRE NOS MAIORES. ERAM MUITOS: METRO (ONDE VI OS DOIS PRIMEIROS 'INDIANA JONES'), ODEON (ESTREIA DE 'STAR TREK: O FILME'), PALACIO (THE EMPIRE STRIKES-BACK), ROXY (O PRIMEIRO ALIEN), RIAN (JA NO FINALZINHO, VI DUAS SESSOES SEGUIDAS DE 'BLADE RUNNER'), LEBLON (SOBRETUDO SESSOES DE MEIA-NOITE, A DO PRIMEIRO 'DURO DE MATAR' FOI FODA), CONDOR LARGO DO MACHADO (ONDE AVISTEI MA BABE, NUMA PRÉ DE 'OS INTOCAVEIS'), ART TIJUCA (QUE, COM O FIM DO CINE OLINDA, ALI MESMO NA SAENZ-PEÑA, SE TORNOU O MAIOR EM NUMERO DE LUGARES, MAIS DE DOIS MIL!), OPERA, NA PRAIA DE BOTAFOGO ATUAL CASA & VIDEO (ONDE VI 'LOGAN´S RUN' EM 70MM) E TBM OS DE SAO PAULO, COMO O COMODORO CINERAMA (ONDE VI 'BACK TO THE FUTURE 2'). EM SP, HAVIA O CINESPACIAL, QUE TINHA TRES TELAS SIMULTANEAS, MAS NENHUMA DELAS IMENSA. EM ALGUMAS DESTAS SALAS, HAVIA UM RITUAL. A CORTINA VERMELHA SÓ ABRIA DEPOIS DE UM CARRILHÃO TOCAR UM SINAL QUE NEM NO TEATRO. O ODEON, ATE BEM POUCO TEMPO, AINDA FAZIA ISSO (QUANDO FUI LA VER 'KILL BILL' E 'KICK ASS', TEVE ISSO). DAI, AS LUZES APAGAVAM E COMEÇAVA A EXPERIENCIA MAGICA (E ÚNICA) DE VER FILMES. NUM TELÃO (NADA DE TELINHAS QUE PARECEM HOME THEATERS, COMO NOS DE SHOPPINGS). ERA OUTRA COISA.



  MAS, PQ TO ESCREVENDO ESTE POST? PQ, NESTA MESMA SEMANA, UM DIA DEPOIS DO OUTRO, SOUBE QUE O ODEON, NA CINELANDIA (QUE, REFORMADO, ESTAVA TININDO) VAI FECHAR SEM DATA CERTA PARA REABRIR (O GRUPO ESTAÇÃO, QUE O GERENCIA, TA FALIDO, E A GRANA QUE A PATROCINADORA, PETROBRAS, INJETA NÃO É O SUFICIENTE PRA COBRIR OS GASTOS) E, SURPRESA MAIOR (JÁ QUE É TOMBADO), O CINE LEBLON, TBM (FICA NUMA AREA IMENSA, MUITO VALORIZADA, VIDE FOTO). NO CASO DO LEBLONZAO, PARECE QUE VAO MANTER SÓ A FACHADA (POR CAUSA DO TOMBAMENTO) E UMA SALA DE CINEMA, MAS VAO FAZER TODO UM NOVO PREDIO A SUA VOLTA E EM CIMA). O ODEON É DOS ANOS 20 E SE MANTEM INTACTO HA DECADAS, TENDO SERVIDO, NOS ULTIMOS ANOS, PARA PRE-ESTREIAS INTERNACIONAIS ('OBLIVION', DO TOM CRUISE, 'HANGOVER 3', QUE TROUXE TODO O ELENCO) E PALCO PRINCIPAL DO FESTIVAL DO RIO. O LEBLON É O ULTIMO REMANESCENTE DE UMA ARQUITETURA DE CINEMA QUE O GRUPO SEVERIANO RIBEIRO SEGUIA, E QUE TINHA SIMILARES NOS JA EXTINTOS PALACIO (SÓ SOBROU A FACHADA) E CARIOCA (NA TIJUCA), ALEM DO S. LUIZ ORIGINAL. UMA ESTETICA MEIO ART DECO, COM MARMORES E UNS REBUSCADOS NOS TETOS E LATERAIS (ACHO QUE ERAM TODOS DO MESMO ARQUITETO). DO ROXY, SOBROU FACHADA E SAGUÃO.



   ESPERO QUE ESTAS (MÁS) NOTICIAS NÃO SE CONCRETIZEM. JA QUE, HOJE EM DIA, NO RIO, OS UNICOS DOIS UNICOS CINEMAS DE RUA (E QUE MANTEM AS SUAS CARACTERISTICAS ORIGINAIS) SAO O ODEON E O LEBLON, AMBOS DA FAMILIA SEVERIANO RIBEIRO, QUE AGORA INVESTEM NAS SALAS KINOPLEX (ELES TBM SÃO DONOS DO ICARAÍ, SALA IRMÃ DO LEBLON, ARQUITETURA IDENTICA, QUE TAMBEM PERMANECE FECHADA, EM NITERÓI, QUE JA TEVE UMA CINELANDIA NO CENTRO). OS DOIS ESTAÇÃO, EM BOTAFOGO, TBM SÃO DE RUA, MAS FORAM BEM ALTERADOS E DIVIDIDOS, EMBORA O ESTAÇÃO RIO AINDA GUARDE INTACTO O PREDIO ORIGINAL QUE JA ABRIGOU O CINE STAR, QUE DEPOIS VIROU O PORNÔ BOTAFOGO. TBM EM BOTAFOGO, O ARTEPLEX HOJE OCUPA O ESPAÇO ONDE FORAM OS CINES CORAL E SCALA. NESTE CASO, AS NOVAS SALAS SAO BEM MELHORES DO QUE AS ANTIGAS, QUE ERAM POEIRAS DECADENTES. NA TIJUCA QUE JA TEVE MAIS (E MAIORES) CINEMAS DO QUE A CINELANDIA), NAO SOBROU NENHUM (O CARIOCA, QUE VIROU IGREJA UNIVERSAL, MANTEVE TODA A SUA ARQUITETURA INTACTA, PODERIA VOLTAR UM DIA, UM SONHO). E, SEM O ODEON, A CINELANDIA NAO TERÁ MAIS RAZAO DE TER ESSE NOME. TRISTE...

ADENDOS:

1-INFELIZMENTE, NÃO É SÓ NO BR QUE OS GRANDES CINEMAS DE RUA FECHAM. É UMA TENDENCIA MUNDIAL. EM MANHATTAN, P EX, HJ EM DIA SÓ SOBROU O GRANDE ZIEGFELD (ONDE VI A PRÉ DE 'ROGER RABBIT'), AINDA HJ, USADO PARA PREMIERES. NA ILHA, AINDA SOBROU O PEQUENO CINE DE ARTE PARIS. E SÓ (EXISTEM UMAS MULTISALAS AQUI E ALI E ALGUNS RESISTENTES NO TIMES SQUARE, MAS NAO TAO MAJESTOSOS). ALIÁS, O CENÁRIO É MELHOR EM PARIS, ONDE NAO HA SHOPPINGS NA AREA CENTRAL, E O AMOR PELA SETIMA ARTE É GRANDE. CINEMAS DE RUA RESISTEM E SEMPRE COM FILAS NA PORTA. O MAIOR DELES, O GRAN REX (ONDE VI 'IMENSIDÃO AZUL', REALMENTE IMENSA), HJ TEM MULTI USO, SENDO USADO TBM PARA FESTAS EM SEU ANEXO NOS FINAIS DE SEMANA. JÁ EM LONDRES, SOBROU, BASICAMENTE, O ODEON DE LEICESTER SQUARE (NUNCA ENTREI), MEIO QUE IRMAO DO ODEON CARIOCA, POIS FICA NUMA AREA CENTRAL TURISTICA E ABRIGA TAPETES VERMELHOS DESDE OS PRIMEIROS FILMES DE JAMES BOND. E, EM LOS ANGELES, TERRA DO CINEMA, ELES RESISTEM PQ A CIDADE É LARGA E ESPAÇOSA, MAS APENAS EM REGIOES COMO WESTWOOD (O BRUIN E O FOX) E EM HOLLYWOOD (CHINESE). INCLUSIVE, REFORMARAM O ANTIGO CINERAMA PACIFIC DOME.

2-À PARTE O FATOR NOSTALGIA, É CLARO QUE OS CINEMAS ATUAIS SAO BEM MELHORES, TECNICAMENTE, QUE AS VELHAS SALAS DE BAIRRO, QUE, EM SEUS DIAS FINAIS, JA ESTAVA BEM DEFASADAS EM SOM E IMAGEM (EMBORA O METRO PASSEIO JAMAIS TENHA CAIDO NESTE QUESITO, ATÉ O FIM, SEMPRE FICAVA EM PRIMEIRO LUGAR NA LISTA DE MELHOR CINEMA DO RIO). MAS, PERDEM NO QUESITO TELA. MESMO O IMAX DO UCI PERDE PARA QUALQUER BOM CINEMÃO ANTIGO, JA QUE DE MAX SÓ TEM O NOME, EMBORA O SOM SEJA SENSACIONAL (IMAX MESMO, SÓ EM NOVA YORK, LONDRES E LOS ANGELES). HJ, TEMOS TBM AS TAIS SALAS DE LUXE, QUE LEVAM PARA O CINEMA A EXPERIENCIA CASEIRA, DE VER UM FILME DEITADO E COMENDO, ALEM DA PIPOCA. MAS, NAO É ISSO QUE ME FAZ SAIR DE CASA. SE ODEON E LEBLON ACABAREM, SERÁ O FIM DE UMA ERA.

ATUALIZAÇÃO: INFELIZMENTE, O GRUPO SEVERIANO RIBEIRO CONFIRMOU O FECHAMENTO DO LEBLON PARA BREVE (DURA SÓ ESTE MES DE JUNHO). NO LUGAR, SERA CONSTRUIDO UM PREDIO COMERCIAL, QUE TERÁ TRES NOVAS SALAS DE CINEMA. VALE LEMBRAR QUE, QUEM CHORA AQUI PELO FIM DO LEBLON, PREFERE IR NO KINOPLEX DO SHOPPING, NA ESQUINA. ESTIVE LA VENDO O ULTIMO FILME DA SERIE 'HUNGER GAMES', E A IMENSA SALA ESTAVA SÓ COM UM TERÇO DA OCUPAÇÃO, ISSO NUM SÁBADO À TARDE, EM SEMANA DE ESTREIA. POR OUTRO LADO, O CINE ICARAI (IRMÃO DO LEBLON), FINALMENTE, DEVE EM BREVE VIRAR CENTRO CULTURAL. ESTÃO NOS ACERTOS FINAIS.

POR OUTRO LADO, O GRUPO ESTAÇÃO INFORMOU QUE O ODEON ESTARÁ DE VOLTA EM SETEMBRO (EEEHHH!), A TEMPO DE SEDIAR A NOVA EDIÇÃO DO FESTIVAL DO RIO. VÃO SÓ TIRAR O MOFO. E, ALI DO LADO, EM BREVE, O CINE PALÁCIO (QUE FOI TODO REFEITO POR DENTRO) SERÁ REINAUGURADO, AGORA COMO TEATRO. MAS O METRO CONTINUA LÁ, FECHADO E APODRECENDO...

(*NOS VEMOS NO TWITTER @TOMLEAO)

NA CIDADE

SETEMBRINAS:

CASAS/SHOWS: Circo Voador 08 – Forró do Kiko / Agytoê / DJ Lencinho 09 – Otto / Duda Brack / Festa Tupiniquim  15 – Eu Amo Baile Funk: DJ Grandmaster Raphael / Ritmo de Favela / Velha Guarda do Funk 16 – Forró de Santa: Conterrâneos / Ó do Forró (SP) / DJ Sérgio Feijó 22 – Haikaiss / DJs Nicole Nandes & Diana Bouth 29 – Mariene de Castro 30 - Francisco, El Hombre / Tom Zé

Teatro Rival 08 – André Frateschi: BRock is Back – Participação: Dado Villa-Lobos 09 - Júlia Vargas - Participação: Simone Mazzer & Não Recomendados 13 –  Duda Brack & Júlia Vargas & Juliana Linhares: Iara Ira 14 – Arlindinho Canta Arlindo Cruz 15 – Banda do Síndico – Participação: Fábio Stella & Marina Íris  16 – Mulheres de Chico 18 – Nelson Sargento 20 – Daira Canta Belchior 21 – Moyseis Marques Canta Chico Buarque 22 – Ellen Oléria 30 – Angela Ro Ro

Vivo Rio 09 – Festa Ploc 13 Anos: Rádio Táxi / João Penca & Seus Miquinhos Amestrados / Sempre Livre / Sylvinho Blau Blau 23 – Padre Fábio de Melo 28 – Il Volo (ITA)

Coordenadas Bar (Botafogo) 12 – Pimenta Jazz Trio 14 – Astro Venga / DJ Tito Figueiredo 19 – Flávio Guimarães 26 – Relógio de Dalí Estúdio Fórum (Botafogo) 08 - Sexta Infame: Flipout A.A. (JAP) / Egocentric Molecules / Kröstah Crust / Pot Zombies / Bongatron 30 – Kosmus / Solifvgae Etnohaus (Botafogo) 10 – Rafael Rocha 14 – Juliano Rabujah &Brunno Monteiro 15 – Doralyce Solar de Botafogo 14 - Zanna 20 – Clarissa Burns 30 – Veludo

Audio Rebel 08 - Quarteto Rutigliano, Ferté, Carvalho e Barrozo 09 - Amsteradio / Mario Maria  09 - Antonio Dantas 12 - Lourenço Vasconcellos  13 - Clayton Fábio Oliveira 14 – Juliana Perdigão  16 - BacaFest: Drápula / Pedras Pilotáveis 19 - Trium (Glaucus Linx, Yann Vathelet, Pedro Leão) 20 – Frederico Demarca 24 – Flavio Tris

Theatro Net Rio 12 – Simone Mazzer 27 – Rael Canta Vinícius de Moraes Sala Baden Powell 10 - Choro Reduto Pixinguinha 16 - Leny Andrade & Quarteto do Rio

Festival Bossa Nova 60 Anos Rio Othon Palace - Salão Bossa Café (Copacabana) 08 – Claudia Telles 15 – Doris Monteiro 22 – Chico Batera 29 – Andrea Montezuma

Teatro Ipanema 08 – Letícia Novaes 12 - A.Nota: Bondesom & B.Negão  19 - A.Nota: Kassin & Wado  26 - A.Nota: Vulgue Tostói & Ventre

Teatro Café Pequeno 14 – Julia Mestre 21 - Lilian Menezes Trio 28 - Marcelo Fedrá 29 - CCMP Fest 2: Montechiari Project / Anjos de Vidro  30 - CCMP Fest 2: Blind Horse / Arcpelago Teatro XP Investimentos (Jockey Club) 13 - Dori Caymmi 20 - Pedro Luís

Imperator 08 – Jorge Aragão 10 – Olivia & Francis Hime 13 – Márcio Gomes 19 – Jazz Pras Sete: Vitor Karyello 4Teto 27 – Alaíde Costa & Áurea Martins: Elizethíssima 30 – Forró Lánalaje: Ustrês / DJ Edna Carvalho

Cidade das Artes 07 - Semana Internacional de Piano: Duo Miroirs (Antonello d’Onofrio & Claudio Soviero) (ITA) 08 - Semana Internacional de Piano: Simon Ghraichy (FRA) 14 - Philip Glass - 80 Anos

Teatro Municipal de Niterói 13 - Nelson Sargento & Paulão 7 Cordas: Sambas & Histórias 14 – Focus (HOL) 29 e 30 – João Bosco

Planet Music (Cascadura) 09 - Nove Zero Nove / Venice / Triunfe  15 - D.P.R. / Fokismo / Força & Honra / Born2Bleed / Norte Cartel Casa Aberta (Rocha) 09 - Zé Bigode y Clara Anastácia Rota 65 (Olaria) 02 - Plebe Rude 16 - Finis Africae

Centro de Referência da Música Carioca (Tijuca) 08 - André Grabois & João Brasileiro - Homenagem a Elomar 09 - Duo Manu Santos & Tuca Alves 13 - Juliana Maia 15 - Marcello Furtado - Homenagem a Benito de Paula 16 - Alice Passos & Breno Ruiz & Miguel Rabello 20 - Eduardo Canto 22 - Paulo Bi 23 - Gabi Buarque 27 - Alice Sales 30 - Roda de Rock: Cássia Novello (16h) 30 - Laura Finocchiaro (19h30)

Festival Harmonia (Parque das Figueiras / Lagoa) grátis 07 – DJ Camilla Brunetta / DJ Thay Girão / Bianca Chami / Luckas Lins / DuoBiarritz (entre 12h e 22h) 08 – DJ Camilla Brunetta / Orquestra de Cordas da Grota / DJ Thay Girão / DJ Dakid / Tom Rezende / Pedro Marzano 09 – DJ Camilla Brunetta / DJ Luckas Lins / Banda Quarto e Cozinha / DJ Thay Girão / DJ RV / Lica Tito / DJ Dakid 10 – DJ Larissa Busch / DJ Camilla Brunetta / DJ Thay Girão / AMescla / DJ Dakid / GilSoul / DJ Tucho

Festival Sonora 08 - Parque das Ruínas: Bel / Aline Gonçalves Convida Susanne Paul  09 - Etnohaus: Luisa Correa / Marcela Velon - Participação: Andreia Mota & André Grabois  10 - Donninha Delivery: Ana Frango Elétrico / Luiza Brina  14 - Centro da Música Carioca: Ivy Morais / Claudia Castelo Branco - Participação: Michele Leal  15 - Parque das Ruínas: Angélica Duarte / Carol Panesi - Participação: Luísa Lacerda 16 - Etnohaus: Claudia Dantas / Carcaju  17 - Donninha Delivery: Cleo MC / Laura Lagub  21 - Centro da Música Carioca: Natalia Carrera / Andrea Dutra  22 - Parque das Ruínas: Lazir Sinval / Selma Mendes  23 - Etnohaus: Amora Pêra / Cacala Carvalho - Participação: Bow Bow Cogumelo  24 - Donninha Delivery: Elisa Queiroz / Gabi Buarque  28 - Centro de Música Carioca: Belliza Luar / Ilessi  29 - Parque das Ruínas: Yasmin Alves / Maytê Corrêa  30 - Etnohaus: Diana Nascimento / Iara Ferreira / Luana Dias / Manu Cavalaro / Ignez Perdigão & Mariana Bernardes

Festival Playing For Change grátis 23 - Casa da Cultura de Belford Roxo: Sangue Rasta Convida Mathias & Panela Zen, Amani Kush, Seea Rasta, Original Raiz, Roger Hitz, Louise Naturize (09h) 23 - PEGA Duque de Caxias: Corcel Mágico / Sudra / Renata Gomes / Passinho BF (14h) 23 - Rede Funk Social São Gonçalo: Dia Dos Loucos / MC Douglas Vieira / MC Renato Patrão / Analu Custódio (14h) 23 - Food Park Carioca Maracanã: Bel Almeida / Indian Brothers / FishEye (17h) Parque das Ruínas (Santa Teresa) 03 - Orquestra de Sopros Pró-Arte - Participação: Kiko Horta & Marcelo Caldi 09 - Feira Vegannezando: Melodica Vibezz / Laura & Luísa / Kerubim (10h) 09 - Victor Mus (17h30) 10 - Matheus Schneider Quartett 17 - MEB - Boca do Mundo 30 - Laura Zannet

Motim (Centro) 15 – Chico de Barro / Papisa (SP) 22 - 5 Anos da Hi Hat Girls! Escritório (Centro) 07 - Matinê Tropical Fuzz: Carbo / McGee & The Lost Hope 09 - Os Vulcânicos / Blastfemme 16 – Dedo / Tantão & Os Fita 30 – Lê Almeida Casa de Baco (Lapa) 01, 15 e 29 - Ana Costa 02, 16 e 30 - Primavera das Mulheres 05, 12, 19 e 26 - Bondesom 06, 13, 20 e 25 - Hermenegildo59 07 - Mussa 08 - Pietá 14 - Gastão Villeroy 21 - Badi Assad 22 - Dudu Oliveira Ganjah (Lapa) 12 - Samba Independente dos Bons Costumes  15 - Tyaro Maia 16 - Dub Ataque 18 - Chico Chico & João Mantuano  21 - De Leve & DJ Erik Skratch

FM Hall/AEROPORTO SANTOS DUMONT 19h – grátis 12 – Faro MPB: Marcelo Jeneci 13 - Banda 15 Dias 26 – Faro MPB: ? Museu de Arte do Rio (Centro) 29 - MAR de Música: Black Alien / Baile da Ademafia CCBB (Sala 26 / 4º andar) 19h30 – grátis 15 - Festival Espaço Sideral - Cidades Criativas: Negro Leo & Felipe Neiva (pocket show)

Espaço BNDES 19h – grátis 13 – Ithamara Koorax 14 - Luísa Lacerda & Quarteto Geral 21 – Coralito 27 – Quaterna Réquiem 28 - Roberto Menescal Casa do Choro (Centro) 13 - Déo Rian - Homenagem a Jacob do Bandolim  14 - Quarteto de Bandolins  20 - Pedro Amorim  27 e 28 - Pedro Miranda

Circuito SESI 13 - Centro: Laura Lagub 15 - Jacarepaguá: Paulinho Moska 20 - Centro: Paulinho Moska Circuito SESC 09 - Duque de Caxias: Da Ghama (15h - grátis) 13 - Ramos: Autoramas (15h - R$ 20) 14 - Tijuca: Autoramas (20h - R$ 20) 15 - Niterói: Autoramas (19h - R$ 20) 16 - Engenho de Dentro: Bagunço (16h - grátis) 17 - São João de Meriti: Da Ghama (19h - R$ 20) 17 - São Gonçalo: Autoramas (19h - R$ 20) 26 - Ginástico: Joyce (19h30 - R$ 25) 26 - Copacabana: Primavera nos Dentes (Charles Gavin, Duda Brack, Paulo Rafael, Pedro Coelho - Homenagem ao Secos & Molhados) (20h30 - R$ 25) 27 - Copacabana: João Donato & Donatinho (20h30 - R$ 25) 28 - Tijuca: João Donato & Donatinho (20h - R$ 20)

MIXX: 08 e 15 – Banda Neuttra – Shopping Grande Rio / São João de Meriti (19h – grátis) 08 - Festival From Hell: Nunslaughter (EUA) / Velho / Farscape / Creptum (SP) – Sport Clube Mackenzie / Méier 08 - Miss Kittin (FRA) – Hostel Canoas / São Conrado 08 - Giovana Adoracion – Bar Itália / Niterói 08 - Rio Na Rua: Matheus VK – Praça Nelson Mandela / Botafogo (20h30 – grátis) 08 - Bike (SP) / Oruã / DJ Gordinho – Aparelho / Praça Tiradentes 08 - O Rappa - Tour de Despedida – Quadra da Grande Rio 08 - Djonga / Sant / Lado A / Kayuá – Bar do Blues / São Gonçalo 08 - Segura O Grave / Bloco do S – City Lab / Santo Cristo 08 - Festa Batekoo: Blackyva – Viaduto de Madureira 09 - Punching Namard / Vulppe / Punk AnimalZ / Filhos do Totem / MC JPunk / Ocupa Sound – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno / Niterói (10h – grátis) 09 - Regorge / Hellmen / Hurt / Indigestu – Usina do Metal / Nilópolis (17h – contribuição voluntária) 09 - RockZone Fest: Romeu / Solve / Reverb – Hashtag Bar / Vista Alegre (19h – grátis) 09 - Insanity Rock Fest: Moby Dick Rock Club / Cateto Oposto – Lona Elza Osbourne / Campo Grande 09 - Semana Internacional de Piano: Encerramento – Sala Cecília Meireles / Lapa 09 - Zambrotta Lo-Fi (PE) / Pessoas Como Nós – Rock´N Beer Pub / São Gonçalo (21h – grátis) 09 - Blind Horse / Gods & Punks – Néctar / Vargem Grande 10 - MIG - Movimento Independente Grunge: Séquito / Frogslake / Canella Seca / Dive – Rock´N Beer Pub / São Gonçalo (14h – grátis) 10 - Jamevú Sessions: Saulo Duarte (PA) – Casa Francisco / Santa Teresa  10 - MorMaÇo 07: Biltre - Praça dos Direitos Humanos / Nova Iguaçu (17h – grátis) 10 - Orquestra Petrobras Sinfônica – Carioca Shopping (17h – grátis) 12 - Lúcia Helena Weiss & Pedro Franco - Participação: Flora Purim & Marfa Kourakina – Centro Cultural da Justiça Federal / Centro 13 - Quintavant: Terry Riley & Gyan Riley – Sala Mário Tavares / Centro 14 – Chico Batera - Casa Julieta de Serpa / Flamengo

16 - Roda Cultural: Zona Restrita BXD / Banda Defon – Praça da Ponte Enviesada / Belford Roxo (11h – grátis) 16 - Alternativo Rock Club: Hawaii Carioca / Dois ou Dez / Jerry Matarazzo – Food Park Carioca / Maracanã (17h – grátis) 16 - Hip Hop Conhecimento: DJ Dree – Soma Hub / Duque de Caxias (19h – grátis) 16 - Festival Sounds: Kapitu / Vulppe – Clube Naval / Niterói 16 - Mulheres de Buço - Participação: Biltre / Minha Luz É De Led DJ Set – Estúdio Floresta / Cosme Velho 17 - Ensaio do Tambores de Olokun – Altura do Belmonte / Praia do Flamengo (16h – grátis) 17 - Lumus: Guaporés / Choclo / Filtra / Fábrica Nômade Sonora – Galpão Ladeira das Artes / Cosme Velho 17 - Orquestra Petrobras Sinfônica – Theatro Bangu Shopping (19h – grátis) 17 – Azymuth - Casa Julieta de Serpa / Flamengo 20 - Cintia Graton & Marina Cyrino: Le Chant Oublié – Maison de France 22 - Jazz Out: Tim Maia in Jazz – Hotel Vila Galé / Lapa 23 - El Toro Fuerte / gorduratrans / Fábio de Carvalho – Buda Burger / Duque de Caxias 23 - Victor Biglione & Bárbara Mendes – Bangalô / Barra da Tijuca 23 - Dream Team do Passinho Canta e Dança Jackson Five – Lona Carlos Zéfiro / Anchieta 24 - Lona Rock Sunday: Homobono / Diogo Gameiro / Jomar Schrank / Xha de Folhas Experimentais – Lona Terra / Guadalupe (14h – contribuição voluntária) 24 - Festival Headbanger Force: Dixie Heaven / Decifra-me / Ceiffador / Sentido Oposto / Arena / 7HE A77IC – Lira de Ouro / Duque de Caxias 27 - Baculeju da Sandra de Sá – Teatro Glaucio Gill / Copacabana 28 - Rael Canta Vinícius de Moraes – Theatro Bangu 30 - Hip Hop Conhecimento: Yas Werneck – Instituto Enraizados / Nova Iguaçu (16h – grátis) 30 – Leila Maria - Moviola Bistrô / Laranjeiras 30 - Matheus VK – Galpão Gamboa

Mostra Rússia: Um quarto de século através do cinema: traz o que há de mais relevante no cinema russo contemporâneo para a CAIXA Cultural Rio de Janeiro. A programação inclui, dentre outros destaques, três estreias em território nacional: Fábrica “Esperança” (2014), de Natália Meshaninova; Blues de Grozny (2015), de Nicola Belucci; e o premiado Algo Melhor por Vir (2014), da jovem diretora Hanna Polak. 19 de setembro a 1º de outubro (terça a domingo)

PROGRAMAÇÃO DO BLUE NOTE JAZZ CLUB RIO (ONDE ERA A MIRANDA, NO COMPLEXO LAGOON, NA LAGOA, LADO LEBLON):   16/09 – Sábado 21:00 Baby do Brasil 23:30 Baby do Brasil   17/09 – Domingo 20:00 Baby do Brasil 22:30 Baby do Brasil   20/09 - Quarta-feira   20:00 Jaques Morelenbaum convida   27/09 - Quarta-feira 20:00 Anne Paceo 28/09 Quinta-feira   20:00 Orquestra Atlântica 22:30 Orquestra Atlântica    Outubro   04/10 - Quarta-feira 20:00 Ala.Ni 05/10 – Quinta-feira 20:00 Chris Botti 22:30 Chris Botti  06/10 – Sexta-feira 21:00 Chris Botti 23:30 Chris Botti    07/10 – Sábado 21:00 Chris Botti 23:30 Chris Botti    08/10 – Domingo  20:00 Chris Botti 22:30 Chris Botti  11/10 - Quarta-feira 20:00 Teresa Salgueiro 22:30 Teresa Salgueiro    12/10 – Quinta-feira 20:00 Teresa Salgueiro 22:30 Teresa Salgueiro    20/10 – Sexta-feira 21:00 Chick Corea & Steve Gadd Band 23:30 Chick Corea & Steve Gadd Band   Novembro 02/11 Quinta-feira 20:00 Spyro Gyra 22:30 Spyro Gyra   03/11 Sexta-feira 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   04/11 Sábado 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   15/11 Quarta-feira 20:00 Laura Perrudin   16/11 Quinta-feira 20:00 Didier Lockwood Trio 22:30 Didier Lockwood Trio

ULTRA BRASIL ANUNCIA A PHASE 1 DE SEU LINEUP PARA A EDIÇÃO 2017: ADAM BEYER, ALESSO, ARMIN VAN BUUREN, DAVID GUETTA, JAMIE JONES, JOSEPH CAPRIATI, SASHA & JOHN DIGWEED e THE MARTINEZ BROTHERS SERÃO HEADLINERS FESTIVAL ACONTECE NOS DIAS 12, 13 E 14 DE OUTUBRO NO SAMBÓDROMO DO RIO



MIMO FESTIVAL 2017: os principais destaques do line-up. A edição de Paraty é inteiramente dedicado a mulheres, e traz representatividade trans. Teremos artistas como Oumou Sangaré,, Teresa Salgueiro, Liniker e Os Caramelows, As Bahias e a Cozinha Mineira, entre outros. No Rio e em Olinda teremos Emir Kusturica, Ondatropica, Nouvelle Vague

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe a 8ª edição do Festival Assim Vivemos com 32 filmes com temática sobre deficiência de 19 países COM ENTRADA FRANCA, A SEDE DO CCBB SP RECEBE O EVENTO ENTRE 20 DE SETEMBRO E 1º DE OUTUBRO

SOM: A HISTÓRIA QUE NÃO VEMOS                   CCBB Rio de Janeiro – 13 de setembro a 2 de outubro                    CCBB São Paulo – 4 a 23 de outubro     O som sempre esteve presente nas nossas vidas. Desde o quarto mês de gestação, é o primeiro sentido que desenvolvemos. É por meio do som que se dá nosso primeiro contato com o mundo exterior. Com ele, nossa personalidade ganha seus contornos iniciais. Mas, na sala escura do cinema, muitas vezes, ele não tem o seu valor reconhecido

Após sucesso de público e crítica em São Paulo, o espetáculo teatral “Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar”  realiza curta temporada na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 22 de setembro a 1º de outubro (sexta a domingo). sempre as 19h

HAPPY LAPA: nova happy hour estreia no Teatro Odisséia, dia 22 de setembro, sexta-feira   De 19h às 22h, evento apresenta shows da banda Zé de Albuquerque (SP) e da dupla Chico Chico e João Mantuano (RJ), com o comando da experiente DJ TataOgan nas picapes. Produzido por Leonardo Rivera, da Astronauta Discos, e com entrada a R$10,00, os 100 primeiros que chegarem não pagam  

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 9 de setembro a 12 de novembro de 2017, a exposição Natureza Concreta, que discute e aprofunda um tema de interesse permanente na arte, na ciência e na filosofia: as relações dos seres humanos com a natureza e o mundo que os cerca. Entre fotografias, vídeos e instalações em formatos variados, serão apresentadas 94 obras de 17 artistas e grupos brasileiros. O projeto tem curadoria de Mauro Trindade e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

VIMIC ABRIRÁ SHOWS DO MEGADETH NO BRASIL EM NOVEMBRO   Banda de Joey Jordison, ex-baterista do Slipknot, se apresenta no país pela primeira vez

EXPO TOZ: O ARTISTA GRÁFICO TOZ, é o convidado do projeto “Os Amigos da Gravura”, que está completando 25 anos. A inauguração é no dia 14 de setembro (para convidados) e 15 (para o público), NO MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU/SANTA TERESA

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers