Pular para o conteúdo principal

A TAL DA SUÁSTICA


NA SEXTA FUI CONVIDADO PRA IR NUMA FESTA NUM CASARAO NA GAVEA BANCADA PELA ADIDAS. COMO MA BABE IA TRABALHAR SÁBADO CEDO, PREFERI FICAR EM CASA NAMORANDO. AI, NA MADRUGA, LEIO POST DO CUENCA, QUE FOI NA PARADA, SOBRE SIMBOLOS NAZIS NO RECINTO (APARENTES SUASTICAS NA PISCINA E UM QUADRO DE OFICIAL NAZI NALGUM CANTO). SEM TOMAR PARTIDO, PEGOU MAL PQ A ADIDAS É UMA MARCA ALEMÃ, MAS O DONO DA CASA PODE COLECIONAR O QUE QUISER (LEMMY, DO MOTORHEAD, P EX, COLECIONA MEMORABILIAS NAZI). MAS O QUE QUERO DESTACAR É A MALDIÇÃO QUE SE ABATEU SOBRE A CRUZ SUÁSTICA (OU CRUZ GAMADA), QUE É UM ANTIGO SIMBOLO HINDU DE PAZ E HARMONIA, E QUE TAO CEDO PODERÁ SER USADA PELO SEU REAL VALOR. NA EUROPA, ANTES DOS NAZIS, ERA MARCA DE UMA ANTIGA FAMILIA SUECA E FOI UTILIZADA NA FINLANDIA POR MILITARES (ESSA CRUZ AZUL DO POST). EM SAN FRANCISCO TEM ATE O SWASTIKA MAN, UM CARA TODO TATUADO COM AS CRUZES E QUE ANDA COM UM CARTAZ PELAS RUAS TENTANDO RESGATAR E INFORMAR SOBRE O SIGNIFICADO ORIGINAL DO SIMBOLO, QUE AINDA SE ENCONTRA EM VÁRIOS TEMPLOS NA ÍNDIA, QUE REMONTAM BEM ANTES A TUDO ISSO. QUEM SABE, UM DIA, A SUÁSTICA SE LIVRE DA MALDIÇÃO QUE A ACOMETEU (IMAGINE SE HITLER TIVESSE USADO O CRUCIFIXO, JÁ QUE ERA CATÓLICO PRATICANTE?)

Comentários

  1. ALIAS, NO FILME SUECO DU LEVANDE/ VCS OS VIVOS, EM CARTAZ, APARECEM CRUZES SUASTICAS POR BAIXO DE UMA TOALHA DA MESA DE JANTAR DE UMA FAMILIA NUM DETERMINADO MOMENTO, JUSTAMENTE PQ É DE UMA FAMILIA TRADICIONAL SUECA, QUE JA UTILIZAVA O SIMBOLO BEM ANTES DE TUDO, DOS NAZIS SE APROPRIAREM DELA,,,

    ResponderExcluir
  2. Esse seu post me lembro isso aqui:

    http://www.fotolog.com.br/losbife/67049332

    bizarro, né?

    OFF: Já viu o filme "The Fountain", do Aronofsky?? Vi ontem e achei magnífico!! Eu achei que fosse ser ruim por ninguém nunca comentar o filme, foi uma surpresa incrível e levemente frustrante (assim como o novo do Kaufman... ninguém vai ver a droga do filme!)

    ResponderExcluir
  3. eu li o post do cuenca e tbém fiquei encucado com as fotos ... rs
    aliás, essa mansão é a mesma que foi utilizada como a casa do protagonista de "meu nome não é johnny".

    e eu já li tbém sobre esse "suástica man", um artista plástico americano, cuja missão é desmistificar a imagem negativa que a suástica possui. todos os trabalhos dele são voltados para isso.

    ResponderExcluir
  4. SIM, PACHECO, JA VI THE FOUNTAIN, TENHO ATE O DVD, SOU FA DO ARONOFSKY, Q É UM CARA INCOMPREENDIDO PQ FAZ FILMES Q TENTAM SER DIFERENTES, TIPO "PI" (ESSE É GENIAL). ESSE DO KAUFMANN, SINEDOQUE, AINDA NAO VI, VOU BAIXAR. ALIAS, O MICHEL GONDRY VEM AQUI PRO RIO ABRIRI A EXPO DELE NO CCBB, ACHO Q NA SEMANA Q VEM...

    ResponderExcluir
  5. Já vi vários documentários sobre o significado da suástica, e alguns deles diziam que os alemães mudaram o sentido dela inclinando o desenho, meio q o símbolo tradicional ta relacionado a algo bom, e a dos nazi a "poderes malignos".
    Coincidementemente hoje de madruga tava assisistindo a um filme sobre um episódio do holocausto "O menino de pijamas listrado".

    ResponderExcluir
  6. tom, essa expo do michel é aquela que rolou lá em sp (rebobine, por favor) ou é apenas ligada a esse evento do ano da frança no brasil ???

    ResponderExcluir
  7. já descobri:
    realmente é a exposição que rolou em sp que vem prá cá !!!

    ResponderExcluir
  8. NEM TIVE TEMPO DE RESPONDER, E O FABIO MESMO SE AUTO-RESPONDEU (RS). QUE BOM Q O GONDRY VEM, PQ QNDO ABRIU EM SP, EM FEVEREIRO, ELE TEVE LA TBM. POIZE, A SUASTICA TEM VARIAS FORMAS E CORES. ESSA QUE USEI, DA FAMILIA SUECA, ALÉM DE SER AZUL É CERTINHA. A DOS NAZI ERA PRETA COM VERMELHO E LEVEMENTE INCLINADA, MAIS AGRESSIVA. A DOS HINDUS TEM AS PONTAS QUEBRADAS E UMAS BOLINHAS ENTRE ELAS. NA WIKIPEDIA TEM FOTO DE VARIAS...

    ResponderExcluir
  9. Eu também sou fã do cara, adorei wrestler e requiem também, mas curiosamente não gostei do Pi... talvez seja porque eu fiz dois anos de matemática aplicada! hehe

    ResponderExcluir
  10. Curto muito o Aronofski, mas o The fountain não rolou. Achei pretensioso (pretensioso todos são, mas esse não cumpre a sua pretensão), enrolado... Perdeu a mão. Os outros filmes eu adoro.

    ResponderExcluir
  11. poize, a pretensao permeia a obra do daron, mas the fountain tem um grande problema: nao é o filme que ele queria que fosse. como ficou muito caro, a fox puxou o freio, ele teve que contratar o hugh jackman (o outro ator, esqueci o nome, ja tinha feito metade do filme) e mexer em varias partes do roteiro. um dia, quem sabe, teremos a versao do diretor, que caiu em desgraça apos este filme, os grandes estudios estao com medo dele. mas, pelo menos, ele tem a rachel weisz em casa (rs)

    ResponderExcluir
  12. Não rolou um filme brasileiros dos anos 1980 que também retratava os punks como esse filme Class of 1984?

    ResponderExcluir
  13. LEMBREM-SE, AMIGUINHOS: HJ (SEGUNDA) TEM MAIS UMA EDIÇÃO (A TERCEIRA) DO NA COVA DO LEAO NA MUTISHOW FM. SO NAO DIGO O Q VAI TOCAR PARA VCS TEREM ALGUMA SURPRESA. MUM MUHDO TUITADO, ONDE SABE-SE TUDO E NAO SE SABE DE NADA, MELHOR GUARDAR ALGUMA,,,

    ResponderExcluir
  14. Lembrei o nome do filme: "Punks os filhos da noite". Lembro que vi o cartaz desse filme em um cinema de Madureira e fiquei com a mesma impressão que eu tinha quando via as pinturas no trem fantasma da Praça Sêca.

    ResponderExcluir
  15. Achei o hugh jackman incrível no filme, e a pretensão cumprida perfeitamente =D

    ResponderExcluir
  16. isso, esse filme ai dos punks brazucas (que nunca vi) é estrelado pela lady francisco (alguem ai se lembra dessa quase gostosa dos anos 70?) ja deve ter passado no canal brasil,,, alias, qndo eu era um young punk, era tao radicalzinho que nao via filmes que mostrassem punks, pq eram falsetas (como, na verdade, o eram), dai ter evitado este. mas o class of 84 parecia ser legal, mas nao foi, era apenas um exploitation

    ResponderExcluir
  17. quem quiser conferir lady francisco é só dar um rolê ali por copa, na altura da santa clara. mas cuidado para não se chocar pqe a passagem do tempo não foi tão generosa com ela ... rs

    ResponderExcluir
  18. E o Repo Man? Eu vi e não gostei.

    ResponderExcluir
  19. A história continua rolando...

    http://br.noticias.yahoo.com/s/26052009/25/manchetes-suasticas-festa-empresa-no-rio.html

    ResponderExcluir
  20. repo man teve seu tempo. baixei pra arquivar e revi, acho umas partes bem legais, mas o filme hj nao tem muito sentido, era mais uma satira punk. alias, o alex cox meio que tem boas ideias, mas nao realiza bem nos filmes, tipo naquele western straight to hell, baseado em musica do clash, que tinha ate a courtney love fazendo ponta quando nao era ninguem

    ResponderExcluir
  21. eu gostava do musica que encerrava o repo man, se não me engano do Iggy Pop...

    um abraço!!

    ResponderExcluir
  22. Vamos lá:

    - Acho muita frescura essa polêmica toda em cima da suposta suástica. Foi realmente um vacilo da produção da festa deixar isso rolar, mas se sentir ofendido a ponto de sair da festa? O Cuenca (que eu sempre achei um chato) conseguiu o que queria: movimentar a coluna dele.

    - Na página da Multishow fm anda tá com o programa da semana passada, 18/05. Não escutei ontem, mas tô tentando...rsrs

    - Gosto muito do Aronofsky, tb. Réquiem me deixou num bode sinistro. PI é foda. E o Mickey Rourke deveria ter ganho o Oscar pelo "Lutador", que é um puta filme. Ainda tem a Marisa Tomei que é tudo. Sou como o George Constanza...apaixonado pela Marisa.

    - O Gondry é gênio. "Be kind, rewind" é um dos melhores filmes que eu já ví. O final, quando todos se reunem para ver o filme que eles fizeram, é emocionante, me lembrou o final do "Cinema Paradiso", quando o cara vê as cenas "quentes" que o padre cortava. Uma puta homenagem ao cinema. Nem tudo que o Gondry fez é sensacional, mas de vez enquando sai uma obra prima.
    VCs sabiam que ele era baterista? E que a banda dele, que se chamava "Oui Oui", lançou dois CD's? Que ele dirigia os clips da banda e foi vendo esses videos que a Bjork o convidou pra dirigir os dela? E que o avô dele inventou um dos primeiros sintetizadores? Nem eu. Acabei de ler no imdb.com Bizarro.

    - Parece que tá certa a vinda do Faith no More ao Brasil em outubro. Só em SP. Sou fã e, se rolar, vou de qq maneira. Angel Dust é um dos melhores discos dos 90's! Mais alguém se empolga? Vcs acham que caberia (teria público) um show no Rio?

    - Fiquei curioso pra ver esse "Punk filhos da noite"..rsrs

    ResponderExcluir
  23. Fala Tom,

    No class of 1984 eles mostram os punks como vandalos sem ideologia e pior o chefe da galera é o maior filhinho da mamãe... mas mesmo assim vale a pena rever.
    Já esse filme nacional "Punks os filhos da noite" eu não vi. lembrei de outro "Sid & Nancy" que também tem participação da cortney love.

    FAITH NO MORE no Brasil ???? se rolar eu já to lá !!!!

    Abraços,
    http://rock-etc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. se o faith teria público no rio ? creio que sim, principalmente, se todos esses grupelhos que se dizem inspirados por ele resolverem ir ... rs
    falando sério, acho um caso complicado. não sei se lotariam um hsbc, mas um circo voador lotado é garantido.

    e só prá constar, o show do faith no rock in rio II, foi um dos melhores da minha vida. aliás, aquela noite foi memorável (ótimo o robert plant ter amarelado): faith, billy idol (em um show surpreendente) e guns and roses, no auge (pqe logo depois veio a decadência).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu