Pages

Sunday, October 27, 2013

GIG-TXL-AMS-GAT-GIG



GERALMENTE, MARCO VIAGENS E ALTERO PASSAGENS POR LUGARES ONDE ESTARÁ ACONTECENDO ALGUM SHOW DE MEU INTERESSE. JA FOI ASSIM, DUAS VZS, P EX, PARA VER O DEPECHE MODE, OU UMA VEZ, PRO PORTISHEAD. ESSE ANO, NAO TINHA NADA TAO QUENTE NO CAMINHO (O NOVATO JAKE BUGG APARECERIA DIAS DEPOIS, POR TRES NOITES NA BRIXTON ACADEMY, QUERIA TER VISTO). MAS, CONSEGUI VER O SHOW SOLO DE JOHNNY MARR, NO ROUNDHOUSE, EM CAMDEN TOWN (LONDRES). SEMPRE QUIS CONHECER O LUGAR (QUE TEM ESTE NOME, POR SER UM PREDIO ARREDONDADO), UM ANTIGO ARMAZEM DO SÉCULO 18, QUE DEPOIS FOI CASA DE ÓPERA, POINT DE SHOW NOS ANOS 70,  ENTAO FICOU FECHADO UM TEMPÃO, EM RUÍNAS, ATE QUE UM GRUPO PEGOU O LUGAR, DEU UM TRATO E AINDA CRIOU UM PREDIO ANEXO COM GALERIA, SALA EXTRA PARA SHOWS MENORES, CINEMA DE ARTE E RESTAURANTE. FICOU DEZ. E ACEITA SÓCIOS PARA AJUDAR A MANTE-LO.



 A GIG DE MARR FOI NA SEXTA, 18 DE OUTUBRO. E DAQUELE JEITO QUE AMO: COMEÇA NA HORA MARCADA. 9PM. CHEGUEI DA RUA AS 7PM, TOMEI BANHO, JANTEI, PEGUEI O TUBE AS OITO, 20MINS DEPOIS TAVA EM CAMDEN, DEU TEMPO DE PEGAR OS TICKETS, GUARDAR CASACO, TOMAR UMA PINT, IR ATE O MEU ASSENTO (TINHA PISTA LIVRE, MAS PREFERI SENTAR, CANSADO DE TANTO ANDAR), DAR UMA OLHADA NO LUGAR E, AS 8:59PM, COMEÇOU A MUSICA INTRO (O TEMA DA SERIE DE TV 'THE PERSUADERS'). E, AS NOVE EM PONTO, A GUITARRA DE MARR COMEÇOU A SOAR COM 'UPSTARTS' (PRIMEIRO SINGLE DO DISCO NOVO) SEGUIDA POR 'PANIC', DOS SMITHS. LINDO! AO TOTAL, FORAM 20 SONGS. ALEM DAS PROPRIAS, MEIA DUZIA DOS SMITHS, UMA DO ELECTRONIC (PROJETO Q ELE TEVE COM BARNEY DO NEW ORDER E NEIL DO PSB) E UMA COVER ARRASADORA PARA 'I FOUGHT THE LAW', DO CLASH, QUE ABRIU RODA. O FECHO FOI COM 'THERE IS A LIGHT THAT NEVER GOES OUT', COM TODOS CANTANDO JUNTO O MAIS BELO REFRAO DA MUSICA POP DE TODOS OS TEMPOS, ACAPELLA.



NAO FIZ NOITADA EM LONDRA. OS TEMPOS LÁ SÃO OUTROS (EM AMSTERDAM, TAVA ROLANDO A ADE, CONVENÇÃO DE DJS -- ESBARREI ATE COM O NOSSO MEME POR LÁ, NAO VI A KAMMY -- COM VARIAS FESTAS FREE, MAS PASSEI, O DUTCH DANCE NAO ME APETECE, TINHA ATE GIG DO TIESTO). COMO ESTIVE ANTES EM BERLIM, PREFERI ACORDAR MEU LADO CLUBBER NA MECA DO TECHNO. MEU AMIGO ALEMÃO LEVOU-ME AO NOVO TRUST (EXISTIU OUTRO ANTES), CLUBE DO IRMÃO DO WESTBAM, QUE FICA DEBAIXO DE UMA PONTE DE TREM E SEM IDENTIFICAÇÃO, NO CENTRO DA CIDADE. LÁ, NAO SE PAGA PARA ENTRAR. SÓ ENTRA SE FOR CONVIDADO, TIVER NOME NA LISTA. O LUGAR É PEQUENO, LEMBRA O DAMA DE FERRO INVERTIDO. EM VEZ DE SUBIR, DESCE (O NEON NA FOTO ACIMA, É A PRIMEIRA COISA QUE SE VE AO ENTRAR). É UM BAR PEQUENO, ACONCHEGANTE E LIBERAL (NEM GAY, NEM STRAIGHT, MIXED). O DJ DA NOITE SÓ TOCOU COM VINIL (LAPTOP E MP3 EM BERLIM É HERESIA!), A PEGAÇÃO É TRANKS (BANHEIROS MISTOS, SEM PORTA E INTERCONECTADOS), ÓTIMOS DRINKS E AQUELE SOM ESPETACULAR QUE BOMBA NA PISTA, NA SUA CABEÇA, SOA MAIS LEVE NO BAR, E BATE BEM BACANA NO SUBSOLO. UM SONHO, PRA QUEM É DO RIO, E SÓ CONHECE LUGARES COM SOM/ACUSTICA DE MERDA E MAL CUIDADOS.  



EM BERLIM ESTAVA, TBM, A MELHOR EXPO DA VIAGEM: A DE ANISH KAPOOR, NA MARTIN-GROPIUS-BAU (QUE FICA DO LADO DA TOPOGRAFIA DO TERROR, O QUARTEL GENERAL DA GESTAPO, ONDE SE TORTURAVA E MATAVA JUDEUS E TRAIDORES). QUEM CONHECE O CARA, SABE QUE ELE É DADO A PEÇAS EM ESCALAS GIGANTESCAS. E, LOGO NO ATRIO PRINCIPAL DA MARAVILHOSA CASA DO ARQUITETO ALEMÃO, ESTAO QUATRO ESTEIRAS ROLANTES QUE DESPEJAM (EM HORAS MARCADAS) UMA RESINA VERMELHA, QUE VAI SE ACUMULANDO ENQUANTO A EXPO ESTA EM CARTAZ (SEIS MESES). É O QUE SE CHAMA DE ARTE EM PROGRESSO. NUMA SALA FECHADA, UM CANHÃO DISPARA A MESMA RESINA NUM CANTO DA PAREDE, FAZENDO UM BARULHO DOS INFERNOS. NUMA LATERAL, ESTÁ O SEU CONHECIDO TRABALHO 'LEVIATHAN', QUE, EM PARIS, ESTAVA INFLADO E GIGANTE, E, AQUI, ESTAVA EM REPOUSO, FLÁCIDO, OCUPANDO TRES SALAS! NUM OUTRO CANTO, FICA UMA SALA COM UM IMENSO BURACO PRETO, QUE LEMBRA AQUELES DA ACME, USADOS PELO COIOTE PARA PEGAR O PAPA-LEGUAS. E, REALMENTE, NOS FAZ CRER QUE DÁ PARA ENTRAR NELE. HÁ UMA FAIXA AVISANDO QUE É PROIBIDO ADENTRA-LO, E A GENTE FICA TONTO NO LUGAR. A PARTE FINAL DA EXPO CONCENTRA OBRAS PSICO-ACUSTICAS, CHEIAS DE JOGOS DE ESPELHOS, REFLEXOS DISTORCIDOS, ILUSOES DE OTICA E SONS ALTERADOS. TUDO SOA AINDA MAIS SINISTRO QNDO VC SAI DA GROPIUS E VAI IMEDIATAMENTE PARA O QG DA SS, E O VERMELHO SANGUE COAGULADO DE KAPOOR SE SOBREPÕE...




E, JA NO FINAL DA TRIP, EM LONDRA, NO VICTORIA & ALBERT (ONDE TA ROLANDO, ATE DEZEMBRO, A MOSTRA 'CLUB TO CATWALK', SOBRE A INFLUENCIA FASHION NAS CENAS BLITZ, GOTH E RAVE LONDRINA), ENCONTREI COM BRIT MARLING (ANOTHER EARTH, SOUND OF MY VOICE, THE EAST) NO RESTAURANTE, E PEDI UMA FOTO JUNTO, NA CARA DE PAU. NAO FARIA ISSO COM MAIS NINGUEM NO MUNDO HJ EM DIA. MAS SOU FÃ DE BRIT, QUE ATUA, PRODUZ E ROTEIRIZA SEUS FILMES (JA DIRIGIU CURTAS), FUGINDO DO ESTEREOTIPO DE LOURA CUTE, VIVENDO MULHERES QUE PENSAM E INTERAGEM NO MUNDO CONTEMPORANEO, COM ROTEIROS PARECIDOS COM NADA QUE SE VE HJ EM HOLLYWOOD. TODO MEU RESPEITO A ESTA GAROTA DE 20 E POUCOS ANOS, QUE CONSEGUIU ESCAPAR DO SISTEMA E DO ESTEREOTIPO. DETALHE: ELA (QUE ESTAVA NA CIDADE POR CONTA DO BRITISH FILM FEST, MOSTRANDO 'THE EAST') ERA ACOMPANHADA DO PROVAVEL GANHADOR DO OSCAR 2014, O ATOR PRINCIPAL DE '12 YEARS A SLAVE', DE STEVE MCQUEEN, CHIWETEL EJIOFOR (QUE É INGLES), O CARINHA QUE SORRI NA FOTO, AO FUNDO. YES, BLONDES PREFERS BLACKS =)   

*trilha sonora das duas semanas da viagem: Lorde. Tocava em toda a parte...
Saturday, October 26, 2013

EUROTRIP, PT.3: LONDRES



LONDRES É A MINHA CIDADE PREFERIDA, MUSICALMENTE FALANDO, DESDE SEMPRE. A MECA DO BRIT PUNK ROCK, DO GOTH, DO NEW ROMANTIC, DOS BLITZ KIDS, DA ACID HOUSE,  DA RAVE GENERATION, DO BRIT POP, DA NOVA ELECTRONICA, DE MALCOLM MCLAREN E DA VIVIENNE WESTWOOD, ENFIM, DE TUDO O QUE EU AMO. DO ESTILO VISUAL, DO HUMOR RASCANTE, DOS MELHORES LUGARES PARA SHOWS, COM O SOM MAIS PERFEITO, SEJA NUMA BIBOCA OU NUM GRANDE VENUE, DO LUCOZADE, DOS PARQUES MAIS LINDOS (ATE PQ, SAO CUIDADOS POR HOBBITS)), DO METRO MAIS FACIL E QUE TE LEVA PRA TODA PARTE, DAS LOJAS DE DISCOS, DA BERWICK STREET, DE CAMDEN TOWN, DE FESTA TODO DIA...



MAS ISSO VEM MUDANDO MUITO NOS ULTIMOS 20 ANOS. A CIDADE É PEQUENA E ANTIGA (MODERNIZOU-SE MAIS NO CENTRO, NA CITY, POR CONTA DAS OLIMPIADAS), MAS A CENA CLUB MINGUOU, MAS NAO ACABOU; AS GRANDES LOJAS DE DISCOS FECHARAM (DAS MEGA, RESTA A HMV, JA MEIO DECADENTE; A VIRGIN DA OXFORD VIROU UMA LOJA POVAO CHAMADA PRIMARK), A BERWICK STREET E OS ARREDORES DE TOTTENHAM COURT RD ESTAO EM OBRAS (NOVA LINHA DE METRO), O ASTORIA ACABOU, TEM MUITO MAIS GENTE NAS RUAS (OXFORD STREET PARECE UM DAQUELES CRUZAMENTOS DE TOKYO, SE VC ANDAR NA CONTRA-MAO SERÁ ARRASTADO PELA MULTIDÃO), MAIS SUJA, CAOTICA, MAS AINDA FUNCIONANDO. O POVO AINDA TEM ESTILO, OS MUSEUS TEM AS MELHORES EXPOS, O WEST END BOMBA TANTO QNTO A BROADWAY, MAS PICADILLY/LEICESTER ESTAO BEM CAIDAS; AS MELHORES NOVAS BANDAS AINDA SAO BRITANICAS EM GRANDE PARTE. MAS A LIBRA CONTINUA ALTA (PRA GENTE, QUASE 4 VZS UM REAL!) E TUDO INFLACIONOU, SAO OS PREÇOS MAIS ALTOS DA EUROPA. EM 95, P EX, COMPREI UMA BOTA DOC MARTEN´S POR $49,90. HJ, ELA CUSTA $144!!! O METRO, QUE JÁ FOI $1,50, TÁ $4,50 SINGLE TICKET. SE VC NAO COMPRAR PASSES DIARIOS OU SEMANAIS, GASTA UMA NOTA PRETA. DESEMPREGO ALTO, TODA A EUROPA FOI PRA LA DISPUTAR VAGAS COM OS LOCAIS (ITALIANOS E PORTUGUESES ERAM MAIORIA), CHOVE, VENTA, FAZ SOL NA MESMA HORA...



É, LONDRES, EM COMPARAÇÃO, ATUALMENTE, É O OPOSTO DE BERLIM. SE ERA MEU SONHO DE VIVER LÁ NOS ANOS 80 E 90, HOJE NAO SERIA MAIS. ACHO QUE OPTARIA PELA GERMANIA (QUE ESTA CADA VEZ MAIS ASIATICA EM TERMOS MIGRATORIOS, DIGA-SE). MAS AINDA É UMA CIDADE PARA SE IR A CADA DOIS ANOS. É COMO UMA VERSAO PARALELA DE NOVA YORK, A OUTRA MEGA CITY QUE MAIS AMO NO MUNDO (E QUE MUDA TODA SEMANA). TEM TUDO. MAS VC PODE PIRAR FACILMENTE PELA NEUROSE URBANA, PELA BATIDA FRENÉTICA. NAO É PARA OS FRACOS, PARA LAZY PEOPLE. PARA SOBREVIVER EM LONDRA E EM NYC, TEM QUE TER BALLS.

EUROTRIP,. PT.2: AMSTERDAM



AMSTERDAM SEMPRE FOI UMA CIDADE QUE ME ESCAPOU, APESAR DE ESTAR ALI, PERTINHO DE TODAS AS OUTRAS (45MINS DE VOO DE LONDRES, P EX), EU SEMPRE A DESCARTAVA, PQ ACHAVA QUE NAO TINHA O MEU PERFIL. PRA MIM, ERA UMA CITY MAIS PARA HIPPIES E LARGADOS, E MEU PERFIL NUNCA FOI ESSE. LONDRES ERA A MINHA MECA. NAO IRIA ATE DAM SO PARA FUMAR UM BECK NA RUA OU TRANSAR COM UMA LINDA PUTA RUSSA NO RED LIGHT DISTRICT POR 50 DINHEIROS (AINDA QUE ISSO SEJA TENTADOR ATE HJ). TINHA DE ROLAR ALGO MAIS. ATE O SOM ELETRONICO HOLANDES É LAMA (VIDE TIESTO, ARMIN VAN BUUREN, E AGORA TEM UM TAL DE HARDWAY, OU ALGO ASSIM). NADA REALMENTE ME ATRAIA LÁ.



DESTA VEZ RESOLVI INCLUI-LA NA MINHA ROTA ENTRE BERLIM E LONDRES, JA QUE ELA FICA NO MEIO DAS DUAS E NA DISTANCIA DE UMA PONTE AEREA RIO-SP; A PRINCIPIO, NAO CURTI DE CARA, PQ, COMPARADA COM BERLIM, PERDE LOGO. MAS ELA É PEQUENA, DELICADA, BONITINHA, JOVEM, VIBRANTE. E TEM MAIS BIKES DO QUE HABITANTES. TBM É VERDE E SILENCIOSA COMO BERLIM. UM POUCO MAIS CAOTICA PQ, POR SER MENOR E MAIS APERTADA, CONCENTRA MAIS GENTE. PARECE UMA CIDADEZINHA SERRANA. O LANCE DOS COFFEE SHOPS, POR NAO SER MAIS NOVIDADE, NEM CHAMA MAIS ATENÇÃO. VC NAO VE MALUCOS FUMANDO GERAL PELAS RUAS (ALIAS, AGORA ISSO TA MAIS RESTRITO PARA OS TURISTAS, TEM DE SER DISCRETO). MAS O QUE ME INCOMODOU É QUE AMSTERDAM É MAIS AMERICANIZADA DO QUE EU IMAGINAVA. BERLIM NAO É ASSIM. PARIS JA ESTA FICANDO. LONDRES AINDA TEM SUA IDENTIDADE. NA CIDADE DOS CANAIS, HA MUITAS LOJAS E FAST FOODS MADE IN USA. E O COMERCIO, AS COMPRAS, SAO BEM MAIS FORTES DO QUE EM BERLIM., HA UMA H&M EM CADA ESQUINA, COMO STARBUCKS NOS EUA. NAO IMAGINAVA ISSO.



MAS CURTI BASTANTE A IDA A DAM PLACE, BEM NO MEIO DA CIDADE ANTIGA. PQ LA, TEM UM MAFUÁ MEGA NEUROTICO, COM CASTELO DAS BRUXAS, RODA GIGANTE, TREM FANTASMA, JOGUINHOS, DOCES, SOM ALTO, TRAMS PASSANDO NO MEIO DAS PESSOAS, UMA LOUCURA! PARECE UM PARQUE SHANGAI! NEM PRECISEI COMER OS COGUMELOS DESIDRATADOS PARA VIAJAR. ALIAS, COME-SE MUITO BEM LÁ, PQ HA UMA AVALANCHE DE RESTAURANTES ARGENTINOS NA CIDADE. ENTAO, É MUITO FACIL DESCOLAR UM BIFE ANCHO (RIB-EYE) OU DE CHORIZO EXCELENTES, POR MENOS DE DEZ EUROS. FOI O MEU CARDAPIO DIARIO NO JANTAR. E COMO SE COME BATATA FRITA E WAFFLES/PANQUECAS POR LÁ! AINDA BEM QUE TODOS ANDAM E PEDALAM, ENTAO, NAO ROLA UMA ONDA DE OBESIDADE. O MAL DA AMERICA (E, CADA VEZ MAIS, NOSSO, TBM). PQ, NAO É SÓ O FAST-FOOD. É TBM SÓ USAR CARRO PARA SE DESLOCAR. PQ VCS ACHAM QUE AS FRANCESAS SAO MAGRINHAS, COMENDO TODAS AQUELAS BAGUETTES? ANDANDO MUITO E SUBINDO ESCADAS, AMIGUINHOS =)

EUROTRIP, PT 1: BERLIN




VOLTEI A BERLIM DEPOIS DE MUITOS ANOS. A PRIMEIRA VEZ EM QUE ESTIVE LA, NUMA VIAGEM MOCHILÃO, O MURO AINDA ESTAVA DE PÉ, CAIRIA POUCOS MESES DEPOIS. LOGO, SÓ CONHECI METADE DA CIDADE. A OUTRA, VI DE RELANCE, DE CIMA DE UMA
PLATAFORMA. LOGO, NAO CONHECIA MAIS A CIDADE, REALMENTE. NA EPOCA, LEMBRO QUE O LADO OCIDENTAL JA ERA BASTANTE MODERNO (EM COMPARAÇÃO COM O BR, VIVIAMOS NAS CAVERNAS). JA HAVIA PROGRAMA DE RECICLAGEM E USAVA-SE BICICLETA ALEM DO LAZER. EM 1988! NA MESMA VIAGEM, TBM FUI A LONDRES PELA PRIMEIRA VEZ. E BERLIM JÁ SOAVA MAIS PROGRESSISTA.



E CONTINUA. ELA EVOLUIU DE FORMA BEM ORGANIZADA. EM VEZ DE VIRAR UMA DAQUELAS METROPOLES CAOTICAS, SUJAS, SUPER POPULADAS, DE FILME SCI-FI (QUE, PARECE, É O DESTINO DE LONDRES, E VISIVELMENTE O DO RIO E SÃO PAULO, INFELIZMENTE), VIROU UMA DAS MAIS AGRADAVEIS, LIMPAS E VERDES CIDADES DO MUNDO. APESAR DE SER UMA DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PLANETA. É SILENCIOSA, PQ NAO HA TANTOS CARROS, E QUASE NAO HA ONIBUS. HA MUITOS TRAMS (BONDES ELETRICOS), CARROS ELETRICOS, METRO, TRENS E QUASE TANTA BICICLETA QUANTO EM AMSTERDAM. FIQUEI HA DEZ MINUTOS DE ALEXANDER PLATZ, QUE É O CENTRO NERVOSO DA CIDADE, E O SILENCIO NA MINHA RUA ERA SEPULCRAL. DOIA OS OUVIDOS A NOITE DE TAO QUIETO. PARECIA ESTAR NA SERRA. E ESTAMOS FALANDO DA MECA DA MUSICA TECHNO, ONDE O EBM E OS GOTHS AINDA EXISTEM, EM CLUBES ESPETACULARES E NOITADAS IDEM. MAS, NAS RUAS, A EFICIENCIA ALEMÃ, O SILENCIO E A LIMPEZA PREDOMINAM. É QUASE O FUTURO UTOPICO DOS FILMES SCI-FI. AQUELA TORRE RETRO-FUTURISTA DE TV AO FUNDO, DA O TOQUE FINAL. ME SENTIA NUMA PASSAGEM DE UM LIVRO DE PHILIP K DICK...



MESMO A LINGUA SENDO DIFICIL, TODOS FALAM INGLES, E TUDO É MUITO FACIL E EXPLICADO PARA O TURISTA. MAS É DIFICIL GUARDAR OS NOMES DAS RUAS E FALAR DAQUELE JEITO 'ESCARRADO'. E, EM RELAÇÃO A OUTRAS CIDADES EUROPEIAS, COMO LONDRES E PARIS, O CUSTO DE VIDA LA É MAIS BAIXO, AS COISAS CUSTAM MENOS EM EURO, NUMERALMENTE (DUAS PESSOAS, P EX, COMEM BEM POR CERCA DE $12/15, CONTRA UNS $20/25 EM AMSTERDAM E $30+ EM LONDRES). E O DESEMPREGO NAO É TAO GRANDE. A CIDADE É JOVEM E VELHA AO MESMO TEMPO, PULSANTE, MUITO RICA CULTURALMENTE. É QUIETA, SEGURA, LIMPA, KRAFTWERKIANA. O PASSADO SOMBRIO ESTA ALI EM VOLTA, NUM PEDAÇO DE MURO AQUI, NUM MEMORIAL DE GUERRA ACOLÁ. ELES NAO ESQUECEM, NEM ESCONDEM. TEM VERGONHA DELE, MAS BOLA PRA FRENTE. QUE ESSA HISTORIA JAMAIS SE REPITA, NEM MESMO COMO FARSA. ALLES GUTE!

*fotos de cynthia strougo (clique para ampliar)
Thursday, October 03, 2013

PERDIDA NO ESPAÇO



UM DOS FILMES QUE MAIS AGUARDAVA VER ESTE ANO ERA 'GRAVITY' (GRAVIDADE), DE ALFONSO CUARÓN. A EXPECTATIVA ERA TANTA, QUE FIQUEI COM MEDO DE NÃO GOSTAR. MAS, O MEDO PASSOU. GRAVITY É UM DOS MELHORES FILMES DE ESPAÇO JÁ FEITOS. DEU VONTADE DE VER DE NOVO, IMEDIATAMENTE. É DE TIRAR O FOLEGO! MAS NAO DÁ PARA COMPARARA COM '2001', P EX. É OUTRA ONDA.

ACOMPANHAMOS UMA EQUIPE DA NASA QUE VAI AO ESPAÇO FAZER CONSERTOS NO TELESCÓPIO HUBBLE (GEORGE CLOONEY É UM DOS ASTRONAUTAS, ED HARRIS FAZ A VOZ QUE VEM DO CONTROLE EM HOUSTON), QUANDO É SURPREENDIDA POR UMA CHUVA DE LIXO ESPACIAL, DETRITOS PROVENIENTES DA EXPLOSÃO DE VELHOS SATÉLITES SOVIÉTICOS. POR CONTA DISSO, UMA CIENTISTA (SANDRA BULLOCK) FICA, LITERALMENTE, PERDIDA NO ESPAÇO, COMPLETAMENTE SÓ, VAGANDO PELO NADA. ELA GRAVITA POR ENTRE UMA ESTAÇÃO SOVIÉTICA ABANDONADA (SOYUZ) ENQNTO TENTA CHEGAR NUMA ESTAÇÃO CHINESA, QUE PODE SER A SUA UNICA CHANCE DE SOBREVIVENCIA E VOLTA A TERRA. É BASICAMENTE ISSO, POR 90 MINUTOS!


O FILME É UMA IMERSÃO NO VAZIO, NO SILÊNCIO. NÃO HÁ SOM NO ESPAÇO. TEMOS APENAS AS BATIDAS DO CORAÇÃO E A RESPIRAÇÃO DA ASTRONAUTA, ALGUNS SONS INTERNOS E UMA MUSICA INCIDENTAL (ALIÁS, O DESENHO DE SOM DO FILME É FANTÁSTICO). ELE SE PASSA 99,9% NA ÓRBITA DE NOSSO PLANETA E QUASE NÃO TEM DIÁLOGOS. A NAO SER NO COMEÇO, E NAS PARTES EM QUE A PERSONAGEM FALA CONSIGO MESMO PARA NÃO ENLOUQUECER. OU TENTANDO SE COMUNICAR COM A TERRA. NAO ME LEMBRO DE TER VISTO UM FILME MAINSTREAM ASSIM ANTES.

COM ESSES ELEMENTOS, CUARÓN NOS DÁ QUASE QUE UM SIMULADOR DA NASA EM FORMA DE FILME. TUDO RODA, GIRA, NAO TEM LADO DE BAIXO OU DE CIMA, NAO HÁ GRAVIDADE, SÓ A GRAVIDADE DO QUE ESTÁ ACONTECENDO (ATÉ O ASTRONAUTA BUZZ ALDRIN, EM COMENTÁRIO PARA A ENTERTAINMENT WEEKLY, DISSE QUE O FILME ESTÁ O MAIS PROXIMO POSSIVEL DA REALIDADE). É UM MERGULHO TOTAL NESSE AMBIENTE INÓSPITO PARA NÓS, NO GRANDE NADA. UMA EXPERIENCIA. QUE A PROJEÇÃO EM 3D REALMENTE AJUDA A NOS LEVAR PARA DENTRO DAQUILO TUDO.


POR ISSO, PARA SER MELHOR ABSORVIDO, ALGUMAS DICAS: PREFIRA ASSISTI-LO NUMA SALA COM BOA TELA (TENTE ACHAR A MAIORT QUE PUDER), E FIQUE NAS PRIMEIRAS FILEIRAS, PARA QUE TENHA VISÃO TOTAL E NAO PEGUE OS LADOS OU LUZES DE EMERGENCIA DA SALA DE CINEMA. SE POSSIVEL, NAO LEIA AS LEGENDAS. JA QUE, BASICAMENTE, ELAS NADA ACRESCENTAM AO TODO. ELE FOI FEITO PARA SER VISTO EM I-MAX. SE DER, VEJA NUMA SALA DESTAS. MAS, COMO AQUI, TEMOS POUCAS SALAS ASSIM E NENHUMA REALMENTE GRANDE COMO AS GRINGAS, TENTE ACHAR UM CINEMA COM A MELHOR TELA, SOM E PROJEÇÃO.

DAÍ, É VIAJAR NA SALA ESCURA. UM FILME FEITO PRA ISSO...



*GRAVITY ESTREOU NOS EUA NESTE FINDE, FATURANDO US$55,5MI (UM RECORDE PARA OUTUBRO) E CHEGA AO BRASIL DIA 11

NA CIDADE

JULIANAS:

casas & shows: Circo Voador 08 – Mart´nália / Matheus VK 14 - Damas de Ferro / Biltre / Orquestra Voadora - Participação: Nicolas Krassik  15 - Matanza Fest: Cabeça / D.F.C. / Inocentes 21 e 22 – Jorge Ben Jor  23 - The Maine (EUA)  28 – Forró de Santa: Moyseis Marques / Trio Dona Zefa / DJ Sérgio Feijó 29 - Oshun (EUA) / Tássia Reis / DJ Tamy  Fundição Progresso 07 - WebFestValda: Pitty / Maneva / Kapitu + 10 bandas  08 - WebFestValda: Monobloco – Participação: Fernanda Abreu / Onze:20 + 10 bandas 14 e 15 – O Rappa  22 – Arraiá da Fundição: Zeca Baleiro / Forroçacana / Baia

Teatro Rival 07 - Festa Vinilzinho: DJ Joca Vidal / DJ David Ferreira / DJ Brant 07 – Renato & Seus Blue Caps 08 – Siba 12 – Rival Rebolado 13 – Rosa Maria Colyn – Participação: Jefferson Gonçalves  14 e 15 – Flávio Venturini 18 – Maria Claudia  19 – Selma Costa – Participação: Agnaldo Timóteo  20 – Nico Rezende Canta Chet Baker  21 – Edu Falaschi 22 – Rivalzinho: Festa Back to Bahia 27 – Adriana  28 – Alaíde Costa & Áurea Martins: Homenagem a Elizeth Cardoso 29 – Mira Callado

Vivo Rio 07 – Jorge Aragão 08 – Zé Ramalho 21 – Julieta Venegas Teatro Riachuelo 18 - Paulinha Moska: Voz & Violão Teatro Odisseia 07 – Finis Africae: 30 Anos (20h – R$ 30)

Theatro Municipal 19 - Prêmio da Música Brasileira: Ney Matogrosso - Participação: Karol Conka, Ivete Sangalo, Pedro Luis, Lenine, Baianasystem, Egberto Gismonti 23 - Orquestra Ouro Preto: Tributo aos Beatles 

Audio Rebel 07 - BacaFest: Setor Bronx / Hell, OH! (19h – R$ 15) 08 - BacaFest: The Dead Suns / The Love Joy (19h – R$ 15) 09 - Homenagem a John Coltrane (Idriss Boudrioua, Alex Rocha, Cliff Korman, Roberto Rutigliano, Didac Thiago) (19h – R$ 25) 11 - Yuval Ben Lior Jazz Band (20h – R$ 20) 12 – Mari Blue (20h – R$ 25) 13 - XEPA/NATA: Nitú / Ana Frango Elétrico / Os Dentes / Exército de Bebês / Crusader de Deus (20h – R$ 20) 14 - Laura & Luísa: Tributo a Edu Lobo - Participação: Doralyce (20h – R$ 20) 25 - Homenagem a Miles Davis (Jessé Sadoc, Marcelo Magalhães Pinto, Jefferson Lescovich, Roberto Rutigliano) (19h – R$ 30)

Vizinha 123 (Botafogo) 08 – Festa Que Se Folk 12 - Coletivo JUNTOS!: Júlia Guimarães / Mariana Guedes / Marina Vilaça / Sílvia Tardin Saloon 79 (Botafogo) 14 - Blind Horse / The Last Whale / Santo Junkie (21h – R$ 20 até 23:00, 25 após) 16 - The Unknowns / Mallet / Mostarda Preta / RedZero / Muwe / Amsterdan / Deoutono / DZ9 (18h – R$ 10 até 19:30, 15 após)

Solar de Botafogo 06 e 13 – Luis Carlinhos Canta Bob Marley 07 – Bedai 08 – Os Fourasteiros 15 – Wem 16 – Mussa

Estúdio Fórum (Botafogo) 07 – Bagá / Grave (19h – contribuição voluntária) 16 – Contratake (19h – grátis) 23 – Titanossauros – Tributo ao Titãs (19h – grátis) Estúdio Hanói (Botafogo) 07 - Festival de Olho na Cena: Victorine / Sétima Era / Embriagose / Amplifica (17h30 – R$ 10 antecipado, 15 na hora) 29 - Festival de Olho na Cena: Nu Corre / Rótulo Social (18h – R$ 10 antecipado, 15 na hora)

Etnohaus (Botafogo) 09 - Andreia Mota - Participação: Doralyce, Natasha Llerena, Luiz Nascimento, Tyaro Maia (19h – R$ 20) 16 – Pé de Amora (19h – R$ 20) 25 - Arthur Nogueira (19h – R$ 20) Espaço Furnas Cultural (Botafogo) grátis – 20h 08 e 09 - Arranco de Varsóvia  22 e 23 - Serjão Loroza Brass Band 

Espaço Sérgio Porto (Humaitá) 13 - Gustavo Macacko - Participação: Big Joe Manfra, Caesar Barbosa (20h – R$ 40) 14 - Carlos Sales (20h – R$ 40) 20 – Clangendum (20h – R$ 40) 21 – Laura Lavieri (20h – R$ 40) 27 – CEP 20.000 (20h – R$ 5) 28 – Tatiana Dauster (21h – R$ 40)

Theatro Net Rio 10 – Sarau da Leda Nagle: Angela Ro Rô & Leny Andrade 17 – Sarau da Leda Nagle: Leila Pinheiro 19 – Márcio Gomes 25 – Agnaldo Timóteo

Beco das Garrafas (Copacabana) 07 – Bottle´s Bar: Joyce Cândido Canta Elis Regina (22h – R$ 40) 08 – Bottle´s Bar: Hector Costita & Joseval Paes (21h – R$ 40) 11 – Bottle´s Bar: A Coisa Toda / Folks (19h – R$ 20) 19 – Bottle´s Bar: Laura Finocchiaro (21h30 – R$ 40) Teatro Glaucio Gill (Copacabana) 27 – Baculeju da Sandra de Sá (19h – R$ 20)

Sala Baden Powell (Copacabana) 08 - João Donato Convida Angela Ro Ro (21h – R$ 50) 15 - João Donato Convida Fernanda Abreu (21h – R$ 50) 19 - A Música da Amazônia: Lia Sophia & Silvan Galvão – Participação: Carimbloco (20h – R$ 40) 25 - Nelson Sargento - Participação: João Donato (20h – R$ 40)

Casa de Cultura Laura Alvim 05, 12, 19 e 26 – DJ Doni (19h – grátis) 11 – Laura Rizzotto (20h – R$ 40) Teatro Ipanema 07 – Tibério Azul (20h30 – R$ 40) 13 - Qinho - Participação: Marina Lima (20h30 – R$ 40) 14 - Brunno Monteiro / Taranta (21h – R$ 20) 20 – Lica Tito / Donatinho (20h – R$ 20) 21 – Isca de Polícia (20h30 – R$ 40)

Metropolitan 08 – Maria Bethânia 14 – Simone & Silmarillion 15 - Festival Flow Brasil: Costa Gold / Cacife Clandestino / Haikaiss / 3030 21 e 22 – Roupa Nova Teatro Bradesco 21 - Wilson Simoninha & Jair Oliveira & Léo Maia: Os Filhos dos Caras  27 – Os Arrais

Teatro da UFF (Niterói) 08 - Festival Tudo Blues: Flávio Guimarães & Álamo Leal (20h – R$ 50) 09 - Festival Tudo Blues: Taryn (20h – R$ 50) 20 a 23 - MPB - A Era dos Festivais: Soraya Ravenle & Edu Krieger & Marcelo Caldi (20h – R$ 50) Teatro Municipal de Niterói 12 – Pedro Ivo (19h – R$ 30) 13 - Marcos Nimrichter (19h – R$ 40) 21 e 22 – Isabella Taviani (20h – R$ 80) 26 - Quinteto Lorenzo Fernandez (19h – R$ 20) 29 – Nico Rezende Canta Chet Baker (20h – R$ 60) Teatro Oscar Niemeyer (Niterói) 07 - Festival Cultura Viva Comunitária: Slam das Minas / João Donato - Participação: Doralyce & Flávio Renegado / Baile do Cuca: MC Galo / MCs Júnior & Leonardo (19h - grátis)

Imperator 07 – Paulo Ricardo: Voz & Teclado 08 – Richie Kotzen (EUA) 09 – Dobrando a Carioca (Zé Renato & Jards Macalé & Moacyr Luz & Guinga) 13 – Festival Rio Novo Rock: Medulla / The Baggios / Posada & O Clã  18 – Jazz Pras Sete: Michel Nirenberg Quarteto 19 – Wanderley Cardoso 26 – Byafra: 35 Anos de Sucesso 27 – Trio Nordestino / Terreirada Cearense 29 – Forró Lánalaje: Trio Mussambê

Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna) 07 – Arraiá: Trio Forrozeiro (18h – grátis) 08 – Arraiá (17h – grátis) 09 – Arraiá: Multibloco Junino (17h – grátis) 14 - Festival Estação Rock: Pumpkinhead / Filtro Vermelho / Diabo Verde (18h – R$ 4) 15 - Festival Estação Rock: Paraselene / Simulacro / Intrépida / Verbara / Drenna (16h30 – R$ 4) 16 - Festival Estação Rock: The Mountain Season / Lyria / We Are The Revenge / Reckoning Hour (16h30 – R$ 4) Lona Carlos Zéfiro (Anchieta) 08 - Rec Music Festival: Banda Casa Praiana / La Praça / Brisa Nova / Mayara Fortiori (19h – R$ 15) 09 - Rec Music Festival: Mercúrio Móvel / Comunidade Zen / Ayahuasca Banda / Good Trip (19h – R$ 15) Lona Terra (Guadalupe) 09 - Arraiá do Cara de Porco: Os 138 / Quadrilha Neolatina / 8mm / Hacrópole (15h – R$ 20) Arena Dicró (Penha) 08 - Festival Rock no Parque: LaVille / Sound Bullet / Explorers (17h – R$ 10) Lona João Bosco (Vista Alegre) 08 – Agnaldo Timóteo (18h – R$ 40) Lona Elza Osborne (Campo Grande) 14 – Danilo Caymmi (21h – R$ 30) 21 - Sandra de Sá (21h – R$ 30)

Estúdio GH (Jacarepaguá) 08 - Setor Bronx / Ygor Von Hans (18h - R$ 10 + 1 litro leite) 15 - Klinsh (18h - R$ 10 + 1 kg alimento não perecível) 21 - Festa Mexicana Arriba Cabrón: Homobono / Diplomatas (20h - R$ 10 antecipado, 15 na hora) 23 - Severino on Sexy Boots (18h - R$ 10) Planet Music (Cascadura) 07 - Grativol / Sábado / Super Ego / Na Panela (18h – R$ 10) 09 - Strike / Plano B / Staka / Insidia / Minerva / Fighting Stick (16h – R$ 25 1º lote, 35 2º lote, 45 na hora) 21 - Toxic Fest: Nove Zero Nove / Diabo Verde / La Ville / BTRX (SP) (20h – R$ 15 antecipado, 20 na hora) 22 – Circus (16h – R$ )

Centro de Referência da Música Carioca (Tijuca) 07 - Lisbela / Rodrigo Miguez (19h – R$ 20) 08 – Tarde de Rock: Pedro Gama / Verbara (15h – R$ 1) 08 – LummeN (19h30 – R$ 30) 12 e 13 - Festival Levada: Curumin (SP) (20h – R$ 20) 14 – Magujam (19h30 – R$ 20) 15 – Tarde de Rock: Bala N'Agulha / 15 Dias (15h – R$ 1) 15 – Luis Zamith (19h30 – R$ 30) 19 e 20 - Festival Levada: Letícia Novaes (20h – R$ 20) 21 – Canto Cego (19h30 – R$ 20) 22 – Tarde de Rock: BTRX / Pomar (15h – R$ 1) 22 – Tempus Fugit (19h30 – R$ 30) 26 e 27 - Festival Levada: Juliana Sinimbú (20h – R$ 20) 28 – Newsonic (19h30 – R$ 20) 29 – Tarde de Rock: Intrépida / Vital (15h –R$ 1) 29 - Chronus (19h30 – R$ 30)

Teatro Ziembinski (Tijuca) 08, 15, 22 e 29 - Dorina (19h30 – R$ 30) 14 – Festival CCMP 5: Vitral / Chronus (19h – R$ 40) Clube Municipal (Tijuca) 07 - Benito Di Paula (20h - R$ 60) 22 - Bebeto (20h - R$ 60)

Quintas no BNDES 19h – grátis 06 - Duo Fabiana Cozza e Marcel Powell: Homenagem a Baden Powell 13 - Chico Salles: Homenagem a Sérgio Sampaio 20 - Rodrigo Carvalho 27 - Leny Andrade & Quarteto do Rio: Tom Jobim – 90 Anos

Marina da Glória 14 - Festival de Inverno - Rock Brasil 35 Anos: Planet Hemp / Black Alien / Gabriel O Pensador / Filipe Ret  15 - Festival de Inverno Rio - Rock Brasil 35 Anos: Frejat / Paula Toller / Humberto Gessinger / Blitz / Plebe Rude  16 - Festival de Inverno - Sertanejo in Rio: Henrique & Juliano / Maiara & Maraisa

Maison de France (Centro) 24 – Bonde Carioca (19h – grátis) 27 – Quintas da Maison – Ateliê Sonoro: Siri (19h – grátis) Museu de Arte do Rio 28 - MAR de Música: Carne Doce (18h – R$ 10)

Motim (Centro) 07 - Gorduratrans / Cássio Figueiredo (18h – R$ 10) 09 - II ROAR Festival Beneficente: Kravo / Belicosa / Neon Dharmas (15h – R$ 10) 13 - MonoClub (SP) / Felipe Neiva / MOS (18h – R$ 10) 22 - Parte Cinza / Espinoza (18h – R$ 15) Escritório (Centro) 07 - Bartolo - Participação: Paulinho Bicolor / Sobre a Máquina (22h – R$ 10) 14 - Amarelo Manga / Milocovik (SP) / Oto Gris (SP) Galpão Gamboa  22 - Não Recomendados - Participação: Rico Dalasam / Festa V de Viadão

La Esquina (Lapa) 07 - Playmobille (20h – R$ 25 1° lote, 35 na hora) 13 - Festival Rock Season: Stereophant / Na Panela (18h - 15 antecipado, 20 lista amiga, 25 na hora) 20 - Festival Rock Season: Simulacro / Phone Trio (18h - 15 antecipado, 20 lista amiga, 25 na hora) 27 - Festival Rock Season: Nove Zero Nove / Venice (18h - 15 antecipado, 20 lista amiga, 25 na hora) 30 - Doom Nation Fest: Belzebong (POL) / Ruínas de Sade / Baphomaster (18h – R$ 40) Ganjah (Lapa) 07 - Mantuano Trio  11 - Udi Fagundes  29 – Morcego / Juye / Delacruz  Coletivo Machina (Lapa) 14 - Hardcore Night Fever: Os Estudantes / Zero Zero (ES) (22h - R$ 10)

Pub Panqs (Tijuca) 07 - Festival de Jazz: Bruno Lara Quarteto / Quarteto Livre Arbítrio  08 - Festival de Jazz: João Braga Trio / Quarteto Livre Arbítrio  18 – Jazz do Dom

O Pecado Mora Ao Lado (Praça da Bandeira) 07 - Maurício Sahady / Pedro Strasser / Pedro Leão (23h – R$ 15) 13 - Festival Kings of Stoner Age: Stone House on Fire / Kahbra / Baphomaster (20h – R$ 15) 14 -  Só Gangsters / Pé D'Orelha (19h – R$ 15) 15 - Deia Cassali / Supersonido / Teto Alto (21h – R$ 20) 16 - Sugar Kane / Stereophant / Ostra Brains (18h – R$ 20 nome no evento, 30 sem)

Casa de Baco (Lapa) 05, 12, 19 e 26 – Hermenegildo 59 Jazz (22h – R$ 10) 06 - Zéu Britto - Participação: Mariana Volker (21h – R$ 50) 07, 14, 21 e 28 – Decco Torres (22h – R$ 40) 13 – Zéu Britto – Participação: Inez Viana (21h – R$ 50) 20 – Zéu Britto – Participação: Ícaro Silva (21h – R$ 50) 27 – Zéu Britto – Participação: Baia (21h – R$ 50)

FM Hall (Centro) 19 – Roberta Campos (19h – grátis) Centro Cultural da Justiça Federal (Centro) 11 - Trio Samba, Bossa e Breque (19h – R$ 40) 25 – Grupo Regional Segura o Dedo: Tributo a Luperce Miranda (19h – R$ 30)

Circuito SESI 07 - Jacarepaguá: Liniker & Os Caramelows 12 - Centro: Liniker & Os Caramelows 13 – Centro: Trio Júlio 14 – Jacarepaguá: Gabriel Moura  15 – Centro: Paula Lima 21 – Centro: Gabriel Moura 22 – Duque de Caxias: Gabriel Moura Circuito SESC  07 – Engenho de Dentro: Forró do Kiko 15 – Madureira: Forró do Kiko 16 – São João de Meriti: Forró do Kiko 18 – Copacabana: Júlia Vargas – Participação: Chico Chico & Rodrigo Garcia (20h30 – R$ 20) 21 – Tijuca: Júlia Vargas (20h – R$ 20) 22 – Ramos: Júlia Vargas (17h – R$ 20) 29 - Nova Iguaçu: Forró do Kiko

mixx: 07 - Arraiá da Mauro: Trio Mussambê – Praça Compositor Mauro Duarte / Botafogo (18h – grátis) 07 - Logän & Braga: Dom (versus) Pedro – Olho da Rua / Botafogo (19h30 – R$ 20 lista amiga, 30 sem) 07 - Ilhapalooza: The Unknowns / Holandês Voador / Fylipe Fontes – Isla Pub / Ilha do Governador (21h – R$ 10 2º lote, 15 até 22:30, 20 após) 07 - Paula Gastaldi / Marco Kofman / María Chaumet – Peña Cultural / Laranjeiras (21h – R$ 20) 07 - Fernando Leitzke & Candombaile - Participação: Bebê Kramer – Clube do Fluminense (21h30 – R$ 25) 07 – Afrojazz – Éden / Saúde (23h – R$ 15 até 00:00, 10 após) 08 - Tempo Veg 2: Anaterra Oliveira / Samantha Jones / Alan Bernardes – Tempo Glauber / Botafogo (13h – R$ 2) 08 - Podreira Rock Festival: Synergia / Dië Folië / Staka / Seu Miranda / Rastro Dalma / Big Cheese / Black Force / L.O.K.O. / Gato de Louça / Repressor / Punching Namard / Avante / Estado Livre / Glasswalker / Punkthurm / Silence Falls / Sweet Sugar / Pessoas Como Nós / Black Bella / Apple Black – Clube Trindade / São Gonçalo (13h – R$ 10 antecipado, 20 na hora) 08 - Arraiá da ESDI – Cinelândia (14h – grátis) 08 - X Arraiá do Bem: Dorina / Marimelo / Lucia Menezes / Rachel Moraes / Chico Salles / Geraldo Amaral / Geraldo Júnior / Conterrâneos / Trio Samburá / Multibloco / GEBAV – ISAI / Laranjeiras (15h – R$ 20 antecipado, 30 na hora) 08 - Canto Cego / Solifvgae / Nuclei – Casinha / Campo Grande (18h – R$ 10) 08 - Arraiá da Mauro: Forró de Rabeca – Praça Compositor Mauro Duarte / Botafogo (18h – grátis) 08 - Guaporés / João Azevedo / Carimã Trio – Casa Aberta / Rocha (18h30 – grátis) 08 - 9° Rock Motor - 18 Anos de Veneno: The Zacatto / Titania / Apotherock – Moto Clube Veneno da Cobra / Duque de Caxias (20h – grátis) 08 - Plutão Já Foi Planeta / Varney – Clube dos Democráticos / Lapa (20h – R$ 50) 08 - Arraiá Bateria Cabulosa do Bloco Estratégia & Transantosa Bateria do Agytoê – Quadra do Fala Meu Louro / Santo Cristo (22h – R$ 5 antecipado, 10 na hora) 08 - IZA / Lexa – Pipper / Saúde (23h30 – R$ 40 até 01:00, 50 1º lote, 60 2º lote, 80 na hora - 80 vip antecipado, 100 na hora) 09 – Batalha do Conhecimento – Escadaria do Selarón / Lapa (14h – grátis) 09 - Bloco do S: DJ Rodrigo S / DJ Nepal / DJ Pino Henrique Pedra / DJ Zedoroque – Quiosque Abençoado / Leme (15h – grátis) 09 - Cemitério / Apokalyptic Raids / Whipstriker / Lápide – Mackenzie / Méier (16h – R$ 25) 09 - Hector Costita & Joseval Paes – Bar dos Descasados / Santa Teresa (16h – grátis) 09 - Arraiá da Mauro: Luiz Gigante – Praça Compositor Mauro Duarte - Botafogo (18h – grátis) 09 - Barão Vermelho / Bloody Mary & The Munsters – Praia de São Francisco / Niterói (18h – grátis) 09 - Lithos Rock Fest: Ladrão / Reverb / Purano – Calabouço / Vila Isabel (19h – R$ 10) 09 - Aniversário de 258 Anos da Tijuca: Erasmo Carlos – Praça Saens Peña (21h – grátis) 13 – Rio na Rua: Bianca Chami – Praça Santos Dumont / Gávea (20h30 – grátis) 13 – Relógio de Dalí – TribOz / Lapa (21h – R$ ) 15 - Arraiá de Todos os Santos: Trio Flor de Manacá / Vulcão Erupçado / Geraldo Júnior / Multibloco - Praça Paris / Glória (grátis - entre 10h e 22h) 15 - Mobile Drink / Ladrão / Na Panela – MD / Higienópolis (18h – R$ 7) 15 - Anjos da Sombra / Punkthurm / Dive – Motor N´Beer / São Gonçalo (18h – grátis) 15 – Diabo Verde / AtitudeXtrema – Galpão 666 / Ilha do Governador (19h – R$ 15) 15 - Morro de Rock: Lâmina Furta-Cor / Pornograma / Café com Michael Douglas – Nell´Som Bar / Duque de Caxias (20h – grátis) 15 – Bloco Fogo & Paixão - Terraço do Boulevard Rio Shopping / Vila Isabel (20h – R$ 10) 15 - Cara de Porco / Barriga De Cadela / Mau Presságio / Banda Deftrês – Toca do Rock / Jacarepaguá (21h – R$ ) 15 – Os Pardais – Estúdio Floresta / Cosme Velho (21h – R$ 20) 15 - Yolo Love Party: Rincon Sapiência / Leo Justi / DJ Tamy – Clube 4 Linhas / Bento Ribeiro (22h – R$ 25 1º lote, 35 2º lote, 40 na hora) 15 - Festa Batidão Tropical – Soma Hub / Duque de Caxias (22h – grátis) 16 - Tribunal Insano / Big Cheese / Pessoas Como Nós / Classe Baixa – Rock Beer Pub / São Gonçalo (14h – grátis) 16 – Arraiá do Carimbloco – Ruínas / Praça Tiradentes (16h – R$ 5 antecipado, 10 na hora) 16 – Ventre  - Polo Norte / Vila Isabel (19h – R$ ) 20 - Charles Bronson Rio - Participação: Fabiano Carelli – Jack Daniel´s Rock Bar / Lagoa (20h – grátis) 21 - Diplomatas / Homobono – Auto Pub / Jacarepaguá (20h – R$ ) 22 - Rap na Reta + 4P – Espaço Área / Pavuna (18h – R$ 5 lista, 10 sem) 22 - Inomina / Hawaii Carioca – Big Art Tattoo Club / Campo Grande (19h – R$ 7) 22 - Festival Realmente Som 8: Samsara Gautama / Anjos da Sombra / Yamã / Luciana Flores / Andreia Santiago / Taís Feijão / Mariana Badan – Casarão Floresta (21h – R$ 15 com instrumento até 23:00, 25 normal) 22 - Resgate Rock Festival: Darvin / Starven / Seu Miranda / Triunfe / Rastro da Lama – Bar do Blues / São Gonçalo (22h – R$ 20 antecipado) 27 - Bloco do S - Participação: KL Jay – Fosfobox / Copacabana (23h - grátis lista até 00:00, R$ 20 lista até 01:00, 30 lista após, 40 sem lista) 28 - Fungus & Bactérias / A1000 – Caxanga Games / São Gonçalo (19h – grátis) 28 - Rock in Meriti: Absurto / Cheiro de Rock / Antares – CIEP 169 / São João de Meriti (19h – R$ ) 28 - Reggae Jota / Dellacorde – Auto Pub / Jacarepaguá (20h – R$ 10 até 23:00, 15 após) 28 - Bregarraiá do Bloco Fogo & Paixão – Feira de São Cristóvão (22h – R$ 5) 29 - Rock in Meriti: Base 1 / Santuário / Cilindrada / Vírus / Draivos / Anonimoss – CIEP 169 / São João de Meriti (16h – R$ ) 29 - Festival Imaginário: Carne Doce / Facção Caipira / Hell, Oh! / Teto Alto – Espaço Convés / Niterói (21h – R$ 15 nome no evento, 20 sem)

PROGRAMAÇÃO BLUE NOTE JAZZ CLUB RIO (ONDE ERA A MIRANDA, NO COMPLEXO LAGOON, NA LAGOA, LADO LEBLON): Agosto 30/08 - Quarta-feira 20:00 Jaques Morelenbaum convida   Setembro   06/09 - Quarta-feira 20:00 Jaques Morelenbaum convida   07/09 - Quinta-feira 20:00 Maceo Parker 22:30 Maceo Parker   08/09 – Sexta-feira 21:00 Maceo Parker 23:30 Maceo Parker   09/09 – Sábado 21:00 Sergio Mendes 23:30 Sergio Mendes   10/09 – Domingo 20:00 Sergio Mendes 22:30 Sergio Mendes   13/09 - Quarta-feira 20:00 Jaques Morelenbaum convida   16/09 – Sábado 21:00 Baby do Brasil 23:30 Baby do Brasil   17/09 – Domingo 20:00 Baby do Brasil 22:30 Baby do Brasil   20/09 - Quarta-feira   20:00 Jaques Morelenbaum convida   27/09 - Quarta-feira 20:00 Anne Paceo 28/09 Quinta-feira   20:00 Orquestra Atlântica 22:30 Orquestra Atlântica    Outubro   04/10 - Quarta-feira 20:00 Ala.Ni 05/10 – Quinta-feira 20:00 Chris Botti 22:30 Chris Botti  06/10 – Sexta-feira 21:00 Chris Botti 23:30 Chris Botti    07/10 – Sábado 21:00 Chris Botti 23:30 Chris Botti    08/10 – Domingo  20:00 Chris Botti 22:30 Chris Botti  11/10 - Quarta-feira 20:00 Teresa Salgueiro 22:30 Teresa Salgueiro    12/10 – Quinta-feira 20:00 Teresa Salgueiro 22:30 Teresa Salgueiro    20/10 – Sexta-feira 21:00 Chick Corea & Steve Gadd Band 23:30 Chick Corea & Steve Gadd Band   Novembro 02/11 Quinta-feira 20:00 Spyro Gyra 22:30 Spyro Gyra   03/11 Sexta-feira 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   04/11 Sábado 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   15/11 Quarta-feira 20:00 Laura Perrudin   16/11 Quinta-feira 20:00 Didier Lockwood Trio 22:30 Didier Lockwood Trio

Projeto Espaço Sideral: CCBB/Rio.  ​Serão dois encontros por mês, até outubro deste ano. ​O primeiro acontece no dia em julho e falará de Tecnologia e Autonomia (dias 13 e 14)​. O Digitaldubs fará um pocket show no dia 14. A entrada é gratuita. Neste primeiro encontro (dias 13 e 14​ de julho​) teremos : 13/07 (quinta-feira) 13h-14:30h: OFICINA 1 – Instalações Interativas – com  Igor Abreu 16h-17:30h: OFICINA 2 – Eletrônica Artística Sonora –  com André Anastácio 18:30h-20:30h: Debate Cinema e Mídias Livres – Christian Caselli (Mostra do Filme Livre), Heraldo HB (Cineclube Mate com Angu) e José Alsanne (Canal Plá) falam sobre tecnologias digitais na produção e na democratização do acesso ao audiovisual independente. 14/07 (sexta-feira)   17:30h - Masterclass: Música e tecnologia Masterclass Digital Dubs e MV Bill sobre a tecnologia na música mundial e a influência da Cultura Sound System na história com Digital​d​ubs. 19:30: Pocket Show: Digitaldubs 

ULTRA BRASIL ANUNCIA A PHASE 1 DE SEU LINEUP PARA A EDIÇÃO 2017: ADAM BEYER, ALESSO, ARMIN VAN BUUREN, DAVID GUETTA, JAMIE JONES, JOSEPH CAPRIATI, SASHA & JOHN DIGWEED e THE MARTINEZ BROTHERS SERÃO HEADLINERS FESTIVAL ACONTECE NOS DIAS 12, 13 E 14 DE OUTUBRO NO SAMBÓDROMO DO RIO

_______________________________________________________ MOSTRA DE CINEMA CELEBRA A ARTE DE DAVID BOWIE NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO   De clássicos cult a sucessos de público e crítica, serão exibidos mais de vinte filmes com participação do artista ícone da cultura pop   A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 11 a 30 de julho de 2017, a mostra de cinema O homem que caiu na terra. Ao longo de quase cinquenta anos na indústria do entretenimento, o britânico David Bowie conduziu seu trabalho de forma consistente e, sempre atento à diversidade e à quebra de paradigmas, deu origem a verdadeiras obras primas não só na música, mas também no cinema. A mostra leva 26 dessas obras cinematográficas ao público carioca a preços populares.

Luis Carlinhos canta Bob Marley tem show de lançamento no Rio nesta quinta-feira, dia 6 de julho, no Solar de Botafogo, as 21h. 

Circuito Estação NET de Cinema e Cinemateca do MAM apresentam: Exposição CINEMA EM CASA: Equipamentos do acervo da Cinemateca do MAM. A partir de 23 de fevereiro, no Estação NET Botafogo de 23 de fevereiro a 23 de agosto 2017 Horário de visitação: 14h às 22h Entrada franca

MOSTRA DE CINEMA COLOMBIANO TRAZ A CALIWOOD DE LUIS OSPINA PARA A CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO A programação reúne 34 filmes, sendo 29 realizados pelo cineasta, que participa da mostra em uma masterclass no dia 1º de julho Caliwood de Luis Ospina: Cinema colombiano de vanguarda, em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 27 de junho a 9 de julho de 2017. Com curadoria de Lúcia Ramos Monteiro, a mostra traz uma retrospectiva completa do realizador colombiano fundador do Grupo de Cali e expoente do cinema independente da Colômbia.

FESTIVAL DE INVERNO (MARINA DA GLÓRIA/RJ): 14 julho (sexta) 20H Black Alien Filipe Ret Gabriel O Pensador Planet Hemp DJs Diana Bouth, Flávia Xexeo, Nicole Nandes e Tamy   15 julho (sábado) 18H Blitz Frejat Humberto Gessinger Plebe Rude   16 julho (domingo) 16H Henrique e Juliano Maiara e Maraisa   CLASSIFICAÇÃO > 18 ANOS
JULIETA VENEGAS: a cantora e compositora mexicana, Julieta Venegas, chega ao Brasil para diversos shows: se apresenta no Vivo Rio, no dia 21 de julho, com sua nova turnê Parte Mía Tour 2017. Ela também vai passas por Curitiba (19/07, Teatro Positivo), São Paulo (22/07, Tom Brasil) e Porto Alegre (23/07, Auditório Araújo Vianna). 

A HISTÓRIA SEM FIM UM DOS FILMES MAIS CULTUADOS DOS ANOS 80, A FANTASIA ' A HISTÓRIA SEM FIM', ESTÁ DE VOLTA AOS CINEMAS, A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA, EM CÓPIAS RESTAURADAS. A PRODUÇÃO ALEMÃ, DIRIGIDA POR WOLFGANG PETERSON, EM 1984, MOSTRA BASTIAN, GAROTO QUE USA DE SUA FERTIL IMAGINAÇÃO PARA FUGIR DOS SEUS PROBLEMAS (PERDA DA MÃE, BULLYNG NA ESCOLA). UM DIA, AO DESCOBRIR UM ANTIGO LIVRO 'NEVERENDING STORY', ACABA ENTRANDO NELE, E VIVENDO AS AVENTURAS QUE ESTÃO EM SUAS PÁGINAS. LÁ, ELE VIRA O SALVADOR DE 'FANTASIA', MUNDO QUE ESTÁ SENDO DEROVADO PELO 'NADA'. * A PRINCIPIO, O FILME ESTARA EM CARTAZ APENAS NO CINESESC/SP, E, DEPOIS, IRA PARA OUTRAS CAPITAIS DO PAÍS


CINEMA AFRICANO: O Cine Joia (Copacabana/rj) realiza a 1º edição da Mostra do Cinema Africano. Com apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français serão exibidos até o dia 12 de julho sete filmes de países como África do Sul, Argélia, Marrocos, Congo, Argélia, Costa do Marfim e Senegal. Ingresso $8 (preço unico)

Três bandas vão celebrar o Dia Mundial do Rock, que marca os três anos do projeto Rio Novo Rock: The Baggios, Posada e o Clã e Medulla comemoram a data no Imperator (méier) Desde 2015 o Rio Novo Rock comemora o Dia Mundial do Rock, nomes como Autoramas, Beach Combers e Far from Alaska e Facção Caipira já passaram o 13 de julho no palco do Méier.

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers