Pular para o conteúdo principal

geração desalmada

dia desses recebi email de uma pessoa pedindo alguma foto de quando eu era adolescente para usar num trabalho. achei q seria facil conseguir uma, bastava ligar pra mama ou ir na casa dela vasculhar os arquivos. ai me toquei de que nao tenho fotos da epoca entre os 13, 14, 15, 16, 17 anos. primeiro, pq nunca fui muito afeito a fotos. segundo, pq simplesmente nao se fazia fotos como hj em dia em meus teen ages. geralmente seus pais eram os responsaveis pelas fotos de festinhas e aniversarios (tenho varias dessas ate os 10, 12 anos). depois dessa fase, tinha sempre alguem na turma (amigo fotografo wannabe ou namorada) que se encarregava de documentar os atos da galera. pq n se fazia fotos a torto e direito como se faz hj, com cameras digitais de brinquedo e via fone celular, a qq hora ou momento. foto era um lance pro, depois tinha q mandar revelar, rachar a despesa com os amigos, fazer copias, colar nos albuns e tal. ou entao, usar a xereta baratinha. hj, qq adolescente conectado na rede e com flogs e blogs, tira mais fotos por semana do que eu tirei em quase toda a minha vida. nao havia razao para ficar se mostrando pro mundo. so se tirava fotos a rodo numa viagem ao exterior. se, como os indios dizem, fotografia rouba a alma das pessoas, essa geracao é 'desalmada' :-)

Comentários

  1. arrumando minhas fotos algum tempo atrás, tbém reparei que quase não tenho fotos da adolescência ...
    por outro lado, é notório que as pessoas tiram muito mais fotos hj em dia, graças à celulares e digitais terem se popularizado.

    ResponderExcluir
  2. ha cerca de dez anos montei meu primeiro pc. a internet era discada e tudo demorava muito. baixar musica nao existia, so alguns programas GRATIS. antes do computador e da internet (e das maquinas digitais), trocava musicas enviando cassetes para o exterior, recebendo revistas importadas em troca e encomendamdo discos a amigos que viajavam. hj tudo esta a um click do mouse (otico)! e olha que nem uso o mega flash...

    ResponderExcluir
  3. Interesante o topic, e saiu uma matéria na época sobre isso, semana passada.

    São os novos Paparazzis, a qualquer momento se tem fotos, ou filmagem de coisas que não se tinha nunca, fora a privacidade, que é garantida por lei, foi pro beleléu.

    Eu mesmo tinha um vicio de fotolog, que eu tinha que postar todo sia uma foto diferente pra receber comentários e ficar "in" na parada, mas fotolog se banalizou e encheu o saco, e nem levo pra shows pq sei que outros vão tirar.

    Aqui em casa tenho fotos de cada ano, tirada por meus pais dades quando nasci até agora, na minha camera já tem 7000 mil fotos batidas! Com certeza infinitamente maior do que meu aquivo confidencial, não se tem problema com filmes, de errar, errou apagou, e qualquer um pode se tornar um ótimo fotógrafo com cameras cybershot.

    Tem um site que tira fotos instantaneas e fala onde o artista famoso está, on line 24hs por dia, em NY. Tipo Naomi entrou no cabeleleiro as 17hs com foto. Wood Allen apareceu no Central Park as 22hs com seu cachorro, isso com o clique dos "new papparazis".

    Off:

    Tom o que você está ouvindo no momento?

    Você gosta da Marisa Monte, gostou do Album duplo?

    Já viu Hostel do Tarantino? Muito bom, recomendo!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. felipe, 'hostel' nao é do tarantino, é do eli roth (q teve semana passada em sampa). taranta so ajudou na producao e ta bancando o cara. ja vi 'hostel', mas sou mais o filme anterior dele, cabin fever, sobre o qual ja postei aqui. no momento to ouvindo um set mixado da miss kittin no sonar do ano passado (excelente!), yyys, singles remixes do nin e do dm. nao li essa parada da epoca. nem ouvi marisa monte pq nao faz meu genero de musica...

    ResponderExcluir
  5. eu ainda tenho sorte. minhas fotos teens ainda estão guardadas numa caixa de sapato e algumas pregadas no mural :-)

    Show da Madonna deve ser no maracanã..

    ResponderExcluir
  6. fala tom

    q coisa cara. enquanto a era do gelo 2 faturou mais de 70 milhões nos eua, a senhora stone só acumulou pouco mais de 3 milhões. sabia q essa sequência de instinto selvagem seria uma bomba atômica.

    o q vc achou disso ?

    abraços

    ResponderExcluir
  7. bruno, n tinha nenhuma expectativa qnto a basic instinct 2, tava na cara q ia ser ruim. o primeiro so foi bom pq o diretor era bom (paul verhoeven, q fez uma especie de filme a la hitchcock com mais putaria), tinha o michael douglas e a cena classica do beaver shot da sharon stone. pq o mesmo roteirista (joe esterzas, algo assim) fez copia com sliver e jade e nao deu em nada. ice age 2 era barbada, mas rendeu acima da media

    ResponderExcluir
  8. Outro dia comentava com minha namorada sobre esse lance da foto , que nesses tempos digitais perdeu mesmo todo valor metafisico , assim como a musica (no sentido de produto).
    A vida dos teens hoje em dia é fazer coisas , apenas para fotografar e colocar imediatamente no Fotolog , Orkut , essas merdas .
    Off topic : Gostei do Universo ao meu redor da Marisa Monte (o cd de samba), mas achei o outro disco apenas mais um de linha dela.
    Gosto de uma coisa nessa mulher : ela nunca jamais bota a cara na Globo , caras , etc .

    ResponderExcluir
  9. eu ja havia pensado no lance das fotos tem mto tempo.Nao tenho mtas fotos da minha adolescencia justamente pq nao era comum ficar andando com uma camera pra cima e para baixo.E eu tb nunca fui fan de tirar fotos.Minha mae deu de presente uma cybershot novinha pra minha irma e mesmo assim eu nem tirei mtas fotos.
    Sinceramente, nao tenho saco para ficar me olhando nas fotos.

    ResponderExcluir
  10. Eu também não tenho fotos da adolescência, acho que só voltei a tirar fotos quando comecei a namorar a minha mulher. Por um lado a ausência de registros daquele período pode ser boa, tive cabelo grande por um tempo e era sinistro :-).

    ResponderExcluir
  11. viram a coicidencia? saiu uma materia sobre o assunto desse post hj no informatica do grobo, mas focando apenas em bebes que ja tem mais de tres mil fotos com semanas de vida!

    ResponderExcluir
  12. Tom, o disco do Four Tet q vc comentou na discoland da semana passada foi o Rounds? Ganhei de presente da patroa e estou achando sensacional. Compartilhas da minha opinion?

    ResponderExcluir
  13. acho que os indios tem razao. a foto rouba a alma/emoção pq as pessoas agora ficam mais tempo tirando fotos do que curtindo o local, o show, ou qq coisa, aí fica tudo muito vazio mesmo, nao curto ficar olhando fotos ou videos do passado,

    li uma piada dias desses que, resumida, é +/- assim: o filho está se afogando no mar e o pai grita: "guenta aí que eu vou pegar a máquina para tirar uma foto"

    tinha umas 10 fotos raras da infância mas meu inconsciente me passou a perna e perdi nas ruas de sp, nunca mais, adeus passado,

    dicas de som: 3 lados b do morrissey (I Knew i was next, good looking man about town e uma cover do ny.dolls - human being) e o novo fofo do snow patrol, mais um bom desse ano, e os albuns remasterizados com bonus do T Heads (77/80) e dvd do moby com o show hotel.

    tom, vc tinha gostado do primeiro do yyys? Eu achei esse melhor, mas está mais pop e me levou a ouvir novamente o primeiro pq tinha achado muito hype, sic, como a gente se engana. mas são tantas bandas que nao dá pra dedicar muito tempo a todas, ou bate de cara ou arquiva prum futuro com tempo- que nunca vem, rs

    ResponderExcluir
  14. e fotos em shows, já repararam (como dito anteriormente no blog) que tem gente que vai a shows somente prá tirar foto ? a fissura por foto é tanta que acho que algumas pessoas nem chegam a curtir o show, só click, click, click. até gosto de fotografar shows, mas não fico nesta nóia o tempo todo não.

    o eli roth exibiu hostel e cabin fever, no vidigal, para aquele grupo nós do morro, last week.

    qto a marisa, sou e sempre fui fã, entre outras coisas, pela postura "racionais mc´s", anti-estrelismo, como lord vader comentou.

    ResponderExcluir
  15. sim, eu tbm acho bacana esse lado low profile da marisa, inclusive ate ja vi um show dela e achei ok. mas, com tantos discos a serem desbravados, acabo sem tempo para o som que eu nao curto tanto. vou dar uma conferida no cd de sambas. agora to ouvindo o novo dos flamin lips e tbm o do secret machines. é muita coisa pra ser digerida e entendida. nao basta so ouvir. e, sim, quem vai em show so pra tirar foto ta perdendo o show em si...

    ResponderExcluir
  16. é eu li a matéria do grobo há pouco tom.

    qual a digital q vc tem usa para colocar aqui no seu blog ?

    a sua máquina é de muita facilidade na hora de transpor as fotos para o computador ou laptop ?

    eu tenho uma cyber shot da sony e to com um pouco de dificuldades mas aos poucos, vou me desbravando aqui. eu utilizava antes uma cannon.

    abs

    ResponderExcluir
  17. Com certeza esse negócio de levar máquina pra show e eventos grandes é furada, já me roubararm 2 vezes cameras Digitais;

    uma no Planeta Atlândida em SC, uma gangue dentro da tenda eletrônica tava na ativa e roubou geral, celulares, carteiras, celulares, e os seguranças nem aí, fiquei triste por um bom tempo, e acabou com a minha noite! Meteu a mão e saiu correndo, isso no Sul que falam que é a região nobre brasileira!

    depois na fosfobox, tati quebra barraco, meteram a mão no meu bolso, levaram e nada foi feito, e o cabbet deu um foda-se. Como você falou dos Ipods, como ter uma coisa cara, e utilizar com medo e insegurança seu gaget?

    é difícil, já estou na terceira camera digtal e agora só tiro em lugares que realmente eu tenho que aparecer, viagens, por que pra shows, sempre vão ter pessoas tirando mil fotos e postando nos albuns e dividindo no Orkut, ainda bem melhores pq fã fica la na frente mesmo, e quer os melhores angulos.

    Off:

    Já ouviu o Novo do Prince - 3121 Tom?

    A gente já tinha comentado aqui antes, mas você não falou o que achou dele.

    Eu nem sou fã do Prince e adorei, um pop muito bem feito, e um prince evoluído e bem Groovy, estou in love com o album, ouço todo dia! Achei muito foda, 5 stars!

    E estreou no Primeiro lugar na Billboard, depois de a gente comentar a séculos!

    Aliás, já no Billboard, você sabe como é medido o chart deles? É pelo numero de vendas da semana? Tem outras categorias ou é jabá puro (sei lá né aqui a gente pode perguntar isso heheh)

    E tom mandou bem, falou sobre o Gnarls Barkley antes mesmo da NME! Adorei o EP, uma banda (duo?) que tem futuro e Crazy já virou chiclete na cabeça, eles são muito bons realmente, pode mandar a Warner liberar que até eu vou comprar o CD, assim como os dos Monkeys!

    Ouça o Universo Ao Meu Redor da Marisa, talvez você se interesse mais, sambinhas com letras lindas,ta muito bom, bem trabalahdo (eu gosto da mulher mesmo aqui em casa todos gostam, tb fui a shows dela, é a fase cantoras rs)

    Abraços tom, é tanto album, informação, lançamentos que da pra ficar louco, ainda mais com o bitcomet, milhoes de bandas surgindo uma loucura, todos querendo o caminho do Arctic!

    Falows! :)

    ResponderExcluir
  18. uso uma panasonic lumix q comprei na ultima vez em ny, pq la custava o preco de uma camera vagaba da casa e video aqui (equivalente na troca de moeda a uns 700 contos, aqui custaria mais de dois mil!!!). escolhi esta pq é fina (cabe no bolso mesmo), é preta, tem um estabilizador de imagem nota dez e foi feita no japao, o que garante mais robustez e qualidade. alias, no filme 'final destination 3' rola um jaba imenso dessa camera, vcs vao ver :-) liga e carrega facil no pc e tem resolucao de seis megapixels. bom, vou ouvir os sambinhas da marisa, entao, qndo tiver tempo

    ResponderExcluir
  19. Tom ou galera, alguém assina alguma dessas revistas Mojo, Uncut ou Q ? Demoram pra entregar? Qual delas é a melhor? Tem alguma diferença, tipo uma de som mais novo, outra mais velho?

    Comprei a uncut de abril com o flaming lips e fiquei de cara com a qualidade dos textos, é de babar, cortar os pulsos de inveja,

    A NME, Rolling stones e spin eu achei +ou-, pende mais pro superficial,

    se alguem puder ajudar, acho q vou me dar um presente desses - a assinatura sai pela metade do preço de banca,

    ResponderExcluir
  20. vader, realmente essas tres revistas q vc citou sao as tres melhores de musica pop/rock da inglaterra em conteudo de texto, sem banalidades. nao as assino, compro eventualmete pela capa ou pelo cd brinde, pq as inglesas sao mais caras. ja assinei algumas americanas, bem mais em conta, mas no momento, nenhuma. mas vale a pena vc se dar de presente uma delas. mesmo caras, sai pela metade do preco em banca por aqui, que ta regulando em 50 pratas... ah, fui procurar uma coisa na rede e achei o disco dos raconteurs inteiro! vou comecar a ouvir...

    ResponderExcluir
  21. e este tributo brazuca ao kraftwerk, alguém já ouviu ? recomendam ?

    ResponderExcluir
  22. eu achei até q a rolling stones está um pouco melhor do q antes. les deram matérias sobre o artic monkeys, as matérias tbm mais políticas estão mais curtas. para mim as melhores revistas americanas são a entertainment weekly e a blender.

    abs.

    ResponderExcluir
  23. Vazou mesmo na internet o Raconteurs, Broken Boy Soldiers, e já Upei pros amigos vou postar aqui também! Ta muito foda!

    01 Steady As She Goes
    02 Hands
    03 Broken Boy Soldier
    04 Intimate Secretary
    05 Together
    06 Level
    07 Store Bought Bones
    08 Yellow Sun
    09 Call It A Day
    10 Blue Veins

    Download-Link: http://rapidshare.de/files/17189495/
    The_Raconteurs_-_Broken_Boy_Soldiers
    __2006__by_Passarelli.rar.html

    Valeuz!

    Abraços Tom

    ResponderExcluir
  24. a quem interessar possa:

    ECHO & THE BUNNYMEN FAZ ÚNICA APRESENTAÇÃO, DIA 30 DE ABRIL, NO CLARO HALL

    e, como eu deduzi aqui, nao se falou mais no tal show dos 10,000 maniacs. babou. e nao ia ter echo no rio. deve ter entrado na sobra

    ResponderExcluir
  25. pow, eu me amarro no echo.
    mas sei lah, sera q vale a pena assistir a banda.
    tava pensando no que alguem falou acima.
    pow,do q adianta comprar uma maquina digital se nao podemos andar com ela em todos os lugares ?
    a minha so levo quando estou de carro ou quando vou a algum lugar seguro :(
    -------
    eu sei q isso é coisa rara por aqui, mas eu ainda nao tenho um mp3 player. Tem algum mp3 player entre 1 giga e 512 megas q vcs me aconselham ??
    C alem da dica do produto, vcs me informarem um lugar mais barato, eu vou agradecer.

    ResponderExcluir
  26. Po que bom tom, pelo menos o Echo vem ao Rio Agora

    Sempre quis assitir a um show dos caras, me disseram que teve um show no canecão que foi clássico, la no meio dos Anos 80!

    Po vou com certeza! Foi até bom eles terem adiado! (não sou fã, mais dizem que é muito legal o show!)

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. não, o 10.000 maniacs tá lá, dia 19/05. se bobear, esta cantora israelense que se apresenta no claro hall next saturday dará muito mais público ...

    ResponderExcluir
  28. sandman, eu tbm so levo minha maquina pra parada segura e que realmente valha a pena. uma dica sobre mp3 player: se vc n quer gastar muito e nao precisa de mil musicas no bolso, a boa é comprar um cd player q toque mp3, q ja tao na casa dos 300 contos e cabem mais do que um mp3 player barato, que custa o dobro e so cabe 512mega. se for da sony, que usa tecnologia atrac, da pra ripar uns 20 cds num mero cd-r. antes de ter o meu usava isso e uso ate hj no trabalho, pq a bateria dura bastante e ainda tem radio fm e som de tv. so tem o lance do tamanho, mas os discman atuais sao bem fininhos, vc acha no camelodromo ate por 150 de marcas menores...

    ResponderExcluir
  29. apesar dos doces vc ta com a memoria melhor q a minha felipe (rs), embora eu ache q o al ferox foi no boqueirao e vitalic no botafogo. confere ai nos seus tickets. valeu. mas, sorry, o maior publico da bunker ate hj foi o grooverider numa festa de aniversario do rio fanzine. tinha fila dobrando a esquina as quatro da manha, deu tipo 1500 pessoas (a lotacao da epoca era entre 700 e 800 pessoas, entao teve q rolar escalonamento). foi foda...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu