Pular para o conteúdo principal

GIRA PORTEÑA, PT 2


NA PARTE POLITICO-SOCIAL NEM TUDO É UM MAR DE ROSAS, CLARO. PROBLEMAS LOS HAY. MINHAMIGA ME DIJO QUE ELA PERDEU O PODER DE COMPRA ABSURDO DESDE 2002, INFLAÇAO AUMENTOU (ESTE DIA DA MAES TEVE MENOS VENDAS DO QUE O ANTERIOR), MENOS GRANA NO FIM DO MES, ELA TEVE DE SE MUDAR PARA BAIRRO MAIS BARATO, SO PODE COMER FORA UMA VEZ POR SEMANA. MAS NADA MUITO MAIS DIFERENTE DAQUI. EU MESMO NAO TENHO AUMENTO REAL HA UNS DEZ ANOS E TUDO QUE PAGO AUMENTOU (E SO POSSO COMER FORA PRA VALER UMA VEZ POR MES). SO QUE NAO POSSO ANDAR NAS RUAS DE MADRUGADA SE MEDO NEM TER Q EVITAR BAIRROS POR CAUSA DE BONDES E TIROS AQUI. LA ELA PODE FAZER ISSO TRANKS, COMO EU TBM FIZ. NAO HA CRIANÇA NAS RUAS, MAS EM ALGUNS SINAIS DE VIAS IMPORTANTES ROLA MAE COM BEBES DE COLO E AQUELE TIPO DE AMBULANTE MULAMBO QUE LIMPA O VIDRO E VENDE CHOCOLATES.

OS ARGENTINOS ODEIAM LOS KIRCHNER, DIZEM QUE SAO DOS MAIORES LADROES Q JA PASSARAM PELA PRESIDENCIA (ROUBAM, MAS NADA FAZEM PARA O POVO), MISTO DE COLLOR COM TONINHO MALVADEZA! VAO TIRA-LOS DO PODER NA PROXIMA ELEICÃO. MAS O TAXI LA COMEÇA EM 3,80 (QUEREM AUMENTAR PARA 4,20) E OS ONIBUS CUSTAM 1,25 (PREÇO UNICO), NUMERALMENTE MENOS Q AQUI. O VALOR NUMERICO DAS COISAS É MAIS BAIXO Q AQUI, SÓ CERTOS PRODUTOS DE MARCA OU IMPORTS QUE TEM TABELA MUNDIAL EM DOLAR CUSTAM CARO. MAS EM TODA ESQUINA TEM CAFES E RESTAURANTES E SORVETERIAS, MUITO MAIS DO QUE EM QQ LUGAR AQUI, ROLA UMA VIDA NOS BAIRROS (TANTO QUE NEM ACHEI PRATO PRONTO PARA MICROONDAS NO MERCADO, PQ GERAL COME FORA, BARATO E TEM EM QQ ESQUINA UM RESTAURANTINHO FAMLIA) E OS BAIRROS LEMBRAM OS DE SP, MAIS CASAS DO QUE PREDIOS, MAIS RUAS TRANQUILAS, MAS O TRAFEGO NAO É TAO PESADO COMO EM SP (E NEM DA PRA COMPARAR COM O RIO, JÁ QUE AQUI É TUDO ESPREMIDO E SUPERLOTADO). MAS ELES PARAM NO SINAL E RESPEITAM A FAIXA.


E HA MUITOS SHOPPINGS IMENSOS E DE MARCAS CARAS (O FASHION MALL AQUI É BEM POBRE EM COMPARAÇÃO) E MAGAZINES COMO JA TIVEMOS AQUI (A LA MESBLA OU SEARS AOS MONTES. OU SEJA, ALGUEM COMPRA E MANTEM TUDO AQUILO. JÁ AQUI GRANDE LOJA POPULAR SÓ CASA*VIDEO OU AMERICANAS, QUE EM COMPARAÇÃO SAO CAMELODROMOS ARRUMADOS. AS FAVELAS EXISTEM, CLARO, FICAM FORA DA GRAN BUENOS AIRES, NA PROVINCIA, E SAO BEM MENORES (E NAO CONTROLADAS PELO NARCOTRAFICO). É A POBREZA SEM A VIOLENCIA EXTREMA DAQUI, COMO ALIAS ROLA EM QQ SUBURBIO DE QQ PAIS, PARIS É BEM MAIS BARRA PESADA NOS BANLIEUS. JA OS BAIRROS PERIFERICOS TEM AQUELES CONJUNTOS HABITACIONAIS, COMO TENTARAM FAZER AQUI, TIPO IRAJA, CDD, SO QUE LIMPOS E SEM FAVELIZAÇÃO E CRIME ALTO. SÃO POBRES, MAS COM ALGUMA DIGNIDADE, COMO AQUELES QUE TEM NOS ARREDORES DE NOVA YORK, NO BROOKLYN E QUEENS. O CENTRÃO É SUJO E CONFUSO COMO QQ OUTRO, DAQUI, DE SP, PERTO DOS TERMINAIS DE ONIBUS E TRENS, POVAO (E UNICA PARTE ONDE SE VE UNS POUCOS NEGROS, JA Q LA NAO ROLOU A COLONIZAÇAO ESCRAVA (QUE, AQUI, FORAM ABANDONADOS DEPOIS A PROPRIA SORTE EM VEZ DE SEREM INSERIDOS NA SOCIEDADE), O POVAO LÁ É INDIO E A GENTE COMUM É BRANCO DESCENDENTE DE ITALIANO E ESPANHOL, MAIS COM CARA DE PAULISTA DO QUE DE CARIOCA. E O SOM BREGA DELES É A CUMBIA.

CRIME NA TV E JORNAIS QUASE NAO HA. ROLA UM ASSALTO AQUI, UM ASSASSINATO ACOLÁ, E SAO TAO RAROS QUE QNDO ROLOU UM SEMANA PASSADA, FOI O TALK OF THE TOWN E LOGO PEDIRAM A PENA DE MORTE (UM MENOR MATOU UM CARA PRA ROUBAR O CARRO E FUGIU SEM LEVAR, BEM TIPICO). O QUE MAIS ROLA LA É ACIDENTE DE CARRO RADICAL, UNS DOIS POR DIA. ELES ADORAM CARROS VELOZES (E TEM MUITAS AUTO PISTAS PRA ISSO, AVENIDA DAS AMERICAS, EM COMPARAÇÃO, É PEQUENA E MENOS LARGA) E ISSO SEMPRE DÁ MERDA. E COM PLAYBOY. NO FINDE MORRERAM QUATRO NUM CARRO A 180 Q CAIU NUM LAGO E AFOGOU TODOS. A PARADA DAQUI DO RIO COM O HELICOPTERO FOI A NOTICIA MAIS SINISTRA. AQUI, VC LIGA NO JORNAL LOCAL E SO VE TIRO E MORTE A TRES POR QUATRO. E O PIOR É QUE A GENTE ACABA SE ACOSTUMANDO A VER ISSO ROLANDO TODO DIA. TRISTE. SERÁ QUE MELHORA ATE 2016? DONT THINK SO

Comentários

  1. Adoro Buenos Aires! Foi a minha quarta vez e também fui para ver o Depeche.
    Tudo o que você falou sobre a cidade é verdade. Deu até uma certa depressão quando eu voltei aqui para o Rio de Janeiro.
    Os lugares que eu mas gosto são esses:Galeria Bond Street na Av.Santa Fe que é uma espécie de galeria do rock deles, as feiras alternativas no Palermo Soho, a feira de San Telmo que agora além da tradicional feira de antiguidades tem diversas feiras alternativas e de artesanato além de lojas de design muito bacanas.
    Me impressionou muito a revitalização de San Telmo.
    Uma pergunta você viu o show do Café Tacuba nesse festival do Depeche? O show deles foi demais.

    ResponderExcluir
  2. tom e o show? vc gostou? os caras ainda mandam bem?

    um abraço!!

    ResponderExcluir
  3. TODASSSSSSSSSSSS as pessoas que conheco que visitaram Buenos Aires, amaram.
    Eu inclusive trabalho com o Nelson Motta, que acabou indo pra la duas semanas atras.Ele mesmo escreveu na coluna dele que apesar dos problemas, a cidade continua encantadora.
    Pretendo visitar um dia
    :)

    ResponderExcluir
  4. GUSTAVO, NA BOA, SE BS AS TIVESSE COINCORRIDO PRAS OLIMPIADAS MERECIA GANHAR, LA JA TA QUASE TUDO PRONTO, SO TERIAM MESMO QUE CONSTRUIR MAIS UNS GINASIOS, TAVEZ. ESPERO QUE A CHANCE QUE A GENTE GANHOU SEJA PARA MELHORAR E NAO FAZER VERGONHA DEPOIS QUE PASSAR. A FEIRINHA DE SAN TELMO FOI A MELHOR DE TODAS, É MEIO FEIRA HIPPIE ENCONTRA O MERCADO MUNDO MIX (RS) SO VI UN RATITO DO CAFE TACUBA, PQ TENIA Q IR PARA O CAMPO DEPECHE MODE TENTAR FICAR O MAIS PROXIMO POSSIVEL, MAS TENHO UM CD DELES E GOSTO BASTANTE

    ResponderExcluir
  5. BAMBAATAA, O SHOW DO DM FOI MELHOR DO Q O Q VI EM SANFRA EM 2001 (LA O DAVE TAVA PESSIMO DA VOZ, TAVA NA REHAB E USAVA UMAS CANTORAS NEGRAS COMO BACKING, QUEBRAVA O CLIMA) ESTE TEVE MUSICAS BEM MAIS OBSCURAS (TIPO FLY IN THE WIDESCREEN, MINHA FAVORITA DO BLACK CELEBRATION) E OS HITS MAIS MANJADOS FORAM REMIXADOS, BEHIND THE WHEEL, NEVER LET ME DOWN, PERSONAL JESUS, TODOS GANHARAM REMIX AO VIVO, E O VISUAL DE FUNDO, UM MEGA TELAO EM HI-DEF DE OLED COM IMAGENS DO CORBJIN ERA FODA!

    ResponderExcluir
  6. BAMBAATAA, O SHOW DO DM FOI MELHOR DO Q O Q VI EM SANFRA EM 2001 (LA O DAVE TAVA PESSIMO DA VOZ, TAVA NA REHAB E USAVA UMAS CANTORAS NEGRAS COMO BACKING, QUEBRAVA O CLIMA) ESTE TEVE MUSICAS BEM MAIS OBSCURAS (TIPO FLY IN THE WIDESCREEN, MINHA FAVORITA DO BLACK CELEBRATION) E OS HITS MAIS MANJADOS FORAM REMIXADOS, BEHIND THE WHEEL, NEVER LET ME DOWN, PERSONAL JESUS, TODOS GANHARAM REMIX AO VIVO, E O VISUAL DE FUNDO, UM MEGA TELAO EM HI-DEF DE OLED COM IMAGENS DO CORBJIN ERA FODA!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

O QUE É CABINE?

SEMPRE QUE TUITO OU COMENTO QUE VI OU VOU VER TAL FILME NUMA 'CABINE', UMA GALERA PERGUNTA: 'O QUE É ISSO?' BOM, CABINE É O TERMO DADO PARA SESSÕES FECHADAS DE UM FILME PARA A IMPRENSA. GERALMENTE ACONTECEM UMA SEMANA OU ALGUNS DIAS ANTES DE O FILME ESTREAR, PARA DAR TEMPO DE PEGAR O FECHAMENTO DOS JORNAIS OU DE A PESSOA FAZER UMA MATERIA COM MAIS DETALHES; OU ENTREVISTAR ALGUEM DO ELENCO. LA FORA, ESTAS SESSOES SAO CHAMADAS DE SCREENERS. ENTAO, PQ AQUI SE USA O TERMO 'CABINE'?

O TERMO CABINE VEM DO FATO DE QUE, EM OUTROS TEMPOS, ESTAS SESSOES ACONTECIAM EM CABINES PRIVATIVAS (COMO UM BOM HOME THEATER CASEIRO DOS DIAS ATUAIS), NAO EM SALAS DE CINEMA COMO HJ,  MAS NOS ESCRITORIOS DAS PROPRIAS DISTRIBUIDORAS, A MAIORIA DELAS LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NA CHAMADA CINELANDIA (A MATRIZ DE TODAS AS MAJORS ANTES FICAVAM AQUI, AGORA MUITAS MIGRARAM PRA SP). CHEGUEI A PEGAR ALGUMAS DAS VELHAS CABINES ORIGINAIS DA CIDADE FUNCIONANDO, MESMO QUANDO AI…