NA COVA DO LEÃO

Sunday, October 27, 2013

GIG-TXL-AMS-GAT-GIG



GERALMENTE, MARCO VIAGENS E ALTERO PASSAGENS POR LUGARES ONDE ESTARÁ ACONTECENDO ALGUM SHOW DE MEU INTERESSE. JA FOI ASSIM, DUAS VZS, P EX, PARA VER O DEPECHE MODE, OU UMA VEZ, PRO PORTISHEAD. ESSE ANO, NAO TINHA NADA TAO QUENTE NO CAMINHO (O NOVATO JAKE BUGG APARECERIA DIAS DEPOIS, POR TRES NOITES NA BRIXTON ACADEMY, QUERIA TER VISTO). MAS, CONSEGUI VER O SHOW SOLO DE JOHNNY MARR, NO ROUNDHOUSE, EM CAMDEN TOWN (LONDRES). SEMPRE QUIS CONHECER O LUGAR (QUE TEM ESTE NOME, POR SER UM PREDIO ARREDONDADO), UM ANTIGO ARMAZEM DO SÉCULO 18, QUE DEPOIS FOI CASA DE ÓPERA, POINT DE SHOW NOS ANOS 70,  ENTAO FICOU FECHADO UM TEMPÃO, EM RUÍNAS, ATE QUE UM GRUPO PEGOU O LUGAR, DEU UM TRATO E AINDA CRIOU UM PREDIO ANEXO COM GALERIA, SALA EXTRA PARA SHOWS MENORES, CINEMA DE ARTE E RESTAURANTE. FICOU DEZ. E ACEITA SÓCIOS PARA AJUDAR A MANTE-LO.



 A GIG DE MARR FOI NA SEXTA, 18 DE OUTUBRO. E DAQUELE JEITO QUE AMO: COMEÇA NA HORA MARCADA. 9PM. CHEGUEI DA RUA AS 7PM, TOMEI BANHO, JANTEI, PEGUEI O TUBE AS OITO, 20MINS DEPOIS TAVA EM CAMDEN, DEU TEMPO DE PEGAR OS TICKETS, GUARDAR CASACO, TOMAR UMA PINT, IR ATE O MEU ASSENTO (TINHA PISTA LIVRE, MAS PREFERI SENTAR, CANSADO DE TANTO ANDAR), DAR UMA OLHADA NO LUGAR E, AS 8:59PM, COMEÇOU A MUSICA INTRO (O TEMA DA SERIE DE TV 'THE PERSUADERS'). E, AS NOVE EM PONTO, A GUITARRA DE MARR COMEÇOU A SOAR COM 'UPSTARTS' (PRIMEIRO SINGLE DO DISCO NOVO) SEGUIDA POR 'PANIC', DOS SMITHS. LINDO! AO TOTAL, FORAM 20 SONGS. ALEM DAS PROPRIAS, MEIA DUZIA DOS SMITHS, UMA DO ELECTRONIC (PROJETO Q ELE TEVE COM BARNEY DO NEW ORDER E NEIL DO PSB) E UMA COVER ARRASADORA PARA 'I FOUGHT THE LAW', DO CLASH, QUE ABRIU RODA. O FECHO FOI COM 'THERE IS A LIGHT THAT NEVER GOES OUT', COM TODOS CANTANDO JUNTO O MAIS BELO REFRAO DA MUSICA POP DE TODOS OS TEMPOS, ACAPELLA.



NAO FIZ NOITADA EM LONDRA. OS TEMPOS LÁ SÃO OUTROS (EM AMSTERDAM, TAVA ROLANDO A ADE, CONVENÇÃO DE DJS -- ESBARREI ATE COM O NOSSO MEME POR LÁ, NAO VI A KAMMY -- COM VARIAS FESTAS FREE, MAS PASSEI, O DUTCH DANCE NAO ME APETECE, TINHA ATE GIG DO TIESTO). COMO ESTIVE ANTES EM BERLIM, PREFERI ACORDAR MEU LADO CLUBBER NA MECA DO TECHNO. MEU AMIGO ALEMÃO LEVOU-ME AO NOVO TRUST (EXISTIU OUTRO ANTES), CLUBE DO IRMÃO DO WESTBAM, QUE FICA DEBAIXO DE UMA PONTE DE TREM E SEM IDENTIFICAÇÃO, NO CENTRO DA CIDADE. LÁ, NAO SE PAGA PARA ENTRAR. SÓ ENTRA SE FOR CONVIDADO, TIVER NOME NA LISTA. O LUGAR É PEQUENO, LEMBRA O DAMA DE FERRO INVERTIDO. EM VEZ DE SUBIR, DESCE (O NEON NA FOTO ACIMA, É A PRIMEIRA COISA QUE SE VE AO ENTRAR). É UM BAR PEQUENO, ACONCHEGANTE E LIBERAL (NEM GAY, NEM STRAIGHT, MIXED). O DJ DA NOITE SÓ TOCOU COM VINIL (LAPTOP E MP3 EM BERLIM É HERESIA!), A PEGAÇÃO É TRANKS (BANHEIROS MISTOS, SEM PORTA E INTERCONECTADOS), ÓTIMOS DRINKS E AQUELE SOM ESPETACULAR QUE BOMBA NA PISTA, NA SUA CABEÇA, SOA MAIS LEVE NO BAR, E BATE BEM BACANA NO SUBSOLO. UM SONHO, PRA QUEM É DO RIO, E SÓ CONHECE LUGARES COM SOM/ACUSTICA DE MERDA E MAL CUIDADOS.  



EM BERLIM ESTAVA, TBM, A MELHOR EXPO DA VIAGEM: A DE ANISH KAPOOR, NA MARTIN-GROPIUS-BAU (QUE FICA DO LADO DA TOPOGRAFIA DO TERROR, O QUARTEL GENERAL DA GESTAPO, ONDE SE TORTURAVA E MATAVA JUDEUS E TRAIDORES). QUEM CONHECE O CARA, SABE QUE ELE É DADO A PEÇAS EM ESCALAS GIGANTESCAS. E, LOGO NO ATRIO PRINCIPAL DA MARAVILHOSA CASA DO ARQUITETO ALEMÃO, ESTAO QUATRO ESTEIRAS ROLANTES QUE DESPEJAM (EM HORAS MARCADAS) UMA RESINA VERMELHA, QUE VAI SE ACUMULANDO ENQUANTO A EXPO ESTA EM CARTAZ (SEIS MESES). É O QUE SE CHAMA DE ARTE EM PROGRESSO. NUMA SALA FECHADA, UM CANHÃO DISPARA A MESMA RESINA NUM CANTO DA PAREDE, FAZENDO UM BARULHO DOS INFERNOS. NUMA LATERAL, ESTÁ O SEU CONHECIDO TRABALHO 'LEVIATHAN', QUE, EM PARIS, ESTAVA INFLADO E GIGANTE, E, AQUI, ESTAVA EM REPOUSO, FLÁCIDO, OCUPANDO TRES SALAS! NUM OUTRO CANTO, FICA UMA SALA COM UM IMENSO BURACO PRETO, QUE LEMBRA AQUELES DA ACME, USADOS PELO COIOTE PARA PEGAR O PAPA-LEGUAS. E, REALMENTE, NOS FAZ CRER QUE DÁ PARA ENTRAR NELE. HÁ UMA FAIXA AVISANDO QUE É PROIBIDO ADENTRA-LO, E A GENTE FICA TONTO NO LUGAR. A PARTE FINAL DA EXPO CONCENTRA OBRAS PSICO-ACUSTICAS, CHEIAS DE JOGOS DE ESPELHOS, REFLEXOS DISTORCIDOS, ILUSOES DE OTICA E SONS ALTERADOS. TUDO SOA AINDA MAIS SINISTRO QNDO VC SAI DA GROPIUS E VAI IMEDIATAMENTE PARA O QG DA SS, E O VERMELHO SANGUE COAGULADO DE KAPOOR SE SOBREPÕE...




E, JA NO FINAL DA TRIP, EM LONDRA, NO VICTORIA & ALBERT (ONDE TA ROLANDO, ATE DEZEMBRO, A MOSTRA 'CLUB TO CATWALK', SOBRE A INFLUENCIA FASHION NAS CENAS BLITZ, GOTH E RAVE LONDRINA), ENCONTREI COM BRIT MARLING (ANOTHER EARTH, SOUND OF MY VOICE, THE EAST) NO RESTAURANTE, E PEDI UMA FOTO JUNTO, NA CARA DE PAU. NAO FARIA ISSO COM MAIS NINGUEM NO MUNDO HJ EM DIA. MAS SOU FÃ DE BRIT, QUE ATUA, PRODUZ E ROTEIRIZA SEUS FILMES (JA DIRIGIU CURTAS), FUGINDO DO ESTEREOTIPO DE LOURA CUTE, VIVENDO MULHERES QUE PENSAM E INTERAGEM NO MUNDO CONTEMPORANEO, COM ROTEIROS PARECIDOS COM NADA QUE SE VE HJ EM HOLLYWOOD. TODO MEU RESPEITO A ESTA GAROTA DE 20 E POUCOS ANOS, QUE CONSEGUIU ESCAPAR DO SISTEMA E DO ESTEREOTIPO. DETALHE: ELA (QUE ESTAVA NA CIDADE POR CONTA DO BRITISH FILM FEST, MOSTRANDO 'THE EAST') ERA ACOMPANHADA DO PROVAVEL GANHADOR DO OSCAR 2014, O ATOR PRINCIPAL DE '12 YEARS A SLAVE', DE STEVE MCQUEEN, CHIWETEL EJIOFOR (QUE É INGLES), O CARINHA QUE SORRI NA FOTO, AO FUNDO. YES, BLONDES PREFERS BLACKS =)   

*trilha sonora das duas semanas da viagem: Lorde. Tocava em toda a parte...
Saturday, October 26, 2013

EUROTRIP, PT.3: LONDRES



LONDRES É A MINHA CIDADE PREFERIDA, MUSICALMENTE FALANDO, DESDE SEMPRE. A MECA DO BRIT PUNK ROCK, DO GOTH, DO NEW ROMANTIC, DOS BLITZ KIDS, DA ACID HOUSE,  DA RAVE GENERATION, DO BRIT POP, DA NOVA ELECTRONICA, DE MALCOLM MCLAREN E DA VIVIENNE WESTWOOD, ENFIM, DE TUDO O QUE EU AMO. DO ESTILO VISUAL, DO HUMOR RASCANTE, DOS MELHORES LUGARES PARA SHOWS, COM O SOM MAIS PERFEITO, SEJA NUMA BIBOCA OU NUM GRANDE VENUE, DO LUCOZADE, DOS PARQUES MAIS LINDOS (ATE PQ, SAO CUIDADOS POR HOBBITS)), DO METRO MAIS FACIL E QUE TE LEVA PRA TODA PARTE, DAS LOJAS DE DISCOS, DA BERWICK STREET, DE CAMDEN TOWN, DE FESTA TODO DIA...



MAS ISSO VEM MUDANDO MUITO NOS ULTIMOS 20 ANOS. A CIDADE É PEQUENA E ANTIGA (MODERNIZOU-SE MAIS NO CENTRO, NA CITY, POR CONTA DAS OLIMPIADAS), MAS A CENA CLUB MINGUOU, MAS NAO ACABOU; AS GRANDES LOJAS DE DISCOS FECHARAM (DAS MEGA, RESTA A HMV, JA MEIO DECADENTE; A VIRGIN DA OXFORD VIROU UMA LOJA POVAO CHAMADA PRIMARK), A BERWICK STREET E OS ARREDORES DE TOTTENHAM COURT RD ESTAO EM OBRAS (NOVA LINHA DE METRO), O ASTORIA ACABOU, TEM MUITO MAIS GENTE NAS RUAS (OXFORD STREET PARECE UM DAQUELES CRUZAMENTOS DE TOKYO, SE VC ANDAR NA CONTRA-MAO SERÁ ARRASTADO PELA MULTIDÃO), MAIS SUJA, CAOTICA, MAS AINDA FUNCIONANDO. O POVO AINDA TEM ESTILO, OS MUSEUS TEM AS MELHORES EXPOS, O WEST END BOMBA TANTO QNTO A BROADWAY, MAS PICADILLY/LEICESTER ESTAO BEM CAIDAS; AS MELHORES NOVAS BANDAS AINDA SAO BRITANICAS EM GRANDE PARTE. MAS A LIBRA CONTINUA ALTA (PRA GENTE, QUASE 4 VZS UM REAL!) E TUDO INFLACIONOU, SAO OS PREÇOS MAIS ALTOS DA EUROPA. EM 95, P EX, COMPREI UMA BOTA DOC MARTEN´S POR $49,90. HJ, ELA CUSTA $144!!! O METRO, QUE JÁ FOI $1,50, TÁ $4,50 SINGLE TICKET. SE VC NAO COMPRAR PASSES DIARIOS OU SEMANAIS, GASTA UMA NOTA PRETA. DESEMPREGO ALTO, TODA A EUROPA FOI PRA LA DISPUTAR VAGAS COM OS LOCAIS (ITALIANOS E PORTUGUESES ERAM MAIORIA), CHOVE, VENTA, FAZ SOL NA MESMA HORA...



É, LONDRES, EM COMPARAÇÃO, ATUALMENTE, É O OPOSTO DE BERLIM. SE ERA MEU SONHO DE VIVER LÁ NOS ANOS 80 E 90, HOJE NAO SERIA MAIS. ACHO QUE OPTARIA PELA GERMANIA (QUE ESTA CADA VEZ MAIS ASIATICA EM TERMOS MIGRATORIOS, DIGA-SE). MAS AINDA É UMA CIDADE PARA SE IR A CADA DOIS ANOS. É COMO UMA VERSAO PARALELA DE NOVA YORK, A OUTRA MEGA CITY QUE MAIS AMO NO MUNDO (E QUE MUDA TODA SEMANA). TEM TUDO. MAS VC PODE PIRAR FACILMENTE PELA NEUROSE URBANA, PELA BATIDA FRENÉTICA. NAO É PARA OS FRACOS, PARA LAZY PEOPLE. PARA SOBREVIVER EM LONDRA E EM NYC, TEM QUE TER BALLS.

EUROTRIP,. PT.2: AMSTERDAM



AMSTERDAM SEMPRE FOI UMA CIDADE QUE ME ESCAPOU, APESAR DE ESTAR ALI, PERTINHO DE TODAS AS OUTRAS (45MINS DE VOO DE LONDRES, P EX), EU SEMPRE A DESCARTAVA, PQ ACHAVA QUE NAO TINHA O MEU PERFIL. PRA MIM, ERA UMA CITY MAIS PARA HIPPIES E LARGADOS, E MEU PERFIL NUNCA FOI ESSE. LONDRES ERA A MINHA MECA. NAO IRIA ATE DAM SO PARA FUMAR UM BECK NA RUA OU TRANSAR COM UMA LINDA PUTA RUSSA NO RED LIGHT DISTRICT POR 50 DINHEIROS (AINDA QUE ISSO SEJA TENTADOR ATE HJ). TINHA DE ROLAR ALGO MAIS. ATE O SOM ELETRONICO HOLANDES É LAMA (VIDE TIESTO, ARMIN VAN BUUREN, E AGORA TEM UM TAL DE HARDWAY, OU ALGO ASSIM). NADA REALMENTE ME ATRAIA LÁ.



DESTA VEZ RESOLVI INCLUI-LA NA MINHA ROTA ENTRE BERLIM E LONDRES, JA QUE ELA FICA NO MEIO DAS DUAS E NA DISTANCIA DE UMA PONTE AEREA RIO-SP; A PRINCIPIO, NAO CURTI DE CARA, PQ, COMPARADA COM BERLIM, PERDE LOGO. MAS ELA É PEQUENA, DELICADA, BONITINHA, JOVEM, VIBRANTE. E TEM MAIS BIKES DO QUE HABITANTES. TBM É VERDE E SILENCIOSA COMO BERLIM. UM POUCO MAIS CAOTICA PQ, POR SER MENOR E MAIS APERTADA, CONCENTRA MAIS GENTE. PARECE UMA CIDADEZINHA SERRANA. O LANCE DOS COFFEE SHOPS, POR NAO SER MAIS NOVIDADE, NEM CHAMA MAIS ATENÇÃO. VC NAO VE MALUCOS FUMANDO GERAL PELAS RUAS (ALIAS, AGORA ISSO TA MAIS RESTRITO PARA OS TURISTAS, TEM DE SER DISCRETO). MAS O QUE ME INCOMODOU É QUE AMSTERDAM É MAIS AMERICANIZADA DO QUE EU IMAGINAVA. BERLIM NAO É ASSIM. PARIS JA ESTA FICANDO. LONDRES AINDA TEM SUA IDENTIDADE. NA CIDADE DOS CANAIS, HA MUITAS LOJAS E FAST FOODS MADE IN USA. E O COMERCIO, AS COMPRAS, SAO BEM MAIS FORTES DO QUE EM BERLIM., HA UMA H&M EM CADA ESQUINA, COMO STARBUCKS NOS EUA. NAO IMAGINAVA ISSO.



MAS CURTI BASTANTE A IDA A DAM PLACE, BEM NO MEIO DA CIDADE ANTIGA. PQ LA, TEM UM MAFUÁ MEGA NEUROTICO, COM CASTELO DAS BRUXAS, RODA GIGANTE, TREM FANTASMA, JOGUINHOS, DOCES, SOM ALTO, TRAMS PASSANDO NO MEIO DAS PESSOAS, UMA LOUCURA! PARECE UM PARQUE SHANGAI! NEM PRECISEI COMER OS COGUMELOS DESIDRATADOS PARA VIAJAR. ALIAS, COME-SE MUITO BEM LÁ, PQ HA UMA AVALANCHE DE RESTAURANTES ARGENTINOS NA CIDADE. ENTAO, É MUITO FACIL DESCOLAR UM BIFE ANCHO (RIB-EYE) OU DE CHORIZO EXCELENTES, POR MENOS DE DEZ EUROS. FOI O MEU CARDAPIO DIARIO NO JANTAR. E COMO SE COME BATATA FRITA E WAFFLES/PANQUECAS POR LÁ! AINDA BEM QUE TODOS ANDAM E PEDALAM, ENTAO, NAO ROLA UMA ONDA DE OBESIDADE. O MAL DA AMERICA (E, CADA VEZ MAIS, NOSSO, TBM). PQ, NAO É SÓ O FAST-FOOD. É TBM SÓ USAR CARRO PARA SE DESLOCAR. PQ VCS ACHAM QUE AS FRANCESAS SAO MAGRINHAS, COMENDO TODAS AQUELAS BAGUETTES? ANDANDO MUITO E SUBINDO ESCADAS, AMIGUINHOS =)

EUROTRIP, PT 1: BERLIN




VOLTEI A BERLIM DEPOIS DE MUITOS ANOS. A PRIMEIRA VEZ EM QUE ESTIVE LA, NUMA VIAGEM MOCHILÃO, O MURO AINDA ESTAVA DE PÉ, CAIRIA POUCOS MESES DEPOIS. LOGO, SÓ CONHECI METADE DA CIDADE. A OUTRA, VI DE RELANCE, DE CIMA DE UMA
PLATAFORMA. LOGO, NAO CONHECIA MAIS A CIDADE, REALMENTE. NA EPOCA, LEMBRO QUE O LADO OCIDENTAL JA ERA BASTANTE MODERNO (EM COMPARAÇÃO COM O BR, VIVIAMOS NAS CAVERNAS). JA HAVIA PROGRAMA DE RECICLAGEM E USAVA-SE BICICLETA ALEM DO LAZER. EM 1988! NA MESMA VIAGEM, TBM FUI A LONDRES PELA PRIMEIRA VEZ. E BERLIM JÁ SOAVA MAIS PROGRESSISTA.



E CONTINUA. ELA EVOLUIU DE FORMA BEM ORGANIZADA. EM VEZ DE VIRAR UMA DAQUELAS METROPOLES CAOTICAS, SUJAS, SUPER POPULADAS, DE FILME SCI-FI (QUE, PARECE, É O DESTINO DE LONDRES, E VISIVELMENTE O DO RIO E SÃO PAULO, INFELIZMENTE), VIROU UMA DAS MAIS AGRADAVEIS, LIMPAS E VERDES CIDADES DO MUNDO. APESAR DE SER UMA DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PLANETA. É SILENCIOSA, PQ NAO HA TANTOS CARROS, E QUASE NAO HA ONIBUS. HA MUITOS TRAMS (BONDES ELETRICOS), CARROS ELETRICOS, METRO, TRENS E QUASE TANTA BICICLETA QUANTO EM AMSTERDAM. FIQUEI HA DEZ MINUTOS DE ALEXANDER PLATZ, QUE É O CENTRO NERVOSO DA CIDADE, E O SILENCIO NA MINHA RUA ERA SEPULCRAL. DOIA OS OUVIDOS A NOITE DE TAO QUIETO. PARECIA ESTAR NA SERRA. E ESTAMOS FALANDO DA MECA DA MUSICA TECHNO, ONDE O EBM E OS GOTHS AINDA EXISTEM, EM CLUBES ESPETACULARES E NOITADAS IDEM. MAS, NAS RUAS, A EFICIENCIA ALEMÃ, O SILENCIO E A LIMPEZA PREDOMINAM. É QUASE O FUTURO UTOPICO DOS FILMES SCI-FI. AQUELA TORRE RETRO-FUTURISTA DE TV AO FUNDO, DA O TOQUE FINAL. ME SENTIA NUMA PASSAGEM DE UM LIVRO DE PHILIP K DICK...



MESMO A LINGUA SENDO DIFICIL, TODOS FALAM INGLES, E TUDO É MUITO FACIL E EXPLICADO PARA O TURISTA. MAS É DIFICIL GUARDAR OS NOMES DAS RUAS E FALAR DAQUELE JEITO 'ESCARRADO'. E, EM RELAÇÃO A OUTRAS CIDADES EUROPEIAS, COMO LONDRES E PARIS, O CUSTO DE VIDA LA É MAIS BAIXO, AS COISAS CUSTAM MENOS EM EURO, NUMERALMENTE (DUAS PESSOAS, P EX, COMEM BEM POR CERCA DE $12/15, CONTRA UNS $20/25 EM AMSTERDAM E $30+ EM LONDRES). E O DESEMPREGO NAO É TAO GRANDE. A CIDADE É JOVEM E VELHA AO MESMO TEMPO, PULSANTE, MUITO RICA CULTURALMENTE. É QUIETA, SEGURA, LIMPA, KRAFTWERKIANA. O PASSADO SOMBRIO ESTA ALI EM VOLTA, NUM PEDAÇO DE MURO AQUI, NUM MEMORIAL DE GUERRA ACOLÁ. ELES NAO ESQUECEM, NEM ESCONDEM. TEM VERGONHA DELE, MAS BOLA PRA FRENTE. QUE ESSA HISTORIA JAMAIS SE REPITA, NEM MESMO COMO FARSA. ALLES GUTE!

*fotos de cynthia strougo (clique para ampliar)
Thursday, October 03, 2013

PERDIDA NO ESPAÇO



UM DOS FILMES QUE MAIS AGUARDAVA VER ESTE ANO ERA 'GRAVITY' (GRAVIDADE), DE ALFONSO CUARÓN. A EXPECTATIVA ERA TANTA, QUE FIQUEI COM MEDO DE NÃO GOSTAR. MAS, O MEDO PASSOU. GRAVITY É UM DOS MELHORES FILMES DE ESPAÇO JÁ FEITOS. DEU VONTADE DE VER DE NOVO, IMEDIATAMENTE. É DE TIRAR O FOLEGO! MAS NAO DÁ PARA COMPARARA COM '2001', P EX. É OUTRA ONDA.

ACOMPANHAMOS UMA EQUIPE DA NASA QUE VAI AO ESPAÇO FAZER CONSERTOS NO TELESCÓPIO HUBBLE (GEORGE CLOONEY É UM DOS ASTRONAUTAS, ED HARRIS FAZ A VOZ QUE VEM DO CONTROLE EM HOUSTON), QUANDO É SURPREENDIDA POR UMA CHUVA DE LIXO ESPACIAL, DETRITOS PROVENIENTES DA EXPLOSÃO DE VELHOS SATÉLITES SOVIÉTICOS. POR CONTA DISSO, UMA CIENTISTA (SANDRA BULLOCK) FICA, LITERALMENTE, PERDIDA NO ESPAÇO, COMPLETAMENTE SÓ, VAGANDO PELO NADA. ELA GRAVITA POR ENTRE UMA ESTAÇÃO SOVIÉTICA ABANDONADA (SOYUZ) ENQNTO TENTA CHEGAR NUMA ESTAÇÃO CHINESA, QUE PODE SER A SUA UNICA CHANCE DE SOBREVIVENCIA E VOLTA A TERRA. É BASICAMENTE ISSO, POR 90 MINUTOS!


O FILME É UMA IMERSÃO NO VAZIO, NO SILÊNCIO. NÃO HÁ SOM NO ESPAÇO. TEMOS APENAS AS BATIDAS DO CORAÇÃO E A RESPIRAÇÃO DA ASTRONAUTA, ALGUNS SONS INTERNOS E UMA MUSICA INCIDENTAL (ALIÁS, O DESENHO DE SOM DO FILME É FANTÁSTICO). ELE SE PASSA 99,9% NA ÓRBITA DE NOSSO PLANETA E QUASE NÃO TEM DIÁLOGOS. A NAO SER NO COMEÇO, E NAS PARTES EM QUE A PERSONAGEM FALA CONSIGO MESMO PARA NÃO ENLOUQUECER. OU TENTANDO SE COMUNICAR COM A TERRA. NAO ME LEMBRO DE TER VISTO UM FILME MAINSTREAM ASSIM ANTES.

COM ESSES ELEMENTOS, CUARÓN NOS DÁ QUASE QUE UM SIMULADOR DA NASA EM FORMA DE FILME. TUDO RODA, GIRA, NAO TEM LADO DE BAIXO OU DE CIMA, NAO HÁ GRAVIDADE, SÓ A GRAVIDADE DO QUE ESTÁ ACONTECENDO (ATÉ O ASTRONAUTA BUZZ ALDRIN, EM COMENTÁRIO PARA A ENTERTAINMENT WEEKLY, DISSE QUE O FILME ESTÁ O MAIS PROXIMO POSSIVEL DA REALIDADE). É UM MERGULHO TOTAL NESSE AMBIENTE INÓSPITO PARA NÓS, NO GRANDE NADA. UMA EXPERIENCIA. QUE A PROJEÇÃO EM 3D REALMENTE AJUDA A NOS LEVAR PARA DENTRO DAQUILO TUDO.


POR ISSO, PARA SER MELHOR ABSORVIDO, ALGUMAS DICAS: PREFIRA ASSISTI-LO NUMA SALA COM BOA TELA (TENTE ACHAR A MAIORT QUE PUDER), E FIQUE NAS PRIMEIRAS FILEIRAS, PARA QUE TENHA VISÃO TOTAL E NAO PEGUE OS LADOS OU LUZES DE EMERGENCIA DA SALA DE CINEMA. SE POSSIVEL, NAO LEIA AS LEGENDAS. JA QUE, BASICAMENTE, ELAS NADA ACRESCENTAM AO TODO. ELE FOI FEITO PARA SER VISTO EM I-MAX. SE DER, VEJA NUMA SALA DESTAS. MAS, COMO AQUI, TEMOS POUCAS SALAS ASSIM E NENHUMA REALMENTE GRANDE COMO AS GRINGAS, TENTE ACHAR UM CINEMA COM A MELHOR TELA, SOM E PROJEÇÃO.

DAÍ, É VIAJAR NA SALA ESCURA. UM FILME FEITO PRA ISSO...



*GRAVITY ESTREOU NOS EUA NESTE FINDE, FATURANDO US$55,5MI (UM RECORDE PARA OUTUBRO) E CHEGA AO BRASIL DIA 11

NA CIDADE

JANEIRO TEM DUAS FACES:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 19 - Samba Rap Festival: Elza Soares / Karol Conka 20 - Samba Rap Festival: Emicida / Jongo da Serrinha / Bateria da Império Serrano 25 - Phoenix (FRA) 26 - Vanessa da Mata / Fióti / DJ Incidental 27 - Barão Vermelho

Fundição Progresso 19 - BaianaSystem 20 - Tim Music no Samba: Xande de Pilares & Mumuzinho - Participação: Bateria do Salgueiro 26 – Johnny Hooker / Letrux 27 - Nando Reis

Teatro Odisseia 21 - Radnor With Lee (EUA) 28 - Demon Hunter (EUA) / Pantokrator (SUE)

Teatro Riachuelo 16 - Leila Pinheiro: Voz & Piano 23 - Ed Motta: Baile do Flashback 30 - Laila Garin & A Roda

Teatro Rival 20 - João Bosco: Voz & Violão 25 - Angela Ro Ro 26 - Bloco Sargento Pimenta 27 - Geraldo Azevedo: Voz & Violão

Audio Rebel 16 - Adaury Mothé Trio 17 - Rafael Rocha Quinteto 28 - N.D.R. / Triunfe / Dissonância 29 - Ana Baird & Camila Costa: Perigosas

Espaço Sérgio Porto 18 - Sinara 25 - Karine Carvalho: Galega Hits

Sala Baden Powell 19 - Sempre Livre / Sylvinho Blau Blau / Dr. Silvana & Cia. 20 – Nelson Sargento 21 – Banda do Síndico 24 - João Donato - Participação: Carlos Lyra & Roberto Menescal & Marcos Valle 25 - Mario Adnet: Jobim Jazz 26 – Marcos Ariel 27 – Cris Delanno 28 - Azymuth

Beco das Garrafas 17 - André Gonçalves 18 - Lu Oliveira 19 - Georgiana de Moraes & Fernanda Cunha & Camilla Dias: Homenagem a Vinicius de Moraes (20h) 19 - Joyce Cândido: Homenagem a Elis Regina (22h30) 20 - Hélio Delmiro (21h) 20 - Maíra Freitas & Taís Feijão (22h30) 21 - Dóris Monteiro 24 - Rosana Sabença 25 - Conexão Rio: Homenagem a Tom Jobim 26 - Amanda Bravo: Homenagem a Durval Ferreira - Participação: Paulinho Trompete, Mauricio Einhorn, Rosana Sabença, Billy Blanco Jr., Thaís Fraga 27 - Hector Costita & Joseval Paes 31 - Maria Luiza

Casa de Cultura Laura Alvim 16 - Dani Black 21 – Pedro Mann 23 - Davi Moraes 28 – Qinho Canta Marina Lima 30 - Matheus VK

Teatro Café Pequeno 18 – Verônica Sabino 25 – Elisa Queirós

Blue Note Rio 16 - Big Gilson 17 - Roberto Menescal 18 - Gabriel Moura 19 - Daniel Jobim & Daniel Boaventura: Homenagem a Tom Jobim & Frank Sinatra 20 - MPB-4 23 - Escalandrum (ARG) 24 - Mayer Hawthorne (EUA) 25 - Wanda Sá & Gilson Peranzzetta & Mauro Senise: Homenagem a Tom Jobim & Vinicius de Moraes

KM de Vantagens Hall 19 – Molejo & É O Tchan – Participação: Ludmilla 20 - Ney Matogrosso: Atento aos Sinais

Imperator 23 - Jazz Pras Sete: Chico Costa & Quarteto Artilheiro 24 - Quartas Brasileiras: Cordão da Bola Preta 27 - Forró Lánalaje: Marcelo Mimoso Trio / DJ Edna Carvalho 28 - Bloco Pipoca & Guaraná 31 - Toquinho: Voz & Violão - Participação: Camilla Faustino

Centro de Referência da Música (Tijuca) 17 - Ellen de Lima & Reginaldo Bessa: Homenagem a Lamartine Babo 18 - Rosa Marya Colin - Participação: Jefferson Gonçalves 19 - André Gabeh 17 - Eduardo Dussek 24 - Quinteto em Tom Maior 25 - Rosane Corrêa: Homenagem a Ella Fitzgerald 26 - Daíra: Homenagem a Belchior 31 - Ana Egito

Baile do Digitaldubs - HUB (Santo Cristo) 21 - Cedric "The Congos" Myton (JAM) 28 - Mad Professor & Aisha

Música no Deck - Barraca do Pepê (Barra da Tijuca) 20 – Filipe Ret 21 – Kell Smith 27 – Um 44k 28 – Luiza Possi Barra Blues Festival 26 - Sergio Diab Stratoman / Projeto Soul Jazz / Ana Egito / Alamo Leal Blues Groover’s / Corcel Mágico 27 - RJ Café / UniJazz Brasil / The Blue Fever / Sergio Rocha / Serra Blues Trio 28 - André Barroso / WestSide Blues / State of Blues / Victor Biglione Festival Downtown Sunset - Shopping Downtown (Barra da Tijuca) 20 – Gabriel O Pensador 27 – Biquini Cavadão

Rio Rock & Blues - Rock Experience (Lapa) 19 - Titanossauros / Conexão Japeri 20 - Love & The Lovers / The Loreleis 26 - The Smiths Cover 27 - Pedro Santana Trio / Elemento Surpresa / A Bolha Revisited

Circuito SESI 24 - Centro: Fhernanda Fernandes - Participação: Nana Kozak, Sandra Duailibe, Clarisse Grova, Ninah Joh, Andréa França

MIXXX: 17 – Matheus VK – Teto Solar / Botafogo 19 - Maratona Black - Baile Charme – Gafieira Elite / Centro 19 - O Rappa: Tour de Despedida – Quadra da Mocidade / Padre Miguel 20 - Festival Rock in Brisa 4: 90 Contos / Cosmobox – Espaço Tequila´s / Guaratiba 20 - Playmobille / Tem Amor – La Esquina / Lapa 20 - Indivíduo K / Cândido / Banheiro Azul – O Pecado Mora ao Lado / Praça da Bandeira 21 - Aniversário de 57 Anos do Cacique de Ramos 21 - Festival Lona Rock Sunday: Memora / The Outs / Corcel Mágico – Lona Terra / Guadalupe 21 - Lu Oliveira – Praia de Conceição de Jacareí / Mangaratiba 26 - Laurent Garnier (FRA) 26 - Bloco do S Convida KL Jay – Fosfobox / Copacabana 27 - Slide / Sollarium / Fresno / Glória / Strike - Clube Tamoio / São Gonçalo 27 – Matanza – Arena Fernando Torres / Parque de Madureira 27 - Visibilidade Transvestigenere - Beco Encantado: Mulher Pepita & MC Xuxu – Beco do Rato / Lapa 28 - Festa Divina Circus: IZA – Clube 4 Linhas / Bento Ribeiro 28 - Bloco Eficiente: Inclusão Se Faz Com Várias Mãos – Praça Paris / Glória 28 - Facing Fear / Stuff / Cidade Nua – Rock´N Beer Pub / São Gonçalo

exposição de fotografias de Raymond Depardon, “Un moment si doux”. Depois de passar por Paris e Buenos Aires, o CCBB Rio recebe as 170 fotografias de diferentes cores e formatos tiradas na Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Ate 22 de janeiro. qua-seg 9am-21pm. Grátis.

FESTIVAL DE CULTURA DIGITAL: De 18 a 20 de janeiro, quinta a sábado, acontece no CCBB RJ DIGI – Festival de cultura digital, uma mega programação que inclui imersão, reflexão e diversão. Tem até shows geek. quinta, 19 de janeiro, às 21h, apresentação da orquestra Ritornello de Jedi, com repertório de trilhas musicais de videogames, séries e desenhos, com cordas e vozes, e arranjos exclusivos. O objetivo é dar acesso à formação clássica com temas musicais do cotidiano. sexta, 20 janeiro, às 21h, é a vez de The Screeners, banda que faz releituras rock ’n’ roll de trilhas sonoras clássicas do cinema, de videogames, séries de TV, desenhos animados. É tudo grátis, das 9 às 21h.

MOSTRA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EXIBE O CINEMA DE HAL HARTLEY Programação reúne todos os 14 longas do diretor americano, além de debate, sessões comentadas e um curso de roteiro cinematográfico de 23 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 (terça a domingo)

O Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro apresentam a 14ª Mostra Melhores Filmes do Ano Além das exibições dos filmes, a mostra traz homenagens e catálogo especial com textos sobre os filmes e as iniciativas cinematográficas que fizeram a diferença em 2017 De 24 de janeiro a 1 de fevereiro
PROG IN BRASIL: Carl Palmer, Premiata Forneria Marconi, estarão no Brasil em 2018, se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, como parte da Top Cat Concert Series 2018. Os italianos do Premiata Forneria Marconi CHEGAM EM ABRIL. O grupo de rock progressivo, formado em 1971, vem lançar seu novo álbum 'Emotional tattoos', e também vai tocar seus clássicos. Maio vai trazer o baterista do Emerson, Lake & Palmer e também do Asia, Carl Palmer, com seu tributo ao ELP.Show promete surpresas com algumas participações especiais de peso.

No dia 24/jan, começa no CCBB SP a mostra Sonora: Ennio Morricone, que homanageia o maestro no ano que completa 90 anos. Ao todo, serão exibidos 22 filmes que têm a marca musical do maestro.

Nico Rezende fará show em homenagem a Chet Baker dia 26/01 no Blue Note. Aliás, esse ano completa 30 anos da morte do Chet!!! 2018 marca o trigésimo aniversário da morte de Chet Baker. Nico Rezende presta homenagem ao trompetista no palco do Blue Note Rio, no dia 26 de janeiro (sexta), para apresentar alguns clássicos imortalizados por Baker. Estão no programa canções como ‘Time after time’, My funny valentine’ e ‘There will never be another you’.

RU PAUL´S DRAG RACE TOUR: Em 2018, as drag queens de RuPaul's Drag Race vão levar a turnê oficial do reality-show, WERQ THE WORLD TOUR, para a terra do “Come to Brazil”! Michelle Visage vai comandar a apresentação no Brasil e todos os shows contarão com performances ao vivo de algumas das drag queens mais inesquecíveis de RuPaul's Drag Race, entre elas, as recém-divulgadas participantes da terceira temporada de All Stars, Shangela e Kennedy Davenport. Outras fan favorites devem marcar presença, como Detox, Kim Chi, Violet Chachki, Valentina e Peppermint. Ainda haverá um pré-show com DJ set e performance de Lady Bunny, a drag queen que é uma lenda da cena noturna de Nova York. 23/FEV TEATRO BRADESCO/RJ

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers