Pages

Wednesday, July 01, 2009

30 ANOS DO WALKMAN


QUEM HJ PODE COMPRAR QQ RADINHO OU TOCA-MP3 NO CAMELO NÃO IMAGINA COMO FOI A CHEGADA DO WALKMAN ORIGINAL DA SONY, HA 30 ANOS. PELA PRIMEIRA VEZ, A GENTE PODIA CARREGAR A PROPRIA MÚSICA, GRAVAR UMA FITA E SAIR POR AÍ, LIVRE. LEMBRO DO MEU PRIMEIRO WALKMAN SONY, PRATEADO, O PRIMEIRO MODELO LANÇADO NO BRASIL (MAIS BONITINHO DO QUE O ORIGINAL JAPA). COMPREI COM O DINHEIRINHO SUADO DE MEU PRIMEIRO TRABALHO REMUNERADO. E LÁ IA EU, LÉPIDO E FAGUEIRO PRO TRAMPO, CAMINHANDO COM A MÚSICA NOS MEUS OUVIDOS E CABEÇA, 60 MINUTOS INTEIRINHOS! E NEM TINHA O RECURSO AUTO-REVERSE! ACABOU UM LADO, CLICK, TROCOU DE LADO, PLAY. MAS ERA O MÁXIMO. VC PODIA GRAVAR A SUA PRÓPRIA MIX TAPE E CUSTOMIZA-LA. E COMO SÓ CABIA, NO MÁXIMO, 90 MINUTOS, NÃO ERA TUDO QUE VIRAVA SINAL MAGNÉTICO, SÓ O ESSENCIAL. DE LÁ PRA CÁ, JÁ TIVE DEZENAS DE VARIANTES DO WALKMAN (COM FM, GRAVADOR, MINIDISC), ATE CHEGAR AOS TOCA-MP3S ATUAIS. HOJE EM DIA SÃO MUITO MAIS SOFISTICADOS, MAS AKIO MORITA FOI O CAMARADA QUE IMAGINOU O WALKMAN, MÚSICA PORTÁTIL PARA TODOS. KAMPAI!

29 comments:

Marcelo Delfino said...

A única desvantagem dos queridos MP3 players de hoje em dia é que as baterias duram bem pouquinho. No meu aparelho atual, a pilha palito dura no máximo três dias. Pelo menos uso pilhas recarregáveis e sempre carrego uma ou duas sobressalentes carregadas.

iga_rio said...

Fala Tom,

Po perdia conta da quantidade de Walkmans que tive... na época do colegio eu andava com um pra todo lado... inclusive tive aquele amarelo da sony que era resistente a agua.. depois tive discman, discman com mp3.. até chegar o mp3 player.

desde 2007 vivo com meu creative zen... apesar de ter tela para exibição de video eu uso ele apenas como mp3 mesmo.

Abraços,

RalphB said...

Tem aquela história de q um cara meio brasileiro meio alemão inventou tipo um walkman antes da Sony, sabe qual é? Rolou uma batalha na justiça durante anos até q um acordo ($$) selou a paz. Lí recentemente uma entrevista com esse cara.
Outra coisa q ví esse dias foi a chamada pra uma matéria de um garoto q trocou uns dias seu mp3 por um walkman e demorou dias pra descobrir q a fita tinha dois lados.
recentemente o filho de um amigo ficou vidrado quando viu um LP tocando numa vitrola pela 1º vez. O garoto tinha uns 11 anos e ficou olhando aquele discão rodar com uma cara de "que porra é essa?"..rsrs
Meu filho tem 4 anos, tá meio cedo, mas daqui a pouco vou apresentá-lo a minha pequena coleção de vinis pra ele já ir se familiarizando com essas antiguidades.
Abs a todos.

piranhacamuflada said...

escutei mto Hellradio com um q ganhei do Paraguai da minha madrinha...foi a salvação pq podia ouvir no quarto enquanto o povo ficava na sala, onde tava aquele som enorme!

PEDRO BAMBAATAA said...

quando saiu o walkman, eu fazia faculdade e era no suburbio, daí eu pegava buzum e achava a coisa meio grande, daí usava mais quando eu viajava...
mesmo assim sempre achei meio grande...
no final da 90 comprei um disc-man que tocava mp3, para ligar no meu som e ouvir meus cdR que fazia com arquivos mp3.

agora com os mp3 é que é bem melhor pois são bem menores...

um abraço!!

tom said...

OFF: PAREM AS MAQUINAS/ACABEI DE RECEBER O SEGUINTE EMAIL:

Eles tocam no Rio dia 15 de Agosto, no Circo Voador com + 2 atrações nacionais. Vamos fazer uma edição do Popload Gig no RJ dessa vez.

ELES QUEM? FRIENDLY FIRES!!!

:: Fräulein :: said...

Eu tive alguns, era direto com um no ouvido na época da escola. Eu e uma amiga nos encontravamos antes pra trocarmos fitas.
Quando a pilha tava fraca, a gente rebobinava a fita com caneta, rs. Mas isso era quando tinha alguma sequencia muito viciante, pq fora isso era só virar o lado, né.
Eu só sinto falta pq hoje em dia to sem ter onde ouvir algumas gravações raras e tal. Mas prefiro meu mp3 player.

tom said...

os que me lembro: o primeiro, circa 82, prateado, auto stop (oh), dai tive um pirata que vinha com radio fm pra ouvir a flu, ai tive um sony foda q tinha auto-reverse e gravava, mas me roubaram, ai comprei um em nyc que tinha case metalico (gravador, fm, reverse, bateria recarregavel! ta la em casa e ainda funciona o fm), dai começaram as versoes mais barats made in china, de plastico, genericas, ai veio o primeiro com sintonia de tv e agora tenho um q comprei em 2005 só pq ele tem fita, e nao tenho mais nada la em casa que toca fitas! (sem contar os mds e discman, claro)

tom said...

mas, claro, os toca mp3 sao muito mais mao na roda, leves, praticos, so me incomoda a menor qualidade de som. os sons gravados em fita tinha mais qualidade e os cds de audio, tbm, pq o mp3 comprime bastante algumas frequencias. mas com um bom fone de ouvido da pra contornar isso um pouco. atualmente uso um creative zen mini que tenho ha uns 3 anos e ele me basta (grava, toca, fm, line in aux, video, so falta wi-fi, q os modelos mais recentes ja tem!) e cabe no bolso de moedas do meu jeans!!! o melhor walkman q tive, o metalico japones, era fino, mas fazia um volume no bolso, tipo celular

Felipe Passarelli said...

só falta vir o Passion Pit pra ficar perfeito como estão falando, mas o Lucio já tinha cantado a bola há um tempão sobre a data do Friendly Fires.

Popload Gig, boa iniativa heim?

Se tivesse uma Na Cova do leão Gig iria tirar a maldição do Samba no Rio de Janeiro, vc já pensou em fazer algo parecido tom, trazer bandas de médio porte pra cá?

Abraços

brunobbl said...

eu tinha aquele walkman esportivo da sony o amarelo no início da década de 90, foi nele q ouvi por exemplo blood sugar sexy magic e the real thing

abs

tom said...

OUTRO CONFIRMADO É O TWSITED SISTERS EM NOVEMBRO, NO VIA FUNCHAL. NAO HA A MENOR CHANCE DE PRODUZIR SHOWS, SO SEU EU FOSSE MILIONARIO E NAO TIVESSE NADA PRA FAZER, A PARADA É MUITO COMPLEXA E DEMANDA TEMPO E GRANA. SEU GANHASSE NA MEGA SENA PROMOVIA UM SHOW DO MARS VOLTA NO CIRCO, BANCANDO A MARIJUANA DOS CARAS E COM ENTRADA A DEZ CONTOS! (RS) OU ENTAO UM FESTIVAL DFA COM LCD, HERCULES E JUAN MCLEAN, MESMO QUE NAO FOSSE NINGUEM VER

tom said...

E VAI TER TBM O MADAME SATA FESTIVAL NUM CASTELO EM RIBEIRAO PIRES (SP) JA COM AS SEGUINTES ATRACOES CONFIRMADAS: NEW MODEL ARMY, NITZER EBB, ZOMBIE NATION, CHRISTIAN DEATH, WAYNE HUSSEY (THE MISSION), SLAM E VARIOS BRAZUCAS EM CINCO AMBIENTES DIFERENTES (DOIS PALCOS E TRES SALAS), NO DIA 15 DE AGOSTO, PARA COMEMORAR OS 25 ANOS DO MADAME SATA (QUE ERA O EQUIVALENTE AO CREPUSCULO DE CUBATAO EM SAMPA)

Felipe Passarelli said...

hahahahahahaha :)

Mas lógico que não rolaria dinheiro seu, seria uma parceria com patrocinadores.

Não acho que o Lúcio Ribeiro seja rico, ele teve o patrocínio da British Council e de outros na primeira vez.

Vc já tem bom contato com o Circo, o que já é perfeito, falta patrocinio mesmo, e alguém tb disposto, não precisa ser o Tom Leão exatamente, mas alguem que tenha mais tempo e AJUDE pra rolar.

Putz esse novo do Mars Volta é SENSACIONAL, tinha desistido deles por serem muito chatos e repetitivos mas esse album me surpreendeu e já estou viciado há um tempo, o melhor deles pra mim, faz a linha "The Widow" o album todo. O menos pode ser mais nesse caso, viajante mesmo....

Parece que o prodigy vai abrir o show do Depeche em SP...

Ahh claro já tive todos os walkmens possiveis, desde o tijolão fita cassete, o amerelo a prova d'agua, com radio sem radio, CD, só não tive MD. Aí parei no iPod e continuo nele.. :)

tom said...

E, COMO JA TINHAMOS ADIANTANDO AQUI ANTES DA CONFIRMACAO OFICIAL, O BEIRUT VEM MESMO TOCAR NO PERC PAN (POR ISSO ATE JA LANCARAM, O CD AQUI), EM SETEMBRO, MAS SO NO VIA FUNCHAL (SP), DIA 11, APESAR DE O FESTIVAL ROLAR MAIS NO RIO! ISSO É SACANAGEM... E ALGUEM AI VAI/FOI VER O SLIM JIM DOS STRAY CATS NO ESTRELA DA LAPA? DEPOIS RECLAMAM QUE ELE SO TOCA EM SP (JA É A TERCEIRA VEZ Q VEM CÁ, MAS A PRIMEIRA NO RIO)

tom said...

NAO SAQUEI A PARADA DO LUCIO, FELIPE, ELE TA POR TRAS DE QUE, EXATAMENTE? NAO SEI DO Q VC TA FALANDO. MESMO SEM BOTAR A GRANA, SO O NOME, É DIFICIL PQ EU TERIA QUE LARGAR DO TRABALHO NO JORNAL, LUCIO É FRILA DA FOLHA. SE BEM QUE EU SERIA MEIO QUE CURADOR DO PROXIMO INDIE FEST Q ACABOU NAO ROLANDO, JA TINHA INDICADO PRA ELES SANTOGOLD, MAXIMO PARK E KOOKS, ESTE ACABOU VINDO, MAS O FESTIVAL NAO ACONTECEU, MAS AINDA PODE ROLAR. PUXA, PRDIGY ABRINDO DM EM SP, SO PODE SER EM ESTADIO, NAO MENOS

Felipe Passarelli said...

Beirut só em SP??

Tem certeza disso tom??

Tão falando que ele vai tocar na cecilia meireles.

broxei agora tava afinzão de ir :(

Felipe Passarelli said...

Popload é o nome do Blog dele, parece que ele ta realizando esse evento, o do Rio e de São Paulo, entendeu?

tom said...

AH, N SABIA, NAO VEJO O BLOG DO LUCIO HA UNS DOIS ANOS OU MAIS, NEM SABIA Q TINHA ESSE NOME (ALIAS, NAO VEJO SITE DE MUSICA ALGUM, A NAO SER AS NEWS DO NME, SO VEJO SITE DE TORRENT). QNTO AO BEIRUT, PELA DIVULGAÇAO OFICIAL DO FESTIVAL, Q ROLA AQUI NO OI CASA GRANDE, ELE TA FORA, SO TOCA EM SP. A N SER Q ALGUEM O TRAGA POR FORA PRA CECILIA MEIRELLES, E AI A DIVULGACAO DO FESTIVAL NAO PODE FALAR PRA NAO PROMOVER, ROLAM ESSAS ESCROTICES NESSE MEIO. VAMOS TORCER...

Felipe Passarelli said...

aqui tom:

http://migre.me/39Gw

Será que ele não vai tocar no Oi mesmo dia 9 e 10???

Onde vc viu a programação?

Abs

Felipe Passarelli said...

oops beirut 8 e 9 de Setembro no Oi Casa Grande...

PEDRO BAMBAATAA said...

porra tom, esse festival do madame sata eu iria ver se pudesse...

só banda que eu curti a valer...
um abraço!!

porra essa dobradinha prodigy e depeche mode podia rolar aqui no arena hsbc.

um abraço!!

:: Fräulein :: said...

Ah, eu fui ver o Slim Jim, foi muito legal! Os caras são bem divertidos. Conheço pouco o Stray Cats, mas ganhei o ingresso e fui conferir a banda do batera.
Só não gostei muito do público, rs, parecia desfile de moda dos anos 60. Mas eu sempre vou a show/festa por causa do som mesmo, então deixa o povo pra lá, rs.

:: Fräulein :: said...

* anos 60 não, 50.

tom said...

DIVULGAÇÃO OFICIAL DO PERC PAN FEITA PELA EMPRESA MEDIAMANIA:
"nos dias 08 e 09 de setembro no Rio de Janeiro, no Teatro Oi Casa Grande. O Perc Pan não terá este ano sua edição paulista, mas levará para a cidade sua maior atração: o grupo Beirut fará uma apresentação em São Paulo ocupando o palco do Via Funchal, no dia 11 de setembro." NAO FALA DO BEIRUT NO RIO OU O TXT ESTA MAL FORMULADO. VOU CHECAR COM ELES

tom said...

A RESPOSTA DA PRODUTORA:

Teremos Beirut em Salvador, Rio e em SP. Esse release foi mais um vem aí. Tão logo puder enviaremos um release completo e com a grade das atrações.

piranhacamuflada said...

é 140 reais ingresso mais barato pra esse Twisted Sister aqui em SP em novembro, já estão vendendo ingressos, não entendi o lance do Prodigy com Depeche Mode, é isso msm? Qdo é? Outubro?
Vcs tão sabendo de alguma coisa de um festival q vai trazer Faith no More, Alice in Chains e Tool???

Cada dia pipoca mais coisa aqui...tô bolada.

Felipe Proença said...

fora o CD que tmb tem 20 anos de existencia. Me lembro de um aparelho do ano de 87. Japonês. Um dos primeiros aparelhos lançados no mercado. pequeno. Um pouco maior que os disk-mans de hoje. O que era raríssimo. Devia ser os olhos da cara, já que todos os outros eram uns trambolhões imensos e pesados. e tmb os olhos da cara. Isso nos primeiros anos do CD, muito antes do mini sistem.
Assim como o vinil, existem muitos discos [cds] raros tmb.

Felipe Proença said...

É verdade, Marcelo. E se a pessoa resolver ouvir o dia todo, dura um dia só.

NA CIDADE

OCTOBERFESTIVAS:

Abertura da exposição de fotografias de Raymond Depardon, “Un moment si doux”, no dia 1º de novembro. Depois de passar por Paris e Buenos Aires, o CCBB Rio recebe as 170 fotografias de diferentes cores e formatos tiradas na Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Ate 22 de janeiro. qua-seg 9am-21pm. Grátis.

UCI INAUGURA A PRIMEIRA SALA DE CINEMA XPLUS LASER DO BRASIL, NO RIO DE JANEIRO: No ano em que comemora duas décadas no Brasil, a rede UCI reforça sua missão de oferecer ao público a melhor experiência em cinema e o que há de mais moderno no mundo, no mercado audiovisual. No Rio, inova mais uma vez com a primeira sala XPLUS Laser do país. A novidade será no maior complexo de cinemas brasileiro, o UCI New York City Center, que este ano também recebeu a primeira 4DX da cidade, com cadeiras que se movimentam e efeitos especiais. A aquisição do novo projetor a laser torna ainda mais imersiva a tecnologia da XPLUS, que tem projeção 3D de última geração, tela gigante com definição 4K e som Dolby Atmos™, com mais de 54 caixas acústicas e 128 streams de áudio que criam a ilusão de um campo infinito ao redor de cada espectador.

PROGRAMAÇÃO DO BLUE NOTE JAZZ CLUB RIO (ONDE ERA A MIRANDA, NO COMPLEXO LAGOON, NA LAGOA, LADO LEBLON):      Novembro 02/11 Quinta-feira 20:00 Spyro Gyra 22:30 Spyro Gyra   03/11 Sexta-feira 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   04/11 Sábado 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   15/11 Quarta-feira 20:00 Laura Perrudin   16/11 Quinta-feira 20:00 Didier Lockwood Trio 22:30 Didier Lockwood Trio

Tropicália ganha exposição tech com livre reinterpretação conceitual Nos 50 anos do movimento, na Galeria BNDES   Os artistas Barbara Castro e Luiz Ludwig, do estúdio Ambos&&, apresentam uma livre reinterpretação dos conceitos do movimento tropicalista à luz da arte e da tecnologia. Com a exposição Vamos Comer, estimulam o público a “devorar” experiências sensoriais e orgânicas, incluindo quatro instalações de arte computacional. Ela está aberta a visitações na Galeria BNDES, no Rio, entre os dias 18 de outubro e 1º de dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h

Megadeth se apresenta no Rio e em São Paulo   A BANDA Megadeth toca em São Paulo e no Rio de Janeiro no final de outubro e começo de novembro. Liderada pelo seu fundador Dave Mustaine, e contando com o brasileiro Kiko Loureiro (ex-Angra), também na guitarra, o grupo norte-americano se apresenta dia 31 de outubro no Espaço das Américas/SP, e dia 01 de novembro, véspera de feriado, no Vivo Rio. A BANDA VIMIC, FAZ A ABERTURA  

AGENDA CUTURAL BARATOS DA RIBEIRO: Quinta-feira, 26 de outubro, a partir das 19h: LEVADAS DA BECA, com as DJs Ana Paula Moniz (Beca Brechó), Bia Andrade & Ana Galli + uma convidada surpresa! Sábado, 11 de novembro, a partir das 17h: VESPEIRO com a banda Os Alquimistas (MS) e Mauk + Pedro White & banda fazendo tributo duplo: ao Bruce Springsteen e ao Tom Petty! RUA PAULINO FERNANDES 15, BOTAFOGO/RJ grátis

MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO VOLTA À CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO   Histórias extraordinárias apresenta uma seleção com os melhores filmes recentes do país vizinho. Debates com cineastas e especialistas completam a programação Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro  (Metrô e VLT: Estação Carioca) Telefone: (21) 3980-3815 Data: de 07 a 19 de novembro de 2017 (terça-feira a domingo)

Sábado, 28/10 circo voador: Hermeto Pascoal e Big Band - Lançamento do álbum 'Natureza Universal' mais: DJ Marcello MBGroove

Angela Ro Ro leva o show "Amor & Humor" para a Zona Norte A cantora - que pela primeira vez pisa no palco do Centro Cultural João Nogueira -  faz  apresentação única no Méier, dia 29 de outubro, às 19h, no Imperator

estreia: 5º FEIRA/ 19 OUT - ABERTURA DA MOSTRA JÓIAS DO CINEMA DINAMARQUÊS: CINE JOIA DO RIO DE JANEIRO (copacabana) EXIBE SEIS LONGAS INÉDITOS DO PAÍS NÓRDICO; E O PRIMEIRO DOC LONGA-METRAGEM FILMADO NA GROENLÂNDIA.



(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers