Pages

Sunday, June 29, 2014

O FANTÁSTICO MR. ANDERSON

 
   DESDE QUE VI UM FILME DO WES ANDERSON PELA PRIMEIRA VEZ, 'THE ROYAL TENEMBAUMS' (QUE NAO ERA O SEU PRIMEIRO, SÓ FUI VER 'RUSHMORE' DEPOIS EM VIDEO, E 'BOTTLE ROCKET', NA TV PAGA), FIQUEI FASCINANDO COM O CARA, QUE, DE CARA, APRESENTAVA UM ESTILO TODO PROPRIO DE FILMAR E DE IMAGINAR AS COISAS. QUE ELE SÓ FOI APERFEIÇOANDO A CADA TRABALHO. ATÉ CHEGAR NO SENSIVELMENTE ROMANTICO 'MOONRISE KINGDOM' (2012).



  RECENTEMENTE, ASSISTI A 'THE GRAND BUDAPEST HOTEL' (EM CARTAZ). E CHAPEI DE NOVO. NESTE, WES PARECE QUE JUNTOU TODAS AS SUAS MANIAS E OBSESSÕES NUM FILME SÓ, COMO SE ESTIVESSE BRINCANDO COM UMA ENORME CASA DE BONECAS (USA MUITAS MAQUETES PARA IMAGINAR SEUS MUNDOS, COMO STORYBOARDS), DISPONDO DOS PERSONAGENS DE MODO CRIATIVO E FASCINANTE, E ENROLANDO O TODO NUM EMBRULHO MUITO BEM FEITO, COMO AQUELES DOS REFINADOS DOCES EUROPEUS.



  OS FILMES DO CAMARADA SÃO DIFÍCEIS DE EXPLICAR, PQ SÃO MAIS PARA SEREM  VISTOS, ABSORVIDOS, SORVIDOS. E NO CINEMA. POR ISSO, MESMO JA TENDO SAIDO O BDRIP, ESPEREI PELA CABINE. PQ A FOTOGRAFIA SEMPRE É UM SHOW À PARTE. EM BUDAPEST, COMO NUNCA ANTES, ELE JUNTOU UMA TAL QUANTIDADE DE (BONS) ATORES -- ALGUNS PARA APENAS UMA OU DUAS CENAS --, QUE, FICA CLARO QUE, ESTES DEVEM SE OFERECER PRO CARA. ALÉM DOS CONTUMAZES OWEN WILSON, BILL MURRAY E JASON SCHWARTZMAN, TEMOS AGORA MATTHIEU ALMARIC, LEA SEYDOUX, WILLEM DAFOE, ADRIEN BRODY, TILDA SWINTON (BIS), HARVEY KEITEL, JUDE LAW, F. MURRAY ABRAHAM, JEFF GOLDBLUM, EDWARD NORTON, TOM WILKINSON, SAOIRSE RONAN ETC ETC ETC. MAS, O FOCO ESTÁ NOS PERSONAGENS DE RALPH FIENNES (SEN-SA-CIO-NAL!) E DO DESCONHECIDO GAROTO TONY REVOLORI.



  INSPIRADO EM ESCRITOS DE STEPHEN ZWEIG (E, POR ISSO, A TRAMA É NARRADA COMO SE FOSSE A LEITURA DE UM LIVRO ANTIGO, COMEÇA NOS ANOS 80, REGRIDE PARA OS 60S E, DEPOIS, PULA PARA OS 30S, ONDE TRANSCORRE), ANDERSON NOS APRESENTA UMA HISTÓRIA DE CRIME E PERSEGUIÇÃO, COM MUITO BOM HUMOR, PASSADA NUMA EUROPA QUE NAO EXISTE MAIS. AQUELA, QUE ESTAVA SITUADA, SOBRETUDO, ENTRE AS DUAS GRANDES GUERRAS, REPLETA DE PAÍSES EXTINTOS (TCHECOESLOVAQUIA, IUGOSLAVIA ETC), ATRAVES DE UM LUGAR FICTÍCIO E UM HOTEL IDEM. E NOS DÁ CENAS QUE ATÉ ME LEMBRARAM POLANSKI EM 'A DANÇA DOS VAMPIROS' (UMA ABSURDA PERSEGUIÇÃO DE TRENÓ, P EX). SÓ SEI QUE, NO FIM, DEU VONTADE DE SAIR DANÇANDO A BALALAIKA QUE TOCA NOS CRÉDITOS DE ENCERRAMENTO =)



VOU REVER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL...

Wednesday, June 18, 2014

B-TREIZE VS B-THIRTEEN



   ESTREOU NO BRASIL, O ULTIMO FILME QUE PAUL WALKER DEIXOU COMPLETO (ELE MORREU NO MEIO DAS FILMAGENS DE FAST&FURIOUS 7), 'BRICK MANSION' (13* DISTRITO), VERSÃO AMERICANA DO JÁ CLÁSSICO 'B-13' (BANLIEUE 13, 2004), QUE, COM ROTEIRO DE LUC BESSON, APRESENTOU PARA O MUNDO AS INCRIVEIS ROTINAS DO LE PARKOUR, INVENTADO POR UM DOS ATORES DO FILME ORIGINAL, E TBM DE SEU REMAKE, O STUNTMAN DAVID BELLE. AQUI, B-13 SAIU DIRETO EM VIDEO, BEM COMO SUAS CONTINUAÇÕES, 'ULTIMATUM' E 'B-14' (ESTE, AINDA NÃO LANÇADO). UMA PENA. O PRIMEIRO MERECIA TER FEITO SUCESSO NOS CINEMAS, PQ, ALÉM DE ELETRIZANTE, TRAZ CENAS JAMAIS VISTAS ANTES NA TELA. INCRÍVEIS, PQ FORAM REALMENTE FEITAS PELO BELLE, SEM EDIÇÕES OU TRUQUES. O QUE O LEVOU A FAZER A ABERTURA DE UM JAMES BOND.



  COMO O ROTEIRO DA VERSÃO É O MESMO DO LUC BESSON (QUE, AQUI, NÃO DIRIGE, SÓ ROTEIRIZA, COMO TBM FAZ NOS FILMES DA SERIE 'TRANSPORTER'), ELE APENAS ADAPTOU A TRAMA PARA TERRITÓRIO AMERICANO (SAIU DOS SUBURBIOS DE PARIS PARA OS GUETOS DE DETROIT). ENTAO, QUEM CONHECE O ORIGINAL SABE QUE A TRAMA ENVOLVE UM POLICIAL INFILTRADO NO GUETO (PAUL WALKER), AJUDADO POR UM LOCAL (DAVID BELLE) QUE PRECISA ACHAR E DESARMAR UMA OGIVA NUCLEAR QUE ESTA EM POSSE DO REI DO CRIME DO B-13 (AGORA, O RAPPER RZA), E QUE ACABAM DESCOBRINDO UMA TRAMA MUITO MAIOR POR TRAS DA MISSAO A QUAL FORAM INCUMBIDOS. A DIFERENÇA É QUE O FILME AMERICANO É PG-13, ENTAO, PEGAM MAIS LEVE NA VIOLENCIA E NO PALAVREADO. E, COMO WALKER NAO ERA PARKOURISTA, USOU DUBLÊS E LUTA MAIS DO QUE PULA, O QUE DÁ AO FILME UMA EDIÇÃO MAIS PICOTADA DO QUE O ORIGINAL, O QUE TIRA UM POUCO DA DINAMICA E DA EMOÇÃO.



  COMO O FILME SE PASSA EM DETROIT, NUM FUTURO PROXIMO E NO GUETO, ACABA SENDO MAIS EFICAZ DO QUE O REMAKE DE ROBOCOP, P EX, QUE ACABOU INDO APENAS PARA O LADO EMOCIONAL, ESQUECENDO DA REALIDADE EM VOLTA. MAS, COMO APENAS BELLE É PARKOURISTA (NO FRANCES, O STUNTMAN CYRILL RAFFAELLI FAZIA O PAPEL DO POLICIAL), O FILME É MUITO EDITADO, A CENSURA É QUASE LIVRE E O FINAL TEM AQUELAS MORAIS AMERICANAS, ELE FRACASSA EM LEVAR PARA PLATEIAS MUNDIAIS (ATRAVES DA PRESENÇA DE WALKER E DA DISTRIBUIÇÃO DE UM ESTUDIO AMERICANO) UMA BOA IDEIA ORIGINAL. É MELHOR FICAR COM A MATRIZ FRANCESA, QUE SE ACHA COM FACILIDADE EM BANCAS DE DVDS POR $10 (É O TITULO MAIS VENDIDO DA CALIFORNIA FILMES NO BR, ME INFORMARAM). ATE HJ, AINDA MANDA BEM...

TRAILER DO REMAKE:



E A SENSACIONAL CENA DE ABERTURA DO ORIGINAL:






Thursday, June 05, 2014

ADEUS (OU ATÉ BREVE)?




  QUEM É DA GERAÇÃO SHOPPING CENTER NEM TEM IDEIA DO QUE VOU CONTAR. MAS, ATE OS ANOS 80, OS CINEMAS ERAM, BASICAMENTE, DE RUA. OCUPAVAM, GERALMENTE, O SEU PRÓPRIO PREDIO E, INVARIAVELMENTE, ERAM IMENSOS. QUANDO COMECEI A IR AO CINEMA SOZINHO FOI A EPOCA EM QUE ELES COMEÇARAM A SUMIR, FECHAR, VIRAR OUTRA COISA. A MAIORIA DELES, NO RIO, FICAVAM NA CINELANDIA (O NOME JA DIZ), TIJUCA (PRAÇA SAENZ-PEÑA E ARREDORES) E COPACABANA (MAS, NO MÉIER, HAVIA O IMENSO IMPERATOR, HOJE, UM CENTRO CULTURAL). NAO CHEGUEI A IR NOS METRO DE COPACABANA E TIJUCA (QUE FORAM OS PRIMEIROS DA CIDADE A TER AR CONDICIONADO, ERAM REPLICAS DE CINES METRO AMERICANOS, HOJE, OS DOIS SÃO LOJAS DA C&A), MAS O METRO PASSEIO (QUE DEPOIS, VIROU METRO BOAVISTA, MUDARAM A FACHADA E O MODERNIZARAM) ERA O MEU FAVORITO. A MAIOR TELA (150 GRAUS DE CURVATURA, MAIOR DO QUE A DO IMAX DO UCI), SALA ESTILO STADIUM, SOM SENSURROUND (O PRIMEIRO A TER, JUNTO COM O ROXY) E UMA PIPOCA AMANTEIGADA ESPETACULAR, FEITA NUMA MAQUINA AMERICANA, QUE, DEPOIS, FOI PRO CONDOR DO LARGO DO MACHADO, DA MESMA EMPRESA. ALIAS, O CONDOR, QUE TBM TINHA TELA 70MM, VIROU IGREJA EVANGELICA. E O METRO PASSEIO, TÁ LÁ, FECHADO E APODRECENDO.



  OS CINEMAS DE RUA, ALEM DE IMENSOS, NAO TINHAM LUGAR MARCADO, NEM ERA PRECISO SAIR APOS ACABAR A SESSAO. VC PODIA FICAR LA O DIA INTEIRO. ERA BOM PRA QUEM ESTAVA MATANDO AULA,  VAGABUNDEANDO. FIZ MUITO ISSO. JA FIQUEI HORAS NO PAISSANDU (QUE ESTÁ LÁ, FECHADO), DURANTE UM FESTIVAL DE SCI-FI, JA QUE CADA SESSAO EXIBIA UM FILME DIFERENTE (VI 'ALPHAVILLE' E 'IDAHO TRANSFER') E NUMA MOSTRA DOS IRMÃOS MARX. MAS, NOS CINEMAS DO CENTRO, ERA RUIM, PQ LEVAVA UM BANDO DE DESOCUPADOS E PRATICAMENTE MORAREM LA DENTRO. E ISSO IMPLICAVA EM MUITA GENTE ESTRANHA TE ASSEDIANDO OU TE SEGUINDO ATE O BANHEIRO. ISSO, MESMO ANTES DE ALGUNS PASSAREM A EXIBIR FILMES PORNOS (CASO DO VITÓRIA E DO ODEON). ERAM SALAS DE PEGAÇÃO. JA FUI INCOMODANDO ENQUANTO TENTAVA VER 'VESTIDA PARA MATAR', NO CINE VITORIA (ATUAL LIVRARIA CULTURA) OU NUMA SESSÃO DE 'MAD MAX 2', NO ODEON. ATE PQ, O CINEMA ERA BARATO. COM QUALQUER TROCADO, VOCE ENTRAVA NUMA SESSÃO. ACHO QUE, EM PREÇOS ATUAIS, COM QUALQUER CINCO CONTOS, VOCE ENTRAVA NUM. EU SEMPRE TINHA O SUFICIENTE NO BOLSO. E AINDA SOBRAVA PRA COMPRAR BALA.



  NAO LEMBRO EXATAMENTE QUAL FOI O MEU PRIMEIRO GRANDE CINEMA, PROVAVELMENTE, UM QUE TINHA NA PRAIA DO FLAMENGO, ONDE HJ É UMA IGREJA EVANGELICA, JA QUE FICAVA EMBAIXO DE MEU PRÉDIO (ONDE VI 'THE LAST WALTZ'). COMEÇOU COMO BRUNI FLAMENGO E DEPOIS, DIVIDIDO, VIROU LIDO 1 E 2. MAS, PREFERIA IR SEMPRE NOS MAIORES. ERAM MUITOS: METRO (ONDE VI OS DOIS PRIMEIROS 'INDIANA JONES'), ODEON (ESTREIA DE 'STAR TREK: O FILME'), PALACIO (THE EMPIRE STRIKES-BACK), ROXY (O PRIMEIRO ALIEN), RIAN (JA NO FINALZINHO, VI DUAS SESSOES SEGUIDAS DE 'BLADE RUNNER'), LEBLON (SOBRETUDO SESSOES DE MEIA-NOITE, A DO PRIMEIRO 'DURO DE MATAR' FOI FODA), CONDOR LARGO DO MACHADO (ONDE AVISTEI MA BABE, NUMA PRÉ DE 'OS INTOCAVEIS'), ART TIJUCA (QUE, COM O FIM DO CINE OLINDA, ALI MESMO NA SAENZ-PEÑA, SE TORNOU O MAIOR EM NUMERO DE LUGARES, MAIS DE DOIS MIL!), OPERA, NA PRAIA DE BOTAFOGO ATUAL CASA & VIDEO (ONDE VI 'LOGAN´S RUN' EM 70MM) E TBM OS DE SAO PAULO, COMO O COMODORO CINERAMA (ONDE VI 'BACK TO THE FUTURE 2'). EM SP, HAVIA O CINESPACIAL, QUE TINHA TRES TELAS SIMULTANEAS, MAS NENHUMA DELAS IMENSA. EM ALGUMAS DESTAS SALAS, HAVIA UM RITUAL. A CORTINA VERMELHA SÓ ABRIA DEPOIS DE UM CARRILHÃO TOCAR UM SINAL QUE NEM NO TEATRO. O ODEON, ATE BEM POUCO TEMPO, AINDA FAZIA ISSO (QUANDO FUI LA VER 'KILL BILL' E 'KICK ASS', TEVE ISSO). DAI, AS LUZES APAGAVAM E COMEÇAVA A EXPERIENCIA MAGICA (E ÚNICA) DE VER FILMES. NUM TELÃO (NADA DE TELINHAS QUE PARECEM HOME THEATERS, COMO NOS DE SHOPPINGS). ERA OUTRA COISA.



  MAS, PQ TO ESCREVENDO ESTE POST? PQ, NESTA MESMA SEMANA, UM DIA DEPOIS DO OUTRO, SOUBE QUE O ODEON, NA CINELANDIA (QUE, REFORMADO, ESTAVA TININDO) VAI FECHAR SEM DATA CERTA PARA REABRIR (O GRUPO ESTAÇÃO, QUE O GERENCIA, TA FALIDO, E A GRANA QUE A PATROCINADORA, PETROBRAS, INJETA NÃO É O SUFICIENTE PRA COBRIR OS GASTOS) E, SURPRESA MAIOR (JÁ QUE É TOMBADO), O CINE LEBLON, TBM (FICA NUMA AREA IMENSA, MUITO VALORIZADA, VIDE FOTO). NO CASO DO LEBLONZAO, PARECE QUE VAO MANTER SÓ A FACHADA (POR CAUSA DO TOMBAMENTO) E UMA SALA DE CINEMA, MAS VAO FAZER TODO UM NOVO PREDIO A SUA VOLTA E EM CIMA). O ODEON É DOS ANOS 20 E SE MANTEM INTACTO HA DECADAS, TENDO SERVIDO, NOS ULTIMOS ANOS, PARA PRE-ESTREIAS INTERNACIONAIS ('OBLIVION', DO TOM CRUISE, 'HANGOVER 3', QUE TROUXE TODO O ELENCO) E PALCO PRINCIPAL DO FESTIVAL DO RIO. O LEBLON É O ULTIMO REMANESCENTE DE UMA ARQUITETURA DE CINEMA QUE O GRUPO SEVERIANO RIBEIRO SEGUIA, E QUE TINHA SIMILARES NOS JA EXTINTOS PALACIO (SÓ SOBROU A FACHADA) E CARIOCA (NA TIJUCA), ALEM DO S. LUIZ ORIGINAL. UMA ESTETICA MEIO ART DECO, COM MARMORES E UNS REBUSCADOS NOS TETOS E LATERAIS (ACHO QUE ERAM TODOS DO MESMO ARQUITETO). DO ROXY, SOBROU FACHADA E SAGUÃO.



   ESPERO QUE ESTAS (MÁS) NOTICIAS NÃO SE CONCRETIZEM. JA QUE, HOJE EM DIA, NO RIO, OS UNICOS DOIS UNICOS CINEMAS DE RUA (E QUE MANTEM AS SUAS CARACTERISTICAS ORIGINAIS) SAO O ODEON E O LEBLON, AMBOS DA FAMILIA SEVERIANO RIBEIRO, QUE AGORA INVESTEM NAS SALAS KINOPLEX (ELES TBM SÃO DONOS DO ICARAÍ, SALA IRMÃ DO LEBLON, ARQUITETURA IDENTICA, QUE TAMBEM PERMANECE FECHADA, EM NITERÓI, QUE JA TEVE UMA CINELANDIA NO CENTRO). OS DOIS ESTAÇÃO, EM BOTAFOGO, TBM SÃO DE RUA, MAS FORAM BEM ALTERADOS E DIVIDIDOS, EMBORA O ESTAÇÃO RIO AINDA GUARDE INTACTO O PREDIO ORIGINAL QUE JA ABRIGOU O CINE STAR, QUE DEPOIS VIROU O PORNÔ BOTAFOGO. TBM EM BOTAFOGO, O ARTEPLEX HOJE OCUPA O ESPAÇO ONDE FORAM OS CINES CORAL E SCALA. NESTE CASO, AS NOVAS SALAS SAO BEM MELHORES DO QUE AS ANTIGAS, QUE ERAM POEIRAS DECADENTES. NA TIJUCA QUE JA TEVE MAIS (E MAIORES) CINEMAS DO QUE A CINELANDIA), NAO SOBROU NENHUM (O CARIOCA, QUE VIROU IGREJA UNIVERSAL, MANTEVE TODA A SUA ARQUITETURA INTACTA, PODERIA VOLTAR UM DIA, UM SONHO). E, SEM O ODEON, A CINELANDIA NAO TERÁ MAIS RAZAO DE TER ESSE NOME. TRISTE...

ADENDOS:

1-INFELIZMENTE, NÃO É SÓ NO BR QUE OS GRANDES CINEMAS DE RUA FECHAM. É UMA TENDENCIA MUNDIAL. EM MANHATTAN, P EX, HJ EM DIA SÓ SOBROU O GRANDE ZIEGFELD (ONDE VI A PRÉ DE 'ROGER RABBIT'), AINDA HJ, USADO PARA PREMIERES. NA ILHA, AINDA SOBROU O PEQUENO CINE DE ARTE PARIS. E SÓ (EXISTEM UMAS MULTISALAS AQUI E ALI E ALGUNS RESISTENTES NO TIMES SQUARE, MAS NAO TAO MAJESTOSOS). ALIÁS, O CENÁRIO É MELHOR EM PARIS, ONDE NAO HA SHOPPINGS NA AREA CENTRAL, E O AMOR PELA SETIMA ARTE É GRANDE. CINEMAS DE RUA RESISTEM E SEMPRE COM FILAS NA PORTA. O MAIOR DELES, O GRAN REX (ONDE VI 'IMENSIDÃO AZUL', REALMENTE IMENSA), HJ TEM MULTI USO, SENDO USADO TBM PARA FESTAS EM SEU ANEXO NOS FINAIS DE SEMANA. JÁ EM LONDRES, SOBROU, BASICAMENTE, O ODEON DE LEICESTER SQUARE (NUNCA ENTREI), MEIO QUE IRMAO DO ODEON CARIOCA, POIS FICA NUMA AREA CENTRAL TURISTICA E ABRIGA TAPETES VERMELHOS DESDE OS PRIMEIROS FILMES DE JAMES BOND. E, EM LOS ANGELES, TERRA DO CINEMA, ELES RESISTEM PQ A CIDADE É LARGA E ESPAÇOSA, MAS APENAS EM REGIOES COMO WESTWOOD (O BRUIN E O FOX) E EM HOLLYWOOD (CHINESE). INCLUSIVE, REFORMARAM O ANTIGO CINERAMA PACIFIC DOME.

2-À PARTE O FATOR NOSTALGIA, É CLARO QUE OS CINEMAS ATUAIS SAO BEM MELHORES, TECNICAMENTE, QUE AS VELHAS SALAS DE BAIRRO, QUE, EM SEUS DIAS FINAIS, JA ESTAVA BEM DEFASADAS EM SOM E IMAGEM (EMBORA O METRO PASSEIO JAMAIS TENHA CAIDO NESTE QUESITO, ATÉ O FIM, SEMPRE FICAVA EM PRIMEIRO LUGAR NA LISTA DE MELHOR CINEMA DO RIO). MAS, PERDEM NO QUESITO TELA. MESMO O IMAX DO UCI PERDE PARA QUALQUER BOM CINEMÃO ANTIGO, JA QUE DE MAX SÓ TEM O NOME, EMBORA O SOM SEJA SENSACIONAL (IMAX MESMO, SÓ EM NOVA YORK, LONDRES E LOS ANGELES). HJ, TEMOS TBM AS TAIS SALAS DE LUXE, QUE LEVAM PARA O CINEMA A EXPERIENCIA CASEIRA, DE VER UM FILME DEITADO E COMENDO, ALEM DA PIPOCA. MAS, NAO É ISSO QUE ME FAZ SAIR DE CASA. SE ODEON E LEBLON ACABAREM, SERÁ O FIM DE UMA ERA.

ATUALIZAÇÃO: INFELIZMENTE, O GRUPO SEVERIANO RIBEIRO CONFIRMOU O FECHAMENTO DO LEBLON PARA BREVE (DURA SÓ ESTE MES DE JUNHO). NO LUGAR, SERA CONSTRUIDO UM PREDIO COMERCIAL, QUE TERÁ TRES NOVAS SALAS DE CINEMA. VALE LEMBRAR QUE, QUEM CHORA AQUI PELO FIM DO LEBLON, PREFERE IR NO KINOPLEX DO SHOPPING, NA ESQUINA. ESTIVE LA VENDO O ULTIMO FILME DA SERIE 'HUNGER GAMES', E A IMENSA SALA ESTAVA SÓ COM UM TERÇO DA OCUPAÇÃO, ISSO NUM SÁBADO À TARDE, EM SEMANA DE ESTREIA. POR OUTRO LADO, O CINE ICARAI (IRMÃO DO LEBLON), FINALMENTE, DEVE EM BREVE VIRAR CENTRO CULTURAL. ESTÃO NOS ACERTOS FINAIS.

POR OUTRO LADO, O GRUPO ESTAÇÃO INFORMOU QUE O ODEON ESTARÁ DE VOLTA EM SETEMBRO (EEEHHH!), A TEMPO DE SEDIAR A NOVA EDIÇÃO DO FESTIVAL DO RIO. VÃO SÓ TIRAR O MOFO. E, ALI DO LADO, EM BREVE, O CINE PALÁCIO (QUE FOI TODO REFEITO POR DENTRO) SERÁ REINAUGURADO, AGORA COMO TEATRO. MAS O METRO CONTINUA LÁ, FECHADO E APODRECENDO...

(*NOS VEMOS NO TWITTER @TOMLEAO)

NA CIDADE

NOVEMBERINAS:

Teatro Odisseia 17 – Siriun / Gutted Souls / Obituary (EUA)  21 – Delain (HOL) 26 - Vanguart / Ariella

Teatro Rival 16 – Tempero Carioca 17 - Eddie 22 – Rival Rebolado 23 – Nelson Sargento 25 – Festa Batmakumba: Abayomy 30 - Festival Norueguês: Sondre Lerche / Greni

Teatro Riachuelo 22 – Golden Boys

Casa Julieta de Serpa (Praia do Flamengo) 19 - Paris Jazz & Blues: Marcio Lott & Charles Marot Trio  26 - Paris Jazz & Blues: Carol Fazu

Coordenadas Bar (Botafogo) 05, 12, 19 e 26 – Pedro Baby & Convidados 21 - Sérgio Rocha Blues Band: Homenagem a Celso Blues Boy Estúdio Fórum (Botafogo) 24 - Sexta Infame: PxExNxE (COL) / Blaspherion / Lástima / Baga

Solar de Botafogo 16 – Paulo Malaguti 22 - Andrea Dutra & Cacala Carvalho & Elisa Queirós: Salto Triplo 24 - Kosmus / Aura / Psilocibina 29 – Gabriel Calisman Audio Rebel 17 - Ostra Brains / ‎Whatever Happened to Baby Jane (ES) 18 - Os Chás / Ente 19 - Altair Martins & Widor Santiago & Marcelo Magalhães Pinto & Didac Tiago & Roberto Rutigliano: Homenagem a Miles Davis & John Coltrane

Theatro Net Rio 27 -  Alessandra Verney  29 – Silva Canta Marisa Monte 

Blue Note 16 - Didier Lockwood Trio (FRA)  17 - Antônio Carlos & Jocafi Convidam Ithamara Koorax (20h)  17 e 18 - Amaro Freitas (22h30) 22 - Banda Zil (20h) 22 - Lina Nyberg (SUE) – Participação: Ilessi (22h30) 23 – Quarteto do Rio & Roberto Menescal – Participação: Joyce & Wanda Sá & Pedro Miranda (20h) 23 – Insula (22h30) 24 e 25 - Kenny Garret Quartet  29 e 30 - Ed Motta: Baile do Flashback

Ganjah Lapa 16 - Samba Que Elas Querem 17 - Anjos de Vidro / Mara Rúbia 22 - Conterrâneos 28 – Theozin

Sala Baden Powell 18 – Boca Livre 19 - Fhernanda Fernandes - Participação: Andréa França, Clarisse Grova, Nana Kozak, Ninah Jo, Sandra Duailib 22 – Doralyce & Maracutaia 25 - Augusto Martins & Paulo Malaguti 26 - João Carlos Assis Brasil & Carlos Navas

KM de Vantagens Hall 17 e 18 – Marisa Monte & Paulinho da Viola

Praça da Apoteose 18 e 19 - DNCE / Bruno Mars

Teatro da UFF (Niterói) 24 a 26 – MPB – a Era dos Festivais: Soraya Ravenle & Edu Krieger & Marcelo Caldi & Fabiano Salek & PC Castilho

Planet Music (Cascadura) 18 - Fugindo da Realidade / De Outono / Fall Back / Visceral Fear / We Are The Revenge  25 - For Annie / Ollie / Colorado / Visceral Fear

Imperator 19 - Folakemi / Jesuton / DJ Marcello MBGroove 20 – Mariene de Castro 21 – Terraço do Imperator: Jazz Pras Sete: Pimenta Jazz Trio 22 – Marcio Gomes 23 – Humberto Gessinger: “A Revolta dos Dândis – 30 Anos” 24 – Cidade Negra Canta Gilberto Gil 25 – Terraço do Imperator: Forró Lánalaje: Trio Ventura / DJ Edna Carvalho 25 – Paulinho Moska 26 - Fafá de Belém (com Manoel & Felipe Cordeiro): Guitarradas do Pará 28 – Coral Imperator

Centro de Referência da Música (Tijuca) 16 – Magali 17 – Carlos Uzêda 18 – Ana Costa & Carrapicho Rangel 21 - Dagô 23 – Felipe Adetokunbo 24 – Nina Rosa & Thiago Kobe 25 – Rodrigo Maranhão & Pretinho da Serrinha 29 – Joyce Cândido Canta Elis Regina  30 – Michel Taski O Pecado Mora Ao Lado (Praça da Bandeira) 15 - Acidez (MEX) / Pós-Sismo / Juventude Maldita (SP) / Dissgrama  18 - Sétimo Andar / Circus / Roterdan / Pilfer

Aparelho (Centro) 18 - Second Come 24 - Felipe Zenicola / Marcos Campello / Lucas Pires  Motim (Centro) 24 - Gragoatá / Vitor Milagres / Daniel Villares

Quintas no BNDES 19h - grátis 16 - Karla da Silva 23 - CDR Style 30 - Sergio Santos

Teatro Glauce Rocha (Centro) 16 - Fábrica Orquestra  23 - Alice Passos & Maurício Carrilho  30 - Olivia & Francis Hime CCBB 18 - Madrugada no Centro: Larissa Luz - Participação: MV Bill & Caio Prado / Festas Soul de Santa, Trap'in, QXO  Museu de Arte do Rio 24 - Sarau do Alemão / Rincon Sapiência

Som no Deck T.T. Burger - Leblon 19h - grátis 16 - Os Camelos 23 - Pimenta Jazz Trio 30 - Qinho

BRASIL EM TRANSE: Com curadoria de Ismail Xavier e coordenação da Sociedade Amigos da Cinemateca, em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Cinusp, esta Mostra reúne mesas de debate e exibição de filmes que acontece de 16 de novembro a 1º de dezembro, em São Paulo. CINEMATECA BRASILEIRA

Circuito SESC 17 - São Gonçalo: Cassiano & Trio Beija Flor (16h - grátis) 18 - Copacabana: Guilherme Pimenta Trio (16h - grátis) 19 - São Gonçalo: Monarco (16h - R$ 20) 20 - São João de Meriti: Ed Motta SOLO (16h - R$ 20) 24 - Niterói: De Leve (19h - R$ 20) 25 - Madureira: De Leve (17h - R$ 20) 25 - Ramos: Cassiano & Trio Beija Flor (17h - grátis) 25 - São Gonçalo: Bebeto (17h - R$ 20) 26 - Madureira: Dorina (17h - grátis) 26 - São Gonçalo: De Leve (19h - R$ 20) 29 - Tijuca: Marcelo D2 & SambaDrive (19h30 - R$ 20) 30 - Tijuca: De Leve (20h - R$ 20) ______________________________

MIXX: 17 – Santos – Praça XV 17 - Victor Bertrami Quarteto - Participação: Azymuth, Arthur Maia, Robertinho Silva, Kiko Continentino – Casa com a Música / Lapa 17 - Aether / Tempus Fugit – Lona Elza Osborne / Campo Grande 18 - Festival Rock no Parque: Bala N'Agulha / Dona Penha – Arena Dicró / Penha 18 - Wake The Dead Festival: Surra (SP) / Rats / Der Baum (SP) / Nove Zero Nove – Magé Futebol Clube 19 - Surra (SP) / Plastic Fire / Halé / Triunfe – La Esquina / Lapa

25 – Qinho - Ahlma.CC / Leblon 25 - AcaraJazZ: Bondesom / Juliana Linhares / Doralyce – Rio City Lab / Santo Cristo 26 - Alaska (SP) / Hover / Whipallas – La Esquina / Lapa 26 - Cervical / Mari & The GoodFellas / Facing Fear – Calabouço / Vila Isabel 29 - Baculeju da Sandra de Sá – Teatro Glaucio Gill / Copacabana

o MIMO, que chega a Olinda nesse fim de semana (17 a 19 de novembro).   É a última etapa de 2017 do festival – depois de passar por Portugal, Tirandentes, Ouro Preto, Paraty e Rio de Janeiro –, com 44 atrações gratuitas de música, cinema e educação.

Abertura da exposição de fotografias de Raymond Depardon, “Un moment si doux”, no dia 1º de novembro. Depois de passar por Paris e Buenos Aires, o CCBB Rio recebe as 170 fotografias de diferentes cores e formatos tiradas na Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Ate 22 de janeiro. qua-seg 9am-21pm. Grátis.

SHOW SOBREGAL - MARCELA MANGABEIRA Dia: 16 de novembro (quinta-feira) Horário: 20h Local: Teatro Municipal Café Pequeno Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269, Leblon - Rio de Janeiro, RJ Tel.: 2294-4480

50 ANOS DE CARREIRA: Antônio Carlos e Jocáfi convidam Ithamara Koorax Dia 17 de novembro (sexta) Blue Note Rio – Av. Borges de Medeiro, 1424 - Lagoa   SESSÃO: Sessão: 20 horas

Tropicália ganha exposição tech com livre reinterpretação conceitual Nos 50 anos do movimento, na Galeria BNDES   Os artistas Barbara Castro e Luiz Ludwig, do estúdio Ambos&&, apresentam uma livre reinterpretação dos conceitos do movimento tropicalista à luz da arte e da tecnologia. Com a exposição Vamos Comer, estimulam o público a “devorar” experiências sensoriais e orgânicas, incluindo quatro instalações de arte computacional. Ela está aberta a visitações na Galeria BNDES, no Rio, entre os dias 18 de outubro e 1º de dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h

Parque Villa-Lobos/SP recebe SlowKids em 18 de novembro     Evento gratuito busca desacelerar as crianças do universo tecnológico com um dia inteiro de brincadeiras tradicionais, teatro, literatura e música; “Kombi dos sonhos” será uma das novidades desta nona edição

MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO VOLTA À CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO   Histórias extraordinárias apresenta uma seleção com os melhores filmes recentes do país vizinho. Debates com cineastas e especialistas completam a programação Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro  (Metrô e VLT: Estação Carioca) Telefone: (21) 3980-3815 Data: de 07 a 19 de novembro de 2017 (terça-feira a domingo)

'Cria', novo espetáculo de Alice Ripoll no grupo Suave, traz 'dancinha', dança contemporânea e funk ao Sergio Porto/HUMAITÁ e ao Centro Coreográfico. o trabalho estreia dia 17 com 10 dançarinos em uma mistura inovadora que também traz a dança afro, o afrofunk, o passinho, contato- improvisação e linguagem teatral de 17 a 20 de novembro de 2017 Horários: Sexta-feira - 21h                 Sábado - 21h                 Domingo - 20h                 Segunda-feira - 21h

O espetáculo “Kid Morengueira – Olha o breque!” homenageia Moreira da Silva (1902 – 2000), o cantor que popularizou o samba de breque, tornando-se um ícone da música brasileira. O samba permitiu a ele criticar, sempre com muito bom humor, os poderosos com seus desmandos, os malandros que conheceu na noite, e os compositores que ajudou a tornar conhecidos. A peça estreia para uma curta temporada no Teatro I do Sesc Tijuca - de 03 de novembro a 03 de dezembro, de sexta a domingo, sempre às 20:00.

Após o sucesso da temporada nos meses de abril e maio desse ano, que passou por sete cidades brasileiras e esgotou em todas as praças, o espetáculo “STOMDUP” de Tom Cavalcante volta para novas apresentações no Rio de Janeiro (dia 01 de novembro, no Teatro Bradesco Rio); Natal (dia 30 de novembro, no Teatro Riachuelo); Fortaleza (dia 01 de dezembro, no Teatro RioMar Fortaleza).

SOLID ROCK: a participação da banda Lynyrd Skynyrd no Solid Rock (Curitiba, Pedreira Paulo Leminski, dia 12/12; São Paulo, Allianz Parque, dia 13/13; e Rio de Janeiro, Jeunesse Arena, dia 15/12) acaba de ser CANCELADA por motivos pessoais da banda. No lugar, Cheap Trick será a banda que fará parte do lineup, junto do Deep Purple e Tesla. Mais informações sobre devolução de ingressos serão divulgadas em breve.

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers