Pular para o conteúdo principal

BAS-FOND (BÁ-FÔN)


É A PALAVRA EM FRANCES QUE DENOMINA ALGO MUITO UNDERGROUND, BARRA PESADA, BAIXARIA. PORAQUI FOI ADOTADA PELA GALERA DO BABADO E, NUMA CORRUPTELA, ACABOU VIRANDO BAFÃO. MAS BAS-FOND, EM ESTADO PURO, É O QUE SE ENCONTRA EM "NON-STOP EROTIC CABARET", O GENIAL DISCO DE ESTRÉIA DA DUPLA SYNTH-POP INGLESA SOFT CELL, QUE GANHOU UMA EDIÇÃO DE LUXO COM DIREITO AO EP "NON-STOP ECSTATIC DANCING" INCLUIDO, MAIS UM CD EXTRA COM OS SINGLES, EXTENDED E REMIXES. FOI DESSE DISCO QUE SAIU A VERSAO DELES PARA 'TAINTED LOVE", QUE ACABOU OFUSCANDO TODO O RESTO. MAS O ÁLBUM É MUITO MAIS DO QUE ISSO. É UMA COLEÇÃO DE LETRAS SOBRE SEXO, DROGAS, FRUSTRAÇÃO, A VIDA NO LADO ESCURO. É UM VERDADEIRO TRATADO SOBRE O ASSUNTO. ELES JA TOMAVAM ECSTASY ANTES DA MODA (1982), ROLA SEXO BIZARRO COM ANOES, TRAVESTIS, CAFETÕES, PUTAS, S&M, ESTÁ TUDO LÁ, MARAVILHOSAMENTE BEM DESCRITO EM CANÇÕES DANÇANTES E MARCANTES, QUE TERMINAM COM UMA CERTA MELANCOLIA, DO TIPO, VAMOS FICAR VELHOS E MORRER SOZINHOS, ENTAO, QUAL O SENTIDO? PÉ NA JACA COMO SE NAO HOUVESSE AMANHÃ! OUVI O VINIL ATÉ FURAR.A LETRA DE BEDSITTER SINTETIZA TUDO:

Sunday morning going slow
I'm talking to the radio
Clothes and records on the floor
Memories of the night before
Out in clubland having fun
And now I'm hiding from the sun
Waiting for a visitor
Though no-one knows I'm here for sure

Chorus:
Dancing laughing
Drinking loving
And now I'm all alone
In bedsit land
My only home

I think it's time to cook a meal
To fill the emptiness I feel
Spent my money going out
I've nothing I'm left without
Clean my teeth and comb my hair
Look for something new to wear
Start the nightlife over again
Kid myself I'm having fun

Chorus

Look out from my window view
I've really nothing else to do
Read a book and write a letter
Mother, things are getting better
Watch the mirror count the lines
The battle scars of all the good times
Look around and I can see
A thousand people just like me

Chorus 2*

I'm waiting for something
I'm only passing time

*erassim q me sentia no domingo após uma noitada no cubatão (rs)

Comentários

  1. FOI DESSE DISCO QUE RENATO RUSSO (QUE DEVE TE-LO OUVIDO BASTANTE) TIROU A FRASE QUE ABRE "SERÁ": TAKE YOUR HANDS OFF ME, I DONT BELONG TO YOU, EM SAY HELLO, WAVE GOODBYE, A FAIXA QUE ENCERRA GLORIOSAMENTE O DISCO

    ResponderExcluir
  2. curiosidade legal essa do renato russo,não conheço soft cell,queria conhecer mais,vou correr atrás da discografia.Sobre as duas irmãs do joyride 2, uma delas (Melissa)tem planos de ajudar a prostituição aqui no brasil,(nesse link da foto com o texto explica),pena que eu acho que o link não vai sair, de qualquer forma:
    (http://www.terrorhotties.com/wp-content/uploads/2008/10/nicki.jpg)

    http://www.terrorhotties.com/wp-content/uploads/2008/10/nicki.jpg

    ResponderExcluir
  3. aí, tom estou chegando em casa agora, e li curiosamente o post anterior...
    ontem fui ao cinema e meio sem referencia nenhuma, entrei para ver
    "inimigos publicos", baseado apenas
    na presença de deep no filme.

    foi um agradável suprersa!! o filme reamente conta a vida de dillinger,que eu já tinha lido sobre, e em relação a outros filmes de gangster, ele é bem realista e mostra como é era a vida gangsta na época.

    sobre este post, vc já devia feito, há muito tempo...
    Conheci o soft cell, dos tempos do rock alive, do malval...

    só no inicio dos 90, quando marc almond lançou, memorabilia (uma coletanea), que fui conhecer bem seu trabalho solo e logicamente me interessei mais a fundo sobre o soft cell.

    Acho que muitas das bandas da atualidade se inspiram nesta sonoridade, inclusive a "onda electro" bebeu muito nesta fonte.

    Eu tb não sabia do influencia do renato, apesar de achar entrada de "ainda é cedo" tb cópia de uma faixa do joy division, que não me lembro bem...

    um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. certa vez vi no eurochannel um show recente do soft cell (num revival) em milao, e a plateia deles é bem a cara da capa do disco, só gente suspeita de roupa de couro e óculos escuros (rs). aqui seria publico de festa anos 80, que so conhece tainted love, bombaria mais em sp. provavelmente os ouvi pela primeira vez no mauval na flu, mas n sei se comprei o lp antes disso. só sei q nas festas mais alternativas da época era de lei tocar soft cell, japan, visage, q era um som dançante, mas sofisticado

    ResponderExcluir
  5. nunca procurei conhecer a fundo o trabalho do soft cell, apesar de ja ter ouvido muitas cançoes do grupo. valeu o toque. grupos como o depeche mode tmb são bastante relevantes para music pop.

    Tenho ouvido muito joy division. a maravilhosa musica de Ian curtis, bernie sumner, peter hook e stephen morris eh eterna e ecoara sempre em nossos coraçoes rockers. ultrapassa geraçoes. musicas como ''desorder'', ''dead souls'' '' love will tears apart'' sao classicos absolutos e maravilhosos da musica pop alternativa.

    ResponderExcluir
  6. off ---por falar em bas fond... mariana eva...ex polux... esta hilaria interpretando uma argentina fofoqueira na quase estinta e decadente mtv brasil, que ja nao eh uma tv de musical ha muito tempo. com um quadro as segundas feiras, chamado ''bafon de limon'', com obscenidades das celebridades internacionais. uma especie de tv fama [que por sua vez ja eh uma copia de um programa bosta de la de fora] underground.

    o primeiro trabalho solo dela. ''mim'' deve ser interessante. ainda nao ouvi.

    ResponderExcluir
  7. Olá,Tom
    Não sei se vc pode fazer isso aqui no seu blog, mas se puder, em nome de todos nós fãs do Depeche Mode, que estamos desolados com o cancelamento do show, vc poderia divulgar esse site (http://www.depechemodenobrasil.net/) que criamos essa semana para tentar reverter a situacao dos cancelamentos? Afinal, uma turne que vai passar desde a Costa Rica!!! ate Argentina não passar pelo Brasil não dá pra aceitar."

    ResponderExcluir
  8. "Olá,Tom.
    Não sei se vc pode fazer isso aqui no seu blog, mas se puder, em nome de todos nós fãs do Depeche Mode, que estamos desolados com o cancelamento do show, vc poderi divulgar esse site (http://www.depechemodenobrasil.net) que criamos essa semana para tentar reverter a situacao dos cancelamentos? Afinal, uma turne que vai passar desde a Costa Rica!!! ate Argentina não passar pelo Brasil não dá pra aceitar."

    ResponderExcluir
  9. a mariana eva, nessa nova encarnação na mtv, está demais. curto ela desde o pólux, adoro o mim, sou muito fã.
    mas eu não sabia dessa faceta humorística dela, só descobri no "furfles on the beach", onde ela estava hilária.

    ResponderExcluir
  10. LEMBRAM DE QUANDO FALEI AQUI DE UM PGM INFANTIL MUCHO LOCO CHAMADO YO GABBA GABBA? POIZ É UMA DAS MATERIAS DE DESTAQUE DO NME DA SEMANA! BIZARRO. ALIAS, NO MOMENTO TO ASSISTINDO UM EPISODIO, QUE TEM PARTICIPAÇÃO DO MARK MOTHERSBAUGH DO DEVO, E DO ELIJAH WOOD. BASICAMENTE ELES ENSINAM AS CRIANÇAS A DANÇAREM, E SEREM LOUQUINHAS :-) MELHOR ASSIM...

    ResponderExcluir
  11. Fala Tom,

    Po estranho esse lance do Depeche mode só cancelar os shows no Brasil... tem também o Faith no More que confirmou shows no chile e na argentina já tem quase um mês e nada de brasil entrar na tour.

    será que ta rolando problemas com a agalera do Brasil ???

    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. A QUEM INTERESSAR POSSA:

    Dia 16 de setembro no Via Funchal em SP e dia 17 de setembro na HSBC Arena no RJ. LILY ALLEN

    ResponderExcluir
  13. LILY ALLEN?

    INTERESSANTE, DEPENDENDO DO PREÇO DO INGRESSO VALE A PENA IRA PARA VER A "BRANQUELINHA" CANTAROLAR "FEAR", INDICAÇÃO DA COVA DO INICIO DO ANO, E QUE NA MINHA MODESTA OPINIÃO ESTÁ ENTRE AS MELHORES CANÇÕES DO ANO...

    UM ABRAÇO TOM E COVEIROS!!

    PS: O QUE FOI AQUELA BANDA TURCA QUE TU TOCASTE ONTEM, TOM? DUKA!!

    ResponderExcluir
  14. mobral ---- por favor, me perdoem o erro de portugues grosseiro do meu post anterior. espero que o pascoale nao veja. digitei tao rapido que acabei escrevendo a palavra extinto com s. [extinção/extinguir...etc...] foi sem querer mesmo. de tao rapido que eu escrevi saiu isso. ops. alguns jornais fazem isso até de proposito.

    ResponderExcluir
  15. mobral ---- por favor, me perdoem o erro de portugues grosseiro do meu post anterior. espero que o pascoale nao veja. digitei tao rapido que acabei escrevendo a palavra extinto com s. [extinção/extinguir...etc...] foi sem querer mesmo. de tao rapido que eu escrevi saiu isso. ops. alguns jornais fazem isso até de proposito.

    ResponderExcluir
  16. mobral ---- por favor, me perdoem o erro de portugues grosseiro do meu post anterior. espero que o pascoale nao veja. digitei tao rapido que acabei escrevendo a palavra extinto com s. [extinção/extinguir...etc...] foi sem querer mesmo. de tao rapido que eu escrevi saiu isso. ops. alguns jornais fazem isso até de proposito.

    ResponderExcluir
  17. para o rio, os preços da lily allen estao bem ok, o show sera numa quinta-feira:

    PREÇOS
    VIP e Camarote R$ 240,00
    Pista e Nível 1 R$ 120,00

    ou seja, meia a 60 contos, pq a cat power nao foi assim: será q ela virou prima donna?

    ResponderExcluir
  18. ...vale a pena lembrar do lou reed tmb, o maior cronista do submundo da musica pop de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  19. ...lou reed, muito antes do soft cell, ja escrevia sobre isso tudo.

    ResponderExcluir
  20. off --- sobre o post anterior... o preço desse archo 2, em real, deve estar na base dos 600 e alguma coisa , neh nao.......

    ResponderExcluir
  21. sim, claro, lou reed, o primeiro que falou sobre o wild side, e vivia no wild side, era casado com um travesti. mas o osft cell era a voz de minha geracao, lou reded ja falava da que veio antes, uma galera muito mais drogada (rs). alias, tem passado no canal cinemax um show do lou reed em que ele toca todo o album berlin na integra, num teatro no brooklyn

    ResponderExcluir
  22. o archos la fora custa 60 doletas na loja e 40 na amazon. nem aqui no camelodromo vc acha um bom toca mp3 de 8 giga por esse preço (o go gear da philips, de 4g, custa nao menos do que 250 pratas). se tivesse no brasil, com impostos e tudo, deveria custar isso, 250 pratas. entao, acho mais jogo comprar importado e, mesmo pagando alguma taxa, ainda sai + barato. como é frances, sera q tem na fnac? nao vou no barrashopping ha seculos, nem sei o q tem lá

    ResponderExcluir
  23. adorei a banda da ruiva...bullet proof me ganhou, tava bem blondie com human league, delirei com a outra depois dessa...(lembra de longe a voz da debbie gibson novinha em electric youth...aliás,o baixo de electric youth é incrível,nunca achei essa música trash porque a linha de baixo é bem legal).SUPERFESTA esses blocos
    dançantes "fascination"!Rancid se continuar na mesma tá certo, punk não precisa evluir muito não,owwwn,eu sou suspeita, sou fã demais.Eu deixo o cd rolando,as músicas são curtinhas, o sotaque ingles junkie do vocalista tbm dá um certo charme.Eles são bons de ska.
    Essa banda folk viajante tem colorações nostálgicas,meio vintage.Achei bem agradável!
    A banda de istambul me lembrou franz ferdinand chapado, menos na última música que eu não entendi e não tenho como escutar de novo,pois não tem rewind,só se eu escutar o programa todo de novo até o final :-)Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, Tudo bem ?
    Rapaz, sem exageros por ter lido seu post, sobre o disco do Soft Cell: "Torch" é uma das músicas que eu mais gosto, NA VIDA.
    Aliás, lembra do programa "New Music", que passava no Eurochannel? uma espécie de "Mondo Almond".

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  25. TORCH ERA UM HIT DAS MADRUGADAS NAS FMS PAULISTANAS ( E AQUI, NA TRANSAMERICA), QNDO AS RADIOS TOCAVAM MENOS PORCARIA Q HJ EM DIA. VOU FAZER UM MODULO ESPECIAL DESTE DISCO NUM DOS PROXIMOS PGMS DA COVA, MAS SO COM AS MUSICAS MENOS MANJADAS, POR ISSO, NADA DE TORCH OU TAINTED LOVE. TBM GOSTO MUITO DE YOUTH, UMA MUSICA QUE OUVI QNDO NEM TINHA 20 ANOS E JA FICAVA COM SAUDADES DE MINHA JUVENTUDE! ISSO AI É QUE É TORCH SONG DE PRIMEIRA (RS), BELA E DOLORIDA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu