Pular para o conteúdo principal

Postagens

X = XCELLENT!

DEPOIS DE DOIS BONS FILMES, 'X-MEN' E 'X2', LANÇADOS NA DECADA PASSADA, O DIRETOR BRYAN SINGER (OS SUSPEITOS) LARGOU A FRANQUIA MARVEL/FOX, PRA TENTAR COMEÇAR OUTRA, A COM O SUPERMAN, DC/WARNER. O RESULTADO FOI RUIM PARA TODOS. O TERCEIRO FILME DOS X-MEN (O CONFRONTO FINAL) É PRA SER ESQUECIDO. E A MESMA COISA ACONTECEU COM O REBOOT DO SUPERMAN DE SINGER. UMA DÉCADA DEPOIS, 'X-MEN: PRIMEIRA CLASSE' TROUXE DE VOLTA OS MUTANTES, NUMA INTRIGANTE TRAMA PASSADA NOS ANOS 60, MISTURANDO POLITICA AMERICANA. MAS AINDA NAO FORA COM BRYAN SINGER, QUE SE METEU NUMA FURADA MAIOR AINDA COM 'JACK, O MATADOR DE GIGANTES'.   AGORA, FINALMENTE, SINGER ESTÁ DE VOLTA, NO MAIS AMBICIOSO FILME DOS X-MEN, 'DIAS DE UM FUTURO PASSADO' (PREFIRO ASSIM DO QUE COMO FICOU EM PORTUGUES, 'DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO'), CUJA TRAMA SE PASSA NOS ANOS 70 DO SECULO PASSADO (1973) -- E TBM NUM FUTURO SOMBRIO PARA A HUMANIDADE E OS MUTANTES --, E MISTURA PERSONAGENS DOS UNIVER...

SEXY BEAST

  ESTREOU NO BR, O NOVO FILME DE JONATHAN GLAZER (SEXY BEAST, BIRTH), 'UNDER THE SKIN/SOB A PELE'. É UM SCI-FI CABEÇA, COMO NAO SE FAZ HA, PELO MENOS, UNS 20 OU 30 ANOS. É FRIO, LENTO, QUASE SEM DIALOGOS, COM UMA EXCELENTE FOTOGRAFIA, TRILHA A EDIÇÃO, ALGO KUBRICKIANA, COISA QUE O DIRETOR JAMAIS ESCONDEU EM SEUS FILMES ANTERIORES (PRINCIPALMENTE, EM 'BIRTH'). E, FORA O APELO DA ATRIZ, SCARLETT JOHANSSON, É UM FILME HERMÉTICO. ZERO COMERCIAL/ CONVENCIONAL.   E DEU PRA SABER PQ SCARLET FOI ESCOLHIDA ENTRE UMA DUZIA DE ATRIZES TAO BONITAS QUANTO ELA PARA FAZER O PAPEL: PELO SEU OLHAR, MEIO ENVIESADO, E PELO SEU JEITO FRIO. ELA FAZ UM ALIEN, QUE ESCOLHE A FORMA DE UMA MULHER E SAI PELAS ESTRADAS DA ESCOCIA SE ALIMENTANDO DE HOMENS, QUE ELE PEGA EM CARONAS, JA QUE NINGUEM RESISTE A SEUS ENCANTOS. EMBORA ELA NAO SAIBA BEM O PQ. SÓ NA CENA EM QUE FICA NUA, QUE NADA TEM DE EROTICA, ELA COMEÇA A DESCONFIAR, QUANDO ANALISA O SEU CORPO NO ESPELHO. E QUE TEM CAVIDADES!   O FILME É ...

GOJIRA, HEY!

  O PRIMEIRO FILME DE MONSTRO DE MUITA GENTE, INCLUSIVE O MEU (ANTES DE VER ULTRAMAN LUTAR COM OUTROS TODA SEMANA), PROVAVELMENTE, FOI ALGUM GODZILLA. O ORIGINAL É DOS ANOS 50 (1954), MAS, DEPOIS, SEGUIRAM-SE INCONTÁVEIS CONTINUAÇÕES E REMAKES (E ATÉ DESENHOS ANIMADOS), NEM TODOS, FIEIS AO MONSTRO ORIGINAL, MAS QUE NÓS ACABAMOS VENDO EM ALGUMA SESSÃO NA TV OU, DEPOIS, EM VHS. ELE SEGUIU CARREIRA EM FILMES DIRETO PARA VIDEO (EM 60 ANOS, FORAM DEZENAS DE PRODUÇÕES!), MAS A SUA ULTIMA GRANDE ENCARNAÇÃO NA TELA GRANDE, FOI NUM FILME DE TRISTE MEMÓRIA, DIRIGIDO POR ROLLAND EMMERICH, EM 1997, QUE, DE TÃO RUIM (APESAR DE BANCADO PELA JAPONESA SONY), FOI RENEGADO ATÉ PELOS CRIADORES DO MONSTRO, OS NIPONICOS DA TOHO FILMS, QUE DISSERAM QUE 'AQUELE NAO ERA UM FILME DO GODZILLA'. E NAO ERA MESMO (O LAGARTO ERA,,, UMA MÃE!). TANTO QUE A TOHO FEZ O SEU PROPRIO KAIJU DEPOIS, 'GODZILLA 2000'. COM UM HOMEM NA ROUPA DE BORRACHA, CLARO.   AGORA, 15 ANOS DEPOIS, GOJIRA (SEU NOME ORIGINAL ...

O RECHEIO DO 'MIXTO-QUENTE'

  EM MEADOS DOS ANOS 80, ANTES DE TRABALHAR EM JORNAL, EU ERA O REDATOR DO PGM 'VIBRAÇÃO', A CONVITE DO BRODER SKATISTA CESINHA CHAVES, Q ERA O DIRETOR. LÁ, ESCREVIA AS 'CABEÇAS' (TEXTOS Q OS APRESENTADORES LEEM) PROS CLIPES, E TBM FAZIA AS PERGUNTAS PARA AS ENTREVISTAS (ISABELLA GARCIA ERA A APRESENTADORA). O PROGRAMA ERA DIÁRIO E GRAVADO, TODO DE UMA VEZ, NO GALPÃO DA MAGNUS FILMES (CUJO DONO ERA JECE VALADÃO) EM S. CRISTOVAO. O ESCRITÓRIO ERA NA UNIGRAPH, DA DUPLA BOCÃO E ANTONIO RICARDO (REALCE).    POR CAUSA DO 'VIBRAÇÃO', UM CARINHA DA REDE GLOBO, JODELE LARCHER, QUE CURTIU OS TEXTOS, ME CHAMOU PARA IR TRABALHAR COM ELE NO NUCLEO DO ROBERTO TALMA, JUSTAMENTE ESCREVENDO 'CABEÇAS' PARA OS APRESENTADORES LEREM NO 'FANTÁSTICO', NA APRESENTAÇÃO DE CLIPES MUSICAIS. FIZ ISSO POR UNS CINCO ANOS (UMA DAS PRIMEIRAS A LER UM TEXTO MEU, FOI A ENTAO NOVATA CLAUDIA ABREU, UM DO A-HA; OS MAIS FREQUENTES ERAM CESAR FILHO E JOAO KLEBER). NO MEIO TEMPO, TBM ...

ESCUDO VENCE TEIA

  DESDE GURI, SEMPRE FUI MAIS FÃ DO HOMEM-ARANHA DO QUE DO CAPITÃO AMÉRICA. POR INÚMEROS MOTIVOS. O PRINCIPAL, É QUE O GIBI DO ARANHA FOI O PRIMEIRÍSSIMO DE UM HERÓI MARVEL QUE LI NA VIDA (DEVIA TER UNS 8 ANOS). OUTRO, É QUE O ARANHA ERA UM CARA NORMAL, UM GAROTO FRANZINO, TÍMIDO, COM PROBLEMAS NA ESCOLA. OU SEJA, COMO A MAIORIA DE NÓS. JÁ O CAPITÃO AMÉRICA REUNIA VARIAS COISAS QUE NUNCA ME ATRAÍRAM: ERA UM MILITAR (NUNCA CURTI FILMES DE GUERRA) E TINHA ESSE LADO NACIONALISTA, A PARTIR DO NOME E DAS CORES DO UNIFORME. OU SEJA, BEM DISTANTE DE MIM (DE NÓS?).   A INTRODUÇÃO É SÓ PRA DIZER QUE O NOVO FILME DO CAPITÃO AMÉRICA (O SOLDADO INVERNAL, EM CARTAZ) É MUITO MELHOR DO QUE O SEGUNDO DO REBOOT DO ARANHA, 'A AMEAÇA DE ELECTRO' (NO BR, A PARTIR DE PRIMEIRO DE MAIO). POR MAIS QUE EU GOSTE DO ARANHA, NÃO TEM COMO COMPARA-LOS E VER QUE, SEM DUVIDA, O DO EX-CONGELADO STEVE ROGERS É MELHOR. COMEÇA PELO FATO DE QUE NEM CURTI O PRIMEIRO FILME DO 'AMAZING SPIDER-MAN'. FOI CEDO D...

ACABA, MAS NÃO MORRE

FUI ABALADO ESTA SEMANA COM DUAS NOTICIAS:  A PRIMEIRA, QUANDO MA BABE ME DISSE QUE A J&R MUSIC AND COMPUTER WORLD, DE NOVA YORK, IA FECHAR. LIGUEI PARA ELA PRA SABER QUANDO E POR QUE!?. ELA ME ACALMOU, DIZENDO QUE SOUBE PELO SITE, E QUE É SÓ TEMPORÁRIO. A LOJA (NA VERDADE, VARIAS LOJAS GEMINADAS -- VIDE FOTO ABAIXO --, A MEDIDA EM QUE A J&R FOI SE EXPANDINDO, DESDE QUE ABRIU, EM 1971, DAÍ O SEU NOME OLD SKOOL) DE PARK ROW, NO SUL DE MANHATTAN, DO LADO DA PREFEITURA (E A DOIS BLOCOS DO WTC), VAI SER REMODELADA (JUNTO COM TODA AQUELA ÁREA, QUE FOI SERIAMENTE ABALADA DEPOIS DO 11 DE SETEMBRO) E REABRIRÁ EM 2015. RESPIREI ALIVIADO. AFINAL, DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE FUI À BIG APPLE, NO FINAL DOS 80S, A J&R SEMPRE FOI A MINHA REFERENCIA PRINCIPAL PARA ELETRONICOS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, DISCOS E TUDO LIGADO A COMPUTAÇÃO. PORQUE, ALÉM DE ELES TEREM TUDO, DE TODAS AS MARCAS, O ATENDIMENTO SEMPRE FOI GENTIL, E, DEPENDENDO DO VENDEDOR, VC NEGOCIA PREÇOS DIRETO COM ELES NO BALCÃO ...

FIM DE UMA ERA...

KURT COBAIN E O NIRVANA, PRA MIM, SIGNIFICARAM O FIM DO PUNK ROCK, E DE MINHA ADOLESCENCIA ESTENDIDA. APESAR DE TER COMEÇADO NO ROCK OUVINDO PUNK UK, NUNCA VI UM SHOW DOS SEX PISTOLS OU DO CLASH NO AUGE (NEM DEPOIS), MUITO MENOS DO BLACK FLAG OU DO DEAD KENNEDYS. RAMONES, VEIO JA NO FIM, MAS ELES NUNCA ME TOCARAM DA FORMA COMO ROLOU COM CLASH. OU, sobretudo, NIRVANA. HA 20 ANOS, MORRIA KURT. SUICIDIO. NAQUELE SHOW HISTORICO, NA PRAÇA DA APOTEOSE, NUM FESTIVAL, DEI ADEUS, SIMBOLICAMENTE, AO TEEN PUNK QUE HAVIA DENTRO DE MIM, E PARTICIPEI DE MINHA ULTIMA RODA/MOSH SELVAGEM. EU JA TINHA QUASE 30 ANOS. E NADA, NEM ANTES, NEM DEPOIS, ME TOCOU TAO FUNDO QUANTO OUVIR O 'NEVERMIND' PELA PRIMEIRA VEZ, UNS DOIS ANOS ANTES, OU PARTICIPAR DE ALMODEGAS AO SOM DE 'SMELLS LIKE TEEN SPIRIT' EM FESTINHAS DE ROCK. AQUILO ERA GENUÍNO. MESMO COM TODA A MODA QUE CRIOU, SEM QUERER. NO ULTIMO DIA 8, COMPLETARAM-SE 20 ANOS DA TARDE EM QUE O CORPO DE KURT COBAIN FOI ENCONTRADO NA ESTUFA DE SUA ...