Pular para o conteúdo principal

TERMOS DO PRECONCEITO

DESDE QUE COMECEI NA PROFISSÃO DE JORNALISTA, ACOMPANHO ALGUNS TERMOS QUE GENTE VELHA E PRECONCEITUOSA USA CONTRA RITMOS E COMPORTAMENTOS NOVOS. E CONFESSO QUE NUNCA ENTENDI O QUE SIGNIFICAM ALGUNS. VOU DAR AQUI O QUE EU ACHO QUE SIGNIFICAM. ME AJUDEM. E COLABOREM COM OUTROS.

BATICUM = DIZIAM SOBRE BATIDAS QUE NÃO FOSSEM BRASILEIRAS, ACHO. (VEM DOS ANOS 70, POR AI, MUITO USADA POR CRÍTICOS DE MPB CONSERVADORES, TIPO TINHORÃO)

BATE-ESTACA = TERMO PEJORATIVO PARA MÚSICA ELETRÔNICA, QUALQUER UMA. (ACHO QUE COMEÇOU COM A DISCO)

MODERNINHO = GERALMENTE USADO POR EDITORES CARETAS OU GENTE NADAVE PARA FALAR MAL DE PESSOAS DIFERENTES OU MINIMIZAR CERTOS GRUPOS, NUNCA SAQUEI O QUE É, DE FATO, UM "MODERNINHO" (MAS SEI QUE OS MODERNS ERAM OS ARTISTAS DA PARIS DOS ANOS 20, TODOS GENIAIS). ESSA SURGIU ALI PELOS ANOS 80. A VERSÃO GAY E AFETADA DO TERMO É "MUDERRRRNO".

DESCOLADO = UMA VARIAÇÃO PAULISTANA DO "MODERNINHO", USADA MAIS A PARTIR DOS ANOS 90. SE VEJO ISSO NUM CONVITE, PASSO BEM LONGE DA FESTA OU DO LUGAR (RS)

(NUNCA USEI ESTES TERMOS EM MEUS TXTS, A NÃO SER COMO IRONIA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA



FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…