Pular para o conteúdo principal

NÓS SEMPRE TEREMOS PARIS


PARIS NÃO É A MINHA CIDADE FAVORITA NO MUNDO (INCLUSIVE, ODIEI A PRIMEIRA VEZ EM QUE LÁ ESTIVE, TODOS ERAM MUITO GROSSEIROS. MAS, DEPOIS, AS NOVAS GERAÇÕES MUDARAM ISSO). PARA MUSICA, PREFIRO LONDRES. PARA TUDO O MAIS, NOVA YORK. MAS, PARIS É A MAIS BELA (BEM, O RIO É BONITO NATURALMENTE, MAS TUDO JA ESTAVA AQUI ANTES DE NÓS). SUA ARQUITETURA, SEUS BULEVARES, SEUS PARQUES E JARDINS, SEUS MONUMENTOS. QUANDO VC ANDA POR PARIS, PARECE ESTAR CRUZANDO PORTAS ESPAÇO-TEMPORAIS, ATRAVESSANDO SECULOS E ÉPOCAS AO MESMO TEMPO. SEM CONTAR QUE, É LÁ QUE ESTÃO AS MELHORES SALAS DE CINEMA QUE JA FREQUENTEI (INCLUSIVE, BATENDO AS DE LOS ANGELES). A MAIORIA AINDA SÃO DE RUA, COM SUAS TELAS IMENSAS (COMO O LE GRAN REX, CUJO MEZANINO TBM SERVIU DE CLUB, ONDE LAURENT GARNIER SE LANÇOU). E A CAPITAL DAS ARTES, SEM DUVIDA.



 MAS, SOBRETUDO, SUA LIBERDADE, SEMPRE FOI O DE MAIS VALIOSO. A CIDADE NO QUAL OS GAYS ANDAM LIVRES PELO MARAIS, A RAPAZIADA DE TODAS AS TURMAS SE ENCONTRA NO LES HALLES (INCLUSIVE, OS BATEDORES DE CARTEIRA), UM ANTIGO MERCADO MUNICIPAL QUE FOI TRANSFORMADO EM CENTRO CULTURAL (O BEUABORG) E DE COMPRAS, DAS PROSTITUTAS QUE PRESTAM SEUS FAVORES EM PIGALLE (ONDE ESTA O MOULIN ROUGE, AGORA UMA CASA PRA TURISTAS), DOS TRAVESTIS NO BOIS DE BOLOUGNE, A COMIDA E A MUSICA COM ODORES E SOTAQUES E SABORES AFRO-ARABESCOS. ACHO QUE, MUITO MAIS DO QUE EM LONDRES (E ATÉ MESMO DO QUE EM NOVA YORK), O CALDEIRAO CULTURAL DE PARIS (NÃO DIGO DA FRANÇA) É BEM MAIS MISTURADO. COMO O COUSCOUS MARROQUINO, QUE IGUAL, SÓ TEM LÁ. SINTONIZE O RADIO EM PARIS, E EM MEIA HORA, TERÁ OUVIDO MUSICA DE TODA A PARTE, ATE DO BRASIL. FOI LA, QUE DESCOBRI O POP ARABE E O RAP AFRO. E EXISTEM MILHARES DE ESTAÇÕES, SENDO QUE A RADIO NOVA FOI A QUE MAIS SE DEDICOU A MISTURA ETNICO-MUSICAL.



POR ISSO, PARECE QUE, MAIS DO QUE FANATISMO RELIGIOSO/POLITICO, HA UM QUE DE INVEJA NO ATAQUE FEITO RECENTEMENTE. ELES FORAM JUSTAMENTE NA AREA ONDE TODAS AS COISAS/GALERAS QUE CITEI SE ENCONTRAM, ALI, EM TORNO DA RUE VOLTAIRE (E PERTO DO LES HALLES, FOTO ABAIXO), ONDE, DESDE 1865, ESTÁ O BA-TA-CLAN (ACIMA), QUE COMEÇOU COMO CASA DE VAUDEVILLE, JA FOI CINEMA, TEATRO, E, DOS ANOS 70 PRA CÁ, ERA UM DOS MELHORES POINTS DE SHOWS DA EUROPA, QUIÇÁ DO MUNDO. VELHO E CHARMOSO COMO O FINADO ASTORIA, DE LONDRES, QUE JÁ ABRIGOU DE LOU REED A THE CURE, DO NEW ORDER AOS EAGLES OF DEATH METAL (E ATÉ MESMO PALESTRAS POLITICAS DO ATUAL PRESIDENTE HOLLANDE), E ONDE VI UM INESQUECÍVEL SHOW DO LOVE & ROCKETS (DA TURNE 'EXPRESS'), NO FINAL DOS 80S, QUE ME DEIXOU COMPLETAMENTE ATORDOADO DOS SENTIDOS. NUNCA OUVI SOM MAIS POTENTE E ILUMINAÇÃO MAIS FEÉRICA.

HÁ TBM A PARIS DOS SUBURBIOS, QUE LEMBRAM BASTANTE OS CARIOCAS (ALIAS, O RIO COPIOU BASTANTE A CIDADE LUZ, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 20), COM SUAS PRACINHAS COM CORETO E TEATRINHOS DE MARIONETES, DOS BANLIEUS, OS CONJUNTOS HABITACIONAIS 'FAVELIZADOS'; MAS TBM A CIDADE DA CIENCIA (LA VILLETTE), DA MADAME CURIE, DA BUROCRACIA, DOS TGVS (TRENS DE ALTA VELOCIDADE), DAS MENINAS QUE COMEM DE TUDO E FUMAM, MAS ESTÃO SEMPRE MAGRINHAS, PORQUE ANDAM MUITO E SOBEM ESCADAS, SEMPRE BELAS. E DO POVO QUE, MISERÁVEL E ENFURECIDO COM SUA RAINHA, CORTOU-LHE A CABEÇA. E ATÉ DOS CEMITÉRIOS TURÍSTICOS, ONDE, NUM (O PÉRE LACHAISE), ESTÁ JIM MORRISON; NOUTRO (O DE MONTPARNASSE), SARTRE E SIMONE DE BEAUVOIR, JUNTINHOS..



PARIS, ONDE SE COME O MELHOR CREPE DE NUTELLA NA BARRAQUINHA FURRECA DA PRACINHA, SE BEBE O BORDEAUX MAIS BACANA (E BARATO) NO RESTAURANTE  DO BAIRRO, SE CONTEMPLA AS MAIS BELAS OBRAS, PARA ONDE OS GÊNIOS DAS ARTES FORAM LIVRES PARA SE DESENVOLVER, NOS ANOS 2O (FUGINDO DE SEUS PAISES, ATRASADOS OU EM GUERRA), ONDE OS ESTUDANTES PROTESTARAM NOS 60S. E, MESMO QUE ELES TENHAM ABAIXADO AS CALÇA PARA HITLER, FOI POR UMA BOA CAUSA: POUPAR A CIDADE DAS BOMBAS. POR ISSO, COM OU SEM TERRORISMO, NÓS SEMPRE TEREMOS PÁRIS, CUJO NOME VEM DE UM GUERREIRO DA MITOLOGIA GREGA (PINTURA NO ALTO). QUE DERROTOU AQUILES, NA GUERRA DE TRÓIA. E VAI VENCER MAIS ESTA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA



FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…