Pular para o conteúdo principal

a festa terminou


Subiu pro andar de cima (como dizem alguns) nesta sexta o formidável empresário, produtor e homem de visão Tony Wilson. Quem viu aquele filme bacana "24 houir party people/A festa nunca termina" sabe de queme stou falando. Ele era aquele jornalista que ficou atento às novas tendências do som inglês no final dos anos 70 e descobriu e ajudou a lançar o Joy Division e sua continuação, o New Order, fundou a Factory Records, foi sócio do clube Haçienda (onde a rave generation se fundamentou), lançou os Happy Mondays e so on...

Wilson descobriu que estava com um tipo raro de câncer nos rins no final do ano passado e logo começou a se tratar. Contudo, como os remédios eram muito caros (mais de 3 mil libars por mês em custos), o hospital em Manchester não quis bancar e ele teve que prdir ajuda aos amigos, fãs e músicos. Infelizmente, a grana que ele supostamente ganhou com a Factory e tudo o mais foi pro espaço (vide o filme), por conta de má administração, pelos gastos com o Haçienad e com drogas (sem contar o rombo que o Happy Mondays deu com as gravações do segundo disco nas Bahamas). Wilson não era um homem de negócios, mas um amante da música. Como somos eu, vocês, todos nós aqui.

Num dos recentes programas do Jools Holland mostrado na HBO Plus, Wilson e Pete Saville (o cara responsável pela arte de todos os discos da Factory, geniais, diga-se) foram lá divulgar um livro sobre a gravadora e a arte das capas. Ele não aparentava estar doente e continuava com o mesmo humor ferino de sempre. Pena que tudo acabou assim, sem festa. E com o New Order brigando pelo nome da banda (Peter Hook vs Bernie Sumner). R.I.P. Anthony Howard Wilson (nascido em 20 de fevereiro de 1950, um pisciano, portanto). E rave on!!!

Comentários

  1. pois é, algum tempo atrás eu li que os "grandes" amigos tinham virado as costas pro tony, que se todos a quem ele deu uma mão realmente se reunissem e ajudassem, o tratamento teria continuidade.
    como não ouvia nada sobre ele ultimamente, até achei que estava se recuperando e tal.
    é uma pena, o cara era um visionário e fará falta ...

    será que neste filme do joy division que nunca estreia tem algo sobre ele ?

    ResponderExcluir
  2. FALA TOM

    PO EU LI NO LUCIO RIBEIRO Q OS STRIPES E O CHEMICAL TOCAM FORA DO RIO. SÃO PAULO, MANAUS, ETC.

    ABS

    ResponderExcluir
  3. chem bros: 07/11, credicard hall, sp !!!

    pena que a amy winehouse, que estava cotada para o tim, não deve tocar aqui tão cedo ...

    ResponderExcluir
  4. Pelo que li, o Tony morreu de um ataque no coração. o tratamento contra o cancer até ia bem...mas afetou a saúde.

    e ele tinha voltado a fazer o programa de tv em granada..que ele fazia antes de ser famoso.
    rip mate

    ResponderExcluir
  5. estava lendo uns sites ingleses e realmente fiquei espantado com a popularidade do cara.
    ele nem era musico e dezenas de fans escreveram, agradecendo os servicos prestados a musica.
    quem ja curtiu alguma banda de manchester de madrugada, sozinho ou em boates, que faca 1 min de silencio..

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que semana passada mesmo eu tava discutindo com um amigo filme e o idealismo deste cara. Só uma correção 20 de fevereiro é Peixe. Meu Pai é da mesma data.

    ResponderExcluir
  7. Engraçado esse post porque esta semana tive um surto de escutar New Order sem parar , e na semana anterior escutei o Screamadelica na integra como não fazia há uns anos .
    Mas Tom , acho que 20 de Fev é pisciano as me , e não mais aquariano , vou até pesquisar isso.

    ResponderExcluir
  8. rarara, nao entendo nada de horoscopo (nem acredito) mesmo,achei que fevereiro fosse aquarius geral. bom, a causa mortis foi ataque cardiaco, mas foi provocado pela debilidade fisica do corpo, pelo intenso tratamento que ele tava fazendo pra combater o cancer. bem, vai ser impossivel fazer um filme do joy division e sequer citar o tony wilson, ja que ele esteve por tras de muita coisa que a banda fez...

    ResponderExcluir
  9. Caralho, que triste. Bad... A gente fica tão acostumado a acreditar que o povo envolvido com bandas famosas é podre de rico que nem acredita nessas coisas. Tipo o Mc Hammer. Tá, comparação idiota, mas deu pra entender o sentido o.O

    Quanto ao post anterior, você não gostou de "vacancy"? Eu gostei! Bem, talvez porque eu seja muito fã de filmes de terror de qualidade duvidosa, como "Turistas" e adjacências, mas eu achei bem interessante! Ele me deixou muito aflita e eu adoro uma história bizarrona tipo tráfico de órgãos e assassinos por esporte! É necessária uma mente bem doentia para formular essas hipóteses absurdas. Tá que a escolha dos atores foi meio/completamente imbecil, mas depois do Nicholas Cage como motoqueiro fantasma, a gente acredita em qualquer coisa... Sem contar que a Jessica Alba ainda tá aí, né?! Mas anyway...

    Ah, btw, comecei a ouvir o CD da Feist e gostei, até! Mas ainda acho que algumas cantoras do gênero deixam ela no chinelo, tipo a Rachel Yamagata. A voz da Feist é linda, mas meio comatosa...

    ResponderExcluir
  10. O culto e a repercussão da morte do Tony foi bastante citada, anunciada, lamentada etc.

    Lembro vagamente do 24 hours party people, e acho que me situei quem é o carinha lá.

    Como disseram aí em cima, se todos ajudassem com tributos e shows extras antes do acontecido, talvez o cara estivesse vivo, principalmente as bandas que estão muito mais ricas que ele.

    Engraçado que no novo filme do Michael Moore "Sicko" (até me esqueci de citar como um dos melhores filmes do ano), falava tão bem dos planos de saude e da saúde em geral em UK, que nesse caso se contradiz com o filme, que diz que todos os remédios tem preço único.

    Vai saber, na verdade eu soube de tudo sobre ele depois da morte, mas sabia quem era, mas não sabia o nome exatamente, R.I.P. pro cara!

    Poisé, a Amy Winehouse ta na fase "live fast, die young", e muitos até estão listando pessoas que morreram com 23 anos, como o Ian Curtis. A idade comum é 27, já ta rolando até bolão que horror!

    Primeiro sobe no palco e começa a rodar e bater com a cabeça no microfone, não da um oi sequer nos shows, fobia total de publico, cancelamento de varios shows, e por fim, overdose de ecstasy, special k, coke, whiskey etc.

    Outro artista que não está querendo largar a vida de anonimato pra se sucumbir a vida de pop star. Lembra Kurt Cobain, ela é autodestrutiva, dependente quimica e alcolatra, com a idade dela ainda não deve ter caído a ficha, pelo menos ate essa ultima overdose.

    Foi até bom ela não vir, talvez não viesse!

    Quem vem aí pro segundo semestre tb:

    Nouvelle Vague
    Maximo Park
    Love is All
    Cibelle
    Smashing Pumpkins (27 de novembro em POA)
    White Stripes
    Black Eyed Peas
    Joanna Newsom
    Datarock
    Devo
    Digitalism
    Lily Allen
    LCD Soundsystem (só em BH)
    The Police (6/12 Maracanã)

    Espero que expandem essas datas, pq tipo Smashing Pumpkins eu vou até se for no Acre! rs

    E vc Tom, deixa de guardar segredo sobre o Tim Festival, sei q tu é amigo da Monique e sabe muito mais que o Lúcio, pode deixar que eu não falo nada pra ninguém! juro! :X

    Seria até uma coisa exclusiva aqui da cova, pq o que tem aqui, tem em todos os blogs, só acrecentamos.

    E a terceira vez que tu faz uma matéria no Rio Fanzine sem falar aqui antes, como por exemplo no caso da Feist, duvido que você conheceu ela do dia pra noite e fez 2 páginas só pra ela, sem ter algum motivo aparente.

    Pelo menos nunca se falou nela aqui, nem sobre o novo album antes da matéria.

    Vamos compartilhar as paradas Mr Tom, ser humilde, sabe que eu amoessas paradas tb pow!! hehehee

    Abraços e R.I.P. e Rehab

    ResponderExcluir
  11. felipe, o camarada é simplesmente a figura principal do filme e aparece em todas as cenas. se vc so lembra dele vagamente, deve rever o filme. e sua investigação tim veio pelo lado errado. na real, conheci a feist pelo youtube e gostei na hora. a pessoa que conheço é quem seleciona e aceita dicas de amigos. ou seja, nós é q a influenciamos, de certa forma. nao posso dar nomes antes pq se pode perder o emprego por isso. nao sigo nenhum tipo de formula pra gostar ou conheer coisas novas, elas simplesmente aparecem na minha vida. triste de quem so gosta de grupos pq saem no nme ou na mixmag. get a life

    ResponderExcluir
  12. popota, vacancy até dá uma certa afliçãozinha mais pro final e confesso q achei o desfecho diferente, mas o que pega mesmo são os protagonistas. o luke wilson nao convence e a kate beckinsale ta pau a pau com a jessica alba em qualidade dramatica. e como ja vi trocentos filmes de maniacos americanos, esse já me soa um tanto deja vu. entao, acho q vc deve gostar de disturbia, que chega aqui semana que vem...

    ResponderExcluir
  13. control, o filme sobre joy division, estreará lá fora no dia 09/09.
    vamos rezar por uma sessão no festival do rio.

    ResponderExcluir
  14. Coé Lion,

    Falei essa parada pq como vc sabe sou bastante observador e guardo detalhes que você pode até se assustar, tipo se encontrar vc numa noite vou te reconhecer na outra.

    É que já tinha Rolado seguidamente matérias parecidas:

    Primeiro foi a Peaches, depois ela veio, depois foi a M.I.A., ela veio tb e agora a Feist que tb virá.

    Isso tudo pode ser uma coincidência absurda, mas que é engraçado é! hehehe

    Mas eu sei que vc sabe mais do Tim do que o Lucio por exemplo, não sei de onde nem de quem, nem quero saber, só sei que vc sai na frente mas é bem mais contido no que vai falar (não vejo mal nisso, é melhor do que errar e frustar).

    Falando em M.I.A. que album maravilhoso é esse Tom? Caraio não consigo parar de ouvir, está incrível, melhor que o Arular, Menos politico e mais pessoal, nossa to apaixonado, talvez o melhor album do ano.

    Pena que ao vivo ela seje fraquíssima, ainda continua com a mesma falha do Tim Festival, ela não consegue segurar a onda como frontwoman e nem se posicionar como.

    O show no Lollapaloosa foi péssimo, ela tem que chamar dançarinos, se vestir melhor, pensar no show ao vivo, pq ela sozinha e aquela escurinha não dão conta do recado não.

    Abraços (vou rever 24 hs)

    ResponderExcluir
  15. as materias sao parecidas pq nossos universos (rio fanzine, esse blog) são parecidos. uma coisa alimenta a outra. alias, muita gente le essa josta aqui e tira ideias, inclusive os tais formadores de opiniao. ou seja, é mais facil os coveiros influenciarem a escalação do tim do que o tim influenciar o rf. mas, é claro que passo dicas pro meu contato, e a pessoa viaja para os principais festivais do mundo a cata de atracoes. é uma coisa simbiotica. a pessoa em questao tbm le isso aqui e tem gosto parecido com o nosso. mas, sim, algumas coisas vieram por conta da força dada no rf, sem duvida

    ResponderExcluir
  16. Po, realmente, a Kate é fraquinha nesse quesito, mais um rostinho bonito. Em Van Helsing, por exemplo, ela tem a habilidade dramática de um ouriço. E o Luke é bom ator, mas não para o gênero! Como eu até disse, achei justamente a escolha dos atores muito fraca!

    Eu acho que o desfecho tirou a sensação de "deja vu" que rola mesmo com a maioria dos filmes do tipo. Eu também achei que ele produziu uma sensação claustrofóbica bem legal, e isso é uma coisa que falta muito nos filmes de terror. Acho que esquecem que é justamente essa angústia que produz os "melhores" efeitos nos espectadores! A exemplo de "Abismo do Medo", que é basicamente um dos melhores filmes de "terror" (se é que a gente pode chamar disso agora) que eu já vi.

    Ah, e eu estou MORTA de curiosidade pra ver "Disturbia", pelo que eu ouvi falar é bem meu tipo de filme, mesmo! Você já viu, aliás?!

    ResponderExcluir
  17. "Suture up your future" é a melhor música que eu já escutei nos últimos tempos. Vcs concordam?

    ResponderExcluir
  18. Tenho a (ótima) trilha sonora de "24 hour party people", que achei por uma merreca num balaio das lojas americanas, mas nunca vi o filme. Saiu em DVD aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  19. popota, vc vai gostar mais de vacancy (ja tem em dvd area 1). é uma especie de versao teen de janela indiscreta do hitchcock, so que sem metade do charme e qualidade, claro. mas o carinha que faz o garoto bisbilhoteiro é bom, seu sidekick é um japa engraçado, a mocinha é uma gata bacana e o vilão, óbvio (pela escolha do ator) tbm da medo. o que pega é o final de sempre de filme americano, que vacancy evitou

    ResponderExcluir
  20. tbém tive a sorte de encontrar a trilha de 24 hour party people em promoção (tipo r$ 9,90) na americanas, na época do filme em cartaz !

    ResponderExcluir
  21. Comprei o DVD numa trip nos USA há muito tempo, logo depois que passou a primeira vez no Brasil. Engraçado é que apesar de área 1 ou 2 (nõ me lembro) ele tem opção de legenda em Português.

    ResponderExcluir
  22. Acho esse lance de querer saber quem vai pro Tim antes de todo mundo uma tremenda bobagem...

    Lembra aqueles geeks white trash 3 dias na fila pra comprar o I-Phone, ou brigando pra ver primeiro um determinado filme...

    A data de abertura da bilheteria vai ser a mesma pra todo mundo...

    ResponderExcluir
  23. é isso mesmo, nelson.
    desde o mês passado que avisaram que no dia 21/08 sairá a escalação, palcos, preços etc.
    todos já sabem os nomes principais do evento (björk, feist, a.monkeys, killers etc.) então penso que ficar "sem dormir" por causa disso é uma grande bobagem ...
    deixa rolar e curta as surpresas.

    ResponderExcluir
  24. e prá que curte o escurinho do cinema, uma má notícia:
    vacancy e aquele filme interessante, que até o rf fez uma matéria, black snake moan (entre o céu e o inferno) vão direto para dvd.
    acho que alguém até já comentou em um post anterior, já repararam como as locadoras estão cheias de filmes legais que não passam mais nos cinemas ? tá tudo saindo em dvd. e se vc for conferir a programação dos filmes, várias porcarias estão em cartaz.

    ResponderExcluir
  25. a trilha do filme control, baseado na biografia de ian curtis do joy division, trara, alem de joy e new order, obvio, ainda kraftwerk, david bowie, roxy music, sex pistols e, a unica banda atual, the killers, tocando "shadowplay". o filme, que estreia na europa em outubro, foi dirigido por anton corbjin, fotografo que ficou famoso clicando e dirigindo clipes pro u2 e depeche mode.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR