Pages

Sunday, September 22, 2013

RUSH: CORRA PRA VER!



NUNCA FUI FÃ DO RON HOWARD. DA MESMA GERAÇÃO DE SPIELBERG, E EX-ATOR MIRIM, SEUS FILMES NUNCA ME TOCARAM. ATE O PENULTIMO, FROST/NIXON. E, AGORA, COM RUSH (NO LIMITE DA EMOÇÃO), TUDO MUDOU. RUSH NAO APENAS É UM DOS MELHORES FILMES DE 2013 COMO, PROVAVELMENTE (PQ NAO VI TODOS), O MELHOR A ENFOCAR O MUNDO DA FORMULA 1 (E NAO APENAS PARA FÃS), SEM FAZER ISSO DE MODO DIDATICO OU MANIQUEISTA. NA VERDADE, RUSH É UM BIOPIC MISTO DOS PILOTOS NIKI LAUDA E JAMES HUNT, MAS QUE USA DESSA RIVALIDADE ENTRE OS DOIS PARA MOSTRAR UMA FORMIDAVEL HISTORIA DE SUPERAÇÃO, DETERMINAÇÃO, SEM LADO CERTO OU ERRADO. E FAZ ISSO TAO BEM, QUE EMOCIONA E PRENDE A ATENÇÃO DO ESPECTADOR ATE A ULTIMA CENA.



NO PRIMEIRO ATO, SOMOS APRESENTADOS AO AUSTRIACO LAUDA E AO INGLES HUNT, AINDA JOVENS, NA F3. A RIVALIDADE COMEÇA DESDE ENTÃO. UM VIRA O NEMESIS DO OUTRO. CONHECEMOS CADA UM EM PARTICULAR: LAUDA, O CDF, METODICO, CERTINHO, PRAGMATICO; HUNT, O ROCKSTAR, LARGADÃO, LOUCO, NEM AI PRA NADA. O ROTEIRO DE PETER WESTER ACERTA, LOGO DE CARA, EM NUNCA FAZER DE UM O BOM, E DE OUTRO, O MAU. LAUDA É O CARETINHA E FEIOSO, E HUNT O BAD BOY BONITÃO, MAS ISSO NUNCA É FIRMADO COMO O LADO CERTO OU ERRADO. NO FUNDO, OS DOIS SAO REBELDES A SUA MANEIRA, JA QUE LARGARAM CARREIRAS  E A GRANA DAS FAMILIAS, PARA PERSEGUIREM SEU SONHO. AFINAL, COMO DIZEM NO FILME, SER PILOTO DE F1 ERA COISA PARA DILETANTES OU PLAYBOYS ABONADOS. PARA ELES, ERA DESAFIAR A MORTE, JA QUE, NAQUELES TEMPOS, MORRIA, EM MEDIA, UM PILOTO POR TEMPORADA.



FEITAS AS APRESENTAÇÕES, O FILME JOGA SEU FOCO PARA O CIRCUITO DE 1976, QUANDO LAUDA, JA CAMPEAO MUNDIAL, ENFRENTA HUNT EM PE DE IGUALDADE, JA QUE ESTE, POR CONTA DA SAIDA REPENTINA DE EMERSON FITTIPALDI DA MCLAREN, PEGA A VAGA E UM BOM CARRO, E PASSA A SER O BAFO NO CANGOTE DE LAUDA NAS PISTAS. E COMEÇA UMA DISPUTA ACIRRADA PELO TITULO QUE, PELO QUE É MOSTRADO, FOI MAIOR E MAIS EMPOLGANTE DO QUE A QUE ROLAVA ENTRE SENNA E PROST. E COM DIREITO A TRAGEDIA. NO MEIO DO CAMPEONATO, NUM CIRCUITO ALEMÃO QUE NAO É MAIS USADO, NIKI LAUDA SOFRE UM ESPETACULAR ACIDENTE, NO QUAL SEU CARRO BATE, PEGA FOGO, ELE FICA ALGUNS MINUTOS EM CHAMAS E VAI EM ESTADO CRITICO PARA O HOSPITAL. E AI, VEM A GRANDE VIRADA: MESMO TEDO RECEBIDO A EXTREMA UNÇÃO, LAUDA SE RECUPERA EM CERCA DE DOIS MESES E VOLTA AS PISTAS. DEPOIS, DISSE QUE O QUE INCENTIVOU FOI VER PELA TV HUNT GANHANDO OS PONTOS PARA LHE ROUBAR O TITULO. NAO É SPOILER PQ, POR MAIS INCRIVEL QUE PAREÇA, TUDO ISSO É FATO, ROLOU. SÓ NAO VOU DIZER COMO ACABOU A TEMPORADA SE VC, COMO EU, NAO SABE OU NAO LEMBRAVA MAIS COMO FOI A ULTIMA PROVA NO JAPÃO. INACREDITAVEL!



COM TODOS ESTES ELEMENTOS, HOWARD FEZ UM FILME FORMIDAVEL, QUE RECRIA MUITO BEM OS ANOS 70, COM SEU GLAMOUR E EXCESSOS, MULHERES LINDAS (OLIVIA WILDE FAZ A MODELO SUZY HUNT), CORRIDAS SELVAGENS (CERTAS REGRAS DE HJ NAO SE APLICAVAM NAQUELES TEMPOS), SEM CORREÇÃO POLITICA, SEM PIEGUISMO, COM MUITA EMOÇÃO. SE EU FOSSE VOTANTE DA ACADEMIA, INDICAVA RUSH PARA MELHOR FILME, HOWARD PARA DIRETOR, WESTER ROTEIRISTA, DANIEL BRUHL (LAUDA) ATOR, E CHRIS HEMSWORTH (THOR/HUNT), COADJUVANTE, ALEM DO SOM DO FILME, QUE É SENSACIONAL. RESTA SABER COMO OS AMERICANOS VAO RECEBER ESTA PRODUÇÃO MULTILINGUE, FALADA EM INGLES, ALEMAO, FRANCES E ITALIANO, COM DOIS PERSONAGENS DO PASSADO E DE UM ESPORTE QUE ELES NAO CURTEM. SEM PRECONCEITO? NAO PERCAM!!!

Monday, September 16, 2013

FAZ-ME RIR, PT2


QUANDO O SEGUNDO RIR ACONTECEU, EM 1991, EU ESTAVA TRABALHANDO NA TV GLOBO. LA, ENTRE 1986 E 91, FIZ PARTE DA EQUIPE DOS PGMS MUSICAIS 'MIXTO-QUENTE' (COM SHOWS GRAVADOS NA PRAIA), ENCONTROS NOTAVEIS (LEGIAO VS PARALAMAS ETC) E TBM DO FANTASTICO (ASSISTIA AOS CLIPES E ESCREVIA AS 'CABEÇAS' PARA OS APRESENTADORES). ENTAO, DESTA VEZ, EMBORA FAZENDO FRILAS PRO JORNAL (SÓ FUI EFETIVADO NO GROBO EM 91, EMBORA JA FIZESSE LÁ O RIO FANZINE), VI TUDO POR UM ANGULO DIFERENTE. TINHA ACESSO AO SWITCHER, ONDE FICAVA O DIRETOR ROBERTO TALMA, MEU CHEFE DIRETO, E IA E VOLTAVA DO MARACANÃ DE FORMA MAIS CONFORTAVEL DO QUE NA VEZ ANTERIOR, NUM BUSÃO, COM BOA COMIDA E TALZ. TINHA LIVRE ACESSO. MAS EU CURTIA MAIS FICAR COMA GALERA NO GRAMADO. E VER OS SHOWS DE PERTO.

ESTE RIR FOI MAIS ORGANIZADO E LIMPO. E PERTO. AFINAL, ERA O MARACANAZÃO. JA HAVIA MTV NA COBERTURA. A EQUIPE DO JORNAL ERA ESPECIALIZADA E MAIOR. MAS FALTAVA AQUELE CLIMA DE FESTIVALZÃO DO ANTERIOR, QUE TINHA UMA VIBE MEIO GLASTONBURY. NAO ROLAVA PERRENGUE NESTE. SHOWS COMO OS DE PRINCE E GEORGE MICHAEL IMPRESSIONARAM. MAS O MAIS AGUARDADO DE TODOS FOI O DO GUNS N ROSES, DIA MAIS LOTADO DO FEST. HAVIA ATE O RUMOR DE QUE A ARQUIBANCADA PODIA DESABAR, DE TAO CHEIO. EU SENTIA A PORRA TODA TREMER DO LUGAR ONDE FICAVA A AREA DA TV. NESTE DIA, PREFERI O SHOW DO MEGADETH. MAS MEU MOMENTO FAVORITO DE TODOS FOI O SHOW DO HAPPY MONDAYS, FECHANDO UMA NOITE POP (ACHO QUE TEVE RPM E TIFFANY!). SOB UMA CHUVA FINA E MUITO LIXO, COM TODO MUNDO DOIDÃO E SE JOGANDO NA FRENTE DO PALCO (ATE OS GARIS!). O SHOW ROLOU NUM CLIMA MUCHO LOCO. LEMBRO QUE ENTREVISTEI SHAUN RYDER NO RIO PALACE E ELE DISSE QUE TINHA TRAZIDO DOIS MIL PONTOS DE ACIDO PRA DISTRIBUIR NO SHOW. ME DEU UNS DOIS E´S. ESCREVI ISSO NO JORNAL, MAS TIRARAM. JÁ A FOLHA, BANCOU.

O RIR3 SÓ FOI ACONTECER DEZ ANOS DEPOIS, DE VOLTA A CIDADE DO ROCK, E BANCADO, SOBRETUDO, PELA AMERICA ONLINE, QUE DISTRIBUIA MALDITOS CD-ROMS NA ENTRADA, QUE TRAVARAM OS PCS DE GERAL E PEGOU MALZÃO PRA ELES (TANTO QUE NAO EMPLACARAM AQUI, E JA FECHARAM NOS EUA). DESTE, LEMBRO QUE O SHOW MAIS EMOCIONANTE FOI O DO R.E.M. (NUM DIA QUE TEVE BECK) VIA-SE NA CARA DO MICHAEL STIPE QUE ELE ESTAVA VIVENDO UM MOMENTO UNICO. FICOU EM ESTADO DE GRAÇA. A POLEMICA DA VEZ FICOU COM O CONTURBADO SHOW DO QUEENS OF THE STONE AGE, NO DIA DO SEPULTURA (QUANDO ELES DEVERIAM TER TOCADO NO DIA DO FOO FIGHTERS, ERA OBVIO), PQ O OLIVIERI ABAIXOU AS CALÇAS NUMA MUSICA LÁ E FOI PRESO EM PLENO PALCO POR ATENTADO AO PUDOR. RIDICULO! E NADA MAIS ME CHAMOU TANTO A ATENÇÃO, ALEM DE TER ROLADO NEIL YOUNG. E O OASIS TER SIDO HEADLINER NUMA DAS NOITES MAIS CONCORRIDAS, COISA QUE NAO ACONTECE COM ELES NOS EUA.

 NO RIR3, ESTIVE ENVOLVIDO DIRETAMENTE COM O FESTIVAL, PQ FUI O CURADOR DA TENDA ELETRO. O JOMAR JUNIOR, UM DOS FILHOS DO MEDINA, ME CHAMOU PRA ISSO. CHEGUEI A FAZER UMA APRESENTAÇÃO EM POWER POINT NA CASA DOS MEDINA, NA BARRA, PARA EXPLICAR DO QUE SE TRATAVA. NENHUM DELES SACAVA NADA DE MUSICA ELETRONICA, MAS ENTENDERAM QUE ERA ALGO QUE ESTAVA CRESCENDO. TANTO QUE, NESTE ULTIMO RIR, DAVID GUETA TOCOU NO PALCO PRINCIPAL, QUANDO, NAQUELA EPOCA, TERIA TOCADO NA TENDINHA. ERA UMA PARADA TERCEIRIZADA. UMA PRODUTORA CUIDAVA DA LOGISTICA DOS DJS, UM CARA QUE INDIQUEI (ROBERTO PEDROZA) BOOKAVA OS DJS GRINGOS, E EU PASSAVA A LISTA DE ARTISTAS QUE ELES DEVERIAM TRAZER (TINHA MOBY E CHEM BROS NELA, MAS ELES NAO PODIAM PAGA-LOS). TUDO DEPENDIA DO CACHE E DE ACERTOS. O BUDGET DA TENDA ERA BAIXO. POR ISSO, BASICAMENTE, ELA FOI COMPOSTA POR DJS LOCAIS, SEM INTERMEDIO DE AGENCIAS (TENHO ORGULHO DE TER INCLUIDO A GALERA DO B.U.M., DJS DA BAIXADA FLUMINENSE, QUE JAMAIS TOCARAM NUM EVENTO DESTE PORTE E NAO SERIAM CHAMADOS SE DEPENDESSE DO LOBBY DAS AGENCIAS). E OS GRINGOS, TIPO O HOLANDES FERRY CORSTEN, TOPARAM PQ ESTAVAM DE PASSAGEM POR AQUI, TOCANDO EM MARESIA/SP OU NO WARUNG/SC E O RIRI É BOM PRO CURRICULO. A TENDA ELETRO DEU ORIGEM A DOIS CD, UM GRINGO E UM LOCAL. NESTE, ESTA UMA FAIXA MINHA (COMO DJ ZIGGY), 'FALL OUT', DOS PRISONERS (EU & LEONI). FOI UMA PARADA PIONEIRA.

NO RIR4, EU TAVA DE FERIAS, FORA DO PAIS (GOSTARIA DE TER VISTO APENAS O SYSTEM OF A DOWN, MAS, LÁ FORA, VI O PORTISHEAD!); E, NESTE QUINTO, NAO CORRI ATRAS (NAO TEM NADA LA REALMENTE QUE EU JA NAO TENHA VISTO OU NAO POSSA VIVER SEM, MAS QUERIA TER CURTIDO O SOM DO VITALIC), NAO ME CONVIDARAM, E EU TAMBEM JA TO PRONTO PRA IR PRA PESCAR DE NOVO (E COM BONS SHOWS NA AGENDA, CONTO DEPOIS). MAS PELO QUE PARECE, HJ, O RIR É MAIS UMA FEIRA, UM PARQUE DE DIVERSOES, ONDE O QUE IMPORTA MAIS É A FESTA DO QUE AS ATRAÇÕES EM SI. NADA CONTRA. MAS É UMA ONDA BEM DIFERENTE. UM FESTIVAL CORPORATE, COMO QUASE TUDO HJ EM DIA. MAS, AO QUE PARECE, A GALERA NAO RECLAMA. MUSICA É O DE MENOS PRA QUEM OUVE MP3 E SÓ QUER POSTAR NO FEICE. OS TEMPOS MUDARAM. NAO SEI SE PARA MELHOR...
Sunday, September 15, 2013

FAZ-ME RIR, PT1


COM UM NOVO ROCKINRIO ROLANDO (APENAS O QUINTO EM QUASE 30 ANOS), MEMORIAS DO FESTIVAL AFLORARAM. JA QUE, TECNICAMENTE, FOI O MEU PRIMEIRO TRABALHO EM JORNAL. EU JA ESCREVIA COMO FRILA PARA ALGUMAS REVISTAS DA ÉPOCA, TIPO PIPOCA MODERNA, ROLL E BIZZ, MAS, NO PRIMEIRO RIR, EM 1985, FUI CONVOCADO PARA ESCREVER CRITICAS DIARIAS DE SHOWS PARA UM TABLOIDE QUE SAIA ENCARTADO NO GLOBO. OU SEJA, TIVE DE IR A TODOS OS DIAS DO FESTIVAL, DURANTE DUAS SEMANAS, E VER A PORRA TODA. VIA TODOS OS SHOWS, SEJA DE ROCK, MPB, JAZZ, VI ABSOLUTAMENTE TODOS.

A ROTINA: CHEGAVA POR VOLTA DE 11H NA REDAÇAO DO GLOBO, NO CENTRO. DE LA, UMA VAN (NO CASO, KOMBI) NOS LEVAVA ATE A CIDADE DO ROCK (LONGE PACAS). EU SO VOLTAVA PRA CASA DE MADRUGADA. AS HORAS DE SONO DIARIAS MAL CHEGAVAM A SEIS, E A COMIDA SE RESUMIA A SANDUICHES DO BOBS. CLARO QUE, NO TERCEIRO DIA EU NAO PODIA NEM MAIS SENTIR O CHEIRO DE BOBS (COMIA, BASICAMENTE, PASTA DE ATUM, QUE ESTRAGAVA RAPIDO) E PASSEI A LEVAR UNS SANDUBAS DE CASA. HAVIA TBM PIZZA E MACARRAO NA AREA, MAS COMER ISSO POR 15 DIAS NAO ROLA. POR ISSO, ACABANDO O FESTIVAL, FIQUEI UMA SEMANA DE CAMA, DOENTE, COMO JAMAIS FIQUEI NOVAMENTE. LEMBRO ATE HJ DO CHEIRO DO LOCAL,MAS NAO PERDI NENHUM TENIS NAQUELE LAMAÇAL.

 DA EQUIPE, EU ERA A UNICA PESSOA COM MENOS DE 20 ANOS E QUE CONHECIA DE ROCK NEW WAVE. OU DE ROCK. HAVIAM DUAS REPORTERES JA SENHORAS E UMA NEM TANTO, A DEBORAH DUMAR, E UM CAMARADA (ALBERT ALCOLOUMBREE FILHO) QUE RECEBIA TUDO NA REDAÇÃO. O LEGAL É QUE A LINGUAGEM ERA LIVRE. EU ESCREVIA DO JEITO QUE QUERIA (BOTEI NUM TITULO QUE 'ELBA RAMALHO FEZ A GRAMA DA CIDADE DO ROCK IR PARA CASA DO CARVALHO'. E SAIU'!!!). COORDENANDO TUDO, ESTAVA ANA MARIA BAHIANA (MINHA MADRINHA), QUE TBM EDITOU DUAS REVISTAS QUE SAIRAM, UMA ANTES E OUTRA DEPOIS DO FESTIVAL, PELA RIO GRAFICA, COM AS QUAIS TBM COLABOREI. OU SEJA, A DEMANDA ERA MUITO GRANDE. E TUDO ISSO ERA FEITO EM MAQUINAS DE ESCREVER, NAO TINHA ESSA DE COMPUTADOR (NA REDAÇÃO ELES JA EXISTIAM, MAS NAO RECEBIAM NADA, TUDO ERA ENVIADO POR UMA VERSAO ANCESTRAL DO FAX, O TELEX). ALGUEM NA REDAÇÃO PEGAVA A COPIA E DIGITAVA TUDO DE NOVO NO SISTEMA. DUREZA.

ANTES DO FESTIVAL, E NOS 'DIAS DE FOLGA' (ACHO QUE SÓ NAO TINHA SHOWS NAS SEGUNDAS), EU IA PRAS COLETIVAS NO RIO PALACE, HOTEL, EM COPACABANA, ONDE ESTAVAM HOSPEDADAS AS ATRAÇÕES. NUMA DESSAS, FUI ATE AO QUARTO DA GALERA DO B-5´S (ELES GRAVARAM UMA MENSAGEM PARA MINHA SECRETARIA ELETRONICA!), DESCI COM NINA HAGEN NUM ELEVADOR, ANDEI COM A BATERISTA DO GO-GO´S, GINA SHOCK (QUE ESTAVA SENDO ASSEDIADA PELO JOAO BARONE, DOS PARALAMAS) E CHEGUEI A IR NA SUITE DO FREDDIE MERCURY, PQ CONHECIA A CHEFE DA IMPRENSA DA EMI (A FALECIDA CHICA BURNIER). ELE ERA O MEGA STAR DA PARADA, O MAIS CERCADO E INATINGIVEL. O VI, AO LONGE, COM A TIPICA CAMISETA BRANCA. FRED FAZIA NOITADAS NUM CLUBE ALI DO LADO DO HOTEL, O MITICO SÓTÃO, NA GALERIA ALASKA (ONDE O DJ ERA O AMANDIO) E LEVAVA RAPAZES PARA O QUARTO DEPOIS PARA CONTINUAR A FARRA.

OUTRA COISA QUE TINHA DE LEGAL NA EPOCA: A IMPRENSA PODIA FICAR DO LADO DO PALCO, QUASE JUNTO DOS FOTOGRAFOS. ENTAO, NESSES DESLOCAMENTOS, CRUZEI COM O COVERDALE DO WHITESNAKE E OUTROS. SÓ OS TOPS EVITAVAM O CONTATO. ASSIM, VI SHOWS DE NINA HAGEN, B-52S E SCORPIONS DE PERTINHO.  OS UNICOS SHOWS NOS QUAIS NINGUEM PODE FICAR NA AREA FORAM OS DE IRON MAIDEN E AC/DC, POR CONTA DA PARAFERNALIA E PIROTECNIA. NO CASO DO AC/DC, HAVIA AINDA OS SINOS DE 'HELL´S BELLS ' E OS TIROS DE 'FOR THOSE ABOUT TO ROCK'. NO DIA DO SHOW DO AC/DC, PRESENCIEI MEU PRIMEIRO ARRASTAO. GALERA PASSAVA DE MOCHILA FAZENDO A COLETA NOS BOLSOS ALHEIOS, E NINGUEM NOTAVA! VALE LEMBRAR AINDA QUE, FORA O IRON (QUE TAVA NO MEIO DE UMA TURNE), TODAS (OU QUASE TODAS) AS ATRAÇÕES SE APRESENTARAM DUAS VEZES NO FESTIVAL. FATO TBM INÉDITO.

E FOI, BASICAMENTE, ISSO. DOS SHOWS QUE ME IMPRESSIONARAM, PQ JAMAIS HAVIAMOS VISTO NADA SEQUER PARECIDO AQUI COMO AS SUPER PRODUÇÕES GRINGAS, OS DE QUEEN (BASEADO NO VISUAL DO FILME 'METROPOLIS'), YES (PRIMEIRO A USAR LUZES COMPUTADORIZADAS, AS VARI-LITES!), AC/DC (SINOS GIGANTES) E IRON MAIDEN (POWERSLAVE) FORAM FODASTICOS. O PALCO DO SCORPIONS TBM, ERA BACANA, O SHOW DELES PARECIA UM NUMERO DE CIRCO, CHEIO DE ACROBACIAS E PULOS. COMO FÃ, MEU FAVORITO FOI O DO B-5´S. DOS NACIONAIS, O PARALAMAS MANDOU MUITO BEM, PQ AINDA ERAM DESCONHECIDOS, MAS LEVANTARAM A GALERA COM SEU SKA-ROCK...


Friday, September 06, 2013

CAJU AMIGO


SEMPRE ME PEDEM PARA CONTAR AQUI HISTORIAS DE BASTIDORES DO ROCK BRASIL. COMO ESSA SEMANA EU TAVA OUVINDO A COLETANEA 'AGENOR', LANÇADA PELO SELO DO DJ ZE PEDRO COM CURADORIA DA LORENA CALABRIA, ME VIERAM A MENTE ALGUMAS LEMBRANÇAS ENVOLVENDO CAZUZA. OU CAJU, COMO O CHAMÁVAMOS.

CAJU NAO ERA DA MINHA TURMA, PQ ERA MAIS VELHO E CURTIA O BLUES. MAS NÓS (E TODO MUNDO) NOS ESBARRAVAMOS NO BAIXO LEBLON OU EM ALGUM SHOW OU FESTA. NO BAIXO, P EX, FUI TESTEMUNHA DO LENDÁRIO ESPORRO QUE ELE DEU EM PAULA TOLLER NA PIZZARIA GUANABARA. CAJU FOI LÁ NA MESA ONDE ESTAVA PAULA, SUBIU NELA, E COMEÇOU A DESCASCAR UNS IMPROPÉRIOS NA CANTORA DO KID ABELHA, POR ELA SER POP, POR TER LARGADO O HERBERT VIANNA ETC E TALZ. VALE LEMBRAR QUE O ESTADO NATURAL DE CAJU ERA BEBADO/MUCHO LOCO.

DE OUTRA FEITA, TAVA SAINDO DE UM SHOW NO PARQUE LAGE (NAO LEMBRO QUAL) E PRECISAVA DE UMA CARONA PRO BAIXO. CAJU TAVA DE FUSQUINHA E OFERECEU. NAO SEI QUANTAS PESSOAS COUBERAM NO PEQUENO AUTOMOVEL, MAS TODO MUNDO SE ENFIOU NO CARRO, E LÁ FOMOS NÓS (GERALMENTE, A BEBEL GILBERTO FAZIA PARTE DA ENTOURAGE DO CAJU, QUE NAO ANDAVA COM A GALERA DO BARÃO). OUTRA NOITE MEMORÁVEL FOI NO BARAO COM JOANA (CLUBE DE IPANEMA QUE MUDA DE NOME TODO ANO E AINDA ESTÁ LÁ NA MESMA ESQUINA), ACHO QUE ERA NOITE DE UM DISCO DA MARINA OU ALGO ASSIM. CAJU, PRA LA DE BAGDÁ, COMO SEMPRE, FICAVA NA PORTA DO BANHEIRO NOS ASSEDIANDO DE FORMA HILÁRIA.

 DEPOIS DISSO, ME LEMBRO DE UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO NA CASA DOS PAIS DELE, UM MEGA APARTAMENTO EM IPANEMA, DE FRENTE PARA O COUNTRY. FOI NA MESMA NOITE EM QUE A DANCETERIA MAMAO COM AÇUCAR FOI INAUGURADA. NAO ME RECORDO QUAL ERA O SHOW, SÓ QUE ERA BOM E, POR ISSO, NAO FIQUEI MUITO TEMPO NA FESTA DO CAJU, PQ PARTIU UMA CABEÇADA PARA A LAGOA. NO ENTANTO, LEMBRO-ME BEM DE UM DETALHE: EM MEIO AOS MALUCOS DE SEMPRE (GALERA DE BANDAS, ZECA NEVES ETC), ESTAVAM UMAS MOÇAS GOSTOSAS QUE ABORDAVAM A TODOS, PUXANDO CONVERSA. FUI SABER DEPOIS, QUE ERAM PUTAS DE LUXO CONTRATADAS PELO PAI DELE, QUE ESTAVAM A DISPOSIÇÃO DOS CONVIVAS. PERDI A CHANCE, PQ SAI FORA CEDO. MAS NAO SEM ANTES TER SIDO ASSEDIADO.

MEUS ULTIMOS ENCONTROS COM CAJU FORAM NA TARDE DA EXCELENTE APRESENTAÇÃO QUE ELE FEZ NA GRAVAÇÃO DO PROGRAMA MIXTO QUENTE (DO QUAL EU FUI ROTEIRISTA E AJUDAVA A ESCOLHER AS BANDAS, JUNTO COM JODELE LARCHER), NA PRAIA DO PEPINO.  E, JA COM ELE VISIVELMENTE DOENTE, NOS CORREDORES DA GLOBO, ONDE ELE FOI DIVULGAR O CLIPE DE 'IDEOLOGIA', DIRIGIDO POR ANA ARANTES (NESSA ÉPOCA, ERA EU QUEM ESCREVIA AS 'CABEÇAS', TEXTOS DE APRESENTAÇÃO DOS CLIPES, LIDOS POR ATORES) PARA O FANTÁSTICO. FOI NOSSA ULTIMA CONVERSA DIRETA. A ULTIMA VEZ QUE O VI, FOI NAQUELE MEMORAVEL SHOW DE DESPEDIDA NO CANECÃO. CHOREI A BEÇA NESTA NOITE...


NA CIDADE

JULIANAS:

casas & shows: Circo Voador 08 – Mart´nália / Matheus VK 14 - Damas de Ferro / Biltre / Orquestra Voadora - Participação: Nicolas Krassik  15 - Matanza Fest: Cabeça / D.F.C. / Inocentes 21 e 22 – Jorge Ben Jor  23 - The Maine (EUA)  28 – Forró de Santa: Moyseis Marques / Trio Dona Zefa / DJ Sérgio Feijó 29 - Oshun (EUA) / Tássia Reis / DJ Tamy  Fundição Progresso 07 - WebFestValda: Pitty / Maneva / Kapitu + 10 bandas  08 - WebFestValda: Monobloco – Participação: Fernanda Abreu / Onze:20 + 10 bandas 14 e 15 – O Rappa  22 – Arraiá da Fundição: Zeca Baleiro / Forroçacana / Baia

Teatro Rival 07 - Festa Vinilzinho: DJ Joca Vidal / DJ David Ferreira / DJ Brant 07 – Renato & Seus Blue Caps 08 – Siba 12 – Rival Rebolado 13 – Rosa Maria Colyn – Participação: Jefferson Gonçalves  14 e 15 – Flávio Venturini 18 – Maria Claudia  19 – Selma Costa – Participação: Agnaldo Timóteo  20 – Nico Rezende Canta Chet Baker  21 – Edu Falaschi 22 – Rivalzinho: Festa Back to Bahia 27 – Adriana  28 – Alaíde Costa & Áurea Martins: Homenagem a Elizeth Cardoso 29 – Mira Callado

Vivo Rio 07 – Jorge Aragão 08 – Zé Ramalho 21 – Julieta Venegas Teatro Riachuelo 18 - Paulinha Moska: Voz & Violão Teatro Odisseia 07 – Finis Africae: 30 Anos (20h – R$ 30)

Theatro Municipal 19 - Prêmio da Música Brasileira: Ney Matogrosso - Participação: Karol Conka, Ivete Sangalo, Pedro Luis, Lenine, Baianasystem, Egberto Gismonti 23 - Orquestra Ouro Preto: Tributo aos Beatles 

Audio Rebel 07 - BacaFest: Setor Bronx / Hell, OH! (19h – R$ 15) 08 - BacaFest: The Dead Suns / The Love Joy (19h – R$ 15) 09 - Homenagem a John Coltrane (Idriss Boudrioua, Alex Rocha, Cliff Korman, Roberto Rutigliano, Didac Thiago) (19h – R$ 25) 11 - Yuval Ben Lior Jazz Band (20h – R$ 20) 12 – Mari Blue (20h – R$ 25) 13 - XEPA/NATA: Nitú / Ana Frango Elétrico / Os Dentes / Exército de Bebês / Crusader de Deus (20h – R$ 20) 14 - Laura & Luísa: Tributo a Edu Lobo - Participação: Doralyce (20h – R$ 20) 25 - Homenagem a Miles Davis (Jessé Sadoc, Marcelo Magalhães Pinto, Jefferson Lescovich, Roberto Rutigliano) (19h – R$ 30)

Vizinha 123 (Botafogo) 08 – Festa Que Se Folk 12 - Coletivo JUNTOS!: Júlia Guimarães / Mariana Guedes / Marina Vilaça / Sílvia Tardin Saloon 79 (Botafogo) 14 - Blind Horse / The Last Whale / Santo Junkie (21h – R$ 20 até 23:00, 25 após) 16 - The Unknowns / Mallet / Mostarda Preta / RedZero / Muwe / Amsterdan / Deoutono / DZ9 (18h – R$ 10 até 19:30, 15 após)

Solar de Botafogo 06 e 13 – Luis Carlinhos Canta Bob Marley 07 – Bedai 08 – Os Fourasteiros 15 – Wem 16 – Mussa

Estúdio Fórum (Botafogo) 07 – Bagá / Grave (19h – contribuição voluntária) 16 – Contratake (19h – grátis) 23 – Titanossauros – Tributo ao Titãs (19h – grátis) Estúdio Hanói (Botafogo) 07 - Festival de Olho na Cena: Victorine / Sétima Era / Embriagose / Amplifica (17h30 – R$ 10 antecipado, 15 na hora) 29 - Festival de Olho na Cena: Nu Corre / Rótulo Social (18h – R$ 10 antecipado, 15 na hora)

Etnohaus (Botafogo) 09 - Andreia Mota - Participação: Doralyce, Natasha Llerena, Luiz Nascimento, Tyaro Maia (19h – R$ 20) 16 – Pé de Amora (19h – R$ 20) 25 - Arthur Nogueira (19h – R$ 20) Espaço Furnas Cultural (Botafogo) grátis – 20h 08 e 09 - Arranco de Varsóvia  22 e 23 - Serjão Loroza Brass Band 

Espaço Sérgio Porto (Humaitá) 13 - Gustavo Macacko - Participação: Big Joe Manfra, Caesar Barbosa (20h – R$ 40) 14 - Carlos Sales (20h – R$ 40) 20 – Clangendum (20h – R$ 40) 21 – Laura Lavieri (20h – R$ 40) 27 – CEP 20.000 (20h – R$ 5) 28 – Tatiana Dauster (21h – R$ 40)

Theatro Net Rio 10 – Sarau da Leda Nagle: Angela Ro Rô & Leny Andrade 17 – Sarau da Leda Nagle: Leila Pinheiro 19 – Márcio Gomes 25 – Agnaldo Timóteo

Beco das Garrafas (Copacabana) 07 – Bottle´s Bar: Joyce Cândido Canta Elis Regina (22h – R$ 40) 08 – Bottle´s Bar: Hector Costita & Joseval Paes (21h – R$ 40) 11 – Bottle´s Bar: A Coisa Toda / Folks (19h – R$ 20) 19 – Bottle´s Bar: Laura Finocchiaro (21h30 – R$ 40) Teatro Glaucio Gill (Copacabana) 27 – Baculeju da Sandra de Sá (19h – R$ 20)

Sala Baden Powell (Copacabana) 08 - João Donato Convida Angela Ro Ro (21h – R$ 50) 15 - João Donato Convida Fernanda Abreu (21h – R$ 50) 19 - A Música da Amazônia: Lia Sophia & Silvan Galvão – Participação: Carimbloco (20h – R$ 40) 25 - Nelson Sargento - Participação: João Donato (20h – R$ 40)

Casa de Cultura Laura Alvim 05, 12, 19 e 26 – DJ Doni (19h – grátis) 11 – Laura Rizzotto (20h – R$ 40) Teatro Ipanema 07 – Tibério Azul (20h30 – R$ 40) 13 - Qinho - Participação: Marina Lima (20h30 – R$ 40) 14 - Brunno Monteiro / Taranta (21h – R$ 20) 20 – Lica Tito / Donatinho (20h – R$ 20) 21 – Isca de Polícia (20h30 – R$ 40)

Metropolitan 08 – Maria Bethânia 14 – Simone & Silmarillion 15 - Festival Flow Brasil: Costa Gold / Cacife Clandestino / Haikaiss / 3030 21 e 22 – Roupa Nova Teatro Bradesco 21 - Wilson Simoninha & Jair Oliveira & Léo Maia: Os Filhos dos Caras  27 – Os Arrais

Teatro da UFF (Niterói) 08 - Festival Tudo Blues: Flávio Guimarães & Álamo Leal (20h – R$ 50) 09 - Festival Tudo Blues: Taryn (20h – R$ 50) 20 a 23 - MPB - A Era dos Festivais: Soraya Ravenle & Edu Krieger & Marcelo Caldi (20h – R$ 50) Teatro Municipal de Niterói 12 – Pedro Ivo (19h – R$ 30) 13 - Marcos Nimrichter (19h – R$ 40) 21 e 22 – Isabella Taviani (20h – R$ 80) 26 - Quinteto Lorenzo Fernandez (19h – R$ 20) 29 – Nico Rezende Canta Chet Baker (20h – R$ 60) Teatro Oscar Niemeyer (Niterói) 07 - Festival Cultura Viva Comunitária: Slam das Minas / João Donato - Participação: Doralyce & Flávio Renegado / Baile do Cuca: MC Galo / MCs Júnior & Leonardo (19h - grátis)

Imperator 07 – Paulo Ricardo: Voz & Teclado 08 – Richie Kotzen (EUA) 09 – Dobrando a Carioca (Zé Renato & Jards Macalé & Moacyr Luz & Guinga) 13 – Festival Rio Novo Rock: Medulla / The Baggios / Posada & O Clã  18 – Jazz Pras Sete: Michel Nirenberg Quarteto 19 – Wanderley Cardoso 26 – Byafra: 35 Anos de Sucesso 27 – Trio Nordestino / Terreirada Cearense 29 – Forró Lánalaje: Trio Mussambê

Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna) 07 – Arraiá: Trio Forrozeiro (18h – grátis) 08 – Arraiá (17h – grátis) 09 – Arraiá: Multibloco Junino (17h – grátis) 14 - Festival Estação Rock: Pumpkinhead / Filtro Vermelho / Diabo Verde (18h – R$ 4) 15 - Festival Estação Rock: Paraselene / Simulacro / Intrépida / Verbara / Drenna (16h30 – R$ 4) 16 - Festival Estação Rock: The Mountain Season / Lyria / We Are The Revenge / Reckoning Hour (16h30 – R$ 4) Lona Carlos Zéfiro (Anchieta) 08 - Rec Music Festival: Banda Casa Praiana / La Praça / Brisa Nova / Mayara Fortiori (19h – R$ 15) 09 - Rec Music Festival: Mercúrio Móvel / Comunidade Zen / Ayahuasca Banda / Good Trip (19h – R$ 15) Lona Terra (Guadalupe) 09 - Arraiá do Cara de Porco: Os 138 / Quadrilha Neolatina / 8mm / Hacrópole (15h – R$ 20) Arena Dicró (Penha) 08 - Festival Rock no Parque: LaVille / Sound Bullet / Explorers (17h – R$ 10) Lona João Bosco (Vista Alegre) 08 – Agnaldo Timóteo (18h – R$ 40) Lona Elza Osborne (Campo Grande) 14 – Danilo Caymmi (21h – R$ 30) 21 - Sandra de Sá (21h – R$ 30)

Estúdio GH (Jacarepaguá) 08 - Setor Bronx / Ygor Von Hans (18h - R$ 10 + 1 litro leite) 15 - Klinsh (18h - R$ 10 + 1 kg alimento não perecível) 21 - Festa Mexicana Arriba Cabrón: Homobono / Diplomatas (20h - R$ 10 antecipado, 15 na hora) 23 - Severino on Sexy Boots (18h - R$ 10) Planet Music (Cascadura) 07 - Grativol / Sábado / Super Ego / Na Panela (18h – R$ 10) 09 - Strike / Plano B / Staka / Insidia / Minerva / Fighting Stick (16h – R$ 25 1º lote, 35 2º lote, 45 na hora) 21 - Toxic Fest: Nove Zero Nove / Diabo Verde / La Ville / BTRX (SP) (20h – R$ 15 antecipado, 20 na hora) 22 – Circus (16h – R$ )

Centro de Referência da Música Carioca (Tijuca) 07 - Lisbela / Rodrigo Miguez (19h – R$ 20) 08 – Tarde de Rock: Pedro Gama / Verbara (15h – R$ 1) 08 – LummeN (19h30 – R$ 30) 12 e 13 - Festival Levada: Curumin (SP) (20h – R$ 20) 14 – Magujam (19h30 – R$ 20) 15 – Tarde de Rock: Bala N'Agulha / 15 Dias (15h – R$ 1) 15 – Luis Zamith (19h30 – R$ 30) 19 e 20 - Festival Levada: Letícia Novaes (20h – R$ 20) 21 – Canto Cego (19h30 – R$ 20) 22 – Tarde de Rock: BTRX / Pomar (15h – R$ 1) 22 – Tempus Fugit (19h30 – R$ 30) 26 e 27 - Festival Levada: Juliana Sinimbú (20h – R$ 20) 28 – Newsonic (19h30 – R$ 20) 29 – Tarde de Rock: Intrépida / Vital (15h –R$ 1) 29 - Chronus (19h30 – R$ 30)

Teatro Ziembinski (Tijuca) 08, 15, 22 e 29 - Dorina (19h30 – R$ 30) 14 – Festival CCMP 5: Vitral / Chronus (19h – R$ 40) Clube Municipal (Tijuca) 07 - Benito Di Paula (20h - R$ 60) 22 - Bebeto (20h - R$ 60)

Quintas no BNDES 19h – grátis 06 - Duo Fabiana Cozza e Marcel Powell: Homenagem a Baden Powell 13 - Chico Salles: Homenagem a Sérgio Sampaio 20 - Rodrigo Carvalho 27 - Leny Andrade & Quarteto do Rio: Tom Jobim – 90 Anos

Marina da Glória 14 - Festival de Inverno - Rock Brasil 35 Anos: Planet Hemp / Black Alien / Gabriel O Pensador / Filipe Ret  15 - Festival de Inverno Rio - Rock Brasil 35 Anos: Frejat / Paula Toller / Humberto Gessinger / Blitz / Plebe Rude  16 - Festival de Inverno - Sertanejo in Rio: Henrique & Juliano / Maiara & Maraisa

Maison de France (Centro) 24 – Bonde Carioca (19h – grátis) 27 – Quintas da Maison – Ateliê Sonoro: Siri (19h – grátis) Museu de Arte do Rio 28 - MAR de Música: Carne Doce (18h – R$ 10)

Motim (Centro) 07 - Gorduratrans / Cássio Figueiredo (18h – R$ 10) 09 - II ROAR Festival Beneficente: Kravo / Belicosa / Neon Dharmas (15h – R$ 10) 13 - MonoClub (SP) / Felipe Neiva / MOS (18h – R$ 10) 22 - Parte Cinza / Espinoza (18h – R$ 15) Escritório (Centro) 07 - Bartolo - Participação: Paulinho Bicolor / Sobre a Máquina (22h – R$ 10) 14 - Amarelo Manga / Milocovik (SP) / Oto Gris (SP) Galpão Gamboa  22 - Não Recomendados - Participação: Rico Dalasam / Festa V de Viadão

La Esquina (Lapa) 07 - Playmobille (20h – R$ 25 1° lote, 35 na hora) 13 - Festival Rock Season: Stereophant / Na Panela (18h - 15 antecipado, 20 lista amiga, 25 na hora) 20 - Festival Rock Season: Simulacro / Phone Trio (18h - 15 antecipado, 20 lista amiga, 25 na hora) 27 - Festival Rock Season: Nove Zero Nove / Venice (18h - 15 antecipado, 20 lista amiga, 25 na hora) 30 - Doom Nation Fest: Belzebong (POL) / Ruínas de Sade / Baphomaster (18h – R$ 40) Ganjah (Lapa) 07 - Mantuano Trio  11 - Udi Fagundes  29 – Morcego / Juye / Delacruz  Coletivo Machina (Lapa) 14 - Hardcore Night Fever: Os Estudantes / Zero Zero (ES) (22h - R$ 10)

Pub Panqs (Tijuca) 07 - Festival de Jazz: Bruno Lara Quarteto / Quarteto Livre Arbítrio  08 - Festival de Jazz: João Braga Trio / Quarteto Livre Arbítrio  18 – Jazz do Dom

O Pecado Mora Ao Lado (Praça da Bandeira) 07 - Maurício Sahady / Pedro Strasser / Pedro Leão (23h – R$ 15) 13 - Festival Kings of Stoner Age: Stone House on Fire / Kahbra / Baphomaster (20h – R$ 15) 14 -  Só Gangsters / Pé D'Orelha (19h – R$ 15) 15 - Deia Cassali / Supersonido / Teto Alto (21h – R$ 20) 16 - Sugar Kane / Stereophant / Ostra Brains (18h – R$ 20 nome no evento, 30 sem)

Casa de Baco (Lapa) 05, 12, 19 e 26 – Hermenegildo 59 Jazz (22h – R$ 10) 06 - Zéu Britto - Participação: Mariana Volker (21h – R$ 50) 07, 14, 21 e 28 – Decco Torres (22h – R$ 40) 13 – Zéu Britto – Participação: Inez Viana (21h – R$ 50) 20 – Zéu Britto – Participação: Ícaro Silva (21h – R$ 50) 27 – Zéu Britto – Participação: Baia (21h – R$ 50)

FM Hall (Centro) 19 – Roberta Campos (19h – grátis) Centro Cultural da Justiça Federal (Centro) 11 - Trio Samba, Bossa e Breque (19h – R$ 40) 25 – Grupo Regional Segura o Dedo: Tributo a Luperce Miranda (19h – R$ 30)

Circuito SESI 07 - Jacarepaguá: Liniker & Os Caramelows 12 - Centro: Liniker & Os Caramelows 13 – Centro: Trio Júlio 14 – Jacarepaguá: Gabriel Moura  15 – Centro: Paula Lima 21 – Centro: Gabriel Moura 22 – Duque de Caxias: Gabriel Moura Circuito SESC  07 – Engenho de Dentro: Forró do Kiko 15 – Madureira: Forró do Kiko 16 – São João de Meriti: Forró do Kiko 18 – Copacabana: Júlia Vargas – Participação: Chico Chico & Rodrigo Garcia (20h30 – R$ 20) 21 – Tijuca: Júlia Vargas (20h – R$ 20) 22 – Ramos: Júlia Vargas (17h – R$ 20) 29 - Nova Iguaçu: Forró do Kiko

mixx: 07 - Arraiá da Mauro: Trio Mussambê – Praça Compositor Mauro Duarte / Botafogo (18h – grátis) 07 - Logän & Braga: Dom (versus) Pedro – Olho da Rua / Botafogo (19h30 – R$ 20 lista amiga, 30 sem) 07 - Ilhapalooza: The Unknowns / Holandês Voador / Fylipe Fontes – Isla Pub / Ilha do Governador (21h – R$ 10 2º lote, 15 até 22:30, 20 após) 07 - Paula Gastaldi / Marco Kofman / María Chaumet – Peña Cultural / Laranjeiras (21h – R$ 20) 07 - Fernando Leitzke & Candombaile - Participação: Bebê Kramer – Clube do Fluminense (21h30 – R$ 25) 07 – Afrojazz – Éden / Saúde (23h – R$ 15 até 00:00, 10 após) 08 - Tempo Veg 2: Anaterra Oliveira / Samantha Jones / Alan Bernardes – Tempo Glauber / Botafogo (13h – R$ 2) 08 - Podreira Rock Festival: Synergia / Dië Folië / Staka / Seu Miranda / Rastro Dalma / Big Cheese / Black Force / L.O.K.O. / Gato de Louça / Repressor / Punching Namard / Avante / Estado Livre / Glasswalker / Punkthurm / Silence Falls / Sweet Sugar / Pessoas Como Nós / Black Bella / Apple Black – Clube Trindade / São Gonçalo (13h – R$ 10 antecipado, 20 na hora) 08 - Arraiá da ESDI – Cinelândia (14h – grátis) 08 - X Arraiá do Bem: Dorina / Marimelo / Lucia Menezes / Rachel Moraes / Chico Salles / Geraldo Amaral / Geraldo Júnior / Conterrâneos / Trio Samburá / Multibloco / GEBAV – ISAI / Laranjeiras (15h – R$ 20 antecipado, 30 na hora) 08 - Canto Cego / Solifvgae / Nuclei – Casinha / Campo Grande (18h – R$ 10) 08 - Arraiá da Mauro: Forró de Rabeca – Praça Compositor Mauro Duarte / Botafogo (18h – grátis) 08 - Guaporés / João Azevedo / Carimã Trio – Casa Aberta / Rocha (18h30 – grátis) 08 - 9° Rock Motor - 18 Anos de Veneno: The Zacatto / Titania / Apotherock – Moto Clube Veneno da Cobra / Duque de Caxias (20h – grátis) 08 - Plutão Já Foi Planeta / Varney – Clube dos Democráticos / Lapa (20h – R$ 50) 08 - Arraiá Bateria Cabulosa do Bloco Estratégia & Transantosa Bateria do Agytoê – Quadra do Fala Meu Louro / Santo Cristo (22h – R$ 5 antecipado, 10 na hora) 08 - IZA / Lexa – Pipper / Saúde (23h30 – R$ 40 até 01:00, 50 1º lote, 60 2º lote, 80 na hora - 80 vip antecipado, 100 na hora) 09 – Batalha do Conhecimento – Escadaria do Selarón / Lapa (14h – grátis) 09 - Bloco do S: DJ Rodrigo S / DJ Nepal / DJ Pino Henrique Pedra / DJ Zedoroque – Quiosque Abençoado / Leme (15h – grátis) 09 - Cemitério / Apokalyptic Raids / Whipstriker / Lápide – Mackenzie / Méier (16h – R$ 25) 09 - Hector Costita & Joseval Paes – Bar dos Descasados / Santa Teresa (16h – grátis) 09 - Arraiá da Mauro: Luiz Gigante – Praça Compositor Mauro Duarte - Botafogo (18h – grátis) 09 - Barão Vermelho / Bloody Mary & The Munsters – Praia de São Francisco / Niterói (18h – grátis) 09 - Lithos Rock Fest: Ladrão / Reverb / Purano – Calabouço / Vila Isabel (19h – R$ 10) 09 - Aniversário de 258 Anos da Tijuca: Erasmo Carlos – Praça Saens Peña (21h – grátis) 13 – Rio na Rua: Bianca Chami – Praça Santos Dumont / Gávea (20h30 – grátis) 13 – Relógio de Dalí – TribOz / Lapa (21h – R$ ) 15 - Arraiá de Todos os Santos: Trio Flor de Manacá / Vulcão Erupçado / Geraldo Júnior / Multibloco - Praça Paris / Glória (grátis - entre 10h e 22h) 15 - Mobile Drink / Ladrão / Na Panela – MD / Higienópolis (18h – R$ 7) 15 - Anjos da Sombra / Punkthurm / Dive – Motor N´Beer / São Gonçalo (18h – grátis) 15 – Diabo Verde / AtitudeXtrema – Galpão 666 / Ilha do Governador (19h – R$ 15) 15 - Morro de Rock: Lâmina Furta-Cor / Pornograma / Café com Michael Douglas – Nell´Som Bar / Duque de Caxias (20h – grátis) 15 – Bloco Fogo & Paixão - Terraço do Boulevard Rio Shopping / Vila Isabel (20h – R$ 10) 15 - Cara de Porco / Barriga De Cadela / Mau Presságio / Banda Deftrês – Toca do Rock / Jacarepaguá (21h – R$ ) 15 – Os Pardais – Estúdio Floresta / Cosme Velho (21h – R$ 20) 15 - Yolo Love Party: Rincon Sapiência / Leo Justi / DJ Tamy – Clube 4 Linhas / Bento Ribeiro (22h – R$ 25 1º lote, 35 2º lote, 40 na hora) 15 - Festa Batidão Tropical – Soma Hub / Duque de Caxias (22h – grátis) 16 - Tribunal Insano / Big Cheese / Pessoas Como Nós / Classe Baixa – Rock Beer Pub / São Gonçalo (14h – grátis) 16 – Arraiá do Carimbloco – Ruínas / Praça Tiradentes (16h – R$ 5 antecipado, 10 na hora) 16 – Ventre  - Polo Norte / Vila Isabel (19h – R$ ) 20 - Charles Bronson Rio - Participação: Fabiano Carelli – Jack Daniel´s Rock Bar / Lagoa (20h – grátis) 21 - Diplomatas / Homobono – Auto Pub / Jacarepaguá (20h – R$ ) 22 - Rap na Reta + 4P – Espaço Área / Pavuna (18h – R$ 5 lista, 10 sem) 22 - Inomina / Hawaii Carioca – Big Art Tattoo Club / Campo Grande (19h – R$ 7) 22 - Festival Realmente Som 8: Samsara Gautama / Anjos da Sombra / Yamã / Luciana Flores / Andreia Santiago / Taís Feijão / Mariana Badan – Casarão Floresta (21h – R$ 15 com instrumento até 23:00, 25 normal) 22 - Resgate Rock Festival: Darvin / Starven / Seu Miranda / Triunfe / Rastro da Lama – Bar do Blues / São Gonçalo (22h – R$ 20 antecipado) 27 - Bloco do S - Participação: KL Jay – Fosfobox / Copacabana (23h - grátis lista até 00:00, R$ 20 lista até 01:00, 30 lista após, 40 sem lista) 28 - Fungus & Bactérias / A1000 – Caxanga Games / São Gonçalo (19h – grátis) 28 - Rock in Meriti: Absurto / Cheiro de Rock / Antares – CIEP 169 / São João de Meriti (19h – R$ ) 28 - Reggae Jota / Dellacorde – Auto Pub / Jacarepaguá (20h – R$ 10 até 23:00, 15 após) 28 - Bregarraiá do Bloco Fogo & Paixão – Feira de São Cristóvão (22h – R$ 5) 29 - Rock in Meriti: Base 1 / Santuário / Cilindrada / Vírus / Draivos / Anonimoss – CIEP 169 / São João de Meriti (16h – R$ ) 29 - Festival Imaginário: Carne Doce / Facção Caipira / Hell, Oh! / Teto Alto – Espaço Convés / Niterói (21h – R$ 15 nome no evento, 20 sem)

PROGRAMAÇÃO BLUE NOTE JAZZ CLUB RIO (ONDE ERA A MIRANDA, NO COMPLEXO LAGOON, NA LAGOA, LADO LEBLON): Agosto 30/08 - Quarta-feira 20:00 Jaques Morelenbaum convida   Setembro   06/09 - Quarta-feira 20:00 Jaques Morelenbaum convida   07/09 - Quinta-feira 20:00 Maceo Parker 22:30 Maceo Parker   08/09 – Sexta-feira 21:00 Maceo Parker 23:30 Maceo Parker   09/09 – Sábado 21:00 Sergio Mendes 23:30 Sergio Mendes   10/09 – Domingo 20:00 Sergio Mendes 22:30 Sergio Mendes   13/09 - Quarta-feira 20:00 Jaques Morelenbaum convida   16/09 – Sábado 21:00 Baby do Brasil 23:30 Baby do Brasil   17/09 – Domingo 20:00 Baby do Brasil 22:30 Baby do Brasil   20/09 - Quarta-feira   20:00 Jaques Morelenbaum convida   27/09 - Quarta-feira 20:00 Anne Paceo 28/09 Quinta-feira   20:00 Orquestra Atlântica 22:30 Orquestra Atlântica    Outubro   04/10 - Quarta-feira 20:00 Ala.Ni 05/10 – Quinta-feira 20:00 Chris Botti 22:30 Chris Botti  06/10 – Sexta-feira 21:00 Chris Botti 23:30 Chris Botti    07/10 – Sábado 21:00 Chris Botti 23:30 Chris Botti    08/10 – Domingo  20:00 Chris Botti 22:30 Chris Botti  11/10 - Quarta-feira 20:00 Teresa Salgueiro 22:30 Teresa Salgueiro    12/10 – Quinta-feira 20:00 Teresa Salgueiro 22:30 Teresa Salgueiro    20/10 – Sexta-feira 21:00 Chick Corea & Steve Gadd Band 23:30 Chick Corea & Steve Gadd Band   Novembro 02/11 Quinta-feira 20:00 Spyro Gyra 22:30 Spyro Gyra   03/11 Sexta-feira 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   04/11 Sábado 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   15/11 Quarta-feira 20:00 Laura Perrudin   16/11 Quinta-feira 20:00 Didier Lockwood Trio 22:30 Didier Lockwood Trio

Projeto Espaço Sideral: CCBB/Rio.  ​Serão dois encontros por mês, até outubro deste ano. ​O primeiro acontece no dia em julho e falará de Tecnologia e Autonomia (dias 13 e 14)​. O Digitaldubs fará um pocket show no dia 14. A entrada é gratuita. Neste primeiro encontro (dias 13 e 14​ de julho​) teremos : 13/07 (quinta-feira) 13h-14:30h: OFICINA 1 – Instalações Interativas – com  Igor Abreu 16h-17:30h: OFICINA 2 – Eletrônica Artística Sonora –  com André Anastácio 18:30h-20:30h: Debate Cinema e Mídias Livres – Christian Caselli (Mostra do Filme Livre), Heraldo HB (Cineclube Mate com Angu) e José Alsanne (Canal Plá) falam sobre tecnologias digitais na produção e na democratização do acesso ao audiovisual independente. 14/07 (sexta-feira)   17:30h - Masterclass: Música e tecnologia Masterclass Digital Dubs e MV Bill sobre a tecnologia na música mundial e a influência da Cultura Sound System na história com Digital​d​ubs. 19:30: Pocket Show: Digitaldubs 

ULTRA BRASIL ANUNCIA A PHASE 1 DE SEU LINEUP PARA A EDIÇÃO 2017: ADAM BEYER, ALESSO, ARMIN VAN BUUREN, DAVID GUETTA, JAMIE JONES, JOSEPH CAPRIATI, SASHA & JOHN DIGWEED e THE MARTINEZ BROTHERS SERÃO HEADLINERS FESTIVAL ACONTECE NOS DIAS 12, 13 E 14 DE OUTUBRO NO SAMBÓDROMO DO RIO

_______________________________________________________ MOSTRA DE CINEMA CELEBRA A ARTE DE DAVID BOWIE NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO   De clássicos cult a sucessos de público e crítica, serão exibidos mais de vinte filmes com participação do artista ícone da cultura pop   A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 11 a 30 de julho de 2017, a mostra de cinema O homem que caiu na terra. Ao longo de quase cinquenta anos na indústria do entretenimento, o britânico David Bowie conduziu seu trabalho de forma consistente e, sempre atento à diversidade e à quebra de paradigmas, deu origem a verdadeiras obras primas não só na música, mas também no cinema. A mostra leva 26 dessas obras cinematográficas ao público carioca a preços populares.

Luis Carlinhos canta Bob Marley tem show de lançamento no Rio nesta quinta-feira, dia 6 de julho, no Solar de Botafogo, as 21h. 

Circuito Estação NET de Cinema e Cinemateca do MAM apresentam: Exposição CINEMA EM CASA: Equipamentos do acervo da Cinemateca do MAM. A partir de 23 de fevereiro, no Estação NET Botafogo de 23 de fevereiro a 23 de agosto 2017 Horário de visitação: 14h às 22h Entrada franca

MOSTRA DE CINEMA COLOMBIANO TRAZ A CALIWOOD DE LUIS OSPINA PARA A CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO A programação reúne 34 filmes, sendo 29 realizados pelo cineasta, que participa da mostra em uma masterclass no dia 1º de julho Caliwood de Luis Ospina: Cinema colombiano de vanguarda, em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 27 de junho a 9 de julho de 2017. Com curadoria de Lúcia Ramos Monteiro, a mostra traz uma retrospectiva completa do realizador colombiano fundador do Grupo de Cali e expoente do cinema independente da Colômbia.

FESTIVAL DE INVERNO (MARINA DA GLÓRIA/RJ): 14 julho (sexta) 20H Black Alien Filipe Ret Gabriel O Pensador Planet Hemp DJs Diana Bouth, Flávia Xexeo, Nicole Nandes e Tamy   15 julho (sábado) 18H Blitz Frejat Humberto Gessinger Plebe Rude   16 julho (domingo) 16H Henrique e Juliano Maiara e Maraisa   CLASSIFICAÇÃO > 18 ANOS
JULIETA VENEGAS: a cantora e compositora mexicana, Julieta Venegas, chega ao Brasil para diversos shows: se apresenta no Vivo Rio, no dia 21 de julho, com sua nova turnê Parte Mía Tour 2017. Ela também vai passas por Curitiba (19/07, Teatro Positivo), São Paulo (22/07, Tom Brasil) e Porto Alegre (23/07, Auditório Araújo Vianna). 

A HISTÓRIA SEM FIM UM DOS FILMES MAIS CULTUADOS DOS ANOS 80, A FANTASIA ' A HISTÓRIA SEM FIM', ESTÁ DE VOLTA AOS CINEMAS, A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA, EM CÓPIAS RESTAURADAS. A PRODUÇÃO ALEMÃ, DIRIGIDA POR WOLFGANG PETERSON, EM 1984, MOSTRA BASTIAN, GAROTO QUE USA DE SUA FERTIL IMAGINAÇÃO PARA FUGIR DOS SEUS PROBLEMAS (PERDA DA MÃE, BULLYNG NA ESCOLA). UM DIA, AO DESCOBRIR UM ANTIGO LIVRO 'NEVERENDING STORY', ACABA ENTRANDO NELE, E VIVENDO AS AVENTURAS QUE ESTÃO EM SUAS PÁGINAS. LÁ, ELE VIRA O SALVADOR DE 'FANTASIA', MUNDO QUE ESTÁ SENDO DEROVADO PELO 'NADA'. * A PRINCIPIO, O FILME ESTARA EM CARTAZ APENAS NO CINESESC/SP, E, DEPOIS, IRA PARA OUTRAS CAPITAIS DO PAÍS


CINEMA AFRICANO: O Cine Joia (Copacabana/rj) realiza a 1º edição da Mostra do Cinema Africano. Com apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français serão exibidos até o dia 12 de julho sete filmes de países como África do Sul, Argélia, Marrocos, Congo, Argélia, Costa do Marfim e Senegal. Ingresso $8 (preço unico)

Três bandas vão celebrar o Dia Mundial do Rock, que marca os três anos do projeto Rio Novo Rock: The Baggios, Posada e o Clã e Medulla comemoram a data no Imperator (méier) Desde 2015 o Rio Novo Rock comemora o Dia Mundial do Rock, nomes como Autoramas, Beach Combers e Far from Alaska e Facção Caipira já passaram o 13 de julho no palco do Méier.

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers