Pular para o conteúdo principal

RONDA PORTENHA, PT1


1-DEPOIS DE QUASE UMA SEMANA EM BUENOS AIRES (ONDE SÓ ESTIVE MENINO), SÓ POSSO DIZER UMA COISA: A CIDADE É ESPETACULAR E O POVO MUITO BACANA. DE AGORA EM DIANTE, NINGUÉM MAIS VAI FALAR MAL DA ARGENTINA OU DE ARGENTINO DO MEU LADO.

1.A MARADONA É OUTRA COISA (RS). OS PROPRIOS ARGENTINOS TORCIAM PARA QUE A SELEÇÃO DELE NAO FOSSE PARA A COPA PQ ODEIAM-NO COMO TREINADOR. VI O JOGO ENQUANTO JANTAVA NO SAN JUANINO (SÓ UMA TVZINHA LA NO FUNDO PROS EMPREGADOS, PRA NAO INCOMODAR A FREGUESIA, COMO AQUI) E ELES QUASE TORCIAM CONTRA A SELEÇÃO. PORISSO, DEPOIS DA VITORIA, MARADONA DISSE O QUE DISSE. NO FUNDO, OS ARGENTINOS NAO QUEREM SER TOMADOS TODOS COMO MARADONAS, O QUE NAO SÃO. AO CONTRARIO, É UM POVO MUITO CULTO E EDUCADO, ATITESE DO DIEGUITO. DAI A VERGONHA DO EX-CRAQUE, ELE OS CONSTRANGE.

2-A CAPITAL FEDERAL É UM MISTO DE PARIS, COM SEUS CAFES, LIVRARIAS E BELEZA ARQUITETONICA INTACTA (CADA PREDIO E PARQUE MAIS BONITO QUE OUTRO, TUDO EM HARMONIA, COMO O RIO PERDEU DEPIS DOS ANOS 70, IMAGINE A PRAIA DO FLAMENGO E DE COPA ATE ESTA DECADA, COMO ERAM LNDAS COM SEUS PREDIOS HARMONIOSOS); E, ALIAS, GARDEL E O TANGO SAO FRANCESES); DE ITALIA, POR SUA GRANDE COLONIA FUNDADORA, QUE SE REFLETE NA COZINHA, MUITA SORVETERIA E MODO DE FALAR, COM UM TOQUE PRÓPRIO. HA ALGUM RESQUICIO DE INGLES (QUE TENTARAM INVADIR LÁ VARIAS VZS, DO QUAL HERDARAM O GOSTO PELO POLO E TENIS E FUTEBOL E ESCOLAS, TODAS COM AQUELES UNIFORMES BRITANICOS COMO NUM CLIPE DO BLUR, TERNINHOS E SAIAS AXADREZADAS) E UM GRANDE TOQUE COSMOPOLITA, MAIS NOVAIORQUINO DO QUE PAULISTA (QUE ESTÁ MAIS PARA CIDADE DO MEXICO, NA BOA).


2.1 FELIZMENTE, OS GOVERNOS LÁ MANTIVERAM OS GABARITOS (OS PREDIOS SAO TODOS BAIXOS E RETROFITADOS, COMO EM PARIS) E NAO MEXERAM NA ARQUITETURA COMO OS SUBORNADOS DAQUI (O RIO É UMA DAS CIDADES DE ARQUITETURA MAIS FEIAS DO MUNDO, NAO HA UMA CONTINUIDADE VISUAL, ONDE HA A BELEZA, PLANTAM UM PREDIO HORRIVEL NO MEIO, AQUELES DE VIDRO COLORIDOS ENTAO, QUE HORROR! NAO VI NENHUM DESTES LÁ). DAÍ TEREM UMA LIVRARIA COMO A ATENEO, QUE FICA DENTRO DE UMA QUASE REPLICA DO TEATRO MUNICIPAL DAQUI (ERA UM VELHO TEATRO ABANDONADO). IMAGINE VC NO MUNICIPAL COMO LOJA! E O RESTAURANTE FICA NO PALCO DE CENA. COMI LA ADMIRANDO OS AFRESCOS E TUDO O MAIS. QUE BELEZA. O MAIOR SILENCIO, TODOS RELAX USANDO O WI-FI, NINGUEM ENCHE TEU SACO. PODERIA MORAR LA (RS)


# E NAO HA A NEFASTA INFLUENCIA DE CULTURA AMERICANA QUE HÁ AQUI. FAST FOOD NAO É A TONICA (COME-SE MELHOR EM QQ ESQUINA PELO PREÇO DE UM BIG MAC, MEDIA 40 PESOS (OU, 20 REAIS)), PRESSA E DINHEIRO NAO É TUDO, NEM OBSESSAO PELA MAGREZA. OS PORTENHOS FAZEM TUDO NO SEU TEMPO (QUASE BAIANO, MAS EFICAZES, SUPER ATENCIOSOS E BONS NO QUE FAZEM, DO MOTORISTA DE ONIBUS AO GARÇOM E ATENDENTE DE LOJA), COMEM TUDO (MUITO QUEIJO, PRESUNTO, CARNE E DOCES), MAS NAO SAO GORDOS (SERÁ O VINHO?), AS RADIOS TOCAM TUDO E OS LOCUTORES NAO GRITAM (OUVI RADIO O TEMPO TODO, E NO TAXI VC PODE OUVIR UMA CUMBIA SEGUIDA DA NOVA DO CALVIN HARRIS!), QUASE FOMOS ASSIM NOS ANOS 80 E TUDO SE PERDEU EM MEADOS DOS ANOS 90, PORISSO A SECA DOS SHOWS PORAQUI, SE NAO HA RADIO QUE TOQUE TUDO, COMO IR ALÉM DAS BRITNEYS DE SEMPRE? O MOTORISTA DO TAXI QUE PEGUEI NO AEROPORTO USAVA UMA JAQUETA DO DEPECHE MODE. E ERA UM COROA. E SABIA O QUE ERA A BANDA (DISSE PRA ELE Q TAVA INDO NO SHOW E ELE FEZ O SINAL DE POSITIVO)


#TAXIS: SAO HONESTOS, NAO ENGANAM O CAMINHO E CONHECEM TODAS AS RUAS E BAIRROS. FUI A TODA PARTE E NENHUM DELES HESITOU NO CAMINHO OU DIREÇÃO A SEGUIR. ELES MEIO QUE CONTAM OS QUARTEIROES MENTALMENTE (TODAS AS RUAS SEGUEM A NUMERAÇAO NA MESMA DIREÇÃO) ENTAO QNDO VC PEDE UM ENDEREÇO, ELE JA SABE A DIREÇÃO E EM QUE BLOCO SERA O DESTINO. E MELHOR: NAO FICAM PUXANDO PAPO FURADO. QUIETOS E CORTESES, COMO DEVE SER. MAS DIRIGEM MEIO LOUCAMENTE.

3-COMO BUENOS AIRES É A CAPITAL FEDERAL (BRASILIA), CULTURAL (RIO) E GASTRONOMICA (SP) E NAO TEM OUTRA CIDADE NA ARGENTINA PARA COMPETIR, LÁ ESTÁ O MELHOR DE TODOS OS MUNDOS. ELES TEM UMA MINI BROADWAY (ATE O JOVEM FRANKENSTEIN TA SENDO MONTADO LÁ), MUITOS TEATROS E CASAS DE SHOWS (VARIAS IGUAIS OU MAIORES DO QUE O CLARO HALL), CINCO LINHAS DE METRO, ONIBUS A RODO, MUITO TAXI, VC CHEGA EM TODO LUGAR RAPIDO, NADA É LONGE OU ERMO COMO AQUI. O LUGAR DOS SHOWS A QUE FUI ERA TIPO NA BARRA OU NA ARENA EM DISTANCIA A PARTIR DO CENTRO OU ZONA SUL, MAS CHEGA-SE LOGO (EXISTEM VARAIS E LARGAS AVENIDAS QUE FORMAM EIXOS, ALEM DE AUTOPISTAS MAIORES E MELHORES QUE A LINHA VERMELHA/AMARELA, E SEM BALA PERDIDA NO CAMINHO)E DE TODO JEITO (DÁ 30 CONTOS DE TX, 15 REAIS) E OS LUGARES SAO MUITO BEM ESTRUTURADOS. O SOM DOS SHOWS DE PSB E DM FORAM SOBERBOS. E ENTRAR E SAIR DO LUGAR, LOTADO (ESTIMEI EM MAIS DE 20 MIL PESSOAS NA NOITE DM) É FACIL E RAPIDO PQ TODOS SAO ORDEIROS E SABEM SEGUIR UMA FILA OU PENSAR NO PROXIMO, TUDO CERCADO SEMPRE DE POR FAVOR, DESCULPE E OBRIGADO, QUE É O MINIMO Q SE ESPERA DO HOMUS ERECTUS QUE DEIXOU A CAVERNA E FICOU CIVILIZADO, SI?)


3.A OU SEJA, VC TEM TUDO ISSO EM CIDADES COMO LONDRES, PARIS OU NOVA YORK, MAS LA VC SEMPRE É VISTO COMO UM SUB DE TERCEIRO MUNDO (MESMO BEM TRATADO, É POR CORTESIA E CAPITALISMO), JA OS PORTENHOS GOSTAM DA GENTE MESMO, CONHECEM NOSSA CULTURA MAIS DO QUE NOS A DELES, OUVEM NOSSA MUSICA, CONHECEM NOSSOS ARTISTAS E GOSTAM DE NOSSAS PRAIAS (NO SUL). OU SEJA, SE VC TEM POUCA GRANA, NAO QUER FICAR 12 HORAS NUM AVIAO (DO RIO, CHEGA-SE LA EM 2HRS E 45), GASTAR POUCO E SER MUITO BEM TRATADO, BUENOS AIRES É O MELHOR DESTINO, ALÉM DA ESPETACULAR TEMPERATURA, MEDIA ANUAL DE 20 GRAUS, SEMPRE COM UM VENTINHO FRESQUINHO A ACARICIAR NOSSOS ROSTOS. ACHO QUE VOU PRA LA QNDO ME APOSENTAR (RS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY