Pular para o conteúdo principal

GOLPISTAS PODEROSAS



O empoderamento (êh palavra horrível) feminino, é uma coisa positiva. Mas, vem sendo usado, de forma equivocada. Como foi o caso do novo filme d´‘As panteras’, no qual a barra foi forçada de tal forma para ‘lacrar’, que a produção se transformou numa das maiores bombas do ano, mal cobrindo a metade do orçamento de $100 milhões de dólares. E, enterrando (para sempre?) as ‘anjas’ de Charlie; que, em outras ocasiões, foram, realmente, poderosas.



 A diretora de ‘As panteras’, Elizabeth Banks, precisa aprender com a colega Lorene Scafaria, diretora de ‘As golpistas’ (‘Hustlers’), como se faz um filme, no qual as mulheres estão no comando, são fortes, sensuais e não uma caricatura tosca de um ideal furado (detonar machos gratuitamente). Baseado num fato real, revelado na revista ‘New York’, que causou furor na época de sua publicação, ‘As golpistas’ mostra um grupo de mulheres, dançarinas de pole/strippers, que resolvem roubar de seus clientes. Motivo: a quebra recente de Wall Street, que abalou os negócios, quando os clientes, sem grana, sumiram do clube.



  O golpe, é bolado pela poderosa Ramona Vega (Jennifer Lopez, espetacular!), que convence sua protegida, Destiny (Constance Wu, de ‘Podres de ricos’) e a novata Annabelle (Lili Reinhart, da série ‘Riverdale’) a tomarem parte nele. O esquema consiste em drogar os clientes - o famoso 'boa noite, cinderela -, para que estes passem as senhas de seus cartões de crédito, que são prontamente estourados, numa espécie de vingança (questionável) contra o que os engravatados de Wall Street fizeram ao país. O clima de irmandade entre as mulheres, e os bastidores do mundo das strippers, é bem interessante. 



   O filme, que custou a bagatela de $20 milhões de dólares (que deve ter sido só o gasto com publicidade de ‘As panteras’), foi sucesso de bilheteria nos EUA e faturou quase dez vezes o seu budget (e contando). Não apenas por trazer uma trama inteligente (e adulta) como por reunir um elenco perfeito nos papéis, e com forte química (as cantoras Cardi B e Lizzo, além da sumida Julia Stiles). E, só de ver J-Lo fazer o seu número de pole dance, já vale o ingresso.


 Sim, é possível agradar a cota de homens nas bilheterias sem fazer um filme submisso a eles. Ou contra eles. Como diz Janet Jackson, na música que abre o filme: ‘Control’ é a palavra-chave.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...