Pular para o conteúdo principal

Lo$ Muerto$



O dia de finados já passou, mas dois cadáveres do rock americano nunca saem de cena: elvis (que, tecnicamente, não morreu) e kurt cobain. O segundo ultrapassou o primeiro em termos de direitos autorais póstumos. O atormentado Cobain vale mais morto do que vivo. E quem se deu bem nessa parada toda foi a viúva, Courtney Love, que cuida de todo o espólio e não precisa fazer mais nada na vida, nem gravar mais discos, só cuidar do botox e da filha Frances Bean.

Outro cadáver que começa a valer cada vez mais é o de Ian Curtis, do Joy Division, que tá virando a banda do momento outra vez. Como Kurt, sua vida tbm virou filme, Control (exibido na mostra de cinema). Mas saiu hj na imprensa inglesa que a viuva dele, Deborah, nao gostou nada do filme (que é baseado num livro escrito por ela). Opinião compartilhada por Peter Hook, do New Order, que recomenda aos fãs o doc "Joy Division", feito por um cara que já trabalhou com Radiohead naquele doc "Meeting people is easy". Hj mesmo vi uma pat com uma camiseta do Joy Division toda customizada com detalhes glam. Whattafuck?

Por aqui quem rende alguns caraminguás a sete palmos são cazuza e renato russo. o primeiro ja virou filme (ok), e o segundo, uma boa peça musical que ainda está rodando por aí. O que eu nao entendo em todos estes casos é que, qndo essa galera tava viva e era novidade, em geral era execrada pelo publico (bom, elvis virou pop logo), chamados de viados, malucos e drogados. Parece que certos artistas so ganham respeito depois de defuntos. Tomara que Lobão demore a bater as botas. E cassia eller? Apesar dela ser talentosa, no fim, virou um clichê ambulante do rock. e até morreu assim...

Comentários

  1. o lobão está em um bom momento de sua public image limited. o interessante é que isso joga alguma luz num repertório muito bom que muita gente não consumia pelo mais midiotizado preconceito. vale a frase da juçá sobre ele naquele especial da tevê.
    abs

    ResponderExcluir
  2. off: os 2manydjs foram bons, como sempre (tbm, com cache de 30 mil pratas!), ja o igor cavalera na abertura foi ruim de doer. pq o cara toca usando serato (um pgm que faz tudo por vc) e tem uma pessima seleçao de repertorio. como fica preso ao software, nao pode sair do previamente gravado. acho ate q ele e a mulher tavam so fazendo mimica, pois so vi usar o fone uma vez. alias, no uk, se vc usa serato (ou final scratch), é vaiado pela plateia ou o clube nao aceita.

    ResponderExcluir
  3. - Perdi o Control e nao me perdoo , ate meus pais assistiram sem nem ter ideia de quem era Ian Curtis (ao sair do cinema meu pai me ligou dizendo que viu um filme que eu iria " adorar " ), vou tentar baixar ...
    - Essa sensa�o de ver gente nada a ver com camiseta de bandas queridas � realmente escrota , rss . tenho uma camisa do Joy division do camelodromo de Candem que uso pouco s� pra n�o gastar ..

    ResponderExcluir
  4. é a necrofilia da arte ...

    control era o filme que mais queria ter visto no festival do rio e acabei não vendo.

    engraçado qto a cássia eller. eu não a suportava até vê-la no rock in rio 3: a mulher parecia que estava possuída, fez um showzaço, ótimo repertório e me surpreendeu. só que ali foi meio que o canto de cisne da cantora pqe logo depois ela gravou o acústico (que tbém vi alguns shows) mas parecia enfrentar uma crise pessoal, entre ser domesticada pelo mercado ou continuar daquele jeito. e deu no que deu.


    e eu acho que ainda haverá um revival muito grande dos mamonas assassinas, não sei pqe, mas acho que um dia ainda vão querer capitalizar muito em cima da morte dos caras.

    ResponderExcluir
  5. Putz, Fabio Fernandes, entrei para escreve a mesma coisa sobre a Cassia Eller e show no RIR3! Antes eu a comparava com Anas Carolinas e Zelias Duncans da vida, e de fato ela era bem diferente. O problema é que vendem(iam) como se fosse tudo igual! Mas eu gosto tb do acustico dela.

    ResponderExcluir
  6. sobre a cassia, entrevistei-a bem no começo da carreira,e era uma pessoa bacana. poderia ter virado um tipo de versao feminina do cazuza. mas, no fim, ela se tornou uma especie de cliche do rocknnroll, estereotipo mesmo. chegou ate a usar moicano certa vez. isso pra mim foi o que enfraqueceu. ela podia ter sido um pouco mais original. ate a morte foi um esperado cliche. mas fazia bons shows e tinha boas letras...

    ResponderExcluir
  7. um amigo meu costuma dizer que a cássia eller estava triste com o rumo que sua carreira tomava sem a sua autonomia e sem que pudesse fazer algo contra isso. não é à tôa a inclusão daquela famigerada canção dos noventa ter entrado no repertório, afinal de contas os negócios da venda de disco não estão nem aí pras aspirações dos artistas - exceções à regras sempre em contrato e olhe lá...

    lembro de um show dela com o mr. scarecrow e, apesar de a platéia ser TODA dela na ocasião ainda que mr. scarecrow fosse o headliner, me parecia que ela de alguma forma reabastecia energias e fôlego de artista que era de fato na troca de idéias com ele - apesar do cabresto imposta pela necessidade de um estereótipo que não condizia com ela em absoluto ser imprescindível para que engravatados ganhassem dinheiro às custas do suor dela.

    enfim, poderia ser maior do que foi... mas pelo menos não vão fazer a chepa com material inédito dela. E o único disco póstumo dela foi um lance bonito. Gravações ao vivo não contam quando se é obrigado a fazer sempre o mesmo show seguindo o mesmo roteiro.

    Salve Cássia!

    ResponderExcluir
  8. OFF Planeta Terra

    nossa ontem o planeta terra melhorou todas as minhas espectativas, tanto de organização, som, line up enfim foi QUASE tudo perfeito.

    CSS colocou o palco indie abaixo fazendo um dos shows da minha vida, como foi bom ver eles bem e lidando com aquilo tudo fácil, foi lindo, ainda encontrei trocentos amigos, até chorei no final. hehe Tocaram todas as musicas mais uma nova, e a lovefoxxx nuca esteve tão fofa. a tenda tava tão apertada que nem consegui sair do lugar, todo mundo cantando alto todas as musicas, se entregando pro CSS. Foi lindo de ver. No final ainda teve beijos e autografos do CSS!


    O melhor show que eu vi mesmo foi o do Rapture. O som estava bem mais alto, e foi longo o show dancei e pulei horrores tb, deram um grande update no live deles, disco-punk até morrer... devem ter tocado mais de 15 musicas, mas destaco a Olio que teve varios efeitos hyper-ballad-bjork-esque, virou um bailão techno. Matador o final!

    Lily Allen ao vivo é apenas um a mumia no palco, sem a banda ela não é nada ao vivo. Passou a maioria do show fazendo fofoquinhas, bebendo uma garrafa enorme de whiskey, fumando pra cacete e jogando o cigarro no chão, errou quase todas as letras inclusive de Smile! heheh Ela tava muito louca.

    Devo vi um pedacinho só e fizeram um show insano, os caras são muito loucos, foram torcando de roupas, todos já bem velhinhos.

    Jon Carter fez um ótimo set, passeando pelo tech-house.

    Instituto cantou a obra prima do tim maia, o "racional" com convidados especiais como B Negão e Negra Li, que estáva ótima e bonita.

    Kasabian é PÉEEESIMO não aguentamos nem ver a segunda musica, o cara cheio de marra, musicas chatas. sem carisma nenhum, eles fecharam o com a pior atração da noite.

    alguns probleminhas foram esses do line up, tinha que se escolher o que ia ver e também achei que a tenda eletônica poderia rolar depois do show, com tanto show bom é dificil ficar viajando na tenda.

    mas tim festival que se cuide, a terra arrasou ontem, não duvido que ela chegue perto do Tim não daqui há alguns anos. Organização e visual incríveis. Esse dia foi pra guardar no coração :)

    ResponderExcluir
  9. sobre este tópico me lembro de uma amiga de minha irmã, no final dos 70 e inicio dos 80, que era
    filha do advogado do RAUL SEIXAS,
    me lembro que ela contava as
    enrascadas que o cara se metia e as peripécias que seu pai tinha que fazer para tirar seu cliente da gaiola... não é preciso dizer, que, por esta época, o cara já estava com seu filme prá de queimado...
    em meados dos 80, marcelo nova, deu até uma forcinha para o cara...
    Mas nada se comparou com o sucesso que o cara conquistou, após sua morte...
    garotada com camisa, musicas suas tocadas em barezinhos de musica ao vivo...
    chegava a encher o saco!!... em compensação quando o cara tava vivo a midia desprezava o velho Raul... é foda! essa coisa de endeusar o cara depois que morre... abraços!!

    ResponderExcluir
  10. É a mesma coisa com artistas importantes, sabemos que a grande maioria deles só começou a bombar depois de mortos.

    Eu acho que dá certíssimo! Se os Mamomas não tivessem morrido, estariam numa merda federal, iam acabar virando coisa estilo "tiririca", um treco brega que fez sucesso sob circunstâncias especiais. Ou eles iam relevar talentos ocultos para música de qualidade, mas eu duvido MUITO disso.

    E nunca gostei da Cassia Eller. Tá, ela canta bem, mas whatever, as melhores músicas são do Nando Reis, mesmo. E eu, com a minha paixão oculta por ele (tá, ela não é oculta), fico muito triste porque as pessoas acham que várias músicas que ele maravilhosamente escreveu eram dela, mesmo. Humpft >.<

    ResponderExcluir
  11. concordo contigo, felipe. kasabian foi chato demais. o rapture é que devia estar fechando no main stage. e css fez um show dez, um tremendo calaboca pra quem acha que eles nao sao uma banda. o css é tudo o que uma banda de rock (ou seja la o q for) precisa ser/ter: eles estao se divertindo muito e sabem que isso um dia vai passar. pra que ficar tirando marra?

    ResponderExcluir
  12. sem contar que este tópico me lembrou um pouco uma teoria que tenho que aproxima joy division/nação zumbi (!).
    vejam bem, líder/vocalista morre no auge da sua carreira, alguns pensaram que a banda acabaria, mas resolveram continuar, mudaram de nome e seguiram honrando o seu legado, mantendo a mesma qualidade e inovação da banda anterior.

    o genial chico science tbém. o cara morreu logo após dois cd´s phodas, a banda meio que ficou em cima do muro e lançou aquele disco duplo (póstumo) e depois seguiu muito bem em frente, melhorando a cada lançamento.

    ResponderExcluir
  13. kasabian, rapture... todas essas bandas gringas são uma merrrrda!

    vamos consumir essas coisas com consciência crítica...

    ResponderExcluir
  14. o show do css é divertido, o pessoal não se leva a sério, apesar de levarem a sério essa informalidade.

    mamonas foi uma efeméride, sobre o cs eu lembro do que o 04 falou certa vez meio bêbado e vendo a caixa de cds da warner sobre a história do rock não achei lá tão improvável.

    o raul seixas já não andava mais na pilha, apesar de seus três últimos LPs serem fora-de-série (uh-bap-lu-bap-lab-bein-bum, a pedra do gênesis e o panela do diabo).

    e marceleza, solo ou com o camisa, me soa cada vez mais apropriado com o passar dos anos. às vezes me pego escutando os discos antigos com a mesma pilha que tinha quando moleque.
    abraço

    ResponderExcluir
  15. e não podemos nos esquecer de luiz gonzaga, o rei do baiao, e moreira da silva, o rei do samba de improviso, e do bezerra tbm da silva, que eram rockers sem necessariamente fazer rock. estes nao recebem as mesmas loas, nem filme, nem nada. gonzagao tinha uma voz divina, mandava bem na sanfona e nas letras, e moreira era unico e impagavel. sem xenofobismo, mas se esses caras fossem gringos seriam icones do pop mundial...

    ResponderExcluir
  16. ão cara, cazuza e rr fizeram mega sussa vivos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu