Pages

Monday, June 25, 2012

WAKE UP! TIME TO DIE...


EU NÃO TINHA NEM 20 ANOS QNDO 'BLADE RUNNER' ESTREOU. COMO NAO HAVIA INTERNET, CHEGUEI AO FILME POR DUAS VIAS: ERA DO DIRETOR DE 'ALIEN' (E TINHA O HAN SOLO) E POR UMA BOA MATERIA DE CAPA DA REVISTA 'CINEMIN', REPLETA DE FOTOS E DETALHES. ENTÃO, NUMA TARDE VADIA, FUI AO IMENSO CINE RIAN, NA PRAIA DE COPA (ONDE HJ ESTÁ UM HOTEL GRINGO) E VI O FILME. DUAS VZS SEGUIDAS (DAS MAIS DE 20 QUE VERIA NA VIDA). NA PRIMEIRA, FIQUEI IMPACTADO. PELO VISUAL, PELA HISTORIA, POR TUDO. NAO CONHECIA PHILIP K. DICK. SAI DALI DIRETO PRA UMA LIVRARIA, ONDE COMPREI LOGO DOIS TITULOS EM EDIÇÕES PORTUGUESAS DO CARA, INCLUINDO 'VAZIO INFINITO' (QUE, ACHO, FOI A BASE PARA 'TOTAL RECALL') E O PROPRIO 'BLADE RUNNER'. QUE, APESAR DE SER UM CONTO, FOI LANÇADO COMO LIVRO A PARTE PARA CAPITALIZAR EM CIMA DO FILME, QUE JA ERA CULT NA EUROPA QNDO CHEGOU AQUI, MAS FRACASSOU NOS EUA.


NAO DA PARA EXPLICAR O IMPACTO QUE O FILME TEVE EM MIM E NA MINHA GERAÇÃO. INFLUENCIOU NA MODA (MUITA GENTE IA A FESTAS NEW WAVE COM O LOOK DA RACHEL, DA PRIS OU DO ROY), NA PUBLICIDADE, NA DESCOBERTA DA LITERATURA SCI-FI (E DO PRÓPRIO PHILIP K. DICK, QUE MORREU NO ANO DO LANÇAMENTO DO FILME), DO CINEMA NOIR... FEZ PARTE ATE DE UM 'MOVIMENTO' INVENTADO PELA FOLHA E CHAMADO DE 'NEON REALISMO'. ATÉ DANCETERIAS PAULISTANAS COPIAVAM O ESTILO EM SUAS DECORAÇÕES. IAMOS AO CINEMA TODA SEMANA, EM GRUPOS, ONDE QUER QUE ESTIVESSE PASSANDO, PARA VE-LO MAIS UMA VEZ (O VCR CASEIRO AINDA NAO ERA POPULAR); E QNDO SAIU EM VHS LA FORA, LOGO APARECEU UMA COPIA PIRATA COM A VERSAO AMERICANA, QUE TINHA CENAS DIFERENTES DA VERSAO MUNDIAL (EUROPEIA E A QUE PASSOU AQUI). TENHO ESSE VHS EM ALGUM LUGAR. ELE TEM UMA CENA A MAIS DA PERSEGUIÇÃO DE DECKARD A ZOHRA. E, HAVIA TBM A TRILHA ORIGINAL DE VANGELIS E A QUE FOI LANÇADA COMERCIALMENTE, DIFERENTES, PQ ROLOU TRETA ENTRE O GREGO E OS PRODUTORES E A DELE FICOU BANIDA UNS TEMPOS.


ALGUNS ANOS MAIS TARDE, FUI PELA PRIMEIRA VEZ A PARIS, E UMA SALA DE CINEMA NO LES HALLES EXIBIA 'BLADE RUNNER' ININTERRUPTAMENTE DESDE A ESTREIA (ENTAO, JA HAVIAM PASSADO CINCO ANOS!), E CONTINUOU DEPOIS EM SESSOES DE MEIA-NOITE POR 20 ANOS! ATE QUE CHEGOU A VERSAO DO DIRETOR, SEM AQUELA NARRAÇAO QUE IRRITOU O HARRISON FORD (E O FEZ FICAR COM ODIO DO FIlME) E AQUELE FINAL FELIZ 'NADAVE' QUE IRITOU RIDLEY SCOTT (COM CENAS TIRADAS DE SHOTS NAO USADOS POR KUBRICK EM 'O ILUMINADO'). PARA MIM, POUCO MUDOU. SÓ VI UM FILME DIFERENTE DE FATO QNDO SAIU A EDIÇÃO ESPECIAL EM DVD E BLU-RAY QNDO BR FEZ 25 ANOS, QUE, NO BD, TRAZ O CORTE ORIGINAL, EXIBIDO APENAS NA UCLA, COM CENAS E PARTES Q NAO ESTAO EM NENHUMA DAS VERSOES.


EM COMPARAÇÃO COM O CONTO ORIGINAL DE PHILIP K. DICK, LEMBRO QUE OS PERSONAGENS DO FILME SAO MAIS INTERESSANTES, SOBRETUDO OS ANDROIDES. NO TEXTO, DECKARD É UM TIRA MISERAVEL, QUE SO PENSA EM GANHAR DINHEIRO MATANDO REPLICANTES PARA COMPRAR UM ANIMAL ARTIFICIAL PARA A ESPOSA (DAI O TITULO ORIGINAL, 'DO ANDROIDS DREAM WITH ELECTRIC SHEEPS?'), QUE É UM SIMBOLO DE STATUS FORTE NAQUELE FUTURO DISTÓPICO; E O FINAL É MEGA DEPRE, NAO DANDO NENHUMA CHANCE PARA O ROMANCE. NESSE CASO, PREFIRO O FILME -- QUE ME FEZ TER A PERCEPÇÃO DE QUE TODOS TEMOS PRAZO DE VALIDADE, SÓ NAO SABEMOS QUANDO VAMOS EXPIRAR. QUE TEM TBM A CELEBRE FRASE DITA PELO ANDROIDE ROY BATTY ANTES DE MORRER, VCS SABEM QUAL...



*BR TBM TEVE VARIAS DE SUAS FALAS/FRASES SAMPLEADAS EM INUMERAS MUSICAS E INFLUENCIOU O NOME DA BANDA INGLESA TYRRELL CORPORATION E A NOSSA REPLICANTES =)
Monday, June 18, 2012

NO TUNEL DO TEMPO DOS 80S


NUNCA FIZ O TIPO SAUDOSISTA E EVITO TODO O TIPO DE REVIVAL E COISAS DO GENERO. MAS, POR CONTA DO SHOW DOS TITÃS TOCANDO SEU CLÁSSICO ÁLBUM 'CABEÇA DINOSSAURO', ACABEI INDO AO CIRCO PARA VE-LOS HA DOIS SABADOS. NÃO OS VIA DESDE ANTES DO PRIMEIRO ACUSTICO DA BANDA, HA MAIS DE UMA DECADA. E VALEU A PENA TER IDO AO SHOW, NEM QUE TENHA SIDO SÓ PARA CONSTATAR QUE, CABEÇA É REALMENTE O MELHOR DISCO DA BANDA. E UM DOS MELHORES DO ROCK BRASIL DOS 80S. TBM LEMBREI QUE, VI O PRIMEIRO SHOW DE LANÇAMENTO DO DISCO, NO PROJETO SP, EM 1986. FOI IMPACTANTE, O MOMENTO DE VIRADA DA BANDA. TODOS SAIRAM COMENTANDO (ALGO QUE QUASE NAO SE FAZ MAIS HJ EM DIA, ACABOU SHOW, CABOU). O DISCO NÃO TEM UMA SÓ MUSICA RUIM E REPRESENTA MUITO BEM TODAS AS CABEÇAS E ESTILOS DOS TITÃS ORIGINAIS (DA VANGUARDA DO ARNALDO AO PUNK DE BRITO PASSANDO PELO REGGAE DE NANDO E O NEW WAVE/POP E ROCK DO RESTO). A BANDA, APESAR DE APENAS COM QUATRO MEMBROS ORIGINAIS, AINDA MANDA BEM AO VIVO. E AS LETRAS DE CABEÇA (QUE, POR ALGUM TEMPO, FORAM MUITO COMPARADAS COM AS DO PRIMEIRO -- E UNICO -- DISCO DAS MERCENÁRIAS, INCLUSIVE POR MIM) AINDA BOTAM NO CHINELO A MAIORIA DA PRODUÇÃO DO ROCK NACIONAL ATUAL. O QUE FOI QUE ACONTECEU COM A NOVA GERAÇÃO?


NO EMBALO DESTE SHOW, ONDE REECONTREI VARIOS AMIGOS, ACABEI VOLTANDO A LAPA, UMA SEMANA DEPOIS, PARA VER A DOBRADINHA PARALAMAS/CAPITAL, NA FUNDIÇÃO. CONFESSO QUE FUI MAIS PELAS COMPANHIAS, E PQ MA BABE SE AMARRA EM PDS. ALEM DOS FORTES LAÇOS DE AMIZADES QUE TEMOS COM ELES. CONHEÇO OS PARALAMAS DESDE OS ENSAIOS NA CASA DE VOVÓ ONDINA, EM COPA, QNDO ELES AINDA NEM TINHAM NOME. O SHOW DO PDS, COM HERBERT AGORA SENTADO NA CADEIRA DE RODAS, CONTINUA O MESMO: UM DESFILAR DE HITS NON-STOP. INCRIVEL. ELES NAO PRECISAM FAZER MAIS NADA. ACHO QUE NAO PRECISAM PROVAR MAIS NADA PRA NINGUÉM; NESTA MESMA NOITE, PENSEI EM DAR UM ALO PARA OS RAPAZES DO CAPITAL, QUE TBM NAO VIA HA SECULOS -- PQ, QNDO IA A SP NOS 80S, SEMPRE FUI BEM RECEBIDO NA CASA DE FE LEMOS E DE SUA ESPOSA INES, E DINHO SEMPRE FOI CAMARADA. ACABEI NAO FALANDO COM ELES E VENDO SÓ O COMEÇO DO SHOW, JA QUE ENTRARAM APOS AS 2AM. NO PALCO, SE PORTAM MEIO COMO UMA BANDA DE ROCK AMERICANA, COM DINHO MANDANDO MUITAS FRASES FEITAS (USA MUITO 'TA LIGADO') E MUSICAS QUE DIFEREM UM POUCO DO ESTILO DO CAPITAL DO INICIO, COM CANÇÕES COM REFROES PEGAJOSOS, A MAIORIA DE AUTORIA DE ALVIN L.. NADA CONTRA O SHOW E A BANDA. MAS NÃO CURTO TANTO MAIS, EMBORA SEJAM SUPER PROFISSIONAIS. CONTUDO, ASSIM COMO PDS E RPM, O CAPIN CONTINUA GRAVANDO MATERIAL NOVO, EM VEZ DE APENAS LANÇAR ACUSTICOS APELATIVOS E COLETANEAS. ISSO JÁ CONTA MUITOS PONTOS A FAVOR...




Wednesday, June 13, 2012

DUAS FANTASIAS SOMBRIAS

DOIS FILMES DE TEMATICA FANTASTICA, UM JA EM CARTAZ E OUTRO POR ENTRAR, ME PROVOCARAM REAÇÕES ANTECIPADAS DE MEDO, JUSTAMENTE POR SEUS TEMAS: UM, ERA MAIS UMA VERSAO PARA O CONTO DE FADAS DE BRANCA DE NEVE (DEPOIS DAQUELE CARNAVALESCO DO TARSEM), COM CLIMA DE AVENTURA MEDIEVAL; OUTRO, O NOVO DE TIM BURTON APOS O HORRIVEL 'ALICE', CUJO TRAILER ME CAUSAVA ARREPIOS, NO MAU SENTIDO. CONTUDO, NO FIM DAS CONTAS, TANTO 'SNOW WHITE & THE HUNTSMAN' QUANTO 'DARK SHADOWS' NAO DOERAM.


BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR ME PEGOU PQ EU ANDO NUMA FASE MEDIEVAL, POR CONTA DE GAME OF THRONES. ALEM DO QUE, O FILME É MUITO BEM ACABADO (A GENTE VE ONDE ESTA O DINHEIRO), TEM UM CLIMA DE AVENTURA BACANA, E CHARLIZE THERON COMO RAINHA MÁ ESTÁ REALMENTE ASSUSTADORA (MUITO MAIS PRESENTE DO QUE EM PROMETHEUS). APOSTO QUE MUITAS CRIANCINHAS SAIRAM DA SALA COM MEDO DELA. O UNICO DEFEITO DESTE É QUE KRISTEN STEWART CONTINUA ATUANDO DO MESMO JEITO DE SEMPRE: SEM SAL, EMOÇÃO OU EXPRESSÃO. FICA DIFICIL TORCER POR ELA EM VEZ DE PELA MALIGNA RAVENA. DE RESTO, NAO HÁ DO QUE RECLAMAR. É CINEMA BEM FEITO.



O QUE OS DOIS FILMES TEM EM COMUM SAO OS FIGURINOS DESLUMBRANTES DE COLLEEN ATWOOD. ESTA, QUE JA TRABALHOU MUITAS VZS COM TIM BURTON, CRIOU EXCELENTES LOOKS PARA RAVENA. ASSIM COMO CRIOU PARA O VAMPIRO DE DEPP EM DARK SHADOWS. ESTE É ADAPTAÇÃO DE NOVELA/SERIE DE TV AMERICANA DA VIRADA DOS ANOS 1960 PARA 70. SIM, UMA NOVELA COM VAMPIROS QUE PASSAVA A TARDE NA TV! NAO SEI SE PASSOU AQUI, SÓ VI, MUITO DEPOIS, EM VHS. MAS O CLIMA ERA BOM, ASSUSTADOR. NO FILME, HA UM POUCO DEHUMOR, MAS NAO TANTO QUANTO INDICA O TRAILER. ELE NAO É UMA COMEDIA. MAS TBM NAO SE DECIDE ENTRE O TERROR, HUMOR NEGRO OU MELODRAMA GÓTICO.


O QUE PEGA MESMO É QUE SÃO PERSONAGENS DEMAIS PARA TEMPO DE MENOS, NUM ELENCO COMPOSTO, ALEM DE DEPP, POR EVA GREEN, MICHELLE PFEIFFER, CHLOE GRACE MORETZ, HELENA BONHAM CARTER  E OUTROS. DAVA PARA TER CORTADO ALGUNS PAPEIS, COMO O DE JOHNNY LEE MILLER, P EX. JÁ MORETZ PROMETE, MAS EH POUCO EXPLORADA. E COM TANTO A MOSTRAR/CONTAR, DS CONCLUI DE FORMA APRESSADA E USA DE MUITOS EFEITOS ESPECIAIS, ALGUNS DESNECESSARIOS. MAS FUNCIONA MAIS DO QUE EU ESPERAVA. E TEM ATE ALICE COOPER, COMO ELE MESMO, NUM 'HAPPENING' NA MANSAO DOS COLLINS. BURTON JA FOI BEM MELHOR NESSE TIPO DE FILME. MAS, AINDA ASSIM, O SEU TOQUE ESTÁ LÁ. PRINCIPALMENTE NA PRIMEIRA METADE...

Saturday, June 09, 2012

ROTAÇÕES POR SEGUNDO

Conheço o (talvez) único brasileiro que esteve no lendário primeiro show dos Beatles nos USA, no Shea Stadium (nyc), em meados dos 60s, João Luiz de Albuquerque (ainda por aqui, alive & kicking, bless you, fluminense doente), na época, correspondente da revista 'Manchete'. Quando soube disso, perguntei a ele, muito curioso: 'João, como foi?' Resposta: 'Não sei, só ouvi gritos'. Johnny Boy (como o chamo) me disse que, além do palco ser longe e pequeno, com som ruim, tudo o que se ouvia eram o gritos das fãs ecoando pelo estádio e nada mais. Pura histeria. Alguns anos depois de Johnny ter me contado isso, presenciei algo muito parecido, aqui: um show do RPM num maracanãzinho super lotado de fãs histéricas. Nao se ouvia nada do que Paulo Ricardo cantava, só gritos. Só gritos!


O RPM foi a coisa mais próxima que o rock brasileiro teve de beatlemania -- que é algo bem diferente da histeria quase religiosa de fãs do Los Hermanos hoje em dia, e do Legião, ontem -- e jamais houve nada parecido depois. Eu vi (e senti), não me contaram. Estava lá no show do Maracanazinho, em posição privilegiada: entrei e sai no ônibus da banda (que quase virado pelos fãs na saida!) E não estava lá como jornalista. Motivo? Conheci o Paulo antes da fama. Na verdade, era amigo de uma de suas irmãs, a Rosane (a outra é a Cristiane). Apesar de termos morado no bairro do Flamengo na mesma época, só conheci Rosane e Paulo depois, já em SP. Na verdade, conheci Rosane em shows e depois viramos pen pals, correspondentes por carta, contando um ao outro o que rolava lá e cá (pois é, houve um tempo em que nao existia e-mail). Mas, quando fui a SP, passar um dia na casa deles, Paulo já estava em Londres (escrevia pra revista 'somtres' e pro jornal de música 'Canja', do qual quase fui correspondente carioca, não tivesse o jornal acabado, como tudo naquela época sobre musica durava pouco). Por isso, só fui conhecer Paulo de fato já como popstar, e eu como jornalista iniciante.

 Talvez pelo laço de amizade familiar, mesmo quando a banda não falava com ninguem, eles sempre me recebiam ou atendiam minha ligação. Fiz, inclusive, o último release deles, na fase 'quatro coiotes' (disco que foi gravado em los angeles), quando todos estavam brigados entre si, e eu falava com uns e levava o recado pros outros. Fiz tbm o relato do ultimo show deles da fase original no Rio, apenas dois anos depois de toda a comoção no maracanazinho, num Canecão que não lotou. Título de minha matéria: 'crepúsculo voraz' (em alusão ao hit 'alvorada voraz'). O bastante pro Paulo ficar sem falar comigo um tempo. Mas disse a verdade. Nunca fiz media com banda alguma, e tinha a sorte/azar de ter amigos em quase todas as bandas relevantes dos anos 80 (por este motivo, já ficaram sem falar comigo, por minhas opiniões, Lobão, Herbert Vianna, Philippe da Plebe, meio Titãs etc). O RPM nao era mais o mesmo, nao havia como evitar. Nesse dia no Canecão, pelo menos, Paulo ganhou um brinde e tanto: Luciana Vendramini estava na plateia e virou sua namorada.


O RPM foi Beatles até no ponto de ter a sua propria gravadora, que lançou o primeiro e unico disco do Cabine C (e também do selo), 'fÓSFOROS DE oXFORD'. Era a banda da eminencia parda do rock paulistano, Ciro Pessoa -- que esteve tambem na formação inicial pré-discos dos Titãs. O LP 'radio pirata ao vivo', do RPM, é o disco de rock brasileiro que mais vendeu em todos os tempos (mais de dois milhoes de cópias!). O som da banda, para quem nao conheceu na e´poca entender, era meio parecido com o que o Muse faz hj em dia: uma cruza de rock classico, new wave/punk e progressivo (foi a primeira banda local a ter super produção ao vivo, lasers, projeções etc). E tudo isso, essa locura, aconteceu num espaço de dois, tres anos. E a banda nao conseguiu se manter e seguir em frente, como aconteceu com alguns de seus contemporaneos como PDS, Titas, Capital, Ultraje etc, justamente por ter sido o único a ter subido o mais alto no olimpo do pop (com egos inflados por drogas no processo). Provavelmente, jamais teremos e veremos nada parecido com o RPM no rock brasileiro. Eles causaram, sim, uma beatlemania tupiniquim...


*tempos depois encontrei com paulo num show aqui no rio, ele falou comigo, mas ate hoje nao vi nenhum show desse rpm reformado. Nada contra. Pretendo ver um dia.
Tuesday, June 05, 2012

PROMETHEUS: ACORRENTADO AO ALIEN ORIGINAL


PARTICULARMENTE, NAO GOSTO DE PREQUELS, FILMES FEITOS PARA EXPLICAR OU MOSTRAR O Q ACONTECEU ANTES DO QUE JA EH PERFEITO COMO FOI CONTADO E MOSTRADO. EM GERAL, ACRESCENTAM POUCO AO ORIGINAL, QUANDO NAO O PREJUDICA. 'PROMETHEUS', O NOVO FILME DE RIDLEY SCOTT, EM QUE, PELA PRIMEIRA VEZ, O DIRETOR VOLTA AO UNIVERSO DE 'ALIEN' (1979), UM DOS MELHORES SCI-FI DE TERROR DE TODOS OS TEMPOS, NÃO É BEM UM PREQUEL, PARECE, AS VZS, UM REBOOT DISFARÇADO. PQ ELE, ESQUEMATICAMENTE, REPETE O FILME ORIGINAL QUASE PASSO A PASSO. ATE OS PERSONAGENS SÃO SEMELHANTES. E A CENA FINAL, COM NOOMI RAPACE CORRENDO, SÓ DE ROUPAS INTIMAS, SOB LUZ ESTROBOSCOPICA É QUASE UMA CITAÇÃO AVANT LA LETTRE DAQUELE COM A RIPLEY. TUDO ISSO PARA, SÓ NA ULTIMA CENA, MOSTRAR DE ONDE SAIU -- LITERALMENTE -- NOSSO ALIEN FAVORITO. MAS O RUMO DO FILME É OUTRO. MERGULHAR NUMA OUTRA HISTORIA/PERGUNTA: QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS. E, NISSO, ELE TEM ALGUMA PRETENSÃO DE SER UMA ESPECIE DE 2001 REVISITADO.


TECNICAMENTE, 'PROMETHEUS' É IRRETOCÁVEL, MAS PERDE PONTOS MESMO NO ROTEIRO. SE ALIEN ERA UM SCI-FI B QUE DEU CERTO, PELA FORÇA DE SEU CLIMÃO, TRAMA E, PRINCIPALMENTE, POR APRESENTAR UM NOVO E FORMIDÁVEL MONSTRO -- HJ JÁ NA GALERIA DOS CLÁSSICOS DO CINEMA --, ALEM DA PRIMEIRA HEROINA DESSE TIPO DE FILME; O NOVO TEM GRANA DE SOBRA PARA GASTAR. E GASTOU. MAS NAO IMPRESSIONA TANTO. A NAO SER QUE VC JAMAIS TENHA VISTO O ORIGINAL. ELE TEM UM BOM ELENCO (MICHAEL FASSBENDER, CHARLIZE THERON E NOOMI RAPACE, ALÉM DE UM CARA IGUALZINHO AO TOM HARDY), MAS O UNICO PERSONAGEM BEM DESENVOLVIDO É O DE NOOMI (A LISBETH SALANDER DOS MILLENIUM ORIGINAIS), AINDA QUE O ANDROIDE FEITO POR FASSBENDER TENHA AS MELHORES FALAS (EH IRONICO). SEM A ATUAÇÃO VISCERAL DA SUECA -- UMA MINI RIPLEY --, QUASE TUDO PODERIA TER IDO PELO RALO. JÁ O 3D AJUDA NA PROFUNDIDADE.


PRA QUEM ADORA O ORIGINAL, ESTÁ LÁ, RETRABALHADA, A CONCEPÇÃO VISUAL ORIGINAL DE H.R. GIGER: AQUELA IMENSA SALA ONDE ESTA UMA ESPECIE DE ASTRONAUTA NO COMANDO DO QUE SERIA UMA NAVE, MAS SEM O MESMO CLIMA SINISTRO/NOIR. O FILME ATE TEM CENAS NOJENTAS, MAS, COMO DISSE, PARECEM APENAS CLONADAS DO FILME ORIGINAL (COMO A EM QUE NOOMI FAZ UMA AUTO-CESARIANA PARA EXPELIR O HOSPEDEIRO, EQUIVALENTE A DO JOHN HURT EM TERMOS DE GORE). A GRANDE SACADA DO FILME, NO FIM DAS CONTAS, É DESCOBRIR QUE FASSBENDER NAO ESTÁ PARECIDO COM PETER OTOOLE (FASE LAWRENCE DA ARABIA) A TOA. CONTUDO, FICO NA DUVIDA SE O FILME VAI FAZER MUITO SUCESSO E RECUPERAR SEU CUSTO. ATE PQ, EH UM SCI-FI COMO N SE FAZ HJ EM DIA, MAIS PREOCUPADO COM A TRAMA DO Q COM EFEITOS. SE ISSO ACONTECER, JÁ SABEMOS ONDE (E COM QUEM) SERÁ O PRÓXIMO.

Saturday, June 02, 2012

HellRadio: o inferno no seu dial!

Como alguns de vcs me pediram pra continuar fazendo aqui, e se eu nao contar certas historias que vivi, ninguem vai contar (ou vao ignorar mesmo), aqui vai mais uma: o lendário programa de rádio HellRadio.

Era o começo dos 90s, o rock estava mudando de novo, o grunge batia a porta. mas certos tipos de bandas nao tocavam nem mesmo na dita radio rock do rio, a fluminense fm, vulgo 'maldita'. meu broder andre mueller (o andre x, baixista da plebe rude), na epoca era meu vizinho, ja que tinha a loja rock-it!, em sociedade com dado villa-lobos (legiao). na esquina da minha casa, entao a gente se via muito, pq eu vivia lá -- onde, tbm, programavamos mostras de filmes trash sábados a tarde, junto com rolinha e andré barcinski. E pensamos em levar a proposta de um pgm para a flu, onde eu tinha certa entrada (ja tinha feito a programação do mchawk, de skate music, e tbm fui, por algum tempo, o bucaneiro fantasma do pirate radio, em que jamais divulguei que era eu quem fazia). A ideia era dar um gás na rock-it com o pgm, ja que, como nao rolava grana, a flu nos cedeu de usar vinhetas anunciando a loja e tbm o rio fanzine. Era uma especie de permuta.

E assim foi. Nos deram a hora da zona morta das radios: entre 8 e 10 da noite, depois da voz do brasil, bem na hora de novela e jornal, ninguem ouve radio nessa hora. ninguem, a nao ser os desgarrados. e logo chamamos a atenção destes, pq, no hellradio, tocava tudo o q era banido ou ignorado pela flu, que sempre foi conservadora com os novos sons na programação, e tinha preconceito contra crossover, eletronica, hip hop e talz. nós nao tinhamos qq tipo de preconceito. entao, foi no hellradio que nomes como ministry, body count, dwarves, mudhoney, beastie boys, rollins band e tantos mais nessa linha tiveram chance, alem de tbm tocar demos de bandas locais e nacionais, como a de uma certa banda de forrocore de brasilia chamada raimundos. em poucas semanas ja eramos o talk of the town dos malucos e alternativos. e, logo, recebemos tbm uma ligação do dono da radio, que nao apenas odiava o q a gente tocava (ele achava q ministry, por ser eletronico, era 'dance music'!), como tbm nao gostava do q a gente falava no ar. usavamos uma linguagem direta, e, muitas vzs, criticavamos a própria radio no ar! O resultado foi que, dois meses depois, eles pediram pra gente sair.

Saimos. Mas, em poucos dias, a radio foi inundada por cartas e mais cartas dos ouvintes do pgm, muitas mesmo, algumas ate ameaçando de morte o gerente -- que a gente dedurou no ar antes de sair --, e eles nao tiveram outra opção a nao ser nos chamar de volta! era isso ou ficar recebendo telefonemas irados e perder audiencia. voltamos para mais uma rodada (no total, o programa mal durou um ano) e foi ainda melhor do que antes. nessa fase, passamos a fazer festas hellradio na torre de babel, em ipanema, onde nos foram cedidas noites de terças-feiras pelo sempre antenado gringo cardia, q ouvia o pgm e sacou a nossa onda. nestas festas, se apresentaram, pela primeira vez na zona sul carioca, nomes como piu piu e sua banda, gangrena gasosa, planet hemp (em um de seus primeirissimos shows), alem de outros, como inhumanoids!, p ex. eu e andre eramos os djs das noites, exibiamos filmes, clipes e desenhos de ren & stimpy, e dava um publico razoavel. Isso tbm durou pouco, cerca de seis meses. pq, vcs sabem, como é ate hj, quase nao existe indie na zs e ninguem quer pagar pra entrar. assim, nada dura (e nem paga os custos).

Durante o hellradio, pessoas bem bacanas iam na radio atender o telefone pra gente, ja q eu e andre ficavamos selecionando e tocando as musicas (vinil, cds e cassete), como carla rebecca (nossa ruiva fetiche, que era balconista da rock it), nosso querido (e falecido) rick novaes, amigo de brasilia do andre, que, mais adiante, se reinventou como dj sob o nome de mr spaceley. e, sobretudo, o bernadão erótico. esse foi o nome que demos pro bernardo (futuramente, Bnegão), pq ele tinha um jeito suave, meio chef de south park, de atender as pessoas, sobretudo as mulheres. e, como o pgm era bem na hora do jantar, a gente dizia no ar que estavamos com fome. entao, uns fas que moravam ali perto, passaram a nos trazer pizza quase toda segunda-feira. essa troca com os ouvintes era incrivel!

E assim foi; o Hellradio hj é um pgm mais lembrado do q ouvido, nao tenho UMA FITA sequer do pgm, pois ele era ao vivo e eu nao tinha como deixar gravando, mas de vez em qndo, aparece alguem me dizendo q tem as tais fitas, mas jamais me entrega copias. Tivemos uma pequena sobrevida na radio costa verde, de itaguai (por conta do fa/amigo larry antha, do sex noise). eu e andre iamos uma vez por mes gravar os pgms, pq era longe pra carater, mais de duas horas de carro pela brasil e mais um pedaço da rio-santos ate chegar lá, nao dava pra fazer isso toda semana (só valia pra comprar cerva Itaipava, que nao tinha aqui na época). e, nao sendo ao vivo e sem o calor dos comentarios, nao durou muito. O curioso é que, a tal radio maldita, que nos xingava, pq a gente tocava 'dance music', vendeu o seu espaço no dial para a... Jovem Pan!

*quisemos fazer uma festa de aniversario de 20 anos do hellradio numa famosa casa indie carioca, mas, ate hj, estamos esperando o retorno. sabe como é, rio de janeiro...

NA CIDADE

SETEMBRINAS:

CASAS/SHOWS: Circo Voador 08 – Forró do Kiko / Agytoê / DJ Lencinho 09 – Otto / Duda Brack / Festa Tupiniquim  15 – Eu Amo Baile Funk: DJ Grandmaster Raphael / Ritmo de Favela / Velha Guarda do Funk 16 – Forró de Santa: Conterrâneos / Ó do Forró (SP) / DJ Sérgio Feijó 22 – Haikaiss / DJs Nicole Nandes & Diana Bouth 29 – Mariene de Castro 30 - Francisco, El Hombre / Tom Zé

Teatro Rival 08 – André Frateschi: BRock is Back – Participação: Dado Villa-Lobos 09 - Júlia Vargas - Participação: Simone Mazzer & Não Recomendados 13 –  Duda Brack & Júlia Vargas & Juliana Linhares: Iara Ira 14 – Arlindinho Canta Arlindo Cruz 15 – Banda do Síndico – Participação: Fábio Stella & Marina Íris  16 – Mulheres de Chico 18 – Nelson Sargento 20 – Daira Canta Belchior 21 – Moyseis Marques Canta Chico Buarque 22 – Ellen Oléria 30 – Angela Ro Ro

Vivo Rio 09 – Festa Ploc 13 Anos: Rádio Táxi / João Penca & Seus Miquinhos Amestrados / Sempre Livre / Sylvinho Blau Blau 23 – Padre Fábio de Melo 28 – Il Volo (ITA)

Coordenadas Bar (Botafogo) 12 – Pimenta Jazz Trio 14 – Astro Venga / DJ Tito Figueiredo 19 – Flávio Guimarães 26 – Relógio de Dalí Estúdio Fórum (Botafogo) 08 - Sexta Infame: Flipout A.A. (JAP) / Egocentric Molecules / Kröstah Crust / Pot Zombies / Bongatron 30 – Kosmus / Solifvgae Etnohaus (Botafogo) 10 – Rafael Rocha 14 – Juliano Rabujah &Brunno Monteiro 15 – Doralyce Solar de Botafogo 14 - Zanna 20 – Clarissa Burns 30 – Veludo

Audio Rebel 08 - Quarteto Rutigliano, Ferté, Carvalho e Barrozo 09 - Amsteradio / Mario Maria  09 - Antonio Dantas 12 - Lourenço Vasconcellos  13 - Clayton Fábio Oliveira 14 – Juliana Perdigão  16 - BacaFest: Drápula / Pedras Pilotáveis 19 - Trium (Glaucus Linx, Yann Vathelet, Pedro Leão) 20 – Frederico Demarca 24 – Flavio Tris

Theatro Net Rio 12 – Simone Mazzer 27 – Rael Canta Vinícius de Moraes Sala Baden Powell 10 - Choro Reduto Pixinguinha 16 - Leny Andrade & Quarteto do Rio

Festival Bossa Nova 60 Anos Rio Othon Palace - Salão Bossa Café (Copacabana) 08 – Claudia Telles 15 – Doris Monteiro 22 – Chico Batera 29 – Andrea Montezuma

Teatro Ipanema 08 – Letícia Novaes 12 - A.Nota: Bondesom & B.Negão  19 - A.Nota: Kassin & Wado  26 - A.Nota: Vulgue Tostói & Ventre

Teatro Café Pequeno 14 – Julia Mestre 21 - Lilian Menezes Trio 28 - Marcelo Fedrá 29 - CCMP Fest 2: Montechiari Project / Anjos de Vidro  30 - CCMP Fest 2: Blind Horse / Arcpelago Teatro XP Investimentos (Jockey Club) 13 - Dori Caymmi 20 - Pedro Luís

Imperator 08 – Jorge Aragão 10 – Olivia & Francis Hime 13 – Márcio Gomes 19 – Jazz Pras Sete: Vitor Karyello 4Teto 27 – Alaíde Costa & Áurea Martins: Elizethíssima 30 – Forró Lánalaje: Ustrês / DJ Edna Carvalho

Cidade das Artes 07 - Semana Internacional de Piano: Duo Miroirs (Antonello d’Onofrio & Claudio Soviero) (ITA) 08 - Semana Internacional de Piano: Simon Ghraichy (FRA) 14 - Philip Glass - 80 Anos

Teatro Municipal de Niterói 13 - Nelson Sargento & Paulão 7 Cordas: Sambas & Histórias 14 – Focus (HOL) 29 e 30 – João Bosco

Planet Music (Cascadura) 09 - Nove Zero Nove / Venice / Triunfe  15 - D.P.R. / Fokismo / Força & Honra / Born2Bleed / Norte Cartel Casa Aberta (Rocha) 09 - Zé Bigode y Clara Anastácia Rota 65 (Olaria) 02 - Plebe Rude 16 - Finis Africae

Centro de Referência da Música Carioca (Tijuca) 08 - André Grabois & João Brasileiro - Homenagem a Elomar 09 - Duo Manu Santos & Tuca Alves 13 - Juliana Maia 15 - Marcello Furtado - Homenagem a Benito de Paula 16 - Alice Passos & Breno Ruiz & Miguel Rabello 20 - Eduardo Canto 22 - Paulo Bi 23 - Gabi Buarque 27 - Alice Sales 30 - Roda de Rock: Cássia Novello (16h) 30 - Laura Finocchiaro (19h30)

Festival Harmonia (Parque das Figueiras / Lagoa) grátis 07 – DJ Camilla Brunetta / DJ Thay Girão / Bianca Chami / Luckas Lins / DuoBiarritz (entre 12h e 22h) 08 – DJ Camilla Brunetta / Orquestra de Cordas da Grota / DJ Thay Girão / DJ Dakid / Tom Rezende / Pedro Marzano 09 – DJ Camilla Brunetta / DJ Luckas Lins / Banda Quarto e Cozinha / DJ Thay Girão / DJ RV / Lica Tito / DJ Dakid 10 – DJ Larissa Busch / DJ Camilla Brunetta / DJ Thay Girão / AMescla / DJ Dakid / GilSoul / DJ Tucho

Festival Sonora 08 - Parque das Ruínas: Bel / Aline Gonçalves Convida Susanne Paul  09 - Etnohaus: Luisa Correa / Marcela Velon - Participação: Andreia Mota & André Grabois  10 - Donninha Delivery: Ana Frango Elétrico / Luiza Brina  14 - Centro da Música Carioca: Ivy Morais / Claudia Castelo Branco - Participação: Michele Leal  15 - Parque das Ruínas: Angélica Duarte / Carol Panesi - Participação: Luísa Lacerda 16 - Etnohaus: Claudia Dantas / Carcaju  17 - Donninha Delivery: Cleo MC / Laura Lagub  21 - Centro da Música Carioca: Natalia Carrera / Andrea Dutra  22 - Parque das Ruínas: Lazir Sinval / Selma Mendes  23 - Etnohaus: Amora Pêra / Cacala Carvalho - Participação: Bow Bow Cogumelo  24 - Donninha Delivery: Elisa Queiroz / Gabi Buarque  28 - Centro de Música Carioca: Belliza Luar / Ilessi  29 - Parque das Ruínas: Yasmin Alves / Maytê Corrêa  30 - Etnohaus: Diana Nascimento / Iara Ferreira / Luana Dias / Manu Cavalaro / Ignez Perdigão & Mariana Bernardes

Festival Playing For Change grátis 23 - Casa da Cultura de Belford Roxo: Sangue Rasta Convida Mathias & Panela Zen, Amani Kush, Seea Rasta, Original Raiz, Roger Hitz, Louise Naturize (09h) 23 - PEGA Duque de Caxias: Corcel Mágico / Sudra / Renata Gomes / Passinho BF (14h) 23 - Rede Funk Social São Gonçalo: Dia Dos Loucos / MC Douglas Vieira / MC Renato Patrão / Analu Custódio (14h) 23 - Food Park Carioca Maracanã: Bel Almeida / Indian Brothers / FishEye (17h) Parque das Ruínas (Santa Teresa) 03 - Orquestra de Sopros Pró-Arte - Participação: Kiko Horta & Marcelo Caldi 09 - Feira Vegannezando: Melodica Vibezz / Laura & Luísa / Kerubim (10h) 09 - Victor Mus (17h30) 10 - Matheus Schneider Quartett 17 - MEB - Boca do Mundo 30 - Laura Zannet

Motim (Centro) 15 – Chico de Barro / Papisa (SP) 22 - 5 Anos da Hi Hat Girls! Escritório (Centro) 07 - Matinê Tropical Fuzz: Carbo / McGee & The Lost Hope 09 - Os Vulcânicos / Blastfemme 16 – Dedo / Tantão & Os Fita 30 – Lê Almeida Casa de Baco (Lapa) 01, 15 e 29 - Ana Costa 02, 16 e 30 - Primavera das Mulheres 05, 12, 19 e 26 - Bondesom 06, 13, 20 e 25 - Hermenegildo59 07 - Mussa 08 - Pietá 14 - Gastão Villeroy 21 - Badi Assad 22 - Dudu Oliveira Ganjah (Lapa) 12 - Samba Independente dos Bons Costumes  15 - Tyaro Maia 16 - Dub Ataque 18 - Chico Chico & João Mantuano  21 - De Leve & DJ Erik Skratch

FM Hall/AEROPORTO SANTOS DUMONT 19h – grátis 12 – Faro MPB: Marcelo Jeneci 13 - Banda 15 Dias 26 – Faro MPB: ? Museu de Arte do Rio (Centro) 29 - MAR de Música: Black Alien / Baile da Ademafia CCBB (Sala 26 / 4º andar) 19h30 – grátis 15 - Festival Espaço Sideral - Cidades Criativas: Negro Leo & Felipe Neiva (pocket show)

Espaço BNDES 19h – grátis 13 – Ithamara Koorax 14 - Luísa Lacerda & Quarteto Geral 21 – Coralito 27 – Quaterna Réquiem 28 - Roberto Menescal Casa do Choro (Centro) 13 - Déo Rian - Homenagem a Jacob do Bandolim  14 - Quarteto de Bandolins  20 - Pedro Amorim  27 e 28 - Pedro Miranda

Circuito SESI 13 - Centro: Laura Lagub 15 - Jacarepaguá: Paulinho Moska 20 - Centro: Paulinho Moska Circuito SESC 09 - Duque de Caxias: Da Ghama (15h - grátis) 13 - Ramos: Autoramas (15h - R$ 20) 14 - Tijuca: Autoramas (20h - R$ 20) 15 - Niterói: Autoramas (19h - R$ 20) 16 - Engenho de Dentro: Bagunço (16h - grátis) 17 - São João de Meriti: Da Ghama (19h - R$ 20) 17 - São Gonçalo: Autoramas (19h - R$ 20) 26 - Ginástico: Joyce (19h30 - R$ 25) 26 - Copacabana: Primavera nos Dentes (Charles Gavin, Duda Brack, Paulo Rafael, Pedro Coelho - Homenagem ao Secos & Molhados) (20h30 - R$ 25) 27 - Copacabana: João Donato & Donatinho (20h30 - R$ 25) 28 - Tijuca: João Donato & Donatinho (20h - R$ 20)

MIXX: 08 e 15 – Banda Neuttra – Shopping Grande Rio / São João de Meriti (19h – grátis) 08 - Festival From Hell: Nunslaughter (EUA) / Velho / Farscape / Creptum (SP) – Sport Clube Mackenzie / Méier 08 - Miss Kittin (FRA) – Hostel Canoas / São Conrado 08 - Giovana Adoracion – Bar Itália / Niterói 08 - Rio Na Rua: Matheus VK – Praça Nelson Mandela / Botafogo (20h30 – grátis) 08 - Bike (SP) / Oruã / DJ Gordinho – Aparelho / Praça Tiradentes 08 - O Rappa - Tour de Despedida – Quadra da Grande Rio 08 - Djonga / Sant / Lado A / Kayuá – Bar do Blues / São Gonçalo 08 - Segura O Grave / Bloco do S – City Lab / Santo Cristo 08 - Festa Batekoo: Blackyva – Viaduto de Madureira 09 - Punching Namard / Vulppe / Punk AnimalZ / Filhos do Totem / MC JPunk / Ocupa Sound – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno / Niterói (10h – grátis) 09 - Regorge / Hellmen / Hurt / Indigestu – Usina do Metal / Nilópolis (17h – contribuição voluntária) 09 - RockZone Fest: Romeu / Solve / Reverb – Hashtag Bar / Vista Alegre (19h – grátis) 09 - Insanity Rock Fest: Moby Dick Rock Club / Cateto Oposto – Lona Elza Osbourne / Campo Grande 09 - Semana Internacional de Piano: Encerramento – Sala Cecília Meireles / Lapa 09 - Zambrotta Lo-Fi (PE) / Pessoas Como Nós – Rock´N Beer Pub / São Gonçalo (21h – grátis) 09 - Blind Horse / Gods & Punks – Néctar / Vargem Grande 10 - MIG - Movimento Independente Grunge: Séquito / Frogslake / Canella Seca / Dive – Rock´N Beer Pub / São Gonçalo (14h – grátis) 10 - Jamevú Sessions: Saulo Duarte (PA) – Casa Francisco / Santa Teresa  10 - MorMaÇo 07: Biltre - Praça dos Direitos Humanos / Nova Iguaçu (17h – grátis) 10 - Orquestra Petrobras Sinfônica – Carioca Shopping (17h – grátis) 12 - Lúcia Helena Weiss & Pedro Franco - Participação: Flora Purim & Marfa Kourakina – Centro Cultural da Justiça Federal / Centro 13 - Quintavant: Terry Riley & Gyan Riley – Sala Mário Tavares / Centro 14 – Chico Batera - Casa Julieta de Serpa / Flamengo

16 - Roda Cultural: Zona Restrita BXD / Banda Defon – Praça da Ponte Enviesada / Belford Roxo (11h – grátis) 16 - Alternativo Rock Club: Hawaii Carioca / Dois ou Dez / Jerry Matarazzo – Food Park Carioca / Maracanã (17h – grátis) 16 - Hip Hop Conhecimento: DJ Dree – Soma Hub / Duque de Caxias (19h – grátis) 16 - Festival Sounds: Kapitu / Vulppe – Clube Naval / Niterói 16 - Mulheres de Buço - Participação: Biltre / Minha Luz É De Led DJ Set – Estúdio Floresta / Cosme Velho 17 - Ensaio do Tambores de Olokun – Altura do Belmonte / Praia do Flamengo (16h – grátis) 17 - Lumus: Guaporés / Choclo / Filtra / Fábrica Nômade Sonora – Galpão Ladeira das Artes / Cosme Velho 17 - Orquestra Petrobras Sinfônica – Theatro Bangu Shopping (19h – grátis) 17 – Azymuth - Casa Julieta de Serpa / Flamengo 20 - Cintia Graton & Marina Cyrino: Le Chant Oublié – Maison de France 22 - Jazz Out: Tim Maia in Jazz – Hotel Vila Galé / Lapa 23 - El Toro Fuerte / gorduratrans / Fábio de Carvalho – Buda Burger / Duque de Caxias 23 - Victor Biglione & Bárbara Mendes – Bangalô / Barra da Tijuca 23 - Dream Team do Passinho Canta e Dança Jackson Five – Lona Carlos Zéfiro / Anchieta 24 - Lona Rock Sunday: Homobono / Diogo Gameiro / Jomar Schrank / Xha de Folhas Experimentais – Lona Terra / Guadalupe (14h – contribuição voluntária) 24 - Festival Headbanger Force: Dixie Heaven / Decifra-me / Ceiffador / Sentido Oposto / Arena / 7HE A77IC – Lira de Ouro / Duque de Caxias 27 - Baculeju da Sandra de Sá – Teatro Glaucio Gill / Copacabana 28 - Rael Canta Vinícius de Moraes – Theatro Bangu 30 - Hip Hop Conhecimento: Yas Werneck – Instituto Enraizados / Nova Iguaçu (16h – grátis) 30 – Leila Maria - Moviola Bistrô / Laranjeiras 30 - Matheus VK – Galpão Gamboa

Mostra Rússia: Um quarto de século através do cinema: traz o que há de mais relevante no cinema russo contemporâneo para a CAIXA Cultural Rio de Janeiro. A programação inclui, dentre outros destaques, três estreias em território nacional: Fábrica “Esperança” (2014), de Natália Meshaninova; Blues de Grozny (2015), de Nicola Belucci; e o premiado Algo Melhor por Vir (2014), da jovem diretora Hanna Polak. 19 de setembro a 1º de outubro (terça a domingo)

PROGRAMAÇÃO DO BLUE NOTE JAZZ CLUB RIO (ONDE ERA A MIRANDA, NO COMPLEXO LAGOON, NA LAGOA, LADO LEBLON):   16/09 – Sábado 21:00 Baby do Brasil 23:30 Baby do Brasil   17/09 – Domingo 20:00 Baby do Brasil 22:30 Baby do Brasil   20/09 - Quarta-feira   20:00 Jaques Morelenbaum convida   27/09 - Quarta-feira 20:00 Anne Paceo 28/09 Quinta-feira   20:00 Orquestra Atlântica 22:30 Orquestra Atlântica    Outubro   04/10 - Quarta-feira 20:00 Ala.Ni 05/10 – Quinta-feira 20:00 Chris Botti 22:30 Chris Botti  06/10 – Sexta-feira 21:00 Chris Botti 23:30 Chris Botti    07/10 – Sábado 21:00 Chris Botti 23:30 Chris Botti    08/10 – Domingo  20:00 Chris Botti 22:30 Chris Botti  11/10 - Quarta-feira 20:00 Teresa Salgueiro 22:30 Teresa Salgueiro    12/10 – Quinta-feira 20:00 Teresa Salgueiro 22:30 Teresa Salgueiro    20/10 – Sexta-feira 21:00 Chick Corea & Steve Gadd Band 23:30 Chick Corea & Steve Gadd Band   Novembro 02/11 Quinta-feira 20:00 Spyro Gyra 22:30 Spyro Gyra   03/11 Sexta-feira 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   04/11 Sábado 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   15/11 Quarta-feira 20:00 Laura Perrudin   16/11 Quinta-feira 20:00 Didier Lockwood Trio 22:30 Didier Lockwood Trio

ULTRA BRASIL ANUNCIA A PHASE 1 DE SEU LINEUP PARA A EDIÇÃO 2017: ADAM BEYER, ALESSO, ARMIN VAN BUUREN, DAVID GUETTA, JAMIE JONES, JOSEPH CAPRIATI, SASHA & JOHN DIGWEED e THE MARTINEZ BROTHERS SERÃO HEADLINERS FESTIVAL ACONTECE NOS DIAS 12, 13 E 14 DE OUTUBRO NO SAMBÓDROMO DO RIO



MIMO FESTIVAL 2017: os principais destaques do line-up. A edição de Paraty é inteiramente dedicado a mulheres, e traz representatividade trans. Teremos artistas como Oumou Sangaré,, Teresa Salgueiro, Liniker e Os Caramelows, As Bahias e a Cozinha Mineira, entre outros. No Rio e em Olinda teremos Emir Kusturica, Ondatropica, Nouvelle Vague

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe a 8ª edição do Festival Assim Vivemos com 32 filmes com temática sobre deficiência de 19 países COM ENTRADA FRANCA, A SEDE DO CCBB SP RECEBE O EVENTO ENTRE 20 DE SETEMBRO E 1º DE OUTUBRO

SOM: A HISTÓRIA QUE NÃO VEMOS                   CCBB Rio de Janeiro – 13 de setembro a 2 de outubro                    CCBB São Paulo – 4 a 23 de outubro     O som sempre esteve presente nas nossas vidas. Desde o quarto mês de gestação, é o primeiro sentido que desenvolvemos. É por meio do som que se dá nosso primeiro contato com o mundo exterior. Com ele, nossa personalidade ganha seus contornos iniciais. Mas, na sala escura do cinema, muitas vezes, ele não tem o seu valor reconhecido

Após sucesso de público e crítica em São Paulo, o espetáculo teatral “Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar”  realiza curta temporada na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 22 de setembro a 1º de outubro (sexta a domingo). sempre as 19h

HAPPY LAPA: nova happy hour estreia no Teatro Odisséia, dia 22 de setembro, sexta-feira   De 19h às 22h, evento apresenta shows da banda Zé de Albuquerque (SP) e da dupla Chico Chico e João Mantuano (RJ), com o comando da experiente DJ TataOgan nas picapes. Produzido por Leonardo Rivera, da Astronauta Discos, e com entrada a R$10,00, os 100 primeiros que chegarem não pagam  

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 9 de setembro a 12 de novembro de 2017, a exposição Natureza Concreta, que discute e aprofunda um tema de interesse permanente na arte, na ciência e na filosofia: as relações dos seres humanos com a natureza e o mundo que os cerca. Entre fotografias, vídeos e instalações em formatos variados, serão apresentadas 94 obras de 17 artistas e grupos brasileiros. O projeto tem curadoria de Mauro Trindade e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

VIMIC ABRIRÁ SHOWS DO MEGADETH NO BRASIL EM NOVEMBRO   Banda de Joey Jordison, ex-baterista do Slipknot, se apresenta no país pela primeira vez

EXPO TOZ: O ARTISTA GRÁFICO TOZ, é o convidado do projeto “Os Amigos da Gravura”, que está completando 25 anos. A inauguração é no dia 14 de setembro (para convidados) e 15 (para o público), NO MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU/SANTA TERESA

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers