Pular para o conteúdo principal

NUNCA FOI SANTA...





APESAR DE JÁ TER IDO UM BOCADO DE VZS A LOS ANGELES, NUNCA FIZ O PASSEIO NA HOLLYWOOD WALK OF FAME (NA VDD, JA PASSEI POR ALI, DE CARRO, SÓ VI AS COISAS PELA JANELA). ASSIM COMO TBM NUNCA FUI A ESTATUA DA LIBERDADE, EM 30 ANOS DE IDAS A NYC. GERALMENTE, EVITO PASSEIOS ASSIM. PREFIRO ANDAR PELAS CIDADES E DESCOBRIR O QUE NÃO ESTÁ NOS GUIAS DE TURISMO (EMBORA SEJA INEVITÁVEL SUBIR A TORRE EIFFEL. ATE PQ, ELA NOS DÁ UMA BELA VISTA DE PARIS). PONTO TURÍSTICO NÃO É NECESSARIAMENTE RUIM. MAS, A MAIORIA, NÃO PASSA DE ARAPUCA. TIPO IR VER SHOW DE MULATAS NO RIO...



ENTÃO, NESTA MINHA RECENTE PASSAGEM PELA CIDADE DOS ANJOS (DESTA VEZ, A TRABALHO), NO MEU DIA OFF, RESOLVI SAIR FLANANDO POR LÁ, JÁ QUE ESTAVA MEIO PERTO DE TUDO (PQ 'PERTO' É ALGO Q Ñ EXISTE EM LOS SANTOS, MAS NESTA AREA, ESTÁ TUDO MEIO QUE DENTRO DE UM GRANDE RETANGULO, QUE SE FAZ EM HORA E MEIA, ANDANDO). ALMOCEI COM AMIGO NUM CANTO DA FAIRFAX (ONDE FICAM O FARMER´S MARKET E O GROVE, E PERTO DO LACMA E DO LA BREA TAR PIT) E RESOLVI SUBIR ESTA ATÉ MELROSE (É BEM NESTA ESQUINA, QUE ESTÁ A ESCOLA ONDE OS RHCP SE CONHECERAM). ANTES DE CHEGAR LÁ, VC PASSA PELO SILENT MOVIE THEATER, TALVEZ O UNICO CINEMA DO MUNDO DEDICADO AOS FILMES MUDOS. SÓ FUNCIONA A NOITE. DALI, VC ATRAVESSA A SUNSET (MINHA RUA FAVORITA: NA STRIP, FICAM OS CLUBES DE ROCK, NO PRÉDIO DA HUSTLER, FICA A EMBAIXADA BRASILEIRA -- TUDO A VER!) E CAI NO CANTO ONDE ESTÃO A AMOEBA RECORDS E O COMPLEXO ARCLIGHT, ONDE FICA O CINERAMA DOME (UMA DAS POUCAS SALAS NO MUNDO QUE EXIBIRÁ O PRÓXIMO TARANTINO, 'HATEFUL EIGHT', EM PELÍCULA SUPER PANAVISION 70), PRÓXIMO À VINE.



E, É ALI, NAQUELA PARTE DA VINE, QUE COMEÇA A HOLLYWOOD DOS TURISTAS. QUE NÃO PASSA DE UM SONHO. LOGO NA FAMOSA ESQUINA DE HOLLYWOOD AND VINE, SE AVISTA O ICÔNICO PRÉDIO DA CAPITOL RECORDS (QUE SUGERE UMA PILHA DE DISCOS; HOJE, A GRAVADORA OCUPA APENAS DOIS DE SEUS ANDARES) E BEM NO MEIO, AO FUNDO, ESTÁ O LETREIRO DE HOLLYWOODLAND, QUE ERA PRA SER UM LOTEAMENTO PARA FAMÍLIAS CRISTÃS. MAS, LOGO, AS TERRAS FORAM TOMADAS POR ESTÚDIOS DE CINEMA (EMBORA, HOJE EM DIA, SÓ ESTEJA REALMENTE LÁ O DA PARAMOUNT, ONDE FOI MEU COMPROMISSO; OS DE TV PREDOMINAM, LOGO EM FRENTE ESTÁ O DA ABC). ALIÁS, NUM CANTO DA PARAMOUNT, ESTÁ O GLOBO ORIGINAL DA RKO PICTURES, CUJO LOT FOI INCORPORADO PELA MONTANHA. UM DIA, O LETREIRO ORIGINAL SE PARTIU, E SOBROU APENAS 'HOLLYWOOD'. E, ASSIM, A LENDA COMEÇOU. MAS, HJ, VC PODE SER ABORDADO POR ALICIADORES DA IGREJA DA CIENTOLOGIA. ELES FICAM NA CALÇADA, PUXANDO PAPO E DANDO FOLHETOS. NUM DOS SUNTUOSOS PRÉDIOS, HA ATE UM MUSEU DO RON L. HUBBARD. COM ENTRADA FRANCA, CLARO



NESSE COMEÇO (OU FIM) DO PASSEIO, FICA A PARTE MAIS DEGRADADA. ALI, NA ÁREA DA VINE, ESTÃO OS, HOJE RAROS, CLUBES DE STRIP/NUDES E AS LOJAS DE PORNOGRAFIA (ONDE AS ESTRELAS DO VALLEY COMPRAM SEUS SUPRIMENTOS) E ROUPAS INTIMAS (A HUSTLER VAI ABRIR A SUA EM BREVE, A OBRA JA ESTAVA BEM AVANÇADA), UMAS POUCAS LOJAS DE MEMORABILIAS DE CINEMA QUE AINDA RESISTEM ALÉM DOS BADULAQUES MADE IN CHINA PARA TURISTAS E AQUELES ELETRONICOS COM CARADE FAKE. AO LONGO, CENTENAS DE HOMELESS E TIPOS SUSPEITOS, AS PROSTITUTAS (ONDE HUGH GRANT ACHOU A SUA DIVINE). OS VELHOS CINEMAS DE RUA ESTÃO EM SUA MAIORIA FECHADOS. ALGUNS, TIVERAM APENAS SEUS GRANDES LOBBYS OCUPADOS POR LANCHONETES (UM DELES, TEM UM FOOD TRUCK DENTRO); OUTRO, VIROU IGLESIA UNIVERSAL. O MAIOR DELES, O PACIFIC (3.500 LUGARES!), OCUPA UM QUARTEIRÃO INTEIRO, E ESTÁ LÁ, FECHADO DESDE MUITO TEMPO (ORIGINALMENTE, ERA O CINEMA DA WARNER), COM SUAS ANTENAS QUE TRANSMITIAM SINAL DE UMA EMISSORA DE RÁDIO. A UNICA COISA MAIS BEM FREQUENTADA POR ALI É O CLÁSSICO PANTAGES, OUTRORA CINEMA DE LUXO 9(E ONDE ACONTECERAM AS PRIMEIRAS PREMIAÇÕES DA ACADEMIA, O TAL DO OSCAR), HOJE ABRIGA SHOWS DA BROADWAY EM TEMPORADAS CURTAS.



SÓ DEPOIS QUE VOCÊ PASSA O EGYPTIAN (UM DOS VÁRIOS CINEMAS TEMÁTICOS CONSTRUÍDOS PELO MESMO ARQUITETO, QUE INCLUI O MUNDIALMENTE FAMOSO CHINESE, E TBM O 'MEXICANO' EL CAPITAN, AGORA DA DISNEY) É QUE COMEÇA A 'COPACABANA' EM SI. ATÉ ENTÃO, VC ESTAVA NA PARTE 'DARK', NO LIDO, DIGAMOS ASSIM. AI, CHEGA A HOLLYWOOD ASSÉPTICA, COMO A NOVA TIMES SQUARE , EM NYC (INCLUSIVE COM OS TIPOS FANTASIADOS PARA FOTOS). LOJAS DE GRIFE FAMOSAS, SOUVENIRES MAIS CAROS DO QUE NA ÁREA DA VINE, O COMPLEXO DOLBY (TEATRO E SHOPPING), QUE PARECE ALGO SAÍDO DE LAS VEGAS, COM SEUS PILARES IMENSOS E ELEFANTES, SUGERINDO O CENÁRIO DE ALGUM ÉPICO DE CECIL B. DE MILLE. E OS PEDINTES SE MULTIPLICAM (TODA A ATENÇÃO NAS BOLSAS E CARTEIRAS). A PASSADA NO CHINESE, VALE POR CONTA DA ÁREA EM QUE ESTÃO MÃOS E PÉS DE GRANDES NOMES DO CINEMA (FOTOGRAFEI AS MARCAS DOS MARX BROTHERS) -- E O HOTEL ROOSEVELT -- QUE, DIZEM, É ASSOMBRADO -- FICA NA ESQUINA. MAS, DE RESTO, É TUDO UM FALSO BRILHANTE.



 É, MEIO ASSIM, COMO UM PARQUE TEMÁTICO, COMO AQUELES DE ORLANDO (E, ALIÁS, COMO OS AMERICANOS FAZEM MUITO BEM EM QUASE TODO COMPLEXO QUE CONSTROEM, NÃO APENAS DE CINEMAS OU DIVERSÃO). SÓ QUE COM HOMELESS, MALANDROS, SKATISTAS E HOOKERS DE VERDADE. O MITO 'HOLLYWOOD' É MAIS FORTE DO QUE O FATO. A TERRA PROMETIDA É ALI. MAS OS HEBREUS QUE LÁ CHEGARAM, FORMATARAM-NA PARA VENDER SONHOS PARA QUEM PRECISA. E ACHO QUE, TODOS NÓS, PRECISAMOS SONHAR, AS VZS...


*PISANDO EM ASTROS, DISTRAÍDO, ENCONTREI, NA SUBIDA DA VINE, PELO LADO ESQUERDO, A ESTRELA DE RIN TIN TIN, ÚNICO ANIMAL A GANHAR TAL HONRA. E A GANHAR MEU CLICK =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…