Pular para o conteúdo principal

COMO ÁGUA...


PARA COMEMORAR OS 75 ANOS DE BRUCE LEE, ACONTECE EM 12 CAPITAIS BRASILEIRAS (ATÉ 2 DE DEZEMBRO), UMA MOSTRA COM OS SEUS PRINCIPAIS FILMES: 'O DRAGÃO CHINÊS' (1971), 'A FÚRIA DO DRAGÃO' (72), 'O VOO DO DRAGÃO' (72) E 'O JOGO DA MORTE' (78). TODOS EM CÓPIAS DIGITAIS RESTAURADAS, ANTECEDENDO SEUS LANÇAMENTOS EM BLU-RAY NO MERCADO BRASILEIRO NO ANO QUE VEM. ESTES FILMES FORAM FEITOS EM HONG KONG, ONDE BRUCE JÁ ERA UM ÍDOLO, MUITO ANTES DE ESTOURAR MUNDIALMENTE, ATRAVÉS DE SEU ÚNICO FILME FEITO POR UM GRANDE ESTÚDIO DE HOLLYWOOD, 'OPERAÇÃO DRAGÃO' (73). QUE NÃO ESTÁ NA MOSTRA. JUSTO POR SER O MAIS MANJADO E PASSAR TODA HORA NA TV (ALÉM DE NÃO SER DA DISTRIBUIDORA SATO, MAS DA WARNER).



O FESTIVAL ACONTECE, ATÉ O PRÓXIMO DIA 2, EM SALAS DO RIO, SP, PORTO ALEGRE, CURITIBA, BRASÍLIA, SALVADOR, FLORIANÓPOLIS, RECIFE, NATAL, JOÃO PESSOA, MANAUS E BELO HORIZONTE (IRONICAMENTE, NUM CIRCUITO DE SALAS DE ARTE, QUANDO OS FILMES DE LEE, ORIGINALMENTE, SÓ PASSAVAM EM CINEMAS POEIRAS/GRINDHOUSE DOS CENTROS DAS CIDADES, E ERAM ESNOBADOS PELOS INTELECTUAIS), SENDO QUE, APENAS EM SÃO PAULO, ESTARÁ EM CARTAZ TAMBÉM UMA EXPOSIÇÃO SOBRE O ASTRO. E, NESTE SÁBADO, 28/11, AS 17H30, NO CINEARTE 2, EM SÃO PAULO, SERÁ EXIBIDO O DOCUMENTÁRIO 'BRUCE LEE EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS', SEGUIDO DE DEBATE COM CRÍTICOS DE CINEMA, PROFESSORES DE ARTES MARCIAIS E FÃS. ENTRADA FRANCA MEDIANTE RETIRADA DE SENHA.

CURIOSIDADES:
'O VOO DO DRAGÃO' MARCA A ESTREIA DE CHUCK NORRIS, DISCÍPULO DE LEE, NAS TELAS. DESDE ENTÃO, O AMERICANO SE TORNOU UM ÍDOLO DAS ARTES MARCIAIS E DOS FILMES DE AÇÃO. RECENTEMENTE ESTEVE NOS FILMES DA SÉRIE 'OS MERCENÁRIOS/EXPENDABLES' (QUANDO ELE ENTRA EM CENA, A PLATEIA NO CINEMA APLAUDE!). A LUTA FINAL ENTRE NORRIS E LEE, É UMA DAS MAIS MEMORÁVEIS DA HISTORIA DO CINEMA PANCADARIA.
A CENA:  https://www.youtube.com/watch?v=5bxisdu-0_A 

EMBORA TENHA MORRIDO EM 1973 (AOS 32 ANOS), LEE DEIXOU COMEÇADO 'O JOGO DA MORTE', DIRIGIDO POR ELE E ROBERT CLOUSE (DE 'OPERAÇÃO DRAGÃO'). NA TRAMA, IRONICAMENTE, LEE FAZ UM ASTRO DE CINEMA QUE FORJA A SUA PRÓPRIA MORTE PARA TENTAR DESCOBRIR QUEM QUERIA MATA-LO. O FILME FOI TERMINADO DEPOIS COM UM DUBLÊ COMPLETANDO AS CENAS QUE FALTAVAM. E FOI NELE QUE LEE USOU O MACACÃO AMARELO, QUE QUENTIN TARANTINO PEGOU EMPRESTADO E VESTIU EM UMA THURMAN NOS FILMES DA SÉRIE 'KILL BILL'.

CLIP: https://www.youtube.com/watch?v=8ic2k2P_FG0 
NESTA CENA, ELE LUTA COM O GIGANTESCO JOGADOR DE BASQUETE AMERICANO KAREEM-ABDUL JABAR. EM ALGUNS MOMENTOS, DÁ VOBTADE DE RIR =)

 
*ANTES DE MORRER, LEE FOI RECUSADO PARA O PAPEL PRINCIPAL DA SERIE DE TV 'KUNG FU', POR SER CONSIDERADO 'ASIÁTICO DEMAIS PARA OS LARES AMERICANOS' (EMBORA ELE JÁ HOUVESSE APARECIDO ANTES NA TV AMERICANA, MAS NO PAPEL SECUNDÁRIO,  DO SUBSERVIENTE KATO, EM 'O BESOURO VERDE'). IRONIA, JÁ QUE ELE ERA AMERICANO, DE SAN FRANCISCO. AO ASSUMIR O PAPEL, DAVID CARRADINE TBM SE TORNOU UM ÍCONE -- E, POR ISSO, FOI CHAMADO POR TARANTINO PARA SER O BILL DE SEUS DOIS FILMES DE ARTES MARCIAS...
TRAILER DA MOSTRA:
https://www.youtube.com/watch?v=fbZcWCehwDE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…