Pular para o conteúdo principal

30 ANOS DO WALKMAN


QUEM HJ PODE COMPRAR QQ RADINHO OU TOCA-MP3 NO CAMELO NÃO IMAGINA COMO FOI A CHEGADA DO WALKMAN ORIGINAL DA SONY, HA 30 ANOS. PELA PRIMEIRA VEZ, A GENTE PODIA CARREGAR A PROPRIA MÚSICA, GRAVAR UMA FITA E SAIR POR AÍ, LIVRE. LEMBRO DO MEU PRIMEIRO WALKMAN SONY, PRATEADO, O PRIMEIRO MODELO LANÇADO NO BRASIL (MAIS BONITINHO DO QUE O ORIGINAL JAPA). COMPREI COM O DINHEIRINHO SUADO DE MEU PRIMEIRO TRABALHO REMUNERADO. E LÁ IA EU, LÉPIDO E FAGUEIRO PRO TRAMPO, CAMINHANDO COM A MÚSICA NOS MEUS OUVIDOS E CABEÇA, 60 MINUTOS INTEIRINHOS! E NEM TINHA O RECURSO AUTO-REVERSE! ACABOU UM LADO, CLICK, TROCOU DE LADO, PLAY. MAS ERA O MÁXIMO. VC PODIA GRAVAR A SUA PRÓPRIA MIX TAPE E CUSTOMIZA-LA. E COMO SÓ CABIA, NO MÁXIMO, 90 MINUTOS, NÃO ERA TUDO QUE VIRAVA SINAL MAGNÉTICO, SÓ O ESSENCIAL. DE LÁ PRA CÁ, JÁ TIVE DEZENAS DE VARIANTES DO WALKMAN (COM FM, GRAVADOR, MINIDISC), ATE CHEGAR AOS TOCA-MP3S ATUAIS. HOJE EM DIA SÃO MUITO MAIS SOFISTICADOS, MAS AKIO MORITA FOI O CAMARADA QUE IMAGINOU O WALKMAN, MÚSICA PORTÁTIL PARA TODOS. KAMPAI!

Comentários

  1. A única desvantagem dos queridos MP3 players de hoje em dia é que as baterias duram bem pouquinho. No meu aparelho atual, a pilha palito dura no máximo três dias. Pelo menos uso pilhas recarregáveis e sempre carrego uma ou duas sobressalentes carregadas.

    ResponderExcluir
  2. Fala Tom,

    Po perdia conta da quantidade de Walkmans que tive... na época do colegio eu andava com um pra todo lado... inclusive tive aquele amarelo da sony que era resistente a agua.. depois tive discman, discman com mp3.. até chegar o mp3 player.

    desde 2007 vivo com meu creative zen... apesar de ter tela para exibição de video eu uso ele apenas como mp3 mesmo.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Tem aquela história de q um cara meio brasileiro meio alemão inventou tipo um walkman antes da Sony, sabe qual é? Rolou uma batalha na justiça durante anos até q um acordo ($$) selou a paz. Lí recentemente uma entrevista com esse cara.
    Outra coisa q ví esse dias foi a chamada pra uma matéria de um garoto q trocou uns dias seu mp3 por um walkman e demorou dias pra descobrir q a fita tinha dois lados.
    recentemente o filho de um amigo ficou vidrado quando viu um LP tocando numa vitrola pela 1º vez. O garoto tinha uns 11 anos e ficou olhando aquele discão rodar com uma cara de "que porra é essa?"..rsrs
    Meu filho tem 4 anos, tá meio cedo, mas daqui a pouco vou apresentá-lo a minha pequena coleção de vinis pra ele já ir se familiarizando com essas antiguidades.
    Abs a todos.

    ResponderExcluir
  4. escutei mto Hellradio com um q ganhei do Paraguai da minha madrinha...foi a salvação pq podia ouvir no quarto enquanto o povo ficava na sala, onde tava aquele som enorme!

    ResponderExcluir
  5. quando saiu o walkman, eu fazia faculdade e era no suburbio, daí eu pegava buzum e achava a coisa meio grande, daí usava mais quando eu viajava...
    mesmo assim sempre achei meio grande...
    no final da 90 comprei um disc-man que tocava mp3, para ligar no meu som e ouvir meus cdR que fazia com arquivos mp3.

    agora com os mp3 é que é bem melhor pois são bem menores...

    um abraço!!

    ResponderExcluir
  6. OFF: PAREM AS MAQUINAS/ACABEI DE RECEBER O SEGUINTE EMAIL:

    Eles tocam no Rio dia 15 de Agosto, no Circo Voador com + 2 atrações nacionais. Vamos fazer uma edição do Popload Gig no RJ dessa vez.

    ELES QUEM? FRIENDLY FIRES!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu tive alguns, era direto com um no ouvido na época da escola. Eu e uma amiga nos encontravamos antes pra trocarmos fitas.
    Quando a pilha tava fraca, a gente rebobinava a fita com caneta, rs. Mas isso era quando tinha alguma sequencia muito viciante, pq fora isso era só virar o lado, né.
    Eu só sinto falta pq hoje em dia to sem ter onde ouvir algumas gravações raras e tal. Mas prefiro meu mp3 player.

    ResponderExcluir
  8. os que me lembro: o primeiro, circa 82, prateado, auto stop (oh), dai tive um pirata que vinha com radio fm pra ouvir a flu, ai tive um sony foda q tinha auto-reverse e gravava, mas me roubaram, ai comprei um em nyc que tinha case metalico (gravador, fm, reverse, bateria recarregavel! ta la em casa e ainda funciona o fm), dai começaram as versoes mais barats made in china, de plastico, genericas, ai veio o primeiro com sintonia de tv e agora tenho um q comprei em 2005 só pq ele tem fita, e nao tenho mais nada la em casa que toca fitas! (sem contar os mds e discman, claro)

    ResponderExcluir
  9. mas, claro, os toca mp3 sao muito mais mao na roda, leves, praticos, so me incomoda a menor qualidade de som. os sons gravados em fita tinha mais qualidade e os cds de audio, tbm, pq o mp3 comprime bastante algumas frequencias. mas com um bom fone de ouvido da pra contornar isso um pouco. atualmente uso um creative zen mini que tenho ha uns 3 anos e ele me basta (grava, toca, fm, line in aux, video, so falta wi-fi, q os modelos mais recentes ja tem!) e cabe no bolso de moedas do meu jeans!!! o melhor walkman q tive, o metalico japones, era fino, mas fazia um volume no bolso, tipo celular

    ResponderExcluir
  10. só falta vir o Passion Pit pra ficar perfeito como estão falando, mas o Lucio já tinha cantado a bola há um tempão sobre a data do Friendly Fires.

    Popload Gig, boa iniativa heim?

    Se tivesse uma Na Cova do leão Gig iria tirar a maldição do Samba no Rio de Janeiro, vc já pensou em fazer algo parecido tom, trazer bandas de médio porte pra cá?

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. eu tinha aquele walkman esportivo da sony o amarelo no início da década de 90, foi nele q ouvi por exemplo blood sugar sexy magic e the real thing

    abs

    ResponderExcluir
  12. OUTRO CONFIRMADO É O TWSITED SISTERS EM NOVEMBRO, NO VIA FUNCHAL. NAO HA A MENOR CHANCE DE PRODUZIR SHOWS, SO SEU EU FOSSE MILIONARIO E NAO TIVESSE NADA PRA FAZER, A PARADA É MUITO COMPLEXA E DEMANDA TEMPO E GRANA. SEU GANHASSE NA MEGA SENA PROMOVIA UM SHOW DO MARS VOLTA NO CIRCO, BANCANDO A MARIJUANA DOS CARAS E COM ENTRADA A DEZ CONTOS! (RS) OU ENTAO UM FESTIVAL DFA COM LCD, HERCULES E JUAN MCLEAN, MESMO QUE NAO FOSSE NINGUEM VER

    ResponderExcluir
  13. E VAI TER TBM O MADAME SATA FESTIVAL NUM CASTELO EM RIBEIRAO PIRES (SP) JA COM AS SEGUINTES ATRACOES CONFIRMADAS: NEW MODEL ARMY, NITZER EBB, ZOMBIE NATION, CHRISTIAN DEATH, WAYNE HUSSEY (THE MISSION), SLAM E VARIOS BRAZUCAS EM CINCO AMBIENTES DIFERENTES (DOIS PALCOS E TRES SALAS), NO DIA 15 DE AGOSTO, PARA COMEMORAR OS 25 ANOS DO MADAME SATA (QUE ERA O EQUIVALENTE AO CREPUSCULO DE CUBATAO EM SAMPA)

    ResponderExcluir
  14. hahahahahahaha :)

    Mas lógico que não rolaria dinheiro seu, seria uma parceria com patrocinadores.

    Não acho que o Lúcio Ribeiro seja rico, ele teve o patrocínio da British Council e de outros na primeira vez.

    Vc já tem bom contato com o Circo, o que já é perfeito, falta patrocinio mesmo, e alguém tb disposto, não precisa ser o Tom Leão exatamente, mas alguem que tenha mais tempo e AJUDE pra rolar.

    Putz esse novo do Mars Volta é SENSACIONAL, tinha desistido deles por serem muito chatos e repetitivos mas esse album me surpreendeu e já estou viciado há um tempo, o melhor deles pra mim, faz a linha "The Widow" o album todo. O menos pode ser mais nesse caso, viajante mesmo....

    Parece que o prodigy vai abrir o show do Depeche em SP...

    Ahh claro já tive todos os walkmens possiveis, desde o tijolão fita cassete, o amerelo a prova d'agua, com radio sem radio, CD, só não tive MD. Aí parei no iPod e continuo nele.. :)

    ResponderExcluir
  15. E, COMO JA TINHAMOS ADIANTANDO AQUI ANTES DA CONFIRMACAO OFICIAL, O BEIRUT VEM MESMO TOCAR NO PERC PAN (POR ISSO ATE JA LANCARAM, O CD AQUI), EM SETEMBRO, MAS SO NO VIA FUNCHAL (SP), DIA 11, APESAR DE O FESTIVAL ROLAR MAIS NO RIO! ISSO É SACANAGEM... E ALGUEM AI VAI/FOI VER O SLIM JIM DOS STRAY CATS NO ESTRELA DA LAPA? DEPOIS RECLAMAM QUE ELE SO TOCA EM SP (JA É A TERCEIRA VEZ Q VEM CÁ, MAS A PRIMEIRA NO RIO)

    ResponderExcluir
  16. NAO SAQUEI A PARADA DO LUCIO, FELIPE, ELE TA POR TRAS DE QUE, EXATAMENTE? NAO SEI DO Q VC TA FALANDO. MESMO SEM BOTAR A GRANA, SO O NOME, É DIFICIL PQ EU TERIA QUE LARGAR DO TRABALHO NO JORNAL, LUCIO É FRILA DA FOLHA. SE BEM QUE EU SERIA MEIO QUE CURADOR DO PROXIMO INDIE FEST Q ACABOU NAO ROLANDO, JA TINHA INDICADO PRA ELES SANTOGOLD, MAXIMO PARK E KOOKS, ESTE ACABOU VINDO, MAS O FESTIVAL NAO ACONTECEU, MAS AINDA PODE ROLAR. PUXA, PRDIGY ABRINDO DM EM SP, SO PODE SER EM ESTADIO, NAO MENOS

    ResponderExcluir
  17. Beirut só em SP??

    Tem certeza disso tom??

    Tão falando que ele vai tocar na cecilia meireles.

    broxei agora tava afinzão de ir :(

    ResponderExcluir
  18. Popload é o nome do Blog dele, parece que ele ta realizando esse evento, o do Rio e de São Paulo, entendeu?

    ResponderExcluir
  19. AH, N SABIA, NAO VEJO O BLOG DO LUCIO HA UNS DOIS ANOS OU MAIS, NEM SABIA Q TINHA ESSE NOME (ALIAS, NAO VEJO SITE DE MUSICA ALGUM, A NAO SER AS NEWS DO NME, SO VEJO SITE DE TORRENT). QNTO AO BEIRUT, PELA DIVULGAÇAO OFICIAL DO FESTIVAL, Q ROLA AQUI NO OI CASA GRANDE, ELE TA FORA, SO TOCA EM SP. A N SER Q ALGUEM O TRAGA POR FORA PRA CECILIA MEIRELLES, E AI A DIVULGACAO DO FESTIVAL NAO PODE FALAR PRA NAO PROMOVER, ROLAM ESSAS ESCROTICES NESSE MEIO. VAMOS TORCER...

    ResponderExcluir
  20. aqui tom:

    http://migre.me/39Gw

    Será que ele não vai tocar no Oi mesmo dia 9 e 10???

    Onde vc viu a programação?

    Abs

    ResponderExcluir
  21. oops beirut 8 e 9 de Setembro no Oi Casa Grande...

    ResponderExcluir
  22. porra tom, esse festival do madame sata eu iria ver se pudesse...

    só banda que eu curti a valer...
    um abraço!!

    porra essa dobradinha prodigy e depeche mode podia rolar aqui no arena hsbc.

    um abraço!!

    ResponderExcluir
  23. Ah, eu fui ver o Slim Jim, foi muito legal! Os caras são bem divertidos. Conheço pouco o Stray Cats, mas ganhei o ingresso e fui conferir a banda do batera.
    Só não gostei muito do público, rs, parecia desfile de moda dos anos 60. Mas eu sempre vou a show/festa por causa do som mesmo, então deixa o povo pra lá, rs.

    ResponderExcluir
  24. DIVULGAÇÃO OFICIAL DO PERC PAN FEITA PELA EMPRESA MEDIAMANIA:
    "nos dias 08 e 09 de setembro no Rio de Janeiro, no Teatro Oi Casa Grande. O Perc Pan não terá este ano sua edição paulista, mas levará para a cidade sua maior atração: o grupo Beirut fará uma apresentação em São Paulo ocupando o palco do Via Funchal, no dia 11 de setembro." NAO FALA DO BEIRUT NO RIO OU O TXT ESTA MAL FORMULADO. VOU CHECAR COM ELES

    ResponderExcluir
  25. A RESPOSTA DA PRODUTORA:

    Teremos Beirut em Salvador, Rio e em SP. Esse release foi mais um vem aí. Tão logo puder enviaremos um release completo e com a grade das atrações.

    ResponderExcluir
  26. é 140 reais ingresso mais barato pra esse Twisted Sister aqui em SP em novembro, já estão vendendo ingressos, não entendi o lance do Prodigy com Depeche Mode, é isso msm? Qdo é? Outubro?
    Vcs tão sabendo de alguma coisa de um festival q vai trazer Faith no More, Alice in Chains e Tool???

    Cada dia pipoca mais coisa aqui...tô bolada.

    ResponderExcluir
  27. fora o CD que tmb tem 20 anos de existencia. Me lembro de um aparelho do ano de 87. Japonês. Um dos primeiros aparelhos lançados no mercado. pequeno. Um pouco maior que os disk-mans de hoje. O que era raríssimo. Devia ser os olhos da cara, já que todos os outros eram uns trambolhões imensos e pesados. e tmb os olhos da cara. Isso nos primeiros anos do CD, muito antes do mini sistem.
    Assim como o vinil, existem muitos discos [cds] raros tmb.

    ResponderExcluir
  28. É verdade, Marcelo. E se a pessoa resolver ouvir o dia todo, dura um dia só.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu