Pular para o conteúdo principal

RONDA PORTENHA, PT1


1-DEPOIS DE QUASE UMA SEMANA EM BUENOS AIRES (ONDE SÓ ESTIVE MENINO), SÓ POSSO DIZER UMA COISA: A CIDADE É ESPETACULAR E O POVO MUITO BACANA. DE AGORA EM DIANTE, NINGUÉM MAIS VAI FALAR MAL DA ARGENTINA OU DE ARGENTINO DO MEU LADO.

1.A MARADONA É OUTRA COISA (RS). OS PROPRIOS ARGENTINOS TORCIAM PARA QUE A SELEÇÃO DELE NAO FOSSE PARA A COPA PQ ODEIAM-NO COMO TREINADOR. VI O JOGO ENQUANTO JANTAVA NO SAN JUANINO (SÓ UMA TVZINHA LA NO FUNDO PROS EMPREGADOS, PRA NAO INCOMODAR A FREGUESIA, COMO AQUI) E ELES QUASE TORCIAM CONTRA A SELEÇÃO. PORISSO, DEPOIS DA VITORIA, MARADONA DISSE O QUE DISSE. NO FUNDO, OS ARGENTINOS NAO QUEREM SER TOMADOS TODOS COMO MARADONAS, O QUE NAO SÃO. AO CONTRARIO, É UM POVO MUITO CULTO E EDUCADO, ATITESE DO DIEGUITO. DAI A VERGONHA DO EX-CRAQUE, ELE OS CONSTRANGE.

2-A CAPITAL FEDERAL É UM MISTO DE PARIS, COM SEUS CAFES, LIVRARIAS E BELEZA ARQUITETONICA INTACTA (CADA PREDIO E PARQUE MAIS BONITO QUE OUTRO, TUDO EM HARMONIA, COMO O RIO PERDEU DEPIS DOS ANOS 70, IMAGINE A PRAIA DO FLAMENGO E DE COPA ATE ESTA DECADA, COMO ERAM LNDAS COM SEUS PREDIOS HARMONIOSOS); E, ALIAS, GARDEL E O TANGO SAO FRANCESES); DE ITALIA, POR SUA GRANDE COLONIA FUNDADORA, QUE SE REFLETE NA COZINHA, MUITA SORVETERIA E MODO DE FALAR, COM UM TOQUE PRÓPRIO. HA ALGUM RESQUICIO DE INGLES (QUE TENTARAM INVADIR LÁ VARIAS VZS, DO QUAL HERDARAM O GOSTO PELO POLO E TENIS E FUTEBOL E ESCOLAS, TODAS COM AQUELES UNIFORMES BRITANICOS COMO NUM CLIPE DO BLUR, TERNINHOS E SAIAS AXADREZADAS) E UM GRANDE TOQUE COSMOPOLITA, MAIS NOVAIORQUINO DO QUE PAULISTA (QUE ESTÁ MAIS PARA CIDADE DO MEXICO, NA BOA).


2.1 FELIZMENTE, OS GOVERNOS LÁ MANTIVERAM OS GABARITOS (OS PREDIOS SAO TODOS BAIXOS E RETROFITADOS, COMO EM PARIS) E NAO MEXERAM NA ARQUITETURA COMO OS SUBORNADOS DAQUI (O RIO É UMA DAS CIDADES DE ARQUITETURA MAIS FEIAS DO MUNDO, NAO HA UMA CONTINUIDADE VISUAL, ONDE HA A BELEZA, PLANTAM UM PREDIO HORRIVEL NO MEIO, AQUELES DE VIDRO COLORIDOS ENTAO, QUE HORROR! NAO VI NENHUM DESTES LÁ). DAÍ TEREM UMA LIVRARIA COMO A ATENEO, QUE FICA DENTRO DE UMA QUASE REPLICA DO TEATRO MUNICIPAL DAQUI (ERA UM VELHO TEATRO ABANDONADO). IMAGINE VC NO MUNICIPAL COMO LOJA! E O RESTAURANTE FICA NO PALCO DE CENA. COMI LA ADMIRANDO OS AFRESCOS E TUDO O MAIS. QUE BELEZA. O MAIOR SILENCIO, TODOS RELAX USANDO O WI-FI, NINGUEM ENCHE TEU SACO. PODERIA MORAR LA (RS)


# E NAO HA A NEFASTA INFLUENCIA DE CULTURA AMERICANA QUE HÁ AQUI. FAST FOOD NAO É A TONICA (COME-SE MELHOR EM QQ ESQUINA PELO PREÇO DE UM BIG MAC, MEDIA 40 PESOS (OU, 20 REAIS)), PRESSA E DINHEIRO NAO É TUDO, NEM OBSESSAO PELA MAGREZA. OS PORTENHOS FAZEM TUDO NO SEU TEMPO (QUASE BAIANO, MAS EFICAZES, SUPER ATENCIOSOS E BONS NO QUE FAZEM, DO MOTORISTA DE ONIBUS AO GARÇOM E ATENDENTE DE LOJA), COMEM TUDO (MUITO QUEIJO, PRESUNTO, CARNE E DOCES), MAS NAO SAO GORDOS (SERÁ O VINHO?), AS RADIOS TOCAM TUDO E OS LOCUTORES NAO GRITAM (OUVI RADIO O TEMPO TODO, E NO TAXI VC PODE OUVIR UMA CUMBIA SEGUIDA DA NOVA DO CALVIN HARRIS!), QUASE FOMOS ASSIM NOS ANOS 80 E TUDO SE PERDEU EM MEADOS DOS ANOS 90, PORISSO A SECA DOS SHOWS PORAQUI, SE NAO HA RADIO QUE TOQUE TUDO, COMO IR ALÉM DAS BRITNEYS DE SEMPRE? O MOTORISTA DO TAXI QUE PEGUEI NO AEROPORTO USAVA UMA JAQUETA DO DEPECHE MODE. E ERA UM COROA. E SABIA O QUE ERA A BANDA (DISSE PRA ELE Q TAVA INDO NO SHOW E ELE FEZ O SINAL DE POSITIVO)


#TAXIS: SAO HONESTOS, NAO ENGANAM O CAMINHO E CONHECEM TODAS AS RUAS E BAIRROS. FUI A TODA PARTE E NENHUM DELES HESITOU NO CAMINHO OU DIREÇÃO A SEGUIR. ELES MEIO QUE CONTAM OS QUARTEIROES MENTALMENTE (TODAS AS RUAS SEGUEM A NUMERAÇAO NA MESMA DIREÇÃO) ENTAO QNDO VC PEDE UM ENDEREÇO, ELE JA SABE A DIREÇÃO E EM QUE BLOCO SERA O DESTINO. E MELHOR: NAO FICAM PUXANDO PAPO FURADO. QUIETOS E CORTESES, COMO DEVE SER. MAS DIRIGEM MEIO LOUCAMENTE.

3-COMO BUENOS AIRES É A CAPITAL FEDERAL (BRASILIA), CULTURAL (RIO) E GASTRONOMICA (SP) E NAO TEM OUTRA CIDADE NA ARGENTINA PARA COMPETIR, LÁ ESTÁ O MELHOR DE TODOS OS MUNDOS. ELES TEM UMA MINI BROADWAY (ATE O JOVEM FRANKENSTEIN TA SENDO MONTADO LÁ), MUITOS TEATROS E CASAS DE SHOWS (VARIAS IGUAIS OU MAIORES DO QUE O CLARO HALL), CINCO LINHAS DE METRO, ONIBUS A RODO, MUITO TAXI, VC CHEGA EM TODO LUGAR RAPIDO, NADA É LONGE OU ERMO COMO AQUI. O LUGAR DOS SHOWS A QUE FUI ERA TIPO NA BARRA OU NA ARENA EM DISTANCIA A PARTIR DO CENTRO OU ZONA SUL, MAS CHEGA-SE LOGO (EXISTEM VARAIS E LARGAS AVENIDAS QUE FORMAM EIXOS, ALEM DE AUTOPISTAS MAIORES E MELHORES QUE A LINHA VERMELHA/AMARELA, E SEM BALA PERDIDA NO CAMINHO)E DE TODO JEITO (DÁ 30 CONTOS DE TX, 15 REAIS) E OS LUGARES SAO MUITO BEM ESTRUTURADOS. O SOM DOS SHOWS DE PSB E DM FORAM SOBERBOS. E ENTRAR E SAIR DO LUGAR, LOTADO (ESTIMEI EM MAIS DE 20 MIL PESSOAS NA NOITE DM) É FACIL E RAPIDO PQ TODOS SAO ORDEIROS E SABEM SEGUIR UMA FILA OU PENSAR NO PROXIMO, TUDO CERCADO SEMPRE DE POR FAVOR, DESCULPE E OBRIGADO, QUE É O MINIMO Q SE ESPERA DO HOMUS ERECTUS QUE DEIXOU A CAVERNA E FICOU CIVILIZADO, SI?)


3.A OU SEJA, VC TEM TUDO ISSO EM CIDADES COMO LONDRES, PARIS OU NOVA YORK, MAS LA VC SEMPRE É VISTO COMO UM SUB DE TERCEIRO MUNDO (MESMO BEM TRATADO, É POR CORTESIA E CAPITALISMO), JA OS PORTENHOS GOSTAM DA GENTE MESMO, CONHECEM NOSSA CULTURA MAIS DO QUE NOS A DELES, OUVEM NOSSA MUSICA, CONHECEM NOSSOS ARTISTAS E GOSTAM DE NOSSAS PRAIAS (NO SUL). OU SEJA, SE VC TEM POUCA GRANA, NAO QUER FICAR 12 HORAS NUM AVIAO (DO RIO, CHEGA-SE LA EM 2HRS E 45), GASTAR POUCO E SER MUITO BEM TRATADO, BUENOS AIRES É O MELHOR DESTINO, ALÉM DA ESPETACULAR TEMPERATURA, MEDIA ANUAL DE 20 GRAUS, SEMPRE COM UM VENTINHO FRESQUINHO A ACARICIAR NOSSOS ROSTOS. ACHO QUE VOU PRA LA QNDO ME APOSENTAR (RS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…