Pular para o conteúdo principal

RAY É NOSSO REI!

HA CERCA DE DOIS MESES, BAIXEI E VI UM DOC DA TV QUE HOMENAGEAVA O GRANDE RAY HARRYHAUSEN, ANIMADOR STOP-MOTION, CRIA DE WILLIS O´BRIEN, QUE CONSOLIDOU E CRIOU VARIOS CONCEITOS DE EFEITOS ESPECIAIS QUE NAO SÓ IMPRESSIONARAM COMO INSPIRARAM NOMES COMO GEORGE LUCAS, SPIELBERG, PETER JACKSON, TIM BURTON E GUILLERMO DEL TORO EM SUAS CARREIRAS; TANTO QUE, TODOS ESTES, E OUTROS MAIS, DAO DEPOIMENTOS EMOCIONADOS NO DOC, A MAIORIA AFIRMANDO QUE COMEÇOU A FAZER FILMES POR CONTA DE HARRYHAUSEN, SENDO QUE LUCAS DIZ QUE ELE INSPIROU DIRETAMENTE STAR WARS, AO INFLUENCIA-LO A CRIAR A INDUSTRIAL LIGHT & MAGIC. JOE DANTE (GREMLINS), VAI AINDA MAIS LONGE: DISSE QUE, DEPOIS DE VER 'A SETIMA VIAGEM DE SINBÁ', QUIS IMITA-LO.


POR CONTA DISSO, DEL TORO E O RESTO DA GANGUE SE COTIZARAM PARA CRIAR O HARRYHAUSEN MUSEUM (AINDA NAO INAUGURADO), COM O MESTRE AINDA VIVO, AOS 91 ANOS, DEPOIS DE DAREM UMA BUSCA EM SUA GARAGEM NOS ARREDORES DE LONDRES, SOB A SUPERVISAO DA FILHA DE RAY. LA, ENCONTRARAM MAQUETES E ESCULTURAS ORIGINAIS DE CRIATURAS FANTASTICAS (ELE NUNCA CHAMAVA SEUS FILHOS DE MONSTROS, MAS DE CRIATURAS, JA QUE ERAM ORIGINAIS E FASCINANTES) CRIADAS POR HARRY, COMO A MEDUSA (DE FURIA DE TITAS), O CICLOPE (DE UM DOS FILMES DE SINBÁ), O GIGANTE DE AÇO, ESQUELETOS USADOS EM JASON & OS ARGONAUTAS (QUE TIM BURTON CITOU NUMA CENA DE SEU ALICE), ALEM DE STORYBOARDS E TBM, ROLOS DE MAKING OFS DE ALGUMAS DE SUA CENAS E ANIMAÇÕES, MUITAS DELAS SEQUER USADAS EM ALGUNS DOS FILMES.



POIS, NESTE CINCO DE MAIO DE 2013, AOS 92 ANOS, RAY SE FOI, COMO ANUNCIADO NUM POST NO FB POR SUA FAMILIA. APESAR DE TER ASCENDENCIA ALEMÃ E VIVIDO POR QUASE TODA A VIDA NA INGLATERRA, RAY NASCEU EM LOS ANGELES, EM 1920. O FILME QUE O LEVOU PARA ESSA CARREIRA FOI O PRIMEIRO KING KONG, ANIMADO POR WILLIS O´BRIEN. LOGO, ELE SE TORNOU APRENDIZ DO MESTRE, E, AOS 17 ANOS, JA ESTAVA TRABALHANDO COM ELE NA CRIAÇÃO DE 'MIGHTY JOE YOUNG', UMA ESPECIE DE KONG COM UM MACACO MENOR, UM GORILÃO DE FATO. DAI, FOI SENDO CHAMADO PARA OUTRAS PRODUÇÕES (O POLVO GIGANTE DE 'IT CAME BENEATH THE SEA', P EX), A CRIATURA DE 'A 50 MIL MILHAS DA TERRA',  E PARA O LAGARTO MARINHO DE 'O MONSTRO DO MAR', QUE É SENSACIONAL, DESLANCHANDO DE UMA VEZ POR TODA A SUA CARREIRA. CURIOSO É QUE SEU NOME FICOU TAO FORTE, POR CONTA DOS SEUS EFEITOS (GERAL IA AO CINEMA SÓ PARA VER AS SUAS CRIATURAS), QUE POUCO IMPORTAVA QUEM DIRIGISSE O FIME, ERA UM FILME DE HARRYHAUSEN, NO FIM DAS CONTAS. MAIS ADIANTE, COMO SUAS TECNICAS DE STOP-MOTION ERAM DIFERENTES DE OUTRAS, FOI CRIADO O TERMO DYNAMATION, PARA SE REFERIR EXCLUSIVAMENTE AOS FEITOS POR HARRY, CUJOS FEITOS SÓ FORAM SUPERADOS DEPOIS QUE O CGI AJUDOU A PHIL TIPPET A CRIAR OS REALISTAS DINOS DE 'JURASSIC PARK.


FALANDO POR MIM, O PRIMEIRO FILME QUE VI DE RAY, NA TV, AINDA GURI, FOI 'A INVASAO DOS DISCOS VOADORES', QUE ME IMPRESSIONOU BASTANTE PELO REALISMO (INSPIROU OS BELOS DISCOS USADOS POR TIM BURTON EM 'MARTE ATACA!'), POUCO DEPOIS, NUMA MATINÊ, VI 'JASON & OS ARGONAUTAS' (NA TV, PASSA COMO 'JASÃO E O VELO DE OURO', VEZ POR OUTRA ROLA NO TCM). AI, FOI O MAXIMO! AQUELES ESQUELETOS LUTANDO COM ESPADAS CONTRA O HERÓI DO FILME FOI UMA COISA REALMENTE ESPETACULAR, VISTO QUE NAO EXISTIAM OS EFEITOS DIGITAIS E  COMPUTADORIZADOS DE HJ. RAY FEZ TUDO SOZINHO EM SUA GARAGEM EM LONDRES, CRIANDO CADA BONECO E OS ANIMANDO PACIENTEMENTE, PASSO A PASSO. ALGO REALMENTE INCRIVEL E TOTALMENTE IMPENSAVEL HJ EM DIA. DAI QUE, SEU ULTIMO GRANDE FILME FOI O FURIA DE TITAS ORIGINAL, EM 1982, E DESDE ENTAO ELE SE APOSENTOU. E SEUS FILMES FORAM SENDO REDESCOBERTOS PELAS NOVAS GERAÇÕES ATRAVES DE LANÇAMENTOS EM DVD E NOS CANAIS DE OLDIES. EM COMPARAÇÃO, MUITA COISA FEITA EM CGI HJ NEM CHEGA PERTO DOS SEUS, PQ FALTA, JUSTAMENTE, UM CERTO LADO REALISTA, CRIVEL, MENOS FAKE.


MAS RAY FICARÁ PARA SEMPRE NOS CORAÇÕES E MENTES DOS MENINOS QUE UM DIA SONHARAM NA SALA ESCURA COM SUAS CRIATURAS FANTASTICAS, ASSUSTADORAS, FASCINANTES (UMA COISA QUE RAY FAZIA QUESTAO DE DAR A SEUS FILHOS ERA PERSONALIDADE, NAO ERAM SIMPLESMENTE MONSTROS ASSASSINOS, DIZ ELE NO DOC). E, JUSTAMENTE, POR CONTA DESSE DOC, DESCOBRI QUE HAVIAM DOIS FILMES DELE QUE JAMAIS VI, JA BAIXADOS E PRONTOS PARA SEREM VISTOS EM SUA HOMENAGEM ('FIRST MEN ON THE MOON' E 'A ILHA MISTERIOSA' (BASEADA EM JULIO VERNE E QUE INSPIROU 'JOURNEY 2', COM THE ROCK). FICO AGORA NA ESPERA QUE COMECEM A SAIR CAIXAS DE BLU-RAY COM SEUS FILMES JA QUE, ATE AGORA, SO HAVIAM SAIDO ALGUNS DOS QUE FEZ PARA A COLUMBIA, EM DVD. QUE DESCANSE EM PAZ...

CLIPE/COMPILAÇÃO DE SUAS CRIATURAS:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY