Pular para o conteúdo principal

ADAM YAUCH: 1964-2012



É com grande tristeza que confirmamos que o músico, rapper, ativista e diretor Adam "MCA" Yauch, membro fundador do Beastie Boys e também da Milarepa Foundation, que produziu o Tibetan Freedom Concert, e da empresa de produção e distribuição de filmes  Oscilloscope Laboratories, faleceu em sua cidade natal Nova Iorque, nesta manhã, depois de uma batalha de quase três anos contra um câncer.

Ele tinha 47 anos de idade. Nascido no Brooklyn, Nova York, Yauch aprendeu a tocar baixo sozinho, ainda na escola, ao formar uma banda para sua festa de aniversário de 17 anos, que mais tarde se tornaria conhecida no mundo inteiro como Beastie Boys. Com os colegas Michael "Mike D" Diamond e Adam "Adrock" Horovitz, o grupo Beastie Boys vendeu mais de 40 milhões de álbuns. Lançou quatro álbuns #1 - incluindo o primeiro álbum de hip hop a chegar ao topo da Billboard 200, o álbum de estréia de 1986, Licensed To Ill - ganhou três Grammys e o MTV Video Vanguard Lifetime Achievement Award.

No mês passado Beastie Boys foram introduzidos o Rock & Roll Hall of Fame, com Diamond e Horovitz lendo um discurso de aceitação de Yauch, que não pôde comparecer á cerimônia. Além de ter participado da criação de álbuns históricos do Beastie Boys, como Paul’s Boutique, Check Your Head, Ill Communication, Hello Nasty e muito mais,  Yauch foi dos fundadores do Milarepa Fund, uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover a conscientização e ativismo sobre as injustiças cometidas aos tibetanos nativos pelo governo chinês e forças militares. Em 1996, Milarepa produziu o primeiro Tibetan Freedom Concert no Golden Gate Park, em San Francisco, que foi assistido por 100 mil pessoas, tornando-o maior show beneficente em solo estadunidense desde o Live Aid de 1985. O Tibetan Freedom Concert  continuaria quase uma década seguinte em Nova Iorque, Washington DC, Tóquio, Sydney, Amsterdam, Taipei e outras cidades.

Na sequência do  11 de setembro de 2001, Milarepa organizou o New Yorkers Against Violence, um evento beneficiente encabeçado pelos Beastie Boys no Hammerstein Ballroom, Nova York, com os rendimentos destinados para a New York Women’s Foundation Disaster Relief Fund e o New York Association for New Americans (NYANA), um fundo para refugiados - cada um deles escolhido por seus esforços em nome das vítimas do atentado e com menos probabilidade de receber ajuda de outras fontes.

Sob o pseudônimo de Nathanial Hörnblowér, Yauch dirigiu icônicos vídeos do Beastie Boys incluindo So Whatcha Want, Intergalactic, Body Movin e Ch-Check It Out. Em seu próprio nome, Yauch dirigiu  ano passado o Fight For Your Right Revisited, um video estendido, de meia-hora, para Make Some Noise do álbum Hot Sauce Committee Part Two, estrelado por Elijah Wood, Danny McBride e Seth Rogen como em 1986, Beastie Boys, fazendo seu caminho, em uma aventura, até se depararem com Jack Black, Will Ferrell e John c. Reill como os Beastie Boys do futuro. 

A paixão e talento para o cinema de Yauch levaram-no a fundar a Oscilloscope Laboratories, e, em 2008, ele lançou seu primeiro filme como diretor, o documentário sobre basquete Gunnin’ For That #1 Spot  e, desde então, tornou-se uma grande força na distribuição de vídeos independentes, acumulando um catálogo de títulos aclamados como Wendy and Lucy, de Kelly Reichardt, The Messenger, de Oren Moverman, Exit Through The Gift Shop, do Banksy, Tell Them Anything You Want: A Portrait Of Maurice Sendak de Lance Bangs e Spike Jonze, entre outros.

Yauch deixa sua esposa Dechen e sua filha Tenzin Losel, bem como seus pais Frances e Noel Yauch

*tradução do comunicado oficial do site beastieboys.com

Comentários

  1. Lá se vai uma de minhas bandas prediletas .. Saudoso show no imperator em 95, pra mim o pico dos caras, época da dobradinha Check your head/ Ill comunication, dos melhores discos da década de 90.. RIP.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...