Pular para o conteúdo principal

THE LAST PICTURE SHOW

NO CLÁSSICO EM P-B DE PETER BOGDANOVICH, QUE DÁ NOME A ESTE POST, O FIM DE UM CINEMA NUMA POEIRENTA CIDADE DO TEXAS É O MOTE PARA UM BELÍSISIMO ESTUDO SOBRE RITOS DE PASSAGEM. E, MOTIVADO POR UM COMMENT DO COVEIRO FÁBIO, CONFESSO QUE PAGO TRIBUTO CADA VEZ QUE SEI QUE UM GRANDE CINEMA VAI FECHAR. VOU LÁ E VEJO A A ÚLTIMA SESSÃO OU ALGUMA DA ÚLTIMA SEMANA, DO ÚLTIMO MÊS, SEJA LÁ O FILME QUE ESTIVER EM CARTAZ, COMO SE DESSE ADEUS PARA A SALA. FIZ ISSO COM DOIS CINEMAS DA TIJUCA, O IMENSO ART PALÁCIO (COM O PRIMEIRO "PÂNICO", ATUAL LOJA FAMA) E O AMÉRICA ("MARTE ATACA!", AGORA UMA DROGARIA). MAS PERDI A SAIDEIRA DO CARIOCA (IGREJA UNIVERSAL). NA CINELÂNDIA, DEI TCHAU AO METRO COM "A RELÍQUIA" E "INFERNO DE DANTE" (ESTE SERIA O ÚLTIMO, MAS FECHARAM A SEMANA, DE SEXTA A DOMINGO, COM O OUTRO). NO MAJESTOSO VITÓRIA, NÃO DEU, PQ ELE VIROU PORNÔ BARRA PESADA. NO COPACABANA (UMA ACADEMIA), VI "DEEP BLUE SEA", E NO PALÁCIO (na foto, ainda sem dividir a sala em duas), FOI COM "CLOVERFIELD". NO RIO SUL DO SHOPPING DA GÁVEA (VIROU TEATRO, OK), FOI COM "CANTANDO NA CHUVA". NO PATHÉ (IGREJA) FOI "TROPAS ESTELARES". NO ART COPA (LOJA FAMA), UM FILME DA MOSTRA RIO, "BUT, I´M A CHEERLEADER". NO CONDOR DO LARGO DO MACHADO (OUTRA IGREJA) FOI O TERROR DA FADA DOS DENTES. PERDI O FIM DO CONDOR DE COPACABANA (CASA & VÍDEO). NO BRUNI/STAR IPANEMA (OUTRA CASA & VÍDEO) "O TIGRE E O DRAGÃO". SÉRIO, EU SAIO DA SALA TRISTE, AINDA MAIS QUANDO SEI QUE AQUELAS OBRAS DE ARTE DA ARQUITETURA CLÁSSICA VÃO VIRAR IGREJAS OU FARMÁCIAS (O METRO, QUE ERA O MELHOR CINEMA DA CIDADE, NEM ISSO, TÁ ATÉ HOJE FECHADO E APODRECENDO, COMO O VITÓRIA E O PLAZA, QUE JÁ FORAM ESTACIONAMENTO). NO CASO DO PALÁCIO, FOI MAIS TRISTE, PQ O CINEMA TAVA BELEZA, REFORMADO, LIMPINHO, COM SOM E IMAGEM NOTA DEZ. AGORA SÓ RESTA O LEBLONZÃO COMO ÚLTIMO GRANDE DE RUA (JA Q O ROXY FOI DIVIDIDO), E, MESMO ASSIM, ESTÃO DEIXANDO ELE DECAIR, A SALA JÁ CHEIRA A MOFO, A PROJEÇÃO É ESCURA E EMBAÇADA, TIPO NÃO ESTÃO DANDO TRATO, PORQUE, A QUALQUER MOMENTO, ELE PODE FECHAR. SÓ NÃO FOI ABAIXO AINDA POR CAUSA DAS APACS.

Comentários

  1. esse ano foi péssimo para os cinemas de rua cariocas: paissandu, palácio e paço.
    e com a casa frança-brasil em reformas (só reabre no próximo ano), já há boatos dizendo que a salinha de lá tbém vai rodar ... e até o rex parece que vai rodar (tadinho daqueles velhinhos tarados que ficam zanzando ali pela frente ... rsrs)

    só nos resta rezar para a petrobrás não encerrar a parceria com o odeon.

    ResponderExcluir
  2. Quando criança eu ia muito num que hoje é a sala baden powel em copa (lá ainda rola filme, eu acho, pelo menos no festival do rio), e condor só fui uma vez ver "o rei leão" rs. Fazem falta esses cinemas de rua. Em Copa tinha tantos!

    ResponderExcluir
  3. realmente esse post,também me deixou meio deprê...

    sou morador da tijuca desde que nasci, sai em 71 e voltei em 77...

    os grandes cinemas da praça sans pena realmente marcaram meio inicio de adolescencia...

    só não peguei o olinda, dizem o maior... mas o metro, américa e o art tijuca vi muitos filmes marcantes neles...

    engraçado quanto eu sentava nestes cinemas antes da sessão começar, ficava admirando justamente isso que falou tom, os tais detalhes arquitetônicos, um visual a parte que fazia vc relaxar na poltrona...

    Ah!! Tempo que bom!!

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  4. tava pensando: assim como o mp3 fez com a musica, reduzindo a sua qualidade, o fim dos cinemoes tira um pouco da força de um grande filme. ainda que estas salas de shopping tenham som digital e certificado thx, o tamanho das telas de algumas é pouco maior q um home theater, nao envolve mais a plateia como antes. jamais esquecerei de ter visto o primeiro indiana jones na tela de 150 graus do metro (as copias eram em 70 milimetros, hoje é tudo 35, a metade!), a gente quase entrava dentro do filme. e som estereo ja existe no cinema desde os anos 50, entao esse lance de surround 5.1 nao é novidade, só que agora o processo é digital. mas nossos pais tiveram uma melhor impressao vendo ben-hur num cinemão, p ex, do que se vissem hj em dia. o q melhorou mesmo foram as poltronas e o tamanho do saco de pipoca (pois até o 3D é dos anos 50!)

    ResponderExcluir
  5. Eu peguei o Imperator como cinema... Caramba! Era um mar de poltronas... Vi alguma comédia da dupla Bud Spencer & Terence Hill, Trapalhões, filmes pra criança, Annie talvez...
    Mas o meu favorito era o Pathé (pedia pros meus pais me levarem. Ainda guri e era fascinado pelo pequeno Pathé e sua arquitetura, pelos outros da Cinelândia tb. Hoje acho até meio estranha essa atração infantil por aquela sala). Depois saboreávamos torradas, waffles ou banana split na lanchonete da Mesbla Passeio e após eu ia brincar nas barracas da seção de camping ou entre os pianos da seção de instrumentos musicais...
    Poxa, Tom, eu fiquei pra baixo agora.

    ResponderExcluir
  6. o post nao é pra deixar pra baixo e nem simplesmente uma coisa de nostalgia barata (que eu nao gosto), mas para lembrar de algo que esta acabando/acabou. pq nao é só fechar salas, como a do paço, legal, mas salinha comum, mas para se tocar de que esse tipo de palacio de cinema, de decoração requintada, ja era. as novas salas sao iguais e impessoais como uma sala de espera de aeroporto, vc pode estar em miami ou na china que dá no mesmo. acabou a sutileza, viva a reprodução em massa sem graça, vc nao sente a mesma coisa ao entrar numa sala de shopping, é como ir ver um dvd em telão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...