Pages

Thursday, May 05, 2016

UMA NOITE INESQUECIVEL!




OS MEXICANOS RODRIGO Y GABRIEL, ENTRAM EM CENA, REPENTINAMENTE, SEM DAR OLA OU BOA NOITE, E COMEÇAM A TOCAR UMA MUSICA PRÓPRIA. ENCERRADA, RODRIGO VEM ATE A BEIRA DO PALCO DO TEATRO BRADESCO/RJ, OLHA A PLATEIA E DIZ: 'É A NOSSA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, E NO RIO, ESPERÁVAMOS VER 10 PESSOAS NA PLATEIA. TEM 50'. RISOS. DEPOIS DE DISCORRER SOBRE A CARREIRA DA DUPLA, QUE ESTA FAZENDO 15 ANOS (NÃO SOMOS UMA BANDA MEXICANA, PQ COMEÇAMOS NA IRLANDA; NAO TOCAMOS FLAMENCO, MAS ROCK; O CONCEITO DE BANDA DE ROCK MUDOU MUITO NOS ULTIMOS TEMPOS;. NUNCA FIZEMOS UMA TURNE MUNDIAL, PQ NAO TINHAMOS MANAGER; SÓ TOCAMOS QUATRO VZS, ATE HJ, NO MEXICO (NAO SOMOS MUITO FAMOSOS POR LÁ); TOCAMOS MAIS NA EUROPA E JAPAO DO QUE NA AMERICA DO SUL), ELE A A PARCEIRA EMENDAM MAIS UMA (DESTA VEZ, UMA DO MEGADETH).



ENTAO, É A VEZ A SOBRENATURALE GABRIELA VIR FALAR COM A PLATEIA (O QUE ELA FAZ COM AS MAOS NA GUITARRA NAO É DESTE MUNDO). ELA PARECE UMA MENININHA. REPETE ALGUMAS DAS COISAS DITAS POR RODRIGO, DIZ Q ELES NAO SEGUEM SETLIST, COSTUMAM IMPROVISAR NOS SHOWS (A CUMPLICIDADE DE QUEM JA FOI UM CASAL DE NAMORADOS AJUDA), E ENTAO ELES MANDAM MAIS UMA, QUE PARECE SER 'BATTERY', DO METALLICA. DAI, ELES CHEGAM A UMA CONCLUSÃO: FAZER O SHOW ALI, NAQUELE PALCO, COM PLATEIA SENTADA, MEIA CASA, IA SER UM TANTO FRIO. PROPOEM QUE, QUEM ESTA NOS LUGARES MAIS AFASTADOS, QUE VENHAM PARA A FRENTE, PREENCHER OS VAZIOS. ALEGRIA GERAL. TOCAM 'DIABLO ROJO', EMENDANDO UM TRECHO DE 'STAIRWAY TO HEAVEN', DO LED ZEPPELIN. DAI, CHAMAM PARTE DA PLATEIA PARA SENTAR NA PARTE DA FRENTE DO PALCO (FIZERAM ALGO PARECIDO NA COLOMBIA, MAS SÓ POR DUAS OU TRES MUSICAS). TOCAM MAIS DUAS ASSIM, PARA DESESPERO DO STAFF DA CASA, QUE PRECISA IMPEDIR, A TODO MINUTO, QUE FILMEM OU FOTOGRAFEM, O QUE É PROIBIDO.



 ENTAO, CHAMAM MAIS ALGUNS PARA OCUPAREM TBM A  PARTE DE TRÁS DO PALCO! (FUI NESSA LEVA). DAI EM DIANTE, ACONTECEU ALGO INEDITO NA CARREIRA DELES: CERCADOS POR GRANDE PARTE DA PLATEIA, FAZEM O SHOW INTEIRO ASSIM A PARTIR DAQUELE PONTO! E MAIS: A CADA UMA OU DUAS MUSICAS, AVISAM QUE ACEITAM PEDIDOS (DO REPERTORIO PROPRIO OU DE OUTROS) E ESTAO ABERTOS A PERGUNTAS. ENTRE AS PEDIDAS, ROLA UMA DOS CHILI PEPPERS (nesSa hora, rodrigo virou-se pra mim no refraO e viu que, nem eu, nem ele, sabiamos a letra, hahaha). PERGUNTO A GABRIELA COMO ELA FAZ PARA NAO DESAFINAR SUAS VIOLAS, DEPOIS DE TANTO ESPANCA-LAS (ELA RI, RODRIGO DIZ ALGO COMO 'ISSO É IMPOSSIVEL'), TOCAM 'CREEP', DO RADIOHEAD, MAIS PERGUNTAS SE DESENROLAM, O CLIMA DE RODINHA EM VOLTA DA FOGUEIRA FICA MAIOR. ENTAO, RODRIGO DIZ QUE VAI TOCAR, PELA PRIMEIRA VEZ, AINDA MEIO DEMO, UMA CANÇÃO DO FUTURO ALBUM DELES, QUE TERA, PELA PRIMEIRA VEZ EM TODA A CAREIRA DELES, VOCAIS. SERAO VOCALISTAS CONVIDADOS (IMAGINO QUE DAVE MUSTAINE SERA UM DELES, PELA ESTRUTURA DA CANÇAO EXECUTADA). RODRIGO MANDOU BEM.



ALI, DE PERTINHO (JAMAIS VI E JAMAIS VEREI DE NOVO UM SHOW DESTA FORMA, ESTAVA SENTADO NUM CASE ONDE REPOUSAVAM A AGUA E A TOALHA DE ROSTO DE RODRIGO, SEU RETORNO ERA A ESQUERDA DO PALCO, O DE GAB, A DIREITA), RODRIGO SOLOU UMA MUSICA NA MINHA CARA, BATI CABEÇA JUNTO COM GABRIELA EM OUTRA (TIPO, A CABELEIRA DELA NA MINHA), MUITA GENTE DANÇOU COM OS DOIS, REPAREI NAS DUAS PEDALEIRAS SINISTRAS QUE AMBOS USAM (TEM TODO TIPO DE EFEITOS), NUM TRECO COLADO NAS VIOLAS DE AMBOS (UM, PARA FILMAR O QUE SE PASSA ATRAS, NO TELÃO; OUTRO, PARA ENVIAR O SINAL SEM FIO PARA OS PEDAIS), A GALERA ACOMPANHAVA ALGUMAS MUSICAS COM PALMAS, E, PERTO DO FINAL (APOS APRESENTAR O STAFF DELES, QUE TEM GENTE DE TODA A PARTE DO PLANETA), RODRIGO DISSE QUE TAVA LIBERADO PRA GALERA DE TRAS DO PALCO DANÇAR A VONTADE DE PÉ, MAS NÃO A DA FRENTE, PARA NAO ATRAPALHAR QUEM PAGOU INGRESSO E ESTAVA NAS PRIMEIRAS FILAS, MAIS CARAS. NUNCA, JAMAIS, VI UM SHOW ASSIM! E, PROVAVELMENTE, JAMAIS VEREI ALGO PARECIDO DE NOVO...





  EM 15 ANOS, RODYGAB LANÇARAM 5 ALBUNS:


re-Foc (2002), Rodrigo y Gabriela (2006), 11:11 (2009), area 52 (2012) e '9 dead alive' (2014)


links para videos:




*ELES VÃO ABRIR PARA OS STONE ROSES, EM DUAS DATAS DA TURNE, NOS EUA!

Acesse: www.rodgab.com
Monday, May 02, 2016

NEW YORK CITY DISCO ROCKS!


  CAMARADA MEU (MARIO ABBADE) VAI LANÇAR LIVRO SOBRE A NEW YORK CITY DISCOTHEQUE (DIA 16 DE MAIO, NA LIVRARIA TRAVESSA DE IPANEMA), A PRIMEIRA DO BRASIL, QUE FUNCIONOU EM IPANEMA, NO FIM DOS ANOS 70. O LIVRO, NA VDD, É TBM UMA BIO DO CRIADOR DA CASA, CARLOS WATTIMO, QUE TEM UMA HISTORIA DE VIDA QUE DARIA UM FILME ELETRIZANTE. FOI NA NYCD QUE VIMOS, PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, DJS MIXANDO (ANTES, ESTES ERAM CHAMADOS DE OPERADOR DE SOM, EM CASAS COMO HIPOPPOTAMUS), MAQUINAS DE LASER, E ATE MESMO, CLIPES MUSICAIS, EXIBIDOS EM VIDEOTAPE, NUM TELÃO!

DAI QUE, LENDO O PDF DO LIVRO, VOLTEI NO TEMPO E ME LEMBREI QUE A NYCD FOI A PRIMEIRA CASA NOTURNA QUE FREQUENTEI (EMBORA SEMPRE NAS MATINES, É CLARO, POIS ERA 'DIMENOR') E ONDE OUVI, PELA PRIMEIRA VEZ, NUM POTENTE SISTEMA DE SOM... LED ZEPPELIN! POIZÉ. POR MAIS BIZARRO QUE POSSA SOAR, EU CHEGAVA CEDO NA NYCD, COM OUTRO AMIGO ROCKER, PRA OUVIR ROCK. O DJ DA MATINE (ACHO Q SE CHAMAVA GUILLARDO) CURTIA ROCK E, NA PRIMEIRA HORA DA CASA (ACHO Q ENTRE 4 E 5 PM) SÓ TOCAVA ROCK. MUITAS VZS, ELE ABRIA OS TRABALHOS COM 'WHOLE LOTTA LOVE', E JA TINHA A MANHA DE IR SUBINDO O BPM AOS POUCOS E, DE REPENTE, FAZER A TRANSIÇÃO DO ROCK PARA UMA DISCO MAIS CALMA (GERALMENTE, COVER DE ROCK CLASSICO, COMO 'THE LETTER', DO BOX TOPS). ACHO QUE, FOI ALI Q ME DEU O ESTALO DE TENTAR FAZER O MESMO EM CASA, PASSANDO DE VINIL PRA CASSETE NO TRES-EM-UM DA MAMA. LOGO, EU ERA O DJOTA OFICIAL DAS FESTINHAS DE MEUS AMIGOS, TENTANDO FAZER PASSAGENS DE TRACKS, SEM DEIXAR A MUSICA PARAR.



ACHO QUE MINHAS IDAS A NYCD, NAS DOMINGUEIRAS, DURARAM UNS DOIS ANOS. ERA MUITO LEGAL. A ENTRADA DAVA DIREITO A UM REFRI E A UM CACHORRO QUENTE. E, LÁ, BEIJEI A PRIMEIRA GAROTA NUM AMBIENTE ASSIM. ELA SE CHAMAVA IRIS. E MORAVA NAS REDONDEZAS (NAQUELA FRONTEIRA DE IPANEMA E COPACABANA). LEMBRO Q FOI DIFICIL. JA Q ELA ANDAVA COM UMA ENTOURAGE DE GAROTOS DE SUA AREA, EU ERA 'ESTRANGEIRO' (MORAVA NO FLAMENGO) E BRANCO (ELA ERA MORENA). TIVE DE, PRIMEIRO, SER ACEITO NA TURMA (ELES DOMINAVAM O PALCO QUE HAVIA NO MEIO DA PISTA, SÓ SUBIA LÁ QUEM ERA DA 'GANG'), E, DEPOIS, IR CONQUISTANDO A IRIS AOS POUCOS. REENCONTREI UM DOS CARAS DA TURMA, DJALMA, TRABALHANDO COMO TECNICO DE SOM NO SISTEMA GLOBO DE RADIO. ALIAS, MUITA GENTE QUE LÁ CONHECI, ENVEREDOU DEPOIS PARA O CAMINHO DA MUSICA (FORMARAM BANDAS, VIRARAM DJS, PRODUTORES, TECNICOS DE SOM ETC), TAL A INFLUENCIA QUE O AMBIENTE DA NYCD CAUSAVA NA GENTE.

MAIS DE 20 ANOS DEPOIS, JA NOS 90S, VOLTEI AO LUGAR, QUE, POR UM BREVE TEMPO, FOI O CLUB W, E TOQUEI, COMO DJ, NUMA NOITE DE... DOMINGO. EU E A DJ ANA KAZZ FIZEMOS UMA DAS PRIMEIRAS NOITES DESSA NOVA FASE, QUE NAO DUROU MUITO (DIZEM QUE, LÁ, TEM UMA CAVEIRA DE BURRO ENORME). SÓ QUE, NESTE FASE W, A PISTA DE DANÇA ERA NUMA PARTE QUE NAO FUNCIONAVA NOS TEMPOS DA NYCD, UM SALAO ATRAS DA PISTA PRINCIPAL, ONDE ANTES DEVERIA SER O RESTAURANTE DA CASA OU DEPÓSITO. MAS, FOI EMOCIONANTE ADENTRAR O SALAO PRINCIPAL, AINDA COM A MESMA ESCADARIA E OS BALCOES, E LEMBRAR UM POUCO DA VIBE DAQUELES TEMPOS, EM QUE EU ERA UM GAROTO DE 13, 14 ANOS, COMEÇANDO A SER ENFEITIÇADO PELA MUSICA; E, VOLTANDO AO COMEÇO, DALI, COMPREI OS DOIS PRIMEIROS DISCOS DO LED E OUVI A SEMANA TODA! =)



* ACIMA, RARA FOTO DA ENTRADA DA MATINE DA NYCD (ACERVO O GLOBO). CLIQUE PARA AMPLIAR
=  DÁ PARA VER, MAIS OU MENOS, COMO ERA A PISTA DA NYCD NO FILME 'SÁBADO ALUCINANTE', QUE, AS VZS, PASSA NO CANAL BRASIL...
Monday, February 15, 2016

MINHA(S) LOJA(S) DE DISCOS


ASSISTINDO AO DOC 'ALL THINGS MUST PASS: THE RISE AND FALL OF TOWER RECORDS', QUE COLIN HANKS, O FILHO DE TOM, FEZ SOBRE A LENDÁRIA CADEIA DE LOJAS AMERICANAS DE DISCOS, TOWER (QUE FALIU HA DEZ ANOS), ME VEIO A MEMORIA NÃO APENAS A PRIMEIRA VEZ EM QUE ENTREI NA INCRÍVEL LOJA DA TOWER, NA SUNSET, EM LOS ANGELES; COMO TBM DE TODAS AS OUTRAS LOJAS DE DISCOS QUE ME IMPACTARAM QUANDO NELAS ADENTREI. ERAM TEMPOS NOS QUAIS, ALEM DE CONHECER AS CIDADES NA GRINGA, ERA MUITO IMPORTANTE DEDICAR UM DIA A VISITAR AS LOJAS DE DISCOS, QUE, POR AQUI, SEMPRE FORAM MEIO FURRECAS, EM COMPARAÇÃO.



A PRIMEIRA GRANDE LOJA DOS SONHOS QUE CONHECI, FOI A HMV, DA OXFORD STREET, EM LONDRES. FOI COMO SE ENTRASSE NUMA LOJA DE DOCES, PRA USAR UM CLICHÊ SURRADO. NEM SABIA PRA QUAL LADO IR. ALI, ESTAVAM TODOS OS DISCOS COM OS QUAIS SEMPRE SONHEI. E MUITO MAIS. ACABEI COMPRANDO UMA MALETINHA PARA CARREGAR OS VINIS. SIM, ERAM FINAIS DOS 80S, O VINIL AINDA REINAVA. NA ULTIMA VEZ EM QUE ESTIVE EM LONDRES, PEGUEI OS ÚLTIMOS DIAS DESTA HMV. FECHOU NO FIM DE 2014. MAS AINDA TEM OUTRA, NA MESMA RUA, MAIS ACANHADA. QUASE AO LADO DESTA (PERTO DE TOTTENHAM COURT RD), HAVIA TBM A PRIMEIRA VIRGIN MEGASTORE DE LONDRES, QUE ABRIU DEPOIS. FOI NA VIRGIN, QUE TIVE UM MOMENTO/VISÃO LINDO: NUM DIA DE SEMANA, SAIU UM SINGLE NOVO DOS SMITHS. E 99% DAS PESSOAS NA FILA ESTAVAM COM O SEU COMPACTO DEBAIXO DO BRAÇO. ERA A CULTURA DA MUSICA/SINGLE DA SEMANA. HJ, NO LUGAR DESTA VIRGIN, AGORA É UMA PRIMARK, LOJA DE ROUPA BARATA.



DEPOIS DA PRIMEIRA, VOLTEI VARIAS VZS A LONDRES, ONDE ESTAVAM AS MELHORES LOJAS DE DISCOS QUE JÁ CONHECI. FORA DO CIRCUITO OXFORD, ESTAVA (E AINDA ESTÁ) A ROUGH TRADE, EM NOTTING HILL GATE (ESTA, MAIS MODESTA); E, ALI, NUMA ESQUINA DA OXFORD, FICA A BERWICK STREET (ONDE OASIS FEZ A FOTO DE CAPA DE SEU SEGUNDO ÁLBUM), ONDE CADA PORTA AO LADO, É UMA LOJA DE DISCOS DIFERENTE (INCLUSIVE, NOS POROES), PARA TODOS OS GOSTOS (REGGAE, SOUL, BLUES, DANCE, TECHNO, DISCO, ROCK ETC). HJ EM DIA, QUASE TODAS FECHARAM. MAS AINDA RESISTEM ALGUMAS, EM VERSÕES MENORES. DETALHE: APESAR DA CHEGADA DO CD, AS LOJAS INGLESAS JAMAIS DEIXARAM DE VENDER VINIS. HJ EM DIA, ATÉ NA REDE DE SUPERMERCADOS TESCO, P EX, VC ENCONTRA AS BOLACHAS MAIS POP.



TAMBÉM NO FIM DOS 80S, CONHECI LOS ANGELES. E LOGO NO PRIMEIRO DIA, FUI A TOWER DA SUNSET, CLARO. QUE MANÉ HOLLYWOOD WALK! OS CDS JÁ ESTAVAM CHEGANDO. E VINHAM NAQUELAS CAIXAS IMENSAS, PARA CHAMAR A ATENÇÃO, JÁ QUE OS VINIS, POR SI SÓ, JÁ ERAM BELOS CHAMARIZES. COM O TEMPO, AS CAIXAS SUMIRAM, PQ GASTAVAM MUITO PAPEL PARA FAZE-LAS. E OS VINIS, TBM. NOS EUA, ELES QUASE ACABARAM DE FATO. RESISTIRAM POR UM TEMPO NA TOWER DA LAFAYETTE, EM NOVA YORK, E SEMPRE TIVERAM SEU CANTINHO NAS VIRGIN (QUE, HJ, NAO EXISTEM MAIS EM NYC). ATÉ A ASCENÇÃO DA CALIFORNIANA AMOEBA (QUE ERA UMA LOJINHA VOLTADA PRA GALERA UNIVERSITÁRIA DE BERKELEY, E HOJE TEM DUAS MEGASTORES, UMA EM SAN FRANCISCO, OUTRA EM LOS ANGELES), OS EUA TINHAM POUCOS LUGARES QUE VENDIAM VINIS. HJ EM DIA, É MAIS FÁCIL VC ACHAR UM DISCO NA LOJA DE ROUPAS URBAN OUTFITTERS DO QUE ENCONTRAR UMA LOJA ESPECIALIZADA (OUTRAS CADEIAS, COMO A TOWER, TBM COLAPSARAM, COMO A SAM GOODY E FYI). EM MANHATTAN, PARA ACHAR DISCOS MAIS ESPECÍFICOS, VC TEM QUE IR A OTHER MUSIC -- IRONICAMENTE, DO OUTRO LADO DA RUA, ONDE FICAVA A MAIOR TOWER DE NYC. MAS, PEGANDO O METRÔ E ATRAVESSANDO O HUDSON, HÁ A PRIMEIRA ROUGH TRADE AMERICANA, NO BROOKLYN. GRANDE, COMO É TUDO NA AMÉRICA, EM COMPARAÇÃO COM SUAS IRMÃS INGLESAS.



E AI, VOLTAMOS A TOWER. O DOC MOSTRA COMO A LOJINHA, QUE COMEÇOU EM SACRAMENTO (CAPITAL DA CALIFÓRNIA; NÃO, NÃO É LOS ANGELES), CRESCEU EM SAN FRANCISCO, NOS 70S, E APARECEU EM LOS ANGELES (A DA SUNSET, ERA FREQUENTADA PELOS ROCK STARS, ELTON JOHN BATIA PONTO LÁ, TODA SEMANA), EXISTIU 30 ANOS NUMA BOA, ATÉ QUE NOS 90S, TEVE PLANOS DE EXPANSÃO, ABRIU EM LONDRES (EM PICADILLY CIRCUS), EM TODA A PARTE (TINHA UMA MEGA LOJA, LINDA, EM BUENOS AIRES) E SE ESTABELECEU COMO UMA MARCA MUNDIAL. COM A CHEGADA DOS CDS REGRAVÁVEIS E DO MP3, A TOWER QUEBROU (AS FILIAIS CONSUMIRAM TODO O SEU CAPITAL, NAO DEVERIAM TER SAIDO DOS EUA). HJ, RESTARAM UMA DUZIA DE LOJAS NO JAPÃO, ONDE UM GRUPO LOCAL COMPROU O USO DO NOME, E UTILIZA AS MESMAS SACOLAS AMARELAS, COM LETRAS VERMELHAS. PARA O LANÇAMENTO DO DOC, A LOJA DA SUNSET (ATE HJ FECHADA, EXATAMENTE COMO ESTAVA), FOI REABERTA E O LOGOTIPO MAIS UMA VEZ BRILHOU EM SEU LETREIRO. PARECE, QUE VÃO TOMBAR O PRÉDIO.



*AQUI, TIVEMOS LOJAS BACANAS, COMO A MODERN SOUND/RJ, P EX, MAS NEM SE COMPARAM COM AS VIRGIN, HMV E TOWER. ERA COMO SE SARAIVA MEGASTORE OU FNAC, P EX, SÓ VENDESSE DISCOS (BEM, TBM LIVROS E CAMISETAS). AGORA, SÃO APENAS LEMBRANÇAS NA MEMÓRIA DE QUEM SEMPRE AMOU A MUSICA. GIVE THE GIFT OF MUSIC.
Sunday, January 24, 2016

PARA SEMPRE, MEU KENNY...





 QUANTOS DE VCS PODEM DIZER QUE TIVERAM UM GREMLIN EM CASA? OU UM EWOK? POIS EU, TIVE. E MUITO MAIS. POR FORA, ELE PARECIA UM CACHORRINHO. MAS ERA MAIS DO QUE ISSO. ERA UM SERZINHO MÁGICO QUE HABITAVA NOSSA CASA. E NOS TROUXE MUITA ALEGRIA. PRA MA BABE, O ETERNO BEBE PELUDO; PRA MIM, UMA ESPECIE DE FELINO (A TRADUÇÃO DO NOME DE SUA RAÇA, DO CHINES PARA O PORTUGUES, SHIH-TZU, É CÃO-LEÃO, VEJAM SÓ!) QUE FICAVA COMIGO NO ESCRITÓRIO, QUAL UM GATO, ESPARRAMADO. MEU COMPANHEIRO. PARA TODAA CASA, ALEGRIA E MOVIMENTO. UMA PAUSA RELAXANTE NA CORRERIA DIÁRIA.



  MAS FOI ELE QUEM NOS ESCOLHEU. ENFEITIÇOU MA BABE, QUANDO ESTA PASSOU EM FRENTE A UMA PETSHOP. E FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA. NÃO ESTAVA NOS PLANOS TER UM ANIMALZINHO EM CASA. E KENNY VEIO, PQ QUIS. GANHOU ESTE NOME PQ APARECEU JUSTO NA ÉPOCA EM QUE O KENNY DE 'SOUTH PARK' MORREU (DE VERDADE; BEM, VOLTOU UM ANO DEPOIS) NA SÉRIE DE TV. E, COMO É UM CÃO DO TIBET -- ONDE SE ACREDITA EM REENCARNAÇÃO --, QUEM SABE?)  E, LOGO, VIMOS QUE KEKENNY (COMO O CHAMÁVAMOS), NÃO ERA UM CÃO DE FATO: NÃO CURTIA CARINHO NA CABEÇA, DORMIA NO BRAÇO DO SOFÁ QUAL UM GATO, NÃO ERA DE FAZER FESTINHA A TOA PROS OUTROS, NÃO DAVA BOLA PRA OS DEMAIS CANINOS NA RUA (ACHO QUE ELE NUNCA SE IMAGINOU COMO UM), ERA RANZINZA, NÃO CURTIA CRIANCINHA (ACHO QUE POR CAUSA DA VOZ FINA), TINHA UM TEMPERAMENTO FORTE E DECIDIDO. ERA O LÍDER DO CLÃ, DA MATILHA. E, LOGO, NOS CONQUISTOU (DOMINOU) A TODOS, SEM FAZER FORÇA.



  COM O TEMPO, GANHOU VÁRIOS APELIDOS, DE ACORDO COM SUAS VARIAÇÕES DE MOODS. EU GOSTAVA DE CHAMA-LO DE 'MY LITTLE MTRFCKR', PQ ELE ERA DADO A DAR BOTES EM PÉS ALHEIOS (PRINCIPALMENTE, DE MULHERES), SEM AVISO, QUAL UM TUBARÃO. MORRIA DE MEDO DE ESTOUROS DE BOLAS DE FESTAS, FOGOS E TROVÃO (AI, O CHAMAVA DE COVARDINI, PQ CORRIA PRO COLO MAIS PRÓXIMO), FAZIA DOCE PRA COMER (POOCHINI/PUTINI), QUANDO MOLHADO, PARECIA UMA LONTRA (OU UM RATÃO DO BANHADO); DEPOIS DO BANHO, FICAVA LOUCO ATRÁS DA TOALHA. AI, VIRAVA O TORO, CORRIA FEITO UM LOUCO PELA CASA. QUANDO PEQUENO, ELE ERA O BUDDY-BUDDY DE MA BABE, PRA MIM, O QUEQUERINO, QUEERY, NENNY. OU, SIMPLESMENTE, MEU RINHO, COMO GOSTAVA MAIS DE CHAMA-LO. HAVIA UM KENNY PARA CADA OCASIÃO. E CADA UM DE NÓS.



  ENFIM, ELE ESTAVA EM TUDO, EM TODA PARTE, TINHA POINTS PELA CASA TODA (ADORAVA SE ENFURNAR NUNS BURACOS, CHEGAVA A SUMIR POR DETRÁS DOS SOFÁS, NOS DANDO BAITAS SUSTOS), E SE COMPORTAVA DE UM MODO DIFERENTE -- ESPERTAMENTE -- COM CADA UM DE NÓS: DENGOSO COM MA BABE, BRINCALHÃO COMIGO, PROTETOR COM NOSSO FILHO. ADORAVA MUITO FICAR EM CASA. ERA EXTREMAMENTE CASEIRO. NO COMEÇO, NEM IA NA RUA, MAL SAIA UMA VEZ OU DUAS POR SEMANA (FAZIA TUDO EM CASA MESMO, APRENDEU LOGO). MAS, PASSOU A CURTIR O PASSEIO MATINAL COMIGO, PARA IR ATE A BANCA (E, POR TABELA, ME FEZ UM SER MAIS DIURNO, SOCIÁVEL, FAZ-SE AMIGOS RÁPIDO COM CÃEZINHOS, CONHECE-SE A VIZINHANÇA). NOSSOS PASSEIOS FUNCIONAVAM COMO UM MOMENTO DE LIMPAR A MENTE. MEU JARDIM JAPONÊS AMBULANTE.



 NO GERAL, KENNY ERA SUPER NA DELE. SEUS MOMENTOS MAIS ELÉTRICOS, ERA QUANDO NOS DESAFIAVA PARA JOGAR UM BRINQUEDO E DEPOIS NOS FAZER TENTAR TIRAR DA BOCA DELE, TIPO CABO DE GUERRA (TINHA MANDIBULAS FORTISSIMAS). SÓ QUE FOI FICANDO CADA VEZ MAIS DORMINHOCO COM O TEMPO. CHEGAVA A RONCAR QUE NE  UM ADULTO. ATE QUE PASSOU A DORMIR DEMAIS E FICAR PROSTRADO. VELHICE? EM PARTE. MAS NÃO SÓ. FOI A TAL DOENÇA DO CARRAPATO, QUE JÁ HAVIA SE INSTALADO (E TODOS OS EXAMES REGULARES DE SANGUE QUE FAZIA; IDAS AO VETERINÁRIO CONSTANTES E REMÉDIOS PARA PREVENIR, QUE TOMAVA, NÃO DETECTARAM A TEMPO). E, ACABOU LEVANDO-O, EM APENAS TRÊS SEMANAS, JÁ QUE INFECÇÕES OPORTUNISTAS, ATACARAM OS ORGÃOS, JÁ VELHINHOS, E PROVOCARAM UMA CONVULSÃO. TADINHO...



CONTUDO, KENNY FOI  EMBORA SÓ NO CORPINHO (SEMPRE ESBELTO, PELO LINDO, PARECIA DE FILHOTE), NO FÍSICO. PORQUE, ELE, FICARÁ PARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES. ESTARÁ NAS LEMBRANÇAS (SÓ NOS DEU ALEGRIAS, NUNCA TINHA FICADO DOENTE ANTES, NUNCA DESTRUIU UM LIVRO, DISCO OU SAPATO MEU), NOS CANTINHOS DA CASA, NOS ZILHÕES DE FOTOS QUE MA BABE FEZ DELE. NAS MEIAS QUE ROUBAVA DA GENTE. E, QUEM SABE, COMO TIBETANO-DESCENDENTE, PODE NOS REENCONTRAR EM ALGUM OUTRO MOMENTO? SEI LÁ. SÓ SEI QUE ELE FOI MEU PRIMEIRO E ÚNICO CACHORRINHO (NOSSA LIGAÇÃO FICAVA MAIS FORTE A CADA ANO, QUASE MENTAL, MA BABE NOS CHAMAVA DE LOUCOS). POR ISSO, NÃO QUERO TER MAIS. A DOR DA PERDA É ENORME. O APEGO É IMENSO. NÃO SABIA QUE PODIA ME AFEIÇOAR TANTO ASSIM A UM BICHINHO. É AMOR PURO. E DÓI MUITO QUANDO SE VAI. FICA UM BURACO IMENSO. A CASA FICOU VAZIA, SEM GRAÇA, SEM KENNY...




 OS ANDROIDES DE 'BLADE RUNNER' TINHAM DATA DE VALIDADE, SABIAM QUANDO IAM EXPIRAR. NÓS, NÃO. JÁ OS CACHORRINHOS, SABEMOS QUE IRÃO CEDO (ESTAVRAÇA, VIVE EM MEDIA 12 A 15 ANOS, MEU MOGWAI TINHA 13, QUASE 14), MAS NUNCA ESTAREMOS PREPARADOS PARA O BAQUE. POR ISSO, NÃO DÁ PARA REPETIR A EXPERIENCIA. ATE PQ, KENNY ERA UNICO. JUSTAMENTE POR NÃO SER APENAS UM CÃOZINHO. ELE FOI MUITO MAIS DO QUE PODEMOS DEFINIR.
 ELE SE FOI ;(


*ADENDUM: NA MESMA MANHÃ EM QUE KENNY SE FOI, SEU MAIOR RIVAL DE PREDIO, O CÃO DA NOSSA VIZINHA (A QUEM CHAMÁVAMOS DE 'NEMESIS') TBM SE FOI! E, CURIOSAMENTE, KENNY PARTIU A 100 METROS DE ONDE FICA A PETSHOP ONDE MA BABE O ENCONTROU!
Thursday, January 14, 2016

UMA RÁDIO QUE JÁ FOI 'ANTENADA'


A VOLTA DA ANTENA 1 AO DIAL CARIOCA, ME TROUXE LEMBRANÇAS QUE, NEM EU MESMO, SABIA MAIS QUE AS TINHA. E, QUE SÃO ANTERIORES A 'LIGHT FM', QUE A RÁDIO SE TRANSFORMOU DEPOIS. PORQUE, QUANDO ENTROU NO AR, NA PRIMEIRA METADE DOS 80S, A ANTENA 1 ERA UMA ESPECIE DE EMISSORA EUROPÉIA, CALCADA NA ANTENNE 2 FRANCESA. SEU PLAYLIST E SUAS VINHETAS ERAM DIFERENTES DO PADRÃO AMERICANO DE 90% DAS FMS BRASILEIRAS.



E, O QUE TENHO A VER COM ISSO? BEM, NAQUELES TEMPOS PRIMITIVOS PARA A MUSICA NO BRASIL, VC TINHA DE CORRER ATRAS, SE QUISESSE OUVIR ALGO NAS RÁDIOS (A ELDOPOP JA TINHA ACABADO, A CIDADE ERA DANCE, A FLUMINENSE ESTAVA CHEGANDO). ENTÃO, EU E OLMAR JR (NA EPOCA, BAIXISTA DO COQUETEL MOLOTOV), SELECIONAMOS ALGUNS VINIS, BOTAMOS DEBAIXO DO BRAÇO E FOMOS ATÉ UM SOBRADO NA RUA DA ALFANDEGA (EM PLENA SAARA!), PARA CONHECER AQUELA EMISSORA QUE TOCAVA MUSICA FRANCESA, INGLESA, MAS QUE PRECISAVA DE UM TOQUE, DIGAMOS, NEW WAVE. FOMOS LÁ, NA MORAL, SABENDO APENAS QUE, O DIRETOR, ERA O ROMILSON LUIS, EX-CIDADE.



 ELE NOS RECEBEU, CORDIALMENTE, E DEU ATENÇÃO AOS DOIS MOLEQUES, QUE MOSTRAVAM TER UM POUCO DE CONHECIMENTO MUSICAL. CONVERSAMOS NAO SEI O QUE, E O ROMILSON FICOU COM ALGUNS DE NOSSOS LPS EMPRESTADOS (UM DO ALEMÃO FRED BANANA COMBO, OUTRO DO INGLES BRAM TCHAIKOSVSKY, UM DEVO, UM B52S E, ACHO, O PRIMEIRO DA KIM WILDE). DISSE PRA GENTE VOLTAR NA SEMANA SEGUINTE, PRA PEGAR OS DISCOS, E NOS DEIXOU, COMO PAGA, MEXER NUMA PILHA DE VINIS PROMOCIONAIS QUE A RADIO RECEBIA, PODENDO PEGAR ALGUNS DELES. FOI DAI QUE VEIO O MEU 'CLARA CROCODILO', DO ARRIGO, QUE JAMAIS TOCARIA LÁ.



DIAS DEPOIS, OUVINDO A RADIO (EU OUVIA DIRETO, SÓ NELA TOCAVA AMANDA LEAR, BIM, LIO, SHAKIN STEVENS, NOMES EUROPEUS, QUE NÃO ENTRAVAM NO PARADÃO AMERICANO DE SEMPRE), VIMOS QUE ROMILSON ESCOLHEU ALGUMAS FAIXAS DE NOSSOS DISCOS: 'SHALL WE DANCE', DO BRAM TCHAIKOVSKY; 'SHE LOVES YOU' (ESPERTA COVER DO FRED BANANA COMBO, QUE LOGO VIROU TOP 10 NA RADIO), 'KIDS IN AMERICA', DA KIM WILDE; E, QUEBRANDO O PADRAO EUROPEU, 'DIRTY BACK ROAD', DO B52S (AQUELE DEVO AMARELO, O PRIMEIRO, ERA DEMAIS PRA ELES). AS MUSICAS DAVAM BOM RETORNO DE AUDIÊNCIA. E, POR ISSO, FIZEMOS MAS ALGUMAS VISITAS AO ROMI COM OUTROS DISCOS. PENA QUE ELE NÃO ACEITAVA PUNK/HARDCORE HAHA.



DEPOIS, QUANDO A RADIO SE MUDOU PARA UMA CASA NA URCA, ONDE ESTÁ ATÉ HJ, O PADRÃO MUSICAL MUDOU JUNTO. ELA VIROU UMA ESPECIE DE SUB-JB FM, MAIS ADULT CONTEMPORARY, COMEÇOU A TOCAR MAIS MUSICAS ROMÂNTICAS, TIROU O ROCK DE SUA PLAYLIST, E PERDEU O ACENTO EUROPEU. UMA PENA. MAS, FICO PENSANDO: SERÁ QUE ROMILSON (QUE AINDA É O DIRETOR) GUARDOU OS CARTUCHOS COM AS TRACKS QUE PASSAMOS PRA ELE? QUEM SABE, ELAS VOLTASSEM NUM PROGRAMA DE FLASHBACKS? DO YOU COPY ME, ROMI?

*EXISTE UMA VERSÃO PAULISTANA, E OUTRA, ONLINE, DA ANTENA 1. TODAS, COM DIFERENÇAS NA PROGRAMAÇÃO
Monday, December 21, 2015

O GIGANTE DESPERTOU...


SOBRE O NOVO STAR WARS, 'THE FORCE AWAKENS':



...J.J. ABRAMS FEZ UM FAN FILM, UM SENSACIONAL REMIX DO QUE JÁ VIMOS ANTES (SOBRETUDO NO 'STAR WARS' ORIGINAL). OS ANTIGOS FÃS VÃO GOSTAR, MAS NÃO TRAZ TANTA COISA DE NOVO ASSIM PARA ESTES. É, COMO DIZ HAN SOLO A CHEWBACCA NAQUELE TEASER, 'VOLTAR PARA CASA'. JÁ OS INICIADOS, VÃO REALMENTE COMEÇAR A SAGA AGORA. E NADA TERÃO DO QUE SE QUEIXAR. MAS, EXISTEM UMAS COISAS QUE INCOMODAM. TIPO: SE FINN NUNCA MANEJOU UM SABRE DE LUZ, COMO ELE CONSEGUE LUTAR COM KYLO REN E FERI-LO? E, COMO O NOVO CONSTRUTOR DA NOVA MEGA ESTRELA DA MORTE DEIXOU, NOVAMENTE, EXPOSTO UM PONTO FRACO, QUE AJUDA A DESTRUIR A MESMA?



...VÁRIOS FAMOSOS FAZEM PONTAS SECRETAS COMO STORMTROOPERS. ENTRE ELES, O COMPOSITOR DE TODOS OS FILMES DE J.J. ABRAMS (MENOS DESTE, CLARO), MICHAEL GIACCHINO; O PRODUTOR (E QUINTO MEMBRO) DO RADIOHEAD, NIGEL GODRICH; SIMON PEGG E, SEM ESTAR CREDITADO, DANIEL 'JAMES BOND' CRAIG. HA TBM LUPITA NYONG´O (COMO MAZ KANATA, NUMA PERFORMANCE TODA DIGITAL) E GWENDOLINE CHRISTIE (A BRIANE, DE 'GAME OF THRONES), COMO CAPITÃO PHASMA, QUE APARECE O TEMPO TODO SEM MOSTRAR O ROSTO. E ANDY SERKIS, QUE GERALMENTE TRABALHA SEM MOSTRAR A SUA VERDADEIRA CARA (FOI O GOLLUM DE LOTR, P EX), FAZ O SUPREMO LÍDER SNOAKE.



...PELA PRIMEIRA VEZ, FICAMOS SABENDO O QUE É UM STORMTROOPER. QUEM SÃO, DE ONDE VEM, O QUE PENSAM? SÃO, BASICAMENTE, ESCRAVOS. EM VEZ DE NOME, SÃO IDENTIFICADOS POR NÚMEROS. MAS, UM DELES SE REBELA E... SEGUINDO A ONDA DE AGRADAR A TODOS OS DEMOGRAPHICS, NESTE FILME HÁ UM NEGRO, UM LATINO, UMA MULHER, ETC E TAL. ELES TBM MEIO QUE USAM E AGEM DE ACORDO COM PESSOAS DOS DIAS ATUAIS, EMBORA NOS FILMES DA SAGA ORIGINAL GEORGE LUCAS TENHA MERGULHADO FUNDO NA FANTASIA, SEM NENHUM TIPO DE CONEXÃO COM NOSSA REALIDADE. E, DESTA VEZ, NÃO É LUKE QUEM É O FILHO. AFINAL, 30 ANOS SE PASSARAM. HÁ UM NETO, QUE É PRIMO DE...



´...OUTRO AMIGO DO JAY JAY, O GORDUCHINHO GREG GRUNBERG, ESTÁ LÁ, COMO UM DOS AUXILIARES DA (AGORA) GENERAL LEIA, SNAP WEXLEI. É TIPO UM EASTER EGG VIVO. O ABRAMS SEMPRE ENCONTRA UM JEITO DE ENFIAR GREG EM SEUS FILMES OU SERIES DE TV (DESDE 'ALIAS' ATE 'MISSÃO IMPOSSÍVEL'). FORA ISSO, EASTER EGGS PULULAM PRATICAMENTE EM CADA CENA DO FILME. OLHO VIVO.

...e, depois daquele final fantástico, contamos os dias para o episódio VIII


Sunday, December 13, 2015

O QUE ACHEI LEGAL ESTE ANO...


TUDO, POR ORDEM DE LEMBRANÇA:


FILMES:



PHOENIX (MELHOR FILME ESTRANGEIRO. A CENA FINAL É UM SOCO NO ESTÔMAGO); SICÁRIO (OUTRO QUE ME DEIXOU MAL NO FINAL; MELHORES ATUAÇÕES DE EMILY BLUNT E BENICIO DEL TORO); VICIO INERENTE (MELHOR STONER MOVIE EM SÉCULOS); EX-MACHINA (UM SCI-FI BRILHANTE, QUE ME APRESENTOU A ALICIA VIKANDER); A PELE DE VENUS (QUEM DISSE QUE NÃO SE PODE FILMAR TEATRO?);  THE MARTIAN (DIVERTIDO); ANOMALISA (ANIMAÇÃO PARA ADULTOS, É POSSÍVEL); THE WALK (FASCINANTE); KINGSMAN (O BOND QUE BOND NÃO FOI); MAPAS PARA AS ESTRELAS (AQUELE FILME INCOMODO DE SEMPRE DO CRONEMBERG); MAD MAX FURY ROAD  (PRA ISSO QUE INVENTARAM O CINEMA); MONTAGE OF HECK (DOC SEM CHAPA BRANCA);  MISTRESS AMERICA (COMO NÃO AMAR GRETA?), A GIRL WALKS HOME ALONE AT NIGHT (FILME DE VAMPIRO COM UM LEVE TOQUE IRANIANO).; 'SLOW WEST' (WESTERN RODADO NA NOVA ZELANDIA DIRIGIDO PELO CARINHA DA BETA BAND); 'STAR WARS EPISODE VII: THE FORCE AWAKENS' (QUE BOM QUE DEU CERTO)


SHOWS:



CHEMICAL BROTHERS (UM VERDADEIRO ATAQUE AOS SENTIDOS, COMO NENHUM OUTRO SHOW; DESTE, OU DO ANO PASSADO); MUSE (VEIO COM METADE DO VISUAL, MAS COM TODO O SOM, ÚNICA BANDA DE ARENA POSSÍVEL PÓS-90S); ROCK IN SOFA: SYSTEM OF A DOWN (FIZ RODINHA NA SALA DE CASA!)


TV/STREAMING:



 BLINDSPOT (BOA PREMISSA, BOM ELENCO, CATIVANTE); THE AMERICANS (QUASE NINGUÉM VÊ, MAS É SENSACIONAL); MR. ROBOT (HIPNOTIZANTE E 'BOLANTE'); HOMELAND (CADA VEZ MAIS ATUAL); MASTERS OF SEX (PULOU NO TEMPO, MAS NÃO PERDEU O RITMO);  SILICON VALLEY/VEEP (MELHOR DOBRADINHA DE HUMOR DA HBO); GOT (SHAME! BLING!);  LIMITLESS (DIVERTIDA-MENTE)


MUSICA/DISCOS:



'DIVERS', JOANNA NEWSON (ORA, DIREIS, OUVIR HARPA?); 'VULNICURA', BJORK (MUSICA SENSORIAL, QUE PUDE EXPERIMENTAR, AO VIVO, NA EXPO DO MOMA); 'BORN IN THE ECHOES', CHEMICAL BROTHERS (OS MANOS AINDA SÃO RELEVANTES); 'IN COLOUR', JAMIE XX (UMA ÓTIMA SURPRESA); TRILHA SONORA DE 'SICARIO', POR JÓHANN JÓHANSSEN (AJUDA BASTANTE NO CLIMA DO FILME); TRILHA SONORA DE 'A GIRLS WALKS HOME ALONE AT NIGHT' (ÓTIMAS BANDAS 'DAS ARÁBIAS' QUE NINGUÉM CONHECE POR AQUI)



LEITURAS: AS CAPRICHADAS EDIÇÕES DA DARKSIDE (REPRINTARAM O LIVRO QUE TARZ OS TRES PRIMEIROS STAR WARS ROMANCEADOS), A GRATA SURPRESA DA EDIÇÕES IDEAL, QUE, DE SBC/SP, TRAZ BIOS E LIVROS SOBRE MUSICAS MUITO BACANAS (DEAD KENNEDYS, IAN CURTIS, JERRY LEE LEWIS, CURE ETC) E, O MELHOR DE TODOS (PRA MIM): 'PUBLIKATION, A BIOGRAFIA DO KRAFTWERK.

NA CIDADE

MAY I?:

CASAS E SHOWS: Circo Voador 13 – Dead Fish / Menores Atos 14 – Céu / DJ Bruno Eppinghaus 15 - Nash Grier (EUA) 20 - Abayomy Afrobeat Orquestra / B.Negão & Seletores de Frequência / Fanfarra Black Clube 21 – Roberta Sá 25 - Eu Amo Baile Funk: MC Carol / Mr. Catra / DJ Sany Pitbull / DJ Grandmaster Raphael / Ritmo de Favela / Velha Guarda do Funk 27 – A Suíça Encontra o Brasil: Nação Zumbi / The Young Gods (SUI) 28 - Forrozada 6 Anos: Raiz do Sana / Diego Oliveira / Trio Pé de Serra 29 - Children of Bodom (FIN)

Fundição Progresso 20 – Frejat / Titãs 25 – Encontro das Tribos: Maneva / Costa Gold / Haikaiiss / Cacife Clandestino 28 – Lulu Santos

Vivo Rio 20 e 21 – Sandy 25 – Diogo Nogueira

Teatro Rival 15 – Big Time Orchestra 18 – Zé Luiz Maia: Tributo a Luizão Maia (19h30 – grátis) 19 – Lia Paris (19h30 – grátis) 21 – Moacyr Luz 25 – Antônio Guerra Trio (19h30 – grátis)

Theatro Net Rio 17 – Hamilton de Holanda 18 – Léo Jaime 23 – Márcio Gomes

Imperator 17 - The Winery Dogs / S.O.T.O. 18 - Na Era do Rádio - Tributo a Leny Everson: Agnaldo Timóteo, Ellen de Lima, Gottsha, Luciene Franco, Márcio Gomes, Lana Bittencourt 19 – Wanderléa 24 – Terraço: Jazz Pras Sete: Roberto Rosemberg Trio 25 - Yngwie Malmsteen (SUE) 26 - Roda de Samba do Imperator: Mauro Diniz, Marquinhos de Oswaldo Cruz, João Diniz, Velha Guarda de Vila Isabel 28 – Terraço: Forró Lánalaje: Maria Filó / DJ Edna Carvalho

Solar de Botafogo 13 - Movimento Urbano / Grand Ventura 14 – Cambada Mineira – Tributo ao Clube da Esquina 15 - Stella Marya Rodryigues Canta Emilinha Borba 19 - André Juarez Quarteto 20 – Thati Canta Cássia Eller 22 - Marcelo Nogueira Canta Agnaldo Rayol 24 - Ressonâncias - Rachar ou Morrer: Filosofia e Jazz

Teatro Bradesco 10 – Rodrigo & Gabriela (MEX) 14 – Blitz

Teatro Odisseia 13 - Stoned Jesus (UCR) / Saturndust (19h – R$ 120 antecipado, 160 na hora) 17 - Truckfighters (SUE) / Monte Resina (19h – R$ 120 antecipado, 160 na hora) 29 - Ivo Mozart (17h - R$ 60 1º lote, 80 2º lote)

Audio Rebel 15 - Don Robalo Convida Marofas Grass Band (18h – R$ 15 até 19:00, 20 após) 21 - Geraldo Junior & Os Virtuais (20h – R$ 20) 22 - E a terra nunca me pareceu tão distante (SP) / Salvage (18h – R$ 20) 24 - Re:Funks (20h – R$ 20)

Saloon 79 14 - GRRL Power Night: Sonja / Canto Cego / DJ Laura Tardin / DJ Priscila Dau (22h – R$ 20 lista até 23:00, 25 lista após, 30 sem)

Vizinha 123 (Botafogo) 13 – Festa Plastik – Deluxe Edition: KFactor – Live PA (SP) / DJ Márcia Vieira / DJ Rodrigo Vogt / DJ Akira Shibari / DJ André Lima 21 - Festa Que Se Folk (22h - R$ 20 antecipado, 30 lista amiga, 40 sem)

Espaço Sérgio Porto 21h - R$ 30 18 - Andreia Mota - Participação: Arthus Fochi, Babu Santana, Tamara Trindade 19 - Qinho & Mohandas 25 - Relógio de Dalí

Centro Cultural da Justiça Federal 17 - Ilessi & Diogo Sili Cantam Manduka – “As Parcerias de Manduka e Dominguinhos” – Participação: Kiko Horta (19h – R$ 30) 24 – Quarteto Bosisio – Participação: Kátia Balloussier (19h – R$ 20) 31 - Ilessi & Diogo Sili Cantam Manduka – “Manduka Anos 70” – Participação: Luiza Borges & Thiago de Mello (19h – R$ 30)

FNAC (Barra Shopping) 19h – grátis 24 - Zabelê 31 - Sylvia Patrícia

Circuito SESC 13 – Nova Iguaçu: Os Quatro (20h – R$ 10) 13 – São João de Meriti: Vinicius Terra (19h – R$ 10) 13 – Madureira: Tomás Improta & Sexteto (19h30 – R$ 8) 13 – Engenho de Dentro: Autoramas (20h – R$ 8) 14 – Ramos: Quarteto Cacique (17h – grátis) 14 – Engenho de Dentro: Pandeiro Repique Duo Homenageia Naná Vasconcelos (20h – R$ 8) 15 – São Gonçalo: Digital Dubs – Participação: Jeru Banto & Jota 3 (14h – grátis) 17 – Ginástico: Nova Música Convida: Ava Rocha Convida André Abujamra (19h – R$ 20) 20 – Nova Iguaçu: Hananza Andrade (20h – R$ 10) 21 – São João de Meriti: Karla da Silva Canta Clara Nunes (19h – R$ 10) 21 – Niterói: Filhos de Sinhá Convida Gau Silva (14h – grátis) 22 – Madureira: Conexão Charme: Soul DJs (Samuel, Castelinho, Marcelinho, Marquinho PQD, Murilo, Tom) (17h – R$ 2) 24 – Ginástico: Nova Música Convida: Maíra Freitas Convida Ed Motta (19h – R$ 20) 25 – Madureira: Swing Suburbano – Participação: Dhema (17h – grátis) 26 – Tijuca: Pedro Luís (20h – R$ 20) 27 – Engenho de Dentro: Wilson das Neves (20h – R$ 8) 28 – Ramos: Supersoul Canta Jorge Ben Jor (17h – grátis) 28 – São Gonçalo: Dico & Banda Gonga Sound – Participação: Carlos Dafé (14h – grátis) 29 – Madureira: Samba com Feijão: Gabrielzinho do Irajá & Quilombo de Irajá (13h – grátis) 31 – Ginástico: Nova Música Convida: Fernando Temporão Convida Erasmo Carlos (19h – R$ 20)

Circuito Saideira Musical R$ 1 Centro Cultural Professora Sylvia Dyla de Sá - Rua Barão, 1180 - Praça Seca - Jacarepaguá Centro de Artes Calouste Gulbenkian - Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça Onze Castelinho do Flamengo - Praia do Flamengo, 158 - Flamengo Centro de Arte Hélio Oiticica - Rua Luís de Camões, 68 – Centro Centro de Referência da Música Carioca - Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca Centro Cultural Laurinda Santos Lobo - Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa 13 – Tijuca: Facção Caipira (19h30) 15 – Santa Teresa: Zé Paulo Becker & Marcos Sacramento (16h) 17 – Jacarepaguá: Velha Guarda do Funk (18h) 18 – Praça Onze: Violentango (19h) 19 – Praça Onze: Velha Guarda do Funk (19h) 19 – Tijuca: Violentango (19h30) 20 – Tijuca: Velha Guarda do Funk (19h30) 22 – Santa Teresa: Violentango (16h) 24 – Jacarepaguá: Bailinho do Arlindinho (18h) 25 – Praça Onze: Bernardo Bravo (19h) 26 – Tijuca: Bernardo Bravo (19h30) 26 – Praça Onze: Bailinho do Arlindinho (19h) 27 – Tijuca: Bailinho do Arlindinho (19h30) 29 – Santa Teresa: Bernardo Bravo (16h) 31 – Jacarepaguá: Mohandas (18h)

  ________________________________

MIXX: 13 - Marina Íris – Arena Jovelina Pérola Negra / Pavuna (15h – grátis) 13 - Rio Harp Festival: Yerko Lorca (ESP) – CCBB (19h30 – grátis) 13 - Faktory: Paperhead / Filtro Vermelho – Kult Kolector / Barra (22h – R$ 20 lista até 22:30, 30 após) 13 - Baile das Mina: DJ Carol / DJ Nick – Espaço XV / Praça XV (22h30 – grátis até 23:00, R$ 15 até 23:30, 20 após( 13 - Zoeira: Beni KTT Convida [B-Day Session] – La Paz / Lapa (23h – R$ 20 lista amiga até 01:00, 40 sem) 14 - Gilber T – Baratos da Ribeiro / Botafogo (17h – grátis) 14 - Rio Harp Festival: Yerko Lorca (ESP) – CCBB (17h30 – grátis) 14 - Wilson das Neves – Arena Jovelina Pérola Negra (19h30 – R$ 10) 14 - Festival Under The Black Light: Mystifier / Sodomizer / Tinhoso – Planet Music / Cascadura (22h – R$ 20 antecipado, 30 na hora) 15 - Rio Harp Festival: Yerko Lorca (ESP) – CCBB (12h30 – grátis) 15 - Black JPA: Sant / Antiéticos / Mila Pedrazza & Bruno Elias / DJ Foox / DJ Marvin Mix / DJ Will Ow – Charme in Rio / Jacarepaguá (15h – grátis) 15 - Bondesom – Arena Dicró / Penha (16h – grátis) 15 - Festival Capim Navalha - Get Thrashed: Prophecy / Forkill / Vicious / EVL – Sinuca do Antônio (16h20 – contribuição voluntária) 18 - Nina Wirtti & Luis Barcelos – Lona Herbert Vianna / Maré (14h – grátis) 19 - Rio Harp Festival: Athy (ARG) – Palácio Pedro Ernesto / Cinelândia (17h30 – grátis) 20 - Pandeiro Repique Duo – Lona Elza Osborne / Campo Grande (15h – grátis) 20 - Rio Harp Festival: Athy (ARG) – Colégio Notre Dame / Ipanema (17h30 – grátis) 20 - MAR de Música: Daniel Groove (CE) / Festa Tropicana – Museu de Arte do Rio (18h – grátis) 20 - Lafayette & Os Tremendões – La Esquina / Lapa (21h – R$ ) 21 e 22 - Rio Harp Festival: Jonathan Faganello & Burning Symphony – Forte de Copacabana (14h30 – gratis) 21 - Festival Pop Punk is Back: Radioativa / 2 Infinitos / Oscar / Adrift / Apollo 18 – Planet Music / Cascadura (16h – R$ 15) 21 - Rio Harp Festival: Athy (ARG) – Forte de Copacabana (18h30 – grátis) 21 - Wilson das Neves – Lona Sandra de Sá / Santa Cruz (21h – R$ 10) 21 - New Rockers Fest: Unânime / Mistério / Sephyra / BK-81 / Arsenal Renegade / King For A Day – Planet Music / Cascadura (21h00 – R$ 15) 22 - Samba do Peixe: Tiago Prata, Chico Alves, Gallotti, Ernesto Pires – Livraria Folha Seca / Arco do Teles (15h – grátis) 26 - Folhas de Outono / Eu, Você e Um Oceano / A Marcha Das Árvores / Sudra / Involuntarium / Conflito 21 – Lira de Ouro / Duque de Caxias (15h – R$ 15) 27 - Festa SonLourd: Flora Matos / DJ Ambassodor / DJ Bruno Vinelli / DJ Dedé Menezes – Antonieta / Lapa (22h – grátis) 28 - Aline Paes – Arena Fernando Torres / Madureira (16h – grátis) 28 - Festival Massacre Decibéis: Dops (MG) / Repressão Social / Satangoss / Obscene Capital / HCOFTHESHOCK / N.U.N.C.A. – Estúdio Hanói / Botafogo (19h – R$ 10) 29 - Festival União Headbanger: Rövsvett (SUE) / Panzer Bastard (EUA) / Whipstriker / Mundo no Kaos – Subúrbio Alternativo (15h - contribuição voluntária)



MAR de Música com Daniel Groove e Festa Tropicana! Música boa para todos os gostos! É sexta, dia 20 de maio, a partir das 18h, no pilotis do Museu de Arte do Rio. E o melhor: a entrada é gratuita, é só chegar chegando!

RODRIGO Y GABRIELA: O duo mexicano, Rodrigo y Gabriela, vêm ao Brasil pela primeira vez para apresentações nos dias 10 de maio, no Teatro Bradesco Rio (RJ), e 11 de maio, no Teatro Bradesco (SP) ABSOLUTAMENTE IMPERDIVEL!



ABBA TRIBUTE SHOW: As apresentações acontecem nas seguintes datas e locais: 01 de julho, no Teatro RioMar Fortaleza (CE); 02 de julho, no Teatro RioMar Recife (PE); 03 de julho, no Teatro Bradesco Rio (RJ); 07 de julho, no Teatro do Bourbon Country (RS); 08 de julho, no Teatro Feevale (RS); 10 de julho, no Teatro Bradesco (SP).

QUEEN TRIBUTE: a turnê Queen Forever chega ao Brasil em junho para apresentações em Porto Alegre (dia 18, no Auditório Araújo Vianna), Rio de Janeiro (dia 22, no Teatro Bradesco Rio) e São Paulo (24 e 25, no Teatro Bradesco).



MOSTRA DE FILMES MAKING OF: A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 10 a 22 de maio (terça-feira a domingo), a mostra de filmes Making-of, que vai permitir ao público descobrir como é feito um filme - o dia a dia nos sets de filmagens, os detalhes técnicos, as etapas da produção, as funções de cada profissional, além de curiosas histórias de bastidores.

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

Loading...

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

tags

Followers