Pular para o conteúdo principal

O FIM ESTÁ PRÓXIMO



O cinema nos atinge das mais diversas formas. Seja pelas imagens, trilha, fotografia, atuações, pelo conjunto da obra ou isoladamente. O principal é nos fazer viajar, sonhar, ir para uma outra realidade. E fazer pensar. As imagens lentas e com valsas de Strauss de 2001 me impressionaram fortemente quando guri, bem como as tomadas e cortes de 'O ano passado em Marienbad' na adolescencia. Tive um pouco desse gosto vendo 'Melancholia', o novo Lars von Trier. Os trechos de 'Tristan und Isolde', de Wagner, aliados a bela fotografia, a camera panoramica, o clima sci-fi reflexivo, o texto, me deixaram fascinado/hipnotizado do começo ao fim. É uma experiencia. E tem de ser visto no cinema. Felizmente, a copia do Arteplex está uma maravilha.



Outro ponto forte do filme é a revelação de Kristen Dunst, a tipica americana lourinha dos filmes pop (já a apreciava menina em 'Small Soldiers'), numa atuação e entrega como jamais vimos antes (secundada por elenco internacional que tem desde o improvável Kiefer Shuterland e o versátil John Hurt às Charlottes Gainsbourg e Rampling). Esse é o filme que demarcará a sua carreira. E, Trier, tido como misógino (as mulheres sofrem um bocado em seus filmes) e mal interpretado numa serie de tiradas infelizes em Cannes, mostra que tem uma sensibilidade menos cruel de que em seus trabalhos anteriores, ele conseguiu captar algo da alma feminina que poucos homens conseguiriam. É um sci-fi cabeça, um 2012 da reflexão, uma percepção de uma certa intuição que só as mulheres tem, que funciona como o ruido sônico que só os cães captam. Escapa aos homens, não a todos. Tristemente belo.



*faz bom pendant com 'A arvore da vida', do Malick





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA



FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…