Pular para o conteúdo principal

NADAVÊ!


O cinema brasileiro nunca conseguiu fazer um filme de tematica adolescente decente. A tentativa mais recente é "podecrer!", q estreia hj. Pelo nome, parece um filme de hippie, ne? Mas é sobre uma galera da zs no começo dos anos 80 (apesar de escapar algumas girias que so surgiriam mais recentemente, tipo caiu a ficha e fala sério). O que me irritou mais no filme foi que os playbas usam camisa do clash e dos ramones (nenhum play da zs na epoca sacava essas bandas, fora a galera do skate, posso dizer isso na boa pq andava com essa galera, e quem usava ouvia punk e new wave), mas tem uma banda que toca rock tradicional, nadave com punk rock ou o som novo da época!

Qndo o filme acabou, caiu a minha ficha: ele repete toda a estrutura narrativa do melhor filme teen do cinema americano, "fast times at ridgemont high" (aqui, picardias estudantis!), que se passa justamente em 1982, na california. O segundo melhor é "Dazed and confused" (ambos na foto). E, por aqui, um que chegou perto da perfeição foi "Menino do Rio", que é realmente dos anos 80, e o mais recente "1972", que infelizmente poucos viram (mas ta saindo agora em DVD). mas esse podecrer! é fraco (só os atores principais salvam), nao emociona. Ainda não foi dessa vez que o cinema brazuca atual fez um bom filme teen.

Comentários

  1. eu tô esperando o filme do chorão, a trilha sonora tá muito boa...
    xinguem-me à vontade!
    tô nem aí...

    ResponderExcluir
  2. engraçado, lá no globo o jamari já fala que o filme é ótimo e retrata fielmente os jovens daquela época, é pra rir né hahahah o jamari nem é tão deus assim...olha que fiquei interessado em ver esse filme a beça. ele lembrou os filmes renascidos com o Rock BR dos 80's que achei interessante, Bete Balanço, Sete Vampiros ente outros.

    Aqui, pelo menos na minha fase "child", rolava só filmes da xuxa e trapalhões. O cinema nacional era uma bosta, depois daquele confisco do collor acabou com quase tudo no cinema, até voltar com força total com Central do Brasil, dai por diante os filmes eram só regionais, mudando o foco um tempo depois.

    Mas adoro filmes teens americanos, Porky's, o ultimo americano virgem, curtindo a vida adoidado, e alguns recentes (sempre rolava um peitinho de fora hihihi)

    ResponderExcluir
  3. ué, jaime, nada impede o filme do chorao ser um bom filme, apesar de ser do chorao. roteiro e atuacao fazem um filme. esse podecrer é ate simpatico e tem algumas situacoes divertidas, mas no geral é bem do fraquinho. felipe, revi no canal brasil mes passado bete balanço so pra constatar o quanto ele é ruim. a musica do barao é q ajudou a vender o filme, pq ele é um fake filme new wave feito por hippies velhos, pegou onda. um filme teen brazuca bom é o "houve uma vez dois veroes", do jorge furtado...

    ResponderExcluir
  4. cara, hj eu consigo entender melhor o que esses filmes representam - até mesmo aquele do white mellon manicure. mas acho que o filme campeão da década é o tropiclip. revi numa sessão do mam e não conseguia parar de rir...

    agora java só se lê com filtro, afinal ele foi criogenizado em 1982 e o pop rock à moda brasileira ainda é hoje o que há de mais irreverentemente contestatório no cenário musical do planeta água, gritaria quincas berro d'água, vulgo o bem mamado.

    cachaça rula (metaforicamente é claro, pq consumir álcool é ecologicamente incorreto, já dizia dapieve).

    e porra sem sacanagem, sou mais charlibra do que o xerox pixie do lascila lula que vcs exaltaram no rio fanzine como coisa original.

    tá bom...
    abraço

    ResponderExcluir
  5. caray, jaime, tropiclip! me lembro desse nome, mas nunca vi, nem na madruga do canal brasil passa. e, qnto ao lasciva, sabe aquela frase qe diz marromenos assim: as opinioes omitidas nesta sao de inteira responsa de seus autores? poize, é do calbuque, nao minha, sacou? cada um tem liberdade pra falar do que quiser naquele latifundio, ainda bem. como aqui, tbm, alias. e vamo q vamo...

    ResponderExcluir
  6. pois é, eu estava ansioso para ver podecrer desde qdo soube que ele seria filmado. acompanhei os vídeos no youtube, esbarrei com uma gravação pela cidade etc.
    gostei do que vi. realmente, não é aquela coca-cola toda, mas é bem realizado e até que bem interpretado, mas tbém sou suspeito para falar pqe sou fã do adnet e do duvivier (que vejo semanalmente no zenas emprovisadas).
    tem lá suas falhas e acho que a pior é aquele velho problema de alguns seriados americanos: atores mais velhos interpretando adolescentes ...

    o que vc comentou, tom, é fato, o lance de personagens aparecerem com blusas do clash ou dos pistols, e eu lembro bem que os mauricinhos da zs eram bem caretas para isso. assim como as expressões, ninguém falava "tipo assim" naquela época.

    não sei se o filme terá uma bilheteria razoável, talvez aconteça o mesmo que aconteceu (infelizmente) com 1972.

    houve uma vez dois verões é muito bom, mas prefiro meu tio matou um cara.
    agora, é interessante notar que o cinema nacional deixou de lado estes filmes com temática adolescentes que eram bem populares na década de 80 (menino do rio, garota dourada, bete balanço etc.). eu fazia questão de ver todos no cinema, não perdi nenhum. e os meus "clássicos" são rock estrela, areias escaldantes e tropclip ! inclusive, eu tinha tropclip gravado em vhs até uns dois meses atrás, qdo me desfiz das minhas fitas ...

    ResponderExcluir
  7. OFF:

    Já que eu to de bob e sei que tu ama tom, mais um presentinho pré-natal:
    o album daft punk alive 2007, que parece que foi gravado no festival Wireless 02 na inglaterra.
    Curiosidade desse show é que o CSS tocou no mesmo palco, antes do LCD soundsystem. Mudaram o line up e ta tão bom quanto o outro, vale a pena. quem diria heim, DP é o show que 10 entre 10 indies querem ver, orgásmico. vou deixa o link aqui and enjoy!

    part 1:

    http://www.sendspace.com/file/hzsmt6

    part 2:

    http://www.sendspace.com/file/38gcmx

    ResponderExcluir
  8. mas quem quiser que veja podecrer e tire as suas proprias conclusoes, claro. quem nao viveu a epoca nao vai notar certos detalhes e deixar passar batido, mas eu era da idade dos personagens e minha visao é meio diferente daquela, ate pq nunca fui playba zs (rs), minha zona de ação era central, pegando partes da zs e da zn, o melhor dos dois mundos. da galera skate punk da urca, aos punks do centro e zn, aos malucos da zs

    ResponderExcluir
  9. pelo menos, o filme tem uma cena antológica: o inspetor (stepan necersian), chapado, ao som de "os alquimistas estão chegando", tendo alucinações com aquelas diabinhas deliciosas ... é hilário !

    ResponderExcluir
  10. sim, a cena do stepan é engraçada, a musica foi bem, escolhida, mas nada que ja nao tenhamos visto antes. o superbad, citado abaixo, é infinitamente superior...

    ResponderExcluir
  11. Areias Escaldantes (BR)é muito engraçado, não é tão teen, é um pessoa jovem e tal, muito anos 80. Vi a uns dias na tv cultura.
    Achei legalzin.
    Nunca vi Menino do Rio.

    ResponderExcluir
  12. eu acho areias escaldantes o mais inovador de todos, ele consegue mixar bem teatro, tv, quadrinhos, música etc. é claro que tem zilhões de defeitos, mas é um filme moderno demais para a época (talvez até para hj em dia mesmo) e por isso é considerado "maldito". sem contar, que o filme é um pouco embrião de armação ilimitada/tv pirata.

    ResponderExcluir
  13. sim, areias escaldantes é um filme inovador, e realmente new wave (mas nao teen), ate pq o diretor, chico neves, era do meio, nao um aproveitador de onda. o filme so passou alguns dias no estacao botafogo (qndo so tinha uma sala) e quase ninguem viu, so no canal brasil. o segundo filme do chico, atlantis, ate hj ta esperando grana pra acabar de ser feito!

    ResponderExcluir
  14. areias escaldantes meio que foi boicotado pela própria embrafilme que não quis reconhecê-lo, um quiprocó danado.
    atlantis deve ser tão surreal qto: dercy gonçalves num clima meio westworld e tal ...

    ResponderExcluir
  15. Atrasado, mas vamos lá:
    Eu curti um filme adolescente do Jorge Furtado, o "Houve uma vez dois verões". A trilha sonora, repleta de rock gaúcho, tb é legal.

    ResponderExcluir
  16. bom, o filme do chorão estreou e, pelo que li de varias criticas diferentes, é uma merda mesmo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu