Pular para o conteúdo principal

GOJIRA, HEY!


  O PRIMEIRO FILME DE MONSTRO DE MUITA GENTE, INCLUSIVE O MEU (ANTES DE VER ULTRAMAN LUTAR COM OUTROS TODA SEMANA), PROVAVELMENTE, FOI ALGUM GODZILLA. O ORIGINAL É DOS ANOS 50 (1954), MAS, DEPOIS, SEGUIRAM-SE INCONTÁVEIS CONTINUAÇÕES E REMAKES (E ATÉ DESENHOS ANIMADOS), NEM TODOS, FIEIS AO MONSTRO ORIGINAL, MAS QUE NÓS ACABAMOS VENDO EM ALGUMA SESSÃO NA TV OU, DEPOIS, EM VHS. ELE SEGUIU CARREIRA EM FILMES DIRETO PARA VIDEO (EM 60 ANOS, FORAM DEZENAS DE PRODUÇÕES!), MAS A SUA ULTIMA GRANDE ENCARNAÇÃO NA TELA GRANDE, FOI NUM FILME DE TRISTE MEMÓRIA, DIRIGIDO POR ROLLAND EMMERICH, EM 1997, QUE, DE TÃO RUIM (APESAR DE BANCADO PELA JAPONESA SONY), FOI RENEGADO ATÉ PELOS CRIADORES DO MONSTRO, OS NIPONICOS DA TOHO FILMS, QUE DISSERAM QUE 'AQUELE NAO ERA UM FILME DO GODZILLA'. E NAO ERA MESMO (O LAGARTO ERA,,, UMA MÃE!). TANTO QUE A TOHO FEZ O SEU PROPRIO KAIJU DEPOIS, 'GODZILLA 2000'. COM UM HOMEM NA ROUPA DE BORRACHA, CLARO.



  AGORA, 15 ANOS DEPOIS, GOJIRA (SEU NOME ORIGINAL QUE, EM JAPONES, É A CONTRAÇÃO DAS PALAVRAS 'GORILA' E 'BALEIA', REPRESENTADA POR TRES IDEOGRAMAS; MAS QUE DEPOIS, PASSOU A DENOMINAR 'REI DOS MONSTROS') RETORNA COM ENORME EXPECTATIVA DOS FÃS, ATRAVES DAS MÃOS DO INGLES GARETH EDWARDS, QUE, HA ALGUNS ANOS, E COM UM ORÇAMENTO PÍFIO, FEZ UM INTERESSANTE FILME, 'MONSTERS' (AQUI, SÓ EM VIDEO). E, EMBORA O NOVO GODZILLA (TOTALMENTE DIGITAL E MAIOR DO QUE NUNCA) NAO PREENCHA TOTALMENTE AS EXPECTATIVAS (TEM MUITO DRAMA HUMANO E POUCO MONSTRO EM CENA, ALEM DE UM 3D RUIM E ESCURO; MAS A TRILHA E O SOM DO FILME -- DOLBY ATMOS -- SÃO EXCELENTES), FAZ JUSTIÇA AO LAGARTO GIGANTE, FRUTO DA RADIAÇÃO ATOMICA, DAS BOMBAS DE NAGASAKI E HIROSHIMA, UMA MARCA INDELÉVEL NOS JAPONESES. EDWARDS, INCLUSIVE, REFORÇA QUE O MONSTRO ESTAVA ADORMECIDO EM ALGUMA FENDA SUBMARINA, CONECTANDO DIRETAMENTE COM O PRIMEIRO 'GOJIRA'.



   O DIRETOR NAO DEIXOU DE FORA ESTE PASSADO (OS CRÉDITOS DE ABERTURA MOSTRAM ANTIGOS FILMES -- REAIS -- DE TESTES NUCLEARES) E MANTEVE AS CARACTERISTICAS DE GODZILLA, A DE NAO SER EXATAMENTE UM INIMIGO, UMA AMEAÇA, MAS TAMPOUCO UM AMIGO. AFINAL, ELE É UMA FORÇA DA NATUREZA, INDOMÁVEL (MAS, VAI NOS AJUDAR, DE UMA FORMA QUE NAO VOU CONTAR). O DIRETOR CONDUZ ISSO NUM MEIO TERMO ENTRE BLOCKBUSTER E FILME B (O FILME NAO PARECE TAO CARO NO GERAL, MAS CAPRICHARAM NO MONSTRO E NAS CENAS DE DESTRUIÇÃO), TRATANDO GOJIRA COM CERTA SOLENIDADE. O QUE ATRAPALHA UM POUCO É A PARTE COM OS ATORES, ALGUNS DE RENOME (BRYAN CRANSTON, JULIETTE BINOCHE, SALLY HAWKINS, DESPERDIÇADOS), OUTROS NEM TANTO (O GALÃ AARON JOHNSSON, DE 'KICK-ASS' E A GEMEA OLSEN MAIS ESPERTA), QUE AS VZS TEM MAIS TEMPO NA TELA DO QUE O MOTIVO DE IRMOS AO CINEMA PRA VER ESTE FILME. ISSO FRUSTA UM TANTINHO OS FÃS DO BICHÃO. MAS NÃO TIRA O PRAZER DESTE REENCONTRO.




   A GENTE ESPERA QUE O NOVO LAGARTO GIGANTE FAÇA SUCESSO O BASTANTE (ADENDO: JÁ É A MAIOR ABERTURA DO ANO NOS EUA, BATENDO OS NOVOS DO ARANHA E  DO CAPITAO AMÉRICA) PARA QUE, EM DOIS ANOS, TENHAMOS UMA CONTINUAÇÃO COM MUITO MAIS GOJIRA EM CENA (O FILME ACABA SEM DEIXAR NENHUMA DICA DE QUE VAI CONTINUAR, MAS NAO CONCLUI DE FATO). PQ ESTE, ACABOU SOANDO APENAS COMO UM APERTIVO PARA ALGO MAIOR QUE ESTÁ POR VIR. ELE APENAS DESPERTOU. MAIS UMA VEZ...



*VALE A PENA PROCURAR A VERSAO RESTAURADA DO FILME ORIGINAL, LANÇADA EM BD PELA CRITERION COLLECTION. NAO APENAS É A VERSAO INTEGRAL, NAO EDITADA PARA OS ESTADOS UNIDOS E DEMAIS PAISES, COMO VEM COM UMA TRILHA DE COMENTARIO, QUE REVELA MUITAS COISAS SOBRE O 'GOJI'.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…