Pular para o conteúdo principal

R.I.P. JOHN HUGHES


LEMBRAM QNDO FALEI AQUI (NA OCASIAO DA MORTE DO JACKO) QUE POUCOS MORTOS ILUSTRES ME TOCAM? POIS HJ EU PERDI UM TIOZÃO AMIGO, O DIRETOR AMERICANO JOHN HUGHES, QUE SE FOI AOS 59, CEDO, POR CONTA DE UM ATAQUE CARDIACO, EM NOVA YORK. FOI CHEGAR EM CASA E MA BABE ME DAR A NOTICIA (TBM NUMA QUINTA). ELE ROTEIRIZOU E DIRIGIU OS FILMES-SINTESE DA ADOLESCENCIA NOS ANOS 80, TIPO "SIXTEEN CANDLES" (GATINHAS & GATOES), "PRETTY IN PINK" (A GAROTA DE ROSA SHOCKING) E, PRINCIPALMENTE, SEU GRANDE CLÁSSICO, "THE BREAKFAST CLUB" (O CLUBE DOS CINCO), TODOS ESTRELADOS POR SUA MUSA JUVENIL, MOLLY RINGWALD (MINHA RUIVA GENGIVUDA FAVORITA, PQ ELA NAO ERA A PAT DA ESCOLA, MAS A GAROTA SENSIVEL). MAS O SEU FILME MAIS CONHECIDO AQUI NO BRASIL É "FERRIS BUELLER´S DAY OFF" (CURTINDO A VIDA ADOIDADO), QUE LANÇOU A CARREIRA DE MATTHEW BRODERICK, ALÉM DA COMÉDIA SCI-FI "WEIRD SCIENCE" (MULHER NOTA MIL) E VÁRIOS FILMES COM O JÁ FALECIDO JOHN CANDY. FOI A VOZ DE UMA GERAÇÃO, E QUE TBM, CAPRICHAVA NA TRILHA DE SEUS FILMES E AJUDOU A ESTOURAR A NEW WAVE AMERICANA E VARIAS BANDAS INGLESAS NOS ESTADOS UNIDOS (O SIMPLE MINDS DEVE TUDO A ELE, ENTRE MUITAS OUTRAS). R.I.P.

Comentários

  1. Poxa Tom , que choque ! Esse carinha realmente era o mestre lá na minha adolescencia ...
    O cara falava a "nossa" lingua e era um delicioso escapismo assistir aqueles teens (que eu julgava "adultos" na época) fazendo coisas que eu sonhava tanto em fazer. Sem exagero , foram esses filmes que me deram vontade de fazer intercâmbio nos USA . Po , quem nunca sonhou em ser Ferris Bueller que atire a primeira pedra !! Aliás , esse filme é uma joia , uma coisa sensacional. Todo mundo acha que o Ferris era o herói , mas ele era o palhaço triste , já mostrava o vazio da america oitentista , mas sem ser cabeça ou coisa parecida , pelo contrário , era ironia fina .
    Ferias frustradas é maravilhoso , Ela vai ter um bebe me abriu os olhos !!rs E pretty in Pink , o que dizer , só de ter alavancado o Jon Cryer já valeria , e o James Spader mandou mto bem ! Sem contar que me fez descobrir Psychdelic furs , rss . Esse ano até baixei p ver de novo , e desceu completamente diferente , mas mesmo assim bom p cacete. O esqueceram de mim é dele também , acho um puta filme !!Po Jonh RIP TOTAL !! Valeu mesmo ..

    ResponderExcluir
  2. EU ACHO Q SÓ CURTINDO SAIU POR ENQUANTO EM BLU RAY SE NÃO ESTOU ERRADO.

    TO QUERENDO COMPRAR OS OUTROS PARA FAZER A MINHA COLEÇÃO DELE.

    ENGRAÇADO Q HJ ESTAVA OUVINDO NO CARRO PRETTY IN PINK DOS PSYCHEDELIC FURS. VC GOSTA DESSA BANDA TOM ?

    ResponderExcluir
  3. O GO-GO'S FIZERAM PARTE DE ALGUMA TRILHA DELE ?

    ResponderExcluir
  4. TOTAL, VADER, VACATION, UMA COMEDIA FAMILIA POLITICAMENTE INCORRETA COM O CHEVU CHASE FAZENDO UM PRE-AL BUNDY! ELE TBM LANÇOU O ANTHONY MICAHEL HALL, Q ERA O AMIGO PENTELHO DA MOLLY EM SIXTEEN CANDLES E UM DOS CARINHAS DE WEIRD SCIENCE. EU VI VARIOS DESSES FILMES VARIAS VZS NO CINEMA (SO O BREAKFAST CLUB SAIU AQUI SO EM VHS, BASTARDS), E O UNICO DO QUAL NAO GOSTO É CURLY SUE, A MALANDRINHA, Q COSTUMA ROLAR NA SESSAO DA TARDE

    ResponderExcluir
  5. SIM, BAMBAATAA, EU JA GOSTAVA DOS PSY FURS ANTES DOS FILMES DELE, PQ TOCAVA NO MAU VAL DA FLU FM, MAS PRETTY IN PINK É DAS MELHORES MUSICAS DELES, Q ATE HJ VIVEM DE FAZER SHOWS REVIVAL NOS EUA JUSTAMENTE PELA FAMA Q O FILME DE HUGHES DEU PRA ELES POR LÁ (SAIU UM DVD DELES DESSES Q CUSTAM 10 CONTOS NAS MELECANAS, AO VIVO EM LAS VEGAS). POIZE, O FERRIS TA EM DVD, AGORA DEVEM LANÇAR UAM COELÇAO DOS FILMES POR CONTA DA MORTE DO CARA

    ResponderExcluir
  6. BAMBATAA ? HE HE HE HE HE

    AQUI É O BRUNO

    ResponderExcluir
  7. ferris bueller é um dos meus preferidos, com certeza, e ele meio que antecipou toda a onda de melancolia "meu deus o que eu vou fazer da minha vida" que rola nos filmes de colegial hoje em dia.

    aquela cena do museu, com a versão de "please please please let me get what i want" tocando enquanto o cameron encara o quadro... arrepiante.

    e o john hughes foi homenageado ese ano no youtube, com o clipe feito por fãs de "lisztomania", do phoenix. essa é uma música que tem toda a cara dos filmes dele.

    ResponderExcluir
  8. FOI MAL, BRUNO, MEU PC DEU PAU QNDO EU TAVA POSTANDO (VOU TROCAR A MAQUINA SEMANA Q VEM, ELA JA DEU) E GUARDEI NA MEMORIA SO A LETRA B. O CARTAZ DO FILME ABAIXO QUE REPLICA O DE TBC É DO DOC AMERICAN TEEN, Q JA TEM PRA BAIXAR E TA PRA ESTREAR AQUI HA SEMANAS. ELE MEIO QUE FAZ UMA COPMPARACAO ENTRE OS JOVENS DE 20 ANOS ATRAS E DE HJ. EU JA BAIXEI MAS INDA NAO VI. PEDRO (ZÉ) NAO VI ESSA HOMENAGEM DO YOUTUBE, NAO. VEREI

    ResponderExcluir
  9. porra, realmente esses filmes são a síntese da juventude eighties...

    tem também o ABAIXO DE ZERO, que acho bem oitenta...

    dessas bandas que vc mencionou no post, tom, acho que a maior força foi pro NEW ORDER, quando saiu SHELLSHOCK no GAROTA COR DE ROSA..

    UM ABRAÇO!!

    ResponderExcluir
  10. Caramba. Lá se foi outro gênio. John deixou uma obra cinematográfica irretocável, mas teria entrado para a histórica mesmo que tivesse feito apenas o filme de Ferris Bueller.

    A essa altura, os anjos devem estar homenageando Hughes imitando aquele professor do Ferris: "Bueller? Bueller? Bueller?".

    ResponderExcluir
  11. eu ainda tô chocado com essa notícia !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Além destes filmes citados tem também o "Te Pego Lá fora!", em inglês chama-se "Three O'Clock High". Também bem legal, com trilha sonora muito boa e dizem que o Spielberg deu uma ajuda na direção, mas pediu anonimato!

    ResponderExcluir
  13. breakfast club começa com uma citação do david bowie.
    o filme é tão inesquecível que eu coloquei pra ver hoje,achando que ia estar datado, e nada, continua mais atual do que nunca...chorei demais,com trilha sonora do the minds então foi o êxtase.Homenagem pro cara pelo amor de Deus, uma trilha sonora dele do yello, sei lá,lembra do yello man?do curtindo a vida adoidado?era eletrônico e só com umas onomatopéias sussurradas, e bem engraçado.

    ResponderExcluir
  14. POR ISSO, SENTI DE NOVO AQUELA MELANCOLIA E QUASE CHORO, QUE NAO ROLOU POR JACKO, MAS ROLOU POR LUX, AO ESCREVER POST PRO BLOG DO RF SOBRE HUGHES E LEMBRAR DE SIXTEEN CANDLES, O PRIMEIRO QUE ELE DIRIGIU, COM MOLLY RINGWALD FRESCA E JOVEM, CHATEADA PQ NO DIA EM QUE FEZ 15 ANOS NINGUEM DA CASA SE LEMBRA PQ A IRMA MAIS VELHA DELA VAI CASAR, COM A MUSICA TITULO DOS STRAY CATS TOCANDO NO LETREIRO. QUE FILMINHO BACANA ESSE...

    ResponderExcluir
  15. Desta eu não sabia!

    Alguém sabia que fizeram um sitcom com o nome "Ferris Buller" que só durou uma temporada?
    Não usaram nenhum dos atores originais do filme, tendo inclusive Jennifer Anistonn como a irmã do Ferris!!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=gy0D7G5nl24

    ResponderExcluir
  16. nossa nem sabia, e eu querendo fazer um post sobre ele outro dia, pq meu namorado mais novo não sabia quem ele era e acabei pesquisando e revendo um monte sobre esses filmes q tanto adoro e marcaram demais!

    mais um herói.

    :(

    ResponderExcluir
  17. Uma pena. Uma grande perda. Só agora o cinema americano utiliza adolescentes de verdade fazendo papeis de adolescentes, o que é muito legal. deve ser por isso que a meninada de hoje se identifica mais quando vê essas séries de agora, do que antes. eles se vêem na tela. Mesmo assim o John Hughes fez ótimos filmes descompromissados, leves, originais e divertidos nos anos 80. deixou sua marca. pena. Ainda foi o responsável pelo surgimento da gracinha,e infelizmente sumida das telonas Molly Ringwall.

    ResponderExcluir
  18. ...outra que infelizmente sumiu de vez das telonas foi a phoebe cates.
    o ultimo filme que ela fez foi há seculos atras, ao lado do tim roth.
    eu quando era moleque era apaixonado,louco por ela. era uma das atrizes americanas mais lindas daquela geração. assim como a m. ringwall,ela tmb largou de vez o cinema.

    ResponderExcluir
  19. PELO Q SEI, A MOLLY CASOU E FOI MORAR NA FRANÇA, JA HA MAIS DE DEZ ANOS. ELA APARECEU RECENTEMENTE COMO UMA PROFESSORA NUM FILME DE TERROR RECENTE, FAZENDO UMA AUTO-CITAÇÃO, NAO ME LEMBRO EM QUAL AGORA. OUTRA Q SURGIU NESSA TURMA, BELA E TELENTOSA, E QUE SUMIU, FOI A MARY STUART MASTERSON. ELA ESTRELOU "SOME KIND OF WONDERFUL", DO HUGHES, Q É UMA VERSAO INVERSA DE PRETTY IN PINK, ELA FAZ O PAPEL Q SERIA DO JON CRYER AJUDANDO A MOLLY NAQUELE. ELA ERA DO TIPO DE ATRIZ Q SEGUIRIA UMA CARREIRA SOLIDA, ERA BEM MELHOR Q A MOLLY,,,

    ResponderExcluir
  20. a molly voltou à tv, ela tá numa série americana chamada "secret life of the american teenager", onde ela faz a mãe da principal! a série só passa lá, infelizmente...

    a phoebe cates casou com o kevin kline e meio que parou de atuar... virou mãe em tempo integral.

    ResponderExcluir
  21. Puts, to very very sad agora.
    Ando baixando todos aqueles filmes e guardando para revê-los no formato original, visto que sempre assisti a esses filmes na tv, dublados.
    Eu me acho com muita sorte de ter visto e prestado atenção a esses filmes, fizeram minha cabeça pra muita coisa.
    E olha que coindidência! neste momento está tocando Weird Science na My 100 (rádio 80's no itunes) haha

    ResponderExcluir
  22. OFF: TIVE QUE IR NO SHOW DO INSOC POR OBRIGAÇÃO DE TRABALHO (VI O FELIPE LÁ), O QUE SÓ ATESTOU O QUE EU JA IMAGINAVA DA BANDA: NAO PASSAM DE UM TRUQUE QUE DEU CERTO NO BRASIL. SYNTH POP DE QUINTA, LETRAS TATIBITATES, UM SHOW COM VISUAL DE BANDA ELETRONICA POBRE E UMA PLATEIA TIPICA DE FESTA DE SOM TRASH ANOS 80, ALGO PATETICO. EU TINHA UMA IMPRESSAO MELHOR ANTES ;-)

    ResponderExcluir
  23. Fala Tom,

    Tenho quase todos os filmes dele em DVD... o engraçado é sempre colocarem o Clube dos cinco como filme de sessão da tarde, sendo que o filme nunca passou sequer na Tv aberta aqui.

    Eu vi no video cassete na época e anos depois na tv paga.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  24. OFF: Lá vem Tom Leão implicando com os fãs do InSoc novamente, como fazia há 20 anos atrás...

    Particularmente, eu gosto daquele disco Information Society e mais ainda do Hack. Ouvi os discos posteriores, mas estes chegam a ser constrangedores de tão clichês. Bem fizeram em iniciar outros trabalhos e fazer do InSoc um mero projeto paralelo.

    Há de se convir que o InSoc só deu certo por aqui por causa do trabalho massacrante de jabá de sua gravadora brazuca na época (a Stiletto) e da rádio Jovem Pan FM. A ponto de até hoje o grupo se apresentar regularmente por aqui, até em feiras agropecuárias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu