Pular para o conteúdo principal

o som do som


Já comentei aqui com vcs algumas vzs, e acho que até ja falei disso no Rio Fanzine, sobre a péssima qualidade do som atualmente, por causa das compressões para tocadores de mp3 e pelo uso que a galerinha faz disso, ouvindo em caixas de som do pc e fones de ouvido, sem contar que alguns djs ainda tem a coragem de tocar cds com arquivos mp3 em suas festas, resultando em som lixo na pista (e ainda cobram entrada por isos, sequer compraram os discos). E, claro, ninguém reclama pq já estão acostumados com esse baixo padrão em casa.

A mais recente edição da "Rolling stone" americana traz uma materia comprovando que a própria industria fonográfica está nivelando por baixo a qualidade dos cds (que, por si só, já tem o som pior do que o dos vinis, perdendo nas frequências mais graves). Ou seja: as gravadoras estão equiparando, equalizando os cds em taxas mais baixas, para que, qndo estes forem ripados para mp3, não darem tanta diferença para o ouvinte atual, que já está acostumado com o som porcaria mesmo. Vale lembrar que o mp3 reduz em quase 80% o som real de um disco, cortando um monte de frequências e comprimindo canais, sumindo com detalhes e nuances do som, que, dizem, nosso ouvido não capta.

Não sou purista por nada, mas em termos de som sempre quero o melhor e não abro mão de uma boa aparelhagem (o que incui tbm caixas de som adequadas) para ouvir meus discos. Ainda mantenho pickup para vinil, com agulha profi e tudo, pq prezo a qualidade. Há uns dois meses toquei numa festa de rock e, antes, tava rolando um som em cd (cd áudio, não mp3) e qndo abri meu set com "People are strange" com Echo & the Bunnymen, num vinil que comprei há uns 20 anos em Londres, o som "abriu" geral! Impressionante a diferença. No teste da RS, o repórter comparou um disco em vinil original do Led Zeppelin, com uma versão em cd, e mais uma versão em cd lançada recentemente. Adivinhe qual tinha o melhor e o pior som? O vinil ganhou longe e o cd lançado mais recentemente (o de "remasters") perdeu dos cds anteriores. E aí?

*o aparelho da foto parece reunir o melhor dos dois mundos, amplificador valvulado com dock para ipod e um tocador de cd que deve ser bom...

Comentários

  1. é, saiu republicado na RS daqui tb... aliás, eu tinha um puta som de 6000 watts e o troquei por um basiquinho, philips, com usb - a forma que mais ouço som atualmente (pen-drive), álém de ipod... engraçado é que essa onda de mp3 fez agente mudar a forma de ouvir música e, ao menos pra mim, tanto o cd quanto o sonzaço já não são mais tão necessários...

    ResponderExcluir
  2. só pra constar: leia-se "a gente" não agente...rs

    ResponderExcluir
  3. poize, bobeda, tem varios fatores nessa equação. qndo eu era guri, morava num lugar maior e tinha um quarto so pro meu som, caixas grandes, amps e tudo o mais. qndo me juntei e chegou o baby tive q reduzir tudo e troquei meu som por um micro com cd e tal. na epoca, a diferença de som nem foi tanta (so lamento ter passado adiante meu par de caixas lando, q hj custam uma fortuna). mas qndo fui ouvir o siamese dream dos pumppkins no talo, o som do cd no micro nao segurou a onda, logo distorceu. me acostumei com o som menor, mas, mesmo achando legal a redução com o mp3, nao gosto do som. acabo ouvindo certos discos no meu ht (os do nine inch nails, p ex, que sao muito bem gravados). acho o maximo ter tudo no bolso, mas quando quero realmente ouvir um disco como se deve, prefiro no sonzão. é a maior diferença ouvir o arcade fire no mp3 e no cd, ligado no som (vc escuta ate os ecos das abobodas das igrejas onde elesd gravaram). vamos torcer para q a minituarização um dia traga de volta a qualidade. por enquanto, pelo menos eu uso fones de ouvido melhores do que os q vem com ipods e similares, q geralmente sao ruins, isso ja ajuda um pouco

    ResponderExcluir
  4. Não sou dos puristas que só ouvem LPs, mas realmente o som dos cds está um lixo e tudo isto vem da miniaturização dos players.

    Lembro do primeiro impacto sobre a qualidade sonora de um cd, quando comprei em 1995 um cd do Iron Butterfly remaster do álbum "In-a-gadda-da-vida".
    Tinha um vinil original brasileiro da década de 70 e quando comprei o cd e ouvi percebi que todo o peso dos graves tinham ido para o espaço!
    Era outro disco, era outra coisa, não era o Iron Butterfly!
    Dai por diante ficou muito perceptivo a queda da qualidade, principalmente em tempos de mp3.

    Já não dá para afirmar se é um mp3, com todas as limitações apartir da compactação, que esta tocando ou um cd.

    Sobre aparelhos então... viva a praticidade e tamanho menor para caber nos móveis e salas diminutas!

    Saudades do meu 3 X 1 da Phillips com um megaamplificador de meados dos anos 80...

    ResponderExcluir
  5. os do nin são excelentes em qualidade mesmo! por falar nisso, tom: hoje o reznor liberou um novo album pra download no site, deste vez completamente free (ao contrário do anterior, 'ghosts') - é o 'the slip', que está em http://www.nin.com/... acabei de baixar...

    ResponderExcluir
  6. os do nin eu compro todos em cd originais, nao so pela qualidade dos encartes, mas tbm do som. tenho o with teeth em super audio cd (que toca no meu dvd em 5.1) e acabei de comprar o yrzero rmx na tracks. acabei de receber o email do site avisando desse novo disco. valeu!

    ResponderExcluir
  7. Como nasci em 1980, acabei pegando o nascimento do cd e a condenação do vinil à morte. Em 2001, um amigo colocou um vinil para tocar na sala de casa e quando o baixo de "Dazed and Confused" saiu pelas caixas eu fiquei apavorado com a merda de cd que eu tinha em casa. Não dá pra ouvir Led Zeppelin em cd e muito menos em mp3.

    ResponderExcluir
  8. GRUPOS E ARTISTAS SOLIDOS COMO LED ZEPPELIN, NINE INCH NAILS, ARCADE FIRE, JACK WHITE E UNS POUCOS OUTROS, SABEM DAR VALOR AO SOM E GRAVAM SEUS DISCOS COM O MAXIMO DE QUALIDADE, PRA GENTE TER ESSE PRAZER AO OUVIR EM CASA, BEM DIFERENTE DOS ARTISTAS DE PRO TOOLS, COM DISCOS CHEIOS DE TRUQES,QUE TANTO FAZ CD OU MP3. O LED ZEPPELIN, EM ESPECIAL, FOI PIONEIRO NO USO DO ESTUDIO PARA CRIAR TRILHAS E TIMBRES SENSACIONAIS NOS DISCOS, SEM FALAR, OBVIAMENTE, DO PINK FLOYD.

    ResponderExcluir
  9. off: vejam no youtube "i have 3 ps3s", é uma parada bem hilaria

    ResponderExcluir
  10. outra boa do youtube:

    tarantino´s mind = selton mello e seu jorge discorrem sobre o codigo tarantino, o que ha em comum entre todos os filmes do maluquete.

    é incrivel como tudo da certo!
    sera que taranta ja viu?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY