Pular para o conteúdo principal

DETONANDO TUDO!


   Se são capazes de fazer um filme de emojis (apesar de animação), são capazes de fazer de qualquer coisa. E, em se tratando de adaptações de videogames, nada é impossível. Por isso, foi com misto de surpresa e certo pé atrás, que soube que estavam transformando o jogo da Midway, 'Rampage' (originalmente surgido nos árcades, nos anos 80), num filme com The Rock! Nosso camarada, Dwayne Johnsson, pelo visto, encara qualquer desafio. Eu curtia bastante o jogo na época, anos 90 (já em cartucho, no Nintendo 64), pq ele consistia em que nós, os jogadores, na pele de animais monstruosos e fora de si (gorila, lobo e lagarto gigantes) saísse por aí, detonando geral. Era bastante divertido fazer isso.


Como tirar um filme disso? A trama do game, tem uma base sci-fi: experimentos numa base espacial saem de controle, a estação se despedaça, e fragmentos dela (bem como do experimento) caem na Terra, em determinadas áreas dos Estados Unidos, e afetam animais da região. No filme, os destroços tanto atingem um gorila albino, no Zoo de San Diego, na Califórnia (costa oeste americana), quanto um jacaré nos Everglades, na Flórida (costa leste) e um lobo no Wyioming (região central). Com a diferença de que, no jogo, o jacaré/aligátor, na vdd, era uma simbiose da cientista que estava na estação, Lizzie, que acaba se transformado num lagarto gigante, para fazer o trocadilho com o nome em inglês, lizard. No filme, é uma espécie de jacaré mutante.


O filme, começa leve, na reserva animal, adjacente ao zoo, onde o personagem de Dwayne trabalha como cuidador de gorilas. Nessa parte, o humor predomina, e há um elenco de jovens atores a secundá-lo (lembrando um pouco o elenco do novo 'Jumanji'). Contudo, tão logo os bichos sejam atingidos pelo material e começam a crescer, esse elenco some, e 'Rampage' vai se transformando num filme de ação e monstros, com algumas cenas bem violentas. O lobo, por exemplo, ataca logo, sem piedade de seus caçadores, matando e comendo a todos. Aí, uma curiosidade: o ator Joe Manganiello, que foi um lican (lobisomen) na série de tv 'true blood', é devorado por seu parente! (confesso que ri na cena, pela associação). Já o pacato gorila albino George (como no game), sai de controle e foge da reserva. Logo, o exercito (com direito a um camarada meio cowboy, feito por Jeffrey Dean Morgan, de 'the walking dead') entra em cena, para caçar e abater os monstros, antes que estes alcancem Chicago -- onde esta a sede da empresa que fez o experimento e emite um sinal que os leva para lá. E, ainda há o jacaré, sobre o qual ninguém tem conhecimento.


No resumo da ópera, 'Rampage' acaba emulando aqueles filmes trash de monstros dos anos 50 (e, por pouco, não soa como aqueles longas horríveis que o canal SyFy produz atualmente). Só que, em vez da radiação que fazia a mutação naqueles, a motivação é outra, com uma pegada ecologica contemporanea. Achei bacana tbm o jeito como eles fizeram os vilões do filme (um casal de irmãos, que controlam a empresa que fez a experiência) pagar por seus erros. Mas, quando os bichos finalmente chegam a Chicago, é apenas destruição pura e simples. Como no jogo -- com direito a citações até ao king kong original: o embate entre o gorila e o jacaré. Mas, ao não se decidir totalmente pelo caminho da galhofa (as falas de Dwayne são, basicamente, frases de efeito com tons engraçadinhos) ou do filme de monstro puro e simples, 'Rampage' fica no meio de um caminho. E acaba se transformando em mais um filme de destruição gratuita, que já estamos cansados de ver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...