Pular para o conteúdo principal

mix tape


Nuns posts/comments abaixo nós falamos sobre fitas cassete (chamadas no brasil de k7, o que, em inglês, soa a quêi-séven. mas aqui dava certo na escrita/fala). assim como varias tecnologias do seculo passado, o cassete (fita magnética à base de ferro ou cromo) tinha um som bacana, tirando o chiado (para isso existiam os filtros dolby). assim como o vinil, de qualidade superior ao cd nas frequencias, mas que arranhava e estalava. qndo o cassete surgiu nos anos 60 foi o início de uma caminhada rumo a miniaturização do som. e que fez a industria do disco coçar a cabeça, já que, com ele, era possível copiar seus discos e passar adiante (a origem do p2p). antes dele, portatil era só o rádio transistor japonês. depois dele, apareceram os toca-fitas portáteis, o que levou akio morita da sony a idealizar o walkman, pai do ipod (ainda que a sony tenha lançado antes da apple o mini-disc, muito melhor do que um toca-mp3). ainda hj se usa dizer fiz uma mix tape (mesmo se usando cds ou mp3 pra isso). as fitas duravam 60 ou 90 minutos. haviam as de 120, mas, por causa da espessura da fita, mais fina, arrebentava ou enrolava mais fácil. daí vieram as fitas de cromo II e até de metal (q n tocavam em qq player), com um som mais apurado (os mais forrados usavam tapes de rolo, melhores ainda). a fita demo era mais bacana do que os cds de hj em dia, n sei pq. era bacana cria-la assim. o cd soa meio descartavel. vc compra um quilo no camelodromo e sai queimando. o cassete não. dava mais trabalho criar a seleção perfeita pra impressionar aquela garota. e fazer caber certinho tudo o q vc queria. qndo comecei a djing na casa de amigos, ainda moleque, fazia umas mixagens bizarras pulando do vinil pro cassete. cheguei até a emendar partes de fitas (com splicing) em casa para dar efeitos de edição. era um trabalho cientifico (rs). hj nem tenho mais tape deck em casa. na ultima viagem comprei um walkman tape da sony (30 doletas, vejam que barganha) só pra poder ouvir as demos que tenho armazenadas (a primeira dos hermanos, que dá mais? :-)) o vinil nunca se foi, mas o cassete ainda resiste em alguns paises (em alguns cantos da asia e aqui da sulamérica) bravamente. mas, até quando?

Comentários

  1. Eu dou 2 reais pela fita!

    quem dá mais? ;)

    ResponderExcluir
  2. nem me fala do panico qdo a fita k-7 mascava e enroscava, lembro do primeiro radio paraguaio e a primeira fita gravada com smiths, cure, dont get me wrong dos pretenders, bem 86, mas definitivamente sem saudades dela nao, prefiro o mp3, já matei ate o cd, meus ouvidos nao têm sutilezas

    piada no trabalho esses dias: monte de tiazinhas discute sobre recuperar umas fitas. Como sou o "cara da tecnologia" com solucao pra tudo, uma vira e fala:- wander, vc tem som com fita k-7? e respondo fazendo aquela cara de desentendido: "o que é fita k-7?" e dobraram de rir pq fita k-7 realmente é coisa de museu,rs

    arcade fire ainda meu numero 1 deste ano e 505 é a melhor do disco mesmo, simples e eficiente

    putz, a ana maria bahiana escreveu na bizz desse mes sobre qdo ouviu keep the car running numa radio e me arrepiou de novo (e molengo q sou fiquei com os olhos cheios dágua), rs, outra vez foi qdo falou do antony e do new adventures in hi-fi do rem, porra, dá vontade de abraçar essa mulher por expressar tao bem uma emoçao

    ResponderExcluir
  3. hj em dia, não há gravação "rara" que valha muita grana! isso é papo de pseudo-colecionador...

    ResponderExcluir
  4. tbm prefiro a comodidade. hj em dia uso um ipod shuffle do tamanho de um botão, mal sinto que ele existe (e ja achei o ipod mini realmente pequeno) e quanto as fitas atualmente tenho so uma gaveta com algumas originais (com capa e tudo, algumas que nunca tive a versao em vinil/cd) e as demos de bandas que gostei ou que deram certo depois. e só...

    ResponderExcluir
  5. tbm ha o fator tempo. pra gravar um cassete de 90 vc podia levar ate duas horas, entre seleção e troca dos discos, play/pause. ja com mp3 basta arrastar os arquivos e em cinco minutos tem um cd com doze discos prontinho. para os dias corridos de hj, mao na roda. fiz backup de meus mp3 em dvd no finde e limpei 10 giga do hd!!! e nao me levou nem uma hora...

    ResponderExcluir
  6. eu fiz isso essa semana com o meu pc novo.Gravei as mp3 em um dvd e ja deu quase 4 gigas rss
    e olha q nem baixo mta coisa.
    a minha primeira fita cassete foi do Bozo, em 1986 rsss.
    Po wander, vc ja estava no caminho certo e eu nem sabia falar direito rss
    Eu gostava das fitas pq, como era crianca, era mais facil de manusear e nao arranhava como o vinil.
    Alem disso, eu nem conseguia alcancar o toca discos rsss
    ------------
    po, acabei de ler uma materia sobre o fim do K7 na nme, parece que foi combinado.

    ResponderExcluir
  7. eu usava fitas virgens na decada de 90, pq era a maneira mais facil de gravar as musicas do radio :)
    alias, acho que era unica maneira.
    ---
    Eu concordo com o Tom, fita demo é mto mais charmoso que cd demo.Essa demo dos hermanos, por exemplo, foram os proprios caras que gravaram, no som de casa, uma a uma.
    isso é classico !!!
    alias, eu vi um vinil dos Tremedoes (aquela banda dos caras do canastra,autoramas) na casa da matriz que era foda.So nao comprei pq nem tinha aonde tocar.

    ResponderExcluir
  8. Tom, obrigado pela dica de como passar as fitas pra mp3 na sua postagem anterior. Mas eu estou sem um player que funcione com saída pra ligar no computador. =/

    Vi o show dos Arctic Monkeys na mtv no domingo, bem legal. Tinha umas músicas do primeiro disco (esqueci quais) que o público cantava até a melodia de introdução das músicas, sempre acho isso bacana. Rola muito nos show do Los Hermanos e do Móveis Coloniais, do pessoal cantar as frases dos metais.

    Fui no show do Tom Zé na sexta no Circo e foi fantástico como tava cheio e o pessoal todo cantando as músicas.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde coveiros!

    tb acho como tom leão falou
    a tecnologia sempre bem vinda

    mas, incrivel, outro dia fui
    ouvir um cd velho gravado, e
    o som parecia que ficou mais
    baixo, a resolvi ouvir uma
    fita do COLCUT, que comprei
    numa loja e lançada pela Stilleto..

    porra o som estava bem mais alto...

    tenho ainda muitas aqui em casa...
    umas 158...

    tem uma que guardo com carinho
    especial, pois só gravei demos
    boa tarde coveiros!

    tb acho como tom leão falou
    a tecnologia sempre bem vinda

    mas, incrivel, outro dia fui
    ouvir um cd velho gravado, e
    o som parecia que ficou mais
    baixo, a resolvi ouvir uma
    fita do COLCUT, que comprei
    numa loja e lançada pela Stilleto..

    porra o som estava bem mais alto...

    tenho ainda muitas aqui em casa...
    umas 158...

    tem uma que guardo com carinho
    especial, pois só gravei demos
    da época, na flu-fm e na estácio-fm...
    vejam:

    Lado A:
    1.Escola de Escandalo "complexos"
    2.Finis Africae "van gogh"
    3.Etiópia "vazio"
    4.Escola de Escandalo "luzes"
    5.Etiópia "feito navalha"
    6.Ira! "pobre paulista"
    7.Muzak "jovens ateus"
    8.Finis Africae "pânico"
    9.Esc.de Escandalo "popularidade"

    Lado B:
    1.Capital Inicial "no cinema"
    2.Kongo "babilônia"
    3.Hojerizah "tempestade em viena"
    4.Finis Africae " mentiras"
    5.Ira! "dias de luta"
    6.Esc. de Escandalo"caneta esferográfica"
    7.Hojerizah "te procurar"
    8.Kongo "drak"
    9.Etiópia "bem vindo"

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. quem quiser baixar o livro proibido do roberto carlos (que comprei antes, mas inda nao li) basta ir no seguinte site:

    www.escriba.org

    é de graça...

    ResponderExcluir
  11. aí, pedro, esta tua fita merece um prêmio, é praticamente a trilha sonora da minha (nossa) adolescência, só crássico !!!

    eu me desfiz de todas as fitas, só guardei mesmo as demos, como já comentei em um post anterior. tenho muitas da década de 90 (beach lizzards, concreteness, pelvs, sex noise, poindexter, inhumanoids etc.). inclusive, tom, eu tenho a primeira do planet hemp, tbém deve custar um grana entre os fãs rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. 2 reais então pela fita! =)

    Fui no tom zé sexta! Foi duplamente excelente, pois o show foi ótimo (Tom Zé é um exemplo de velhinho) e ainda foi a primeira vez que fui no circo voador! =0 Gostei muito de lá.

    ResponderExcluir
  13. Lembrei de uma viagem que fiz ao nordeste no início dos anos 90.

    Estavamos eu e um parceiro tomando uma gelada numa feira livre no centro de Maceió, completamente peixes fora d'agua, quando ouvimos a batida inconfundível do reggae vindo de algum lugar...Fomos seguindo o som e achamos uma barraca onde um figura tinha mais de 2000 vinis do som jamaicano. Ele fazia compilações na hora e vendia o cassete por R$ 3,00. Comprei umas 20 fitas que formaram a trilha sonora da minha vida por vários anos.

    Com o tempo as fitas estragaram e ficaram inaudíveis.

    Anos depois, consegui achar tudo na rede e várias estão no meu ipod...

    ResponderExcluir
  14. Tentei ouvir umas demos do Violeta de Outono ontem à noite e não consegui. As fitas parecem OK, mas o aparelho, comprado na Mesbla (lembram?) nao estava funcionando bem, nao tinha forca para rodar a fita. Para piorar, a cabeca de leitura tinha oxidado!

    ResponderExcluir
  15. acontece muito isso com os tape decks, vf. apesar de hj em dia eu so ter esse walkman sony rodando, tenho la em casa um micro system velho (que agora uso como amp pra ligar meus toca-discos) e um portatil (que usava no banheiro), ambos com o mesmo problema. simplesmente os mecanismos dos toca-fitas cansam e nao rodam mais. tbm tenho um walkman velho que ate liga e roda, mas a fita, imediatamente, enrola e o treco pára. assim que tiver um tempo farei um levantamento do que ainda tenho de cassetes. sei q tenho muita coisa do midsummer madness e varias fitas originais dos anos 90, muitas da sub pop, inclusive uma dos dwarves, muito boa. toquei inteira no hellradio pq so durava 20 minutos!!! (10 cada lado)

    ResponderExcluir
  16. Creio que os motores do toca-fitas (acho que só velho fala assim) estão bons. O problema deve estar na correia, que deve ter ressecado com o tempo e a falta de uso.

    Dá para trocar numa boa, afinal essas correias são fáceis de encontrar na rua República do Líbano, mas dá uma preguiça de desaparafusar e abrir o aparelho...

    ResponderExcluir
  17. já que estão falando de tape
    o meu é da polyvox comprado
    em 82, e fiz um conserto uma
    vez...
    mas até hoje ele funciona...
    claro sempre que posso faço
    uma noite dedicada a fita cassete..

    aliás que acham da idéia de fazer uma festa numa boate só com fitas cassetes em estado bom ou razoável?

    cada um levaria um fita sua
    com uma boa seleção e o DJ
    iria colocando uma tirando a
    outra...

    teriamos que ter dois cassetes...
    de repente surgiria um revival...
    várias pessoas iriam a aquele
    local para ouvir aquele barulhinho
    de estática... já pensaram?

    se bem que a festa podia ser em
    vinil tb...

    Acho que ia ter muita gente querendo sentir aquela sonoridade
    do vinil...

    abraços

    ResponderExcluir
  18. Tudo bem, Tom ?
    Li hoje a matéria sobre o e-reader, da Sony e logo pensei em comunicar a você, como sugestão de pauta para o seu blog.

    Dê uma olhada, por favor:
    http://products.sel.sony.com/pa/prs/index.html

    Acho que é uma boa idéia publicar.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  19. depois da banda comervcial, agora uma banda realmente vendida:
    A banda sueca Rednex, que ficou famosa na Europa nos anos 90 por fazer uma paródia do
    country americano com batidas de pop music farofa, se pôs à venda pelo site de leilões
    eBay. O lance inicial é de um milhão e quinhentos dólares (cerca de três milhões de reais).
    A própria banda explica o motivo no site: "Tenha a sua própria banda pop! Pela primeira vez
    na história do entretenimento uma banda está à venda, não "vendida". Somos de vocês!".
    Os compradores da banda, além de ganharem os direitos do nome Rednex, levam
    também os contratos de shows e gravação, publicidade, o site da banda, o catálogo de
    músicas (incluindo os hits) e ainda 100% em ações da companhia sueca Rednex AB.
    Para maiores informações, os interessados devem visitar o site www.Popbandforsale.com

    (lembram dessa banda? é uma merda!

    ResponderExcluir
  20. essa ideia da festa so com fitas selecionadas das pessoas que estao lá é bacana, pedro. so tem que arrumar um lugar (que tenha tape deck, hj rarissimos) e que as pessoas vao. festas de vinil (fora as de djs) ja rolam. como o clube do vinil, que, se nao me engano, rola uma vez por mes no sebo baratos da ribeiro. eles tocam os discos que estao a venda e os de amigos e colecionadores que vao lá. certa vez teve uma noite so com compactos simples. vou dar uma olhada no link, mozer. valeu!

    ResponderExcluir
  21. esse produto da sony é mto legal.
    Nao adianta, livro no computador nao rola.Meu amigo, que é bem nerd, falou que le numa boa.Eu nao consigo.

    Mas eu acho que com este aparelho, a leitura ficaria ate mais facil.Com certeza é mto mais pratico ler a trilogia senhor dos aneis nesse aparelho, do que na forma convencional:)
    é so apertar o next/prev e curtir o livro.
    ---------
    Lembrando do meu amigo, vou fazer uma pergunta pra voces.Voces deixam de fazer alguma coisa devido ao uso da internet ?
    Ex, esse meu amigo nao vai mais no cinema, nao sabe o que é uma banca de jornal fazem anos, nao entra em livrarias e vive c divertindo no my space, second life e afins.Mesmo com namorada, o cara ainda faz sexo virtual rss
    eu sei que como ele, existem outros.Voces conhecem ? O que acham disso?

    ResponderExcluir
  22. deixar de fazer/trocar algo real pela internet ? never !!!

    ResponderExcluir
  23. logo que pcs e internet ficaram acessiveis, pensei: que bom, vou acabar com as pilhas de papel (tinha um arquivo de aço repleto de fotos e releases, meu google!). bom, diminuiu, mas nao acabou. pq tem coisas que so da pra ter na real, na mao. o virtual ajuda, ams nao substitui. algumas coisas dão mais certo no virtual, outras, no real. tipo, prefiro comprar online, é mais barato, nao tem vendedor chato. mas sempre vou na loja ver a parada de perto antes. livro, ate agora nao tinha funcionado. mas parece que esse terco da sony vai dar pé. tipo um toca-mp3. vc carrega seu ereader com trocentos livros duma vez!

    ResponderExcluir
  24. coincidência, os coveiros aqui conversando sobre fitas demo, e o midsummer madness lançando uma coletânea com grandes bandas da década de 90 ... em cassete !
    o link é esse:
    http://mmrecords.com.br/200704/fim-de-seculo/

    ResponderExcluir
  25. bem, tom sobre como arrumar os tapes, eu ofereço o meu aqui de
    casa... rs...

    marque o lugar o levo a traquitana...

    abraços...

    ps: um nome para o embalo:
    "uma festa dú cassete"...
    hum... essa foi horrível..

    valeu!!

    ResponderExcluir
  26. Fala Coveiros :)

    Essa parada de fita cassete marcou uma fase da minha vida, acho que pegando lá na época infantil de Xuxa, Angélica, Bozo e afins até chegar aos meus 10 anos e ouvir primeiramente Trilhas de Novela Internacional, Information Society, Faith no More, Guns, Skid Row, bem aquela época do Rock in Rio II.

    A partir daí fui gravando muita coisa de rádio, shows ao vivo, seleções de musicas.

    Mas elas começaram a fazer resultado pra mim, quando lançou o CD, daí ficou muito mais fácil, nessa época alugava CD, me lembro que era caríssimo o importado, e a vídeo game center tinha tudo, engraçado que era uma coisa que não podia alugar e ficou por um bom tempo ativo.

    Fazia altas mixtapes pra amigos, festas, presentes pra amigos, pai, mãe, namorada, nisso, modéstia parte, sempre tive um bom gosto e sempre conseguia conquistar e deixar feliz as pessoas com minhas fitas.

    Eram varios temas, como já sacava mais de musica do que a média da galera, me destacava na moral e arrebatava corações hehehe

    Era um presente barato e específico, sempre tive essa coisa de DJ, de mostrar as musicas pras outras pessoas, por isso amo tocar hoje em dia (Foi dificil saber mixar, depois que sabe é que nem bicicleta), todos os estilos, pq sei o que as pessoas querem ouvir e o que em determinada ocasião/festa.

    Hoje ainda gravo CDS, principalmente pros meus pais, que choram sempre quando ouvem hehehe

    Fita cassete hoje nem me passa pela cabeça, as que eu tinha já estão todas enroladas, e o que perdeu não tem nenhum valor histórico.

    Falando em musica, só vazou Icky Thump, que na minha opnião é sensacional.

    Bjork realmente decepcionou, falou que iria fazer um disco "dançante" e "Pop" e não tem nada disso. Milhões de participações especiais e parece que tem só a do Antony. Um disco incompleto e sem nexo com a propósta, totalmente overrated.

    Arctic Monkeys voltou melhor, letras mais elaboradas sem perder a batida característica deles, muito bom, discaço, também adoro a 505 e Teddy Picker.

    Recomendo aí pra galera, o novo do Digitalism - Idealism, é sem duvidas, um dos melhores discos de eletrônica dos últimos tempos. Tem um quê de Daft Punk mais acelerado, não paro de ouvir esse album!

    Obs: Acho que voltou o Felipe PASSARELLI ueba! E o tempo tá divino hoje!

    ResponderExcluir
  27. eu ja to com o single do icky thump ha mais de uma semana. é bem bacana. aquele som da abertura é de um teclado/orgao antigo, que so toca uma nota/acorde por vez, por isso tem aquele som sinistro. o novo single do marilyn manson, heart-shapped glass, tbm é bem legal. o single dos stripes vai sair numa edição em vinil colorido encartado num nme!

    ResponderExcluir
  28. acho que qdo a björk disse "dançante" e "pop", seria no estilo dela, e não algo excessivamente timbaland ...
    eu acho o disco sensacional, como tudo o que a islandesinha faz.

    ResponderExcluir
  29. Cara, eu adoro MD
    dá uma olhada), meu aparelho "de sala" toca e tô amarradão nas novidades do www.minidisco.com. Mas minhas muitas K7 tão jogadas no fundo do armário.

    ResponderExcluir
  30. tom,
    ainda tenho todas as minhas fitas antigas, varias originais de tudo quanto e banda, tipo queen e chico science, meu duplo deck que ainda copia de fita para fita e um walkman novinho da philips que de vez em quando uso (daqueles que nao precisa trocar a fita de lado hahahaha).
    um dias desses uma amiga me deu uma fita k7 virgem de brincadeira, ri muito!
    bj :)

    ResponderExcluir
  31. Lembro de uma fita maneira que veio como brinde na finada revista General lá por 1997... tinha Breeders, Smashing Pumpkins, Radiohead, US3...

    ResponderExcluir
  32. putz, eu ainda tenho esta fita da general. e ainda dá para ouvir !

    ResponderExcluir
  33. Será que alguém poderia postar quais as faixas dessa fita da General. Tô tentando descobrir mas não acho em lugar nenhum. Tremendo saudosismo!

    ResponderExcluir
  34. Será que alguém faria a gentileza de postar quais são as faixas dessa fita da General? Tô tentando encontrar mas não consigo. Tremendo saudosismo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu