Pular para o conteúdo principal

Life in Japan

A sonoridade da música eletrônica era tão a frente de seu tempo que, quando ouvimos hoje discos do Kraftwerk, gravados há mais de 30 anos, ou trabalhos de grupos tecno-pop britânicos dos 80 (como Visage, p ex), parece que estamos ouvindo o novissimo álbum de alguma banda da semana. O que mudou mesmo foi a acessibilidade e portabilidade dos equipamentos, pois os padrões já estavam todos lá.

E foi com esse misto de surpresa e alguma saudade que mergulhei numa coletanea da banda inglesa Japan, que apareceu ali na virada dos 70 para 80, bem a tempo de ser chamada de new romantic e também de tecno-pop, antes até do Duran Duran, Ultravox e similares. Tudo no Japan era moderno e futurista: o visual, as programações, as letras. O cantor/letrista/dândi David Sylvian chorava a la Brian Ferry e criava letras sofisticadas como Bowie, misturando romance, oriente e tecnologia. A banda, conduzida pelo baixista Mick Karn (que depois trabalharia com Peter "Bauhaus" Murphy no Dali´s Car), era afinada e rica em arranjos, indo além da batida seca e repetitiva do synth-pop.


Redescobri o Japan quando, na minha última vez na Matriz, Tito tava rolando "Life in Tokyo" na pista. Se alguém dissesse que era um grupo novo da Gigolo, qualquer um acreditaria. Baixe também "Quiet life", o single mais moderno dos últimos 28 anos. Inacreditável como é fresh!

Comentários

  1. incrivel....
    acho que telepatia existe nesta cova... rs...

    ontem mesmo meu cunhado me emprestou, entre coletâneas, pumks, um cd que ele trouxe recentemente de new york... o cd o ULTRAVOX chamado "the island years", que eu rrrecomendoooo...

    aí quando abro o blog hoje vejo essa excelente dica tom, que tem
    haver com a banda acima, porém, anterior, o JAPAN....

    há uns dois anos atras, depois de
    baixar o 1º disco do duran duran,
    que considero um clássico, tentei
    tb baixar o JAPAN, que conheci em
    meados dos 80, quando o maval,
    no seu programa falava do sakamoto, e mostrou algumas musicas de seu extinto grupo...

    infelizmente só achei uma musica,
    usando o KAZA...

    agora com os torrents vou tentar de novo...

    sobre a sonoridade ter haver com
    que faz agora, é realmente
    impressionante...
    como sou sempre por voce ouvir
    a 'matriz" acho que todos os
    coveiros deveriam escutar...

    abraços!!

    ResponderExcluir
  2. FALA TOM

    VI Q O NOVO CD DO RACONTEURS TEM MAIS FAIXAS Q O ANTECESSOR, VC SABE DE ALGUM SITE ONDE EU POSSA BAIXÁ-LO. NÃO TINHA ELE DISPONÍVEL AINDA NO LIMEWIRE.

    ABS

    ResponderExcluir
  3. geralmente eu baixo tudo no mininova ou isohunt. mesmo coisas que o felipe fala aqui que so tem no rapid share, la ja tem em torrent, que acho mais facil, pq baixa direto sem terque ir a outro site. e, falando nisso, eu to cada vez mais hipnotizado pelo novo cd do portishead, ouço cada vez mais e vou enlouquecendo junto (rs) e a quem perguntou, sim, tenho alguns exemplares da flexipop e uns tres ou quatro disquinhos flexiveis...

    ResponderExcluir
  4. realmente tom, ouvi no som de um amigo, tipo home, e realmente o
    cd do portishead, com o som bem
    alto, cria um tremendo clima em
    uma pista de dança...

    realmente um cd que cresce a cada
    audição e sério candidato a melhores do ano...

    abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar no Japan, mas nunca procurei, vou seguir a dica da cova, afinal aqui é um escambo de informações musicais, né?

    Conheci tanta coisa legal antiga pela net tb, tipo Faust, Silver Apples, Can, Neu!,This Heat etc, todos bem atuais ou até mais que atuais...Viva a Internet!

    Depeche Mode vai tocar no Skol Beats Tom, morre agora hahaha

    O foda é que o Skol Beats agora é em 2 dias, isso significa 2x mais taxi, 2x mais comida, 2x mais ingresso, 2x disposição, 2x mais grana...

    e pelo jeito DM não deve tocar no rio, já que o skol beats pede exclusividade. mas é um caso a se pensar, já que é o depeche mode né,
    fui me apaixonando aos poucos, descobrindo, adorei o solo do dave gahan tb, comprei o dvd tb fiquei alucinado com os caras, muito bom.

    Foi legalzinho a noite Sábado no Circo, tava meio vazio mais quem tava lá gostava mesmo, rolou muita new rave, The Twelves a cada dia melhorando mais (o nosso simian mobile disco) e o Mixhell foi legal mas esperava mais, legal quando o Igor foi pra bateria e sincronizava com a música, porque de resto parece que eles pegaram a coletanea dos remixes do soulwax e foram soltando, mas foi uma noite bacana, o som de lá é 10.

    Parece que foi o último set deles, agora que ele fez as pazes com o Max e formou o Caveleira Conspiracy, vão rodar em todos os festivais do mundo, tão com uma agenda enorme. Achei o album do CC do caraio, difícil eu sentir tesão em ouvir metal, mas esse album é redondinho, lembra muito o Chaos A.D. Só acho que já que o Igor tá familiarizado com a eletrônica, podia rolar um acid metal ou algo parecido, com mais eletronico e tals, mas é o album de metal do ano até agora.

    E o Portishead tá no número 1 até agora, perfeito, até choro em algumas musicas, lindo!

    E vazou o novo album do Guillemots - Red, ta muito legal, essa é a banda que tem um brazuca.

    Amanhã Shellac!! To lá!!! Adoro!!

    E sabado tem Mallu Magalhães, não percam a menina pq é SHOW!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  6. Putz Tom , Tb to hipnotizado com o Third do Portishead ! Me pegou de jeito .. o disco tem uma estranheza e profundidade supimpa , é bom pra tudo , até pra transar !! Rs .. Aquela guitarra torta de hunter é o que há !
    Dá vontade de fazer som . E agora fudeu ! Terminei de montar meu estudio caseiro , um sonho de mais de 15 anos .. Quem quiser gravar aqui pode.
    []s

    ResponderExcluir
  7. porra, essa noticia do show do
    DEPECHE, meu deixou louco....

    nunca fui a sampa, pois simplestemente nunca simpatizei...

    já perdi vários shows em sampa...
    particularmente existem dois que
    até hoje me arrependo...

    o QUEEN em 1981, quando era fanzoca da banda e o DEPECHE em
    1992 com a "DEVOTIONAL TOUR",
    quando deram 3 shows só em
    SAMPA...

    de lá para cá já vi e comprei
    todos os dvds ao vivo da banda
    e sempre quis ver a banda ao vivo...

    acho que vou a sampa desta vez...
    rs...

    ResponderExcluir
  8. so que eu acho que o skol beats nao tem infra prum show do depeche mode, a nao ser que eles melhorem nesse aspecto. um show do prodigy é bem mais simples do que um show do dm, que usa muita luz, teloes e maior quantidade de caixas de som. o show que vi deles la fora, se chegasse aqui só caberia a metade num claro hall, p ex. mas se vier capenga como veio o da violator tour, pode ser que role...

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, acho que esse ano vai ser bom mesmo... portishead, r.e.m, raconteurs, nick cave... e agora eu to ouvindo o novo do Counting Crows. MUITO BOM! O melhor deles disparado.

    Ta todo mundo arrasando.

    E ainda vai ter o primeiro do Los Bife! E talvez o dos Quatérnions!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, acho que esse ano vai ser bom mesmo... portishead, r.e.m, raconteurs, nick cave... e agora eu to ouvindo o novo do Counting Crows. MUITO BOM! O melhor deles disparado.

    Ta todo mundo arrasando.

    E ainda vai ter o primeiro do Los Bife! E talvez o dos Quatérnions!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Realmente incrível! Nesta semana que fui conhecer e perceber tudo isso, pois, estava googlando sobre a banda JAPAN, pois estou desenvolvendo um repertório apenas de Synthpop e New wave, ae achei este post maravilhoso. Alvimar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...