Pular para o conteúdo principal

RONDA PORTENHA, PT1


1-DEPOIS DE QUASE UMA SEMANA EM BUENOS AIRES (ONDE SÓ ESTIVE MENINO), SÓ POSSO DIZER UMA COISA: A CIDADE É ESPETACULAR E O POVO MUITO BACANA. DE AGORA EM DIANTE, NINGUÉM MAIS VAI FALAR MAL DA ARGENTINA OU DE ARGENTINO DO MEU LADO.

1.A MARADONA É OUTRA COISA (RS). OS PROPRIOS ARGENTINOS TORCIAM PARA QUE A SELEÇÃO DELE NAO FOSSE PARA A COPA PQ ODEIAM-NO COMO TREINADOR. VI O JOGO ENQUANTO JANTAVA NO SAN JUANINO (SÓ UMA TVZINHA LA NO FUNDO PROS EMPREGADOS, PRA NAO INCOMODAR A FREGUESIA, COMO AQUI) E ELES QUASE TORCIAM CONTRA A SELEÇÃO. PORISSO, DEPOIS DA VITORIA, MARADONA DISSE O QUE DISSE. NO FUNDO, OS ARGENTINOS NAO QUEREM SER TOMADOS TODOS COMO MARADONAS, O QUE NAO SÃO. AO CONTRARIO, É UM POVO MUITO CULTO E EDUCADO, ATITESE DO DIEGUITO. DAI A VERGONHA DO EX-CRAQUE, ELE OS CONSTRANGE.

2-A CAPITAL FEDERAL É UM MISTO DE PARIS, COM SEUS CAFES, LIVRARIAS E BELEZA ARQUITETONICA INTACTA (CADA PREDIO E PARQUE MAIS BONITO QUE OUTRO, TUDO EM HARMONIA, COMO O RIO PERDEU DEPIS DOS ANOS 70, IMAGINE A PRAIA DO FLAMENGO E DE COPA ATE ESTA DECADA, COMO ERAM LNDAS COM SEUS PREDIOS HARMONIOSOS); E, ALIAS, GARDEL E O TANGO SAO FRANCESES); DE ITALIA, POR SUA GRANDE COLONIA FUNDADORA, QUE SE REFLETE NA COZINHA, MUITA SORVETERIA E MODO DE FALAR, COM UM TOQUE PRÓPRIO. HA ALGUM RESQUICIO DE INGLES (QUE TENTARAM INVADIR LÁ VARIAS VZS, DO QUAL HERDARAM O GOSTO PELO POLO E TENIS E FUTEBOL E ESCOLAS, TODAS COM AQUELES UNIFORMES BRITANICOS COMO NUM CLIPE DO BLUR, TERNINHOS E SAIAS AXADREZADAS) E UM GRANDE TOQUE COSMOPOLITA, MAIS NOVAIORQUINO DO QUE PAULISTA (QUE ESTÁ MAIS PARA CIDADE DO MEXICO, NA BOA).


2.1 FELIZMENTE, OS GOVERNOS LÁ MANTIVERAM OS GABARITOS (OS PREDIOS SAO TODOS BAIXOS E RETROFITADOS, COMO EM PARIS) E NAO MEXERAM NA ARQUITETURA COMO OS SUBORNADOS DAQUI (O RIO É UMA DAS CIDADES DE ARQUITETURA MAIS FEIAS DO MUNDO, NAO HA UMA CONTINUIDADE VISUAL, ONDE HA A BELEZA, PLANTAM UM PREDIO HORRIVEL NO MEIO, AQUELES DE VIDRO COLORIDOS ENTAO, QUE HORROR! NAO VI NENHUM DESTES LÁ). DAÍ TEREM UMA LIVRARIA COMO A ATENEO, QUE FICA DENTRO DE UMA QUASE REPLICA DO TEATRO MUNICIPAL DAQUI (ERA UM VELHO TEATRO ABANDONADO). IMAGINE VC NO MUNICIPAL COMO LOJA! E O RESTAURANTE FICA NO PALCO DE CENA. COMI LA ADMIRANDO OS AFRESCOS E TUDO O MAIS. QUE BELEZA. O MAIOR SILENCIO, TODOS RELAX USANDO O WI-FI, NINGUEM ENCHE TEU SACO. PODERIA MORAR LA (RS)


# E NAO HA A NEFASTA INFLUENCIA DE CULTURA AMERICANA QUE HÁ AQUI. FAST FOOD NAO É A TONICA (COME-SE MELHOR EM QQ ESQUINA PELO PREÇO DE UM BIG MAC, MEDIA 40 PESOS (OU, 20 REAIS)), PRESSA E DINHEIRO NAO É TUDO, NEM OBSESSAO PELA MAGREZA. OS PORTENHOS FAZEM TUDO NO SEU TEMPO (QUASE BAIANO, MAS EFICAZES, SUPER ATENCIOSOS E BONS NO QUE FAZEM, DO MOTORISTA DE ONIBUS AO GARÇOM E ATENDENTE DE LOJA), COMEM TUDO (MUITO QUEIJO, PRESUNTO, CARNE E DOCES), MAS NAO SAO GORDOS (SERÁ O VINHO?), AS RADIOS TOCAM TUDO E OS LOCUTORES NAO GRITAM (OUVI RADIO O TEMPO TODO, E NO TAXI VC PODE OUVIR UMA CUMBIA SEGUIDA DA NOVA DO CALVIN HARRIS!), QUASE FOMOS ASSIM NOS ANOS 80 E TUDO SE PERDEU EM MEADOS DOS ANOS 90, PORISSO A SECA DOS SHOWS PORAQUI, SE NAO HA RADIO QUE TOQUE TUDO, COMO IR ALÉM DAS BRITNEYS DE SEMPRE? O MOTORISTA DO TAXI QUE PEGUEI NO AEROPORTO USAVA UMA JAQUETA DO DEPECHE MODE. E ERA UM COROA. E SABIA O QUE ERA A BANDA (DISSE PRA ELE Q TAVA INDO NO SHOW E ELE FEZ O SINAL DE POSITIVO)


#TAXIS: SAO HONESTOS, NAO ENGANAM O CAMINHO E CONHECEM TODAS AS RUAS E BAIRROS. FUI A TODA PARTE E NENHUM DELES HESITOU NO CAMINHO OU DIREÇÃO A SEGUIR. ELES MEIO QUE CONTAM OS QUARTEIROES MENTALMENTE (TODAS AS RUAS SEGUEM A NUMERAÇAO NA MESMA DIREÇÃO) ENTAO QNDO VC PEDE UM ENDEREÇO, ELE JA SABE A DIREÇÃO E EM QUE BLOCO SERA O DESTINO. E MELHOR: NAO FICAM PUXANDO PAPO FURADO. QUIETOS E CORTESES, COMO DEVE SER. MAS DIRIGEM MEIO LOUCAMENTE.

3-COMO BUENOS AIRES É A CAPITAL FEDERAL (BRASILIA), CULTURAL (RIO) E GASTRONOMICA (SP) E NAO TEM OUTRA CIDADE NA ARGENTINA PARA COMPETIR, LÁ ESTÁ O MELHOR DE TODOS OS MUNDOS. ELES TEM UMA MINI BROADWAY (ATE O JOVEM FRANKENSTEIN TA SENDO MONTADO LÁ), MUITOS TEATROS E CASAS DE SHOWS (VARIAS IGUAIS OU MAIORES DO QUE O CLARO HALL), CINCO LINHAS DE METRO, ONIBUS A RODO, MUITO TAXI, VC CHEGA EM TODO LUGAR RAPIDO, NADA É LONGE OU ERMO COMO AQUI. O LUGAR DOS SHOWS A QUE FUI ERA TIPO NA BARRA OU NA ARENA EM DISTANCIA A PARTIR DO CENTRO OU ZONA SUL, MAS CHEGA-SE LOGO (EXISTEM VARAIS E LARGAS AVENIDAS QUE FORMAM EIXOS, ALEM DE AUTOPISTAS MAIORES E MELHORES QUE A LINHA VERMELHA/AMARELA, E SEM BALA PERDIDA NO CAMINHO)E DE TODO JEITO (DÁ 30 CONTOS DE TX, 15 REAIS) E OS LUGARES SAO MUITO BEM ESTRUTURADOS. O SOM DOS SHOWS DE PSB E DM FORAM SOBERBOS. E ENTRAR E SAIR DO LUGAR, LOTADO (ESTIMEI EM MAIS DE 20 MIL PESSOAS NA NOITE DM) É FACIL E RAPIDO PQ TODOS SAO ORDEIROS E SABEM SEGUIR UMA FILA OU PENSAR NO PROXIMO, TUDO CERCADO SEMPRE DE POR FAVOR, DESCULPE E OBRIGADO, QUE É O MINIMO Q SE ESPERA DO HOMUS ERECTUS QUE DEIXOU A CAVERNA E FICOU CIVILIZADO, SI?)


3.A OU SEJA, VC TEM TUDO ISSO EM CIDADES COMO LONDRES, PARIS OU NOVA YORK, MAS LA VC SEMPRE É VISTO COMO UM SUB DE TERCEIRO MUNDO (MESMO BEM TRATADO, É POR CORTESIA E CAPITALISMO), JA OS PORTENHOS GOSTAM DA GENTE MESMO, CONHECEM NOSSA CULTURA MAIS DO QUE NOS A DELES, OUVEM NOSSA MUSICA, CONHECEM NOSSOS ARTISTAS E GOSTAM DE NOSSAS PRAIAS (NO SUL). OU SEJA, SE VC TEM POUCA GRANA, NAO QUER FICAR 12 HORAS NUM AVIAO (DO RIO, CHEGA-SE LA EM 2HRS E 45), GASTAR POUCO E SER MUITO BEM TRATADO, BUENOS AIRES É O MELHOR DESTINO, ALÉM DA ESPETACULAR TEMPERATURA, MEDIA ANUAL DE 20 GRAUS, SEMPRE COM UM VENTINHO FRESQUINHO A ACARICIAR NOSSOS ROSTOS. ACHO QUE VOU PRA LA QNDO ME APOSENTAR (RS)

Comentários

  1. Vc descobriu a polvora TL! BsAs é um sonho e olha que moro no considerado melhor do Brasil que é no Rio2016ZS
    Brasileiroo tem é inveja!Se pudesse mudava pra lá hoy!!

    ResponderExcluir
  2. uau!!! não tenho preconceitos nenhum contra os hermanos, até porque somos todos americanos e sul-americanos. Gosto muitíssimo do Tango, principalmente Piazzolla, que é o Tom Jobim da Argentina. admiro a Argentina e os argentinos.... Mas essa Argentina que vc descortinou para nós, não só em relação ao tratamento dado aos brasileiros que visitam o lugar, como pela elegância e fineza europeia que vc diz que eles têm, é totalmente nova pra mim.... Enfim....
    espero um poder conhecer Buenos Aires, que deve ser mais linda de perto que nas fotos.

    ResponderExcluir
  3. ....tem certeza que esteve mesmo na Argentina?

    ResponderExcluir
  4. TALVEZ AS REDES SOCIAIS AQUI SEJAM BEM MAIS FREQUENTADAS QUE EM OUTRAS PARTES DO MUNDO PQ A GENTE TEM MEDO DE SAIR NA RUA E PREFERE FICAR EM CASA PROTEGIDO, ALEM DE NAO GASTAR, JA QUE AQUI QQ PORCARIA CUSTA CARO E OS SERVIÇOS SAO RUINS (ATENDEM A GENTE AQUI COMO SE FIZESSEM UM FAVOR) JA OS POTENHOS SAEM BASTANTE, AINDA MAIS A NOITE, E AINDA MAIS APOS 1AM, PQ ROLA MUITO BARZINHO E CLUBE E É TUDO BARATO, DE GRAÇA (EM GERAL N SE COBRA NADA, VC ENTRA E GASTA COM BEBIDA) E TRANQUILO,,,

    ResponderExcluir
  5. Por esses motivos que vc comentou que vou bastante ai !!! inclusive fiz um curso na UCA em Puerto Madero !! e tem mais.. já trabalhei com os caras e na area profissional eles mandam bem pra cacete !!! diferente de americanos e europeus que se acham os tais !!!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Lugar onde se possa sair depois de 1 am é a melhor coisa :)

    ResponderExcluir
  7. A primeira vez que fui lá fiquei pensando o que seria do Rio de Janeiro hoje se a grana investida na construção de Brasília tivesse sido usada pra tornar o Rio sustentavelmente habitável.
    Deu inveja!
    Anos depois entramos num ônibus cheio da torcida do Boca em Buenos Aires e eles se levantaram para dar lugar pras mulheres. Desde então sou Boca Juniors desde criancinha!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu