Pular para o conteúdo principal

NÓS SEMPRE TEREMOS PARIS


PARIS NÃO É A MINHA CIDADE FAVORITA NO MUNDO (INCLUSIVE, ODIEI A PRIMEIRA VEZ EM QUE LÁ ESTIVE, TODOS ERAM MUITO GROSSEIROS. MAS, DEPOIS, AS NOVAS GERAÇÕES MUDARAM ISSO). PARA MUSICA, PREFIRO LONDRES. PARA TUDO O MAIS, NOVA YORK. MAS, PARIS É A MAIS BELA (BEM, O RIO É BONITO NATURALMENTE, MAS TUDO JA ESTAVA AQUI ANTES DE NÓS). SUA ARQUITETURA, SEUS BULEVARES, SEUS PARQUES E JARDINS, SEUS MONUMENTOS. QUANDO VC ANDA POR PARIS, PARECE ESTAR CRUZANDO PORTAS ESPAÇO-TEMPORAIS, ATRAVESSANDO SECULOS E ÉPOCAS AO MESMO TEMPO. SEM CONTAR QUE, É LÁ QUE ESTÃO AS MELHORES SALAS DE CINEMA QUE JA FREQUENTEI (INCLUSIVE, BATENDO AS DE LOS ANGELES). A MAIORIA AINDA SÃO DE RUA, COM SUAS TELAS IMENSAS (COMO O LE GRAN REX, CUJO MEZANINO TBM SERVIU DE CLUB, ONDE LAURENT GARNIER SE LANÇOU). E A CAPITAL DAS ARTES, SEM DUVIDA.



 MAS, SOBRETUDO, SUA LIBERDADE, SEMPRE FOI O DE MAIS VALIOSO. A CIDADE NO QUAL OS GAYS ANDAM LIVRES PELO MARAIS, A RAPAZIADA DE TODAS AS TURMAS SE ENCONTRA NO LES HALLES (INCLUSIVE, OS BATEDORES DE CARTEIRA), UM ANTIGO MERCADO MUNICIPAL QUE FOI TRANSFORMADO EM CENTRO CULTURAL (O BEUABORG) E DE COMPRAS, DAS PROSTITUTAS QUE PRESTAM SEUS FAVORES EM PIGALLE (ONDE ESTA O MOULIN ROUGE, AGORA UMA CASA PRA TURISTAS), DOS TRAVESTIS NO BOIS DE BOLOUGNE, A COMIDA E A MUSICA COM ODORES E SOTAQUES E SABORES AFRO-ARABESCOS. ACHO QUE, MUITO MAIS DO QUE EM LONDRES (E ATÉ MESMO DO QUE EM NOVA YORK), O CALDEIRAO CULTURAL DE PARIS (NÃO DIGO DA FRANÇA) É BEM MAIS MISTURADO. COMO O COUSCOUS MARROQUINO, QUE IGUAL, SÓ TEM LÁ. SINTONIZE O RADIO EM PARIS, E EM MEIA HORA, TERÁ OUVIDO MUSICA DE TODA A PARTE, ATE DO BRASIL. FOI LA, QUE DESCOBRI O POP ARABE E O RAP AFRO. E EXISTEM MILHARES DE ESTAÇÕES, SENDO QUE A RADIO NOVA FOI A QUE MAIS SE DEDICOU A MISTURA ETNICO-MUSICAL.



POR ISSO, PARECE QUE, MAIS DO QUE FANATISMO RELIGIOSO/POLITICO, HA UM QUE DE INVEJA NO ATAQUE FEITO RECENTEMENTE. ELES FORAM JUSTAMENTE NA AREA ONDE TODAS AS COISAS/GALERAS QUE CITEI SE ENCONTRAM, ALI, EM TORNO DA RUE VOLTAIRE (E PERTO DO LES HALLES, FOTO ABAIXO), ONDE, DESDE 1865, ESTÁ O BA-TA-CLAN (ACIMA), QUE COMEÇOU COMO CASA DE VAUDEVILLE, JA FOI CINEMA, TEATRO, E, DOS ANOS 70 PRA CÁ, ERA UM DOS MELHORES POINTS DE SHOWS DA EUROPA, QUIÇÁ DO MUNDO. VELHO E CHARMOSO COMO O FINADO ASTORIA, DE LONDRES, QUE JÁ ABRIGOU DE LOU REED A THE CURE, DO NEW ORDER AOS EAGLES OF DEATH METAL (E ATÉ MESMO PALESTRAS POLITICAS DO ATUAL PRESIDENTE HOLLANDE), E ONDE VI UM INESQUECÍVEL SHOW DO LOVE & ROCKETS (DA TURNE 'EXPRESS'), NO FINAL DOS 80S, QUE ME DEIXOU COMPLETAMENTE ATORDOADO DOS SENTIDOS. NUNCA OUVI SOM MAIS POTENTE E ILUMINAÇÃO MAIS FEÉRICA.

HÁ TBM A PARIS DOS SUBURBIOS, QUE LEMBRAM BASTANTE OS CARIOCAS (ALIAS, O RIO COPIOU BASTANTE A CIDADE LUZ, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 20), COM SUAS PRACINHAS COM CORETO E TEATRINHOS DE MARIONETES, DOS BANLIEUS, OS CONJUNTOS HABITACIONAIS 'FAVELIZADOS'; MAS TBM A CIDADE DA CIENCIA (LA VILLETTE), DA MADAME CURIE, DA BUROCRACIA, DOS TGVS (TRENS DE ALTA VELOCIDADE), DAS MENINAS QUE COMEM DE TUDO E FUMAM, MAS ESTÃO SEMPRE MAGRINHAS, PORQUE ANDAM MUITO E SOBEM ESCADAS, SEMPRE BELAS. E DO POVO QUE, MISERÁVEL E ENFURECIDO COM SUA RAINHA, CORTOU-LHE A CABEÇA. E ATÉ DOS CEMITÉRIOS TURÍSTICOS, ONDE, NUM (O PÉRE LACHAISE), ESTÁ JIM MORRISON; NOUTRO (O DE MONTPARNASSE), SARTRE E SIMONE DE BEAUVOIR, JUNTINHOS..



PARIS, ONDE SE COME O MELHOR CREPE DE NUTELLA NA BARRAQUINHA FURRECA DA PRACINHA, SE BEBE O BORDEAUX MAIS BACANA (E BARATO) NO RESTAURANTE  DO BAIRRO, SE CONTEMPLA AS MAIS BELAS OBRAS, PARA ONDE OS GÊNIOS DAS ARTES FORAM LIVRES PARA SE DESENVOLVER, NOS ANOS 2O (FUGINDO DE SEUS PAISES, ATRASADOS OU EM GUERRA), ONDE OS ESTUDANTES PROTESTARAM NOS 60S. E, MESMO QUE ELES TENHAM ABAIXADO AS CALÇA PARA HITLER, FOI POR UMA BOA CAUSA: POUPAR A CIDADE DAS BOMBAS. POR ISSO, COM OU SEM TERRORISMO, NÓS SEMPRE TEREMOS PÁRIS, CUJO NOME VEM DE UM GUERREIRO DA MITOLOGIA GREGA (PINTURA NO ALTO). QUE DERROTOU AQUILES, NA GUERRA DE TRÓIA. E VAI VENCER MAIS ESTA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...