Pular para o conteúdo principal

O COMEÇO DO FIM, PT.1


   O lançamento do ano é, sem duvida, a primeira parte de "Vingadores: guerra infinita" (estreia mundial entre quarta e sexta-feira, desta semana de abril), que vai fechar o primeiro ciclo de dez anos do MCU (Marvel Cinematic Universe), que começou em maio de 2008, com o primeiro filme do Homem de Ferro -- que foi seguido por aquele do Hulk, com Edward Norton, que não obteve o mesmo exito. Desta primeira fase, fazem parte: homem de ferro 2 (2010), thor (2011), capitão américa: o primeiro vingador (2011) e o primeiro filme dos Avengers (2012), que reuniu essa turma toda. Este ultimo, dirigido por Joss Whedon, foi a realização visual de todo fã de gibi Marvel, e do traço de Jack Kirby, com cenas completamente copiadas direto dos painéis deste.



A segunda fase do MCU, começou com o terceiro (e pior, mas o que fez mais dinheiro!), do Homem de Ferro (2013); o segundo do Thor (mundo sombrio, 2013), o segundo do Capitão América (soldado invernal, 2014); a grata surpresa, que foi o primeiro filme dos Guardiões da Galáxia -- uma galera lado B, que foi muito bem traduzida por James Gunn; o segundo dos Vingadores (a era de Ultron, 2015); e o primeiro do Ant-man, que também se revelou uma grata surpresa. Então, entramos na terceira fase, em 2016, com o excelente "Capitão América: guerra civil" (pra mim, o melhor de equipe, desde o primeiro Avengers); Doutor Estranho (2016), o segundo (e algo decepcionante) dos Guardiões da galáxia (2017), mais um reboot do Homem-aranha ('de volta pra casa', 2017), que introduziu o aracnídeo na equipe, já que ele tinha serie a parte (dois ciclos), na Sony; o engraçado 'Thor: Ragnarok' (2017) e o surpreendente primeiro filme do Pantera Negra (introduzido no último Capitão América), que bateu recordes de bilheteria, de todos os filmes deste primeiro ciclo do MCU.



Nesse meio tempo, a Marvel se expandiu para a TV, com as séries "Agentes da S.H.I.E.L.D." (ainda em produção) e o solo da Agente Carter (egressa de Capitão América), que só teve duas temporadas; além de ter iniciado uma timeline a parte, na Netflix, com as séries do Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Aço, que, juntos, formam Os Defensores. Todos habitam a mesma Nova York onde fica o prédio de Tony Stark (um arremedo do prédio/sede do Bank of America, quem passa lá, nota) e a sede dos Avengers (nos arredores). Mas, não vai rolar crossover. pelo menos, é o que tem dito o comandante dos projetos Marvel, Kevin Feige.



  O que conecta todos estes filmes do primeiro ciclo MCU são as Jóias do Infinito, que Thanos, o grande vilão destes dois ultimos filmes dos Avengers, vem procurando por toda a galáxia, faz tempo (vários filmes deixaram pistas). As seis pedras são: space stone (ou Tesseract, revelada no primeiro Avengers, no qual Thanos foi introduzido, na ceninha final), no momento, em posse de Loki, que a roubou do baú de Odin; mind stone (atualmente na testa do Visão, que depende dela para viver); reality stone (está na coleção do Colecionador, aquela figura bizarra, revelada no primeiro filme dos Guardiões); power stone, no momento, está no planeta Xandar, com os Nova Corps; time stone, atualmente, pendurada no pescoço de Doutor Estranho; e a soul stone. esta ultima, supõe-se que esteja em Wakanda, a terra do Pantera negra, e ainda não foi vista em nenhum dos filmes.



ADENDO SOBRE O FILME (ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILERS!):

 Nunca houve um filme deste porte, envolvendo super heróis. 'Vingadores: guerra infinita', junta uma quantidade de personagens que, antes, só havíamos visto nos quadrinhos. É certo que, ao final das duas partes deste épico, alguns personagens irão embora para sempre. Estima-se, que morra uma meia-duzia deles (pelo quer vimos nesta primeira parte, será muito mais). Isso será necessário para a Marvel dar uma arrumada na casa e preparar o terreno para a segunda (e última?) fase do MCU, que a Disney projeta ser de mais dez filmes, para não desgastar. Estão na lista de prováveis nomes que sairão de cena, nos Avengers 3 e 4: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Loki, Nick Fury, Homem-Aranha, Viuva Negra, Bucky Barnes, War Machine, Visão, Gavião Arqueiro, Gamora, Star-Lord, Hulk, Feiticeira Escarlate e Ant-man. Alguns destes, como o Gavião Arqueiro e ant-man, não deram as caras nesta primeira parte (ha uma explicação chinfrim lá no filme). Um dos motivos, é que, nesse meio tempo, virá o segundo filme do Formiga, com mais elementos -- e, tanto o filme do formiga, quanto o de capitão marvel, serao prequels de guerra infinita, parece.

 De certa forma, 'Infinity war' é um grande preambulo para o que virá, apenas uma introdução. São muitos personagens e detalhes em cena, não dá para focar neles por muito tempo. Por isso, foram separados por nucleos/grupos, para facilitar. E, novos personagens são enfiados na trama sem muitas apresentações (como os capangas/filhos de Thanos). Aliás, 'guerra infinita' é, basicamente, um filme de Thanos (ótima caracterização de James Brolin). Embora Thanos consiga coletar as pedras necessárias, não fecha a historia. Pq, numa de suas projeções de futuro, Dr. Estranho viu que, entre as milhares de vezes em que eles perdem a batalha para Thanos, há apenas uma, em que ganham. Ele pode estar elaborando o plano para que isso aconteça (ou, nem precisa ter parte 2, né?). Pode ate rolar viagem no tempo ou realidade paralela. O que só veremos em maio do ano que vem, na conclusão. De quebra, a ceninha final, deixa no ar a pista de que, um novo herói (cujo filme virá neste hiato), irá entrar pra ajudar o time. Advinhem quem? É da Marvel hehe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...