Pages

Thursday, July 31, 2014

MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS



  NÃO VOU COMEÇAR ESSE TEXTO TIRANDO ONDA DE QUE CONHECIA E LIA OS GIBIS ANTIGOS DOS 'GUARDIÕES DA GALÁXIA'. NAO. JA VI ALGUMA COISA GRINGA (SAIU AQUI?), MAS NUNCA MERGULHEI NELES. O QUE ME DEIXOU LIVRE PARA IR À CABINE DO FILME (EM CARTAZ) SEM FAZER COMPARAÇÕES DEPOIS. PQ, TODOS SABEMOS: FILME É FILME, QUADRINHO É QUADRINHO. E MUDANÇAS PRECISAM SER (E FORAM) FEITAS.



  ENTÃO, SIMPLESMENTE, CURTI O FILME PELO QUE ELE É: UM SCI-FI DE CLIMA B E ALMA OLD SKOOL, MAS FEITO COM MUITA GRANA (NA CASA DOS US$200MI) E NO CAPRICHO POR JAMES GUNN (DIRETOR QUE VEIO DA TROMA!). SE VC (COMO EU) É ESCOLADO EM SCI-FI E HQS, JA VIU MUITAS DAS SITUAÇÕES MOSTRADAS NELE ANTES. TIPO, É QUASE IMPOSSIVEL NÃO COMPARAR O PERSONAGEM PETER QUILL (CHRIS PRATT) COM O HAN SOLO DA SAGA 'STAR WARS'. SÃO PRATICAMENTE PRIMOS. MAS, PARA UM FILME MARVEL/DISNEY, ELE É BEM ESPERTO. APESAR DE SE ESFORÇAR PARA DROPAR REFERENCIAS POP A CADA MINUTO E DAR UMAS PISCADINHAS PRA TURMA MAIS ESCOLADA/NERD. A COMEÇAR POR SUA TRILHA-SONORA, REPLETA DE CLASSICOS POP/ROCK DOS ANOS 1970/80 (BOWIE, RUNAWAYS, JACKSON FIVE, SOFT ROCK), QUE QUILL OUVE NUMA ANCESTRAL FITA CASSETE!



  OUTROS FILMES SCI-FI B DO PASSADO (COMO O QUE DÁ TITULO A ESSE POST, DE 1980, PRODUZIDO POR ROGER CORMAN, NA COLA DE 'STAR WARS') JÁ EXPLORARAM ESTE TERRENO, COM IGUAL OU MAIOR DOSE DE HUMOR E CLIMA TRASH INTENCIONAL OU INVOLUNTÁRIO, USANDO OUTSIDERS COMO (ANTI) HERÓIS. MAS, ALÉM DE CHRIS PRATT, QUE ESTÁ PERFEITO, OS DEMAIS ATORES ESCALADOS PARA ESTA EMPREITADA FAZEM TODA A DIFERENÇA. VIN DIESEL (!) FAZ GROOT, UMA ÁRVORE HUMANÓIDE; ZOE SALDANA É GAMORA, UMA ALIEN SENSUAL E DURONA; ROCKET, O RACOON RABUGENTO -- VOZ DE BRADLEY COOPER -- É IRRESISTÍVEL; E DRAX (O LUTADOR DA WWF DAVE BAUTISTA), TÁ NO TOM CERTO. POR ISSO, LOGO, OS PERSONAGENS CAEM NA SIMPATIA DA PLATÉIA (SEM FALAR DE MICHAEL ROOKER, IMPAGAVEL COMO UM BOUNTY HUNTER). ASSIM, FICA MAIS FACIL ATRAVESSAR AS DUAS HORAS DA TRAMA, REPLETA DE ELEMENTOS CLICHÊS, MAS QUE SÃO BEM DRIBLADOS E RECICLADOS. AS VEZES, PARECE QUE ESTAMOS VENDO UM DAQUELES DESENHOS DA WARNER, NO QUAL PATOLINO FAZIA UM PATRULHEIRO ESPACIAL JUNTO COM GAGUINHO.



  FALANDO EM PATO, O FILME RESGATA UM PERSONAGEM CULT MARVEL DAS ANTIGAS (O PRIMEIRO A SER LEVADO PARA O CINEMA), QUE FOI MAL SUCEDIDO NO CINEMA, EMBORA FOSSE UM CULT HIT NOS EUA: HOWARD THE DUCK. SÓ VENDO PRA SABER COMO (E BENÍCIO DEL TORO/ O COLECIONADOR, ESTÁ NA EQUAÇÃO). E, SUA CONEXÃO COM O ATUAL UNIVERSO MARVEL NO CINEMA SE DÁ POR MEIO DE THANOS, QUE ESTARÁ NO PRÓXIMO FILME DOS VINGADORES. NO FIM DAS CONTAS, GUARDIÕES TEM TUDO PARA SER UM DOS CAMPEÕES DE BILHETERIA DA TEMPORADA. JÁ É...

Monday, July 28, 2014

TV PASSIVA, NUNCA MAIS!


   ESTE ANO, ME DEI DE PRESENTE DE ANIVERSARIO UMA SMART TV 3D. MOTIVOS: OS PREÇOS CAIRAM BASTANTE (E AINDA RECEBI UM CUPOM DESCONTO), TAVA NA HORA DE TROCAR  A TELINHA DO QUARTO (DE APENAS 32 E SEM FULL HD) E PQ A SMART TV TRAZ JUNTO UM MONTE DE APPS BACANAS, ENTRE OUTROS ATRATIVOS.



  DEPOIS DE MUITO PESQUISAR EM FORUNS, OPTEI POR UMA SAMSUNG 42 (PREÇO NORMAL EM TORNO DE $2.500, CONSEGUI POR $1.800 NO DESCONTO, MENOS DO QUE CUSTOU MINHA ULTIMA TV NORMAL, HA DOIS ANOS) E, SEIS MESES DEPOIS, NAO ME ARREPENDO DE NADA. ALEM DESSE MODELO VIR REPLETO DE ENTRADAS (HJ EM DIA, NAO DA PARA TER UMA TV COM MENOS DO QUE TRES ENTRADAS HDMI, ESTA TEM QUATRO), A QUALIDADE DE IMAGEM, SOM (DISPENSA USO DE CAIXA DE SOM EXTERNA, QUE USAVA NA TV ANTIGA), TEM UM 3D MUITO MELHOR DO QUE VEMOS NOS CINEMAS (OCULOS ATIVOS, MAIS PROFUNDIDADE) E UMA BOA QUANTIDADE DE APLICATIVOS GRATUITOS NA LOJA SAMSUNG, ALEM DOS QUE JA VEM INSTALADOS (OS BASICOS TWITTER, FACEBOOK, GMAIL, NETFLIX, YOUTUBE ETC), QUE ABREM RAPIDO E FLUEM BEM. NECESSARIO TER UMA INTERNET COM BOA VELOCIDADE E CONECTAR VIA CABO DE REDE, PQ O WI-FI EMBUTIDO É BOM, MAS PARA VER FILMES SEM QUEDAS NO NETFLIX É MELHOR CONECTAR NO CABO, BEM MAIS ESTÁVEL. VOCE TBM PODE ESPELHAR DEVICES EXTERNOS NA TV, VIA DNLA. EU ACESSO ARQUIVOS DO MEU PC OU LAPTOP, P EX, ASSIM COMO FAÇO NO PS3. DA TBM PARA INSTALAR UM APP NO SMART E ESPELHAR FOTOS NA TELA DA TV.



   OUTRO ATRATIVO DESTA TV É A FUNÇÃO 'FUTEBOL', QUE, EM ESPORTES EM GERAL, TORNA AS IMAGENS MAIS NITIDAS E O SOM DO ESTADIO MAIS PRESENTE (VC OUVE OS PALAVROES MAIS CLAROS =)). USEI ALGUMAS VZS DURANTE A COPA NO FOX SPORTS (QUE TINHA A MELHOR QUALIDADE DE AUDIO). O BOM NESTA FUNÇÃO É QUE ELA ATIVA A GRAVAÇÃO AUTOMATICA (MEDIANTE HD EXTERNO ACOPLADO VIA USB, O QUE TE DÁ O RECURSO LIVE PAUSE/TIME SHIFT) E ENTRA AUTOMATICAMENTE NAS REDES SOCIAIS (DESDE QUE VC ESTEJA REGISTRADO, CLARO). EM DIAS DE GRANDES EVENTOS, TIPO OSCAR OU GOLDEN GLOBES, É LEGAL TUITAR SIMULTANEAMENTE AO QUE SE ESTÁ ASSISTINDO. ELA TBM TEM O RECURSO ANYNET, QUE INCOPORA OUTROS APARELHOS DA SAMSUNG. COMO O MEU BLU-RAY PLAYER, QUE FOI LOGO RECONHECIDO E CRIOU UM ICONE, É UM CONTROLE REMOTO A MENOS. SE VC TEM APARELHO DE OUTRA MARCA, MAS QUE SEJA HDMI-CEC COMPATIVEL, BASTA CONECTAR NESTA ENTRADA QUE, AO LIGAR O DEVICE, ELE VAI AUTOMATICAMENTE PARA ELA. OU ENTAO, USAR O EXTENSOR RF QUE VEM JUNTO, ELE INCORPORA QQ OUTRO APARELHO EXTERNO QUE USE INFRA VERMELHO. USEI PARA O RECEPTOR DA NET, MENOS UM CONTROLE. OU SEJA, USO SÓ UM CONTROLE PARA TV, BD E CABO.




   O APARELHO VEM COM TRES ENTRADAS USB, QUE TEM FINS ESPECIFICOS (DESCRITOS EM CADA ENTRADA). UMA DELAS PODE SER PARA ESPETAR PEN DRIVES (MAS TODAS ACEITAM), OUTRA PARA A CAMERA PARA SKYPE (COMPRADA A PARTE, POR $400, NAO COMPREI, PQ ELA ATIVA O CONTROLE DE MOVIMENTOS E FALA, OU SEJA, VC PODE COMANDAR A TV APENAS FAZENDO GESTOS MANUAIS OU POR VOZ), E UMA TERCEIRA, PARA O HD EXTERNO. VC PODE ACOPLAR QQ DEVICE EM QQ ENTRADA USB, MAS EVITARÁ CONFLITOS SE CONECTAR NAS PORTAS ADEQUADAS. LEMBRO QUE, NO COMEÇO, A TV DESLIGOU SOZINHA DUAS VZS. DESCOBRI Q FOI PQ O HD ESTAVA NA USB QUE NAO ERA DEDICADA A ELE. TROQUEI E NAO DEU MAIS PROBLEMA. ALIAS, SEMPRE QUE UMA TV DESTAS DESLIGAR OU LIGAR SOZINHA, GERALMENTE TEM A VER COM ALGO CONECTADO NA USB. TBM DA PARA USAR TECLADO SEM FIO VIA USB, PARA NAVEGAR E TECLAR MAIS RAPIDO NAS PAGINAS (EMBORA O CONTROLE SEJA MUITO BOM E RAPIDO). COMPREI UM LOGITECH, QUE FOI LOGO DESCOBERTO PELA TV. DEPOIS, PEDI UM MINI KEYBOARD GENERICO NA ALI EXPRESS, PQ VEM COM PAD DE TOQUE, IGUAL AO ORIGINAL DA MARCA (CERCA DE $80 O GENERICO, CONTRA OS MAIS DE $300 DA SAMSUNG). FUNCIONA IGUAL.



   NA PARTE DE VER FILMES EM 3D, A QUALIDADE DESTES NA TV É BEEEM MELHOR DO QUE VIMOS NOS CINEMAS ATUALMENTE. PQ AS IMAGENS NAO FICAM ESCURAS, O 3D TEM MAIS PROFUNDIDADE E OS OCULOS SAO BEM MAIS LEVES (DA ATE PARA USAR POR CIMA DE OCULOS NORMAIS, O QUE É MEU CASO). FIZ O TESTE COM O NOVO FILME 'STAR TREK', E, APESAR DE TER VISTO NO IMAX, ACHEI IMAGEM E 3D BEM MAIS BACANAS NA TV. O 3D ATIVO NECESSITA USO DE BATERIAS NOS OCULOS (VEM COM UM PAR). MAS, DESDE QUE COMPREI (E JA VI DUZIAS DE FILMES TRIDIMENSIONAIS) NAO TROQUEI AS BATERIAS (EMBORA UM DOS OCULOS TENHA VINDO COM A BATERIA MAIS FRACA DO QUE OUTRO, AVISA NA TELA). PARA GARANTIR, COMPREI UM PACK COM CINCO NA URU, POR APENAS $12 (CUSTA, EM MÉDIA, $15/18 O PACK). TBM DA PARA SIMULAR 3D EM PGMS DE TV. DESCOBRI QUE É ASSIM QUE FAZEM COM MUITOS DOS FILMES QUE VEMOS NOS CINEMAS ATUALMENTE (DAI SUA QUALIDADE RUIM). MAS A SIMULAÇAO SÓ FICA BOA SE O FILME É EM 3D, MESMO QUE ESTEJA PASSANDO NORMAL. EXEMPLO: ASSISTI AO ULTIMO 'RES EVIL' NO HBO, A TRANSMISSAO ERA STANDARD. MAS, COMO O FILME ORIGINAL É 3D, FICOU BEM NA SIMULAÇÃO. MAS CANSA MAIS OS OLHOS DO Q VENDO FILMES EM 3D ORIGINAIS.



   O QUE MAIS USO NO DIA A DIA SAO OS APLICATIVOS DO SMART HUB. SEMPRE VEJO O ACCUWEATHER, DOU UMA PASSADA NOS FEEDS DE NOTICIAS, CHECO O SALDO BANCARIO E ENTRO NAS REDES SOCIAIS EM DIAS DE EVENTOS, ALEM DO NETFLIX, CLARO. ELE TBM VEM COM CRACKLE, AQUELE APP DE FILMES E SERIES GRATUITOS DA SONY. O CATALOGO É FRACO E QUASE TODO DUBLADO, MAS TEM SERIES ANTIGAS, COMO 'JEANNIE' E 'A FEITICEIRA', E TBM AQUELA SERIE DE CURTAS DO SEINFELD. A MEMORIA INTERNA DA TV COMPORTA BASTANTE APPS (BEM MAIS DO QUE O DO MEU BD, P EX, QUE JA LOTA COM SEIS), E ELES SAO ATUALIZADOS AUTOMATICAMENTE QUANDO A TV ESTA DESLIGADA (CONECTADA VIA CABO). E, SE CANSAR DE UM APP, BASTA DELETA-LO. E, APESAR DE SER UMA TV TELA FINA, SEU SOM É BEM BACANA E COM UM BOM SURROUND. DA PARA  VER FILMES E SERIES NUMA BOA. ANTES, COMO DISSE, USAVA UMA CAIXA DE SOM EXTERNA LIGADA VIA USB, JA QUE O SOM DE MINHA TV ANTERIOR (COMO DE TODA TELA FINA) ERA MUITO RUIM. NO FIM DAS CONTAS, DOU NOTA 9. O DEZ SÓ VIRA QUANDO EU TESTAR A CAMERA/SKYPE...
Sunday, July 27, 2014

MACACOS ME MORDAM!




   DEMOREI A FALAR DO NOVO FILME DOS MACACOS, EMBORA TENHA VISTO UMA SEMANA ANTES DE ESTREAR, PARA DAR O MAXIMO DE TEMPO DE VCS VEREM E TIRAREM SUAS CONCLUSÕES. E, MAIS DO QUE DO FILME EM SI, O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO, POSITIVAMENTE, FOI A CORAGEM DO DIRETOR MATT REEVES DE FAZER UM FILME QUASE TODO FOCADO NOS SIMIOS HUMANIZADOS, COMO NUNCA ANTES NA SÉRIE. DESTA VEZ, OS HUMANOS SAO MEROS COADJUVANTES. DÁ TEMPO DE A GENTE IMAGINAR COMO ELES SE ORGANIZARAM E COMO ESTA TRILOGIA (QUE É UMA PREQUEL DOS FILMES ORIGINAIS) VAI ACABAR, ANTES DOS EVENTOS MOSTRADOS NO CLÁSSICO 'PLANETA DOS MACACOS' (1968), BASEADO EM LIVRO DE PIERRE BOULE E COM ROTEIRO DO GENIAL ROD SERLING, CRIADOR DE 'THE TWILIGHT ZONE'.



   'PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO', COMEÇA 10 ANOS DEPOIS DOS EVENTOS MOSTRADOS EM 'A ORIGEM'. A HUMANIDADE FOI QUASE TODA ANIQUILADA POR CONTA DE VIRUS (VINDO DOS SIMIOS), FRUTO DAS EXPERIENCIAS DE LABORATORIO QUE VISAVA DESCOBRIR A CURA DO MAL DE ALZHEIMER. ASSIM, CAESAR (ANDY SERKIS) E SEUS MACACOS, ESTÃO VIVENDO, EM HARMONIA, NAS MATAS AO NORTE DE SAO FRANCISCO, PARA ONDE FORAM, NO FINAL DO PRIMEIRO FILME. A PAZ É QUEBRADA QUANDO UM GRUPO DE HUMANOS APARECE NO LOCAL. A META É REATIVAR UMA VELHA USINA, QUE PODE LEVAR UM POUCO DE ENERGIA ELETRICA PARA A AREA DE SAN FRANCIOSCO ONDE ALGUNS HUMANOS (RESISTENTES AO VIRUS) ESTAO VIVENDO. DAI EM DIANTE, COMEÇA O CONFRONTO ENTRE OS HUMANOS E OS MACACOS, PARA VER QUEM VAI PREVALECER NO COMANDO.



   PARA MIM, ALEM DO BOM ROTEIRO (QUE FAZ DESTA UMA DAS MELHORES CONTINUAÇÕES DE TODOS OS TEMPOS), O QUE SALTA AOS OLHOS É A EVOLUÇÃO DA TECNICA DE MOTION CAPTURE E DOS EFEITOS DIGITAIS (A CARGO DA WETA, DE PETER JACKSON). TODOS OS PRINCIPAIS MACACOS SAO ATORES, AGINDO ATRAVES DE ROUPAS CONECTADAS A COMPUTADORES, PARA A CAPTURA DE MOVIMENTOS. E, MAIS DIFICIL, AS CENAS SAO QUASE TODAS EXTERNAS, NAS FLORESTAS DA NOVA ZELANDIA, O QUE TORNA MAIS DIFICIL INCLUIR OS EFEITOS DIGITAIS DO QUE NUM ESTUDIO COM TELA AZUL. CENARIO MESMO, SÓ A PARTE ONDE VIVEM OS HUMANOS. O QUE TORNA ESTE FILME UM PERFEITO HIBRIDO DE ANIMAÇÃO DIGITAL E LIVE ACTION, COMO AINDA NAO HAVIAMOS VISTO DE FORMA TAO BEM FEITA...

Monday, July 07, 2014

ROCKS TARDES DE DOMINGO...


  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.


  EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.


  E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTRO LADO DA RUA, NA SEDE MOURISCO DO BOTAFOGO), A MATINÊ ROCK TAMBÉM TINHA UMA PAUSA, BEM NO MEIO, PARA A MÚSICA LENTA, QUANDO VC TENTAVA PEGAR AQUELA GATINHA. ALGUNS DOS HITS DESSE MOMENTO ERAM 'BABY I LOVE YOUR WAY', DO PETER FRAMPTON, OU 'I NEVER CRY', DO ALICE COOPER. MAS A NATA DA FESTA FICAVA COM (MUITO) KISS, BACHMAN-TURNER-OVERDRIVE (TOCAVAM UMAS 3 OU 4 MUSICAS DIFERENTES DELES, SENDO 'DOWN DOWN' E 'HOLD BACK TO WATER' AS QUE ENCHIAM A PISTA, SENDO QUE ESTA ULTIMA VIRAVA 'VOU DAR PORRADA', E NO SOLO DE GUITARRA, TODOS GRITAVAM 'É O CU DA MÃE'!), LED ZEPPELIN, FOGHAT, NAZARETH (O REFRÃO DE 'HAIR OF THE DOG' VIRAVA 'SEU FILHO DA PUTA), SWEET, WINGS, GARY GLITTER (O REFRAO DE 'I DIDN´T KNOW TILL I SAW THE ROCKN ROLL' VIRAVA 'Ô TIRA A ROUPA, TIRA A ROUPA E DA O CU!!!), SLADE, LEFT SIDE (COM 'MAMA MIA', CUJO REFRÃO 'EVERYTIME I SEE YA', VIROU 'FUDEU, ESSE CABACINHO, E NO SOLO DE SAX, GERAL DIZIA 'ÔI TIRA E BOTA NA BUNDA DA COCOTA!) E TBM UNS CROSSOVERS, TIPO HOT CHOCOLATE E COISAS QUE SERIAM ABSORVIDAS DEPOIS PELA DISCO, TIPO 'HOT', DE JIMMY 'BO' HORNE E JACKSON FIVE...


  DUAS DÉCADAS DEPOIS, QUANDO VI AQUELE FILME DO RICHARD LINKLATER, 'DAZED AND CONFUSED', VOLTOU TUDO À MEMÓRIA, JÁ QUE QUASE TODA A TRILHA SONORA TOCAVA NO BAILE. AS DOMINGUEIRAS ROCK DO GUANABARA FICAVAM BEM NO MEIO ENTRE OS BAILES FUNK/SOUL DE BIG BOY E ADEMIR, E UM PASSO ANTES DO COMEÇO DA ERA DISCO. E FORAM MUITO IMPORTANTES PARA O COMEÇO DE MINHA CULTURA ROCK. HJ EM DIA, MUITAS DESSA MUSICAS COSTUMAM APARECER NO MEIO DA PROGRAMAÇÃO DA KISS FM. INFELIZMENTE, NAO VIMOS NENHUMA DAQUELAS BANDAS AO VIVO, POIS O BRASIL NAO ESTAVA NA ROTA DE SHOWS (BTO SERIA CASA CHEIA AQUI). SÓ FUI VER O KISS JA NOS ANOS 80, NAQUELA MEMORAVEL NOITE NO MARACANÃ, NA QUAL MATEI AULA PRA IR.

E VC, ESTEVE LÁ NO GUANABARA?  

*DURANTE 'DO YOU LOVE ME', ROLAVA UMA DANCINHA ENSAIADA POR QUASE TODO O SALÃO, E, NO REFRÃO, GRITAVAM 'Ô CAMBADA DE PIRANHA!' =)


Saturday, July 05, 2014

TESTE: CHROMECAST


  HA, PELO MENOS, UNS DEZ ANOS, NAO ASSISTO MAIS TV ABERTA E NEM TV EM TEMPO REAL (EXCEÇÃO PARA JORNALISMO URGENTE E COISAS DO TIPO). FOI POR VOLTA DE 2004, QUANDO A DIRECTV (QUE EU ASSINAVA) FOI ABSORVIDA PELA SKY, QUE O DVR FOI INTRODUZIDO NO BRASIL. UM IRMAO MAIS HI-TECH DO VCR, MAS QUE, ALEM DE GRAVAR AS IMAGENS DIGITAIS, TBM PERMITIA PAUSA-LAS AO VIVO. E O APARELHO SKY+ TBM PERMITIA QUE O CONTEUDO FOSSE COPIADO (HJ, NÃO MAIS, NEM NO NET-HD). ENTÃO, COMO EU TINHA UM DVD QUE GRAVAVA DIRETO DA TV, COPIAVA FILMES INTEIROS COM IMAGENS PURAS (INCLUSIVE, EDITAVA ALGUNS). CONTUDO, FIQUEI APENAS UM ANO COM A SKY, JA QUE ELA TIROU DO LINEUP OS CANAIS QUE ME FIZERAM TER DIRECTV (COMO EUROCHANNEL E FILM&ARTS, QUE HJ TENHO NA OI). SEM O DVR, COMPREI UM DVD-R PHILIPS, QUE VINHA COM UM HD INTERNO DE 250G, O QUE PERMITIA FAZER O LIVE PAUSE E O TIME SHIFTING.



  HJ, O DVR (DIGITAL VIDEO RECORDER) ESTÁ ABSORVIDO POR TODOS QUE USAM APARELHOS COM ESTE RECURSOS (DISPONIVEL EM TODAS AS OPERADORAS; NOS EUA, FICOU CONHECIDO GENERICAMENTE COMO TIVO, O PIONEIRO, VIROU ATÉ VERBO, 'TIVAR'). VC PAUSA UM PGM P/ BEBER AGUA, IR AO BANHEIRO, VOLTA DE ONDE PAROU, GRAVA PARTES OU PGMS INTEIROS ETC, BEM MAIS FACIL DO QUE NOS TEMPOS DO VCR (VIDEO CASSETE RECORDER), QUE EXIGIA ALGUM PREPARO, QUE NOSSAS MAES NUNCA TIVERAM (O VCR+ AJUDAVA, MAS JA CHEGOU NO FIM). E A NOVA PALAVRA É: STREAMING. CANAIS DE TV JÁ ESTÃO OBSOLETOS. VER TV AO VIVO E PASSIVAMENTE NÃO ROLA MAIS, QUANDO SE TEM YOUTUBE OU SERVIÇOS COMO NETFLIX, ASSISTIR ANUNCIOS OU ESPERAR UM PROGRAMA COMEÇAR É COISA DO SÉCULO PASSADO. COMO DISSE, EU NAO SEI O QUE É ISSO HA UMA DÉCADA. É UMA LIBERDADE TOTAL.



  O NOVO PASSO NESTE CAMINHO É UM DEVICE CHAMADO CHROMECAST. ELE NAO É REVOLUCIONÁRIO, PQ, ANTES DELE, VIERAM OS APARELHOS DA WESTERN DIGITAL (ANTES MESMO DA SIMILAR, E MAIS BADALADA, APPLE TV, QUE FAZ QUASE A MESMA COISA), QUE PERMITIAM VC VER FILMES BAIXADOS DIRETO DE SEU PENDRIVE (VIA USB) E TBM ACESSAR APPS DE STREAMING (YOUTUBE, NETFLIX, ETC) OU, ATÉ MESMO, ACESSAR DIRETAMENTE CONTEUDO DE SEU PC OU LAPTOP, VIA DNLA. JA USO OS DEVICES WD HA UNS CINCO ANOS. O PRIMEIRO, NAO TINHA WI-FI (SÓ PORTAS USB), OS NOVOS, JÁ VEM COM ISSO E DEZENAS DE APPS EMBUTIDOS (QUE AUMENTAM A CADA NOVA ATUALIZAÇÃO E DISPENSAM UMA SMART TV). MAS O CHROMECAST É MAIS BARATO (US$35 NA GRINGA, CONTRA US$99 DOS CONCORRENTES WD E ROKU), MENOR E MAIS FÁCIL DE TRANSPORTAR. ESSA SEMANA, CHEGOU O MEU CHROMECAST DOS EUA (JÁ ESTA À VENDA NO BR, POR CERCA DE R$200).



   O QUE É: UM DEVICE DO TAMANHO E FORMA DE UM PEN DRIVE, SÓ QUE VC O ESPETA NA ENTRADA HDMI DA TV. NA OUTRA EXTREMIDADE, UMA SAÍDA USB PARA ELE SE CONECTAR NA TV, PARA SER ALIMENTADO PELO USB POWER, MAS QUE TBM PODE SER LIGADO DIRETO NUMA TOMADA DE FORÇA (VEM COM O CABO), QUE É A MELHOR OPÇÃO. FEITO ISSO, BASTA VC BAIXAR O APP CHROMECAST PARA SEU CELULAR, TABLET OU LAPTOP E, A PARTIR DAÍ, ESPELHAR SERVIÇOS COMO YOUTUBE E NETFLIX NUMA TV SEM RECURSO SMART (OU SEM UM PS3 POR PERTO, COMO FAÇO NA MINHA VELHA TV LCD DA SALA). ELE NAO VEM COM OS APPS, COMO ROLA NOS WDS ATUAIS OU NA APPLE TV. VC OS BAIXA PARA SEU SMART E USA ESTE COMO CONTROLE REMOTO. OS APPS VARIAM DO BRASIL PARA OS EUA, MAS OS BÁSICOS, ESTÃO LÁ; APÓS VC PAREAR O CHROMECAST E SEU SMART COM A REDE WI-FI DE SUA CASA, NÃO PRECISA FAZER MAIS NADA. A INSTALAÇÃO LEVA CERCA DE 2 A 5 MINUTOS.



   DAÍ, BASTA ENTRAR NO YOUTUBE, P EX, APERTAR NA TELA O SIMBOLO DO CHROMECAST NO SEU APARELHO, E AS IMAGENS SERÃO JOGADAS DIRETAMENTE PARA A TV (LEVA UNS POUCOS SEGUNDO ATÉ FAZER O BUFFER). A GOOGLE INFORMOU ESTE MES QUE, NUMA FUTURA ATUALIZAÇÃO DO APARELHO, ELE NEM VAI PRECISAR USAR O WI-FI! DESSE MODO, VC PODE APENAS LEVAR O CC NO BOLSO, ESPETA-LO EM QQ TV, EM QQ PARTE, E JOGAR SEUS VIDEOS OU VER FILMES E SERIES DO NETFLIX (NOS EUA, ELE TBM ACEITA HULU E HBO-GO, ENTRE OUTROS SERVIÇOS). OU SEJA, VC SERÁ O PRÓPRIO PROGRAMADOR DE SUA PRÓPRIA REDE DE TV DE BOLSO, JA QUE O USO DO CHROMECAST NO FUTURO SERÁ AINDA MAIS LIVRE (VC PODE MOSTRAR CONTEUDO PARTICULAR POSTADO NUMA NUVEM, P EX, NUMA REUNIÃO OU NA CASA DE AMIGOS). MEU FILHO, CUJA TV NAO É SMART E O PS AINDA É O 2, NAOCONECTA NA REDE, AGORA ASSISTE AOS CLIPES DA SEMANA DO 'PORTA DOS FUNDOS' DIRETAMENTE DA CAMA, JOGANDO-OS DE SEU CELULAR NA TELA.



 RESUMO: POR ENQUANTO, É SÓ (AGUARDO ATUALIZAÇÃO DO CHROMECAST PARA UM UPDATE DESTE TEXTO). EU AINDA PREFIRO MEU WD TV, QUE JA VEM COM TUDO. MAS, PELA PORTABILIDADE E PREÇO (E PARA O CASO DE VC NAO TER UMA SMART TV), O CHROMECAST É MAIS PRÁTICO. MAS, JA VI NAS LOJAS DAQUI UM DEVICE QUE IMITA O WD TV E JA VEM COM YOUTUBE E NETFLIX EMBUTIDO, E CUSTA $150 (NA CASA & VIDEO) E TBM HA NO MERCADO APARELHOS DA GRADIENTE (LINKBOX) E SONY, AMBOS NA CASA DOS R$600; E O INTERNET BOXTV DA MULTILASER ($400). PELO PREÇO, ESTE ULTIMO É BEM INTERESSANTE, PQ TEM WIFI E VEM COM TECLADO...

NA CIDADE

MAIO-NESE:

CASAS E SHOWS: Circo Voador 18 - Sonata Arctica (FIN) 19 – Ira! Folk 20 – Mano Brown  26 - Amon Amarth (SUE) / Abbath (NOR) 27 – Lô Borges: Disco do Tênis (1972) / Dônica

Fundição Progresso 20 - Mic Master Brasil: Marcelo D2 / Haikaiss / Classe A / Casa Onze DJs

Teatro Rival 17 – Rival Rebolado 18 – Dream Team do Passinho Canta e Dança Jackson 5 20 – Festa Los Britânicos 25 – Jay Vaquer  26 – Mulheres de Chico 27 – Festa Baby Boom 31 – Martha Moreno

Teatro Odisseia 21 - Garage Fuzz (SP) / Diabo Verde / Plastic Fire / Reckoning Hours / Cannon of Hate / NDR

Vivo Rio 19 – Mariza (POR) 20 – Diogo Nogueira 26 – Renaissance: Songs For All Times 27 – Roberta Miranda

Theatro Net Rio 17 – Chiara Civello 24 – Gottsha – Participação: Marya Bravo 31 – Edson Cordeiro

Beco das Garrafas 17 – Bottle´s Bar: Laura Finocchiaro

Audio Rebel (Botafogo) 18 - Quintavant: Ricardo Pereira  19 – Anjos de Vidro / Chico Brown 20 - Boobarellas / Korja / Os Carburadores / Gambrinus 74  25 - Quintavant: Chelpa Ferro 28 - Phone Trio / Coffeemakers / The Last Whale

Espaço Sérgio Porto (Humaitá) 18 – Posada / Mantuano Trio 19 – Ventre / Mahmed 25 – CEP 20.000 26 – Sinara 

Rio Arena 25 - Ed Sheeran (ING) Teatro Bradesco 25 – João Bosco

Metropolitan 20 – Capital Inicial Acústico 24 – Jose Carreras 27 – Maiara & Maraísa

Imperator 17 – Quartas Brasileiras – Homenagem a Dick Farney: Zé Luiz Mazziotti & Itamar Assiere – Participação: Áurea Martins 18 – Scalene / Alarmes 24 – Goldherança: Golden Boys / Trio Esperança / Evinha Planet Music (Cascadura) 27 – Esteban Tavares / Amplifica / Plano B

Lona Jacob do Bandolim (Jacarepaguá) 19 - Danilo Caymmi 20 – Menores Atos / La Ville / Na Panela / Roterdan Lona Carlos Zéfiro (Vista Alegre) 27 – Banheiro Azul Lona Gilberto Gil (Realengo) 19 - Eliana Printes

Casa Levi´s (Botafogo) grátis 19 – 19h: Concurso de Bandas 20 – 20h30: Erasmo Carlos

Pub Panqs (Tijuca) 20 - Márvio Ciribelli - Participação: Mylena Ciribelli (21h - R$ 20) Ruínas (Praça Tiradentes) Quintall Rock (22h20 – grátis até 23:30, 10 após) 18 - Facção Caipira 25 - Os Vulcânicos

Teatro Eva Herz / Livraria Cultura 27 - Carol Naine (19h - R$ 30) Casa do Choro (Centro) 17 e 18 - João Cavalcanti & Marcelo Caldi (19h - R$ 40) 24 - Aurélie & Verioca (19h - R$ 40) Museu de Arte do Rio 18h – R$ 6 26 - MAR de Música: Boogarins (GO) / Festa Manie Dansante

Caixa Cultural 25 a 27 – Tom Zé (19h – R$ 20) Circuito SESI 26 - Duque de Caxias: Clarice Falcão (20h - R$ 34) 26 - Jacarepaguá: Mulheres em Pixinguinha (21h - R$ 12) 27 - Jacarepaguá: Clarice Falcão (20h - R$ 34) 27 - Duque de Caxias: Mulheres em Pixinguinha (20h - R$ 12)

MIXX: 20 - Qinho Canta Marina Lima – Soma Hub / Duque de Caxias (18h – R$ ) 20 - Baile Charme de Madureira: 27 Anos – Viaduto de Madureira (22h – R$ 10 1º lote, 15 2º lote) 20 - Paranoia Musique: Cubüs / Poëtika – Espaço Multifoco / Lapa (23h – R$ 20) 20 - Cacife Clandestino – Boiler Rio / Centro (23h – R$ 40 1º lote, 50 2º lote) 20 - 20 Anos do Heavy Duty: Unnature / Evil Inside / Último Sopro / Ambstract – Praça da Bandeira (23h – R$ 10) 21 - Canto Cego – Centro Cultural Laurinda Santos / Santa Teresa (13h – R$ 20) 21 - Contando Bicicletas / Chico de Barro / Relva – Santê Hostel / Santa Teresa (13h – R$ 15) 21 - Lithos Rock Fest: Pumpkinhead / Mavericks / Purano – Calabouço / Vila Isabel (19h – R$ 10) 21 - Hip Hop Lapa – Rua Joaquim Silva (16h – grátis) 21 - Qinho Canta Marina Lima – Mormaço / Nova Iguaçu (18h – grátis) 21 - Rock Fest: Golpe Certo / Old Kitchen / The Queen And The Jacks – Espaço Bel Maciel / Maria da Graça (18h – R$ 10) 24 - Luciana Mello – FM Hall / Centro (19h – grátis) 24 - Renaissance: Songs For All Times – Teatro Municipal de Niterói (20h – R$ ) 27 - Esteban Tavares / Amplifica / Plano B – Planet Music / Cascadura (17h – R$ 25 1° lote, 35 2° lote, 45 na hora) 27 - Festa Demons Over Gotham – Porto Pirata / Praça da Bandeira (22h – grátis) 

 VEM AI: Festival Varilux de Cinema Francês 2017 De 7 a 21 de junho em mais de 55 cidades brasileiras (informações sujeitas a alteração): Águas Claras (DF), Aracaju (SE), Barretos (SP), Barueri (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG),Blumenau (SC), Buzios (RJ), Brasilia (DF), Campinas (SP), Caxambu (MG), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS),Caxambu(MG), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE),Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Mossoró (RN), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rio Verde (GO),Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santos (SP), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Luiz (MA), São Paulo (SP), Theresina (PI), Vitória (ES), Volta Redonda (RJ)

RENAISSANCE VEM AO BRASIL EM 2017   Com quase 50 anos de estrada, o grupo que foi pioneiro do rock progressivo britânico vem ao Brasil em maio de 2017. Curitiba (Teatro Guaíra), dia 24, São Paulo (Espaço das Américas) no dia 25, Rio de Janeiro (Vivo Rio) no dia 26, Porto Alegre (Auditório Araújo Vianna), dia 27, e Belo Horizonte (Palácio das Artes), dia 28

ULTRA BRASIL ANUNCIA A PHASE 1 DE SEU LINEUP PARA A EDIÇÃO 2017 ADAM BEYER, ALESSO, ARMIN VAN BUUREN, DAVID GUETTA, JAMIE JONES, JOSEPH CAPRIATI, SASHA & JOHN DIGWEED e THE MARTINEZ BROTHERS SERÃO HEADLINERS FESTIVAL ACONTECE NOS DIAS 12, 13 E 14 DE OUTUBRO NO SAMBÓDROMO DO RIO

_______________________________________________________ O Cine Joia Copacabana, em parceria com o Instituto Goethe/rj, começa a exibir a partir do dia 18 de maio, indo até o dia 31 de maio, sete filmes alemães inéditos em mais uma edição da Mostra Joias do Cinema Alemão. Nessa 4a edição, novamente com curadoria da equipe de Programação do Cine Joia, o projeto volta a trazer filmes alemães inéditos no circuito carioca e que nunca chegaram ao circuito exibidor brasileiro.



Circuito Estação NET de Cinema e Cinemateca do MAM apresentam: Exposição CINEMA EM CASA: Equipamentos do acervo da Cinemateca do MAM. A partir de 23 de fevereiro, no Estação NET Botafogo de 23 de fevereiro a 23 de agosto 2017 Horário de visitação: 14h às 22h Entrada franca

UMMAGUMA THE BRAZILIAN PINK FLOYD VOLTA AO PALCO DO METROPOLITAN   Considerada pela crítica como o melhor cover do Pink Floyd no Brasil, a banda faz show no dia 19 de maio com a turnê You Gotta Be Crazy.

Mostra 'As marionetes de Jirí Trnka': Caixa Cultural RJ exibe filmes do "Walt Disney do Leste Europeu", inéditos no Brasil, a partir de 16 de maio



Aventura Antonioni   Retrospectiva completa do cineasta italiano Michelangelo Antonioni com  curtas e longas-metragens, documentários e ficções, além de aula magna e debate                     CCBB Rio de Janeiro – 26 de abril a 22 de maio                    CCBB São Paulo – 26 de abril a 22 de maio | CineSesc (SP) – 11 a 17 de maio                   CCBB Brasília – 3 a 29 de maio  
(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers