NA COVA DO LEÃO

Sunday, April 27, 2014

O RECHEIO DO 'MIXTO-QUENTE'


  EM MEADOS DOS ANOS 80, ANTES DE TRABALHAR EM JORNAL, EU ERA O REDATOR DO PGM 'VIBRAÇÃO', A CONVITE DO BRODER SKATISTA CESINHA CHAVES, Q ERA O DIRETOR. LÁ, ESCREVIA AS 'CABEÇAS' (TEXTOS Q OS APRESENTADORES LEEM) PROS CLIPES, E TBM FAZIA AS PERGUNTAS PARA AS ENTREVISTAS (ISABELLA GARCIA ERA A APRESENTADORA). O PROGRAMA ERA DIÁRIO E GRAVADO, TODO DE UMA VEZ, NO GALPÃO DA MAGNUS FILMES (CUJO DONO ERA JECE VALADÃO) EM S. CRISTOVAO. O ESCRITÓRIO ERA NA UNIGRAPH, DA DUPLA BOCÃO E ANTONIO RICARDO (REALCE).

   POR CAUSA DO 'VIBRAÇÃO', UM CARINHA DA REDE GLOBO, JODELE LARCHER, QUE CURTIU OS TEXTOS, ME CHAMOU PARA IR TRABALHAR COM ELE NO NUCLEO DO ROBERTO TALMA, JUSTAMENTE ESCREVENDO 'CABEÇAS' PARA OS APRESENTADORES LEREM NO 'FANTÁSTICO', NA APRESENTAÇÃO DE CLIPES MUSICAIS. FIZ ISSO POR UNS CINCO ANOS (UMA DAS PRIMEIRAS A LER UM TEXTO MEU, FOI A ENTAO NOVATA CLAUDIA ABREU, UM DO A-HA; OS MAIS FREQUENTES ERAM CESAR FILHO E JOAO KLEBER). NO MEIO TEMPO, TBM COLABOREI COM OUTROS PGMS DO NUCLEO, COMO OS 'ENCONTROS NOTÁVEIS' (LEGIÃO E PARALAMAS, P EX, LANÇADO EM DVD PELA EMI), A COBERTURA DO ROCK IN RIO DE 1991 E, PRINCIPALMENTE, NO PROGRAMA 'MIXTO-QUENTE', CRIADO PARA SER UMA ATRAÇÃO TEMPORÁRIA DE VERÃO E, SOBRETUDO, PARA DISPUTAR COM O SILVIO SANTOS,  QUE SEMPRE GANHAVA DAS ATRAÇÕES DOS DOMINGOS GLOBAIS. ISSO FOI ANTES DE CONTRATAREM O FAUSTÃO, QUE ERA DA BAND.



  O QUE MOTIVA ESTE POST É, JUSTAMENTE, SABER QUE O 'MIXTO-QUENTE' VAI SER REAPRESENTADO PELO CANAL VIVA, A PARTIR DO DIA 8 DE MAIO (QUINTA), AS 22H, COM REPRISES SÁBADOS, 23H, E DOMINGOS, 19H15. MAS, NO TEXTO QUE ESTÁ NO SITE DO CANAL VIVA, NEM EU, NEM JODELE, SOMOS CITADOS. APENAS DIZEM QUE O DIRETOR É O VITOR PARANHOS (UM CAMARADA MUITO GENTE BOA, NA ÉPOCA, MARIDO DA DILEA FRATE E PAI DA VITORIA), QUE A CONSULTORIA É DO NELSON MOTTA (ELE ERA CONSULTOR DE TODOS OS PGMS MUSICAIS DA GLOBO, E, NA OCASIAO, ME DEU DE PRESENTE POSTER DO DEAD KENNEDYS, DE SHOW QUE ELE VIU EM NOVA YORK) E QUE FAZ PARTE DO NUCLEO DO ROBERTO TALMA. TUDO OK.

   MAS, QUEM, ANTES DO PGM IR AO AR, METEU A MÃO EM MILHARES DE FITAS DEMO E SELECIONOU BANDAS ALTERNATIVAS PARA PISAREM NO PALCO, FUI EU, JUNTO COM O JODELE. A GENTE PASSAVA TARDES INTEIRAS NUMA SALA, NO QUINTO ANDAR DO PREDIO DA LOPES QUINTAS, OUVINDO AS FITAS. AS GRANDES ATRAÇÕES ERAM SELECIONADAS DIRETAMENTE PELO TALMA E COMPANHIA (RAUL SEIXAS, RITA LEE, TIM MAIA, ERASMO CARLOS ETC), A GALERA NOVATA DO ROCK BRASIL, MAS JÁ ESTOURADA (BARAO, LULU, ULTRAJE, ENGENHEIROS, PARALAMAS E TALZ) FICAVA COM JODELE E VITOR. E, COMIGO, A RESPONSA DE CATAR OS ALTERNATIVOS, E QUE TOCARIAM NO PROGRAMA, COMO IRA!, VOLUNTARIOS DA PATRIA, DETRITO FEDERAL, CAPITAL INICIAL, LEGIÃO, PLEBE, CÓLERA, GAROTOS PODRES... ALGUNS DEPENDIAM TAMBÉM DA VIABILIDADE DE TRAZER PARA O RIO (GASTOS COM PASSAGENS/TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO, HOTEL ETC).



   NEM TODOS ERAM APROVADOS DE PRIMEIRA (IMAGINEM O DETRITO CANTANDO 'FORD MARGARETH'? TEVE!), MAS O JODELE ME BANCAVA JUNTO AO TALMA (UM CARA BONACHÃO E JUSTO. RECLAMAVA COM UM 'QUE PORRA É ESSA?', MAS, NO FINAL, LIBERAVA). E TBM, NEM TODOS QUE SE APRESENTAVAM, NO PALCO (PRIMEIRO, NA PRAIA DO PEPINO, DEPOIS, NO PONTAL DO RECREIO, POR CONTA DE RECLAMAÇÃO DE UM MORADOR ILUSTRE DO PEPINO, NINGUÉM MENOS DO QUE O GENERAL-PRESIDENTE JOAO BATISTA FIGUEIREDO) IAM AO AR. ALGUNS, TINHAM APENAS TRECHOS DE SUAS MUSICAS MOSTRADAS, PQ O IMPLACÁVEL IBOPE REGULAVA AS ATRAÇÕES E O SEU TEMPO NO AR (A EDIÇÃO ERA DO FERA JOAO PAULO DE CARVALHO, QUE FAZIA 'ARMAÇÃO ILIMITADA'). ESTÁVAMOS DISPUTANDO DIRETAMENTE COM O SEO SILVIO. E O PGM, CLARO, PERDIA, ERA ROCK CONTRA BREGA. E ESTAMOS NO BRASIL. E SILVIO ERA (É) UMA INSTITUIÇÃO DOMINICAL. NUNCA GANHAMOS DO SS NO IBOPE. MAS EMPATÁVAMOS AS VZS OU GANHÁVAMOS POR ALGUNS MINUTOS =)

  NÃO SEI O QUANTO DESTAS ATRAÇÕES ALTERNATIVAS SERAO MOSTRADAS NO COMPACTO DOS PROGRAMAS (QUE TEVE APENAS CERCA DE CINCO GRAVAÇÕES, SE NAO ME FALHA A MEMÓRIA; MAS QUE, EDITADAS, RENDERAM CERCA DE OITO PROGRAMAS) QUE O CANAL VIVA APRESENTARÁ; PELO VISTO (SEGUNDO TEXTO NO SITE DO CANAL), SÓ VÃO MOSTRAR OS FAMOSOS. MAS, TOMARA QUE, LÁ NOS CRÉDITOS, ESTEJAM OS NOMES DE JODELE LARCHER E TOM LEÃO, QUE FORAM IMPORTANTES PARA O FORMATO DO PGM, E POR APRESENTAR BANDAS QUE JAMAIS ESTARIAM NO PALCO DE UM MUSICAL DA REDE GLOBO. NÃO TO AQUI QUERENDO ME GABAR. MAS, SE A GENTE DEIXAR, REESCREVEM A HISTÓRIA DO JEITO QUE ACHAREM MAIS CONVENIENTE, E A GENTE FICA DE FORA. E O JODELE, QUE AGORA TRABALHA POR CONTA PRÓPRIA, COM A SUA PRODUTORA, INNOVA, NAO PODE SER ESQUECIDO. ELE ERA O AGENTE PROVOCADOR.



 *VALE LEMBRAR AINDA QUE, ROLAVAM ENTREVISTAS NAS AREIAS DAS PRAIAS, FEITAS, NOS PRIMEIROS PGMS, PELO CLAUFE RODRIGUES (QUE TRABALHA HJ NA GLOBONEWS), E DEPOIS, POR MIM (FRACASSO TOTAL NA FUNÇÃO, NÃO LEVO JEITO) E PELA PATRICIA TRAVASSOS.

TOQUE INSIDER: OS ESTUDIOS ONDE GRAVAVAMOS AS CABEÇAS DO FANTASTICO, E/F, É ONDE HJ FICA A REDAÇÃO DA GLOBONEWS (QUE ERA TBM ONDE ROLAVA A SANTA MISSA!), BEM DO LADO ONDE ACONTECE O ESTUDIOI. A VIDA DA VOLTAS, E ACABEI RETORNANDO AOS CORREDORES DO PASSADO, ONDE, AGORA, TUDO É DIFERENTE...
Monday, April 21, 2014

ESCUDO VENCE TEIA


  DESDE GURI, SEMPRE FUI MAIS FÃ DO HOMEM-ARANHA DO QUE DO CAPITÃO AMÉRICA. POR INÚMEROS MOTIVOS. O PRINCIPAL, É QUE O GIBI DO ARANHA FOI O PRIMEIRÍSSIMO DE UM HERÓI MARVEL QUE LI NA VIDA (DEVIA TER UNS 8 ANOS). OUTRO, É QUE O ARANHA ERA UM CARA NORMAL, UM GAROTO FRANZINO, TÍMIDO, COM PROBLEMAS NA ESCOLA. OU SEJA, COMO A MAIORIA DE NÓS. JÁ O CAPITÃO AMÉRICA REUNIA VARIAS COISAS QUE NUNCA ME ATRAÍRAM: ERA UM MILITAR (NUNCA CURTI FILMES DE GUERRA) E TINHA ESSE LADO NACIONALISTA, A PARTIR DO NOME E DAS CORES DO UNIFORME. OU SEJA, BEM DISTANTE DE MIM (DE NÓS?).



  A INTRODUÇÃO É SÓ PRA DIZER QUE O NOVO FILME DO CAPITÃO AMÉRICA (O SOLDADO INVERNAL, EM CARTAZ) É MUITO MELHOR DO QUE O SEGUNDO DO REBOOT DO ARANHA, 'A AMEAÇA DE ELECTRO' (NO BR, A PARTIR DE PRIMEIRO DE MAIO). POR MAIS QUE EU GOSTE DO ARANHA, NÃO TEM COMO COMPARA-LOS E VER QUE, SEM DUVIDA, O DO EX-CONGELADO STEVE ROGERS É MELHOR. COMEÇA PELO FATO DE QUE NEM CURTI O PRIMEIRO FILME DO 'AMAZING SPIDER-MAN'. FOI CEDO DEMAIS (OS DOIS PRIMEIROS DO SAM RAIMI SÃO SUPERIORES E AINDA ESTÃO FRESCOS NA MEMÓRIA), FORA O FATO DE ACHAR O GARFIELD MAIS ADEQUADO AO PAPEL DE PETER PARKER DO QUE O TOBEY MCGUIRE. E PARA POR AÍ. TUDO O MAIS FICA A DEVER. MARC WEBB NAO SABE CONDUZIR ESSE TIPO DE FILME E OS ROTEIROS SÃO FURADOS. NESTE SEGUNDO, AINDA MAIS, POR CONTA DE TRES VILÕES (!), QUASE SIMULTÂNEOS.



  O DO CAPITÃO A (SEU PRIMEIRO NOS DIAS ATUAIS), É DAQUELES FILMES CUJA TRAMA É TÃO BOA E INTERESSANTE QUE NÃO É PRECISO SER FÃ DA MARVEL OU DO HERÓI PARA CURTIR. BASTA GOSTAR DE AÇÃO, ESPIONAGEM E UM POUCO DE POLÍTICA. TIRANDO ALGUNS DETALHES, PODERIA SER UM CAPÍTULO DA FRANQUIA 'MISSÃO IMPOSSÍVEL', P EX.  ROGERS QUASE NÃO USA O SEU UNIFORME, E QUANDO O FAZ, USA O ANTIGO, POR UM MOTIVO QUE NÃO VOU ENTREGAR. ALÉM DO MAIS, ELE ESTÁ BEM ACOMPANHADO DA VIÚVA NEGRA, QUE AQUI FAZ UM BOM PREVIEW PARA SEU FILME SOLO. E A GENTE ACREDITA EM STEVE ROGERS E SUAS CONVICÇÕES. MESMO NÃO SENDO FÃ DO HERÓI, AOS POUCOS, ESTOU FICANDO. EXCELENTE.



   JÁ O DO ARANHA TEM TODOS OS PROBLEMAS DO TERCEIRO FILME DA TRILOGIA ANTERIOR (QUE JÁ TINHA O DEDO DOS PRODUTORES DESTE, DAI A BRIGA COM SAM RAIMI E O RESULTADO FINAL RUIM): MUITAS TRAMAS, MUITOS VILÕES, FUROS DE ROTEIRO, FALTA DE FOCO, EXCESSO DE EFEITOS DIGITAIS (O SOLDADO INVERNAL QUASE NÃO OS USA). A UNICA COISA QUE ELE TEM DE FIEL EM RELAÇÃO A CRONOLOGIA DO HERÓI, QUE OS DO RAIMI NÃO TINHA, É QUE GWEN STACY É A SUA PRIMEIRA NAMORADA (MARY JANE SÓ VEIO DEPOIS) E NÓS SABEMOS COMO ISSO ACABA. NÃO É SPOILER. FORA ISSO, É OUTRA GRANDE DECEPÇÃO...

Friday, April 11, 2014

ACABA, MAS NÃO MORRE


FUI ABALADO ESTA SEMANA COM DUAS NOTICIAS:

 A PRIMEIRA, QUANDO MA BABE ME DISSE QUE A J&R MUSIC AND COMPUTER WORLD, DE NOVA YORK, IA FECHAR. LIGUEI PARA ELA PRA SABER QUANDO E POR QUE!?. ELA ME ACALMOU, DIZENDO QUE SOUBE PELO SITE, E QUE É SÓ TEMPORÁRIO. A LOJA (NA VERDADE, VARIAS LOJAS GEMINADAS -- VIDE FOTO ABAIXO --, A MEDIDA EM QUE A J&R FOI SE EXPANDINDO, DESDE QUE ABRIU, EM 1971, DAÍ O SEU NOME OLD SKOOL) DE PARK ROW, NO SUL DE MANHATTAN, DO LADO DA PREFEITURA (E A DOIS BLOCOS DO WTC), VAI SER REMODELADA (JUNTO COM TODA AQUELA ÁREA, QUE FOI SERIAMENTE ABALADA DEPOIS DO 11 DE SETEMBRO) E REABRIRÁ EM 2015.


RESPIREI ALIVIADO. AFINAL, DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE FUI À BIG APPLE, NO FINAL DOS 80S, A J&R SEMPRE FOI A MINHA REFERENCIA PRINCIPAL PARA ELETRONICOS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, DISCOS E TUDO LIGADO A COMPUTAÇÃO. PORQUE, ALÉM DE ELES TEREM TUDO, DE TODAS AS MARCAS, O ATENDIMENTO SEMPRE FOI GENTIL, E, DEPENDENDO DO VENDEDOR, VC NEGOCIA PREÇOS DIRETO COM ELES NO BALCÃO (JA PAGUEI $50 NUM GADGET QUE CUSTAVA $60, P EX). ELES TBM DISTRIBUIAM UNS CATALOGOS SEMANAIS/MENSAIS, QUE VINHAM COM CUPONS DE DESCONTO. E TINHAM UM CANTO DA LOJA COM COISAS QUER IAM SAIR DE LINHA, A PREÇO DE BANANA. ULTIMAMENTE, COM O FIM DOS CATALOGOS, OFERECIAM CAFE E BAGEL DE CORTESIA PARA OS CLIENTES QUE COMPRASSEM MAIS DE $20/30. ULTIMAMENTE, VINHAM TBM PROMOVENDO PEQUENOS SHOWS E TARDE DE LANÇAMENTOS DE DISCOS E LIVROS EM SUAS DEPENDENCIAS, OU NA PRAÇA EM FRENTE. A FUTURA LOJA FICARÁ CONCENTRADA NO PREDIO DA FOTO ABAIXO, ONDE JA OCUPAM PARTE:


A MAIORIA DOS BRASILEIROS SÓ CONHECE A B&H (TALVEZ PQ LAH ELES TENHAM ATENDENTES QUER FALAM PORTUGUES, O QUE FACILITA), MAS QUE NAO ABRE AOS SÁBADOS (SHABAT, SAO JUDEUS ORTODOXOS, OS JUDEUS DA J&R SAO MAIS TRANKS, E OS ATENDENTES SAO MISTOS, LATINOS, NEGROS, NERDS, NAO SÓ JEWS), ESTÁ SEMPRE CHEIA E COM VENDEDORES MAL HUMORADOS, E QUE VENDEM COISAS MEIO BICHADAS (UNICA VEZ QUE COMPREI LA, UMA CAMERA DIGITAL, MORREU EM SEIS MESES). NA J&R, NUNCA TIVE PROBLEMA COM NADA. DE MAQUINAS DE FAX (SIM!), A DIVERSOS TIPOS DE WALKMEN, MINI DISCS, SECRETARIAS ELETRONICAS, DRIVES, MAQUINAS FOTOGRAFICAS, FONES DE OUVIDOS, ACESSORIOS DIVERSOS, INCLUINDO TBM GUITARRAS E PERIFERICOS PARA DJS (EU DISSE, ELES TEM TUDO!)


POR ENQUANTO, COMPRA NA J&R, SÓ PELO SITE (ENTREGAM NO HOTEL NO MESMO DIA, MEDIANTE PEQUENA TAXA). MAS, ESPERAREI ANSIOSO PELA REABERTURA DA LOJA (COM CLIMA DE LOJINHA DE BAIRRO, NAO TEM FILIAIS, NAO É UMA CADEIA IMPESSOAL, TIPO BEST BUY), MAIS MODERNA, COM TODAS AS SUAS DIVISOES NUM PREDIO SÓ, COMO EXPLICAM O CASAL JOE & RACHELLE FRIEDMAN (A LOJA, FOI UM PRESENTE DE CASAMENTO DE JOE PARA RACHELLE, AWWNNN), NUMA PAGINA DO SITE:
http://www.jr.com/information/contentb.jsp?contentPath=/Content/media/html/information/thankyou.html



2-A OUTRA NOTICIA QUE ME ABALOU RECENTEMENTE FOI A DE QUE A BANDA LOS BIFE VAI 'ACABAR'. E FARÁ O SEU ULTIMO SHOW, NESTE DOMINGO (DIA 13/ABR) NO AUDIO REBEL, AS 20H. ESPERAMOS QUE SEJA APENAS MAIS UMA PIADA DESTA DIVERTIDA E EMPOLGANTE BANDA, QUE, POR CERCA DE SETE ANOS, ANIMOU OS BARES E CASAS DE SHOW NO CIRCUITO BOTAFOGO-LAPA. MAIS DETALHES NA PAGINA DELES, NO FB OU NO SITE LOSBIFE.COM, ONDE TAMBEM DA PRA BAIXAR GRATUITAMENTE O CD 'SUPER SUPERFLUO', QUE LANÇARAM ANO PASSADO PELA ASTRONAUTA DISCOS. E VER O CLIPE ANIMADO DE 'RINDO DE MIM' (ABAIXO). O CD SERÁ SEU UNICO O LEGADO, CASO A BANDA NAO RETORNE BREVEMENTE DE SEU ANO SABÁTICO, MOTIVADO PELA IDA DO BATERISTA GUY CHARNAUX (DE TOUCA) PARA ESTUDAR ANIMAÇÃO (É DELE O CLIPE ABAIXO) NO EXTERIOR:

Tuesday, April 08, 2014

FIM DE UMA ERA...


KURT COBAIN E O NIRVANA, PRA MIM, SIGNIFICARAM O FIM DO PUNK ROCK, E DE MINHA ADOLESCENCIA ESTENDIDA. APESAR DE TER COMEÇADO NO ROCK OUVINDO PUNK UK, NUNCA VI UM SHOW DOS SEX PISTOLS OU DO CLASH NO AUGE (NEM DEPOIS), MUITO MENOS DO BLACK FLAG OU DO DEAD KENNEDYS. RAMONES, VEIO JA NO FIM, MAS ELES NUNCA ME TOCARAM DA FORMA COMO ROLOU COM CLASH. OU, sobretudo, NIRVANA.

HA 20 ANOS, MORRIA KURT. SUICIDIO. NAQUELE SHOW HISTORICO, NA PRAÇA DA APOTEOSE, NUM FESTIVAL, DEI ADEUS, SIMBOLICAMENTE, AO TEEN PUNK QUE HAVIA DENTRO DE MIM, E PARTICIPEI DE MINHA ULTIMA RODA/MOSH SELVAGEM. EU JA TINHA QUASE 30 ANOS. E NADA, NEM ANTES, NEM DEPOIS, ME TOCOU TAO FUNDO QUANTO OUVIR O 'NEVERMIND' PELA PRIMEIRA VEZ, UNS DOIS ANOS ANTES, OU PARTICIPAR DE ALMODEGAS AO SOM DE 'SMELLS LIKE TEEN SPIRIT' EM FESTINHAS DE ROCK. AQUILO ERA GENUÍNO. MESMO COM TODA A MODA QUE CRIOU, SEM QUERER.

NO ULTIMO DIA 8, COMPLETARAM-SE 20 ANOS DA TARDE EM QUE O CORPO DE KURT COBAIN FOI ENCONTRADO NA ESTUFA DE SUA CASA, EM SEATTLE. ELE HAVIA SE MATADO TRES DIAS ANTES. NA MINHA TIMELINE MENTAL, FOI HA POUCOS DIAS. E, NO DIA EM SI, NAO FIQUEI TAO SURPRESO. JA ESPERAVA PELA MORTE DE KURT HA TEMPOS. ELA ESTAVA LÁ, EXPLICITADA, EM CADA LETRA DE 'IN UTERO', COMO NOTAS DE DESPEDIDA. QUASE CHEGUEI A PUBLICAR ESSE PENSAMENTO NUMA COLUNA 'NA CIDADE', NO RIO FANZINE. MAS NAO QUERIA SOAR CORVO. MAS O ESPERADO FIM DE KURT ERA IMINENTE. ELA JA TINHA TIDO ODS. E TENTADO SE MATAR.

RELEMBREI DISSO COM 'KURT COBAIN: A CONSTRUÇÃO DO MITO', DE CHARLES R. CROSS, JORNALISTA E COLABORADOR DA REVISTA/ZINE 'THE ROCKET', DE SEATTLE, QUE ACOMPANHOU TODOS OS PASSOS DE KURT E BANDA DESDE O PRINCIPIO. NO LIVRO, CROSS SITUA O MITO, E MOSTRA O QUE ELE INFLUENCIOU NOS ULTIMOS 20 ANOS. DA COMPRA DA CONVERSE PELA NIKE (KURT SÓ USAVA ALL STAR E TROUXE O TENIS DE VOLTA À MODA, QUANDO A EMPRESA ESTAVA À BEIRA DE FALIR; MORREU COM UM PAR NOS PÉS), A MOTIVAÇÃO DE FORMAÇAO DE BANDAS, E INSPIRAÇÃO DE ESTILISTAS, E CITAÇÃO DE RAPPERS, E TUDO O MAIS. CONCLUINDO QUE, SEM DUVIDA, KURT FOI O ULTIMO GRANDE ÍDOLO DO ROCK. E, COMO ELE, DIFICILMENTE APARECERÁ OUTRO, NOS MESMOS MOLDES.

PQ? OS TEMPOS SÃO OUTROS. RÁPIDOS, FUGAZES, DESCARTÁVEIS. HJ, OUVIMOS FAIXAS AVULSAS EM MP3, NAO CULTIVAMOS UM ÁLBUM, NAO DAMOS CHANCE DE UM ASTRO OU BANDA OU CARREIRA SE DESENVOLVER E FLORESCER (VEJA LORDE, 17 ANOS E 14 MESES PARA CHEGAR AO TOPO, O QUE SERÁ DELA DEPOIS?) E TODO O ROCK FOI PULVERIZADO EM MIL GRUPOS E ESTILOS. NIRVANA FOI O FIM DE UMA ERA (DO ÁLBUM, AINDA EM VINIL, COMEÇO DO CD) E KURT, O ÚLTIMO ÍDOLO QUE VALEU À PENA, QUE CANTAVA O QUE SENTIA, QUE NAO FOI FORMATADO POR UMA CENA OU PELA INDUSTRIA (A INDUSTRIA É QUE SE CURVOU A ELE, E UMA CENA VEIO A REBOQUE DELE). INFELIZMENTE, É A PURA VERDADE, NUM TEMPO EM QUE TODOS USAM IPHONES, FREQUENTAM STARBUCKS, USAM ALLSTAR, COMO CARNEIROS... NEVERMIND.


Saturday, April 05, 2014

REFLEKTIONS


A NOITE DE ONTEM (SHOW DO ARCADE FIRE NO CITIBANK HALL, 4/4/14), NOS TUITES QUE POSTEI DEPOIS, NA MADRUGADA, NA ORDEM EM QUE SAIRAM (OU SEJA, DO ÚLTIMO PARA O PRIMEIRO):




RT : achei as todas as musicas do Reflector muito melhores ao vivo. // tbm achei

outro momento rio/br foi inserção de bossa nova (acho q era algo da bebel gilberto gravado pelo cibo matto) e citação a 9/10, do chaetano...

tbm agradeceram pelo apoio do br ao haiti (terra da familia da regine) e comentaram sobre a copa. e ouviram da plateia: nao vai ter copa! =)

como show foi no rio, ac pediu q fas fossem fantasiados. poucos foram. mas rolou um clima quase carnavalesco em dado momento...

nao curti the suburbs, pq ele trazia um rock usa muito derivativo, meio sub-strokes ou lado b do qotsa, apesar boas letras.prefiro reflektor

apesar de ter sido o disco feito pra estourar e ganhar premios, the suburbs, do ac, so tem duas musicas no show (sao as duas realmente boas) *FORAM TRES

RT : SIM! Trocaria por keep the car running // pensei justamente nessa! (*ou, black mirror)

ou seja, em grandes festivais, todas as nuances e detalhes do som vao pras picas. so num lugar fechado, mesmo com som ok, da pra ouvir tudo

mas, como tem muita gente/instrumentos em cena, o som do ac nunca é realmente bom, tecnicamente. no timfest foi caos. no citibank, razoável.

Foi este o setlist do show incrível do Arcade Fire no Rio.  VIA MIYAZAWA

mas, do meio pro fim, parecia q eu estava num show do lcd soundsystem da dimensao paralela (mais dark). soh faltou o globo de vidro.

o setlist do ac só n foi perfeito pq n teve nada do neon bible (bom, no cars go, q é de antes), e tiraria flashbulb eyes, q acho meio chata

o love & rockets tinham os bubblemen, que abriam seus shows. o arcade fire tem os bobble heads, que fazem o intermezzo

mas, fiquei triste ao pensar q, em dois dias, poderia estar ali de novo, vendo nine inch nails de perto, com um sonzão. nunca acontecerá aki

nao acho que seja banda para mega festivais, mas o arcade fire rende muito bem num lugar tipo citibank hall, com plateia de fãs. catartico!



*SOUBE DEPOIS QUE A TAL BOSSA ERA 'O MORRO NÃO TEM VEZ', DE ELIS REGINA. ALIAS, A REGINE CHASAGNE ONTEM TAVA MUITO PARECIDA COM ELIS, SÓ FALTOU REMAR COM OS BRAÇOS

** ADENDUM: AF PASSOU, COM LOUVOR, NO TESTE DO SHOW NUM GRANDE FESTIVAL. O SHOW FOI TÃO BOM NO LOLLA BR QUANTO NO CITIBANK...
Wednesday, April 02, 2014

´COÉ, NOÉ?!?


QUANDO CRIANÇA, UM DOS CONTOS BÍBLICOS QUE MAIS ME IMPRESSIONAVA ERA O DE NOÉ E SUA ARCA, QUE LEVOU UM ANIMAL DE CADA ESPECIE PARA REPOVOAR A TERRA DEPOIS DE UM MEGA DILUVIO. IMAGINAVA A CENA. E TEMIA O DILUVIO. NUNCA VI NENHUM FILME QUE REPRESENTASSE O FATO À ALTURA. MAS, DEPOIS QUE CRESCI, E VI QUE ISSO NÃO PASSAVA DE CONTO DA CAROCHINHA (ACREDITAR EM NOÉ, ADÃO E EVA, ETC, É PARA CRENTES QUE CAEM EM QUALQUER ESPARRELA), ESQUECI.



ATÉ QUE SOUBE QUE DARREN ARONOFSKY, CINEASTA QUE ACOMPANHO E APRECIO, ESTAVA FAZENDO UM FILME SOBRE O ASSUNTO. E COM RUSSEL CROWE! VI O FILME E FIQUEI DIVIDIDO. POR UM LADO, ARONOFSKY FEZ O SEU PRIMEIRO BLOCKBUSTER, UM FILME COM ORÇAMENTO MILIONÁRIO E EFEITOS ESPECIAIS, E SAIU-SE BEM. O TEMA DA OBSSESSÃO, QUE PERMEIA SEUS TRABALHOS, ESTÁ LÁ. NOÉ É UM HOMEM COM UMA MISSÃO. E A CUMPRIRÁ, CUSTE O QUE CUSTAR. POR OUTRO LADO, INEVITÁVEL, JÁ QUE É INERENTE AO TEMA, O FILME PREGA/DEFENDE O CRIACIONISMO, UMA PRAGA QUE ESTA FAZENDO COM QUE EM CERTAS PARTES DOS EUA QUEIRAM TIRAR DOS LIVROS QUAISQUER MENÇÕES AO BIG BANG E AO DARWINISMO (TEORIA EVOLUTIVA), JÁ QUE, PARA OS RELIGIOSOS FANÁTICOS, O HOMEM CONVIVEU COM OS DINOSSAUROS E FOI CRIADO, MAGICAMENTE, POR UM DEUS, NÃO DESCENDE DOS PRIMATAS.



ENTÃO, O JEITO É VER O FILME COMO PURA FANTASIA SCI-FI (O QUE É), E DEIXAR DE LADO SEUS ABSURDOS (TEM ATÉ ROCHAS FALANTES, QUE LEMBRAM OS ENTS DE 'LORD OF THE RINGS'). COM O TEMA, ARONOFSKY APROVEITA TBM PARA PASSAR ALGUMAS MENSAGENS PERTINENTES. COMO: DEVEMOS RESPEITAR OS ANIMAIS (NÃO COME-LOS); E, SOBRETUDO, PROTEGER A NATUREZA A QUALQUER CUSTO, PQ O PLANETA ESTÁ CHEGANDO NUM PONTO DE SATURAÇÃO SEMELHANTE AO QUE ACONTECEU NO CONTO BÍBLICO, SENDO NECESSÁRIO DAR UM RESET NO PLANETA.

MAS ESTAS PARTES ESTÃO DESEQUILIBRADAS NO FILME, QUE NEM É RUIM, NEM É BOM (VC RI DE ALGUMAS CENAS, SE IMPRESSIONA COM OUTRAS, ACHA OS FILHOS DE NOÉ PARECIDOS COM MEMBROS DE BOY BANDS, E AS MULHERES TODAS COM OS CABELOS IMPECÁVEIS, NOÉ É UM CARA CHATO PRA CARÁTER). MAS VALE DAR UMA CONFERIDA. AINDA QUE ISSO REPRESENTE UMA VISÃO ESTRITAMENTE JUDAICO-CRISTÃ (OU SEJA, BRANCA/EUROPÉIA). JÁ QUE, COMO FOI PROVADO: A HUMANIDADE COMEÇOU NA ÁFRICA. E, A VIDA, NO BIG BANG... OU NÃO?

NA CIDADE

JANEIRO TEM DUAS FACES:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 19 - Samba Rap Festival: Elza Soares / Karol Conka 20 - Samba Rap Festival: Emicida / Jongo da Serrinha / Bateria da Império Serrano 25 - Phoenix (FRA) 26 - Vanessa da Mata / Fióti / DJ Incidental 27 - Barão Vermelho

Fundição Progresso 19 - BaianaSystem 20 - Tim Music no Samba: Xande de Pilares & Mumuzinho - Participação: Bateria do Salgueiro 26 – Johnny Hooker / Letrux 27 - Nando Reis

Teatro Odisseia 21 - Radnor With Lee (EUA) 28 - Demon Hunter (EUA) / Pantokrator (SUE)

Teatro Riachuelo 16 - Leila Pinheiro: Voz & Piano 23 - Ed Motta: Baile do Flashback 30 - Laila Garin & A Roda

Teatro Rival 20 - João Bosco: Voz & Violão 25 - Angela Ro Ro 26 - Bloco Sargento Pimenta 27 - Geraldo Azevedo: Voz & Violão

Audio Rebel 16 - Adaury Mothé Trio 17 - Rafael Rocha Quinteto 28 - N.D.R. / Triunfe / Dissonância 29 - Ana Baird & Camila Costa: Perigosas

Espaço Sérgio Porto 18 - Sinara 25 - Karine Carvalho: Galega Hits

Sala Baden Powell 19 - Sempre Livre / Sylvinho Blau Blau / Dr. Silvana & Cia. 20 – Nelson Sargento 21 – Banda do Síndico 24 - João Donato - Participação: Carlos Lyra & Roberto Menescal & Marcos Valle 25 - Mario Adnet: Jobim Jazz 26 – Marcos Ariel 27 – Cris Delanno 28 - Azymuth

Beco das Garrafas 17 - André Gonçalves 18 - Lu Oliveira 19 - Georgiana de Moraes & Fernanda Cunha & Camilla Dias: Homenagem a Vinicius de Moraes (20h) 19 - Joyce Cândido: Homenagem a Elis Regina (22h30) 20 - Hélio Delmiro (21h) 20 - Maíra Freitas & Taís Feijão (22h30) 21 - Dóris Monteiro 24 - Rosana Sabença 25 - Conexão Rio: Homenagem a Tom Jobim 26 - Amanda Bravo: Homenagem a Durval Ferreira - Participação: Paulinho Trompete, Mauricio Einhorn, Rosana Sabença, Billy Blanco Jr., Thaís Fraga 27 - Hector Costita & Joseval Paes 31 - Maria Luiza

Casa de Cultura Laura Alvim 16 - Dani Black 21 – Pedro Mann 23 - Davi Moraes 28 – Qinho Canta Marina Lima 30 - Matheus VK

Teatro Café Pequeno 18 – Verônica Sabino 25 – Elisa Queirós

Blue Note Rio 16 - Big Gilson 17 - Roberto Menescal 18 - Gabriel Moura 19 - Daniel Jobim & Daniel Boaventura: Homenagem a Tom Jobim & Frank Sinatra 20 - MPB-4 23 - Escalandrum (ARG) 24 - Mayer Hawthorne (EUA) 25 - Wanda Sá & Gilson Peranzzetta & Mauro Senise: Homenagem a Tom Jobim & Vinicius de Moraes

KM de Vantagens Hall 19 – Molejo & É O Tchan – Participação: Ludmilla 20 - Ney Matogrosso: Atento aos Sinais

Imperator 23 - Jazz Pras Sete: Chico Costa & Quarteto Artilheiro 24 - Quartas Brasileiras: Cordão da Bola Preta 27 - Forró Lánalaje: Marcelo Mimoso Trio / DJ Edna Carvalho 28 - Bloco Pipoca & Guaraná 31 - Toquinho: Voz & Violão - Participação: Camilla Faustino

Centro de Referência da Música (Tijuca) 17 - Ellen de Lima & Reginaldo Bessa: Homenagem a Lamartine Babo 18 - Rosa Marya Colin - Participação: Jefferson Gonçalves 19 - André Gabeh 17 - Eduardo Dussek 24 - Quinteto em Tom Maior 25 - Rosane Corrêa: Homenagem a Ella Fitzgerald 26 - Daíra: Homenagem a Belchior 31 - Ana Egito

Baile do Digitaldubs - HUB (Santo Cristo) 21 - Cedric "The Congos" Myton (JAM) 28 - Mad Professor & Aisha

Música no Deck - Barraca do Pepê (Barra da Tijuca) 20 – Filipe Ret 21 – Kell Smith 27 – Um 44k 28 – Luiza Possi Barra Blues Festival 26 - Sergio Diab Stratoman / Projeto Soul Jazz / Ana Egito / Alamo Leal Blues Groover’s / Corcel Mágico 27 - RJ Café / UniJazz Brasil / The Blue Fever / Sergio Rocha / Serra Blues Trio 28 - André Barroso / WestSide Blues / State of Blues / Victor Biglione Festival Downtown Sunset - Shopping Downtown (Barra da Tijuca) 20 – Gabriel O Pensador 27 – Biquini Cavadão

Rio Rock & Blues - Rock Experience (Lapa) 19 - Titanossauros / Conexão Japeri 20 - Love & The Lovers / The Loreleis 26 - The Smiths Cover 27 - Pedro Santana Trio / Elemento Surpresa / A Bolha Revisited

Circuito SESI 24 - Centro: Fhernanda Fernandes - Participação: Nana Kozak, Sandra Duailibe, Clarisse Grova, Ninah Joh, Andréa França

MIXXX: 17 – Matheus VK – Teto Solar / Botafogo 19 - Maratona Black - Baile Charme – Gafieira Elite / Centro 19 - O Rappa: Tour de Despedida – Quadra da Mocidade / Padre Miguel 20 - Festival Rock in Brisa 4: 90 Contos / Cosmobox – Espaço Tequila´s / Guaratiba 20 - Playmobille / Tem Amor – La Esquina / Lapa 20 - Indivíduo K / Cândido / Banheiro Azul – O Pecado Mora ao Lado / Praça da Bandeira 21 - Aniversário de 57 Anos do Cacique de Ramos 21 - Festival Lona Rock Sunday: Memora / The Outs / Corcel Mágico – Lona Terra / Guadalupe 21 - Lu Oliveira – Praia de Conceição de Jacareí / Mangaratiba 26 - Laurent Garnier (FRA) 26 - Bloco do S Convida KL Jay – Fosfobox / Copacabana 27 - Slide / Sollarium / Fresno / Glória / Strike - Clube Tamoio / São Gonçalo 27 – Matanza – Arena Fernando Torres / Parque de Madureira 27 - Visibilidade Transvestigenere - Beco Encantado: Mulher Pepita & MC Xuxu – Beco do Rato / Lapa 28 - Festa Divina Circus: IZA – Clube 4 Linhas / Bento Ribeiro 28 - Bloco Eficiente: Inclusão Se Faz Com Várias Mãos – Praça Paris / Glória 28 - Facing Fear / Stuff / Cidade Nua – Rock´N Beer Pub / São Gonçalo

exposição de fotografias de Raymond Depardon, “Un moment si doux”. Depois de passar por Paris e Buenos Aires, o CCBB Rio recebe as 170 fotografias de diferentes cores e formatos tiradas na Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Ate 22 de janeiro. qua-seg 9am-21pm. Grátis.

FESTIVAL DE CULTURA DIGITAL: De 18 a 20 de janeiro, quinta a sábado, acontece no CCBB RJ DIGI – Festival de cultura digital, uma mega programação que inclui imersão, reflexão e diversão. Tem até shows geek. quinta, 19 de janeiro, às 21h, apresentação da orquestra Ritornello de Jedi, com repertório de trilhas musicais de videogames, séries e desenhos, com cordas e vozes, e arranjos exclusivos. O objetivo é dar acesso à formação clássica com temas musicais do cotidiano. sexta, 20 janeiro, às 21h, é a vez de The Screeners, banda que faz releituras rock ’n’ roll de trilhas sonoras clássicas do cinema, de videogames, séries de TV, desenhos animados. É tudo grátis, das 9 às 21h.

MOSTRA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EXIBE O CINEMA DE HAL HARTLEY Programação reúne todos os 14 longas do diretor americano, além de debate, sessões comentadas e um curso de roteiro cinematográfico de 23 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 (terça a domingo)

O Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro apresentam a 14ª Mostra Melhores Filmes do Ano Além das exibições dos filmes, a mostra traz homenagens e catálogo especial com textos sobre os filmes e as iniciativas cinematográficas que fizeram a diferença em 2017 De 24 de janeiro a 1 de fevereiro
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

No dia 24/jan, começa no CCBB SP a mostra Sonora: Ennio Morricone, que homanageia o maestro no ano que completa 90 anos. Ao todo, serão exibidos 22 filmes que têm a marca musical do maestro.

Nico Rezende fará show em homenagem a Chet Baker dia 26/01 no Blue Note. Aliás, esse ano completa 30 anos da morte do Chet!!! 2018 marca o trigésimo aniversário da morte de Chet Baker. Nico Rezende presta homenagem ao trompetista no palco do Blue Note Rio, no dia 26 de janeiro (sexta), para apresentar alguns clássicos imortalizados por Baker. Estão no programa canções como ‘Time after time’, My funny valentine’ e ‘There will never be another you’.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers