Pages

Thursday, April 19, 2007

Dixie chiques


Baixei e vi no fim de semana o doc "Shut up & sing", que conta aquele perrengue pelo qual o trio feminino de country americano Dixie Chicks passou por ter manifestado uma opinião. Foi o seguinte: em 2003, elas estavam tocando no Sheperd´s Bush Empire, em Londres, qndo, em dado momento, a cantora principal, Natalie Maines, resolveu dizer, em meio a um sorriso maroto e jogando pra platéia dos londrinos, que sentia vergonha de ser da mesma terra (Texas) que o presidente Bush. Tudo bem, isso morreria ali. Não fosse a data ser a véspera da invasão americana no Iraque. O q fez o comentário atravessar o oceano e tomar proporções imensas. Logo, a banda que tocava na abertura do Superbowl, lotava arenas, vendia discos à rodo e tocava sem parar nas rádios foi praticamente excomungada por seus patricios e fãs. Num instante, pessoas passaram a jogar os CDs delas no lixo, manifestantes iam para portas de shows devolver ingressos, as rádios country simplesmente a botaram na geladeira (um locutor diz no filme q era mais fácil pra ele tocar Marilyn Manson!) e as meninas sairam de cena. Tiraram férias, foram cuidar dos maridos e filhos (Natalie é casada com o cara que faz Peter Petrelli em "Heroes") e repensar a carreira. Após dois anos começaram um novo disco, "Take the long way", produzido por Rick Rubin (com Chad Smith do RHCP nas baquetas) e resolveram mandar o country, que as abandonou, às favas. Recentemente, as Dixie Chicks voltaram ao mesmo Empire onde a frase foi dita. E Natalie mandou na lata: "estamos de volta à cena do crime (risos). E não tenho nada de novo pra dizer. Só que sinto vergonha de vir da mesma terra que o presidente dos Estados Unidos" (aplausos). É isso aí, uma garota de atitude e que não amarela, que nem fez o Justino naquele caso ridículo dos seios da Janet Jackson. Taí, mesmo não gostando de country, virei fã das Dixie Chicks. Elas tem mais atitude do que muito roqueiro posudo por aí. By t way, o doc é muito bom e vai além do simples fato, questionando tbm a liberdade de expressão, independentemente de raça, credo, sexo ou nacionalidade...

29 comments:

vmvieira said...

nao conhecia a estoria nem as musicas da banda, mas tambem fiquei bem simpatico com a causa- q americanada mais bitolada, parece aquele caso do lennon falar que os beatles eram maiores que cristo

Pedro said...

po, eu lembro desse caso.E me lembro tb, que ele teve destaque na impressa musical.Inclusive alguns rockeiros tb falaram mal das meninas :S

Assim como o green day, que foi esculachado pelo vocalista do Killers, devido a postura anti-bush e afins.

Po, o cara pode ser nacionalista, mas tb nao precisa ser idiota.Assim como a America tem milhares de acertos, tem milhares de erros.Nao da pra fechar os olhos.
-------------
Tom, fiquei com vontade de ver o doc, mas to com um problema.Eu nao sei aonde baixar os filmes rss
Me da uma dica de onde eu arrumo esse doc, e a legenda (q pode ser em ingles mesmo ).
valeu.

Felipe said...

Engraçado, não soube dessa história, mesmo não conhecendo o trabalho das mocinhas.

Sei que elas faturaram trocentos Grammys esse ano, então quer dizer que está tudo ok agora.

Essa coisa de patriotismo exarcebado é bem coisa de americano, sempre tem histórinhas de boicote, Madonna que o diga, nem chega aos pés delas.

Off Topic:

E esse massacre que rolou nos EUA o que vocês tem a dizer a respeito?

Engraçado que não foi por parte de ninguém ligado ao mundo Islamico, um sul coreano, mas nas declarações do cara ele foi bem enfático em sinalizar a terceira pessoa, se referindo a America pelo ocorrido.

Sinceramente, não sei o que se passa na cabeça dessas pessoas, já que eles vivem uma cultura totalmente diferente da nossa.

Em todos os lugares existem os "Freeks and Geeks", mas acho que isso lá é interpretado de uma maneira muito mais séria e raivosa do que aqui.

A cultura do consumo, a inveja, a ganância, as frustrações se transformam em proporções muito maiores na classe média de lá, ainda mais você sendo de outro país numa universidade de elite.

Isso tudo combinado gera pessoas como esse carinha, que nunca teve atenção reconhecida na vida por algo feito, e de alguma forma, chamou a atenção pra algo alarmante que acontece lá.

Xenofobia já existe nos EUA e na Europa faz tempo, misturado com a ostentação dos americanos e o desleixo aos imigrantes.

Já que tem imigrantes, acho que deviam pensar seriamente na igualdade e no atendimento psicólogico desses.

Taí, um carinha que foi rejeitado e sacaneado a vida inteira ganhou seu dia de fama, não da melhor maneira, mas fez direitinho o que ele planejou, mostrando que os EUA ainda não são 100% seguros.

fabio fernandes said...

eu tenho um cd das meninas, ainda da fase anterior, acentuadamente country, sempre simpatizei com elas ... que na entrega do grammy deste ano deram um tapa com luva de pelica na cara de todos, já que passaram o rodo nos prêmios.
ou não, de repente, os prêmios que elas ganharam foram uma espécie de desculpa ???

tom said...

um cantor country de segunda, toby keith, liderou o boicote a elas e chamou-as de vagabundas. sabe o q a natalie (a do meio na foto) fez? bordou numa camiseta as iniciais FUTK (vc sabe o q significa) e disse pra imprensa que significava Fans United Together in Kindness, rarara. ela tbm é a unica do trio q fala palavrao e se veste de um modo, digamos, mais punky...

tom said...

esse lance do tiroteio sempre vai acontecer, por um motivo ou por outro. um amigo meu de longa data mora la desde os 8 anos, estudou, se formou, se casou, fez tudo lá. ja tem cidadania, green card, tudo. mas, pros americanos, pela pela dele mais morena e pelo nome de familia latino, ele sempre será um imigrante, de fora, outsider. eles segregacionam mesmo...

Rocha07 said...

Acho isso muita besteira. Existem historias de imigrantes que deram certo nos EUA. Quanto a serem aceitos ou nao, bom, se o cara deu certo, profissionalmente e tal, entao ele foi aceito de alguma forma.
Li alguns artigos a respeito desse coreano e parece que ele sempre foi quieto, desde que morava na Coreia do Sul. Os colegas dele, tanto na high school quanto na faculdade, diziam que ele nao abria a boca. Po, ai fica dificil ser aceito ne?
E quanto aos pais do garoto? Sera que eles sabiam que o filho era meio violento? A responsabilidade cai sobre eles porque, afinal de contas, eles que decidiram ir morar nos EUA pra "tentar uma vida melhor", pelo o que eu li. O que eu não entendo, porque já li que a Coréia do Sul é um dos países mais promissores da Ásia no momento.
O cara quis ser um mártir, falou em Jesus Cristo e tudo, ao mesmo tempo que falava mal do cristianismo. Fez homenagem aos moleques de Columbine. Acho que ele queria aparecer e entrar pra história. E conseguiu.
Em qualquer colégio, de qualquer lugar do mundo, existem crianças que são sacaneadas, seja por qualquer motivo. Mas isso não justifica nada. E se os imigrantes são tão escorraçados nos EUA, caralho, por que diabos eles vão pra lá então?

tom said...

ue, rocha, os imigrantes vao pra la pq, mesmo sendo sacaneados, ganham melhor q em suas terras, e isso é fato. claro q isso nem o fato do cara ser ignorado devem servir de desculpa, mas a america, mas do q qq lugar, divide bem seus grupos como naqueles partos de refeição escolar. o arroz aqui, o feijao acolá e os legumes do outro lado. isso tbm é fato...

Jaime said...

boicote é uma coisa típica de pelego, não! é foda! a mediocridade tenta ser represa, mas os diques arrebentam com a força da natureza...

pacheco said...

Eu vi um show delas num rodeio lá em hoston!!!! =)

Eu estava numa aula de Debate lá quando isso aconteceu... rolou uma discussão saudável.

Rocha07 said...

Ok mas então há de se concordar que todos pagam um certo preço por aquilo que querem na vida. O imigrante vai pra América (do Norte), consegue um bom emprego, ganha bem, etc...mas talvez ele nunca vá ser aceito como um americano. E aí? Vale a pena? Nada na vida é de graça.
E, se tratando do caso do coreano, vários asiáticos se dão bem nos EUA. Até melhor do que os hispânicos. Então não acho que o motivo seja esse. Acho que o moleque era perturbado, talvez até mesmo antes de ter ido pros EUA. Tu chegou a ver o vídeo que ele mandou pra NBC? Tá lá no youtube. O discurso dele não faz o menor sentido.

Felipe said...

A facilidade de compra de armas dentro do EUA aumenta muito esses casos, seria muito dificil isso acontecer entre cidadões comuns (sem ser terroristas), como acontece lá.

As pessoas podem ter até planos aqui de fazer algo, mas não é qualquer um, lá acho que acima de 18 você já pode comprar qualquer tipo de arma e munição (lembram Tiros em Columbine?)

E a comunidade sul-coreana já está sendo mal vista pelos americanos, só da uma volta por youtube e blogs da vida que eles já generalizam tudo (Pigs, Motherfucker, suckers).

Outra coisa chata, você sul-coreano, paga o pato todo pelo que esse carinha fez, cria mais xenofobia no país.

Estão falando já nos jornais que ele se inspirou em Matrix e naquele filme "nervoso" Oldboy, me lembro que até comentei aqui, prendem o cara por anos e o cara sai matando todo mundo, da frio na espinha esse filme, mas é um filmaço.

Ele mandou fotos e filmes pra NBC, ainda estão interpretando o caso, é o cara quis chamar atenção e conseguiu.

fabio fernandes said...

eu comentava em que momento os "especialistas" iriam encontrar a inspiração do sul-coreano em músicas, filmes ou games. não demorou muito, logo, logo já surgiu o nome de oldboy ...
cuja versão americana (produzida por sean penn) foi cancelada, graças a deus. quem deve estar feliz é o diretor chan-wook park
, que compôs a trilogia da vingança (quem não viu os outros dois, deve ver, são ótimos), que acaba de ganhar publicidade gratuita ...

fabio fernandes said...

off topic:
e o air, finalmente, vem aí ...

Otaner said...

Ainda bem que no Rio de Janeiro não tem esses problemas de tiroteio...

Felipe said...

Mudando de assunto, vocês vão no Keane hoje?

To lá!

E esse ano nem vou no Skol Beats, 2 dias sem chances! :)

Rocha07 said...

Pra ser sincero, eu nem sei aonde eu iria no Rio pra comprar uma arma (legalmente). Nem sei aonde se vende. Nos EUA é fácil porque em qualquer lugar tem uma lojinha vendendo.

Rocha07 said...

Acho que a diferença é que aqui neguinho não tem grana pra comprar uma arma. Quanto que custa? Duvido que seja barato.

tom said...

aqui no rio, acho q se vc tiver acesso a algum trafica local ou ao carinha q vende drogas na noite, de repente chega a quem vende armas, uma coisa ta ligada na outra. acho q em casa de caça e pesca se compra armas aqui, tipo rifle, mas deve ter muita burocracia. e acho q nem tem a arma a mostra na loja, como tem nos eua. lá é muito facil mesmo.

Marcio said...

Todo o meu respeito à dignidade das Dixie Chicks, cujo trabalho realmente não conheço. Uma curiosidade, Tom: você conhece o "The Radio Department", que, assim como o "Air", está na trilha de Marie Antoinette? Acho que as faixas deles foram as minhas preferidas do disco, que acho uma coletânea excelente.

Rocha07 said...

So pra nao dizer que eu nao comentei sobre o topico em si, eu sempre gostei das Dixies. Nao sou fa de country, mas tb nao tenho nada contra. E elas sempre fizeram um country meio pop. Eu ja ouvi esse ultimo cd...se merecia ou nao ganhar tantos grammys eu nao sei. Mas ruim nao eh. Acho que o que rolou nos grammys foi uma atitude meio politica, anti-Bush.
Sao exemplos como o delas que mostram que os EUA nao eh feito so de idiotas e patriotas cegos.

pacheco said...

Na escola onde eu estudei eles dão bastante atenção aos estrangeiros... a escola até tem aŭlas especiais chamadas ESL (english second language) que é pro pessial estrangeiro se acostumar com a língua... e não vi nenhum traço de xenofobismo entre os estudantes. A única coisa que havia era a separação de culturas na hora do almoço, mas acho que isso é mais culpa dos estrangeiros mesmo. Se tem 3 brasileiros na minha escola, é lógico que eu vou sentar com eles.

Eŭ adorava todos os coreanos... meŭs amigos se resumiam a coreanos e muçulmanos.

Jaime said...

varg virkenes

tom said...

alguem ai foi no keane? prestou? alguem ai foi no jethro tull? e alguem ai vai no evanescencia?

Pedro said...

o cara tinha problemas psicologicos.
nao tem nada a ver com old boy, rock alemao...e coisas do tipo.
o cara era doente e ponto final.
O mais engracado foi o comentario do avo dele..foi algo do tipo "bem feito pro fdp..morreu com aquelas pessoas"
todos na familia dele falavam que o coreano era doente.

tom said...

tem um camarada chamado jaime que fica mandando toda hora o nome do vocalista do burzum, varg virkenes, aquele que botava fogo em igrejas. jaime, ja colocamos um post seu, pode parar de mandar. sobre oldboy, ridiculo. sempre tentam passar a culpa pra algo mais facil, como tentaram jogar em marilyn manson a parada de columbine. cho era doente...

Jaime said...

ahahahahahah

Jaime said...

vcs leram a reportagem do estadão na sexta? foi a única que não colocou panos quentes, nem tapou o sol com a paneira. vagabundo aloprava com o infeliz que nem fazem com o finatti na comuna da bizz e etc. o mais leve que falavam pro cara era: "volte pra china, seu imigrante fdp"...

aí o cara vai aguentando quieto, aguentando e aí depois não adianta querer represar pq os diques sempre hão de romper. e deu naquela merda que todo mundo viu na tevê.

na verdade, a cultura pop tb tem parcela de culpa, sim! pq é vendida uma hiper-realidade que gera frustração em muitos. rolou ontem no globo news uma discussão tb muito interessante - sem esse maniqueísmo idiota de quem se acha elite e a cambada de fora de seu círculo lixo branco. se é pra discussão ser nesses termos, vá se foder com moralismo de quinta!

e sinceramente acho que conceber esta merda de realidade apenas como artefato para consumo é se negar a enxergar a própria responsabilidade, que é de todos.

caso contrário pq moleque de rua entraria numas de roubar ipod ou tênis nike de playba? isso tudo é reflexo de uma violência a que esse pessoal é submetido diariamente... aí já viu!

o pior é que sempre vai ter gente com mentalidade de velhota tricoteira que acha que novela é retrato da vida real. fala sério!

o darcy ribeiro falava uma coisa muito séria e muita gente dava de ombros: falava na importância da educação deste povo. e aí nas sucessões, seus projetos eram sabotados por razões políticas contrárias. mas era aquela história: o inimigo não é aquele seu vizinho que é um pouquinho diferente de vc (putz), o inimigo hj é um mal bem pior... aquele negócio que o glauber ironizou naquele filme toscaço dele, com rotação alterada de áudio e tudo, reprocessando os primórdios do cinema moderno aqui deste país.

acho sinceramente que antes de qq atribuição de juízos de valor, todo mundo teria de ter lido a genealogia da moral, daquele alemão bigodudo. assim é mais fácil não se surpreender depois que o leite estiver esparramado no assoalho.

Jaime said...

miltom, coveiros, vamos lá!
varg virkenes é nosso rei!!!!!!

NA CIDADE

OCTOBERFESTIVAS:

Abertura da exposição de fotografias de Raymond Depardon, “Un moment si doux”, no dia 1º de novembro. Depois de passar por Paris e Buenos Aires, o CCBB Rio recebe as 170 fotografias de diferentes cores e formatos tiradas na Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Ate 22 de janeiro. qua-seg 9am-21pm. Grátis.

UCI INAUGURA A PRIMEIRA SALA DE CINEMA XPLUS LASER DO BRASIL, NO RIO DE JANEIRO: No ano em que comemora duas décadas no Brasil, a rede UCI reforça sua missão de oferecer ao público a melhor experiência em cinema e o que há de mais moderno no mundo, no mercado audiovisual. No Rio, inova mais uma vez com a primeira sala XPLUS Laser do país. A novidade será no maior complexo de cinemas brasileiro, o UCI New York City Center, que este ano também recebeu a primeira 4DX da cidade, com cadeiras que se movimentam e efeitos especiais. A aquisição do novo projetor a laser torna ainda mais imersiva a tecnologia da XPLUS, que tem projeção 3D de última geração, tela gigante com definição 4K e som Dolby Atmos™, com mais de 54 caixas acústicas e 128 streams de áudio que criam a ilusão de um campo infinito ao redor de cada espectador.

PROGRAMAÇÃO DO BLUE NOTE JAZZ CLUB RIO (ONDE ERA A MIRANDA, NO COMPLEXO LAGOON, NA LAGOA, LADO LEBLON):      Novembro 02/11 Quinta-feira 20:00 Spyro Gyra 22:30 Spyro Gyra   03/11 Sexta-feira 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   04/11 Sábado 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   15/11 Quarta-feira 20:00 Laura Perrudin   16/11 Quinta-feira 20:00 Didier Lockwood Trio 22:30 Didier Lockwood Trio

Tropicália ganha exposição tech com livre reinterpretação conceitual Nos 50 anos do movimento, na Galeria BNDES   Os artistas Barbara Castro e Luiz Ludwig, do estúdio Ambos&&, apresentam uma livre reinterpretação dos conceitos do movimento tropicalista à luz da arte e da tecnologia. Com a exposição Vamos Comer, estimulam o público a “devorar” experiências sensoriais e orgânicas, incluindo quatro instalações de arte computacional. Ela está aberta a visitações na Galeria BNDES, no Rio, entre os dias 18 de outubro e 1º de dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h

Megadeth se apresenta no Rio e em São Paulo   A BANDA Megadeth toca em São Paulo e no Rio de Janeiro no final de outubro e começo de novembro. Liderada pelo seu fundador Dave Mustaine, e contando com o brasileiro Kiko Loureiro (ex-Angra), também na guitarra, o grupo norte-americano se apresenta dia 31 de outubro no Espaço das Américas/SP, e dia 01 de novembro, véspera de feriado, no Vivo Rio. A BANDA VIMIC, FAZ A ABERTURA  

AGENDA CUTURAL BARATOS DA RIBEIRO: Quinta-feira, 26 de outubro, a partir das 19h: LEVADAS DA BECA, com as DJs Ana Paula Moniz (Beca Brechó), Bia Andrade & Ana Galli + uma convidada surpresa! Sábado, 11 de novembro, a partir das 17h: VESPEIRO com a banda Os Alquimistas (MS) e Mauk + Pedro White & banda fazendo tributo duplo: ao Bruce Springsteen e ao Tom Petty! RUA PAULINO FERNANDES 15, BOTAFOGO/RJ grátis

MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO VOLTA À CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO   Histórias extraordinárias apresenta uma seleção com os melhores filmes recentes do país vizinho. Debates com cineastas e especialistas completam a programação Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro  (Metrô e VLT: Estação Carioca) Telefone: (21) 3980-3815 Data: de 07 a 19 de novembro de 2017 (terça-feira a domingo)

Sábado, 28/10 circo voador: Hermeto Pascoal e Big Band - Lançamento do álbum 'Natureza Universal' mais: DJ Marcello MBGroove

Angela Ro Ro leva o show "Amor & Humor" para a Zona Norte A cantora - que pela primeira vez pisa no palco do Centro Cultural João Nogueira -  faz  apresentação única no Méier, dia 29 de outubro, às 19h, no Imperator

estreia: 5º FEIRA/ 19 OUT - ABERTURA DA MOSTRA JÓIAS DO CINEMA DINAMARQUÊS: CINE JOIA DO RIO DE JANEIRO (copacabana) EXIBE SEIS LONGAS INÉDITOS DO PAÍS NÓRDICO; E O PRIMEIRO DOC LONGA-METRAGEM FILMADO NA GROENLÂNDIA.



(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers