Pular para o conteúdo principal

WAKE UP! TIME TO DIE...


EU NÃO TINHA NEM 20 ANOS QNDO 'BLADE RUNNER' ESTREOU. COMO NAO HAVIA INTERNET, CHEGUEI AO FILME POR DUAS VIAS: ERA DO DIRETOR DE 'ALIEN' (E TINHA O HAN SOLO) E POR UMA BOA MATERIA DE CAPA DA REVISTA 'CINEMIN', REPLETA DE FOTOS E DETALHES. ENTÃO, NUMA TARDE VADIA, FUI AO IMENSO CINE RIAN, NA PRAIA DE COPA (ONDE HJ ESTÁ UM HOTEL GRINGO) E VI O FILME. DUAS VZS SEGUIDAS (DAS MAIS DE 20 QUE VERIA NA VIDA). NA PRIMEIRA, FIQUEI IMPACTADO. PELO VISUAL, PELA HISTORIA, POR TUDO. NAO CONHECIA PHILIP K. DICK. SAI DALI DIRETO PRA UMA LIVRARIA, ONDE COMPREI LOGO DOIS TITULOS EM EDIÇÕES PORTUGUESAS DO CARA, INCLUINDO 'VAZIO INFINITO' (QUE, ACHO, FOI A BASE PARA 'TOTAL RECALL') E O PROPRIO 'BLADE RUNNER'. QUE, APESAR DE SER UM CONTO, FOI LANÇADO COMO LIVRO A PARTE PARA CAPITALIZAR EM CIMA DO FILME, QUE JA ERA CULT NA EUROPA QNDO CHEGOU AQUI, MAS FRACASSOU NOS EUA.


NAO DA PARA EXPLICAR O IMPACTO QUE O FILME TEVE EM MIM E NA MINHA GERAÇÃO. INFLUENCIOU NA MODA (MUITA GENTE IA A FESTAS NEW WAVE COM O LOOK DA RACHEL, DA PRIS OU DO ROY), NA PUBLICIDADE, NA DESCOBERTA DA LITERATURA SCI-FI (E DO PRÓPRIO PHILIP K. DICK, QUE MORREU NO ANO DO LANÇAMENTO DO FILME), DO CINEMA NOIR... FEZ PARTE ATE DE UM 'MOVIMENTO' INVENTADO PELA FOLHA E CHAMADO DE 'NEON REALISMO'. ATÉ DANCETERIAS PAULISTANAS COPIAVAM O ESTILO EM SUAS DECORAÇÕES. IAMOS AO CINEMA TODA SEMANA, EM GRUPOS, ONDE QUER QUE ESTIVESSE PASSANDO, PARA VE-LO MAIS UMA VEZ (O VCR CASEIRO AINDA NAO ERA POPULAR); E QNDO SAIU EM VHS LA FORA, LOGO APARECEU UMA COPIA PIRATA COM A VERSAO AMERICANA, QUE TINHA CENAS DIFERENTES DA VERSAO MUNDIAL (EUROPEIA E A QUE PASSOU AQUI). TENHO ESSE VHS EM ALGUM LUGAR. ELE TEM UMA CENA A MAIS DA PERSEGUIÇÃO DE DECKARD A ZOHRA. E, HAVIA TBM A TRILHA ORIGINAL DE VANGELIS E A QUE FOI LANÇADA COMERCIALMENTE, DIFERENTES, PQ ROLOU TRETA ENTRE O GREGO E OS PRODUTORES E A DELE FICOU BANIDA UNS TEMPOS.


ALGUNS ANOS MAIS TARDE, FUI PELA PRIMEIRA VEZ A PARIS, E UMA SALA DE CINEMA NO LES HALLES EXIBIA 'BLADE RUNNER' ININTERRUPTAMENTE DESDE A ESTREIA (ENTAO, JA HAVIAM PASSADO CINCO ANOS!), E CONTINUOU DEPOIS EM SESSOES DE MEIA-NOITE POR 20 ANOS! ATE QUE CHEGOU A VERSAO DO DIRETOR, SEM AQUELA NARRAÇAO QUE IRRITOU O HARRISON FORD (E O FEZ FICAR COM ODIO DO FIlME) E AQUELE FINAL FELIZ 'NADAVE' QUE IRITOU RIDLEY SCOTT (COM CENAS TIRADAS DE SHOTS NAO USADOS POR KUBRICK EM 'O ILUMINADO'). PARA MIM, POUCO MUDOU. SÓ VI UM FILME DIFERENTE DE FATO QNDO SAIU A EDIÇÃO ESPECIAL EM DVD E BLU-RAY QNDO BR FEZ 25 ANOS, QUE, NO BD, TRAZ O CORTE ORIGINAL, EXIBIDO APENAS NA UCLA, COM CENAS E PARTES Q NAO ESTAO EM NENHUMA DAS VERSOES.


EM COMPARAÇÃO COM O CONTO ORIGINAL DE PHILIP K. DICK, LEMBRO QUE OS PERSONAGENS DO FILME SAO MAIS INTERESSANTES, SOBRETUDO OS ANDROIDES. NO TEXTO, DECKARD É UM TIRA MISERAVEL, QUE SO PENSA EM GANHAR DINHEIRO MATANDO REPLICANTES PARA COMPRAR UM ANIMAL ARTIFICIAL PARA A ESPOSA (DAI O TITULO ORIGINAL, 'DO ANDROIDS DREAM WITH ELECTRIC SHEEPS?'), QUE É UM SIMBOLO DE STATUS FORTE NAQUELE FUTURO DISTÓPICO; E O FINAL É MEGA DEPRE, NAO DANDO NENHUMA CHANCE PARA O ROMANCE. NESSE CASO, PREFIRO O FILME -- QUE ME FEZ TER A PERCEPÇÃO DE QUE TODOS TEMOS PRAZO DE VALIDADE, SÓ NAO SABEMOS QUANDO VAMOS EXPIRAR. QUE TEM TBM A CELEBRE FRASE DITA PELO ANDROIDE ROY BATTY ANTES DE MORRER, VCS SABEM QUAL...



*BR TBM TEVE VARIAS DE SUAS FALAS/FRASES SAMPLEADAS EM INUMERAS MUSICAS E INFLUENCIOU O NOME DA BANDA INGLESA TYRRELL CORPORATION E A NOSSA REPLICANTES =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA



FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…