Pular para o conteúdo principal

a primeira vez

Tava vendo uma reprise do show do Jools Holland no Film&Arts, quando ele perguntou pra KT Tunstall qual foi a primeira coisa que ela ouviu que a fez tomar gosto pela música (ela tinha dito antes ao Jools que nunca teve influencia caseira na carreira, ja que ninguém em sua casa ouvia música de especie alguma, diferentemente de Amy Winehouse, p ex, que foi influenciada pelos discos de jazz e soul do pai). Então, ela pensou e tascou: uma fita da Ella Fitzgerald, quando tinha uns 8 ou 9 anos. Ela disse que até hj imita a cantora, embora a sua voz não seja parecida.

Enquanto ela respondia, pensei: qual foi a música que me despertou e me levou a esse caminho? Não consegui lembrar, já que, desde cedo, acho que até ainda no útero, Beatles sempre foi a trilha sonora de minha mãe. Meu pai ouvia mpb, mas não com tanto afinco quanto mama devorava os fab four, bem como tbm Elvis e Jovem Guarda. Mas eu acho que o(s) primeiro(s) disco(s) que me deram um sacode foram: o primeiro do Clash, Led Zeppelin II, It´s alive dos Ramones, quando eu devia ter uns 12 ou 13 anos (até então, TV e cinema me ocupavam mais, embora sempre tivesse um radinho por perto onde ouvia de tudo, mas sem a noção de álbum, banda, som que mudaria a minha vida). E, antes deles, uns compactos de Elton John (by mama), com "Benny & the jets" e aquele junto com o The Who, "Pinball wizard". Adorava girar esses disquinhos...

E vcs aí, lembram qual foi o som que os despertou pra essa vida der amantes do rock pop? Hj em dia é mais dificil, já que se baixa milhares de arquivos ao mesmo tempo e mal se tem tempo de aprecia-los devidamente. Eu, p ex, levei varios meses ouvindo e tirando as letras urgentes do Clash, achando fabuloso o som que saia do vinil do Led Zeppelin (que maravilha era ouvir a "moby dick" no talo!) e tocando até arrebentar a fita com os Ramones nas pistas de skate. E, depois disso, as comportas se abriram (Devo, Kraftwerk, b52s, DK e todo o punk rock).

Comentários

  1. Cara, quando eu tinha 7 anos me deparei com o Appetite for Destruction do Guns n' Roses. Aquela capa com o desenho de um monstro atacando uma garota me causou impacto. Fiquei muito chocado com a cena hoje em dia criança assiste Tropa de Elite e dorme numa boa, né?).

    Lembro da minha mãe indo comprar o LP comigo em Copacabana e quase desistindo por causa da capa. Eu achava aqueles caras os marginais da música. Eles xingavam, bebiam, arrumavam briga. E eu de algum modo gostava daquela rebeldia. Nem passava pela minha cabeça que aqueles "rebeldes" usavam shampoo caro e condicionador no cabelinho liso. Foi meu primeiro contato com rock... por isso, ainda tenho esse disco no ipod.

    ResponderExcluir
  2. Fala Tom,

    Pergunta dificil.. não que eu não me lembre, mas nós acabamos sempre confundindo com disco preferidos.
    Bom eu tenho um irmão mais velho e lá nos anos 80 por volta de 83/84 ele escutava bastante Van Halen, Kiss e Ac/Dc... é claro que eu ficava fuxicando esses LPs dele, e o que eu me lembro bem foi em 83 quando o Kiss veio tocar no maracanã e ele foi no show com os amigos e naquele dia fiquei em casa escutando Kiss direto pois eu não tinha idade para ir no show. A partir disso veio meu interesse maior por música em especifico o Rock... curtia desde The Police e The Smiths até Iron Maiden e Motorhead. porem só comecei a ir em shows e participar mais a partir de 1990 e considero 3 albuns que realmente posso dizer que foram responsaveis por isso: Arise do Sepultura(influencia de amigos do colegio), Loco Live do Ramones(comprei depois de ver uma fita vhs com um show deles em NY 89) e Nevermind do Nirvana(esse por vários motivos, entre eles pq é foda... uma curiosidade é que tenho a versão importada dos EUA que pedi para minha irmã quando foi para lá em dezembro de 91 pedi esse e pedi para ela trazer alguma outra novidade de rock... e o vendedor indicou para ela o Rital de La Habitual do Jannes Adcition)

    Bom desculpe pelo texto longo. rsrsrs mas é que me entusiasmei com o assunto.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. poize, iga. o disco que te da o estalo e te desperta nao é, necessariamente, o disco de sua vida. tanto q n sou die hard fan de elton john, p ex, embora tenha ouvido benny & the jets zilhoes de vzs. e tbm ouvi o disco II do zep ate furar, mas nao me tornei headbanger, nem quis formar uma banda por isso. talvez pq jamais fosse tocar como eles (rs). ai, o punk me salvou, pq era o som pobre, musicalmente, do jovem rebelde, mas real, sem firulas. ja os beatles eram trilha de fundo para minhas brincadeiras de carrinho e bonecos. mas foi quando vi o primeiro album do clash, aquela capa, os ramones, bem como o primeiro album do devo (um camarada esquisito, parecia uma mascara de carnaval) e os freaks do kraftwerk em man/machine, que, juntos, provocaramuma fusao bizarra na minha mente, junto com as guitarras surf dos b52s. acessei esses albuns quase ao mesmo tempo, no primeiro ano do resto de minha vida, e nunca os esqueci. e, sim, atlantic, uma capa funciona. essa do guns comprei o importado no sebo, pq ela foi proibida (arte do mestre da pop art lisergica robert williams, que, por causa dela, saiu do ostracismo e virou cult entre os milionarios do hard rock) e aqui logo trocaram por uma diferente. posers ou nao, o primeiro disco do guns é realmente muito bom. ah, iga, esse show do kiss foi tao polemico no rio que ate um professor meu fez campanha contra na escola. e eu, claro, fui contra ele, e quase me dei mal por isso (nem era fa do kiss, mas chamei ele de ridiculo por nao ver q aquilo tudo era so fantasia, showbizz)

    ResponderExcluir
  4. off: enqnto fazia uns lances no pc, tava rolando no fundo um especial do jimi hendrix em woodstock. acabei parando o q fazia e prestando mais atenção no divino negao. caramba, o cara era realmente sobrenatural na guitarra. sao 50 minutos pra la de hipnotizantes. sei que nao to falando nada der novo. mas, as vzs, vc se esquece disso e, qndo para e presta atenção, so confirma o obvio: o cara foi o maior guitar rock ever!

    ResponderExcluir
  5. É, o disco que me despertou para o rock foi, definitivamente, o "Appetite for destruction", do Guns.
    É engraçado como ele está ganhando por enquanto, Tom. Isso deve revelar, de alguma forma, a idade dos leitores deste blog.
    Mas a minha relação com o Guns tb foi sob bastante influência do Rock in Rio II.

    ResponderExcluir
  6. Nunca vou esquecer:
    "I Love it Loud" do Kiss mudou minha vida pra sempre!

    Hoje nem ouço KISS, mas aquele momento para mim foi um verdadeiro marco!

    "I love it loud,
    I wanna hear it loud,
    right between the eyes
    Loud, I wanna hear it loud,
    I dont want to compromise"

    Depois Iron, AC/DC, The WHO(a minha predileta!), as bandas da Bay Area, HC Californiano, Punk 77, etc...

    Hoje vivo uma verdadeira crise com a musica contemporanea... Acho quase tudo sem sal, sem graça...

    Pouquissima coisa me emociona...

    ResponderExcluir
  7. nem tanto, tiago. o arco de idade dos coveiros é bem amplo, temos desde o bambaataa, que pelo que diz aqui, ta na casa dos 40, uma galerinha como pacheco, popota e pedro, que ainda nao chegaram aos 20, e um grande contingente, como vc, felipe e outros, que ta na casa dos 20/30 e tantos, e, independente da idade, tem gente nova ouvindo coisas das antigas e vice-versa, o que prova que musica e bom papo nao tem idade :-))

    ResponderExcluir
  8. araujo@Graças aos meus pais, sempre rolou som de prima aqui em casa...

    Desde o primeiro q pedi , o "Help!" dos Beatles (minha mãe é fanática) - achava q eles eram meio personagens superherói por causa do "Yellow Submarine", (quanta inocência minha, e os fab four eram meio a música de fundo da casa, junto com queen e elton john), até os discos q meu trazia dos states e uk nas viagens q fazia a trabalho; mas o verdadeiro 'estalo'foi o kiss quando eles vieram por aqui ,lembro q a camelotagem da época vendia camisa , lancheira , essas coisas, e eu era doido pra ter uma...

    nem são a minha banda favorita de todos os tempos, mas como bem disse o amigo coveiro alessandro, emociona de lembrar isso até hoje...despertou a minha curiosidade pra muitas coisas na música.

    ResponderExcluir
  9. e ja q vcs citaram, meu primeiro grande show de rock foi o kiss no maraca. nem era fazao, mas quem nunca ouviu rockn roll all nite numa festa, mesmo sendo punk? ate pq, teve queen em sampa antes e nao tinha a menor chance de ir (dimenor e sem grana), entao foi uma forra (logo depois, tivemos van halen no maracazinho). alias, pouco antes de tudo o q falei aqui (ou mais ou menos na epoca), uma amiga wannabe de namorada me mostrou o news of the world do queen (o queen tinha muitos fas entre as garotas), q achei muito legal na epoca, sobretudo pelas letras e pelaquela capa estilo sci-fi, com um robo

    ResponderExcluir
  10. Como disse antes tive que ficar em casa vendo meu irmão ir para o show com os amigos... lembro que na época vendeu umas camisas do Kiss na Mesbla em que tinha o nome da banda "blilhando" e virou uma febre aqui no rio...
    Já o primeiro grande show em que fui aqui no Brasil foi mesmo o Rock in Rio II em 91.
    Eu era adolescente nessa época e os anos de 90/91 foram fodas. Inicio da Mtv Brasil, Rock In Rio II, Fluminense FM, explosão do Grunge, Rio Fanzine aos domingos no Segundo Carderno :) bons tempos.. to ficando velho...rsrs
    Depois que passei dos 30 fiquei meio saudoso. rsrs

    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Minha irma mais velha sempre foi fan de musica, mas ela so escutava porcaria rss
    Eu lembro que, aos 9 anos, por volta de 1991, liguei a televisao no canal 9 e vi o clipe de smells do nirvana.
    Pensei comigo mesmo.."que musica bacana".
    Pronto, como uma doenca, o virus foi instalado rss
    Lembro que na epoca o guns era mega popular e meus amiguinhos da escola tinha ate um album de figurinhas com fotos das bandas de "hair metal".
    Eu cheguei no refeitorio da escolinha em q estudava ( O golfinho haha) e falei q curtia nirvana.Eles quase me bateram...
    ---
    Po Tom, eu nao cheguei aos 20 ?
    Eu e Sandman somos a mesma pessoa.
    So neste blog, eu ja comento a uns 6 anos
    uhhuaha
    (Tenho 26 anos)
    -------
    A magia se perdeu hj.Todos os adolescentes tem um mp3 player e , obviamente, eles precisam carregar algumas cancoes.
    Nao tem mais aquela coisa, de comprar disco so pela capa(Jehtro Tull), ou passar numa lojinha e ser
    encantado por uma musica.
    Anos de ouro rss
    -------
    To ficando velho..

    ResponderExcluir
  12. sou um pedro diferente desse ai de cima. alias, nem sou pedro p vc, p vc eu sou o zé. o primeiro disco q me marcou foi o disco "o samba poconé" do skank. eu não era muito ligado em rock quando era criança, demorou um pouco até eu escutar o "ziggy stardust" e o "london calling" para eu me apaixonar por música pop.

    desde então foi uma paixão arrebatadora, que me levou a muita coisa legal e interessante.

    ResponderExcluir
  13. o primeiro disco foi "o samba poconé", do skank. mas os discos que me fizeram pirar foram os discos dos beatles, do dylan.

    eu me lembro que minha mãe tinha um monte de discos e cds, mas a unica coisa realmente decente que ela ouvia era pet shop boys...

    ResponderExcluir
  14. tbm sinto saudades dessa época do vinil, de curtir as capas... se vc pega uma capa de um disco das antigas do santana, de um grateful dead, ou mesmo de um led zep, por exemplo. ficava horas às vezes reparando nos detalhes, ouvindo o som...aquilo era arte mesmo.uma parte importante q se perdeu na ânsia da industria de vender menos por mais.

    sem falar no som. é até covardia lembrar desse fato.

    ResponderExcluir
  15. Essa é fácil. Passei a molequice ao som dos comunicadores da Rádio Globo, Roberto Carlos e Julio Iglesias. Tenho até inveja de quem tem pais que gostavam de Beatles ... Mas tudo mudou na minha vida quando ouvi Johnny Hit and Run Pauline do X. Foi no programa Mack Twist, Fluminense FM, numa manhã qualquer de 80 e pouco. Pronto, caiu o mundo, quase choro de emoção!

    ResponderExcluir
  16. não sei.. .cresci com beatles e mpb, mas acho que comecei a gostar mesmo de rock com Legião(meu pai tinha todos os discos) e deep purple. Só me apaixonei mesmo por uma banda quando eu ouvi titãs; virei fã, tenho todos os discos, ainda gosto, etc.

    Com uns 13 anos eu redescobri os beatles e me apaixonei também =)

    ResponderExcluir
  17. Gostei mto desse topico , e parei pra ler com atenção cada comment porque é algo realmente relevante pra um coveiro. Como cresci numa casa musical (tinha violão , piano ,e meu pai tinha sido musico de estudio quando mais jovem , compositor amador e tal) ja tava imerso em musica desde cedo , mas foi com o estouro de vc não soube me amar que realmente fiquei fascinado pelas possibilidades do pop/rock e tudo que o cerca. Achava o evandro mesquita a essência do cool e as meninas da Blitz as minhas futuras esposas. A partir daí meus presentes de aniversário , natal , etc eram sempre discos , era até socio do clube dos discos na SEARS ,e o ponto alto de minha vida era ficar olhando , capa por capa , e escutando em fones , os discos que me despertavam a tenção , mas era impossivel ter tudo o que queria porque disco era caro. Mas foi o compacto maleável dos Smiths que saiu acho que na Bizz 01 , em 86/87 realmente me tocou profundamente (aos 12 anos!) , e me colocou no trilho do que viria a ser minha praia por mts anos. Só depois disso em retrospecto descobri a new wave , punk , beatles , etc , e fui aprendendo a dar nome aos bois. Mas vontade de tocar guitarra e montar banda só tive já aos 18 anos , no estouro do grunge , já tocava violão meia boca , mas descobri que com a guitarra podia fazer um esporro do caralho !! Acho que por causa do rock minha vida congelou nos 20 e poucos anos , e por mais que o tempo passe as pessoas sempre me dizem que tenho 25 anos , por causa das roupas e tal , mas acho que a cabeça da gente se mantem fresh porque o rock é um estilo de vida , independente do que se faça (eu sou Obstetra !! rsss) []s

    ResponderExcluir
  18. bacana esse seu "depoimento", vader. eu nem citei o rock brasil no meu post pq ele chegou depois no meu coração, embora eu tbm tenha curtido a blitz, gang 90, lobao e lulu santos (mocidade independente) de montao antes do estouro da new wave brazuca e do punk local (ate a hora aga eles eram as unicas opcoes que tinhamos de shows e discos naquela altura). eu tbm acho q congelei nos 25. é bom vc encontrar um amigo da epoca e ouvir a frase: vc nao mudou nada. e tudo isso sem uso de botox (rs). realmente, a musica é uma fonte da mocidad

    ResponderExcluir
  19. Off-topic: nesse link vc descobre qual música tocou mais nas radios dos EUA no dia que vc nasceu, é só clicar no mês e em seguida no dia:

    http://www.joshhosler.biz/NumberOneInHistory/SelectMonth.htm

    ResponderExcluir
  20. poize, sandman, o pedro menos 20 a qual me referi foi o pedro zé, pq, pra mim, vc é sempre sandman.

    off off: alguem ai ta acompahando o lost baixado? vi hj cedo o final de temporada (episodio duplo) e, ao mesmo tempo em que uma porrada de respostaas foram finalmente reveladas (e morre mais gente), mais portas (e portais) se abrem pra ferrar com a gente. agora, só em janeiro!!!

    ResponderExcluir
  21. eu gostava muito de ouvir "as aventuras do manhoso". caraca, escutei esse disco quando moleque. abs

    ResponderExcluir
  22. manhoso é aquele de onde a vaca vai? ele tinha milhares de musicas com duplo sentido e continua na ativa

    ResponderExcluir
  23. miltom, não sei se o referido fonograma faz parte do repertório de manhoso. no entanto, tal canção não é de minha predileção dentre os temas do renomado artista. abs
    PS: samba poconé? vagabundo só pode 'tar de sacanagem!

    ResponderExcluir
  24. Eu citei o Guns pq foi quando eu realmente fiquei amarradão em música, mas, antes, eu já ouvia de tudo em casa. Pai que curte rock (foi no show do elvis, stones anos 70 e Bowie idem...)e mãe que gosta de MPB.
    Lembro que meu primeiro show foi da Blitz, no Canecão, provavelmente eu tinha uns 4 ou 5 anos. Depois, fui ver titãs, poison e aerosmith no HR. Mas o grande lace foi, sem dúvida, os Stones no Maraca. A vida mudou por completo.

    ResponderExcluir
  25. Tom, to aconpanhado lost sim... baixei e vi ontem esse último episodio ontem. para mim esse final da quarta temporada foi o melhor da série.

    ResponderExcluir
  26. outro off: este ano ta fazendo 30 anos que keith moon, o baterista original do the who, morreu. o conheci praticamente no ano de sua morte, qndo vi o filme da opera rock tommy (ele fazia o taradao uncle ernie). lembrei pq acabei de ver um show do who na ilha de wight, no qual eles tocam trechos de tommy, ainda com moon nas baquetas, e, no final, aparece um lembrete da data com a cara alucinada do lunatico...

    ResponderExcluir
  27. samba poconé é muito bom.. não entendi o comentário do jaime!

    ResponderExcluir
  28. bem cheguei agora da barra, choveu muito lá... e vi o tópico...

    realmente acho que sou o mais velho faço 45 anos agora em junho...

    minha relação com a musica começou pelo rock, pois com 9 anos fui morar em brasilia, onde fiquei por 5 anos... quando sai de lá a onda do rock brasil não tinha surgido, mas soube depois que o renato morava na quadra em frente minha...

    lá tive muito contato a musica pop estrangeira, pois os filhos de deputados e func publicos só ouviam rock e fumavam maconha e
    minha empregada comprava os compactos do Elton John, e foi
    aí e ouvi a primeira musica que me fascinou "skylab pigeon" e STEVE WONDER com "superticion"...

    mas meu primeiro disco de rock mesmo fui "ovelha negra" da RITA LEE, em 1976...

    quando voltei so rio, em meio a onda disco, fui enfeitiçado por
    "we are the champions" do QUEEN, e comprei com minha mesada "NEWS OF THE WORLD", que a contrario da midia, considero o melhor disco do QUEEN...

    na escola so amigos "progressa" só gostavam de pink floyd e yes, e fui tomado pela furia do AC/DC, quado escutei o seu LP ao vivo "if want blood, you got it", fica no quarto, todos os sabados a noite, ouvindo "for those about rock"...

    por fim, tinha um amigo no colegio marista são josé, o "CLAUDIO RUSH", o cara era fanático, pois pintava a palavra rush em tudo que era roupa dele, que me falava muito do RUSH, e aí na semana que JOHN LENON, morreu e houve uma grande comoção, eu estava comprando "moving pictures" do RUSH, que tinha "tom sawyer" dai em diante virei fan da banda e comprei quase dos lps da banda...

    e em 1982, com a criação da FLU, pude ter acesso a cenário pos punk, e quando ouvi "i don't woe anything", pensei: "que linha de guitarra tão simples e tão linda"... dai em diante sepultei o som pesado e abri minha cabeça para as coisas novas... agora MPB nunca escutei...

    desculpe o textão... abraços!!

    ResponderExcluir
  29. erratas: no meu comentário anterior, digitei errado o título da música "i don't owe you anything" e a banda era o The Smiths

    ha tom, sobre este dvd do who que vc viu eu já tinha comentado aqui...
    é impressionante, como o "madman", apelido do keith moon, usava a bateria...
    indico tb da séria "classic albuns", o dvd sobre o clássico, disco, who "who next", que eu classifico como o canto do cisne do "movimento hippie'. Neste dvd
    vc entende o como keith moon usava as baquetas e pq o cara era a alma da banda...

    abraços!!

    ResponderExcluir
  30. o melhor dvd sobre o the who é com certeza o "the kids are alright". eu sou um fãzaço do the who, são minha banda preferida, e eu posso dizer que a retrospectiva da carreira deles é muito bem feita nesse filme. sem falar que tem performances ao vivo excelentes e uma entrevista c o madman em pessoa sendo chicoteado numa loja de s&m.

    ResponderExcluir
  31. RICARDO

    O meu despertar foi muito claro: The Real Thing, do Faith No More.

    depois de ouvir o vinil, ver o show do rock in rio (abriram pro guns e destruiram axl e cia) e ver os clipes na mtv, joguei vários vinis no lixo mesmo (tava tão puto com meu mau gosto que nem pensei em vender, porque o lugar de roxete, aha, erasure e outras merdas que eu achava razoáveis era no latão).

    aí comecei e ler sobre música e correr atrás de coisas parecidas e o primeiro cd q comprei foi o mothers milk, do red hot. piração total e me converti imediatamente em um obsecado por música.

    hj em dia meu gosto é bem mais aberto, mas raramente sinto emoção parecida com o que sentia com as descobertas no início dos 90 (urban dance squad, jane´s adicition, nirvana, white zombie, helmet, smashing pumpkins e também o hardcore mais antigo, bad brains, black flag, dead kennedies, ratos, minor threat, suicidal).

    acho meio dificil da geração mp3 se enmocionar muito com música hoje. é tudo de muito fácil acesso e numa velocidade absurda. a galera tá meio blasé e fria. tanto faz se o disco novo de tal banda é uma merda, porque amanhã tem outro pra baixar de uma banda nova.

    aquela corrida pra importadora preferida com a grana contada no bolso pra comprar o disco novo da banda querida é inesquecível.

    ResponderExcluir
  32. off: bo diddley, o pioneiro guitarrista negro americano que influenciou no jeito de tocar ate do jesus & mary chain, morreu hoje, aos 79 anos, de ataque cardiaco, em casa, na florida. tive a chance de ve-lo ao vivo tocando sua guitarra quadrada num free jazz fest, ha varios anos. agora, so nos resta o chuck berry, q ta vindo ai de novo este mes

    ResponderExcluir
  33. "Did you ever go to sleep with Bo Derek and wake up with Bo Diddley?"
    (Buggley Eyes, do NOFX)

    ResponderExcluir
  34. E agora esta paradas das cinzas roubadas do Kurt Cobain?

    A Courtney guardava um punhado das cinzas do KC dentro de uma bolsa rosa em forma de urso!!!

    "Belo" fim do deste imbecil que podia ter se tornado um gênio!

    Por isso sou fã declarado de Pete Townshend do The Who! O cara tinha tudo para meter uma bala na cabeça, mas preferiu lutar do que a covardia do suicídio!!!

    ResponderExcluir
  35. Off: Tom vai ter Muse final de julho no viva Rio ?? é certo ? boatos rolam.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  36. Antes tarde do que nunca:

    Também comecei com o pré-grunge, Guns 'N Roses, que na época do Rock in Rio II era a super novidade da época. Skid Row, REM e Extreme Tb.

    Depois pela MTV a safra de Seattle, os big four Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains.

    Gostava tb de coisas pop e eletrônica, Information society certamente foi minha grande influência pra musica eletrônica hoje em dia, e musicas soltas do depeche mode.

    Dance music tipo Snap, haddaway, Trinere, Stevie B tb marcaram minha adolescência, adorava funk melody, miami bass, ia sempre no baile funk do tijuca tenis club.

    Aí passei pro metal, Iron Maiden, Angra, Halloween, Sepultura, Metallica, RATM.

    Nacional Raimundos, Planet Hemp, Skank, Pato Fu.

    Dai morreu a radio cidade ou ja não era tão rock, veio a internet e na sequencia o Napster.

    A partir daí já comecei a aceitar e conhecer coisas muito inacessíveis como Animal Collective, pra mim uma das melhores bandas do mundo.

    Pink Floyd e Beatles comecei a ouvir depois dos 20, ouvindo e comparando sempre a cria e a criatura...

    OFF:

    Parece que Muse vai tocar dia 30 aqui, 31 em São Paulo e dia 2 em Brasília

    ResponderExcluir
  37. Feira Internacional do Fanzine

    Realizada, habitualmente, na Casa Municipal da Juventude – Ponto de Encontro, Cacilhas, Almada, Portugal, tem como objectivos: o apoio, a dinamização e divulgação dos fanzinistas do Concelho, a dinamização de um espaço de encontros e permutas em torno dos fanzines e dar visibilidade a estas publicações.

    Este ano, irá acontecer a IX Edição da Feira Internacional do Fanzine, de 7 a 15 de Novembro de 2008, na Casa Municipal da Juventude - Ponto de Encontro.

    e-mail: fanzine2008@gmail.com

    myspace: http://www.myspace.com/fanzine2008

    fonte: Nina Flores - http://www.ninaflores.net/fanzine.htm

    ResponderExcluir
  38. Acho que comigo foi quando começaram a surgir bandas de rock nos anos 80. Por incrível que pareça eu só fui ouvir rock por causa da Transamérica FM.

    Depois, através de amigos descobri a Fluminense FM e fiquei "de cara" com um mundo de sons diferentes como REM, Siouuxsie e em uma belo dia, ao voltar da escola, ouvi meia hora direto de Ramones no rádio!

    ResponderExcluir
  39. Acho que o que despertou meu gosto mesmo foi o primeiro do Violeta de Outono. Era psicodélico baixos teores, mas achava a letra tão abstrata e viajante que marcou época em mim e meus amigos...

    ResponderExcluir
  40. Hmmmm, começaram a falar de idade....Melhor abafar o caso rsrsrs mas lembro q, depois da Rádio Mundial, aquele Big Boy todo e talz, ganhei um LP dos Archies e "Sugar Sugar"virou um hit pra mim! Depois foi a Eldo Pop e muito rock progressivo: Rick Wakeman, o Dark Side do Pink Floyd....e daí pros Van Halen, Uriah Heep e Deep Purple da minha irmã mais velha foi um pulo! Depois, veio o rádio, os anos 80s, ....bem, é isso. Altoids? Siiiim! Sonia Boiron me 'aplicou'...nas latinhas eh eh eh Abs, ó, grande Leão, venerável blogger\O/

    ResponderExcluir
  41. fala, selma! como vai tua mana? bom, o jools holland rola de duas formas na tv paga: os programs mais antigos passam toda sexta, as 23h, no canal film & arts (tinha na directv, mas qndo virou sky, acabou, agora só rola na tva). ou, eventualmente, quando tem leva de programas novos, no hbo plus. esse vc pega na sky, net e tva, basta ficar de olho na programação.

    ResponderExcluir
  42. eu era bem criança, uns 4 anos, andava por uma rua calminha de Vila Isabel, passei por uma casa de frente pra rua e da janela saiu um grito Wop-bop-a-loom-a-blop-bam-boom. Cara, foi um frio no estomago, a perna bambeou e eu nem sabia que era aquilo meu primeiro amor, little richard

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu