Pular para o conteúdo principal

NÓS SEMPRE TEREMOS PARIS


PARIS NÃO É A MINHA CIDADE FAVORITA NO MUNDO (INCLUSIVE, ODIEI A PRIMEIRA VEZ EM QUE LÁ ESTIVE, TODOS ERAM MUITO GROSSEIROS. MAS, DEPOIS, AS NOVAS GERAÇÕES MUDARAM ISSO). PARA MUSICA, PREFIRO LONDRES. PARA TUDO O MAIS, NOVA YORK. MAS, PARIS É A MAIS BELA (BEM, O RIO É BONITO NATURALMENTE, MAS TUDO JA ESTAVA AQUI ANTES DE NÓS). SUA ARQUITETURA, SEUS BULEVARES, SEUS PARQUES E JARDINS, SEUS MONUMENTOS. QUANDO VC ANDA POR PARIS, PARECE ESTAR CRUZANDO PORTAS ESPAÇO-TEMPORAIS, ATRAVESSANDO SECULOS E ÉPOCAS AO MESMO TEMPO. SEM CONTAR QUE, É LÁ QUE ESTÃO AS MELHORES SALAS DE CINEMA QUE JA FREQUENTEI (INCLUSIVE, BATENDO AS DE LOS ANGELES). A MAIORIA AINDA SÃO DE RUA, COM SUAS TELAS IMENSAS (COMO O LE GRAN REX, CUJO MEZANINO TBM SERVIU DE CLUB, ONDE LAURENT GARNIER SE LANÇOU). E A CAPITAL DAS ARTES, SEM DUVIDA.



 MAS, SOBRETUDO, SUA LIBERDADE, SEMPRE FOI O DE MAIS VALIOSO. A CIDADE NO QUAL OS GAYS ANDAM LIVRES PELO MARAIS, A RAPAZIADA DE TODAS AS TURMAS SE ENCONTRA NO LES HALLES (INCLUSIVE, OS BATEDORES DE CARTEIRA), UM ANTIGO MERCADO MUNICIPAL QUE FOI TRANSFORMADO EM CENTRO CULTURAL (O BEUABORG) E DE COMPRAS, DAS PROSTITUTAS QUE PRESTAM SEUS FAVORES EM PIGALLE (ONDE ESTA O MOULIN ROUGE, AGORA UMA CASA PRA TURISTAS), DOS TRAVESTIS NO BOIS DE BOLOUGNE, A COMIDA E A MUSICA COM ODORES E SOTAQUES E SABORES AFRO-ARABESCOS. ACHO QUE, MUITO MAIS DO QUE EM LONDRES (E ATÉ MESMO DO QUE EM NOVA YORK), O CALDEIRAO CULTURAL DE PARIS (NÃO DIGO DA FRANÇA) É BEM MAIS MISTURADO. COMO O COUSCOUS MARROQUINO, QUE IGUAL, SÓ TEM LÁ. SINTONIZE O RADIO EM PARIS, E EM MEIA HORA, TERÁ OUVIDO MUSICA DE TODA A PARTE, ATE DO BRASIL. FOI LA, QUE DESCOBRI O POP ARABE E O RAP AFRO. E EXISTEM MILHARES DE ESTAÇÕES, SENDO QUE A RADIO NOVA FOI A QUE MAIS SE DEDICOU A MISTURA ETNICO-MUSICAL.



POR ISSO, PARECE QUE, MAIS DO QUE FANATISMO RELIGIOSO/POLITICO, HA UM QUE DE INVEJA NO ATAQUE FEITO RECENTEMENTE. ELES FORAM JUSTAMENTE NA AREA ONDE TODAS AS COISAS/GALERAS QUE CITEI SE ENCONTRAM, ALI, EM TORNO DA RUE VOLTAIRE (E PERTO DO LES HALLES, FOTO ABAIXO), ONDE, DESDE 1865, ESTÁ O BA-TA-CLAN (ACIMA), QUE COMEÇOU COMO CASA DE VAUDEVILLE, JA FOI CINEMA, TEATRO, E, DOS ANOS 70 PRA CÁ, ERA UM DOS MELHORES POINTS DE SHOWS DA EUROPA, QUIÇÁ DO MUNDO. VELHO E CHARMOSO COMO O FINADO ASTORIA, DE LONDRES, QUE JÁ ABRIGOU DE LOU REED A THE CURE, DO NEW ORDER AOS EAGLES OF DEATH METAL (E ATÉ MESMO PALESTRAS POLITICAS DO ATUAL PRESIDENTE HOLLANDE), E ONDE VI UM INESQUECÍVEL SHOW DO LOVE & ROCKETS (DA TURNE 'EXPRESS'), NO FINAL DOS 80S, QUE ME DEIXOU COMPLETAMENTE ATORDOADO DOS SENTIDOS. NUNCA OUVI SOM MAIS POTENTE E ILUMINAÇÃO MAIS FEÉRICA.

HÁ TBM A PARIS DOS SUBURBIOS, QUE LEMBRAM BASTANTE OS CARIOCAS (ALIAS, O RIO COPIOU BASTANTE A CIDADE LUZ, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 20), COM SUAS PRACINHAS COM CORETO E TEATRINHOS DE MARIONETES, DOS BANLIEUS, OS CONJUNTOS HABITACIONAIS 'FAVELIZADOS'; MAS TBM A CIDADE DA CIENCIA (LA VILLETTE), DA MADAME CURIE, DA BUROCRACIA, DOS TGVS (TRENS DE ALTA VELOCIDADE), DAS MENINAS QUE COMEM DE TUDO E FUMAM, MAS ESTÃO SEMPRE MAGRINHAS, PORQUE ANDAM MUITO E SOBEM ESCADAS, SEMPRE BELAS. E DO POVO QUE, MISERÁVEL E ENFURECIDO COM SUA RAINHA, CORTOU-LHE A CABEÇA. E ATÉ DOS CEMITÉRIOS TURÍSTICOS, ONDE, NUM (O PÉRE LACHAISE), ESTÁ JIM MORRISON; NOUTRO (O DE MONTPARNASSE), SARTRE E SIMONE DE BEAUVOIR, JUNTINHOS..



PARIS, ONDE SE COME O MELHOR CREPE DE NUTELLA NA BARRAQUINHA FURRECA DA PRACINHA, SE BEBE O BORDEAUX MAIS BACANA (E BARATO) NO RESTAURANTE  DO BAIRRO, SE CONTEMPLA AS MAIS BELAS OBRAS, PARA ONDE OS GÊNIOS DAS ARTES FORAM LIVRES PARA SE DESENVOLVER, NOS ANOS 2O (FUGINDO DE SEUS PAISES, ATRASADOS OU EM GUERRA), ONDE OS ESTUDANTES PROTESTARAM NOS 60S. E, MESMO QUE ELES TENHAM ABAIXADO AS CALÇA PARA HITLER, FOI POR UMA BOA CAUSA: POUPAR A CIDADE DAS BOMBAS. POR ISSO, COM OU SEM TERRORISMO, NÓS SEMPRE TEREMOS PÁRIS, CUJO NOME VEM DE UM GUERREIRO DA MITOLOGIA GREGA (PINTURA NO ALTO). QUE DERROTOU AQUILES, NA GUERRA DE TRÓIA. E VAI VENCER MAIS ESTA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY