Pular para o conteúdo principal

BOAS PROFECIAS. ALTAS RISADAS


A notícia mais ridícula - e engraçada -, no mundo do entretenimento, do mês, foi aquela que dizia assim: ‘grupos cristãos, nos Estados Unidos, fazem petição para que a Netflix tire ‘Good omens’ do ar’. No que a Netflix prontamente concordou (Ok, faremos isso imediatamente). Isto porque, a série é uma produção da concorrente Amazon. Esta, também respondeu, brincando: ‘Concordamos em cancelar ‘Good omens’ se a Netflix acabar com ‘Stranger things’.
 E, todos riram alto.



  Pois é. A popularidade da Netflix, fez com que atribuíssem a este serviço de streaming a exibição da produção britânica, bancada pela Amazon, baseada em livro (aqui, ‘Belas maldições’), de Neil Gaiman e Terry Pratchett. No que alguém (na verdade, a revista satírica ‘Mad’) já batizou de ‘monostreamists’, aqueles que só conhecem (ou usam) um único serviço de streaming. Aliás, é por conta disso, que muita gente desconhece o conteúdo de outras partes, achando que tudo está no Netflix. Hulu, Amazon e outro serviços do tipo, ainda estão longe de ter a mesma popularidade.

   Mas, do que se trata ‘Good omens’ e porque todo este estardalhaço? Bom, de modo bem debochado (com aquele típico humor inglês negro e sardônico), a minissérie - e o livro que a inspirou – mostram um anjo, um demônio, um jovem anticristo e uma bruxa, às vésperas do Armagedon, também conhecido como juízo final. Ou fim do mundo. A medida em que vai chegando o dia em que tudo vai acabar (num sábado à tarde, logo após a hora do chá, a partir de Londres), vimos a história da Humanidade ser contada de modo bem peculiar: Adão e Eva eram negros, o criador é mulher (voz de Frances McDormand), o diabo não é bem o que pintam (é até um camarada bem bacana) e a religião cristã, de modo geral, apenas um erro. Na qual, Jesus, literalmente, foi pego para... Cristo!



O anjo Aziraphale e o demônio Crowley, são feitos por dois formidáveis atores ingleses: Michael Sheen (que fez o dr. Masters, em ‘Masters of sex’) e David Tennant (que já foi um Dr. Who), respectivamente. O ‘bromance’ entre eles é que torna tudo bastante acessível, para os não conhecedores do livro ou apreciadores do estilo de Neil Gaiman (autor de ‘Sandman’), que tem outra obra adptada para o streaming, ‘American gods’, também da Amazon.

  Faz tempo que tentam adaptar ‘Good omens’ (que é o primeiro romance de Gaiman, publicado em 1990, depois de este ter se consolidado escrevendo os quadrinhos ‘Sandman’) para outros meios. O cineasta Terry Gilliam (um dos integrantes do Monty Python, conhecido por seus filmes delirantes), por exemplo, vinha tentando por anos. Até que, em 2002, quase fechou a tampa, quando conseguiu que Robin Williams e Johnny Depp embarcassem no projeto (respectivamente, como o anjo e o demônio). Contudo, apesar de já ter conseguido dinheiro de investidores, nenhum estúdio quis bancar um projeto com Johnny Depp, ainda na fase pré-‘Piratas do Caribe’, quando era tido como um ator difícil e não viável.



  Antes de morrer, em 2015, o co-autor de ‘Good omens’, Terry Pratchett, pediu a Neil Gaiman que só liberasse o livro para cinema ou TV se ele próprio (Gaiman) fosse o roteirista. O que é o caso agora. Assim, a prosa e o humor peculiar dos personagens, foi mantida. Amén!

  Então, se você é um ‘monostreamista’, dê uma chance para ‘Good omens’, para não sair por aí depois confundindo Amazon com Netflix 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...