Pular para o conteúdo principal

DOIS JOGOS MORTAIS EM FORMA DE FILMES



   Por conta do sucesso de ‘Assassinato no Orient Express’ (‘Murder on the Orient Express’, 1974), de Sidney Lumet, baseado em romance policial de Agatha Christie, uma onda de produções girando em torno de assassinatos misteriosos, com elencos estelares, aconteceu na segunda metade dos anos 70 e começo dos 80s. Entre eles, estavam ‘Assassinato por morte’ (‘Murder by death’, 1976), escrito pelo renomado teatrólogo Neil Simon (cinco famosos detetives são convidados a passar a noite numa mansão e resolver um crime misterioso); e ‘Assassinato por decreto’ (‘Murder by decree’, 1979), mais um caso de Sherlock Holmes (aqui, feito por Christopher Plummer); e, mais tardiamente, ‘Os sete suspeitos’ (‘Clue’, 1985), baseado em famoso jogo de tabuleiro de detetive. Neste, seis pessoas são convidadas para jantar em soturna mansão, onde ocorre o assassinato do próprio anfitrião. Tudo transcorre conforme os ensinamentos retirados dos livros de Agatha Christie.



   Com esse tipo de filme fora de moda, chega ‘Entre facas e segredos’ (‘Knives out’), de Rian Johnson, que, para seguir a tradição, reúne um elenco estelar numa mansão. No caso, os integrantes da família Thrombey, que irão saber o que o patriarca, Harlan (Christopher Plummer, olha ele aí, de novo) deixou para estes no testamento. Acontece que, Harlan morre na véspera. E, todos são suspeitos. Até prova em contrário. Entra em cena, um detetive fanfarrão, Benoit Blanc (Daniel Craig, o atual James Bond), que, com trejeitos meio que copiados do Hercule Poirot de Christie, vai tentar resolver o caso (que tem várias reviravoltas) da forma mais lógica possível. No elenco, nomes conhecidos, como Jamie Lee Curtis, Chris Evans, Ana de Armas, Toni Collette, Michael Shannon e Don Johnson, cada personagem tendo algum motivo para ter matado.



A trama rocambolesca, foi muito bem adaptada para os dias atuais, com leve toque social. O espectador só tem de prestar bastante atenção aos detalhes, para o jogo ficar mais divertido.  Se gostar de ‘Knives out’, veja em seguida a comédia de terror/humor negro ‘Ready or not’, que guarda algumas semelhanças com este, por se tratar, também, de um tipo de jogo.

 Neste (sem título em português, sem previsão de exibição no Brasil), uma jovem noiva é convidada a participar de um jogo, proposto pela excêntrica família do noivo, pelo qual passam todos aqueles que entram para o clã. Dependendo da carta tirada de uma estranha geringonça, pode ser desde um simples jogo de xadrez até uma inocente brincadeira de esconde-esconde. Acontece que, quem tira esta opção (hide and seek), passa a ser caçado por toda a família. Que. No caso, usa de armas de fogo, espadas, bestas e tudo o mais que possa matar. E, a noiva (Samara Weaving, sobrinha de Hugo Weaving), assustadíssima, vai ter de se virar para escapar da caçada. O que resulta num filme cheio de reviravoltas, muito sangue e cenas gore, que acabam nos fazendo rir, pelo absurdo das situações. Vale à pena conferir.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

EUROTRIP, PT 1: BERLIN

VOLTEI A BERLIM DEPOIS DE MUITOS ANOS. A PRIMEIRA VEZ EM QUE ESTIVE LA, NUMA VIAGEM MOCHILÃO, O MURO AINDA ESTAVA DE PÉ, CAIRIA POUCOS MESES DEPOIS. LOGO, SÓ CONHECI METADE DA CIDADE. A OUTRA, VI DE RELANCE, DE CIMA DE UMA PLATAFORMA. LOGO, NAO CONHECIA MAIS A CIDADE, REALMENTE. NA EPOCA, LEMBRO QUE O LADO OCIDENTAL JA ERA BASTANTE MODERNO (EM COMPARAÇÃO COM O BR, VIVIAMOS NAS CAVERNAS). JA HAVIA PROGRAMA DE RECICLAGEM E USAVA-SE BICICLETA ALEM DO LAZER. EM 1988! NA MESMA VIAGEM, TBM FUI A LONDRES PELA PRIMEIRA VEZ. E BERLIM JÁ SOAVA MAIS PROGRESSISTA. E CONTINUA. ELA EVOLUIU DE FORMA BEM ORGANIZADA. EM VEZ DE VIRAR UMA DAQUELAS METROPOLES CAOTICAS, SUJAS, SUPER POPULADAS, DE FILME SCI-FI (QUE, PARECE, É O DESTINO DE LONDRES, E VISIVELMENTE O DO RIO E SÃO PAULO, INFELIZMENTE), VIROU UMA DAS MAIS AGRADAVEIS, LIMPAS E VERDES CIDADES DO MUNDO. APESAR DE SER UMA DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PLANETA. É SILENCIOSA, PQ NAO HA TANTOS CARROS, E QUASE NAO HA ONIBUS. HA MUITOS TRAMS (BONDES ELETRIC...

VC TEM MEDO DE FANTASMAS?

Cético sou desde criancinha. Porisso, nunca acreditei em fantasmas, vida apos a morte, santos e coisa e talz. Com o tempo, passei a gostar de filmes de terror e sobrenatural, talvez pra ver ate onde isso vai. Ou seja, nunca tive medo de fantasmas, nem de holy ghosts. Mas alguns filmes tocam no tema e quase te fazem recapitular. Um deles foi 'Poltergeist'. Depois, raros foram os filmes de fantasmas legais, que não apelassem só para os efeitos especiais e trilha climática. Porisso, curti o simpatico e barato (estimados US$ 1, 5 mi, ja faturou 35mi só nos EUA em duas semanas) 'Insidious' (aqui, 'Sobrenatural'), da dupla que criou o 'Saw/jogos mortais' original, James Wan e Leigh Whannell, que estreia nesta sexta-feira. A dupla conseguiu fazer um eficiente filme de terror com censura pg-13 nos eua e sem atores conhecidos. Tipo, nao tem nenhuma cena muito escabrosa, mas dá aquele medinho básico. No começo, parece q vai ser mais um tipico filme de casa mal ass...