Pages

Thursday, March 28, 2013

NA TERRA DOS GIGANTES


QUANDO ERA GURI, ADORAVA VER NAS TARDES DA TV FILMES COMO 'JASÃO E OS ARGONAUTAS', 'A SETIMA VIAGEM DE SINBÁ', E COISAS DO TIPO, AVENTURAS DE FANTASIA COM FANTASTICAS CRIATURAS ANIMADAS PELO STOP-MOTION DO RAY HARRYHAUSEN. ERAM FILMES FEITOS NOS ANOS 50 E 60, PRINCIPALMENTE, QUE, ATE HJ, SAO INCRIVEIS; SÓ VI NO CINEMA O ULTIMO DO MESTRE RAY, FURIA DE TITÃS, JA NOS ANOS 80. FOI O FECHO DE OURO PARA UMA ERA QUE O CGI ENTERROU.


HOJE PELA MANHÃ, TIVE DE VOLTA ESSA SENSAÇÃO NA CABINE DE 'JACK, THE GIANT SLAYER', NOVO FILME DO BRYAN SINGER, BASEADO NO FAMOSO CONTO DE JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO (JACK BEANSTALK). É UM FILME FANTASTICO, SOB TODOS OS ASPECTOS, DA ESMERADA PRODUÇÃO AO CLIMA DE AVENTURA A MODA ANTIGA, QUE FASCINA E ASSUSTA. CRIANÇAS MENORES DE 10 ANOS FICARAO BASTANTE IMPRESSIONADAS COM OS GIGANTES MALVADOS, ASSIM COMO EU FIQUEI COM O CICLOPE NUM DOS FILMES DO SINBÁ. MESMO ASSIM, PARA CONSEGUIR A CLASSIFICAÇÃO PG-13 NOS EUA, SINGER TEVE DE MUDAR O NOME DO FILME DE 'GIANT KILLER' PARA 'GIANT SLAYER', MENOS FORTE, E AINDA CORTAR UM BOCADO DE CENAS MAIS PESADAS. MESMO ASSIM, O FILME MANTEM SEU CLIMA SOMBRIO, COMO TODO BOM CONTO DE FADAS.

POR ISSO, NAO ENTENDI PQ ELE FLOPOU NOS EUA. TENDO UM CUSTO APROXIMADO DE US$300 MILHOES (INCLUINDO GASTOS COM PUBLICIDADE), ELE ABRIU COM PIFIOS US$20MI E, EM TRES SEMANAS, MAL CHEGOU AOS $60MI. BEM DIFERENTE DO TAMBEM FANTASTICO, MAS UM TANTO TEDIOSO, EMBORA BONITO, 'OZ', DE SAM RAIMI, QUE ABRIU NA CASA DOS US$80MI E JA PASSOU DOS $150MI NO ACUMULADO GLOBAL (TENDO CUSTADO TBM NA CASA DOS $300M, PUBLICIDADE INCLUSA) PODE SER QUE JACK EMPATE OS CUSTOS COM A BILHETERIA INTERNACIONAL. EU ATE ACHAVA QUE SERIA UM FILME CHATO, VISTO QUE SINGER É O CARA QUE FEZ AQUELA VERSAO CHATERRIMA DO SUPERMAN, DEPOIS DE DOIS BONS FILMES COM OS X-MEN (PARA OS QUAIS VOLTARA EM BREVE). MAS NÃO É. PODE SER QUE OZ TENHA TRIUNFADO PQ PEGA DE CRIANÇAS A ADULTOS, FÃS DO FILME ORIGINAL (INCLUSIVE MULHERES). SOBROU PARA JACK SÓ PARTE DA MOLECADA (SOBRETUDO MASCULINA) E NÓS, OS ADULTOS QUE GOSTAMOS DESSE TIPO DE FILME. PQ, EM COMPARAÇÃO, JACK É BEM MELHOR DO QUE SIMILARES, COMO O REMAKE DE FURIA DE TITAS, P EX.


NO ELENCO, NICHOLAS HOULT (DE SKINS) ESTA BEM COMO JACK, EMBORA SEMPRE LINDO E LIMPO NAS SITUAÇÕES MAIS ABSURDAS; EWAN MCGREGOR FAZ O NOBRE CAVALEIRO QUE O AJUDA NO RESGATE DA PRINCESA; E STANLEY TUCCI FAZ O VILÃO QUE MANBOBRA OS MALVADOS GIGANTES PARA DESCEREM DE SEU MUNDO E VIR CONQUISTAR ALBION (OU, COMO É MAIS CONHECIDA HJ EM DIA, LONDRES). EMBORA SÓ TENHA SIDO LANÇADO AGORA, UM ANO DEPOIS DE SUA DATA ORIGINAL, JACK FOI O PRIMEIRO PROJETO NESSA NOVA ONDA DOS FILMES BASEADOS EM CONTOS DE FADAS, MAS SINGER SEGUROU O LANÇAMENTO PQ QUERIA QUE OS GIGANTES FOSSEM BEM FEITOS E ASSUSTADORES. CONSEGUIU. DIRIA MESMO QUE ELES SAO ATE MAIS LEGAIS E ARTICULADOS DO QUE AQUELES DO FILME DO HOBBIT, DO QUAL JACK TBM GANHA NO GERAL COMO FILME DE AÇÃO E FANTASIA. ATÉ MESMO O 3D É BOM.

*ATENÇÃO PARA UMA FRASE QUE O EWAN MCGREGOR DIZ EM CERTA PARTE DO FILME (LEMBREM-SE QUE ELE FOI O JOVEM OBI-WAN NAS PREQUELES DE STAR WARS)

Sunday, March 24, 2013

JUNINHO


ACHO QUE NUNCA TINHA ACONTECIDO ISSO AQUI NESTE BROGUE, PEDIDO DE POSTE. MAS É QUE, DEPOIS QUE PASSEI A CONTAR UNS FATOS QUE TESTEMUNHEI NA CENA ROCK DAQUI, APARECERAM PESSOAS DIZENDO 'CONTA MAIS!'. E, ALGUNS, EM ESPECIAL, PEDINDO HISTORINHAS ENVOLVENDO RENATO RUSSO. ENTÃO, AQUI VAI:



QUANDO AS BANDAS DE BRASILIA VIERAM TOCAR NO RIO, PELA PRIMEIRA VEZ (NO CIRCO VOADOR), MINHA TURMA DE PUNKS GOSTOU E APROVOU, IMEDIATAMENTE, PLEBE RUDE (OBVIO) E LEGIAO URBANA. CAPITAL INICIAL ERA UM TANTO 'NEW WAVE' E A GALERA REJEITAVA O DINHO FORTEMENTE. BOBAGEM, POIS DINHO, ASSIM COMO O ANDRE X (PLEBE) E O RENATO, É GENTE FINA, E ENCICLOPEDIA AMBULANTE DO ROCK, UM CARA REALMENTE APLICADO NO ASSUNTO. PESSOALMENTE, FIQUEI BEST FRIEND INSTANTANEO DO ANDRE X (COM O QUAL, NO FUTURO, FARIA O PGM DE RADIO HELLRADIO, NA FLU FM), PQ COMPARTILHAVAMOS O MESMO GOSTO POR MUSICA E FILMES TRASH. MAS ACABEI TROCANDO MAIS IDEIAS, A PRINCIPIO, COM O RENATO, PQ ELE FICAVA DEPOIS DOS SHOWS E FICOU POR AQUI. TINHA FAMILIA NA ILHA DO GOVERNADOR, ENQUANTO QUE OS DEMAIS SÓ VIA UMA VEZ POR MES, QUANDO VINHAM TOCAR NA CITY. DEPOIS, A PLEBE SE INSTALOU POR AQUI (AMEBA E PHILIPPE DIVIDIRAM APE NA GAVEA, ANDRE JA TINHA MULHER), MAS O CAPITAL OPTOU POR SÃO PAULO ('AS RUAS TEM CHEIRO DE GASOLINA E OLEO DIESEL').

MAS, TODO SÁBADO A TARDE, DURANTE ALGUNS MESES, EU ME ENCONTRAVA COM O JUNINHO (COMO CHAMAVAMOS O RENATO), EM FRENTE A ESTATUA DO GHANDI, NA CINELANDIA, EM FRENTE AO CINEMA ODEON (TA LA ATE HJ). ELE DESCIA DO ONIBUS NO TERMINAL MENEZES CORTES, NO CASTELO E ANDAVA ATE LÁ, ONDE SEMPRE TINHA UMA RAPAZIADA DE BOBE. JUNINHO COMPRAVA CONHAQUE BARATO NUM BOTECO DA AREA E TRAZIA NUM COPO DE PLASTICO. E AI, COMEÇAVAMOS A FALAR SOBRE TUDO (MUSICA, CINEMA, LITERATURA ETC), MAS ELE ESTAVA, SOBRETUDO, INTERESSADO EM CONHECER MELHOR A CENA PUNK CARIOCA. E EU, COMO UM INTEGRANTE DO CONTINGENTE ORIGINAL DA LAPA/CENTRO/GLORIA E ARREDORES (EMBORA NINGUEM QUE ESCREVEU OS LIVROS FALANDO DA CENA CARIOCA, QUE NAO FREQUENTARAM, JAMAIS TENHA ME PERGUNTADO NADA), CONTAVA. DE CARA, SACAMOS QUE A GALERA DO DF ERA PUNK POR ASSOCIAÇÃO, PQ GOSTAVAM DO SOM E TALZ., MAS LA, NAO HAVIA MUITA GENTE REALMENTE FUDIDA (UM GERUZA AQUI, UM FEJAO ACOLÁ), PQ ERAM TODOS FILHOS DA CLASSE MEDIA-ALTA, ESTUDARAM EM BOINS COLEGIOS, MORARAM FORA. ENQUANTO QUE, NÓS, ERAMOS 90% FILHOS DE PAIS SEPARADOS E DUROS DE FATO (A MAIORIA TRABALHAVA PARA PAGAR OS ESTUDOS, COMO EU), ASSIM COMO A GALERA DE SP QUE VINHA AQUI (LIXOMANIA, RATOS, INOCENTES, CÓLERA), QUE ERA REALMENTE DAS PERIFERIAS/SUBURBIOS.

ENQUANTO A LEGIAO NAO ESTOUROU E COMEÇOU A FAZER TURNES, JUNINHO TAVA SEMPRE ALI CONOSCO, AOS SÁBADOS. E, EMBORA., MAIS ADIANTE, ELE TENHA SE REVELADO HOMOSSEXUAL, JAMAIS, MESMO BEBADO, DEU QUALQUER TIPO DE INDIRETA OU CANTADA NA GALERA (O QUE ROLAVA DIRETO, P EX, COM CAZUZA), MESMO QUANDO FICAVAMOS, SÓ EU E ELE, NUMA PRAÇA OU BAR. SEMPRE FOI CALMO E DISCRETO, EMBORA UM TANTO SENSIVEL E  DEPRIMIDO (DESCOBRIMOS, DEPOIS QUE ELE NUTRIA PAIXAO POR UM CAMARADA QUE NAO VOU DAR O NOME AQUI). ELE IA NAS FESTAS (SEMPRE SOLO, NUNCA COM NINGUEM DA LEGIO) E FREQUENTAVA AS NOITADAS DA ILHA DOS MORTOS, ONDE EU E SATANESIO (BLACK FUTURE) FAZIAMOS O SOM AOS SÁBADOS. ACHO QUE, NESTES MOMENTOS, JUNINHO PODIA SER LIVRE, SER ELE MESMO, MINUTOS ANTES DE VIRAR UM IDOLO NACIONAL E SER SEGUIDO PELA IMPRENSA. LA, NA PISTA, ELE SE ACABAVA DE DANÇAR E BEBER, E NAO RARO, SAIA CARREGADO (POR SORTE, UMA AMIGA EM COMUM, A TETE, MORAVA NO PREDIO EM CIMA DA BOATE. QUE TEM O SUGESTIVO NOME DE BRONX, EM COPACABANA). E, MESMO DEPOIS QUE FICOU FAMOSO, NUNCA DEIXOU DE ME LIGAR, AINDA QUE, AS VZS, FIZESSE ISSO DE MADRUGADA E ALUCINADO, DEIXANDO IMENSOS RECADOS NA SECRETARIA ELETRONICA. JUNINHO ERA UM BOCADO CARENTE.

PASSADO ESSE INICIO, A LEGIAO ENTROU RAPIDAMENTE NUM TURBILHAO, E SÓ FUI TER UMA CONVERSA DE FATO  (CAMARINS TUMULTUADOS NAO CONTAM) COM JUNINHO NO PRIMEIRO SHOW QUE ELES FIZERAM EM BRASILIA DEPOIS DAQUELE TUMULTUADO NO MANÉ GARRINCHA, A VOLTA POR CIMA NA SALA VILLA-LOBOS. FUI A CONVITE DA PROPRIA BANDA, NAO PELA GRAVADORA OU PELO JORNAL (JA ESTAVA NO GLOBO) E VI AS DUAS APRESENTAÇÕES. DEPOIS DE ENXOTADOS, VOLTARAM COMO FILHOS PRÓDIGOS. NESSA EPOCA, JUNINHO JA ESTAVA CONSUMIDO PELA COCA, E FICAVA A NOITE TODA VENDO FILMES DE JAMES DEAN E PERAMBULADO PELO CORREDOR DO HOTEL (NISSO, ME LEMBROU MUITO O KURT COBAIN NO RIO, QUASE ALMAS GEMEAS). E, NOSSO ULTIMO ENCONTRO FORA DE CAMARINS FOI NA NOITE EM QUE ELE RECEBEU JELLO BIAFRA EM SEU APE EM IPANEMA, QUANDO FICAMOS BATENDO PAPO POR LONGO TEMPO. DEPOIS, INFELIZMENTE, SÓ NA MISSA DE SÉTIMO DIA, NA IGREJA DA PÇA N.S. DA PAZ (NAO TIVE CORAGEM DE IR NO ENTERRO)

COMO ERAM TEMPOS EM QUE NAO EXISTIA CELULAR, E SÓ QUEM USAVA MAQUINA FOTOGRAFICA ERA PROFISSIONAL OU TURISTA, NAO TENHO UMA IMAGEM SEQUER DE NENHUM DESTES EVENTOS. FOTOS DA GALERA, SÓ ROLAVAM QUANDO A GENTE IA NO INIMIGO OCULTO ANUAL NA CASA DO PEDRO RIBEIRO (IRMAO DO BI), CUJAS FOTOS ESTAO ATE HJ COM A MAE DELE, DONA LUCIANA (QUE JA FICOU DE ME PASSAR ALGUMAS). A UNICA PESSOA QUE FLAGROU ALGUMAS NOITADAS E SHOWS FOI O MAURICIO VALLADARES (ELE CHEGOU A IR UMA VEZ AO DANCY MEIER), E TBM A MARIA, UMA PORTUGUESA QUE IA EM TODOS OS SHOWS PUNKS, E ERA A UNICA QUE TINHA MAQUINA. ELA DEVE TER ALTAS FOTOS DISSO. SE ESTIVER LENDO ESTE, E TIVER ALGO PARA NOS MOSTRAR, ESCANEIA E NOS MANDE, PF, CACHOPA.

*hj, como todos temos potentes maquinas fotograficas em pequenos telefones, aqui vai uma de meu reencontro recente com dinho, após uma decada sem ve-lo ao vivo...


ADENDUM: LEMBREI DO ULTIMO SHOW QUE VI DA LEGIO, AQUELE NO JOCKEY CLUB/RJ, NO EXATO DIA DA MORTE DE CAZUZA (RENATO LEMBROU E DEDICOU O SHOW A ELE). O CLIMA TAVA PESADO E ACHEI QUE IRIA SE REPETIR BRASILIA, MAS, FELIZMENTE, NÃO. MAS O LUGAR TAVA TAO CHEIO E O PALCO TAO LONGE QUE NEM ESPEREI ACABAR PRA IR EMBORA. ATE PQ, TAVA TUDO EM VOLTA MEGA ENGARRAFADO...
Monday, March 18, 2013

SUBINDO O MORRO... PELA MATA!


VENDO DOC SOBRE JULIO BARROSO ME LEMBREI DE MINHAS NOITES NO NOITES CARIOCAS, UMA CASA DE SHOW COM PISTA DE DANÇA REPLETA DE ÁRVORES QUE ROLOU NO COMEÇO DOS 80S, NO MORRO DA URCA (ONDE ANTES FOI O DANCIN DAYS). COMO O INGRESSO INCLUIA O BONDINHO E TUDO O MAIS, ELE NUNCA FOI BARATO. POR ISSO, EU, UM JOVEM PUNK, NUNCA PAGUEI PRA ENTRAR LÁ (HJ, SERIA, TIPO, UNS 100 CONTOS POR CADA NOITE). COMO? BASTAVA SEGUIR A TRILHA PELA MATA, QUE DAVA LA ATRAS DE TUDO, ONDE NAO TINHA GRADE E NEM SEGURANÇA. BOM, AS VZS TINHA SEGURANÇA. MAS ERAM POUCOS. E LERDOS. E ERA ESCURO. E CHEIO DE TRILHAS E CAMINHOS DIFERENTES.

EU E MEUS AMIGOS IAMOS ATE ALI ATRAS DA EXTINTA TV TUPI DE BUS, SUBIAMOS AQUELA RUAZINHA ATE CHEGAR NUMA PARTE EM QUE FICAVAM AS 'ESCADAS' QUE SERVIAM PRA ESCOAR AGUA DE CHUVA, E ERA SÓ SUBIR. ERA UMA TRILHA JÁ BEM EXPLORADA E CONHECIDA. E, SALVO DIAS DEPOIS DE CHUVAS, ERA SECA E TRANKS. LEVAVA UNS 20 MINS PRA CHEGAR ATE A BORDA DO LUGAR. EVENTUALMENTE TROPEÇÁVAMOS EM GAMBÁS E OUTROS BICHOS NOTURNOS. PRA NAO FICAR COM CARA DE PENETRA, SUBIAMOS SEM CAMISA E LEVAVAMOS A ROUPA LIMPA NUM SACO. LA EM CIMA, ERA TIRAR O SUOR, SE VESTIR E, SEPARADAMENTE, ENTRAR PELOS DIVERSOS ACESSOS QUE O LUGAR TINHA, JA QUE ERA TUDO MATO EM VOLTA.

FAZENDO ISSO, VI SHOWS DE INUMERAS BANDAS, DE VARIOS ESTILOS, COMO BIXO DA SEDA, RAUL SEIXAS, RPM, GANG 90, LEGIÃO, KID CREOLE, ULTRAJE, LOBÃO, ALGUNS POUCOS USANDO ENTRADA PRINCIPAL, QUANDO GANHAVA O CONVITE DE BANDA AMIGA OU TINHA NOME NA LISTA, O QUE ERA RARO. JA QUE, NESSA EPOCA, EU NAO ESCREVIA PRA LUGAR ALGUM E SO CONHECIA BANDAS PUNKS, QUE JAMAIS TOCAVAM LÁ. NAS BORDAS DA MATA, VIA GENTE FAMOSA OU NAO CHEIRANDO LIVREMENTE NOS BANCOS. ERA COMUM NOS 80S. EU E MEUS AMIGOS ERAMOS OS UNICOS QUE ENCHIAM O SACO DO DJ DON PEPE PEDINDO MUSICA, PQ SE NAO ELE SÓ TOCAVA AS MESMAS COISAS NA MESMA ORDEM. COMO A GENTE TAVA LA TODA SEMANA E REALMENTE ANIMAVAMOS A PISTA DANÇANDO ( E USAVAMOS UM VISUAL DIFERENTE), ELE ATENDIA (UM DEVO AQUI, UM B52S ACOLA...).

NESSA EPOCA, EU NAO CONHECIA O JAMARI FRANÇA (QUE JA ERA JORNALISTA RECONHECIDO), QUE ESTAVA NA PISTA TODAS AS NOITES, MUCHO LOCO, DANÇANDO SEM PARAR. VEZ POR OUTRA, NELSON MOTTA ME DEIXAVA IR NO CAMARIM FALAR COM AS BANDAS, OU PQ EU CONHECIA ALGUEM OU PQ ELE FOI COM A MINHA CARA (EU TAVA SEMPRE COM UMA TEE DE BANDA QUE NINGUEM TINHA, PQ O VISUAL EM GERAL ERA DE HIPPIE CHIC OU SOCIAL). ALGUNS ANOS DEPOIS, QUANDO EU TRABALHEI NA TV E ELE TBM TAVA LÁ, ME PRESENTEOU COM UM POSTER SINISTRO DO SHOW DA TURNE DE 'IN GOD WE TRUST', DOS DEAD KENNEDYS, CUJO SHOW ELE VIU EM NYC, QUE ATE HJ TA NA CASA DA MAMA INTACTO. OUTRO CARA LEGAL ERA O DUDA, QUE FICAVA NA PORTA LA NO PÉ DO MORRO. QUANDO EU IA COM UMAS AMIGAS BACANAS, ELE DEIXAVA TODO MUNDO SUBIR PRA ANIMAR A PISTA EM DIAS MAIS FRACOS. A GENTE CHEGAVA NA CARA DE PAU E FICAVA LA SECANDO ATE ELE CHAMAR. ELE SÓ DEIXAVA ENTRA CELEBS E CONHECIDOS. E NÓS!

NAO ME LEMBRO SE CHEGUEI A IR NO MORRO COMO DANCIN DAYS, JA QUE, NESSA EPOCA (FIM DOS 70S), SO ROLAVA DISCO FIM DE FESTA, NQUE EU NAO CURTIA, E NAO TINHA SHOW. MAS, COMO NOITES (QUE TBM TINHA UMA SALA QUE EXIBIA OS CLIPES QUE NAO PASSAVAM NA TV), ERA O PROGRAMA CERTO DAS SEXTAS, UM DIA MAIS TRANKS PRA SUBIR A MATA DO QUE O SÁBADO. COM O TEMPO, A TRILHA FICOU TAO CONHECIDA QUE, EM CERTAS NOITES, DEPENDENDO DA ATRAÇÃO, ELA FICAVA BEM  MUVUCADA. E, COM ISSO, A SEGURANÇA FOI REDOBRADA E ELES PASSARAM A USAR UNS HOLOFOTES E ATE MESMO A JOGAR AGUA NA GALERA COM MANGUEIRAS. ERA TIPO QUERER FUGIR DE UMA PRISAO, SÓ QUE ENTRANDO! FIZ ESSA TRILHA DE DIA APENAS UMAS DUAS VZS. ATE HJ ELA É USADA, E É FACIL, BASTA VC TER DISPOSIÇÃO E SEGUIR OS CAMINHOS MARCADOS. PODE TBM IR PELO OUTRO LADO, PELA PRAIA VERMELHA, ONDE ROLA A TRILHA OFICIAL.

= OUTRO MORRO QUE SUBI FOI STA TERESA, ONDE, NUMA COLININHA, FICA (FICAVA?) O CLUBE LAGOINHA, ONDE CERTA VEZ, PENETREI NUMA FESTA CHAMADA 'ROCK, MEU BEM!', LEVADO APENAS PELA FILIPETA NEW WAVE E PELA PROMESSA DE UM SHOW DOS MIQUINHOS AMESTRADOS. MAS A NOITE VALEU POR TER CONHECIDO O DJ, JULIO BARROSO, QUE TINHA OS DISCOS MAIS BACANAS DO MUNDO EM SEU CASE...

* de resto, eu e meus amigos de escalada (basicamente olmar, baixista do coquetel molotov; e betinho, hj fotografo), raramente pagavamos pra entrar em festas ou shows. simplesmente, pulavamos muros e penetravamos do jeito que dava. afinal, eramos jovens punks duros e, assim, era mais divertido =)

Tuesday, March 12, 2013

ALL THOSE YOUNG PUNKS...


RECENTEMENTE, DOIS AMIGOS DOS TEMPOS DE PUNK, LANÇARAM SEUS RESPECTIVOS LIVROS RETROSPECTIVOS. UM, O MIRÃO (MIRO DE MELO), BATERISTA DA PAULISTANA LIXOMANIA E TBM DO 365; OUTRO, O LARRY ANTHA, DA CARIOCA SEX NOISE. MIRÃO LANÇOU '30 ANOS DE ROCK', UMA MINI BIO QUE CONTA A SUA TRAJETÓRIO NO PUNK E NAS DUAS BANDAS NAS QUAIS TOCOU, JÁ O LARRY -- DEPOIS DE UM LIVRO NO QUAL FALAVA DO UNDER CARIOCA EM SI (MEMORIAS POSTUMAS DE UM PUNK) -- CONTA AGORA, EM 'CAPITALISMO SELVAGEM, MEMORIAS NAO POSTUMAS DE UM PUNK NA INFANCIA', A SUA TRAJETÓRIA, DA INFANCIA ATE A ADOLESCENCIA, QUANDO ELE SE DESCOBRIU PUNK.


 ATRAVES DE CAPITULOS COM NOMES DE MUSICAS, FRASES CONHECIDAS OU ATE MESMO DE FILMES OU SERIES DE TV, LARRY (O DO VELOCIPEDE, NA FOTO ACIMA; A OUTRA, É SUA IRMÃ) CONTA DE SUA INFANCIA NA ZONA OESTE DO RIO, ONDE MORA ATE HJ, E ONDE AJUDOU A FOMENTAR UMA CENA A PARTIR DOS ANOS 90, SEJA COM SUA BANDA, SEJA COMO EX-PROGRAMADOR DA RADIO COSTA VERDE DE ITAGUAI (ONDE, POR UM BREVE TEMPO, ROLOU A FASE FINAL DO HELLRADIO) OU AGITANDO SHOWS E EVENTOS DIVERSOS NUMA LOCADORA DE CAMPO GRANDE. AGORA, SÓ FALTA UM LIVRO QUE FALE DAS BANDAS DA CENA ZN/ZO CARIOCA DOS 90S (PIU PIU, MC HC, JASON, ZUMBI DO MATO, GANGRENA GASOSA, SEX NOISE ETC) GERALMENTE IGNORADAS EM RETROSPECTIVAS DO GENERO, E JA QUE O LIVRO DO PANÇO/JASON, TBM NAO AMPLIOU ESTA VISÃO. O LIVRO SAIU PELA MULTIFOCO, QUE COSTUMA AGITAR SHOWS E FESTINHAS EM SUA SEDE, NA LAPA/RJ.

JA EM SEU LIVRO, MIRÃO, QUE NAO DOMINA AS PRETINHAS, PEDIU AJUDA AO JORNALISTA E PESQUISADOR GAUCHO EDSON LUIZ ROSA, TAMBEM BATERISTA NA BANDA GOOKS. FARTAMENTE ILUSTRADO, É UM LIVRO BOM PARA PESQUISAR O POUCO DOCUMENTADO EM LIVRO PUNK ROCK PAULISTANO, COM DATAS E FATOS APRESENTADOS A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA CARREIRA DE MIRO, COM DIREITO A DEPOIMENTOS DE AMIGOS DIVERSOS (ENTRE OS QUAIS ME INCLUO) NA PARTE FINAL. É UM ÓTIMO ITEM DE REFERENCIA PARA QUEM QUER SABER UM POUCO DO QUE ACONTECEU NAQUELA EPOCA EM SP, E DO QUE O MIRAO ANDA FAZENDO.


CONHECI MIRAO NO COMEÇO DOS ANOS 80, PQ A LIXOMANIA FOI UMA DAS PRIMEIRAS BANDAS PUNK PAULISTANAS A VIR REGULARMENTE AO RIO, PRINCIPALMENTE PARA TOCAR NO CIRCO VOADOR OU EM LUGARES COMO O DANCY MEIER. COMO ELES VINHAM PRA CA NA CARA E NA CORAGEM, MUITAS VZS HOSPEDEI PARTE DA BANDA EM MINHA CASA (GERALMENTE MIRO E ALE). OUTRA PARTE, FICAVA NA CASA DA MARIA, NAMORADA CARIOCA DO VOCALISTA TIKINHO, NA TIJUCA. QUANDO A  BANDA VIROU 365, GANHOU N OVOS INTEGRANTES, ENTRE ELES O CALEGARI, QUE ERA DA FORMAÇÃO ORIGINAL DOS INOCENTES, E TBM O BAIXISTA MINGAU, QUE JA FORA DO RATOS E ATUALMENTE FAZ PARTE DA BANDA DO PROGRAMA AGORA É TARDE. HOJE,  TANTO A 365 QUANTO A LIXOMANIA (NUM ESQUEMA SHOWS REVIVAL) VOLTARAM A ATIVA, COM MIRAO NO COMANDO...

*O MELHOR MODO PARA ADQUIRIR ESTES LIVROS É PELA IN  TERNET
Thursday, March 07, 2013

OZ; BELA VIAGEM A LUGAR NENHUM



QUANDO OUVI FALAR NO FILME 'OZ, MÁGICO & PODEROSO', NÃO LEVEI A MENOR FÉ. PRA QUE UM FILME QUE EXPLICA DE ONDE VEIO O FAMOSO MAGO DO CLÁSSICO FILME? NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA, CERTO? INCLUSIVE, MATA A MAGIA DO OUTRO. MAS, QUANDO SOUBE QUE O NOME DO SAM RAIMI TAVA ATRELADO AO PROJETO, JA FIQUEI MAIS INTERESSADO.

E, FINALMENTE, ELE CHEGOU. COM ESTREIA MUNDIAL NESTA SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2013, 'OZ' É UM FILME DESLUMBRANTE VISUALMENTE, COM TODOS OS EFEITOS ESPECIAIS QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR. A PRODUÇÃO CUSTOU CERCA DE US$300 MILHOES (INCLUINDO DIVULGAÇÃO) E A GENTE VE ISSO EM CADA CENA, FOI TUDO FEITO NO CAPRICHO, DIFERENTEMENTE DAQUELA PÉSSIMA ADAPTAÇÃO DE 'ALICE', DO TIM BURTON, CUJO ATE O 3D FOI TRANSFORMADO MAL E PORCAMENTE. NO ENTANTO, O FILME FATUROU HORRORES E A DISNEY ABRIU A PORTA PARA MAIS ADAPTAÇÕES DE CONTOS DE FADAS E FILMES FANTASTICOS NESTA LINHA. MAS O DESLUMBRE VISUAL NÃO TEM EQUIVALENCIA NA PARTE DRAMÁTICA.

PARA FÃS, É MUITO ESTRANHO VER UM FILME DE SAM RAIMI (TRILOGA EVIL DEAD, DARKMAN, TRILOGIA HOMEM-ARANHA) ABRIR COM O LOGO DA DISNEY. MAS A MÃO DO CARA ESTÁ LÁ, EMBORA REALMENTE OZ PAREÇA MAIS UM FILME DO TIM BURTON, DESDE A TRILHA DO DANNY ELFFMAN ATÉ O FATO DE JOHNNY DEPP TER SIDO O ESCOLHIDO PRO PAPEL DO MÁGICO (RECUSOU POR CONTA DE LONE RANGER, TBM NA DISNEY) E O JAMES FRANCO TENHA ASSUMIDO SEU LUGAR, USANDO DOS MESMOS MANEIRISMOS DO ATOR ASSINATURA DE BURTON, MAS SEM O MESMO CHARME. ALIAS, O FRANCO PARECE ESTAR DESCONFORTAVEL O TEMPO TODO NO FILME.

E FICA A DUVIDA: QUER DIZER QUE, QUALQUER UM QUE FOR PEGO POR UM TORNADO NO KANSAS ACABA EM OZ? MAS, NO FILME ORIGINAL, NAO DÁ A ENTENDER, NO FIM, DE QUE TUDO NAO PASSOU DE UM GRANDE DELIRIO DE DOROTHY? COMO ENTÃO JUSTIFICAR ESSA PREVIA EXISTENCIA DAQUELE LUGAR MAGICO? SIM, PQ ESTE OZ É UMA PREQUEL DE 'O MÁGICO DE OZ', CLÁSSICO ABSOLUTO DO CINEMA, FEITO NO FINAL DOS ANOS 30 (COM JUDY GARLAND COMO DOROTHY, COM SEUS FAMOSOS SAPATINHOS VERMELHOS), MAS ATE HJ UM MARCO DA FANTASIA. ASSIM COMO AQUELE, ESTE NOVO FILME ATÉ ABRE EM P-B, COMO O ORIGINAL (SUA MELHOR PARTE, DIGA-SE), E SÓ GANHA CORES QUANDO CHEGAMOS A OZ DE FATO.

MAS, PARAM POR AI AS SIMILARIDADES. APESAR DE -- ALEM DE FRANCO (QUE AINDA NÃO É UM NOME DE MARQUISE), CONTAR TBM NO ELENCO COM AS BELDADES MILA KUNIS (MUITO MAQUIADA), RACHEL WEISZ (SEMPRE UM DESLUMBRE) E A CADA VEZ MELHOR MICHELLE WILLIAMS (FAZENDO A VERSAO JOVEM DA FADA GLINDA DO FILME ORIGINAL), TODAS VISIVELMENTE RETOCADAS DIGITALMENTE, NAO HA MUITO O QUE VER NA TELA, ALEM DE FICARMOS DESLUMBRADOS COM AS ANIMAÇÕES DIGITAIS (COMO O PELA-SACO MACACO FINLEY E A LINDA BONEQUINHA DE PORCELANA), NUM FILME NO QUAL OS ATORES ATUARAM EM 90% DO TEMPO NA FRETE DE UMA TELA AZUL. O LADO BOM: NAO HA NUMEROS MUSICAIS, COMO NO FILME ORIGINAL. ISSO É ALVO ATÉ DE UMA PIADA COM OS MUNCHKINS.

ENTÃO, QUANDO O NOVO OZ ACABA, ACABA TAMBEM A MAGIA, E NÃO FICA NADA, AO CONTRARIO DO QUE ACONTECIA NO ORIGINAL. SÓ FICA A PERGUNTA: PARA QUE FIZERAM ISSO? A NAO SER QUE SEU PROPOSITO SEJA ABRIR CAMINHO PARA UM REMAKE DO ORIGINAL, NAO HA REALMENTE MOTIVO. E, DE FATO, UMA CONTINUAÇÃO JA ESTA NOS PLANOS, DEVIDO AO SUCESSO ALCANÇADO POR ESTE LOGO NA ABERTURA NOS EUA. E NOVAMENTE COM O SEM GRAÇA DO JAMES FRANCO, QUE, PELA BRINCADEIRA, GANHOU A BAGATELA DE US$7 MILHOES.

 NO GERAL, OZ NAO ME DEU SONO E NEM IRRITAÇÃO, COMO 'ALICE' (ACHEI QUE IA SER O FILME DEFINITIVO COM A PERSONAGEM DE LEWIS CAROLL E FOI UMA DECEPÇÃO), MAS FICA A IMPRESSAO DE MUITO ESFORÇO JOGADO FORA, JA QUE NAO HÁ UM SÓ DETALHE QUE FAÇA A DIFERENÇA, QUE MARQUE. É UM FILME SEM ALMA. MAS QUE, NO ENTANTO, DEVE AGRADAR AS FAMILIAS. O UNICO TOQUE NOTAVEL DE RAIMI É O FATO DE TER BRUCE CAMPBELL (EVIL DEAD), COMO O CHEFE DA GUARDA; E THEODORE RAIMI (IRMAO DO DIRETOR, NA PARTE DO MAFUÁ) ESTAREM NO ELENCO -- COMO ESTAO EM QUASE TODOS OS SEUS FILMES. PELO VISTO, RAIMI AINDA MANDA MELHOR EM FILMES MENORES, COMO 'ARRASTA-ME PARA O INFERNO'.

UPDATE: OZ ABRIU COM US$80MI EM SEU PRIMEIRO FINAL DE SEMANA NOS EUA (TERCEIRA MELHOR ABERTURA DE MARÇO DE TODOS OS TEMPOS, ATRAS DE HUNGER GAMES E ALICE; ELES ADORAM ESSES DETALHES), COM UM TOTAL GLOBAL ACUMULADO DE US$150MI, O QUE JA DEMONSTRA QUE PAGARA OS CUSTOS A MEDIO PRAZO. OU SEJA, A CONTINUAÇÃO JÁ ESTÁ MAIS DO QUE GARANTIDA...

NA CIDADE

SETEMBRINAS:

CASAS/SHOWS: Circo Voador 08 – Forró do Kiko / Agytoê / DJ Lencinho 09 – Otto / Duda Brack / Festa Tupiniquim  15 – Eu Amo Baile Funk: DJ Grandmaster Raphael / Ritmo de Favela / Velha Guarda do Funk 16 – Forró de Santa: Conterrâneos / Ó do Forró (SP) / DJ Sérgio Feijó 22 – Haikaiss / DJs Nicole Nandes & Diana Bouth 29 – Mariene de Castro 30 - Francisco, El Hombre / Tom Zé

Teatro Rival 08 – André Frateschi: BRock is Back – Participação: Dado Villa-Lobos 09 - Júlia Vargas - Participação: Simone Mazzer & Não Recomendados 13 –  Duda Brack & Júlia Vargas & Juliana Linhares: Iara Ira 14 – Arlindinho Canta Arlindo Cruz 15 – Banda do Síndico – Participação: Fábio Stella & Marina Íris  16 – Mulheres de Chico 18 – Nelson Sargento 20 – Daira Canta Belchior 21 – Moyseis Marques Canta Chico Buarque 22 – Ellen Oléria 30 – Angela Ro Ro

Vivo Rio 09 – Festa Ploc 13 Anos: Rádio Táxi / João Penca & Seus Miquinhos Amestrados / Sempre Livre / Sylvinho Blau Blau 23 – Padre Fábio de Melo 28 – Il Volo (ITA)

Coordenadas Bar (Botafogo) 12 – Pimenta Jazz Trio 14 – Astro Venga / DJ Tito Figueiredo 19 – Flávio Guimarães 26 – Relógio de Dalí Estúdio Fórum (Botafogo) 08 - Sexta Infame: Flipout A.A. (JAP) / Egocentric Molecules / Kröstah Crust / Pot Zombies / Bongatron 30 – Kosmus / Solifvgae Etnohaus (Botafogo) 10 – Rafael Rocha 14 – Juliano Rabujah &Brunno Monteiro 15 – Doralyce Solar de Botafogo 14 - Zanna 20 – Clarissa Burns 30 – Veludo

Audio Rebel 08 - Quarteto Rutigliano, Ferté, Carvalho e Barrozo 09 - Amsteradio / Mario Maria  09 - Antonio Dantas 12 - Lourenço Vasconcellos  13 - Clayton Fábio Oliveira 14 – Juliana Perdigão  16 - BacaFest: Drápula / Pedras Pilotáveis 19 - Trium (Glaucus Linx, Yann Vathelet, Pedro Leão) 20 – Frederico Demarca 24 – Flavio Tris

Theatro Net Rio 12 – Simone Mazzer 27 – Rael Canta Vinícius de Moraes Sala Baden Powell 10 - Choro Reduto Pixinguinha 16 - Leny Andrade & Quarteto do Rio

Festival Bossa Nova 60 Anos Rio Othon Palace - Salão Bossa Café (Copacabana) 08 – Claudia Telles 15 – Doris Monteiro 22 – Chico Batera 29 – Andrea Montezuma

Teatro Ipanema 08 – Letícia Novaes 12 - A.Nota: Bondesom & B.Negão  19 - A.Nota: Kassin & Wado  26 - A.Nota: Vulgue Tostói & Ventre

Teatro Café Pequeno 14 – Julia Mestre 21 - Lilian Menezes Trio 28 - Marcelo Fedrá 29 - CCMP Fest 2: Montechiari Project / Anjos de Vidro  30 - CCMP Fest 2: Blind Horse / Arcpelago Teatro XP Investimentos (Jockey Club) 13 - Dori Caymmi 20 - Pedro Luís

Imperator 08 – Jorge Aragão 10 – Olivia & Francis Hime 13 – Márcio Gomes 19 – Jazz Pras Sete: Vitor Karyello 4Teto 27 – Alaíde Costa & Áurea Martins: Elizethíssima 30 – Forró Lánalaje: Ustrês / DJ Edna Carvalho

Cidade das Artes 07 - Semana Internacional de Piano: Duo Miroirs (Antonello d’Onofrio & Claudio Soviero) (ITA) 08 - Semana Internacional de Piano: Simon Ghraichy (FRA) 14 - Philip Glass - 80 Anos

Teatro Municipal de Niterói 13 - Nelson Sargento & Paulão 7 Cordas: Sambas & Histórias 14 – Focus (HOL) 29 e 30 – João Bosco

Planet Music (Cascadura) 09 - Nove Zero Nove / Venice / Triunfe  15 - D.P.R. / Fokismo / Força & Honra / Born2Bleed / Norte Cartel Casa Aberta (Rocha) 09 - Zé Bigode y Clara Anastácia Rota 65 (Olaria) 02 - Plebe Rude 16 - Finis Africae

Centro de Referência da Música Carioca (Tijuca) 08 - André Grabois & João Brasileiro - Homenagem a Elomar 09 - Duo Manu Santos & Tuca Alves 13 - Juliana Maia 15 - Marcello Furtado - Homenagem a Benito de Paula 16 - Alice Passos & Breno Ruiz & Miguel Rabello 20 - Eduardo Canto 22 - Paulo Bi 23 - Gabi Buarque 27 - Alice Sales 30 - Roda de Rock: Cássia Novello (16h) 30 - Laura Finocchiaro (19h30)

Festival Harmonia (Parque das Figueiras / Lagoa) grátis 07 – DJ Camilla Brunetta / DJ Thay Girão / Bianca Chami / Luckas Lins / DuoBiarritz (entre 12h e 22h) 08 – DJ Camilla Brunetta / Orquestra de Cordas da Grota / DJ Thay Girão / DJ Dakid / Tom Rezende / Pedro Marzano 09 – DJ Camilla Brunetta / DJ Luckas Lins / Banda Quarto e Cozinha / DJ Thay Girão / DJ RV / Lica Tito / DJ Dakid 10 – DJ Larissa Busch / DJ Camilla Brunetta / DJ Thay Girão / AMescla / DJ Dakid / GilSoul / DJ Tucho

Festival Sonora 08 - Parque das Ruínas: Bel / Aline Gonçalves Convida Susanne Paul  09 - Etnohaus: Luisa Correa / Marcela Velon - Participação: Andreia Mota & André Grabois  10 - Donninha Delivery: Ana Frango Elétrico / Luiza Brina  14 - Centro da Música Carioca: Ivy Morais / Claudia Castelo Branco - Participação: Michele Leal  15 - Parque das Ruínas: Angélica Duarte / Carol Panesi - Participação: Luísa Lacerda 16 - Etnohaus: Claudia Dantas / Carcaju  17 - Donninha Delivery: Cleo MC / Laura Lagub  21 - Centro da Música Carioca: Natalia Carrera / Andrea Dutra  22 - Parque das Ruínas: Lazir Sinval / Selma Mendes  23 - Etnohaus: Amora Pêra / Cacala Carvalho - Participação: Bow Bow Cogumelo  24 - Donninha Delivery: Elisa Queiroz / Gabi Buarque  28 - Centro de Música Carioca: Belliza Luar / Ilessi  29 - Parque das Ruínas: Yasmin Alves / Maytê Corrêa  30 - Etnohaus: Diana Nascimento / Iara Ferreira / Luana Dias / Manu Cavalaro / Ignez Perdigão & Mariana Bernardes

Festival Playing For Change grátis 23 - Casa da Cultura de Belford Roxo: Sangue Rasta Convida Mathias & Panela Zen, Amani Kush, Seea Rasta, Original Raiz, Roger Hitz, Louise Naturize (09h) 23 - PEGA Duque de Caxias: Corcel Mágico / Sudra / Renata Gomes / Passinho BF (14h) 23 - Rede Funk Social São Gonçalo: Dia Dos Loucos / MC Douglas Vieira / MC Renato Patrão / Analu Custódio (14h) 23 - Food Park Carioca Maracanã: Bel Almeida / Indian Brothers / FishEye (17h) Parque das Ruínas (Santa Teresa) 03 - Orquestra de Sopros Pró-Arte - Participação: Kiko Horta & Marcelo Caldi 09 - Feira Vegannezando: Melodica Vibezz / Laura & Luísa / Kerubim (10h) 09 - Victor Mus (17h30) 10 - Matheus Schneider Quartett 17 - MEB - Boca do Mundo 30 - Laura Zannet

Motim (Centro) 15 – Chico de Barro / Papisa (SP) 22 - 5 Anos da Hi Hat Girls! Escritório (Centro) 07 - Matinê Tropical Fuzz: Carbo / McGee & The Lost Hope 09 - Os Vulcânicos / Blastfemme 16 – Dedo / Tantão & Os Fita 30 – Lê Almeida Casa de Baco (Lapa) 01, 15 e 29 - Ana Costa 02, 16 e 30 - Primavera das Mulheres 05, 12, 19 e 26 - Bondesom 06, 13, 20 e 25 - Hermenegildo59 07 - Mussa 08 - Pietá 14 - Gastão Villeroy 21 - Badi Assad 22 - Dudu Oliveira Ganjah (Lapa) 12 - Samba Independente dos Bons Costumes  15 - Tyaro Maia 16 - Dub Ataque 18 - Chico Chico & João Mantuano  21 - De Leve & DJ Erik Skratch

FM Hall/AEROPORTO SANTOS DUMONT 19h – grátis 12 – Faro MPB: Marcelo Jeneci 13 - Banda 15 Dias 26 – Faro MPB: ? Museu de Arte do Rio (Centro) 29 - MAR de Música: Black Alien / Baile da Ademafia CCBB (Sala 26 / 4º andar) 19h30 – grátis 15 - Festival Espaço Sideral - Cidades Criativas: Negro Leo & Felipe Neiva (pocket show)

Espaço BNDES 19h – grátis 13 – Ithamara Koorax 14 - Luísa Lacerda & Quarteto Geral 21 – Coralito 27 – Quaterna Réquiem 28 - Roberto Menescal Casa do Choro (Centro) 13 - Déo Rian - Homenagem a Jacob do Bandolim  14 - Quarteto de Bandolins  20 - Pedro Amorim  27 e 28 - Pedro Miranda

Circuito SESI 13 - Centro: Laura Lagub 15 - Jacarepaguá: Paulinho Moska 20 - Centro: Paulinho Moska Circuito SESC 09 - Duque de Caxias: Da Ghama (15h - grátis) 13 - Ramos: Autoramas (15h - R$ 20) 14 - Tijuca: Autoramas (20h - R$ 20) 15 - Niterói: Autoramas (19h - R$ 20) 16 - Engenho de Dentro: Bagunço (16h - grátis) 17 - São João de Meriti: Da Ghama (19h - R$ 20) 17 - São Gonçalo: Autoramas (19h - R$ 20) 26 - Ginástico: Joyce (19h30 - R$ 25) 26 - Copacabana: Primavera nos Dentes (Charles Gavin, Duda Brack, Paulo Rafael, Pedro Coelho - Homenagem ao Secos & Molhados) (20h30 - R$ 25) 27 - Copacabana: João Donato & Donatinho (20h30 - R$ 25) 28 - Tijuca: João Donato & Donatinho (20h - R$ 20)

MIXX: 08 e 15 – Banda Neuttra – Shopping Grande Rio / São João de Meriti (19h – grátis) 08 - Festival From Hell: Nunslaughter (EUA) / Velho / Farscape / Creptum (SP) – Sport Clube Mackenzie / Méier 08 - Miss Kittin (FRA) – Hostel Canoas / São Conrado 08 - Giovana Adoracion – Bar Itália / Niterói 08 - Rio Na Rua: Matheus VK – Praça Nelson Mandela / Botafogo (20h30 – grátis) 08 - Bike (SP) / Oruã / DJ Gordinho – Aparelho / Praça Tiradentes 08 - O Rappa - Tour de Despedida – Quadra da Grande Rio 08 - Djonga / Sant / Lado A / Kayuá – Bar do Blues / São Gonçalo 08 - Segura O Grave / Bloco do S – City Lab / Santo Cristo 08 - Festa Batekoo: Blackyva – Viaduto de Madureira 09 - Punching Namard / Vulppe / Punk AnimalZ / Filhos do Totem / MC JPunk / Ocupa Sound – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno / Niterói (10h – grátis) 09 - Regorge / Hellmen / Hurt / Indigestu – Usina do Metal / Nilópolis (17h – contribuição voluntária) 09 - RockZone Fest: Romeu / Solve / Reverb – Hashtag Bar / Vista Alegre (19h – grátis) 09 - Insanity Rock Fest: Moby Dick Rock Club / Cateto Oposto – Lona Elza Osbourne / Campo Grande 09 - Semana Internacional de Piano: Encerramento – Sala Cecília Meireles / Lapa 09 - Zambrotta Lo-Fi (PE) / Pessoas Como Nós – Rock´N Beer Pub / São Gonçalo (21h – grátis) 09 - Blind Horse / Gods & Punks – Néctar / Vargem Grande 10 - MIG - Movimento Independente Grunge: Séquito / Frogslake / Canella Seca / Dive – Rock´N Beer Pub / São Gonçalo (14h – grátis) 10 - Jamevú Sessions: Saulo Duarte (PA) – Casa Francisco / Santa Teresa  10 - MorMaÇo 07: Biltre - Praça dos Direitos Humanos / Nova Iguaçu (17h – grátis) 10 - Orquestra Petrobras Sinfônica – Carioca Shopping (17h – grátis) 12 - Lúcia Helena Weiss & Pedro Franco - Participação: Flora Purim & Marfa Kourakina – Centro Cultural da Justiça Federal / Centro 13 - Quintavant: Terry Riley & Gyan Riley – Sala Mário Tavares / Centro 14 – Chico Batera - Casa Julieta de Serpa / Flamengo

16 - Roda Cultural: Zona Restrita BXD / Banda Defon – Praça da Ponte Enviesada / Belford Roxo (11h – grátis) 16 - Alternativo Rock Club: Hawaii Carioca / Dois ou Dez / Jerry Matarazzo – Food Park Carioca / Maracanã (17h – grátis) 16 - Hip Hop Conhecimento: DJ Dree – Soma Hub / Duque de Caxias (19h – grátis) 16 - Festival Sounds: Kapitu / Vulppe – Clube Naval / Niterói 16 - Mulheres de Buço - Participação: Biltre / Minha Luz É De Led DJ Set – Estúdio Floresta / Cosme Velho 17 - Ensaio do Tambores de Olokun – Altura do Belmonte / Praia do Flamengo (16h – grátis) 17 - Lumus: Guaporés / Choclo / Filtra / Fábrica Nômade Sonora – Galpão Ladeira das Artes / Cosme Velho 17 - Orquestra Petrobras Sinfônica – Theatro Bangu Shopping (19h – grátis) 17 – Azymuth - Casa Julieta de Serpa / Flamengo 20 - Cintia Graton & Marina Cyrino: Le Chant Oublié – Maison de France 22 - Jazz Out: Tim Maia in Jazz – Hotel Vila Galé / Lapa 23 - El Toro Fuerte / gorduratrans / Fábio de Carvalho – Buda Burger / Duque de Caxias 23 - Victor Biglione & Bárbara Mendes – Bangalô / Barra da Tijuca 23 - Dream Team do Passinho Canta e Dança Jackson Five – Lona Carlos Zéfiro / Anchieta 24 - Lona Rock Sunday: Homobono / Diogo Gameiro / Jomar Schrank / Xha de Folhas Experimentais – Lona Terra / Guadalupe (14h – contribuição voluntária) 24 - Festival Headbanger Force: Dixie Heaven / Decifra-me / Ceiffador / Sentido Oposto / Arena / 7HE A77IC – Lira de Ouro / Duque de Caxias 27 - Baculeju da Sandra de Sá – Teatro Glaucio Gill / Copacabana 28 - Rael Canta Vinícius de Moraes – Theatro Bangu 30 - Hip Hop Conhecimento: Yas Werneck – Instituto Enraizados / Nova Iguaçu (16h – grátis) 30 – Leila Maria - Moviola Bistrô / Laranjeiras 30 - Matheus VK – Galpão Gamboa

Mostra Rússia: Um quarto de século através do cinema: traz o que há de mais relevante no cinema russo contemporâneo para a CAIXA Cultural Rio de Janeiro. A programação inclui, dentre outros destaques, três estreias em território nacional: Fábrica “Esperança” (2014), de Natália Meshaninova; Blues de Grozny (2015), de Nicola Belucci; e o premiado Algo Melhor por Vir (2014), da jovem diretora Hanna Polak. 19 de setembro a 1º de outubro (terça a domingo)

PROGRAMAÇÃO DO BLUE NOTE JAZZ CLUB RIO (ONDE ERA A MIRANDA, NO COMPLEXO LAGOON, NA LAGOA, LADO LEBLON):   16/09 – Sábado 21:00 Baby do Brasil 23:30 Baby do Brasil   17/09 – Domingo 20:00 Baby do Brasil 22:30 Baby do Brasil   20/09 - Quarta-feira   20:00 Jaques Morelenbaum convida   27/09 - Quarta-feira 20:00 Anne Paceo 28/09 Quinta-feira   20:00 Orquestra Atlântica 22:30 Orquestra Atlântica    Outubro   04/10 - Quarta-feira 20:00 Ala.Ni 05/10 – Quinta-feira 20:00 Chris Botti 22:30 Chris Botti  06/10 – Sexta-feira 21:00 Chris Botti 23:30 Chris Botti    07/10 – Sábado 21:00 Chris Botti 23:30 Chris Botti    08/10 – Domingo  20:00 Chris Botti 22:30 Chris Botti  11/10 - Quarta-feira 20:00 Teresa Salgueiro 22:30 Teresa Salgueiro    12/10 – Quinta-feira 20:00 Teresa Salgueiro 22:30 Teresa Salgueiro    20/10 – Sexta-feira 21:00 Chick Corea & Steve Gadd Band 23:30 Chick Corea & Steve Gadd Band   Novembro 02/11 Quinta-feira 20:00 Spyro Gyra 22:30 Spyro Gyra   03/11 Sexta-feira 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   04/11 Sábado 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   15/11 Quarta-feira 20:00 Laura Perrudin   16/11 Quinta-feira 20:00 Didier Lockwood Trio 22:30 Didier Lockwood Trio

ULTRA BRASIL ANUNCIA A PHASE 1 DE SEU LINEUP PARA A EDIÇÃO 2017: ADAM BEYER, ALESSO, ARMIN VAN BUUREN, DAVID GUETTA, JAMIE JONES, JOSEPH CAPRIATI, SASHA & JOHN DIGWEED e THE MARTINEZ BROTHERS SERÃO HEADLINERS FESTIVAL ACONTECE NOS DIAS 12, 13 E 14 DE OUTUBRO NO SAMBÓDROMO DO RIO



MIMO FESTIVAL 2017: os principais destaques do line-up. A edição de Paraty é inteiramente dedicado a mulheres, e traz representatividade trans. Teremos artistas como Oumou Sangaré,, Teresa Salgueiro, Liniker e Os Caramelows, As Bahias e a Cozinha Mineira, entre outros. No Rio e em Olinda teremos Emir Kusturica, Ondatropica, Nouvelle Vague

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe a 8ª edição do Festival Assim Vivemos com 32 filmes com temática sobre deficiência de 19 países COM ENTRADA FRANCA, A SEDE DO CCBB SP RECEBE O EVENTO ENTRE 20 DE SETEMBRO E 1º DE OUTUBRO

SOM: A HISTÓRIA QUE NÃO VEMOS                   CCBB Rio de Janeiro – 13 de setembro a 2 de outubro                    CCBB São Paulo – 4 a 23 de outubro     O som sempre esteve presente nas nossas vidas. Desde o quarto mês de gestação, é o primeiro sentido que desenvolvemos. É por meio do som que se dá nosso primeiro contato com o mundo exterior. Com ele, nossa personalidade ganha seus contornos iniciais. Mas, na sala escura do cinema, muitas vezes, ele não tem o seu valor reconhecido

Após sucesso de público e crítica em São Paulo, o espetáculo teatral “Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar”  realiza curta temporada na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 22 de setembro a 1º de outubro (sexta a domingo). sempre as 19h

HAPPY LAPA: nova happy hour estreia no Teatro Odisséia, dia 22 de setembro, sexta-feira   De 19h às 22h, evento apresenta shows da banda Zé de Albuquerque (SP) e da dupla Chico Chico e João Mantuano (RJ), com o comando da experiente DJ TataOgan nas picapes. Produzido por Leonardo Rivera, da Astronauta Discos, e com entrada a R$10,00, os 100 primeiros que chegarem não pagam  

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 9 de setembro a 12 de novembro de 2017, a exposição Natureza Concreta, que discute e aprofunda um tema de interesse permanente na arte, na ciência e na filosofia: as relações dos seres humanos com a natureza e o mundo que os cerca. Entre fotografias, vídeos e instalações em formatos variados, serão apresentadas 94 obras de 17 artistas e grupos brasileiros. O projeto tem curadoria de Mauro Trindade e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

VIMIC ABRIRÁ SHOWS DO MEGADETH NO BRASIL EM NOVEMBRO   Banda de Joey Jordison, ex-baterista do Slipknot, se apresenta no país pela primeira vez

EXPO TOZ: O ARTISTA GRÁFICO TOZ, é o convidado do projeto “Os Amigos da Gravura”, que está completando 25 anos. A inauguração é no dia 14 de setembro (para convidados) e 15 (para o público), NO MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU/SANTA TERESA

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers