Pular para o conteúdo principal

30 ANOS ESTA NOITE

NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA, DUAS EFEMERIDES DO POP/ROCK BRAZUCA ME FIZERAM VOLTAR NO TEMPO: A FESTA DE ANIVERSARIO DE 60 ANOS DE LULU SANTOS, NA SEXTA; E O SHOW COMEMORATIVO DE 30 ANOS DOS PARALAMAS DO SUCESSO, SÁBADO. ESTE ULTIMO, TEVE ATE UM BONUS: ERA TBM DIA DO ANIVERSARIO DE HERBERT VIANNA, E A DATA CERTA DO LULU, A QUEM HERBERT OFERECEU O SHOW.

E AS LEMBRANÇAS VIERAM: SHOWS DE LULU SANTOS EM NOITES DO TEATRO IPANEMA, NO COMEÇO DOS 80S, QUANDO SEUS QUASE HITS AINDA ERAM APENAS 'MOCIDADE INDEPENDENTE', 'AREIAS ESCALDANTES' 'PALESTINA' E O COVER 'DE LEVE' (VERSÃO WILD SIDE PARA 'GET BACK', DOS BEATLES, QUE FALAVA DE UM TRAVESTI). JA TINHA TBM O FUTURO MEGA HIT E CLASSICO, 'DE REPENTE, CALIFORNIA', Q FOI INSERIDA NA TRILHA DO FILME 'MENINO DO RIO'. DESDE ENTÃO, ACOMPANHEI LULU. MAS, NAQUELE MOMENTO, UM MINUTO ANTES DE BLITZ, GANG 90 E O ROCK DE BRASILIA E SP ACONTECEREM, LULU ERA A COISA MAIS NEW WAVE QUE TINHAMOS NO RIO (JUNTO COM JOÃO PENCA & OS MIQUINHOS). HJ, ELE É, PROVAVELMENTE, O MAIOR HIT MAKER DO PAIS, DEPOIS DE ROBERTO CARLOS. TANTO QUE, SEU POCKET SHOW NA FESTA, QUE ROLOU NUM SALÃO DO COPA, TEVE METADE DO REPERTORIO COMPOSTO POR HITS DE RC, COMO ESTARAO NUM PROXIMO DISCO DELE. TUDO A VER.

MAS O SÁBADO TROUXE-ME MUITO MAIS LEMBRANÇAS, PQ MINHA LIGAÇÃO COM OS PARALAMAS É MAIS ESTREITA. E AFETIVA. COMEÇOU QNDO CONHECI HERMANO VIANNA, NO DIA EM Q ELE FOI NA PISTA DE SKATE DE CAMPO GRANDE FAZER UMA MATERIA SOBRE OS PUNKS CARIOCAS (LOGO APOS AQUELA DO ROCK DE BRASILIA, COMO MOSTRADA NO FILME 'SOMOS TAO JOVENS'), PARA A REVISTA 'PIPOCA MODERNA', QUE ACABARIA SENDO, TBM, A PRIMEIRA REVISTA NA QUAL EU ESCREVERIA (E TERIA PUBLICADO) ALGUMA COISA NA VIDA, GRAÇAS A UM FANZINE MEU Q CAIU NAS MAOS DE ANA MARIA BAHIANA. MAS O ASSUNTO AQUI É PDS. HERMANO ME DISSE: 'MEU IRMAO TEM UMA BANDA, QUER IR VER UM ENSAIO?'. ENTAO, NUM SABADO A TARDE, FUI NO APARTAMENTO DE VOVÓ ONDINA, NO POSTO SEIS (COPACABANA) E LA ESTAVA UMA BANDA EMPOLGADA (AINDA SEM NOME!), LEVANDO HITS DE JEFF BECK, SPECIALS, LED ZEPPELIN, POLICE E THE BEAT, CLARO. POR UM BREVE MOMENTO, ELES TIVERAM O NOME LAS CONCHAS DE SU MADRE, SUGERIDO POR PEDRO RIBEIRO, IRMAO DE BI. FOI NUM DESSES PAPOS DE NOMES ESQUISITOS QUE SAIU PARALAMAS DO SUCESSO. O QUE PODERIA SER MAIS IMBECIL QUE ISSO? SÓ KID ABELHA E OS ABOBORAS SELVAGENS, Q TBM SAIU DE UMA DESSAS CONVERSAS, JA Q O BATERA DO KID, CARLOS BENI, TBM IA NOS ENSAIOS.


DAI EM DIANTE, PASSEI A FAZER PARTE DO CONTINGENTE PDS. FUI BILHETEIRO DE UM DOS PRIMEIROS SHOWS QUE FIZERAM NO RIO (FORA OS DA RURAL), NO WESTERN CLUB, NO HUMAITA (ONDE HJ FUNCIONA A 'CASA DO MAGO'), ACOMPANHEI O PRIMEIRO ENSAIO FOTOGRAFICO QUE ELES FIZERAM COM MAURICIO VALLADARES PARA A PIPOCA MODERNA (TEXTO MEU), FEITO NO ELEVADOR DO PREDIO DO MAUVAL; FIGURANTE NO CLIPE DE 'SKA' (FILMADO NA METROPOLIS), DO QUAL PARTICIPARAM DANÇANDO LUI (O DO PASSO), AMEBA (PLEBE), SATANESIO (BLACK FUTURE), NEGRETE (LEGIO), NO QUAL QUASE QUEBREI A PERNA NUM MOMENTO LÁ EM QUE TODOS NÓS, APOS FAZERMOS O TRENZINHO SKA DO MADNESS, CAIMOS EM EFEITO DOMINÓ; PARTICIPAVA DOS LENDARIOS 'INIMIGOS OCULTOS', NA CASA DO BI, E FUI ATE VER O PRIMEIRO SHOW DELES FORA DO PAIS, NO ROCK IN SANBER, EM SAN BERNARDINO (Q TBM TEVE ROUPA NOVA!), NO PARAGUAI, AINDA EM TEMPOS DO DITADOR STROESSNER. MAS, DEPOIS DO LANÇAMENTO DE 'SELVAGEM?', O DISCO DIVISOR DE ÁGUAS DA BANDA, TIVE DE ME AFASTAR INVOLUNTARIAMENTE, PQ VIREI 'O INIMIGO', JA ESCREVIA MATERIAS E CRITICAS PARA A BIZZ, E TBM COMECEI A FAZER FRILAS PRO GLOBO. NAO PODIA TER MAIS ACESSO AO LADO DE DENTRO DA BANDA, SEM COMPROMETER O MEU TRABALHO E NOSSA RELAÇÃO. MANTIVE DE PERTO SÓ A AMIZADE COM HERMANO, E PASSEI A VER MENOS OS OUTROS.

MAS, DESDE ENTAO, ASSIM COMO OS PDS SAO IRMAOS (AQUELES CARAS REALMENTE SE AMAM DE PAIXÃO), FIZ PARTE DESSA FAMILIA, QUE ESTAVA QUASE TODA REUNIDA DE NOVO NESTE SÁBADO (ATÉ DONA LUCIANA, MAE DO BI, QUE ORGANIZAVA NOSSAS FESTINHAS), NO SHOW DA FUNDIÇÃO (MENOS LUI, Q VAI VER EM BRASILIA; E HERMANO, Q ESTAVA TRABALHANDO). E, NESTA NOITE, GANHEI UM PRESENTE ESPECIAL: UM ANO APOS O GRAVE ACIDENTE DO HERBERT, A PRIMEIRA VEZ EM Q FUI FALAR COM ELE PARA UMA MATERIA PARA O GLOBO, 'HEBE' (COMO A GALERA O CHAMAVA), NAO ME RECONHECEU. FEZ UMAS ASSOCIAÇÕES LÁ, MAS NAO SABIA DO MEU NOME. NESTE SÁBADO, TAO LOGO ELE ME VIU, TASCOU UM 'FALA, TONY THE LION!', COMO ME CHAMAVA. FOI EMOCIONANTE. DE ALGUMA FORMA, AQUELE HERBERT AINDA ESTA LA (ELE NAO TEM MUITA MEMORIA RECENTE E APAGOU QUASE TODA A SUA INFANCIA), MAS FICARAM, JUSTAMENTE, AS LEMBRANÇAS DE SEUS MELHORES MOMENTOS, DOS AMIGOS DE ANTES DA FAMA E, PRINCIPALMENTE, DE SUA MUSICA E DO AMOR QUE ELE TEM PELOS PARALAMAS. E ISSO É O QUE IMPORTA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…