Pular para o conteúdo principal

Descascando a laranja

DE UNS TEMPOS PRA CÁ, O FILME LARANJA MECâNICA, DO KUBRICK (BASEADO EM LIVRO DO BURGESS) FOI REDESCOBERTO PELA NOVA GERAÇÃO. TENHO PRA MIM QUE FOI POR CONTA DO NOVO CARTAZ, FEITO PARA A CAPA DO LIVRO, QUE EMULA UM QUÊ DE EMO, POR CAUSA DO LARANJA DO FUNDO E DO OLHO PINTADO DO ALEX EM DESTAQUE. É UM DE MEUS FILMES FAVORITOS E DOS QUE MAIS VI. ATÉ PQ, A CADA NOVA REVISÃO, ELE ME SOA DIFERENTE: JÁ ACHEI VIOLENTO, CÍNICO, ALEGÓRICO, CRUEL E ATÉ MESMO ENGRAÇADO. UMA COISA É CERTA, NÃO SE FICA INDIFERENTE A ELE. O FILME FICOU BANIDO POR MAIS DE 20 ANOS NO UK A PEDIDOS DO PRÓPRIO KUBRICK, PQ, NA ÉPOCA (COMEÇO DOS 70S) PROVOCOU UMA ONDA DE VIOLENCIA PELA CRIAÇÃO DE GANGUES QUE COPIAVAM O QUE ALEX E SEUS DRUGIES FAZEM NA TELA, E A FAMILIA DO PROPRIO KUBRICK FOI AMEAÇADA DE MORTE. AQUI, TBM FOI CEBSURADO E SÓ LIBERADO NOS ANOS 80. HJ, PASSA TODA HORA NA TV PAGA. E NA TERÇA QUE VEM ROLA UMA EXIBIÇÃO, SEGUIDA DE DEBATE, NO AUDITÓRIO DO GROBO, NAQUELE ESQUEMA ENTRADA FRANCA.

Comentários

  1. Tava lembrando desse filme ontem, vendo o Batman, aquela insanidade toda do Coringa me fez pensar em outros personagens insanos, e logo veio o Alex, rs.
    Esperei ficar maior pra ver o Laranja, porque falavam tanto que fiquei bolada de ver muito nova. E realmente não dá pra ficar indiferente, me senti esquisita logo depois que vi. Mas me amarro no filme. Se der vou pegar essa oportunidade de ver again.

    A capa da trilha sonora em vinil é o máximo! Mas sempre deixo pra comprar depois, se duvidar não encontrarei mais.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado vc fala desse filme. Pq nessa semana, eu vi várias pessoas na rua usando camisa desse filme ou com o alex.
    Que grande coincidência!

    ResponderExcluir
  3. Fala Tom,

    Po CLÁSSICO ABSOLUTO !! Vi o filme pela primeira vez em 96 na faculdade teve um mini festival de filmes.. e entre esses filmes tinha Laranja Mecanica...

    E pensar que consegui o DVD por R$ 14,90 nas Americanas há uns 4 anos atrás...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. KUBRICK É MEU DIRETOR FAVORITO DO CINEMA, NÃO CONSEGUE PARA MIM O COPPOLA E O SCORCESE SEREM MELHORES QUE ELE.

    OUTRO FILME SEN-SA-CIO-NAL É DR STRANGELOVE (NÃO ME LEMBRO COMO ELE SE CHAMA EM PORTUGÛS).

    TWO THOUSAND THUMBS UP !!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu tenho duas blusas do filme, rs.
    eu tenho a versão em dvd, mas simples, sem extras :(
    lembro de qdo ele foi exibido por aqui, com aquelas rídiculas bolinhas pretas !

    vale destacar que o autor do livro detesta a versão que o kubrick dirigiu.

    ResponderExcluir
  6. KUBRICK, PRA MIM, É O MELHOR DIRETOR EVER, SEGUIDO DE PERTO PELO BILLY WILDER. ATE POR TER DIRIGIDO POUCOS FILMES, PQ ELE SO FAZIA O QUE REALMENTE ACREDITAVA. DR STRANGELOVE É A UNICA COMEDIA QUE TE DEIXA COM VONTADE DE CAGAR NAS CALÇAS QNDO ACABA (PQ AQUELA PORRA AINDA PODE ACONTECER), 2001, BARRY LYNDON, LARANJA, ILUMINADO, CADA FILME NUM ESTILO E DEFINITIVOS. ATE OS DITOS MAIS FRACOS, TIPO EYES WIDE SHUT, SAO MUITO BONS...

    ResponderExcluir
  7. HJ EM DIA TEM CAMISETA DO LARANJA MECANICA ATE NO CAMELODROMO, COMPREI UMA LA POR 10 CONTOS (RS), EU SEMPRE QUIS TER O CARTAZ ORIGINAL PRA BOTAR EM CASA. A TRILHA TBM É FODA, A PRIMEIRA TODA FEITA DE MUSICA CLASSICA TOCADA POR SINTETIZADORES (MONTADDOS, NAO COMPRADOSEM LOJA, QUE NEM OS DO KRAFTWERK) A CARGO DO MALUCO MAESTRO WALTER CARLOS, QUE, HJ EM DIA, OPERADO, ATENDE POR WENDY CARLOS E É UMA FREAK TOTAL!

    ResponderExcluir
  8. DR STRANGELOVE eu vi pela dica q vc deu aqui na cova, nossa, achei o máximo, o final é foda, o Dr. Strangelove é muito escroto, hahaha,
    falando com os dentes trincados e tal, o melhor!
    Mas acho que o meu favorito do Kubrick é "O iluminado".

    ResponderExcluir
  9. E o Malcolm McDowell, quem diria, foi parar no Heroes...rs

    ResponderExcluir
  10. é, uma blusa eu comprei lá mesmo no camelódromo tbém por r$ 10. a outra, mais transada, na q-vizo por quase sete vezes mais ... rsrs


    e qto ao malcolm, eu acho que ele meio que ficou estigmatizado por este papel. o cara só fez freaks depois disso, seja no cinema ou na tv. não lembro de um drama ou comédia ou mesmo um romance com o cara. até nos desenhos ele sempre dubla os vilões !

    ResponderExcluir
  11. NAO É SURPRESA O MALCOLM ESTAR EM HEROES PQ, COMO BEM LEMBROU O FABIO, ALEX MARCOU A VIDA DELE E, DALI POR DIANTE, ELE PASSOU A FAZER, BASICAMENTE, PAPEIS DE VILOES E FREAKS, EM TANK GIRL, STAR TREK, YOU NAME IT. EXATAMENTE HA DEZ ANOS ENCONTREI COM O CARA NUM CAFE NO SOHO LONDRINO. ERA EPOCA QUE NAO HAVIA CELULAR, NEM CAMERA DIGITAL. MAS EU AMARELEI NA HORA DE CHEGAR JUNTO E PEDIR UM AUTOGRAFO. AFINAL, ERA O ALEX! (RSRSRS)

    ResponderExcluir
  12. Eu vi uma comédia (mais ou menos) com ele!

    "Time after time", de 1979, ele ta muito bem nesse filme.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. ta, não é comédia, é "sci-fi", mas ele não é um freak

    ResponderExcluir
  14. Porra Tom , eu simplesmente idolatro Kubrick , acho que é um dos poucos sujeitos que pode-se chamar de gênio de fato. Nao acho justo dizer que ele tenha uma obra melhor que outra ( mas sempre havia aquela atmosfera sombria , demente , dark ), mas acho que clockwork fala mesmo mais ao coração daqueles envolvidos com cultura pop como nós daqui do brogui. Tb tenho a minha camiseta , comprei num camelo em candem e guardo com maior carinho porque nao quero que termine pois me remete a um momento mto bom tb. Esse ano assisti Baixio de bestas do claudio assis (nao acho que esse cara tenha a atenção/reconhecimento que merecia ter) , e há uma cena do estupro no cinema que é uma puta homenagem a Laranja mecânica , emocionou ..
    Quanto ao Strangelove ,
    pessoalmente nao acho que exista alguem bolando a arma total , se bem que em alguma caverna no oriente médio... sabe lá ..

    ResponderExcluir
  15. esse time after time é um dos poucos filmes em que mcdowell nao faz o vilão freak. ele volta no tempo pra tentar pegar jack, o estripador. é bacana. ele tbm se saiu bem em o heróico covarde, na mesma época, fazendo um, ahn, freak. mas o melhor papel dele, fora clockwork, é em if, comédia negra inglesa sobre uma rebelião estudantil, que foi ate proibida aqui na epoca pq mostra alunos atirando nos professores. foi por causa desse filme, que é do final dos 60s, que kubrick o escolheu para fazer o alex de laranja

    ResponderExcluir
  16. OUTRA COISA QUE ACHO FODA NO KUBRICK SAO AS TRILHAS DOS FILMES. ELE SÓ USA MUSICA CLASSICA NAO OBVIA, VANGUARDISTA. FOI POR CONTA DISSO QUE PASSEI A ME INTERESSAR POR UM CERTO TIPO DE MUSICA CLASSICA, QUE ELE MANDA NOS FILMES, NADA DAS PEÇAS OBVIAS DE SEMPRE, QUE SAO O POP DO GENERO, MAS UNS NOMES TIPO LIGETTI, JEAN BAPTISTE LULLY, CLASSICOS TOCADOS EM SINTETIZADORES, TIPO SO PRA QUEM REALMENTE CONHECE DO ASSUNTO

    ResponderExcluir
  17. Eu adorei Laranja Mecânica e O Iluminado. O dvd de "O Iluminado", então, é show. Traz bastidores de gravação e, como era de se esperar, o Kubrick é um sujeito difícil (e grosso) pra caramba. A Shelley Duvall sofreu na mão do cara, coitada.

    ResponderExcluir
  18. eu lembro de "time after time", era um clássico do corujão na globo, na década de 80. muito bom, vou procurar para baixar.

    ResponderExcluir
  19. o Liggeti é vanguardista mesmo, mas o Lully é barroco, época do Bach, só fica vanguardista com essas versões de sintetizadores que vc citou!

    ResponderExcluir
  20. É verdade! Dá muita pena saber que aquela cara de desesperada não é ficcção! =/

    ResponderExcluir
  21. aproveitando ...
    o malcolm ficou marcado pelo alex. fato que eventualmente acontece com atores/atrizes. rapidamente lembro de linda blair.
    aqui no brasil, acho que acontecerá isso com wagner moura e o seu capitão nascimento. o cara pode fazer novela, série, vários outros filmes, shakespeare ... mas será eternamente lembrado pelo povão como o personagem do bope.

    ResponderExcluir
  22. sao 18h15m e nao tem quase ninguem para ver laranja mecanica, em telao, de graça, numa sala com ar, no auditorio do grobo. parece que a praia que deu hoje (e com a galerinha de ferias) falou mais forte. e o filme, atualmente, ja anda muito manjado, ne? (tem sido exibido nas madrugas do cinemax)

    ResponderExcluir
  23. eu queria muito ter ido, mas o horário não dava mesmo :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...