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Sunday, February 24, 2008

KLING KLANG


Tavassistindo ao DVd do show da turnê "Minimum/Maximum", do Kraftwerk (que passou por aqui em 2004, num armazém, Nokia Trends) e me lembrei do primeiro contacto que tive com os homens-máquina. Foi uma visão, algo que a galerinha que hj só conhece música baixando, não mais terá. Ia, preguiçosamente, até o sebo onde eu comprava meus discos (Duarte, no Centro, que vendia os vinis carimbados, ou seja, metade do preço ou menos), quando vi na vitrine a capa acima. Parei, olhei de novo e pensei: quem são? Não conhecia o Kraftwerk até então, mesmo eles já tendo lançado discos antes. Era uma coisa de gente mais velha ou progressivo, imaginava. E foi assim que a música eletrônica entrou na minha vida, junto com o punk rock (este disco é da mesma época de Clash e Pistols, mas só conheci alguns anos depois, depois até do Devo!). Era o som mais estranho e diferente que já tinha ouvido em meus menos de 20 anos de vida. Como eles faziam aquilo? Criando os próprios instrumentos e gravando tudo em seu prório estúdio, o Kling Klang (com o qual excursionavam num caminhão, hj usam teclados/laptops), mais de 20 anos antes de Daft Punk e Chemical Brothers! Revendo o show, fica claro pq o Krafterk é atemporal e está em TODA a e-music que se faz até hoje (basta ouvir Justice): pq eles não são vanguarda ou modernos à força. Eles simplesmente o são e, além de tudo, fazem a ponte com o tradicional, nunca renegam o que veio antes. É como ouvir uma peça de Mozart, jamais ficará velha. Assim como os germanos. Eles eram o futuro antes do conceito de futuro que começamos a ter depois dos anos 70, e continuarão sendo. É música clássica, no mais estrito senso da palavra. Fazem um concerto, não um show. É a revolução industrial mixada com a tecnológica. State of the art.

53 comments:

PEDRO BAMBAATAA said...

olá tom leão, conheci o kraftwerk na casa de um amigo progressa, no
fim dos anos 70...
demorei a compreender o som dos caras é bem verdade...
mas em 1987, influenciado muito
pela flu-fm, comprei o "ELETRIC CAFÉ"... e fiquei bem impressionado com o quê ouvi...
porém fiquei fascinado, mesmo
com o show de 98 no FREE JAZZ...
pareciamos,que estavamos numa
nave espacial...
juntamente com ECHO E IGGY POP, meus 3 shows inesquecíveís...

abraços!!

tom said...

POIZÉ, BAMBAATAA, ESSE SHOW DO KRAFT NO TIM FOI INESQUECIVEL, JUSTAMENTE PQ ELES TROUXERAM TODO O KLING KLANG DE NAVIO, TIVERAM UM PALCO SO PRA ELES, LEMBRA? (O MASSIVE ATTACK TOCOU DO OUTRO LADO, NO PALCO NORMAL, QUASE FUI EMBORA, CHAPEI NUM CANTO, MESMO GOSTANDO DO MASSIVE, PQ DEPOIS DO KRAFT, NADA MAIS FAZIA SENTIDO). JA FIZEMOS UM POST AQUI SOBRE NOSSOS SHOWS FAVORITOS? NAO ME LEMBRO. VOU ABRIR ESSA IDEIA EM BREVE...

RENATO BIAO said...

puxa tom, maior coincidência , tava baixando de manhã esse show, pois ontem na madruga tava ouvindo umas bandas do que chamavam 'technopop' nessa época- se bem q acho q o kraft não cabe no rótulo, o q fazem é inclassificável...
lembro bem desse show no free jazz, vcs chegaram a dizr no zine de papel q a chance deles retornarem seria zero.felizmente erraram , consegui ver os dois concertos,hehehehe...
teve também um lance engraçado na época desse primeiro show , uma repórter 'tentou' entrevistar o florian e ele respondia com monossílabos...a guria ficou tão sem-graça q disse q aquilo fazia parte da 'atitude robótica' do grupo.acho q essa pérola tá no you tube...se achar posto o link aqui.

tom said...

biao, a chance de voltar com aquele show era zero, nao da banda voltar ao pais. tanto que eles nunca mais excursionaram com o kling klang, pq era custoso, e so vieram aqui pq a empresaria deles tinha um caso com um brasileiro (ou vice-versa). agora, o show é mais simples, teloes e laptops com teclados, da pra ir a qq hora. mas vale mais a pena comprar o dvd do que baixar, pq vem com som dts 5.1, isso baixado daria uns 8 giga!!!

fabio fernandes said...

eu tbém sempre fui muito fã do kraftwerk e tbém fui fisgado através "electric cafe".
sem contar que nunca imaginei que conseguiria ver dois shows do grupo aqui no rio de janeiro: achava pouco improvável que eles viessem até o brasil.
e aquele show do free jazz deu vontade de chorar de tão bom, e literalmente, os caras engoliram o massive attack, não teve prá mais ninguém.
e, pouco tempo depois, lá estávamos nós de novo, desta vez no armazém, outra noite tbém inesquecível.

PEDRO BAMBAATAA said...

sim tom já tivemos um post com os melhores shows...

engraçado, a na época do show tive a mesma sensação de vc...
me amarrava no massive attack, pois achava o "blues lines" uns
dos meus 10 discos favoritos,
mas depois do kraft, fiquei com
vontade de ir embora... rs...

abraços

pacheco said...

FUI ENGANADO!

Eu não consigo acreditar que 2 semanas atrás, quando vi juno, achei o filme excelente, agradável e bonitinho.

Hoje minha irmã chegou em casa e falou que achou o filme mais ou menos... eu perguntei por quê. Ela disse que nunca tinha chorado de raiva no final de um filme. Ela não tava acreditando que o filme ia ser sobre uma irresponsável que fica grávida e simplesmente dá a criança. Isso é praticamente um ode à irresponsabilidade, a fazer MERDA e não sofrer nem um tantinho por isso, não lidar com as consequencias. E NINGUÉM no filme critica essa atitude. Nem ela mesma. Engraçado, né?

Como eu pude gostar da Juno?

Pedro said...

tom, eu fui sabado na batalha dos mcs.
e nao é q a parada é maneira mesmo.
O clima tava otimo e os manos cariocas sao bem simpaticos rs
Como já é tradicao no Rio, o lugar estava uma mistura só.
O ruim mesmo foi o show do D2.Mega burocratico.
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E obvio, temos q lembrar que sem os germanos, nao haveria batalha de mcs :)
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Quanto ao juno, eu continuo achando o filme maravilhoso.
Po, pq a personagem principal deveria ser punida ?
Ela falhou em nao prevenir a gravidez, mas tomou uma atitude certa, entregando a criança para adoção.
O grande barato do filme é como a personagem encara esta situaçao como mta "ginga".Ela poderia ter feito um aborto e pronto, acabdo com o problema.Mas brilhantemente, achou uma solução inteligente para ela e para a criança.
E com certeza esse tipo de situaçao é traumática para uma adolescente.Enfim, qualquer tipo de puniçao neste caso, acho desnecessario.Juno já aprendeu a liçao
:)

iga_rio said...

Fala Tom,

Acabei de chegar de 3 semanas na europa, e fiquei 5 dias em Berlim. porem ao contrário do que eu esperava os alemãs não estão tão contaminados pelo hip hop americano. já em outros países como Austria, Holanda e Espanha rolava de tudo.

Abraços,

Alessandro said...

Alguns amigos tiveram a reação da raiva diante do final do filme. Queriam um final "feliz" com fogos de artíficio...

Dai segue duas perguntas:
Seria "responsabiidade" fazer aborto?
Dar a criança para a adoção seria um crime?

wallacebarros said...

Tom, essa premiação do Oscar teve muitas surpresas! Esperava a Ellen Page ganhar como melhor atriz (eu estava torcendo por ela)

Rainha Popota said...

Pacheco, estou incrivelmente decepcionada com a sua conclusão sobre Juno!!!! Primeiro: ÓBVIO que não é um "ode à irresponsabilidade", só porque é basicamente o ÚNICO filme já feito que lida com o fato de uma gravidez na adolescência sem virar um dramalhão soluçante.

Não é como se retratasse uma adolescente promíscua que saía por aí usando drogas e dando pra geral sem nem se preocupar com nada! Ela era uma simples e normal ADOLESCENTE que, como todas as outras, passa por experiências tipicamente adolescentes e, às vezes, acidentes acontecem. Por mais que nós, pessoas super-hiper-mega certinhas, não gostemos de admitir...

Acho, aliás, que, como o próprio Pedro comentou, ela achou uma solução madura e BRILHANTE para a situação. E, devo comentar, INCRIVELMENTE altruísta, pois, como mulher, posso apenas imaginar o sacrifício que é você servir de mero hospedeiro de um negócio vivo dentro de você por nove meses, para depois doá-lo. Era muito mais fácil simplesmente se livrar do feijãozinho naquela clínica e fingir que nada tinha acontecido!

Você realmente acha que ela não sofreu nadinha? Só porque os pais dela não a expulsaram de casa? Você acha que não é sofrer desfilar pela ESCOLA com um barrigão de 9 meses, cuidar de um bebê que não é seu, achar uma família perfeita, e passar o resto da vida convivendo com o peso dessa decisão ? Você não viu a cena dela chorando pra caralho na cama do hospital sabendo que o bebezinho que se alimentou dela (e que ela teve o trabalho de expelir) estava nos braços de uma outra pessoa e ela nunca mais o veria? Eu, sinceramente, não consigo pensar em sofrimentos muito piores.

Mas, do mesmo modo, não espero que você entenda totalmente, já que você não é mulher. Acho curioso que sua irmã tenha pensado assim, mas em todo caso... Eu continuo achando que foi um filme lindo, tocando, sensível, inusitado de diversas maneiras e, acima de tudo, uma ÓTIMA influência sobre meninas adolescentes, que com certeza pensarão duas vezes antes de fazerem certas coisas. E, o melhor de tudo: sem lições de moral.

Diablo, você mereceu.

PEDRO BAMBAATAA said...

tom, bem que vc fez um post,
sobre supremacia...
não é que o filme, fez o josé
wilker torcer seu nariz... rs...
papou 2 ou 3 premios...

quero ver também o filme da
francesinha sobre a piaf...

abraços!!

tom said...

nao sou mulé mas to contigo nessa explanação, popota. o grande lance de juno é lidar com o tema de forma leve, sem dramas. tipo, ela fez uma cagada e vai tentar acertar do melhor modo possivel. ela nao é uma popozuda sem noção que engravidou num baile funk e vai largar um muleque pra ser o ladrao do futuro na cidade. mais aplausos para diablo cody!!!

tom said...

off: as atracoes internacionais do ano do abril pro rock serao a ja manjada banda heavy helloween, e a lendaria e reformada the new york dolls, que ta em turne de comeback ha dois anos (nesse meio tempo, ate um dos integrantes morreu), mas sobrou o david johanssen.

pacheco said...

Yipieee! Primeira vez que eu provoco algum tipo de rebuliço! =D

Vamos então à tão famosa "resposta-típica-de-gente-chata-do-imdb-utilizando-quotes-alheios"

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Essa opinião de vcs foi a que eu tive quando eu vi o filme! Minha nota pra ele no imdb foi 9 =)

Mas depois que ela comentou isso, comecei a pensar... Parece que é simples, vc pode fazer o que quiser que é só doar o filho depois. Muito fácil. Retrato da geração foda-se. Vcs falaram que é um filme sem lição de moral... isso é bom?

Continuo adorando o filme, pois também achei muito bonito e divertido, quase chorei, com certeza o verei todas as vezes que passar na televisão.

E eu não tenho uma opinião totalmente formada a respeito, estou matutando ainda... o fato é que esse tipo de irresponsabilidade é uma grande praga, um grande drama muito recorrente. Mas, a partir do momento que a pessoa engravida, talvez a melhor opção seja dar a criança pra uma outra pessoa. Ou não? Quem é essa pessoa? Essa criança não devia ser criada pela mãe? Nem leite materno a coitada vai tomar, vai crescer com parmalat.

Eu não sou mulher mas sou um ser humano, estamos falando de como lidar com crianças que vêm ao mundo.

Esse filme lida com uma gravidez adolescente totalmente surreal, por isso todos acham bonitinho. Faça sexo sem pensar nas consequencias, pois depois é só doar pro casal que tenha a cara mais bonita no jornal.

Fernanda, vc falou de altruismo.. no começo do filme ela não dava a mínima pra criança, era só uma coisa que ia crescer nela e ir pra algum lugar depois.

"Ela era uma simples e normal ADOLESCENTE que, como todas as outras, passa por experiências tipicamente adolescentes e, às vezes, acidentes acontecem."
-Exatamente, acontecem porque os jovens são inconsequentes. Parabéns pra nós adolescentes. Foi realmente acidente? Eles tavam bêbados, drogados? Pra mim acidente é furar camisinha.

" Era muito mais fácil simplesmente se livrar do feijãozinho naquela clínica e fingir que nada tinha acontecido!"
- não seria mais fácil MESMO! Vc não disse que era mulher??? Como pode dizer isso? Vc que ODIOU 4 meses, 2 semanas, 22 segundos e alguns milésimos, veja como foi FÀCIL decidir matar o bichinho. O mais fácil é transferir a responsabilidade para outra pessoa. Aliás, jovem adora fazer isso, fugir de maneira fácil ao invés de enfrentar as coisas.

"Você realmente acha que ela não sofreu nadinha?"
- Não sofreu, e nem acho que ela deveria sofrer, acho que ela devia dar mais importância ao que aconteceu. Ficar grávida acidentalmente não é perder o cpf.

"Só porque os pais dela não a expulsaram de casa? Você acha que não é sofrer desfilar pela ESCOLA com um barrigão de 9 meses, cuidar de um bebê que não é seu, achar uma família perfeita, e passar o resto da vida convivendo com o peso dessa decisão ?"
- Se ela sofreu, não apareceu no filme. Os pais dela não deviam ter a expulsado de casa, mas o fato é que eles lidaram com o assunto como se ela tivesse dito "não vou poder jantar hoje com vcs". Acho ÓTIMO não fazer tempestade em copo d´água, aliás, tenho um grande sticker escrito "NO STRESS" na minha testa. Mas brincar com seres vivos não é assunto to be taken lightly.

"Você não viu a cena dela chorando pra caralho na cama do hospital sabendo que o bebezinho que se alimentou dela (e que ela teve o trabalho de expelir) estava nos braços de uma outra pessoa e ela nunca mais o veria? Eu, sinceramente, não consigo pensar em sofrimentos muito piores."
- Achei essa cena linda, parecia um arrependimento de ter alguma vez PENSANDO em dar a criança para uma outra qualquer, o surgimento do AMOR materno. Hmmm... ela deu o filho e YAAAAAY!


"Mas, do mesmo modo, não espero que você entenda totalmente, já que você não é mulher."
- Quem disse? ;)

"e, acima de tudo, uma ÓTIMA influência sobre meninas adolescentes, que com certeza pensarão duas vezes antes de fazerem certas coisas. E, o melhor de tudo: sem lições de moral."
-Pensarão duas vezes:
primeiro pensamento: "não vou fazer isso porque posso ficar grávida"
segundo pensamento: "Ah, foda-se, é só doar a criança pra um orfanato"

"Diablo, você mereceu."
- Concordo, excelente filme.

Popota, estou incrivelmente decepcionado com sua decepção! Coloquei um assunto a ser discutido, espero que vc não ache agora que eu sou uma pessoa terrível por causa dela!

Também estou decepcionado com sua afirmação "Mas, do mesmo modo, não espero que você entenda totalmente, já que você não é mulher." Achei muito anti-popota essa frase (isto é, anti-inteligente,racional). Achei bem ofensivo também...

Enfim... adorei o filme e concordo e discordo com as opiniões de vcs ao mesmo tempo.

"Alguns amigos tiveram a reação da raiva diante do final do filme. Queriam um final "feliz" com fogos de artíficio..."
-hahahah, o final FOI feliz e com fogos de artificio!


Ah... sangue negro é melhor que no country for old men.

Abraços!

pacheco said...

Discussão paralela:

Quem mais concorda que esse filme foi o filme MAIS MAL LEGENDADO DE TODOS OS TEMPOS??? Se vc não fala ingles perde toda a graça.

Alessandro said...

Alguém aqui ouviu o novo do Breeders?
Achei CHATO do começo ao fim!
Tem até um "bolerão" em espanhol, muito sem noção!!! hehehehe...

LINK Breeders
http://rapidshare.com/files/94571907/TB_MB_2008.zip

Já vindo da longínqua Nova Zelandia a surpresa é o álbum dos Die!Die!Die!
Vale ouvir a pancada garage-punk dos caras! O baterista é sensacional!!!

LINK Die!Die!Die!
http://uploaded.to/?id=58ga7l

wander said...

nunca me interessei muito pelo kraftwerk, apesar de ter um fã ardoroso ao lado, sempre achei eles meio... gelados, digamos

breeders não dá pra entender, lançam um disco nota 10 (last splash claro) e depois porcaria insossa, mas vou ouvir esse, mesma coisa com black francis, como pode? o pixies era perfeito!

valeu por contarem o final do filme, rs, juno que não fiquei puto

em a sete palmos a claire também faz um aborto, sem muitos dramas também - aliás revi a série e é fantástica mesmo,

gosto de seus comentários rainha popota, mas esse seu nick name...rs, até fui ao google

RENATO BIAO said...

maybe perhaps yes!

off:a melhor coisa do oscar foi marion cottilard ter ganho o premio de melhor atriz.nunca a academia foi tão justa!!!

concordo em parte com o pacheco...em geral,TODOS os filmes entrangeiros são mal traduzidos.muito do sentido e da interpretação de certas cenas vai pelo ralo aí.

Pedro said...

esse comentario do pacheco foi a coisa mais longa q li nos ultimos meses haha
:)
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Popota, obrigado pela citacao
(ja fui no seu blog e achei otimo)
---
Popota e pacheco, quando falei do sofrimento de Juno, levei em consideraçao o behind the scenes.
No filme, realmente vc nao ve ela sofrendo tanto.Porem, qualquer pessoa que passa por essa situacao é horrivel.Amigos meus, que tiveram namoradas q fizeram abortos, pensam nisso ate hj.
Entregar alguem para adocao, ou mesmo fazer um aborto, deve ser uma situacao traumatica para qualquer pessoa.

Eu concordo com o pacheco, quando ele diz q isso é fugir do problema.
Mas tb entendo que criar um filho que nao foi desejado, pode gerar um problema mto pior posteriormente.

Eu nao tento colocar que aquilo é certo ou errado.Cada um sabe o melhor para a sua vida.

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Popota, eu tb entendo perfeitamente o seu lado.Para nós, homens, é moleza.Meu pai e o pai da minha amiga, tem filhas fora do casamento.V c eles pagam pensao ? v c eles dao atencao?
Claramente: Meteram a piroca e sairam fora.
Na maioria das vezes é a melhor q sofre a gravidez sozinha(como em juno) e tem q se virar pra criar e cuidar da criança.
É foda, so fã das mulheres haha
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gente, to morrendo de sono.Se nao entenderem nada, desculpas
rs

pacheco said...

Haha, é pedro, me superei!

A verdade é que não existe coisa certa a fazer. Existe o errado, que é abortar (sou pro-choice, mas apoio o aborto apenas em casos de estupro).

Pode ser que ela tenha feito a melhor escolha, aliás, acredito que ela a tenha feito. Mas o filme passa um "ar" de "não tem problema nenhum em ser irresponsável e engravidar, e dar o filho pra alguém não tem nada demais". E é por isso mesmo que ele é tão light e agradável. Só tenho medo do que isso pode causar.

Abraços!

pacheco said...

o post era sobre Kraftwerk e eu não falei nada deles.

Não sei qual é faixa etária do pessoal aqui, então não sei se entenderão...

Kraftwerk pra mim é o Blade Runner da música. Os pais da minha geração IDOLATRAM, e nós filhos achamos legalzinho, mas nada demais. =)

Claro que isso é uma generalização falsa, mas já pesquisei e creio que seja assim mesmo.

Rainha Popota said...

Pacheco, eu te acho extremamente inteligente e, se não achasse, não me daria ao trabalho de expor meu ponto-de-vista, pois com gente burrinha eu nem perco tempo. Ou seja, a decepção não foi porque eu te "acho uma pessoa horrível", mas porque eu esperava um pouco de sensibilidade.

O negócio do "não entender por não ser mulher" pode soar ignorante, mas essa é uma afirmação verdadeira... Por mais sensível e inteligente que seja um homem, ele NUNCA vai conseguir entender plenamente essa situação, simplesmente por ser íntimo demais.

É uma questão de corpo e mente femininos, sabe? Assim como um homem nunca poderá entender os efeitos devastadores de uma mastectomia, e como uma mulher nunca entende plenamente o que significa para um homem ser impotente... Digo, é uma questão de corpo que se reflete no psicológico de um jeito meio inexplicável. Sou contra essa divisão de sexos, mas, nesse caso, é o que é, gente...

Não acredito que tenha ficado isso de "é só dar o filho". Acho que essa é uma interpretação muito superficial, de alguém que não teve sensibilidade o suficiente para se deixar tocar pelo filme. Mesmo que tivesse dado essa impressão, a cena dela na cama teria mudado TUDO. A Diablo conseguiu, naquela cena sozinha, fazer o peso da situação ser sentido. Eu, que sou a pessoa mais anti-criança do mundo, chorei como uma vadia, parece que eu senti toda a dor da Juno (e isso já é toda a punição de que uma pessoa precisa).

O filme não mostrou o sofrimeeeeeeeeento de uma gravidez simplesmente por não ser essa proposta! Quantos mil filmes do mundo já não fazem isso? Essas coisas ficaram implícitas, o foco era em um outro ponto da situação, na própria vida do adolescente!

E eu odiei o 4 meses por ser CHATO, não por causa do tema. O aborto é doloroso, complicado, traumático, SIM. Mas é rápido, e, no final das contas, o impacto físico e o desgaste emocional são bem mais curtos. Uma coisa é um dia se sentindo mal, outra coisa é quase um ano naquele desconforto todo, sem nem ter o consolo de "no final vou segurar meu filho nos braços". Eu NUNCA teria a força da Juno, faria um aborto na hora.

Isso não é "fugir do problema", cara. Isso é achar uma solução de compromisso, na qual ambos ela e o bebê poderiam ter um desfecho razoável. Ela, no auge de seus 16 anos, não poderia dar condições para a criança, e achou alguém para dá-la.

E, de fato, os dois não se protegeram para evitar a gravidez. Vacilo feio, também acho. Irresponsabilidade, também acho. Mas não acredito que as pessoas mereçam ser punidas pela eternidade por deslizes momentâneos. O pai e a madrasta souberam perceber a gravidade da situação e viram que o que ela ia viver durante 9 meses já seria o suficiente para uma lição. E te garanto que funcionou como uma experiência maravilhosa de aprendizado.

"No começo do filme ela não dava a mínima pra criança". É, concordo. E , com os meses, ela viu isso mudar. E essa é a beleza de Juno.

Novamente, não te acho uma pessoa horrível, mas teremos que concordar em discordar nessa.

Atenciosamente ;D

;*


P.S: Pedro, o Popota é um diminutivo para "Hipopótama". Oh, a minha auto-estima bomba, haha!

tom said...

o que blade runner e kraftwerk tem em comum é o fato de ambos terem sido visionarios/revolucionarios e terem criado o padrao para um tipo de musica e cinema que se fez depois deles. como filme, br ate pode deixar a desejar (feito com pouca grana e muita imaginação) e, ao vivo, o kraft é um bocado frio e estático. mas, sem ambos, nao teriamos metade de certas coisas que hj apreciamos na area deles. isso é o q os torna classicos

Lord Vader said...

Poxa , Conheci o Kraft já em 91/92 , revirando uma caixa de papelao , cheio de vinis de um colega mais velho , dei de cara com o Radio Activity , e mais uma vez , curioso pela arte da capa , escutei e fiquei de bobeira. Na época só escutava rock , e de eletronica ouvia os Technopop que chegavam por aqui , sem desconfiar que havia uma matriz para tudo aquilo , e eu acabava de encontra-la . O que mais gosto dos caras é o conceito robotico , autonomo , Metropolis mesmo , totalmente europeu , gelado , impessoal . Alemão . A ponte Berlin / Londres nos deu todo o Technopop oitentista , parte da New wave . Dizem que o Ian Curts era fanatico poelos climas frios do Kraftwerk . Pra mim os caras são eternos , unicos .

tom said...

se fossemos listar o q o kraftwerk influenciou e inspirou, a lista seria longuissima: o techno, que deu no techno detroit e na eletronica de club como conhecemos hj; o electro, que deu no electro funk de ny, que deu no funk carioca e no electro alemao; o techno-pop, os chemical brothers, o joy division, daft punk, justice... caray, todas as bases e samples e tudo o q neguim faz hj saiu deles! e eles até inventaram os proprios instrumentos, pq na epoca nao existia sample, bateria eletronica, nada do que a galera usa hoje no pc. tipo, sao a matriz, o molde

tom said...

ja o blade runner, tbm citado pelo pacheco, éo molde de todos os clipes da mtv nos anos 80, pai do conceito cyberpunk (antes mesmo do livro ter sido escrito), forma de todos os filmes sci-fi feitos depois, tocou no assunto da superpopulação asiatica e poluição do planeta antes, fala de clonagem humana, é bem avançado e mostra um futuro totalmente plausivel. é como os beatles (q era o som de minha mae): nao sou fa, mas sei que, sem eles, nao haveria arctic monkeys...

pacheco said...

Exatamente Tom, é bem visível a importancia dos dois na música e no cinema!

Mas os Beatles também foram muito importantes, e nunca soam "dated". Eu to dizendo isso mais pelo kraftwerk, porque o blade runner eu vi há uns 7 anos atrás, talvez eu adore agora. Vou dar mais uma chance!!

Sobre Juno...

"Não acredito que tenha ficado isso de "é só dar o filho". Acho que essa é uma interpretação muito superficial, de alguém que não teve sensibilidade o suficiente para se deixar tocar pelo filme."

-Eu me deixei tocar pelo filme, tanto que eu disse FUI ENGANADO no primeiro post! =) E, no caso da minha irmã, ela CHOROU no final de RAIVA, acho que isso sensibilidade alright.

Já disse também que provavelmente foi a melhor coisa a ser feita pela juno. Mas essa também teria sido a melhor coisa a ser feita naquele filme "ligeiramente grávidos", mas não, o cara pára de ser um drogado vagabundo pra poder ser um bom pai. Aliás, excelente filme e bastante verdadeiro.

"mas porque eu esperava um pouco de sensibilidade."

-Eu acho muito insensível dar seu próprio filho pra outro, sorry...

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(Agora, admitindo uma falha na minha argumentação)- Não devia ter falado que vc não gostou do 4 meses etc como um argumento, isso não tem nada a ver com nada, de fato vc não gostou por ser chato! Eu também achei chato. Sorry ;) Foi um comentário bem imbecil.
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E vc continua dizendo que o aborto é mais rápido e não deixa marcas, AQUELA PESSOA VAI PENSAR NO FETO PRO RESTO DA VIDA, acho difícil ela sorrir novamente algum dia.

"a cena dela na cama teria mudado TUDO"
-seeee ela tivesse decidido ficar com o filho! Como já disse, aquele é um momento BEM sentimental, mostra um amor de MÃE, que NUNCA deixaria o bebezinho na mão de outros. E mais uma vez repito.. quando eu vi o filme, fiquei bastante emocionado com a cena.

"Mas não acredito que as pessoas mereçam ser punidas pela eternidade por deslizes momentâneos" - Eu também não acho! Já disse que ninguém tem que sofrer. Elas têm que perceber A MERDA que fizeram, e no filme parece que o que aconteceu não foi NADA, e que tem uma solução FÁCIL. Nâo falei que ninguém tem que punir ninguém.

Popota, eu acho que até estamos concordando em vários pontos.

O fato é que o filme coloca tudo num ambiente bem bonitinho (com direito a fogos de artifício!), tanto que continuo adorando o filme. Mas a minha proposta foi discutir isso como seria na vida real, se isso é ético, se isso é amor de verdade. A gente vê esse filme e não tem dúvidas de que ela fez a coisa certa. Por que?

1. A Juno é muito fofa.
2. Ela solta algumas das frases mais geniais.
3.Ela toca guitarra e canta bem
4. EXISTE no jornal um casal aparentemente IMACULADO saído diretamente de HOLLYWOOD que procura exatamente um recém nascido, isto é, que não tem vontade nenhuma de adotar nos ORFANATOS, onde existem MILHARES de crianças sofrendo sem pais há muuuito tempo!
E o mais importante:
5. Belle and sebastian.

Desculpe por estar batendo na memsa tecla, é que toda vez que vc fala "Falta de sensibilidade" eu fico muito sensibilizado... ;)

Abraços, popota, a gente se fala hoje no show do los bife!!!

pacheco said...

Ah sim... Mil desculpas para os que não viram o filme e leram a discussão! Eu devia ter colocado um grande SPOILER ALERT! =/

tom said...

mas blade runner e kraftwerk tbm (ainda) nao soam datados. na ultima vez q toquei na ddk tava rolando um kraftwerk e uma figura veio me perguntar se aquilo era novo. bom, era um remix de radioactivitat, que tem, pelo menos, uns 35 anos!!! o blade ja fez 25 e continua com o seu assunto em pauta, embora se passe em 2019, acho que vamos passar dessa data pra começar a ter coisas que o filme mostra. mas é isso, assim como os beatles e mozart, sao classicos, e nunca ficarao totalmente datados...

pacheco said...

O blade runner eu não achei datado não, acho que eu era novo mesmo. Mas kraftwerk eu achei... pelo menos o cd que eu ouvi, Computer World. To ouvindo Autobahn agora e estou gostando bem mais.

pacheco said...

"O que mais gosto dos caras é o conceito robotico , autonomo , Metropolis mesmo , totalmente europeu , gelado , impessoal . Alemão ."

Acho que é disso que eu não gosto! =)

pacheco said...

Sabe quem me apresentou ao kraftwerk, tom? ;)

tom said...

nao sei, pacheco. quem? ingo, o cão dinamarques? mas esse impessoalismo e frieza faz parte do conceito dos homens-maquina. eles querem mostrar como, numa sociedade toda industrializada e tecnologica, as coisas ficam impessoais, frias e automaticas. é um comentario... maquinas simplesmente funcionam, calculam, nao tem sentimentos, fazem o seu trabalho e ponto final...

pacheco said...

Sim! ingo, o cão dinamarques! Eres um gênio! =D

Sim sim, entendo esse comentário "sociedade autonoma". Mas isso é que nem pintar um quadro todo preto e dar o nome de "Memória". Conceito incrível, muito profundo e tal... mas o quadro preto continua sendo um quadro preto. Portanto admiro a idéia, mas não o tenho na parede da minha casa.

fabio fernandes said...

avaliação de que um tópico é sucesso aqui na cova é a quantidade de comentários e este aqui que mixa juno & kraftwerk já pode entrar nos anais (sem trocadilhos) da história deste blog ... :)

brunobbl said...

TOM

O CONCEITO DA MÚSICA ELETRÔNICA NÃO SURGIU LÁ PELA ALEMANHA CIRCA DÉCADA DE 20 ?

ABS

BRUNO

tom said...

bruno, o conceito de musica eletro-acustica surgiu no começo do seculo passado, sendo que nos anos 20 ja haviam experiencias nesse campo, tanto na alemanha quanto em outras partes da europa. mas foi so a partir dos anos 60, com o surgimento dos circuitos e dos sintetizadores, que a musica eletronica de fato apareceu (e, com ela, o kraftwerk, que deu os parametros). antes era uma coisa mais experimental do que musical mesmo

pacheco said...

Vc gosta de Amon Tobin, Tom? Eu acho demais!

tom said...

faz tempo q nao ouço nada do amon tobin, mas acho o trabalho dele legal, mas nao sei como esta agora. alias, ele deve estar lançando algo novo, pq vi o nome dele numa dessas revistas de musica inglesa na capa. alias 2, pra quem nao sabe, o amon tem raizes brasileiras, mas vive em londra desde moleque, certa vez o entrevistamos para o rio fanzine, ele ate foi la na redação e falou alguma coisa em portugues enrolado...

brunobbl said...

ALGUÉM JÁ OUVIU O NOVO DA MINOGUE OU O GNARLS BARKLEY ?

ABS

BRUNO

RENATO BIAO said...

bom , eu conheci o kraft através de um colega de classe q tava cantarolando 'boing buum tschack' na sala de aula, qdo tinha 12 anos... nessa época eu ouvia muito os discos da minha mãe(beatles, queen, floyd)e uns q ela tinha me dado - kiss , depeche, o primeiro dos smiths...
ele disse q tinha ouvido aquilo num programa de rádio da furacão 2000(inacreditável dizer isso hoje em dia), então corremos atrás e descobrimos quem era.

uma influência q vejo claramente no kraft é stockhausen- só fui descobrir anos depois...tão inovador qto.

Felipe Passarelli said...

kraftwerk - paixão pós free jazz em 98 e em 2004. broxou depois o show do massive attack (pior ordem de line up ever)

the breeders - decepcionante pra quem já fez cannoball

Juno - ainda não vi e nem li a discussão do tópico pra não perder a graça.

blade runner - não me lembro mas vi

o que tenho escutado: vampire weekend, foals, high places, crystal castles, hercules & love affair, el guincho, why?, glass candy, chromatics

o lucio ribeiro tocou quase tudo isso na fosfobox, o set dele é muito bom! (play-pause não mixagem)

revelação nacional: mallu magalhães (15 anos), incrível essa menina.

see ya

Pedro said...

eu nao me lembro direito do Blade.
Eu nunca fui mto fã de filme sci-fi
Eu sei q na minha locadora tem umas 3 versoes (a luxo, a mega luxo e a ultra luxo rsss)
Tem alguma diferença???
Vou ver c alugo nesse final de semana.
---
C eu nao me engano, nos anos 90, uma revista fodona de emusic lá de fora colocou o Kraftwerk na capa e fez a seguinte pergunta : Mais influentes que os Beatles ?

wander said...

como a safra de bons discos não está boa, estou apelando pros singles, e o que tem me agradado:

1) Gnarls barklys - Run (run away children, run for your life)
2) Ting tings - é isso? sei q gostei bastante
3) Hercules - Hegarty cai bem até em dance music!
4) REM - Parece q vai voltar a ser bom de novo, já tinha desistido dos caras
5) Supergrass- tipo led-stripes
6) Guillemots - Kriss kross e get over it - meio over demais, mas gostei
7) Nick Cave - dig lazarus dig
8) Moby - Alice e disco lies (nem sei se é nova)
9) MGMT - bom esse disco, time to pretend já vale o disco
10) Moz - All you need is me

não bateram ainda: vampire, foals, these new puritans, e um monte de coisa ditas como salvadoras

discos razoáveis, tipo nota 7: british sea power, cat power, goldfrap, hot chip (sonzinho chato)

acho q esse ano vou abandonar essa coisa de disco e me concentrar em singles, rola até uma listinha de download de indie rock por mês

enfim, tudo está descartável mesmo

popota, achei q seu nome era classificação XX, enfim, boas alfaces, rs mas vc é menor q a beth ditto não?

tom said...

a safra musical tava tao fraca nos ultimos dois meses que eu quase nao ouvi musica, vi mais filmes. mas, recentemente, ouvi alguma coisa: vampire weekend (achei ok), novo da miss kittin (gostei), novo da goldfrapp (ainda nao ouvi todo, ta mais acustico), sia (uma cantora que ja botou voz pro zero7), hot chip (ok tbm), baixei esse single do moby, mas nao ouvi, happy mondays (poize, eles voltaram) e a trilha sonora de there will be blood, que achei fantastica

tom said...

as diferenças entre os blade runner ja foram comentadas num post so do filme algumas semanas atras, mas, basicamente, ha o filme normal e a versao do diretor (sem narração off), entao lançaram um dvd de capa azul que traz a versao do diretor remasterizado, alem das duas anteriores (nomal americana e a internacional) e um dvd so de bons extras; e a versao definitiva (5 dvds!), capa metalizada, que traz ate o copiao do filme, nunca mostrado, que dura umas 4hrs, com ainda mais extras, overdose.

Alessandro said...

POR FAVOR BAIXEM O DISCO DO DIE!DIE!DIE!

ESPETACULAR!!!!

wander said...

achei bonito o goldfrap, mas é disco de detalhes

miss kittin não sabia, baixarei

sia - a musica q encerra a sete palmos acho q é dela, não?

vou ouvir essa mallu magalhães pra saber o hype

uma das metas do ano é voltar a ver filmes, tava achando tudo muito chato e previsível, 15 min depois vc já saca o final, mas existem as pérolas que salvam, tipo um Requiem para um sonho ou almodovares

Blade runner ou laranja mecânica, qual influenciou mais? Laranja é do início dos anos 70 e é punk! Acho laranja ainda o meu filme de todos os tempos, nunca vai haver outro como Kubrick na direção, eu acho

fabio fernandes said...

os coveiros acompanharam a treta entre o black crowes e a revista maxim ?
pois é, na edição de março a revista deu uma cotação razoável (2 estrelas e meia em uma escala de 5) para o novo cd da banda ... que não foi lançado e nem sequer vazou na internet, só tem um single rolando por aí (goodbye daughters of the revolution). resumindo, publicaram a crítica sem terem ouvido o cd na íntegra. a revista já assumiu o erro fazendo o seu "mea culpa" e pedindo desculpa a banda e aos leitores.
eventualmente, tenho a sensação que alguns críticos não ouvem todo o cd para criticar, mas esta é inédita: o cd não estava nem pronto !!! rsrs

Lord Vader said...

meio off
Gostei mto do novo British sea power .: " Do you like rock music ?" , ate postei no meu brogui.
Avho que vale a pena baixar.

Pedro said...

haha
fabio, essa foi a melhor noticia dos ultimos anos
hahaah
Já tem tempo que nao leio uma critica sobre algum disco.A critica nunca vai acabar, mas acho que as pessoas cada vez mais vao procurar informacoes em lugares como este blog, por exemplo.
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Nossa, eu eu ja estava achando que somente eu estava dando mais bola para os filmes do que para os cds lancados esse ano.Ta fraco demais.
Hj, no meu mp3, so tem discos com mais de 10 anos rss
Tirando o ultimo do super furry animals.
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NA CIDADE

NATAL NA ÁREA:

CASAS & SHOWS: Circo Voador 08 - B.Negão Bota Som / BaianaSystem 09 - Far From Alaska / Scalene 10 – Scracho / Gabriel Elias 11 - Estreia do Documentário "Nosso Sagrado": Debate + Roda de Samba (Kebajê, Andreia Caffé, Rogério Família) 15 - Snarky Puppy (EUA) 16 e 17 - Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso 21 - Samba Iaiá: Pretinho da Serrinha - Participação: Mariana Aydar, Mariene de Castro, João Bosco 22 - Festa Mistério do Planeta / Primavera nos Dentes (Charles Gavin, Duda Brack, Paulo Rafael, Pedro Coelho, Felipe Ventura): Homenagem ao Secos & Molhados / Pepeu Gomes - Participação: Baby do Brasil & Pedro Baby 23 - Amigos da Onça: Onçaspectiva 2017 28 – Forróçacana 29 – 1Kilo

Fundição Progresso 08 - Arcade Fire (CAN) / Bomba Estéreo (COL) 09 - Racionais MCs / Choice MC / BK / Ghetto Brothers 16 - Gal Costa & Gilberto Gil & Nando Reis: Trinca de Ases

Teatro Rival 06 – Ricardo Brito Talk Show: Leoni, Ruy Faria, Gilson Peranzzetta 07 – Steve Rothery Band (ING) 08 – Ana Costa & Carrapicho Rangel 09 – Tia Surica: Homenagem a Clara Nunes 14 – Jota Maranhão & Altay Veloso 16 – Ordinarius 20 – Rival Rebolado: Edição de Natal 22 - Edu Falaschi: Rebirth of Shadows Tour - Parte 2 28 – Claudio Lins 30 - Jay Vaquer

Teatro Riachuelo 12 – Elba Ramalho 13 - Luiza Possi: Tributo a Michael Jackson 19 - Baby do Brasil

Vivo Rio 14 – Carminho (POR) Canta Tom Jobim 16 – Milton Nascimento & Tiago Iorc 29 – Pabllo Vittar

Memorial Getúlio Vargas (Glória) 08 – Grupo Vocal Pé na Rua 14 – Quintas Acústicas: Alexandre Marzullo 17 – Grupo Vocal Zanzibar Casa Julieta de Serpa (Flamengo) 03 - Paris Jazz & Blues: Marcio Ciribelli 10 - Paris Jazz & Blues: Tunai & Wagner Tiso

Etnohaus (Botafogo) 07 – Paulo Sartori & Johanna Amaya 08 – Laura Lagub 10 – Janna Linhares 15 – Caio Castelo 16 – Filtra / Comodoro 21 - Ivo Senra & Lúcio Vieira: ECO Botto Bar (Botafogo) 05 e 12 – Toni Platão 07 – Zabumba Atômica 08 – Chris Crochemore

Audio Rebel 09 - Macabea 10 - Herzegovina / Ballet Clandestino (SP) / Gangue Morcego 15 - BacaFest: Mauk & Os Cadillacs Malditos / AlBaca / Two Step Flow 16 - Illy 18 - Melvin & Os Inoxidáveis / Homobono / Mamute Flutuante 20 - Lourenço Vasconcellos Vibrafone Trio Solar de Botafogo 08 - Whipallas / Fleeting Circus 09 - Les DeuxLuxes (CAN) 10 – Sophia Abrão 12 – Júlia 16 – Lado Alado

Sala Baden Powell 06 - Adriana 15 - Wanda Sá & Quarteto do Rio Theatro Net Rio 05 - Zélia Duncan & Jaques Morelenbaum 12 – Joyce Cândido 13 – Ziza Fernandes

Casa de Cultura Laura Alvim 07 - Natália Garcez: Tali! 05 - Lucas Santtana 10 – Lan Lanh 12 - Dois Reis 16 – FestLip Show: Joss Dee (ANG) / DJ Lili Prohmann 19 - Ayrton Montarroyos Teatro Ipanema 05 - Primavera nos Dentes (Charles Gavin, Duda Brack, Paulo Rafael, Pedro Coelho, Felipe Ventura): Homenagem ao Secos & Molhados 09 - Fernanda Gonzaga 12 – Arto Lindsay & Jonas Sá & Thiago Nassif 15 - Do Amor & Rubinho Jacobina 19 - Lancellottis - Ivor & Domenico & Alvaro 21 - Baleia

Blue Note 07 – Orquestra Atlântica Convida Ricardo Silveira 08 - Stefano Bollani Quinteto 09 – A Cor do Som (20h) 09 - Zé da Velha & Silvério Pontes (22h30) 11 - Zé Paulo Becker & Semente Choro Jazz 12 - Bianca Gismonti Trio: Gismonti 70 - Participação: Jane Duboc & Jaques Morelenbaum 13 - Alma Thomas: Homenagem a Nina Simone – Participação: Ellen Oléria 14 – Airto Moreira 15 – Jesuton 15 - Leila Maria: Homenagem a Billie Holiday 16 - Raul Mascarenhas 18 - Zé Paulo Becker & Semente Choro Jazz 19 - Tributo a Luiz Melodia: Ana Bispo, Chico Chico, Claudia Amorim, Doralyce, Duda Brack, João Mantuano, Katia Jorgensen, Maíra Freitas, Mari Blue, Mihay, Taís Feijão, Tyaro Maia, Vandro Augusto 20 - Mauricio Einhorn & Nelson Faria 21 – Orquestra Atlântica Convida Vitor Santos 22 e 23 – Carlinhos Brown 26 e 27 – Toquinho 30 - Bossacucanova & Roberto Menescal

KM de Vantagens Hall 06 – The Wailers / Ponto de Equilíbrio 08 – Maria Bethânia 09 – Zé Ramalho 16 – Raça Negra Rio Arena 15 - Deep Purple / Cheap Trick / Tesla

III Barra Blues Festival Área de Eventos do Rio 2 Shopping – Barra da Tijuca 15 – Sergio Diab / Projeto Soul Jazz / Alamo Leal & Blues Groovers 16 – RJ Café / UniJazz Orquestra / The Blue Fever / Sérgio Rocha 17 – West Side Blues / Corcel Mágico / State of Blues / Victor Biglione Trio

Engenhão 09 - Festival de Tatuagem: Pedras Pilotáveis / Filtro Vermelho / Nove Zero Nove / Filipe Ret 10 - Festival de Tatuagem: Eu Amo Baile Charme / We Are The Revenge / Kanon 23 - Eu Amo Baile Funk: Stevie B / MC Cacau / Willian & Duda / Danda & Tafarel / Coiote & Raposão / DJ Cidinho / DJ Grandmaster Rafael

Imperator 06 – Quartas Brasileiras: Leny Andrade: Homenagem a Emílio Santiago 09 – Terraço: Leão Etíope do Méier + Junta Local: Junu / DJs Rajão e Bruno Negrão 09 – Detonautas / Drenna / Folks 10 – Baile Black Bom: Banda Consciência Tranquila / DJ Flash 12 – Terraço: Jazz Pras Sete: ((TRIO)) 13 – Terraço: Forró Lanalaje: Conterrâneos 13 – Márcio Gomes 14 – Samba do Imperator: Grupo Arruda, Nelson Sargento, André Mata 17 - Beach Combers / Arte no Escuro / Cólera / Gangrena Gasosa

Planet Music 09 - Maieuttica / Involuntarium / Colwire (SP) / No Trauma / Quantum 17 - Festival Irmandade Underground: Go! Victory / A Marcha das Árvores / Eu, Você e um Oceano / Faithless / Inner Flow / Santaria / Arena Centro de Referência da Música (Tijuca) 07 - Jeff Gardner: Homenagem a Johnny Alf 08 - Trem Vocal 09 - Júlia Vargas 10 - Equale: Homenagem a Dorival Caymmi 12 - Sarau dos Sambistas 14 - Eduardo Ponti

Bar dos Descasados (Santa Teresa) 07 – Ed Motta 14 – Toni Garrido 21 – Sandra de Sá

Aparelho (Centro) 07 - Ricardo Dias Gomes / Joana Queiroz 09 - Anjos de Vidro / Mara Rúbia 11 - Michel Temer Trio / Test (SP) 14 - Winter (EUA) / My Magical Glowing Lens (ES) 16 - LoveJoy / Ênio Berlota & A Nóia Coletivo Machina (Centro) 07 - Astro Venga / Lunares 09 - Test (SP) / Entropiah (ESP) / Jessica Worms / Sorry For All (SP) 14 - Blastfemme / Lâmmia 15 - Tailten / Punching Namard 23 - LoveJoy / Cidade Chumbo Motim (Centro) 08 - Talude / Chico de Barro / SLVDR 09 - Rawph / Warmest Winter / Lacerda 10 - Quasar / Eliminadorzinho / gorduratrans 16 - Desgraça / Yukio

CCBB 09 - Orquestra Bom Me Quer Paquetá e Corais da Escola de Música Villa-Lobos 15 - Nilze Carvalho 16 - Farra dos Brinquedos 16 - Madrugada no Centro: Rico Dalasam / Minha Luz é de Led 17 - Folia de Reis Céu na Terra BNDES 06 - Vicente Paschoal 07 - Alaíde Costa Convida Turíbio Santos 13 - Paulo Bellinati & Cristina Azuma 14 – Guinga

Festival Wine Jazz, Bossa & Blues Inverso Restaurante (Jockey Clube) 06 - Maurício Einhorn & Jefferson Gonçalves & Gabriel Grossi 07 - Azymuth 08 - Wagner Tiso & Victor Biglione

Festival Novas Frequências 06 – Audio Rebel: Louis Laurain (FRA) / Luisa Lemgruber & Gabriela Mureb & Sanannda Acácia 07 – Oi Futuro Flamengo (16h): Dewi De Vree & Patrizia Ruthensteiner: Magnetoceptia (performance sonora) 07 – Lagoa Rodrigo de Freitas (17h): Dewi De Vree & Patrizia Ruthensteiner: Magnetoceptia (performance sonora) 07 – Audio Rebel: Jeremy Gara (CAN) / Flores Feias 08 – Igreja do Carmo (Lapa): William Basinski / Dewi De Vree & Patrizia Ruthensteiner 09 – Parque Lage: Chelpa Ferro: Acusma para Crianças 09 – MAM: 09 - Nicolas Field & Pontogor: To The Bone (performance sonora) 09 – Local não divulgado: Festa O/NDA: Acid Arab (FRA) / Aïsha Devi (SUI) / Carrot Green / Stellar OM Source (FR) / grassmass apresenta: Coisas - a synth tribute to Moacir Santos / Deo’Jorge 10 – Sala Mário Tavares (Centro): Chelplexx (Chelpa Ferro + Duplexx) / ensemBle baBel plays Christian Marclay (CH)

Íris Festival (Rio City Lab / Santo Cristo) 27 - Roberta Nistra / Sambanosso / DJ MAM & Sotaque Carregado / Agytoê 28 - Beach Combers / Bloco Cru / Bloco Toca Raul 29 - New Kids on The Bloco / Bloco Fogo & Paixão / DJ Sany Pitbull

Circuito SESC 07 – Tijuca: Zé Bigode - Participação: Thiago El Niño 09 - Duque de Caxias: Sotaque do Nordeste 09 - Nova Iguaçu: Expresso Santiago 10 - Madureira: Carlos Dafé 10 – Engenho de Dentro: Zé Bigode - Participação: Thiago El Niño 10 - São Gonçalo: Dorina 12 - SESC Ginástico: Frejat 16 - Niterói: Sotaque do Nordeste 16 - Nova Iguaçu: Leoni 17 - Nova Iguaçu: Dorina 17 - São Gonçalo: Sotaque do Nordeste

MIXXX: 7 - Laura Lagub - Participação: Marcela Mangabeira – Teatro Café Pequeno 07 - Cidade Negra – Shopping Village Mall 07 - Mari Blue - Participação: Duda Brack, Mihay, Zé Ibarra – Rock Experience / Lapa 07 - Hare Festival Psicodélico: Eletrotupiniquim – Hareburguer Leblon 08 - Camila Costa & Rubinho Jacobina – Casa Igba / Santa Teresa 08 - Banda Nós 3 – Teatro Ziembinski 08 - 1º Cortejo Pré-Carnaval Maracatu Baque Mulher – Casa Nem / Lapa – Indo até a FEBARJ 08 - Ensaio Aberto do Bloco Planta na Mente – Largo dos Arcos da Lapa 08 - IZA / MC Sabrina / Drik Barbosa / Filhas de Bamba / DJ Ingrid Nepomuceno – Unidos da Villa Rica / Copacabana 08 - BudxRio: Manie Gang / TechnoBrass – Bar do Nanam / Praça Tiradentes 09 - Festival Hippie Punk Beatnik: Ventura / Igor Anti-Projeto / Ramyrez 77 / Mau Presságio / Atentado 70 / AMEOPOEMA – Centro Cultural Toca Raul – Duque de Caxias 09 - Festival Trama: Luíza Boê / Kosmo Coletivo Urbano / Jamelão Sound System / DJ Eloy Vergara – Malha / São Cristóvão 09 - Orquestra Petrobras Sinfônica: Thiller Sinfônico - Homenagem a Michael Jackson – Theatro Municipal 09 – Arthus Fochi Trio – Parque das Ruínas / Santa Teresa 09 - Festival Rock no Parque: Espinoza / Lenhadores – Arena Dicró / Penha 09 - Quasar / Chico de Barro / Eliminadorzinho – PEGA / Duque de Caxias 09 - AtitudExtrema / Tereza Bicuda / Universo Inverso – Arena Renato Russo / Ilha do Governador 09 - Luísa Lacerda & Carlos Chaves – Casa de Esquina / Grajaú 09 - Braza – Lona Carlos Zéfiro / Anchieta 09 - Contando Bicicletas – Estúdio Fórum 09 - CharmeBloco - Praça Marechal Âncora / Praça XV 10 - Festival Hippie Punk Beatnik: Fanfarra Locomotiva da Baixada – Centro Cultural Toca Raul / Duque de Caxias 10 - Letrux (pocket show) – Ahlma / Leblon 10 - Headbanger Fest: Nervosa / Siriun / Vorgok – La Esquina / Lapa 10 – Rio Na Rua: Melim - Posto 8 / Leblon 10 - Bloco Cru - A Volta! - Parque dos Patins / Lagoa 12 - Noite Faro: Castello Branco – FM Hall 12 - Festival Realmente Som: Sinara – Ganjah Lapa 13 - Roda de Samba do Fundo de Quintal - Participação: Maria Rita & Sombrinha – Cacique de Ramos 13 - Mario Adnet & Paulo Jobim: Jobim Sinfônico – Sala Cecília Meireles 13 e 14 - Mariene de Castro & Almério (POR) – Teatro XP Investimentos / Lapa 14 - Funarte Plural: Alvaro Lancellotti – Teatro Glauce Rocha / Centro 15 - Varanda Suspensa: Fausto Fawcett & Omulu – Parque Lage 15 - Tavinho Paes - Lançamento do livro "Bob Dylan - A Liberdade que Canta": Arnaldo Brandão, Fred Nascimento, Cash Crash, Marcela Sperandio & Cecilia Spyer, Bayard Tonelli – Estúdio Hanói / Botafogo 15 - Duda Brack & Rodrigo Garcia – Ganjah Lapa 15 - Guilherme Arantes – Teatro Oi Casa Grande 15 - Laboratório do Éter – La Carmelita / Lapa 16 - Raf F. Guimarães / AlBaca / Two Step Flow – Estúdio Hanói / Botafogo 16 - Braza - Lona Jacob do Bandolim / Jacarepaguá 16 - Two Step Flow / Força & Honra / Blind Freedom / Gambrinus 74 – Praça do Pinheiro / Jacarepaguá 16 - Alcione - Participação: Maria Bethânia & Bateria da Mangueira – Ribalta / Barra da Tijuca 17 - Festival Boca do Rock: Diabo Verde / Nove Zero Nove / We Are The Revenge – Lira de Ouro / Duque de Caxias 17 - Taurus / Nervochaos / Coldblood / Velho – La Esquina / Lapa 17 - Matanza / Diplomatas – Lona Jacob do Bandolim / Jacarepaguá 17 - Festival Arena Alternatiba 2: Dwo / Alter / Indivíduo K / Altopo – Arena Chacrinha / Pedra de Guaratiba 22 - O Último Baile do Bené: Flora Matos / MC Marcinho – Viaduto de Madureira 27 - George Israel - Baretto Londra / Fasano 30 - Pré-Reveillon POPline: IZA - Espaço Sacadura / Saúde

Vila Encantada de Natal, que chega ao Rio a partir de 8/12 (6af), nas cidades de: Caxias (8/12, 6af); Itaboraí (9/12, sáb); São Gonçalo (10/12, dom); Casimiro de Abreu (15/12, 6af); Rio das Ostras (16/12, sáb) e São Pedro da Aldeia (17/12, dom). A caravana itinerante chega na cidade com uma carreta-palco imensa, a equipe realiza uma oficina de enfeites natalinos com a população, enfeitam - com o que produziram - a praça onde acontecerá a apresentação de cinema e teatro ao ar live, todos com a temática lúdica e afetuosa do Natal. ______________________________

A SÉTIMA edição da Mostra de Cinema Polonês, acontece de quarta-feira dia 6 a 11 de dezembro no CCBB de São Paulo após passar pelo Rio e Brasília. Com curadoria da historiadora de arte Ewa Zukrowska (polonesa residente em SP), o evento presta homenagem ao diretor e roteirista Juliusz Machukski, aclamado como o "rei da comédia" pelos críticos de seu país e exibe sete de seus filmes. Entre os títulos inéditos no país tem "Sexmissão", que quando estreou em 1983 levou 12 milhões de poloneses ao cinema.

FEIRA RETOKE: uma ótima oportunidade para as compras de Natal, com três edições em dezembro, a partir deste primeiro fim de semana do mês de dezembro, neste sábado, 2/12, na Lapa. As outras edições da feira colaborativa, que reúne moda, decoração, arte, gastronomia, saúde, beleza e novas tendências do Rio, acontecem na Barra, dia 9/12 e, na Tijuca, nos dias 15, 16 e 17/12.

Abertura da exposição de fotografias de Raymond Depardon, “Un moment si doux”, no dia 1º de novembro. Depois de passar por Paris e Buenos Aires, o CCBB Rio recebe as 170 fotografias de diferentes cores e formatos tiradas na Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Ate 22 de janeiro. qua-seg 9am-21pm. Grátis.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro/rj apresenta Mostra de Cinema Leila Diniz Em comemoração aos 15 anos da escola e a inauguração da Sala de Dramaturgia Leila Diniz   Entrada franca ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO Sala de Dramaturgia Leila Diniz Rua da Alfândega, 5 – Centro - Rio de Janeiro

Entre os dias 13 e 18 de dezembro, acontecerá a 12ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino – FEMINA - no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. O evento é realizado pelo Instituto de Cultura e Cidadania Femina que, desde 2004, se dedica a exibir longas, médias e curtas-metragens dirigidos por mulheres e/ou com temática feminina.

Retrospectiva do Cinema Brasileiro reúne a diversidade da produção nacional no CineSesc/SP e abre exposição: “Ozualdo Candeias, Fotografias” - 07/12/2017 O CineSesc realiza a 18ª edição da Retrospectiva do Cinema Brasileiro durante todo o mês de dezembro (de 07/12 a 03/01/2018). Nesta edição, a curadoria foi realizada pela montadora de cinema Cristina Amaral, do crítico de cinema Chico Fireman e a equipe do CineSesc. Foi selecionado o total de 55 filmes, sendo 26 longas-metragens de ficção, 24 documentários e cinco curtas- entre os 141 filmes lançados no período. Na abertura da 18ª edição da Retrospectiva do Cinema Brasileiro será exibida a cópia restaurada do filme A Margem, de Ozualdo Candeias, e exposição:

“IRMÃOS MAYSLES – A DISCIPLINA DO OLHAR“ exibirá 30 filmes, entre curtas, médias e longas, e promoverá debate e masterclass de 30 de novembro a 13 de dezembro na Caixa Belas Artes, em São Paulo. A mostra tem o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

CIRQUE DU SOLEIL CHEGA AO RIO DE JANEIRO COM ESPETÁCULO INÉDITO, NO PARQUE OLIMPICO Após temporada de sucesso em São Paulo, AMALUNA estreia no Rio de Janeiro dia 28 de dezembro
ARCADE FIRE NA FUNDIÇÃO: A BANDA CANADENSE ARCADE FIRE SE APRESNTA NO DIA 08/12 (SEXTA) NA FUNDIÇÃO PROGRESSO, COM SHOW DA TURNE 'INFINITE CONTENT'. NO SÁBADO, 09, SE APESNTA NA ARENA ANEHMEBI/SP. NO RIO, O SHOW TEM ABERTURA DA BOMBA STEREO.

SNARKY PUPPY A BANDA DE MODERN JAZZ SE APRESENTA 15/12, NO CIRCO VOADOR ABERTURA: Pandeiro Repique Duo com part. Carlos Malta e Gabriel Grossi

A Bela da Tarde, longa de Luis Buñuel Clássico de Luis Buñuel retorna ao cinema com distribuição da Zeta Filmes, em Cópia Restaurada – Estreia dia 07/12/2017 - 50 anos!

SOLID ROCK: a participação da banda Lynyrd Skynyrd no Solid Rock (Curitiba, Pedreira Paulo Leminski, dia 12/12; São Paulo, Allianz Parque, dia 13/13; e Rio de Janeiro, Jeunesse Arena, dia 15/12) acaba de ser CANCELADA por motivos pessoais da banda. No lugar, Cheap Trick será a banda que fará parte do lineup, junto do Deep Purple e Tesla. Mais informações sobre devolução de ingressos serão divulgadas em breve.

(colaborou @DonnieDarko73);

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