Pular para o conteúdo principal

SOMOS TÃO CABOCLOS



ACHO QUE ISSO NUNCA ACONTECEU ANTES NO CINEMA BRASILEIRO: DOIS FILMES INSPIRADOS NA OBRA DE UMA MESMA PESSOA/BANDA DE ROCK, E QUE ESTREAM NO MESMO MES. POIS NESTE MAIO DE 2013, TANTO A BIO 'SOMOS TAO JOVENS', INSPIRADA NOS ANOS DE FORMAÇÃO DE RENATO RUSSO, PRE-LEGIÃO URBANA; E 'FAROESTE CABOCLO', INSPIRADO EM LETRA QUE O MESMO RUSSO COMPOS EM SEUS TEMPOS DE TROVADOR SOLITARIO (FASE SOLO ENTRE ABORTO ELETRICO E LEGIO) ESTAO NAS TELAS. O PRIMEIRO, ESTREOU NO COMEÇO DO MES E JA ULTRAPASSOU A BARREIRA DO MILHAO DE ESPECTADORES; O SEGUNDO, CHEGA NO FIM DO MES, DIA 30.



SAO FILMES DISTINTOS, DE UNIVERSOS DISTINTOS. 'SOMOS TAO JOVENS' É UMA BIO FEITA PARA OS NOVOS FAS DE RENATO E DA LEGIAO: É CONTIDO, FOFO, POP, CONTA A HISTORIA SEM ENTRAR EM MAIORES DETALHES, E NAO MERGULHA A FUNDO NA PERSONALIDADE CONTURBADA DE RR. COMO CINEMA, É FEIJAO-COM-ARROZ: BEM EDITADO, BEM MONTADO, CONTA A HISTORIA NA ORDEM CRONOLOGICA, SEM ARROUBOS ARTISTICOS. APESAR DE TER SIDO FEITO POR UM DIRETOR QUE VEIO DO CINEMA ALTERNATIVO DOS ANOS 70 (ANTONIO CARLOS DA FONTOURA, DO 'RAINHA DIABA' ORIGINAL), 'PODERIA TER SIDO FEITO POR QQ UM COM HABILIDADES. O MAIOR DESTAQUE VAI PARA THIAGO MENDONÇA, O ATOR QUE FAZ RENATO, NA MEDIDA, MAS ABAIXO DA INTERPRETAÇÃO NO TEATRO DE BRUCE GOMLEVSKI, P EX. MAS, COM DOCUMENTO, ACHEI MAIS EFICAZ DO QUE AQUELE DOC, 'ROCK DE BRASILIA', QUE FOI BASTANTE INSATISFATÓRIO, SOBRETUDO PARA QUE VIVEU/CONHECE A CENA.



JÁ 'FAROESTE CABOCLO' É CINEMA DA MELHOR QUALIDADE. NAO SÓ ADAPTA (COM PEQUENAS MODIFICAÇÕES) A EPICA LETRA DE RR, GRAVADA PELA LEGIÃO, COMO É UM PRIMOR DE ROTEIRO, DIREÇÃO, FOTOGRAFIA, SOM E ATUAÇÕES. ELE É O QUE O SEU TITULO DIZ: UM FAROESTE TUPINIQUIM. ALGUNS DOS ENQUADRAMENTOS EMULAM OS DOS WESTERNS DE SERGIO LEONE, A FOTOGRAFIA É ARIDA/AMARELADA, A TRAMA NAO AMACIA NADA (NAO É FILME PARA MENORES, POR ISSO, PODE SOFRER UM POUCO NA BILHETERIA, INCLUSIVE, TRATA ABERTAMENTE DE DROGAS) E OS ATORES PRINCIPAIS ESTAO FABULOSOS. NUNCA TINHA VISTO NENHUM DOS TRES EM AÇÃO (JOAO DO SANTO CRISTO/MARIA LUCIA/JEREMIAS, RESPECTIVAMENTE FABRICIO BOLIVEIRA/ISIS VALVERDE E FELIPE ABIB). NAO HÁ LUGAR PARA O PIEGAS. É FILMAÇO. E DE UM DIRETOR ESTREANTE, RENÉ SAMPAIO. SAÍ POSITIVAMENTE IMPRESSIONADO DO CINEMA. E EMOCIONADO, TBM. UM DOS MELHORES FILMES MADE IN BRASIL A QUE ASSISTI RECENTEMENTE, JUNTO COM 'FEBRE DO RATO' (O MELHOR) E 'O SOM AO REDOR' (ORIGINAL). PARECE QUE, ENFIM, ESTAMOS COMEÇANDO A ACERTAR...



*LEIA TBM NESTE BLOG O POST 'JUNINHO', COMPLEMENTAR AO ASSUNTO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…