Pular para o conteúdo principal

PROMETHEUS: ACORRENTADO AO ALIEN ORIGINAL


PARTICULARMENTE, NAO GOSTO DE PREQUELS, FILMES FEITOS PARA EXPLICAR OU MOSTRAR O Q ACONTECEU ANTES DO QUE JA EH PERFEITO COMO FOI CONTADO E MOSTRADO. EM GERAL, ACRESCENTAM POUCO AO ORIGINAL, QUANDO NAO O PREJUDICA. 'PROMETHEUS', O NOVO FILME DE RIDLEY SCOTT, EM QUE, PELA PRIMEIRA VEZ, O DIRETOR VOLTA AO UNIVERSO DE 'ALIEN' (1979), UM DOS MELHORES SCI-FI DE TERROR DE TODOS OS TEMPOS, NÃO É BEM UM PREQUEL, PARECE, AS VZS, UM REBOOT DISFARÇADO. PQ ELE, ESQUEMATICAMENTE, REPETE O FILME ORIGINAL QUASE PASSO A PASSO. ATE OS PERSONAGENS SÃO SEMELHANTES. E A CENA FINAL, COM NOOMI RAPACE CORRENDO, SÓ DE ROUPAS INTIMAS, SOB LUZ ESTROBOSCOPICA É QUASE UMA CITAÇÃO AVANT LA LETTRE DAQUELE COM A RIPLEY. TUDO ISSO PARA, SÓ NA ULTIMA CENA, MOSTRAR DE ONDE SAIU -- LITERALMENTE -- NOSSO ALIEN FAVORITO. MAS O RUMO DO FILME É OUTRO. MERGULHAR NUMA OUTRA HISTORIA/PERGUNTA: QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS. E, NISSO, ELE TEM ALGUMA PRETENSÃO DE SER UMA ESPECIE DE 2001 REVISITADO.


TECNICAMENTE, 'PROMETHEUS' É IRRETOCÁVEL, MAS PERDE PONTOS MESMO NO ROTEIRO. SE ALIEN ERA UM SCI-FI B QUE DEU CERTO, PELA FORÇA DE SEU CLIMÃO, TRAMA E, PRINCIPALMENTE, POR APRESENTAR UM NOVO E FORMIDÁVEL MONSTRO -- HJ JÁ NA GALERIA DOS CLÁSSICOS DO CINEMA --, ALEM DA PRIMEIRA HEROINA DESSE TIPO DE FILME; O NOVO TEM GRANA DE SOBRA PARA GASTAR. E GASTOU. MAS NAO IMPRESSIONA TANTO. A NAO SER QUE VC JAMAIS TENHA VISTO O ORIGINAL. ELE TEM UM BOM ELENCO (MICHAEL FASSBENDER, CHARLIZE THERON E NOOMI RAPACE, ALÉM DE UM CARA IGUALZINHO AO TOM HARDY), MAS O UNICO PERSONAGEM BEM DESENVOLVIDO É O DE NOOMI (A LISBETH SALANDER DOS MILLENIUM ORIGINAIS), AINDA QUE O ANDROIDE FEITO POR FASSBENDER TENHA AS MELHORES FALAS (EH IRONICO). SEM A ATUAÇÃO VISCERAL DA SUECA -- UMA MINI RIPLEY --, QUASE TUDO PODERIA TER IDO PELO RALO. JÁ O 3D AJUDA NA PROFUNDIDADE.


PRA QUEM ADORA O ORIGINAL, ESTÁ LÁ, RETRABALHADA, A CONCEPÇÃO VISUAL ORIGINAL DE H.R. GIGER: AQUELA IMENSA SALA ONDE ESTA UMA ESPECIE DE ASTRONAUTA NO COMANDO DO QUE SERIA UMA NAVE, MAS SEM O MESMO CLIMA SINISTRO/NOIR. O FILME ATE TEM CENAS NOJENTAS, MAS, COMO DISSE, PARECEM APENAS CLONADAS DO FILME ORIGINAL (COMO A EM QUE NOOMI FAZ UMA AUTO-CESARIANA PARA EXPELIR O HOSPEDEIRO, EQUIVALENTE A DO JOHN HURT EM TERMOS DE GORE). A GRANDE SACADA DO FILME, NO FIM DAS CONTAS, É DESCOBRIR QUE FASSBENDER NAO ESTÁ PARECIDO COM PETER OTOOLE (FASE LAWRENCE DA ARABIA) A TOA. CONTUDO, FICO NA DUVIDA SE O FILME VAI FAZER MUITO SUCESSO E RECUPERAR SEU CUSTO. ATE PQ, EH UM SCI-FI COMO N SE FAZ HJ EM DIA, MAIS PREOCUPADO COM A TRAMA DO Q COM EFEITOS. SE ISSO ACONTECER, JÁ SABEMOS ONDE (E COM QUEM) SERÁ O PRÓXIMO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...