Pages

Thursday, August 16, 2007

ELVIS ID DEAD


Está por toda parte: hj completam-se 30 anos da morte de Elvis Presley, o proclamado rei do rock. Foi por casa dele que nosso Roberto Carlos tbm passou a ser chamado de "rei", qndo ainda fazia roquinhos. Cor da pele à parte, Elvis foi um fenomeno. Pegou o som feito pelos negros (que não podiam tocar em radios ou aparecer na TV) e levou para o mundo, dando um molho caipira. Nascia o rock´n´roll como nós conhecemos. Inclusive, Elvis, q era alourado, pintou o cabelo de preto e ficou com um ar mais rebelde. Sua dança sensual e agressiva completou o pacote, junto com uma jaqueta de couro. Elvis, Brando e James Dean, mais ou menos na mesma época, criaram o visual rock rebelde q ate hj usamos (jaqueta, jeans, t-shirt branca, tenis, q era a roupa de gente pobre). Minha mãe tinha vários discos do cara, que eu costumava ver em filmes bobos da sessão da tarde, e ficou arrasada com sua morte. Na minha formação rock, ele não teve papel relevante, pelo menos não diretamente. Pra mim era o mesmo que roberto carlos. Só depois, vendo docs e conhecendo mais detalhes foi q vi q o cara influenciou até o Clash. Pena que acabou do jeito que acabou. E virou uma lenda do mundo bizarro, dos Elvis gordos de Las Vegas, do cara que não morreu. E pra vcs, Elvis teve ou tem alguma importância/relevância. Ou é só um mito?

18 comments:

iga_rio said...

Fala Tom !

Sei da importância do Elvis para música americana, mundial e é claro pro rock !!! mas nunca me chamou muito a atenção não... a imagem que ficava para mim era daqueles filmes bobos da sessão da tarde mesmo !! mas respeito a importância dele.

Tocando no assunto Elvis. Tom vc se lembra de uma banda chamada Dread Zeppelin ??? até tinha um clip que passava direto no ínicio da mtv no brasil !!! eles tocavam músicas do led zeppelin e ritmo reggae !! e tinham um vocalista que se vestia de Elvis Presley e se chamava Tortelvis... era toscão a parada.. os caras a té vieram fazer show no Brasil ! acabei me lembrando deles.

Abraços,

Rainha Popota said...

Hahahaha, bem, considerando a minha idade, eu não posso exatamente responder a essa pergunta!

Minha mãe falou muito dele quando eu era criança, apesar dela também não ter vivido a época. Eu acho que meu primeiro contato com a imagem do Elvis foi vendo Forrest Gump, com aquela cena em que eles dizem que o Forrest que ensinou os "dance moves" do Rei.

Anyway, acho que ele é um daqueles clássicos intocáveis da música, conhecido muito mais por toda a "mística" do negócio do que pela música em si. Digo, 90% das pessoas nem sabe que "escuta" Elvis em várias bandas. Outro que morreu em uma situação lastimável, um padrão que parece se repetir assustadoramente ao longo da história do rock.

Uma pena mesmo que o mundo da música ainda tenha essa fama horrível. E, para piorar, os "rockeiros" (odeio esse termo) mais jovens continuam fazendo as mesmas idiotices que seus ídolos fizeram, ajudando a perpetuar ainda mais essa imagem de que músico é sempre louco e drogado.

Mas considerando que a intenção, muitas vezes, é justamente vender esse estilo de vida...

Anyway, besitos
;*

pacheco said...

Não gosto de ouvir elvis não, até porque nenhuma música (ou praticamente nenhuma) é dele... eu costumo dar mais valor a compositores.

agora, não sei qual exatamente é a influência dele no mundo da música, teria que estudar mais pra saber isso. Gosto muito mais dos outros iniciadores do rock, chuck berry, chubby checker, buddy holly, esse pessoal muito divertido que tem na trilha sonora do American Graffitti!

E ele era drogado e mal caráter.

Como ator prefiro Frank Sinatra.

Abraços!

Vida Fuleira said...

Ele não é um dos artistas mortos que mais "faturam" por ano?

Vida Fuleira said...

Dread Zeppelin... tão tosco quanto o Scatterbrain (cada coisa que a gente só conheceu por causa da MTv)

tom said...

nao por acaso, o canal tcm ta exibindo hj uma maratona elvis, com direito aos melhores dele, viva las vegas e jailhouse rock. como to gripado de cama, nada melhor (nem precisa prestar atenção, em geral os filmes sao ruins, fora os dois citados). o pior do elvis foi se deixar manipular pelo coronel parker e ter virado um patriota escroto (foi pro exercito, apoiou nixon, delatou lennon). isso estraga um pouco de sua aura. iga, vi o show do dread zeppelin, foi la no imperator. a maioria da galera que le esse brogue nem era nascida qndo elvis bateu as botas. eu ainda brincava de carrinho. miha mae tbm nao era da epoca, mas ainda pegou a rabeta nos anos 60 (o auge de elvis é o final dos anos 50) emblematicamente ele morreu no mesmo ano em que o punk rock estourou. embora elvis tenha vindo depois dos originais reis do rock (citados por pacheco), foi quem abriu caminho por ser branco tocando musica de preto. talvez sem ele tudo tivesse demorado mais pra acontecer. sim, elvis fatura hj muito mais morto do que qndo tava vivo. sorte da filha, lisa marie, que ganha 30% de tudo.

tom said...

tem tbm essa mistica do elvis is not dead. dizem que, na mesma epoca em que ele empacotou, um cara muito parecido com o elvis original, de cabelinho louro e tudo, foi visto no aeroporto comprando um one way ticket pra buenos aires. será? no caso, ele teria trocado de lugar com um de seus imitadores e picado a mula. acredite... se quiser!

fabio fernandes said...

minha namorada adora elvis, eu já curto mais o lado bizarro e alguns filmes do cara ...
e o que aconteceu é que ele foi o cara certo na hora certa no lugar certo: a indústria precisava de um ídolo branco para seduzir os adolescentes.

e em bizarrice, acho que de todos estes rock stars ele tenha sido o campeão. parece que qto mais dinheiro entrava, mais ele pirava. kurt se matou logo mas o elvis foi pirando, pirando e não encontrava limites pela frente.

tbém lembro do show do dread zeppelin no imperator, aliás, que fim levou a banda ?

iga_rio said...

Pode crer vida fuleira o Scatterbrain é dessa época também... banda de metal de NY com uma pitada de humor...
Lembro do show do Dread Zeppelin ter sido no Imperator, porem na época não me interessei em ver.

Rainha Popota said...

Cara, sério, esses artistas que fazem tanto sucesso póstumo me assustam.

A exemplo de Tupac, que já lançou nãoseiquantos CDs desde que "morreu".

Pra mim, ele tá felizão lá no Acre aproveitando a grana! E aposto que o B.I.G divide a casa com ele e ri da cara dos otários que acreditaram na "briga" dos dois! E os dois são, é óbvio, vizinhos do Kurt.

Quem sabe o Elvis não esteja lá com ele? Já meio gagá, claro...

leila said...

elvis apareceu na hora certa para servir como fantochae na apropriação da linguagem marginal e rebelde dos negros pela industria cultural [eca, a expressão é essa mermo] norte americana. o branco que fazia a musica dos negros. pintar o cabelo teve mais a ver com essa imagem. não podia ser louro né?
foi um genio, à sua maneira. usado e abusado, coitado, deu no que deu.

Felipe Passarelli said...

Diretamente não, mas sempre achei um saco e brega Elvis. Depois de velho, dei um pouco de atenção pelo histórico do cara, total high rock school, conheço as musicas mais pra mim ele é só referência.

Smashing Pumpkins

Li sua critíca no Globo, gostei do que você escreveu, ficou bem apurado, mas tem coisas ali irreais, tipo o James Iha não é tão virtual assim como o Billy Corgan por exemplo.

E a maioria dos albums foram produzidos e escritos por Billy e Jimmy. A produção só dos dois já é normal, Billy Corgan gravou todos os instrumentos do Siamese Dream para que o album fosse lançado a tempo, todos estavam drogados, parece ele ser o unico pop star careta que conheço. rs.

E é dificil Smashing Pumpkins não lotar arena rock só pra ver eles, assim como estou. Billy está de volta que achei sensacional, pesado e bem doom.

Acho q sim sentimos falta da D'arcy e do Iha, mas o nome Smashing Pumpkins vem a calhar a qualquer hora. Shows sould-out a meses no mundo todo. É sinal que ta dando recado.

Gosto muito da Ginger, faz um estilo mas like a virgin da madonna, gata, toca bem, sensual e o Jeff também ta mandando muito bem.

Fiquei bolado com os 3 Quadrados Tom, tinha que ser pelo menos 4, ele merece nota 8,0. rs

Abraços

Vida Fuleira said...

Nesse condomínio dos roqueiros mortos, chaamdo Village Serguei, também estaria o Jim Morrison, hoje um patusco senhor que saberia toda a verdade sobre o assassinato de Jimi Hendrix e a morte de Paul McCartney nos anos 60...

tom said...

poizé, leila, sua colocação é perfeita, mas se não fosse elvis o homem nbranco (e judeu) que domina a industria musical ia promover o mega careta pat boone como cantor de rock para abafar os negros. pelo menos o elvis tinha balanço, beleza, suingue e carisma, mesmo sendo um fantoche. imaginem, o pat booonnnnee!!! mas, de fato, as coisas teriam sido bem melhores com little richard (um pré-prince) e chuck berry no poder

tom said...

nesta mesma data madonna completou 49 aninhos. ela tem quase a mesma idade oficial do rock, 50 anos (data medida a partir do estouro de elvis, ali por volta de 1957, marromeno, me corrijam, se estiver enganado). e ainda ta em cima, dando no couro. lady ciccone é meio uma vampira: ela fica perto do que é hype, chupa, absorve e faz a moda dela, meio como um certo mano caetano costuma fazer por aqui, sem a mesma criatividade

Lord Vader said...

Eu mesmo fui escutar Elvis só depois dos 20 , e claro sem nenhum impacto. Mais tarde acabei me interessando por uns albuns dele dos anos 70 , basicamente gospel/country , qndo ele já tava gordo e drogado. Aliás é mto divertido ver cenas da sua fase Las vegas , com o cara se enxugando com a toalhinha no palco o tempo inteiro nos seus trajes Evil Knievel.
O legado over de Elvis se confunde com a propria sub cultura white trash americana e daqui há cem anos ainda vai se falar no cara.
Obviamente sua importância foi inestimável , mas como foi muito rapidamente digerido pela midia virou paródia cedo demais , e aí o bastão já tinha passado pro outro lado do atlantico.
Em 2001 fui num congresso em Sampa , e tinha um cara fazendo um cover de Elvis num estande. Depois que acabou a performance não resisti e fui trocar uma idéia com o maluco. Se chamava Helder Elvis , e foi bizarro , porque parecia que eu tava falando com o rei em pessoa , tamanha a semelhança do cara e a total incorporação do sujeito , que realmente pensava que era Elvis. Quase Esquizofrenia.

leila said...

nossa, eu ainda vou pensar muuuito nessa sua sacada madonna-caetano :)

leila said...

uma coisa q acho engraçada é q as pessoas mais novas, que não estavam aqui no planeta quando o rock começou a tomar forma, ouvem Elvis meio que sem sacar e acabam gostando mais do lado anedota trash do fim da vida dele.

NA CIDADE

OCTOBERFESTIVAS:

FESTIVAL DO RIO  ÚLTIMA CHANCE   de 16 a 18 de outubro   Estação NET Botafogo 1 + Estação NET Rio 4 e 5    

ESTAÇÃO NET BOTAFOGO 1: 16/10/2017         Estação NET Botafogo 1  15:00     Ocidental Dir. Neïl Beloufa 16/10/2017         Estação NET Botafogo 1  17:00     Matar Jesus Dir. Laura Mora 16/10/2017         Estação NET Botafogo 1  19:00     Memórias do subdesenvolvimento Dir. Tomás Gutiérrez Alea 16/10/2017         Estação NET Botafogo 1  21:00     As misândricas Dir. Bruce LaBruce

  17/10/2017         Estação NET Botafogo 1  15:00     Ensiriados Dir. Philippe Van Leeuw 17/10/2017         Estação NET Botafogo 1  17:00     Antipornô             Sion Dir. Sono 17/10/2017         Estação NET Botafogo 1  19:00     Patti Cake$ Dir. Geremy Jasper 17/10/2017         Estação NET Botafogo 1  21:00     Meu colégio inteiro afundando no mar Dir. Dash Shaw  

18/10/2017         Estação NET Botafogo 1  15:00     Últimos homens em Aleppo Dir. Firas Fayyad 18/10/2017         Estação NET Botafogo 1  17:00     Cadáveres bronzeados Dir. Hélène Cattet, Bruno Forzani 18/10/2017         Estação NET Botafogo 1  17:00     Sal Dir. Diego Freitas 18/10/2017         Estação NET Botafogo 1  19:00     Alanis Dir. Anahí Berneri 18/10/2017         Estação NET Botafogo 1  21:00     How to Talk to Girls at Parties Dir. John Cameron Mitchell  

ESTAÇÃO NET RIO: 16/10/2017         Estação NET Rio 5             14:15     Kim Dotcom: Agarrado na web Dir. Annie Goldson 16/10/2017         Estação NET Rio 5             16:15     God's Own Country Dir. Francis Lee 16/10/2017         Estação NET Rio 4             18:00     A liberdade do diabo Dir. Everardo González 16/10/2017         Estação NET Rio 5             18:45     Golden Exits Dir. Alex Ross Perry 16/10/2017         Estação NET Rio 4             19:45     As entrevistas de Putin Dir. Oliver Stone 16/10/2017         Estação NET Rio 5             21:00     A vendedora de fósforos Dir. Alejo Moguillansky  

17/10/2017         Estação NET Rio 5             14:15     Encriptado Dir. Nick de Pencier 17/10/2017         Estação NET Rio 5             16:15     Eduardo II Dir. Derek Jarman 17/10/2017         Estação NET Rio 4             17:30     Top of the Lake: China Girl Dir. Jane Campion, Ariel Kleiman 17/10/2017         Estação NET Rio 5             18:45     Titicut Follies Dir. Frederick Wiseman 17/10/2017         Estação NET Rio 5             21:00     Invisível Dir. Pablo Giorgelli

  18/10/2017         Estação NET Rio 5             14:15     Senhora Fang Dir. Wang Bing 18/10/2017         Estação NET Rio 5             16:00     Minha adorável lavanderia Dir. Stephen Frears 18/10/2017         Estação NET Rio 4             17:20     Tangerine Dream: a revolução do som Dir. Margarete Kreuzer 18/10/2017         Estação NET Rio 5             17:50     Cicciolina - Madrinha do escândalo  Dir. Alessandro Melazzini 18/10/2017         Estação NET Rio 5             19:00     O diabo e o Padre Amorth Dir. William Friedkin 18/10/2017         Estação NET Rio 4             19:10     Long Strange Trip: A viagem do Grateful Dead Dir. Amir Bar-Lev 18/10/2017         Estação NET Rio 5             20:30     Ex Libris: Biblioteca pública de Nova York Dir. Frederick Wiseman  

INGRESSOS: R$22,00 / meia: R$11,00 Meia entrada para quem comprou Passaporte

UCI INAUGURA A PRIMEIRA SALA DE CINEMA XPLUS LASER DO BRASIL, NO RIO DE JANEIRO: No ano em que comemora duas décadas no Brasil, a rede UCI reforça sua missão de oferecer ao público a melhor experiência em cinema e o que há de mais moderno no mundo, no mercado audiovisual. No Rio, inova mais uma vez com a primeira sala XPLUS Laser do país. A novidade será no maior complexo de cinemas brasileiro, o UCI New York City Center, que este ano também recebeu a primeira 4DX da cidade, com cadeiras que se movimentam e efeitos especiais. A aquisição do novo projetor a laser torna ainda mais imersiva a tecnologia da XPLUS, que tem projeção 3D de última geração, tela gigante com definição 4K e som Dolby Atmos™, com mais de 54 caixas acústicas e 128 streams de áudio que criam a ilusão de um campo infinito ao redor de cada espectador.

PROGRAMAÇÃO DO BLUE NOTE JAZZ CLUB RIO (ONDE ERA A MIRANDA, NO COMPLEXO LAGOON, NA LAGOA, LADO LEBLON):     Outubro   20/10 – Sexta-feira 21:00 Chick Corea & Steve Gadd Band 23:30 Chick Corea & Steve Gadd Band   Novembro 02/11 Quinta-feira 20:00 Spyro Gyra 22:30 Spyro Gyra   03/11 Sexta-feira 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   04/11 Sábado 21:00 Spyro Gyra 23:30 Spyro Gyra   15/11 Quarta-feira 20:00 Laura Perrudin   16/11 Quinta-feira 20:00 Didier Lockwood Trio 22:30 Didier Lockwood Trio

Tropicália ganha exposição tech com livre reinterpretação conceitual Nos 50 anos do movimento, na Galeria BNDES   Os artistas Barbara Castro e Luiz Ludwig, do estúdio Ambos&&, apresentam uma livre reinterpretação dos conceitos do movimento tropicalista à luz da arte e da tecnologia. Com a exposição Vamos Comer, estimulam o público a “devorar” experiências sensoriais e orgânicas, incluindo quatro instalações de arte computacional. Ela está aberta a visitações na Galeria BNDES, no Rio, entre os dias 18 de outubro e 1º de dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h

Zucchero (o 'roberto carlos da itália') vem fazer shows no Brasil em outubro: Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro, no Teatro Bradesco Rio São Paulo, no dia 27 de outubro, no Teatro Bradesco Porto Alegre, no dia 28 de outubro, no Teatro do Bourbon Country  

AGENDA CUTURAL BARATOS DA RIBEIRO: Sábado, 21 de outubro, a partir das 17h: VESPEIRO com as bandas Estranhos Românticos e Imperfeitos Quinta-feira, 26 de outubro, a partir das 19h: LEVADAS DA BECA, com as DJs Ana Paula Moniz (Beca Brechó), Bia Andrade & Ana Galli + uma convidada surpresa! Sábado, 11 de novembro, a partir das 17h: VESPEIRO com a banda Os Alquimistas (MS) e Mauk + Pedro White & banda fazendo tributo duplo: ao Bruce Springsteen e ao Tom Petty! RUA PAULINO FERNANDES 15, BOTAFOGO/RJ

MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO VOLTA À CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO   Histórias extraordinárias apresenta uma seleção com os melhores filmes recentes do país vizinho. Debates com cineastas e especialistas completam a programação Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro  (Metrô e VLT: Estação Carioca) Telefone: (21) 3980-3815 Data: de 07 a 19 de novembro de 2017 (terça-feira a domingo)

II FESTIVAL IMPERIAL DE CINEMA DE PETRÓPOLIS COMEÇA NESTA QUARTA, DIA 18: Festival é gratuito e conta com filmes inéditos na programação  A abertura será no Theatro D. Pedro com exibição do filme “João, O Maestro”, de Mauro Lima.

Angela Ro Ro leva o show "Amor & Humor" para a Zona Norte A cantora - que pela primeira vez pisa no palco do Centro Cultural João Nogueira -  faz  apresentação única no Méier, dia 29 de outubro, às 19h, no Imperator

estreia: 5º FEIRA/ 19 OUT - ABERTURA DA MOSTRA JÓIAS DO CINEMA DINAMARQUÊS: CINE JOIA DO RIO DE JANEIRO (copacabana) EXIBE SEIS LONGAS INÉDITOS DO PAÍS NÓRDICO; E O PRIMEIRO DOC LONGA-METRAGEM FILMADO NA GROENLÂNDIA.

Depois de regravar sucessos do Pop, Rock e Samba, a Orquestra Petrobras Sinfônica prepara uma homenagem ao reggae. O quarto EP da série “O Clássico é...” trará versões inéditas de “Andei só” (Natiruts), “Minha felicidade” (Roberta Campos), “Um anjo do céu” (Maskavo), “Aonde você mora” (Cidade Negra) e “Segue o baile” (Braza). A primeira apresentação do novo projeto será no Teatro Rival Petrobras, com entrada gratuita, às 20h do dia 18 de outubro (quarta-feira).

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers