Pages

Wednesday, June 22, 2016

DE VOLTA AO COMEÇO





Vinte e um anos depois de lançar marcas como Alexandre Herchcovitch, Cavalera e Chilli Beans, o Mercado Mundo Mix, pioneiro no estímulo à economia criativa no Brasil, volta ao Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de junho, na Fundição Progresso, com curadoria geral de Evangelina Seiler, ex-diretora artística da Casa França-Brasil, e um time de expertises como Roberta Sudbrack (gastonomia), Pedro Seiler (música), Marco Antônio Teobaldo (arte) e a dupla Tatiana Podlubny e João Sánchez (mercado editorial independente) para apresentar as novidades e a mistura criativa que sempre marcaram o evento, criado em 1994 por Beto Lago. O Mercado Mundo Mix ainda conta com a participação do Instituto-E, de Oskar Metshavah, e, pela primeira vez, a Casa Geração venderá seus produtos made in Vidigal ao público. O Mercado Mundo Mix tem patrocínio de Citroen e apoio da Secretaria de Estado e de Cultura do Rio de Janeiro (SEC). Com entrada franca, o evento espera reunir 25 mil pessoas.

Na programação cultural, o destaque são os shows de Dream Team do Passinho, Mateus VK e Lila, no dia 25, e Quinteto de Metais da Orquestra Petrobras Sinfônica, Noites do Norte e Lucas Estrela (PA), no dia 26. Além do palco na Fundição, o Mercado Mundo Mix terá Mercearia de Arte com obras de mais de 20 artistas de Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados, para incentivar jovens colecionadores. A cenografia será assinada pela Cenografia.net, da cenógrafa e diretora de arte Susana Lacevitz, e do diretor de produção Philippe Midani, especializados em cenografias para megaeventos, exposições, programas de TV e shows, como Festival Multiplicidade, Adriana Varejão, Zeca Pagodinho e  Sem Censura. A produtora cultural do Mercado Mundo Mix é a Automatica, de Luiza Mello, e toda a programação visual é assinada pela Dinamo, de Alex Souza.

O Mercado Mundo Mix ainda abriga uma feira de pequenas editoras, a Cápsula Gráfica, com curadoria de João Sanchez e Tatiana Podlubny e os principais nomes do setor, como A Bolha, Antonio Bokel,  Bendita Gambiarra, Cabuloza Wildlife, Cozinha experimental, Demian Jacob, Dodô Publicações, Editora Criatura, Estudio Baren, Fada inflada, Fotos dos Outros, Grafatório, Inutensílios Poéticos, Josimar Freire, Mão na Lata, Marcelo Macedo, Norte Comum,  Pipoca Press, Pororoca, Rébus, Risotrip e Truque. O evento também terá uma série de atividades artísticas e culturais, como oficinas de design do Coletivo Gráfico e de agricultura urbana e jardinagem de guerrilha do Coletivo Organicidade.
Wednesday, June 08, 2016

JAMES WAN: CLAP! CLAP!




ATÉ UMA CERTA ALTURA, FILMES DE TERROR ENVOLVIAM POSSESSÃO OU CASA ASSOMBRADA. ERA ASSIM EM CLASSICOS COMO 'THE HAUNTED HOUSE', 'TERROR EM AMITYVILLE' OU 'O EXORCISTA'. DEPOIS, COM O ADVENTO DOS ESPECTROS MASCARADOS (JASON, FREDDY, MIKE MYERS ETC), ESSE TIPO DE FILME MEIO QUE CAIU EM DESUSO. ATE PQ, NAO APARECIA NINGUEM QUE FIZESSE ISSO DIREITO.



ENTRA EM CENA JAMES WAN. O MALAIO-AUSTRALIANO, QUE, JUNTO COM AMIGO DE FACULDADE (LEIGH WHANNELL) CRIOU A SERIE 'SAW' (JOGOS MORTAIS), A PARTIR DE UM CURTA FEITO COM TOSTÕES (O FILME LONGO FATUROU MILHOES). ENTÃO, NO COMEÇO DESTA DÉCADA, FEZ 'INSIDIOUS' (SOBRENATURAL), SOBRE FAMILIA QUE LUTA PARA EVITAR QUE SEU FILHO SEJA DOMINADO POR UM DEMONIO. FOI OK. MAS TROUXE OS ELEMENTOS QUE MARCARIAM SEUS FILMES SEGUINTES: O USO DE CAÇA-FANTASMAS E PARAPSICOLOGOS (DE UM MO DIFEENTE DO FEITO EM 'POlTERGEIST'). A BRINCADEIRA FICOU AINDA MELHOR EM SEU FILME SEGUINTE, 'THE CONJURING' (INVOCAÇÃO DO MAL), NO QUAL ELE INTRODUZIU O CASAL WARREN (ED E LORRAINE), QUE REALMENTE EXISTIRAM (ESTAO POR TRAS DAS INVESTIGAÇÕES DO CASO REAL DE AMITYVILLE, POR EXEMPLO). E TIROU A SORTE GRANDE. NAO SÓ 'THE CONJURING' (QUE MOSTRA O CASAL AJUDANDO UMA FAMILIA A EXPULSAR UM FANTASMA DE SUA CASA) É UM DOS MELHORES FILMES DE TERROR DOS ULTIMOS TEMPOS (NINGUEM VAI AO BANHEIRO A NOITE IMPUNE DEPOIS DE VE-LO), COMO INTRODUZIU O CASAL WARREN (FEITO COM DEDICAÇÃO E SIMPATIA POR PATRICK WILSON -- QUE ESTEVE EM INSIDIOUS -- E VERA FARMIGA). O SUCESSO DE 'THE CONJURING' FOI TANTO (CUSTOU $20 MILHOES DE DOLARES, RENDEU DEZ VEZES MAIS), QUE DEU ORIGEM ATÉ A UM SPIN-OFF, 'ANNABELLE', COM A BONECA DO FILME, ANTES DE SER POSSUIDA, NO FINAL DOS ANOS 60.



NO PRIMEIRO 'CONJURING', ALEM DE TRAZER O CASAL WARREN, WAN INTRODUZIU O GHOSTBUSTER RETRO: CAÇA-FANTASMAS DOS ANOS 70, COM SEUS GADGETS ELETRONICOS VINTAGE (QUE AUXILIAM O CASAL, QUE SE VALE APENAS DE EUS METODOS, DIGAMOS, RELIGIOSOS). E ELES ESTAO DE VOLTA EM 'INVOCAÇÃO DO MAL 2', QUE É TAO BOM OU MELHOR QUE O PRIMEIRO, NUMA RARA CONTINUAÇÃO A ALTURA DO ORIGINAL. DESTA VEZ, O CASAL WARREN VAI A LONDRES, EM 1977 (EPOCA DE PUNK ROCK E CHEGADA DE TATCHER AO PODER), AJUDAR FAMILIA A COMBATER FANTASMA QUE ESTÁ BAGUNÇANDO A CASA E AJUDANDO ESPIRITO A MANIPULAR A FILHA MAIS NOVA. O ROTEIRO É UM PRIMOR. AS ATUAÇÕES, IDEM. E O APURO VISUAL, TBM. SEM UMA GOTA DE SANGUE, JAMES WAN CONSEGUE NOS DEIXAR ASSUSTADOS BRAGARAY. O FILME ESTREIA ESTA SEMANA AQUI E NOS EUA. É CLARO QUE TEREMOS UM 'CONJURING 3', MAS QUE, TALVEZ, NAO SEJA DIRIGIDO POR WAN, QUE FOI ESCALADO PARA FAZER O FILME SOLO DE AQUAMAN.



WAN (QUE DIRIGIU VELOZES E FURIOSOS 7) TBM ESTÁ POR TRAS DAS PRODUÇÕES DOS FILMES 'MCGYVER', DA VOLTA DA SERIE 'MORTAL KOMBAT' E DAS INEVITAVEIS CONTINUAÇÕES DE 'SOBRENATURAL' (JA TEVE DOIS CAPITULOS) E 'ANNABELLE'. SEU PROXIMO TERROR COMO PRODUTOR, 'WHEN THE LIGHTS GO OUT', ESTREIA ESTE ANO, E MOSTRARÁ UMA MULHER (TERESA PALMER) QUE É ASSOMBRADA POR CRIATURAS ESTRANHAS.. QUANDO AS LUZES SE APAGAM. BRRRR!


*O VERDADEIRO CASAL WARREN. ED, JÁ MORREU. MAS LORRAINE MORA NA FLORIDA, ONDE FEZ UM MUSEU DO OCULTO, ONDE ESTAO OS OBJETOS QUE ELES CAPTARAM EM SEUS CASOS. INCLUSIVE, A VERDADEIRA BONECA ANNABELLE (MAIS ASSUSTADORA QUE A DO FILME!)
Thursday, May 05, 2016

UMA NOITE INESQUECIVEL!




OS MEXICANOS RODRIGO Y GABRIEL, ENTRAM EM CENA, REPENTINAMENTE, SEM DAR OLA OU BOA NOITE, E COMEÇAM A TOCAR UMA MUSICA PRÓPRIA. ENCERRADA, RODRIGO VEM ATE A BEIRA DO PALCO DO TEATRO BRADESCO/RJ, OLHA A PLATEIA E DIZ: 'É A NOSSA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, E NO RIO, ESPERÁVAMOS VER 10 PESSOAS NA PLATEIA. TEM 50'. RISOS. DEPOIS DE DISCORRER SOBRE A CARREIRA DA DUPLA, QUE ESTA FAZENDO 15 ANOS (NÃO SOMOS UMA BANDA MEXICANA, PQ COMEÇAMOS NA IRLANDA; NAO TOCAMOS FLAMENCO, MAS ROCK; O CONCEITO DE BANDA DE ROCK MUDOU MUITO NOS ULTIMOS TEMPOS;. NUNCA FIZEMOS UMA TURNE MUNDIAL, PQ NAO TINHAMOS MANAGER; SÓ TOCAMOS QUATRO VZS, ATE HJ, NO MEXICO (NAO SOMOS MUITO FAMOSOS POR LÁ); TOCAMOS MAIS NA EUROPA E JAPAO DO QUE NA AMERICA DO SUL), ELE A A PARCEIRA EMENDAM MAIS UMA (DESTA VEZ, UMA DO MEGADETH).



ENTAO, É A VEZ A SOBRENATURALE GABRIELA VIR FALAR COM A PLATEIA (O QUE ELA FAZ COM AS MAOS NA GUITARRA NAO É DESTE MUNDO). ELA PARECE UMA MENININHA. REPETE ALGUMAS DAS COISAS DITAS POR RODRIGO, DIZ Q ELES NAO SEGUEM SETLIST, COSTUMAM IMPROVISAR NOS SHOWS (A CUMPLICIDADE DE QUEM JA FOI UM CASAL DE NAMORADOS AJUDA), E ENTAO ELES MANDAM MAIS UMA, QUE PARECE SER 'BATTERY', DO METALLICA. DAI, ELES CHEGAM A UMA CONCLUSÃO: FAZER O SHOW ALI, NAQUELE PALCO, COM PLATEIA SENTADA, MEIA CASA, IA SER UM TANTO FRIO. PROPOEM QUE, QUEM ESTA NOS LUGARES MAIS AFASTADOS, QUE VENHAM PARA A FRENTE, PREENCHER OS VAZIOS. ALEGRIA GERAL. TOCAM 'DIABLO ROJO', EMENDANDO UM TRECHO DE 'STAIRWAY TO HEAVEN', DO LED ZEPPELIN. DAI, CHAMAM PARTE DA PLATEIA PARA SENTAR NA PARTE DA FRENTE DO PALCO (FIZERAM ALGO PARECIDO NA COLOMBIA, MAS SÓ POR DUAS OU TRES MUSICAS). TOCAM MAIS DUAS ASSIM, PARA DESESPERO DO STAFF DA CASA, QUE PRECISA IMPEDIR, A TODO MINUTO, QUE FILMEM OU FOTOGRAFEM, O QUE É PROIBIDO.



 ENTAO, CHAMAM MAIS ALGUNS PARA OCUPAREM TBM A  PARTE DE TRÁS DO PALCO! (FUI NESSA LEVA). DAI EM DIANTE, ACONTECEU ALGO INEDITO NA CARREIRA DELES: CERCADOS POR GRANDE PARTE DA PLATEIA, FAZEM O SHOW INTEIRO ASSIM A PARTIR DAQUELE PONTO! E MAIS: A CADA UMA OU DUAS MUSICAS, AVISAM QUE ACEITAM PEDIDOS (DO REPERTORIO PROPRIO OU DE OUTROS) E ESTAO ABERTOS A PERGUNTAS. ENTRE AS PEDIDAS, ROLA UMA DOS CHILI PEPPERS (nesSa hora, rodrigo virou-se pra mim no refraO e viu que, nem eu, nem ele, sabiamos a letra, hahaha). PERGUNTO A GABRIELA COMO ELA FAZ PARA NAO DESAFINAR SUAS VIOLAS, DEPOIS DE TANTO ESPANCA-LAS (ELA RI, RODRIGO DIZ ALGO COMO 'ISSO É IMPOSSIVEL'), TOCAM 'CREEP', DO RADIOHEAD, MAIS PERGUNTAS SE DESENROLAM, O CLIMA DE RODINHA EM VOLTA DA FOGUEIRA FICA MAIOR. ENTAO, RODRIGO DIZ QUE VAI TOCAR, PELA PRIMEIRA VEZ, AINDA MEIO DEMO, UMA CANÇÃO DO FUTURO ALBUM DELES, QUE TERA, PELA PRIMEIRA VEZ EM TODA A CAREIRA DELES, VOCAIS. SERAO VOCALISTAS CONVIDADOS (IMAGINO QUE DAVE MUSTAINE SERA UM DELES, PELA ESTRUTURA DA CANÇAO EXECUTADA). RODRIGO MANDOU BEM.



ALI, DE PERTINHO (JAMAIS VI E JAMAIS VEREI DE NOVO UM SHOW DESTA FORMA, ESTAVA SENTADO NUM CASE ONDE REPOUSAVAM A AGUA E A TOALHA DE ROSTO DE RODRIGO, SEU RETORNO ERA A ESQUERDA DO PALCO, O DE GAB, A DIREITA), RODRIGO SOLOU UMA MUSICA NA MINHA CARA, BATI CABEÇA JUNTO COM GABRIELA EM OUTRA (TIPO, A CABELEIRA DELA NA MINHA), MUITA GENTE DANÇOU COM OS DOIS, REPAREI NAS DUAS PEDALEIRAS SINISTRAS QUE AMBOS USAM (TEM TODO TIPO DE EFEITOS), NUM TRECO COLADO NAS VIOLAS DE AMBOS (UM, PARA FILMAR O QUE SE PASSA ATRAS, NO TELÃO; OUTRO, PARA ENVIAR O SINAL SEM FIO PARA OS PEDAIS), A GALERA ACOMPANHAVA ALGUMAS MUSICAS COM PALMAS, E, PERTO DO FINAL (APOS APRESENTAR O STAFF DELES, QUE TEM GENTE DE TODA A PARTE DO PLANETA), RODRIGO DISSE QUE TAVA LIBERADO PRA GALERA DE TRAS DO PALCO DANÇAR A VONTADE DE PÉ, MAS NÃO A DA FRENTE, PARA NAO ATRAPALHAR QUEM PAGOU INGRESSO E ESTAVA NAS PRIMEIRAS FILAS, MAIS CARAS. NUNCA, JAMAIS, VI UM SHOW ASSIM! E, PROVAVELMENTE, JAMAIS VEREI ALGO PARECIDO DE NOVO...





  EM 15 ANOS, RODYGAB LANÇARAM 5 ALBUNS:


re-Foc (2002), Rodrigo y Gabriela (2006), 11:11 (2009), area 52 (2012) e '9 dead alive' (2014)


links para videos:




*ELES VÃO ABRIR PARA OS STONE ROSES, EM DUAS DATAS DA TURNE, NOS EUA!

Acesse: www.rodgab.com
Monday, May 02, 2016

NEW YORK CITY DISCO ROCKS!


  CAMARADA MEU (MARIO ABBADE) VAI LANÇAR LIVRO SOBRE A NEW YORK CITY DISCOTHEQUE (DIA 16 DE MAIO, NA LIVRARIA TRAVESSA DE IPANEMA), A PRIMEIRA DO BRASIL, QUE FUNCIONOU EM IPANEMA, NO FIM DOS ANOS 70. O LIVRO, NA VDD, É TBM UMA BIO DO CRIADOR DA CASA, CARLOS WATTIMO, QUE TEM UMA HISTORIA DE VIDA QUE DARIA UM FILME ELETRIZANTE. FOI NA NYCD QUE VIMOS, PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, DJS MIXANDO (ANTES, ESTES ERAM CHAMADOS DE OPERADOR DE SOM, EM CASAS COMO HIPOPPOTAMUS), MAQUINAS DE LASER, E ATE MESMO, CLIPES MUSICAIS, EXIBIDOS EM VIDEOTAPE, NUM TELÃO!

DAI QUE, LENDO O PDF DO LIVRO, VOLTEI NO TEMPO E ME LEMBREI QUE A NYCD FOI A PRIMEIRA CASA NOTURNA QUE FREQUENTEI (EMBORA SEMPRE NAS MATINES, É CLARO, POIS ERA 'DIMENOR') E ONDE OUVI, PELA PRIMEIRA VEZ, NUM POTENTE SISTEMA DE SOM... LED ZEPPELIN! POIZÉ. POR MAIS BIZARRO QUE POSSA SOAR, EU CHEGAVA CEDO NA NYCD, COM OUTRO AMIGO ROCKER, PRA OUVIR ROCK. O DJ DA MATINE (ACHO Q SE CHAMAVA GUILLARDO) CURTIA ROCK E, NA PRIMEIRA HORA DA CASA (ACHO Q ENTRE 4 E 5 PM) SÓ TOCAVA ROCK. MUITAS VZS, ELE ABRIA OS TRABALHOS COM 'WHOLE LOTTA LOVE', E JA TINHA A MANHA DE IR SUBINDO O BPM AOS POUCOS E, DE REPENTE, FAZER A TRANSIÇÃO DO ROCK PARA UMA DISCO MAIS CALMA (GERALMENTE, COVER DE ROCK CLASSICO, COMO 'THE LETTER', DO BOX TOPS). ACHO QUE, FOI ALI Q ME DEU O ESTALO DE TENTAR FAZER O MESMO EM CASA, PASSANDO DE VINIL PRA CASSETE NO TRES-EM-UM DA MAMA. LOGO, EU ERA O DJOTA OFICIAL DAS FESTINHAS DE MEUS AMIGOS, TENTANDO FAZER PASSAGENS DE TRACKS, SEM DEIXAR A MUSICA PARAR.



ACHO QUE MINHAS IDAS A NYCD, NAS DOMINGUEIRAS, DURARAM UNS DOIS ANOS. ERA MUITO LEGAL. A ENTRADA DAVA DIREITO A UM REFRI E A UM CACHORRO QUENTE. E, LÁ, BEIJEI A PRIMEIRA GAROTA NUM AMBIENTE ASSIM. ELA SE CHAMAVA IRIS. E MORAVA NAS REDONDEZAS (NAQUELA FRONTEIRA DE IPANEMA E COPACABANA). LEMBRO Q FOI DIFICIL. JA Q ELA ANDAVA COM UMA ENTOURAGE DE GAROTOS DE SUA AREA, EU ERA 'ESTRANGEIRO' (MORAVA NO FLAMENGO) E BRANCO (ELA ERA MORENA). TIVE DE, PRIMEIRO, SER ACEITO NA TURMA (ELES DOMINAVAM O PALCO QUE HAVIA NO MEIO DA PISTA, SÓ SUBIA LÁ QUEM ERA DA 'GANG'), E, DEPOIS, IR CONQUISTANDO A IRIS AOS POUCOS. REENCONTREI UM DOS CARAS DA TURMA, DJALMA, TRABALHANDO COMO TECNICO DE SOM NO SISTEMA GLOBO DE RADIO. ALIAS, MUITA GENTE QUE LÁ CONHECI, ENVEREDOU DEPOIS PARA O CAMINHO DA MUSICA (FORMARAM BANDAS, VIRARAM DJS, PRODUTORES, TECNICOS DE SOM ETC), TAL A INFLUENCIA QUE O AMBIENTE DA NYCD CAUSAVA NA GENTE.

MAIS DE 20 ANOS DEPOIS, JA NOS 90S, VOLTEI AO LUGAR, QUE, POR UM BREVE TEMPO, FOI O CLUB W, E TOQUEI, COMO DJ, NUMA NOITE DE... DOMINGO. EU E A DJ ANA KAZZ FIZEMOS UMA DAS PRIMEIRAS NOITES DESSA NOVA FASE, QUE NAO DUROU MUITO (DIZEM QUE, LÁ, TEM UMA CAVEIRA DE BURRO ENORME). SÓ QUE, NESTE FASE W, A PISTA DE DANÇA ERA NUMA PARTE QUE NAO FUNCIONAVA NOS TEMPOS DA NYCD, UM SALAO ATRAS DA PISTA PRINCIPAL, ONDE ANTES DEVERIA SER O RESTAURANTE DA CASA OU DEPÓSITO. MAS, FOI EMOCIONANTE ADENTRAR O SALAO PRINCIPAL, AINDA COM A MESMA ESCADARIA E OS BALCOES, E LEMBRAR UM POUCO DA VIBE DAQUELES TEMPOS, EM QUE EU ERA UM GAROTO DE 13, 14 ANOS, COMEÇANDO A SER ENFEITIÇADO PELA MUSICA; E, VOLTANDO AO COMEÇO, DALI, COMPREI OS DOIS PRIMEIROS DISCOS DO LED E OUVI A SEMANA TODA! =)



* ACIMA, RARA FOTO DA ENTRADA DA MATINE DA NYCD (ACERVO O GLOBO). CLIQUE PARA AMPLIAR
=  DÁ PARA VER, MAIS OU MENOS, COMO ERA A PISTA DA NYCD NO FILME 'SÁBADO ALUCINANTE', QUE, AS VZS, PASSA NO CANAL BRASIL...
Monday, February 15, 2016

MINHA(S) LOJA(S) DE DISCOS


ASSISTINDO AO DOC 'ALL THINGS MUST PASS: THE RISE AND FALL OF TOWER RECORDS', QUE COLIN HANKS, O FILHO DE TOM, FEZ SOBRE A LENDÁRIA CADEIA DE LOJAS AMERICANAS DE DISCOS, TOWER (QUE FALIU HA DEZ ANOS), ME VEIO A MEMORIA NÃO APENAS A PRIMEIRA VEZ EM QUE ENTREI NA INCRÍVEL LOJA DA TOWER, NA SUNSET, EM LOS ANGELES; COMO TBM DE TODAS AS OUTRAS LOJAS DE DISCOS QUE ME IMPACTARAM QUANDO NELAS ADENTREI. ERAM TEMPOS NOS QUAIS, ALEM DE CONHECER AS CIDADES NA GRINGA, ERA MUITO IMPORTANTE DEDICAR UM DIA A VISITAR AS LOJAS DE DISCOS, QUE, POR AQUI, SEMPRE FORAM MEIO FURRECAS, EM COMPARAÇÃO.



A PRIMEIRA GRANDE LOJA DOS SONHOS QUE CONHECI, FOI A HMV, DA OXFORD STREET, EM LONDRES. FOI COMO SE ENTRASSE NUMA LOJA DE DOCES, PRA USAR UM CLICHÊ SURRADO. NEM SABIA PRA QUAL LADO IR. ALI, ESTAVAM TODOS OS DISCOS COM OS QUAIS SEMPRE SONHEI. E MUITO MAIS. ACABEI COMPRANDO UMA MALETINHA PARA CARREGAR OS VINIS. SIM, ERAM FINAIS DOS 80S, O VINIL AINDA REINAVA. NA ULTIMA VEZ EM QUE ESTIVE EM LONDRES, PEGUEI OS ÚLTIMOS DIAS DESTA HMV. FECHOU NO FIM DE 2014. MAS AINDA TEM OUTRA, NA MESMA RUA, MAIS ACANHADA. QUASE AO LADO DESTA (PERTO DE TOTTENHAM COURT RD), HAVIA TBM A PRIMEIRA VIRGIN MEGASTORE DE LONDRES, QUE ABRIU DEPOIS. FOI NA VIRGIN, QUE TIVE UM MOMENTO/VISÃO LINDO: NUM DIA DE SEMANA, SAIU UM SINGLE NOVO DOS SMITHS. E 99% DAS PESSOAS NA FILA ESTAVAM COM O SEU COMPACTO DEBAIXO DO BRAÇO. ERA A CULTURA DA MUSICA/SINGLE DA SEMANA. HJ, NO LUGAR DESTA VIRGIN, AGORA É UMA PRIMARK, LOJA DE ROUPA BARATA.



DEPOIS DA PRIMEIRA, VOLTEI VARIAS VZS A LONDRES, ONDE ESTAVAM AS MELHORES LOJAS DE DISCOS QUE JÁ CONHECI. FORA DO CIRCUITO OXFORD, ESTAVA (E AINDA ESTÁ) A ROUGH TRADE, EM NOTTING HILL GATE (ESTA, MAIS MODESTA); E, ALI, NUMA ESQUINA DA OXFORD, FICA A BERWICK STREET (ONDE OASIS FEZ A FOTO DE CAPA DE SEU SEGUNDO ÁLBUM), ONDE CADA PORTA AO LADO, É UMA LOJA DE DISCOS DIFERENTE (INCLUSIVE, NOS POROES), PARA TODOS OS GOSTOS (REGGAE, SOUL, BLUES, DANCE, TECHNO, DISCO, ROCK ETC). HJ EM DIA, QUASE TODAS FECHARAM. MAS AINDA RESISTEM ALGUMAS, EM VERSÕES MENORES. DETALHE: APESAR DA CHEGADA DO CD, AS LOJAS INGLESAS JAMAIS DEIXARAM DE VENDER VINIS. HJ EM DIA, ATÉ NA REDE DE SUPERMERCADOS TESCO, P EX, VC ENCONTRA AS BOLACHAS MAIS POP.



TAMBÉM NO FIM DOS 80S, CONHECI LOS ANGELES. E LOGO NO PRIMEIRO DIA, FUI A TOWER DA SUNSET, CLARO. QUE MANÉ HOLLYWOOD WALK! OS CDS JÁ ESTAVAM CHEGANDO. E VINHAM NAQUELAS CAIXAS IMENSAS, PARA CHAMAR A ATENÇÃO, JÁ QUE OS VINIS, POR SI SÓ, JÁ ERAM BELOS CHAMARIZES. COM O TEMPO, AS CAIXAS SUMIRAM, PQ GASTAVAM MUITO PAPEL PARA FAZE-LAS. E OS VINIS, TBM. NOS EUA, ELES QUASE ACABARAM DE FATO. RESISTIRAM POR UM TEMPO NA TOWER DA LAFAYETTE, EM NOVA YORK, E SEMPRE TIVERAM SEU CANTINHO NAS VIRGIN (QUE, HJ, NAO EXISTEM MAIS EM NYC). ATÉ A ASCENÇÃO DA CALIFORNIANA AMOEBA (QUE ERA UMA LOJINHA VOLTADA PRA GALERA UNIVERSITÁRIA DE BERKELEY, E HOJE TEM DUAS MEGASTORES, UMA EM SAN FRANCISCO, OUTRA EM LOS ANGELES), OS EUA TINHAM POUCOS LUGARES QUE VENDIAM VINIS. HJ EM DIA, É MAIS FÁCIL VC ACHAR UM DISCO NA LOJA DE ROUPAS URBAN OUTFITTERS DO QUE ENCONTRAR UMA LOJA ESPECIALIZADA (OUTRAS CADEIAS, COMO A TOWER, TBM COLAPSARAM, COMO A SAM GOODY E FYI). EM MANHATTAN, PARA ACHAR DISCOS MAIS ESPECÍFICOS, VC TEM QUE IR A OTHER MUSIC -- IRONICAMENTE, DO OUTRO LADO DA RUA, ONDE FICAVA A MAIOR TOWER DE NYC. MAS, PEGANDO O METRÔ E ATRAVESSANDO O HUDSON, HÁ A PRIMEIRA ROUGH TRADE AMERICANA, NO BROOKLYN. GRANDE, COMO É TUDO NA AMÉRICA, EM COMPARAÇÃO COM SUAS IRMÃS INGLESAS.



E AI, VOLTAMOS A TOWER. O DOC MOSTRA COMO A LOJINHA, QUE COMEÇOU EM SACRAMENTO (CAPITAL DA CALIFÓRNIA; NÃO, NÃO É LOS ANGELES), CRESCEU EM SAN FRANCISCO, NOS 70S, E APARECEU EM LOS ANGELES (A DA SUNSET, ERA FREQUENTADA PELOS ROCK STARS, ELTON JOHN BATIA PONTO LÁ, TODA SEMANA), EXISTIU 30 ANOS NUMA BOA, ATÉ QUE NOS 90S, TEVE PLANOS DE EXPANSÃO, ABRIU EM LONDRES (EM PICADILLY CIRCUS), EM TODA A PARTE (TINHA UMA MEGA LOJA, LINDA, EM BUENOS AIRES) E SE ESTABELECEU COMO UMA MARCA MUNDIAL. COM A CHEGADA DOS CDS REGRAVÁVEIS E DO MP3, A TOWER QUEBROU (AS FILIAIS CONSUMIRAM TODO O SEU CAPITAL, NAO DEVERIAM TER SAIDO DOS EUA). HJ, RESTARAM UMA DUZIA DE LOJAS NO JAPÃO, ONDE UM GRUPO LOCAL COMPROU O USO DO NOME, E UTILIZA AS MESMAS SACOLAS AMARELAS, COM LETRAS VERMELHAS. PARA O LANÇAMENTO DO DOC, A LOJA DA SUNSET (ATE HJ FECHADA, EXATAMENTE COMO ESTAVA), FOI REABERTA E O LOGOTIPO MAIS UMA VEZ BRILHOU EM SEU LETREIRO. PARECE, QUE VÃO TOMBAR O PRÉDIO.



*AQUI, TIVEMOS LOJAS BACANAS, COMO A MODERN SOUND/RJ, P EX, MAS NEM SE COMPARAM COM AS VIRGIN, HMV E TOWER. ERA COMO SE SARAIVA MEGASTORE OU FNAC, P EX, SÓ VENDESSE DISCOS (BEM, TBM LIVROS E CAMISETAS). AGORA, SÃO APENAS LEMBRANÇAS NA MEMÓRIA DE QUEM SEMPRE AMOU A MUSICA. GIVE THE GIFT OF MUSIC.
Sunday, January 24, 2016

PARA SEMPRE, MEU KENNY...





 QUANTOS DE VCS PODEM DIZER QUE TIVERAM UM GREMLIN EM CASA? OU UM EWOK? POIS EU, TIVE. E MUITO MAIS. POR FORA, ELE PARECIA UM CACHORRINHO. MAS ERA MAIS DO QUE ISSO. ERA UM SERZINHO MÁGICO QUE HABITAVA NOSSA CASA. E NOS TROUXE MUITA ALEGRIA. PRA MA BABE, O ETERNO BEBE PELUDO; PRA MIM, UMA ESPECIE DE FELINO (A TRADUÇÃO DO NOME DE SUA RAÇA, DO CHINES PARA O PORTUGUES, SHIH-TZU, É CÃO-LEÃO, VEJAM SÓ!) QUE FICAVA COMIGO NO ESCRITÓRIO, QUAL UM GATO, ESPARRAMADO. MEU COMPANHEIRO. PARA TODAA CASA, ALEGRIA E MOVIMENTO. UMA PAUSA RELAXANTE NA CORRERIA DIÁRIA.



  MAS FOI ELE QUEM NOS ESCOLHEU. ENFEITIÇOU MA BABE, QUANDO ESTA PASSOU EM FRENTE A UMA PETSHOP. E FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA. NÃO ESTAVA NOS PLANOS TER UM ANIMALZINHO EM CASA. E KENNY VEIO, PQ QUIS. GANHOU ESTE NOME PQ APARECEU JUSTO NA ÉPOCA EM QUE O KENNY DE 'SOUTH PARK' MORREU (DE VERDADE; BEM, VOLTOU UM ANO DEPOIS) NA SÉRIE DE TV. E, COMO É UM CÃO DO TIBET -- ONDE SE ACREDITA EM REENCARNAÇÃO --, QUEM SABE?)  E, LOGO, VIMOS QUE KEKENNY (COMO O CHAMÁVAMOS), NÃO ERA UM CÃO DE FATO: NÃO CURTIA CARINHO NA CABEÇA, DORMIA NO BRAÇO DO SOFÁ QUAL UM GATO, NÃO ERA DE FAZER FESTINHA A TOA PROS OUTROS, NÃO DAVA BOLA PRA OS DEMAIS CANINOS NA RUA (ACHO QUE ELE NUNCA SE IMAGINOU COMO UM), ERA RANZINZA, NÃO CURTIA CRIANCINHA (ACHO QUE POR CAUSA DA VOZ FINA), TINHA UM TEMPERAMENTO FORTE E DECIDIDO. ERA O LÍDER DO CLÃ, DA MATILHA. E, LOGO, NOS CONQUISTOU (DOMINOU) A TODOS, SEM FAZER FORÇA.



  COM O TEMPO, GANHOU VÁRIOS APELIDOS, DE ACORDO COM SUAS VARIAÇÕES DE MOODS. EU GOSTAVA DE CHAMA-LO DE 'MY LITTLE MTRFCKR', PQ ELE ERA DADO A DAR BOTES EM PÉS ALHEIOS (PRINCIPALMENTE, DE MULHERES), SEM AVISO, QUAL UM TUBARÃO. MORRIA DE MEDO DE ESTOUROS DE BOLAS DE FESTAS, FOGOS E TROVÃO (AI, O CHAMAVA DE COVARDINI, PQ CORRIA PRO COLO MAIS PRÓXIMO), FAZIA DOCE PRA COMER (POOCHINI/PUTINI), QUANDO MOLHADO, PARECIA UMA LONTRA (OU UM RATÃO DO BANHADO); DEPOIS DO BANHO, FICAVA LOUCO ATRÁS DA TOALHA. AI, VIRAVA O TORO, CORRIA FEITO UM LOUCO PELA CASA. QUANDO PEQUENO, ELE ERA O BUDDY-BUDDY DE MA BABE, PRA MIM, O QUEQUERINO, QUEERY, NENNY. OU, SIMPLESMENTE, MEU RINHO, COMO GOSTAVA MAIS DE CHAMA-LO. HAVIA UM KENNY PARA CADA OCASIÃO. E CADA UM DE NÓS.



  ENFIM, ELE ESTAVA EM TUDO, EM TODA PARTE, TINHA POINTS PELA CASA TODA (ADORAVA SE ENFURNAR NUNS BURACOS, CHEGAVA A SUMIR POR DETRÁS DOS SOFÁS, NOS DANDO BAITAS SUSTOS), E SE COMPORTAVA DE UM MODO DIFERENTE -- ESPERTAMENTE -- COM CADA UM DE NÓS: DENGOSO COM MA BABE, BRINCALHÃO COMIGO, PROTETOR COM NOSSO FILHO. ADORAVA MUITO FICAR EM CASA. ERA EXTREMAMENTE CASEIRO. NO COMEÇO, NEM IA NA RUA, MAL SAIA UMA VEZ OU DUAS POR SEMANA (FAZIA TUDO EM CASA MESMO, APRENDEU LOGO). MAS, PASSOU A CURTIR O PASSEIO MATINAL COMIGO, PARA IR ATE A BANCA (E, POR TABELA, ME FEZ UM SER MAIS DIURNO, SOCIÁVEL, FAZ-SE AMIGOS RÁPIDO COM CÃEZINHOS, CONHECE-SE A VIZINHANÇA). NOSSOS PASSEIOS FUNCIONAVAM COMO UM MOMENTO DE LIMPAR A MENTE. MEU JARDIM JAPONÊS AMBULANTE.



 NO GERAL, KENNY ERA SUPER NA DELE. SEUS MOMENTOS MAIS ELÉTRICOS, ERA QUANDO NOS DESAFIAVA PARA JOGAR UM BRINQUEDO E DEPOIS NOS FAZER TENTAR TIRAR DA BOCA DELE, TIPO CABO DE GUERRA (TINHA MANDIBULAS FORTISSIMAS). SÓ QUE FOI FICANDO CADA VEZ MAIS DORMINHOCO COM O TEMPO. CHEGAVA A RONCAR QUE NE  UM ADULTO. ATE QUE PASSOU A DORMIR DEMAIS E FICAR PROSTRADO. VELHICE? EM PARTE. MAS NÃO SÓ. FOI A TAL DOENÇA DO CARRAPATO, QUE JÁ HAVIA SE INSTALADO (E TODOS OS EXAMES REGULARES DE SANGUE QUE FAZIA; IDAS AO VETERINÁRIO CONSTANTES E REMÉDIOS PARA PREVENIR, QUE TOMAVA, NÃO DETECTARAM A TEMPO). E, ACABOU LEVANDO-O, EM APENAS TRÊS SEMANAS, JÁ QUE INFECÇÕES OPORTUNISTAS, ATACARAM OS ORGÃOS, JÁ VELHINHOS, E PROVOCARAM UMA CONVULSÃO. TADINHO...



CONTUDO, KENNY FOI  EMBORA SÓ NO CORPINHO (SEMPRE ESBELTO, PELO LINDO, PARECIA DE FILHOTE), NO FÍSICO. PORQUE, ELE, FICARÁ PARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES. ESTARÁ NAS LEMBRANÇAS (SÓ NOS DEU ALEGRIAS, NUNCA TINHA FICADO DOENTE ANTES, NUNCA DESTRUIU UM LIVRO, DISCO OU SAPATO MEU), NOS CANTINHOS DA CASA, NOS ZILHÕES DE FOTOS QUE MA BABE FEZ DELE. NAS MEIAS QUE ROUBAVA DA GENTE. E, QUEM SABE, COMO TIBETANO-DESCENDENTE, PODE NOS REENCONTRAR EM ALGUM OUTRO MOMENTO? SEI LÁ. SÓ SEI QUE ELE FOI MEU PRIMEIRO E ÚNICO CACHORRINHO (NOSSA LIGAÇÃO FICAVA MAIS FORTE A CADA ANO, QUASE MENTAL, MA BABE NOS CHAMAVA DE LOUCOS). POR ISSO, NÃO QUERO TER MAIS. A DOR DA PERDA É ENORME. O APEGO É IMENSO. NÃO SABIA QUE PODIA ME AFEIÇOAR TANTO ASSIM A UM BICHINHO. É AMOR PURO. E DÓI MUITO QUANDO SE VAI. FICA UM BURACO IMENSO. A CASA FICOU VAZIA, SEM GRAÇA, SEM KENNY...




 OS ANDROIDES DE 'BLADE RUNNER' TINHAM DATA DE VALIDADE, SABIAM QUANDO IAM EXPIRAR. NÓS, NÃO. JÁ OS CACHORRINHOS, SABEMOS QUE IRÃO CEDO (ESTAVRAÇA, VIVE EM MEDIA 12 A 15 ANOS, MEU MOGWAI TINHA 13, QUASE 14), MAS NUNCA ESTAREMOS PREPARADOS PARA O BAQUE. POR ISSO, NÃO DÁ PARA REPETIR A EXPERIENCIA. ATE PQ, KENNY ERA UNICO. JUSTAMENTE POR NÃO SER APENAS UM CÃOZINHO. ELE FOI MUITO MAIS DO QUE PODEMOS DEFINIR.
 ELE SE FOI ;(


*ADENDUM: NA MESMA MANHÃ EM QUE KENNY SE FOI, SEU MAIOR RIVAL DE PREDIO, O CÃO DA NOSSA VIZINHA (A QUEM CHAMÁVAMOS DE 'NEMESIS') TBM SE FOI! E, CURIOSAMENTE, KENNY PARTIU A 100 METROS DE ONDE FICA A PETSHOP ONDE MA BABE O ENCONTROU!
Thursday, January 14, 2016

UMA RÁDIO QUE JÁ FOI 'ANTENADA'


A VOLTA DA ANTENA 1 AO DIAL CARIOCA, ME TROUXE LEMBRANÇAS QUE, NEM EU MESMO, SABIA MAIS QUE AS TINHA. E, QUE SÃO ANTERIORES A 'LIGHT FM', QUE A RÁDIO SE TRANSFORMOU DEPOIS. PORQUE, QUANDO ENTROU NO AR, NA PRIMEIRA METADE DOS 80S, A ANTENA 1 ERA UMA ESPECIE DE EMISSORA EUROPÉIA, CALCADA NA ANTENNE 2 FRANCESA. SEU PLAYLIST E SUAS VINHETAS ERAM DIFERENTES DO PADRÃO AMERICANO DE 90% DAS FMS BRASILEIRAS.



E, O QUE TENHO A VER COM ISSO? BEM, NAQUELES TEMPOS PRIMITIVOS PARA A MUSICA NO BRASIL, VC TINHA DE CORRER ATRAS, SE QUISESSE OUVIR ALGO NAS RÁDIOS (A ELDOPOP JA TINHA ACABADO, A CIDADE ERA DANCE, A FLUMINENSE ESTAVA CHEGANDO). ENTÃO, EU E OLMAR JR (NA EPOCA, BAIXISTA DO COQUETEL MOLOTOV), SELECIONAMOS ALGUNS VINIS, BOTAMOS DEBAIXO DO BRAÇO E FOMOS ATÉ UM SOBRADO NA RUA DA ALFANDEGA (EM PLENA SAARA!), PARA CONHECER AQUELA EMISSORA QUE TOCAVA MUSICA FRANCESA, INGLESA, MAS QUE PRECISAVA DE UM TOQUE, DIGAMOS, NEW WAVE. FOMOS LÁ, NA MORAL, SABENDO APENAS QUE, O DIRETOR, ERA O ROMILSON LUIS, EX-CIDADE.



 ELE NOS RECEBEU, CORDIALMENTE, E DEU ATENÇÃO AOS DOIS MOLEQUES, QUE MOSTRAVAM TER UM POUCO DE CONHECIMENTO MUSICAL. CONVERSAMOS NAO SEI O QUE, E O ROMILSON FICOU COM ALGUNS DE NOSSOS LPS EMPRESTADOS (UM DO ALEMÃO FRED BANANA COMBO, OUTRO DO INGLES BRAM TCHAIKOSVSKY, UM DEVO, UM B52S E, ACHO, O PRIMEIRO DA KIM WILDE). DISSE PRA GENTE VOLTAR NA SEMANA SEGUINTE, PRA PEGAR OS DISCOS, E NOS DEIXOU, COMO PAGA, MEXER NUMA PILHA DE VINIS PROMOCIONAIS QUE A RADIO RECEBIA, PODENDO PEGAR ALGUNS DELES. FOI DAI QUE VEIO O MEU 'CLARA CROCODILO', DO ARRIGO, QUE JAMAIS TOCARIA LÁ.



DIAS DEPOIS, OUVINDO A RADIO (EU OUVIA DIRETO, SÓ NELA TOCAVA AMANDA LEAR, BIM, LIO, SHAKIN STEVENS, NOMES EUROPEUS, QUE NÃO ENTRAVAM NO PARADÃO AMERICANO DE SEMPRE), VIMOS QUE ROMILSON ESCOLHEU ALGUMAS FAIXAS DE NOSSOS DISCOS: 'SHALL WE DANCE', DO BRAM TCHAIKOVSKY; 'SHE LOVES YOU' (ESPERTA COVER DO FRED BANANA COMBO, QUE LOGO VIROU TOP 10 NA RADIO), 'KIDS IN AMERICA', DA KIM WILDE; E, QUEBRANDO O PADRAO EUROPEU, 'DIRTY BACK ROAD', DO B52S (AQUELE DEVO AMARELO, O PRIMEIRO, ERA DEMAIS PRA ELES). AS MUSICAS DAVAM BOM RETORNO DE AUDIÊNCIA. E, POR ISSO, FIZEMOS MAS ALGUMAS VISITAS AO ROMI COM OUTROS DISCOS. PENA QUE ELE NÃO ACEITAVA PUNK/HARDCORE HAHA.



DEPOIS, QUANDO A RADIO SE MUDOU PARA UMA CASA NA URCA, ONDE ESTÁ ATÉ HJ, O PADRÃO MUSICAL MUDOU JUNTO. ELA VIROU UMA ESPECIE DE SUB-JB FM, MAIS ADULT CONTEMPORARY, COMEÇOU A TOCAR MAIS MUSICAS ROMÂNTICAS, TIROU O ROCK DE SUA PLAYLIST, E PERDEU O ACENTO EUROPEU. UMA PENA. MAS, FICO PENSANDO: SERÁ QUE ROMILSON (QUE AINDA É O DIRETOR) GUARDOU OS CARTUCHOS COM AS TRACKS QUE PASSAMOS PRA ELE? QUEM SABE, ELAS VOLTASSEM NUM PROGRAMA DE FLASHBACKS? DO YOU COPY ME, ROMI?

*EXISTE UMA VERSÃO PAULISTANA, E OUTRA, ONLINE, DA ANTENA 1. TODAS, COM DIFERENÇAS NA PROGRAMAÇÃO

NA CIDADE

JUNEBUG:

​MAR DE MÚSICA JUNINO Mala e Cuia + DJ Darvyn Orlan são as atrações dessa edição E os festejos juninos chegaram ao MAR DE MÚSICA. Nesta edição de junho, que rola dia 24/06, os pilotis do museu vão receber um grande arraiá liderado pelo grupo de forró Mala e Cuia e o DJ Darvyn Orlan. Arrastando multidões desde 2014, o projeto é uma parceria do Circo Voador com o MAR. GRÁTIS!

CASAS E SHOWS: Circo Voador 24 - Xangai & Forró do Kiko: Celebrando a Noite de São João 25 – Ira! / Wander Wildner 26 – Arraial do Gigantes da Lira

Teatro Odisseia 23 – Napalm Death (ING) 25 – Catch Side Toca o Álbum "O Sonho Não Acabou" 26 – Baile do Ademar grátis

Teatro Rival 22 – Quarta Instrumental: João Gaspar (19h30 – grátis) 23 - Quinta Contemporânea: Mira Callado (19h30 – grátis) 25 – Mulheres de Chico (21h – R$ 60 mesa, 40 lounge) 29 – Quarta Instrumental: Beach Combers (19h30 – grátis) 30 – Quinta Contemporânea: Larrisa Luz (19h30 – grátis)

Vivo Rio 23 – Dream Theater (EUA) 24 a 26 – Roupa Nova

Oi Futuro Ipanema 21h - R$ 30 24 e 25 – Levada: Juliano Gauce (ES) 28 - Savassi Festival: Kevin Hays (EUA) & Sérgio Krakowski 29 – Savassi Festival: Emiliano Sampaio & Mereneu Project 30 – Savassi Festival: Clarice Assad – Homenagem a Milton Nascimento

Imperator 22 - Quartas Brasileiras: Soraya Ravenle & Marcelo Caldi 25 - Forró Lánalaje: Trio Maribondo / DJ Edna Carvalho 29 - Na Era do Rádio: Luciene Franco - Participação: Jerry Adriani 30 - Roda de Samba do Imperator: Mart'nália, Tempero Carioca, Rogerinho Ratatúia

Teatro Ziembinski (Tijuca) 24 – Vivian Benford & Dani Calazans & Maíra Garrido: Rock Demais Pra MPB (20h – R$ 30)

Metropolitan 04 e 25 – Nando Reis: Voz & Violão Teatro Bradesco 22 – God Save The Queen – Tributo 30 – Pato Fu

Teatro da UFF (Niterói) 28 – Ordinarius 29 – Luiz Melodia

Teatro Serrador 02, 09, 16, 23 e 30 – MPB-4: 50 Anos de Carreira

CCBB 19h – R$ 20 24 – Savassi Festival: Alon Yavnai (ISR) & Joca Perpignan 25 – Savassi Festival: Joana Queiroz Sexteto 26 – Savassi Festival: Gilson Peranzzetta & Mauro Senise Quintas no BNDES 19h - grátis 23 - Fabrício Conde 30 - Maurício Detoni

Circuito SESI 24 – Jacarepaguá: Orquestra Sinfônica Cesgranrio (20h – R$ 10) 25 – Duque de Caxias: Danni Carlos (20h – R$ 34) 28 – Temporada SESI de Música Clássica: Trio Paineiras (12h30 – R$ 5) Circuito SESC 21 e 22 – Copacabana: Marina Lima – Participação: Cida Moreira 24 – Nova Iguaçu: Iuri Andrade (20h – R$ 10) 24 – Engenho de Dentro: Duani Canta Dominguinhos (20h – R$ 8) 25 – Ramos: Glaucus Linx & Ancestrais Futuros (17h – grátis)

____________________________________________________________________________________

  ________________________________

UCI INAUGURA NO RIO SUA SALA XPLUS (A OITAVA NO BRASIL) QUE CONTA COM TELA WIDESCREEN, PROJEÇÃO 4K, 3D E SOM DOLBY ATMOS

MIXX: 22 - Hermeto Pascoal - Areninha Hermeto Pascoal / Bangu (21h – R$ ) 23 - Áurea Martins & Marcos Sacramento – Teatro Fashion Mall (21h – R$ 60) 24 - MAR de Música: Forró de Santa (Edição Especial: Festa Junina) – Museu de Arte do Rio (18h – grátis) 24 - Festival MPB - Música Popular da Baixada: Lisbela / Suecos Metidos / Flores Pra Ramona – Complexo Cultural / Nova Iguaçu (19h – R$ 10) 25 - Hermeto Pascoal – Arena Fernando Torres / Madureira (20h – R$ ) 26 – Rio Parada Funk – Aterro do Flamengo (10h – grátis)

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCES: Esta semana começa o Festival Varilux de Cinema Francês , que este ano terá a duração de 2 semanas, em mais de 50 cidades brasileiras. Além de 15 filmes inéditos que traz um amplo panorama do recente e bom cinema francês , além do clássico “Um Homem e Uma Mulher”, em cópia restaurada , o festival promove debates com os diretores e atores de alguns filmes, oficinas com profissionais , encontros. O site já está no ar com toda a programação e informações: http://variluxcinefrances.com

PATO FU NO SHOW NÃO PARE PRA PENSAR. datas canceladas e remarcadas para agosto Décimo disco de estúdio do Pato Fu, mistura guitarras e bateria “pé na porta” com tempero de dance music. A banda apresenta o novo trabalho em turnê que passará pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Novo Hamburgo e Porto Alegre.



ABBA TRIBUTE SHOW: As apresentações acontecem nas seguintes datas e locais: 01 de julho, no Teatro RioMar Fortaleza (CE); 02 de julho, no Teatro RioMar Recife (PE); 03 de julho, no Teatro Bradesco Rio (RJ); 07 de julho, no Teatro do Bourbon Country (RS); 08 de julho, no Teatro Feevale (RS); 10 de julho, no Teatro Bradesco (SP).

Monique kessous vai fazer show de lançamento de dentro de mim cabe o mundo dia 25/06, sábado, no teatro tom jobim no Rio e dia 12/07, no tetaro porto seguro, em SP

Crikka Amorim lança “Corações Plugados” _ Fernando Pereira brinda faixa-título com violino onírico _ Lucina faz participação especial em música de sua autoria _ Luanda Cozetti e Norton Daiello – o Couple Coffee – também participam

CURTA NA HORA DO ALMOÇO: A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 14 de junho a 1º de julho (terça a sexta-feira), com entrada franca, a mostra de filmes Curta no Almoço, com três sessões diárias – 12h, 12h45 e 13h30 –, de até 25 minutos, exibindo um ou dois curtas-metragens nacionais de diversos gêneros. Pelo seu formato, a mostra é uma ótima opção de cultura e lazer para quem trabalha ou está passando pelo Centro da cidade na hora do almoço. A mostra tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal. Em sua 12ª edição, a mostra Curta no Almoço este ano será totalmente dedicada a filmes realizados no Rio de Janeiro. O público poderá assistir a 22 filmes produzidos recentemente entre ficção, documentário e experimental. Muitos deles participaram de festivais como Festival do Rio, Curta Cinema e Mostra do Filme Livre.

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

Loading...

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

tags

Followers