Pular para o conteúdo principal

O ASTRONAUTA DE MÁRMORE


Passado o verão nos EUA, começam a chegar os primeiros filmes, digamos, mais 'sérios' e que, de certa forma, tentam concorrer a indicações ao Oscar. Dois destes, já estão em cartaz aqui: a nova versão para 'Nasce uma estrela' (vide post anterior) e 'O primeiro homem' (first man), o novo de Damien Chazelle, que, ha dois anos, foi a sensação das premiações de cinema com 'La La land' (pelo qual ganhou Oscar de diretor). Deste, Chazelle trouxe de volta Ryan Gosling, que, segundo o diretor, foi a sua primeira e única opção para interpretar o astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua. Aliás, o filme, é baseado em livro de mesmo nome, em inglês.



Por isso, mais do que contar a história da corrida espacial (como o excelente 'Os eleitos/the right stuff', de Philip Kauffman, baseado em livro de Tom Wolfe, o fez muito bem), este, mostra um recorte da vida de Armstrong, que se aplicou para o cargo de astronauta, na NASA, e acabou sendo o primeiro ser humano a por os pés no satélite natural da Terra, em 1969, levado pela Apollo XI. O filme (não sei se o livro, tbm), parece dizer, que, o que motivou Armstrong a seguir este caminho, foi a morte precoce de uma filha. É por ela que ele persiste na árdua missão de se transformar num spaceman. É esse drama íntimo que conduz seus atos. Alem da presença de uma mulher firme, sua esposa Janet (Claire Foy, de 'The crown' e tbm a nova Lisbet Salander do cinema).



Contudo, apesar da produção esmerada (o diretor teve acesso a artefatos e objetos legítimos, emprestados pela agencia espacial norte-americana, dos módulos espaciais às roupas dos astronautas), o longo filme (cerca de duas horas e meia) é algo frio em seu âmago. Agradará mais a pessoas que gostem do assunto e sejam fãs da NASA (como eu), já que não tem muito mais a oferecer do que uma excelente reconstituição dos fatos -- a chegada de Armstrong a lua, talvez seja a maior representação do acontecido até hoje, em qualquer filme. Ou que gostem de uma história bem contada. Mesmo sendo um bocado patriota, ele evita de mostrar a bandeira americana desnecessariamente (o que causo até protestos por lá) e até inclui algumas cenas mostrando que os americanos não apoiaram totalmente as missões Apollo, porque, então, passavam por um momento histórico conturbado (Vietnã, movimento pelos direitos civis).


O resultado, e que 'First man' teve uma bilheteria de estreia aquém do esperado nos EUA (fez cerca de $16mi no primeiro fim de semana), ficando abaixo de dois filmes que já estavam em cartaz, 'Venom' e 'Nasce uma estrela'. Um pouco temerário, para um filme cujo orçamento ficou na casa dos $100mi. Mas, o diretor acha que ele caminhará lentamente, como o fez Armstrong na lua, até chegar ao seu público e a melhores resultados. Pelo menos, indicações ao Oscar, ele deverá ganhar, não apenas na parte técnica (e, deverá vir de Claire Foy, mais do que de Gosling, imagino). Recomendo vê-lo numa tela grande ou iMax, se possível. Ou (re)ver 'The right stuff', que conta parte desta história por um angulo diferente. E com um pouco mais de emoção.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

VC TEM MEDO DE FANTASMAS?

Cético sou desde criancinha. Porisso, nunca acreditei em fantasmas, vida apos a morte, santos e coisa e talz. Com o tempo, passei a gostar de filmes de terror e sobrenatural, talvez pra ver ate onde isso vai. Ou seja, nunca tive medo de fantasmas, nem de holy ghosts. Mas alguns filmes tocam no tema e quase te fazem recapitular. Um deles foi 'Poltergeist'. Depois, raros foram os filmes de fantasmas legais, que não apelassem só para os efeitos especiais e trilha climática. Porisso, curti o simpatico e barato (estimados US$ 1, 5 mi, ja faturou 35mi só nos EUA em duas semanas) 'Insidious' (aqui, 'Sobrenatural'), da dupla que criou o 'Saw/jogos mortais' original, James Wan e Leigh Whannell, que estreia nesta sexta-feira. A dupla conseguiu fazer um eficiente filme de terror com censura pg-13 nos eua e sem atores conhecidos. Tipo, nao tem nenhuma cena muito escabrosa, mas dá aquele medinho básico. No começo, parece q vai ser mais um tipico filme de casa mal ass...

EUROTRIP, PT 1: BERLIN

VOLTEI A BERLIM DEPOIS DE MUITOS ANOS. A PRIMEIRA VEZ EM QUE ESTIVE LA, NUMA VIAGEM MOCHILÃO, O MURO AINDA ESTAVA DE PÉ, CAIRIA POUCOS MESES DEPOIS. LOGO, SÓ CONHECI METADE DA CIDADE. A OUTRA, VI DE RELANCE, DE CIMA DE UMA PLATAFORMA. LOGO, NAO CONHECIA MAIS A CIDADE, REALMENTE. NA EPOCA, LEMBRO QUE O LADO OCIDENTAL JA ERA BASTANTE MODERNO (EM COMPARAÇÃO COM O BR, VIVIAMOS NAS CAVERNAS). JA HAVIA PROGRAMA DE RECICLAGEM E USAVA-SE BICICLETA ALEM DO LAZER. EM 1988! NA MESMA VIAGEM, TBM FUI A LONDRES PELA PRIMEIRA VEZ. E BERLIM JÁ SOAVA MAIS PROGRESSISTA. E CONTINUA. ELA EVOLUIU DE FORMA BEM ORGANIZADA. EM VEZ DE VIRAR UMA DAQUELAS METROPOLES CAOTICAS, SUJAS, SUPER POPULADAS, DE FILME SCI-FI (QUE, PARECE, É O DESTINO DE LONDRES, E VISIVELMENTE O DO RIO E SÃO PAULO, INFELIZMENTE), VIROU UMA DAS MAIS AGRADAVEIS, LIMPAS E VERDES CIDADES DO MUNDO. APESAR DE SER UMA DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PLANETA. É SILENCIOSA, PQ NAO HA TANTOS CARROS, E QUASE NAO HA ONIBUS. HA MUITOS TRAMS (BONDES ELETRIC...